Sei sulla pagina 1di 27

PODER JUDICIARIO JUSTICA DO TRABALHO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 5A. REGIAO BAHIA


(atualizado pelas Resolues Administrativas TRT5 n 59/2007, 03/2008, 15/2008, 22/2008, 59/2008, 25/2009, 57/2009, 35/2010, 09/2011, 38/2011, 42/2012, 50/2012 e 05/2013)

REGIMENTO INTERNO DO TRT BA ESQUEMATIZADO

Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 5a. Regio

ndice Geral Titulo I DO TRIBUNAL Capitulo I Das Disposies Preliminares (arts. 1o. ao 4o.) Capitulo II Da Organizao do Tribunal (arts 5o. Ao 15o.) Capitulo III Da Administrao do Tribunal (arts. 16o. Ao 22o.) Capitulo IV Do Tribunal Pleno (arts. 23o. Ao 26o.) Capitulo V Do rgo Especial (arts. 27o. Ao 33o.) Capitulo IX Da Presidncia do Tribunal (arts. 45o. Ao 46o.) Capitulo X Da Vice-Presidncia do Tribunal (arts. 47o. Ao 50o.) Capitulo XI Da Corregedoria Regional (arts. 51o. Ao 56o.) Capitulo XII Da Vice- Corregedoria Regional (arts. 57o. Ao 60o.) Capitulo XIV Da Direo do Foro (arts. 71o. Ao 72o.)

Estrutura

Orgnica do Poder Judicirio Nacional


Supremo Tribunal Federal (Instancia Extraordinria)

Conselho Nacional de Justia (administrativo: no exerce jurisdio)

Justia Comum G r a u d e J u ri s di o I n st a n ci a E s p e ci al 2 a . I n st a E st a d u al e d o D F T F e d e r a l T r a b a l h o E M l il e it it a o r r a l

Justia Especializada Federal

STJ

T S T

T S S T E M

T J

T R F

T R T

T T R M E

n ci a 1 a . I n st a n ci a

J u z e s E st a d u ai s

J u z e s F e d e r a is

J u z e s d o T r a b a l h o

J u z e s e J u n t a s

J u iz e C o n s e l h o M il it a r

Constituio Federal, art 115: Os TRT compem-se de, no mnimo, 07 juizes recrutados, quando possvel na respectiva regio e nomeados pelo Presidente da Republica dentre brasileiros com mais de 30 e menos de 65 anos de idade, sendo: - 1/5 dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do MP do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo exerccio (CF, 94); - os demais mediante promoo de juzes do trabalho por antiguidade e merecimento. Titulo I DO TRIBUNAL CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 So rgos da Justia do Trabalho da Quinta Regio: I o Tribunal Regional do Trabalho; II os Juzes do Trabalho. Art. 2 O Tribunal Regional tem sede na cidade de Salvador e jurisdio no territrio do Estado da Bahia. Art. 3 As Varas do Trabalho tm sede e jurisdio fixadas em lei e esto, administrativamente, subordinadas ao Tribunal. Art. 4 Nas localidades no compreendidas na jurisdio das Varas do Trabalho, os Juzes de Direito so os rgos de Administrao da Justia do Trabalho.

CAPTULO II DA ORGANIZAO DO TRIBUNAL Art. 5 O Tribunal composto por vinte e nove Desembargadores, nomeados pelo Presidente da Repblica, com atribuies e competncias definidas na Constituio Federal, nas leis da Repblica e neste Regimento. Art. 6 So rgos do Tribunal: I - o Tribunal Pleno; II - o rgo Especial; III - a Seo Especializada em Dissdios Coletivos; IV - as Sees Especializadas em Dissdios Individuais (I e II); V - as Turmas; VI - a Presidncia; VII - a Vice-Presidncia; VIII - a Corregedoria; IX - a Vice-Corregedoria; X - o Juzo de Conciliao de Segunda Instncia. XI - a Escola Judicial. Art. 7 A Presidncia, a Vice-Presidncia, a Corregedoria Regional e a ViceCorregedoria Regional so cargos de direo do Tribunal. Art. 8 A Escola Judicial est vinculada Presidncia do Tribunal e objetiva, na forma do Regulamento, o aprimoramento tcnico-cultural de magistrados e a capacitao e desenvolvimento de servidores na rea jurdica. (alterado pela RA n 59/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 3/12/2008) Art. 9 O Tribunal tem o tratamento de egrgio Tribunal e seus membros, com a designao de Desembargadores do Trabalho, o de Excelncia. (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012). Art. 10. Os Desembargadores usaro vestes talares nas sesses, na forma e modelo aprovados pelo Tribunal. Pargrafo nico. A toga de gala ser usada nas sesses solenes do Tribunal destinadas posse da Mesa Diretora, dos Desembargadores nomeados para compor o Tribunal e naquelas designadas para a entrega das Comendas da Ordem do Mrito Judicirio do Trabalho da Bahia. Art. 11. O Tribunal funcionar em composio plena, dividido em rgo Especial, Seo Especializada em Dissdios Coletivos, Sees Especializadas em Dissdios Individuais e em Turmas.

Art. 12. Haver sempre Desembargador plantonista, nos dias sem expediente forense, que apreciar as medidas urgentes destinadas a evitar o perecimento do direito ou assegurar a liberdade de locomoo, bem como para apreciar medida liminar em dissdio coletivo de greve. (alterado pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). 1 O Desembargador Servio de Distribuio. 2 No perodo do recesso, as atividades do planto da segunda instncia sero exercidas pelos Desembargadores integrantes da Mesa Diretora e, nos finais de semana e feriados, por aqueles no integrantes, em sistema de rodzio, observandose a ordem decrescente de antiguidade. O planto no exceder de dois dias por Desembargador. (alterado pela RA n 59/2007, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 04/12/2007). 3 O acionamento do Desembargador plantonista dar-se- por meio de comunicao que ser publicada no Dirio Oficial e no site do Regional e afixada na sede do Tribunal, com as seguintes informaes: a) nome do Desembargador de planto; b) nome do servidor a ele vinculado; c) nmeros dos telefones de contato. 4 O Desembargador plantonista permanecer de sobreaviso, no havendo necessidade de sua permanncia no prdio sede do Tribunal. 5 Coincidindo a ordem de designao com o perodo de gozo de frias ou de afastamento do Desembargador, este ser substitudo pelo Desembargador convocado que o estiver substituindo; caso no haja substituto, ficar prorrogada a ordem 6 Durante o Planto no sero apreciados pedidos de levantamento de importncia em dinheiro ou valores nem liberao de bens apreendidos. (inserido pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). 7 Os Desembargadores e Juzes de planto permanecem nessa condio mesmo fora dos perodos previstos neste artigo podendo excepcionalmente atender em domicilio. (inserido pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). 8 Durante todo o perodo de planto ficar disposio do Juiz ou Desembargador um Oficial de Justia indicado por escala pblica ou escolhidos de comum acordo pelo Plantonista. (inserido pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009).

Desembargadores ser apurada mediante a seguinte ordem de preferncia: a) pela nomeao, quando promovido; b) pela posse, quando nomeado; Complementar n 35, de 14 de maro de 1979; d) pelo tempo de servio prestado ao Poder Judicirio, ao Ministrio Pblico, ou exercido em cargo pblico privativo de Bacharel em Direito, exceto para fim de promoo, segundo o disposto no artigo 9 da Lei n 5.442, de 24 de maio de 1968; e) pela classificao em concurso para cargo de Juiz de Trabalho Substituto; f) pela classificao em concurso para cargo pblico privativo de bacharel em direito; g) pela idade.

-se em considerao a ordem constante da ltima lista de an Tribunal. Art. 14. O Presidente, o Vice-Presidente, o Corregedor Regional, o Vice-Corregedor Regional e os demais Desembargadores tomaro posse perante o Tribunal Pleno e prestaro compromisso de cumprir os deveres do cargo, em conformidade com a Constituio e as leis da Repblica, lavrando-se o respectivo termo, que ser assinado pelo empossado, pelo Presidente da sesso e pelo Diretor da Secretaria. 1 A requerimento do interessado, a posse poder efetivar-se perante o Presidente do Tribunal, ad referendum do Tribunal Pleno. 2 A posse dever ocorrer dentro de 30 (trinta) dias, contados da publicao do ato da nomeao, prorrogveis por igual perodo, em decorrncia de motivo relevante, a critrio da Presidncia do Tribunal, excetuada a hiptese de promoo. 3 O exerccio poder ocorrer em at 30 (dias), contados da data da posse, quando ambos no forem concomitantes. Art. 15. No podero integrar o mesmo rgo fracionrio do Tribunal nem atuar, simultaneamente, inclusive terceiro grau. 1 A incompatibilidade ser resolvida pelo critrio de antiguidade, exceto quando o Desembargador mais novo for Relator ou Revisor, hipteses em que o mais antigo no participar do julgamento.

2 A vedao a que se refere o caput deste artigo restringe-se ao julgamento de matria judiciria, recursos administrativos e infraes disciplinares. CAPTULO III DA ADMINISTRAO DO TRIBUNAL Art. 16. O Presidente, o Vice-Presidente, o Corregedor Regional e o Vice-Corregedor Regional sero eleitos, entre os Desembargadores mais antigos, em nmero correspondente ao dos cargos de direo, com mandato de dois anos, proibida a reeleio. 1 A eleio para a Mesa Diretora do Tribunal proceder-se- mediante escrutnio secreto, em sesso extraordinria do Tribunal Pleno, que ser realizada no mnimo 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato de seus antecessores. (alterado pela RA n 38/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 30/8/2011) 2 No havendo quorum, proceder-se- eleio em outra sesso, convocada para o primeiro dia til seguinte. 3 Considerar-se-, inclusive para formao do quorum, o voto do Desembargador que, no estando impedido de votar, remet-lo em sobrecarta fechada, que ser aberta, na sesso, pelo Presidente, depositada a cdula na urna, sem quebra do sigilo. 4 Considerar-se- eleito o Desembargador que obtiver a maioria simples dos votos dos Desembargadores habilitados a votar. - - so. 6 obrigatria a aceitao do cargo, salvo recusa manifestada e acolhida antes da eleio. 7 A recusa do Desembargador a concorrer eleio para cargo de direo do Tribunal ser apresentada at o momento de sua realizao, devendo, em seguida, sobre ela manifestar-se o Tribunal Pleno. 8 A posse ocorrer no dia 5 (cinco) de novembro do binio a extinguir-se, salvo se coincidir a data com ausncia de expediente na Justia do Trabalho ou circunstncia de fora maior, casos em que se efetivar a posse no primeiro dia til seguinte ou possvel, prorrogando-se o mandato anterior. Art. 17. O Desembargador que houver exercido quaisquer cargos de direo por 4 (quatro) anos, excludas as frias, ou o de Presidente, no mais figurar entre os

Art. 18. Os Presidentes das Sees Especializadas em Dissdios Individuais e das Turmas sero eleitos, dentre os membros titulares, na primeira sesso que se seguir posse da nova Mesa Diretora do Tribunal, tambm com mandato de 2 (dois) anos e posse imediata. Pargrafo nico. Os Presidentes das Sees Especializadas em Dissdios Individuais e Turmas tomaro posse, prestando, na ocasio, o respectivo compromisso. Art. 19. Na hiptese de vacncia dos cargos de Presidente do Tribunal, VicePresidente, Corregedor Regional, Vice-Corregedor Regional, Presidentes de Sees Especializadas em Dissdios Individuais e de Turmas, antes de completado o primeiro ano de mandato, a eleio para preenchimento da vaga correspondente ser realizada na primeira sesso que se seguir, em prazo no superior a 10 (dez) dias, com posse imediata, concluindo o eleito o tempo de mandato do antecessor. Art. 20. Ocorrendo vacncia durante o segundo ano de mandato, proceder-se- do seguinte modo: I - com relao aos cargos de Presidente do Tribunal e Corregedor Regional, a vaga ser preenchida pelo Vice-Presidente ou pelo Vice-Corregedor Regional, respectivamente, no implicando esta substituio impedimento para concorrer aos mencionados cargos no perodo seguinte; II - com respeito s Presidncias de Sees Especializadas em Dissdios Individuais e de Turmas, o respectivo cargo ser ocupado pelo Desembargador mais antigo delas integrante; III - relativamente aos cargos de Vice-Presidente ou de Vice-Corregedor Regional, a vaga ser preenchida pelo Desembargador mais antigo, em exerccio, que no tenha sido eleito Presidente ou exercido cargo de direo por 4 (quatro) anos, excludas as frias, ficando desvinculado da respectiva Turma e, se for a hiptese, tambm da Seo Especializada em Dissdios Coletivos ou da respectiva Seo Especializada em Dissdios Individuais. Art. 21. O Presidente, o Vice-Presidente, o Corregedor Regional e o Vice-Corregedor Regional, nesta ordem, tero preferncia para escolher a Turma e, se for o caso, a Seo Especializada em Dissdios Individuais que passaro a integrar, ao fim de seus mandatos, de acordo com as vagas existentes, devendo manifestar a opo at o ltimo dia til do exerccio do cargo. Art. 22. Em caso de afastamento definitivo de membro do Tribunal, o Desembargador nomeado, ou promovido, integrar a Seo Especializada em Dissdios Individuais e a Turma em que houver vaga. CAPTULO IV DO TRIBUNAL PLENO

Art. 23. O Tribunal Pleno composto pela totalidade dos seus Desembargadores efetivos. Art. 24. Compete ao Tribunal Pleno, alm de outras atribuies previstas em lei e neste Regimento Interno: I processar e julgar, originariamente: tucionalidade de lei ou de ato normativo do poder pblico opostas a processos de sua competncia originria, c) as excees de incompetncia que lhe forem opostas, d) o habeas corpus e o habeas data em processos de sua competncia, e) os mandados de segurana impetrados contra seus prprios atos, f) as aes rescisrias de seus acrdos, g) os agravos regimentais interpostos a despachos do Presidente do Tribunal, em matria judiciria de competncia do Tribunal Pleno, quando no atacveis por recursos previstos em lei processual; II julgar em fase recursal: a) os embargos de declarao opostos a seus acrdos, b) os agravos regimentais opostos a decises de seus membros, c) as impedimento e de suspeio vinculadas a processos pendentes de deciso, d) os incidentes de uniformizao da jurisprudncia, e) as restauraes de autos em processos de sua competncia; III - determinar aos Juzes de primeira instncia a realizao dos atos processuais e das diligncias necessrias ao julgamento dos feitos de sua competncia; IV - fiscalizar o cumprimento de suas prprias decises; V - dar cincia Corregedoria de atos considerados atentatrios boa ordem processual; VI homologar acordos celebrados em processos de sua competncia; VII - eleger o Presidente do Tribunal e demais cargos da Mesa Diretora, dando-lhes posse; VIII - dar posse aos membros do Tribunal; IX - delegar matrias de sua competncia ao rgo Especial; X - elaborar as listas trplices, no prazo de 30 (trinta) dias, a partir do recebimento das listas sxtuplas, enviadas pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Ministrio

Pblico do Trabalho, para preenchimento das vagas do Quinto Constitucional, atravs de votao, em sesso pblica, devendo cada Desembargador proferir voto nominal, aberto e fundamentado; integraro a lista os trs candidatos mais votados; havendo empate, far-se- nova eleio, a qual concorrero somente os candidatos empatados; persistindo o empate incumbir ao Presidente do Tribunal o voto de qualidade. (alterado pela RA n 22/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 14/04/2008). a) para o cumprimento do acima estabelecido, quando do recebimento da lista sxtupla, o Presidente do Tribunal publicar edital concedendo prazo de dez (10) dias para que cada candidato, querendo, apresente currculo pessoal com as informaes que julgue pertinentes para aferio de sua qualificao. (alterado pela RA n 22/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 14/04/2008). XI - votar as listas trplices de acesso, por merecimento, de Juzes do Trabalho Substitutos a Juiz Titular de Vara do Trabalho e de Juzes Titulares de Vara do Trabalho a Desembargador do Trabalho; (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012). XIII - decidir sobre as ausncias de seus Desembargadores, quando superiores a 3 (trs) sesses consecutivas; XIV - resolver as questes de ordem que lhe forem submetidas; XV - exercer, em geral, no interesse da Justia do Trabalho, as demais atribuies que decorram de sua jurisdio; XVI - autorizar, por proposta do Presidente do Pleno, a prtica pela Secretaria de atos de administrao e de mero expediente sem carter decisrio, na forma do artigo 93, XIV, da Constituio Federal; XVII - elaborar e alterar seu Regimento. Pargrafo nico. Somente ser apreciada pelo Tribunal Pleno a matria administrativa que tiver sido levada a conhecimento dos Desembargadores com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas, ressalvados, a critrio do Pleno, os casos excepcionais quando no se tratar de processo com relator sorteado. Art. 25. Os Desembargadores do Tribunal podero, mediante comunicao dirigida ao seu Presidente, subscrita por, pelo menos, metade mais um dos seus integrantes, convocar o Tribunal Pleno, para deliberar sobre matria da sua competncia Art. 26. Compete ao Presidente do Tribunal Pleno:

I - fixar dia e hora para a realizao das suas sesses ordinrias; II - aprovar as pautas de julgamento organizadas pelo Diretor da Secretaria; III - dirigir os trabalhos, submetendo discusso e votao as matrias que devam ser examinadas, inclusive os processos a serem julgados, apurando os votos emitidos e proclamando os resultados dos respectivos julgamentos, sendo substitudo nas ausncias e impedimentos, sucessivamente, pelo Vice-Presidente, pelo Corregedor Regional, pelo Vice-Corregedor Regional ou pelo Desembargador mais antigo, observado o disposto no inciso III do artigo 20 deste Regimento; IV - convocar e organizar as sesses ordinrias e extraordinrias, a fim de assegurar o quorum para instalao bem como a regularidade das deliberaes, remetendo ofcio de convocao com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas; V - proferir voto, quando for o caso, inclusive para desempate; VI - designar o Desembargador que redigir o acrdo; VII - manter a ordem e o decoro nas sesses, ordenando a retirada dos que as perturbarem, determinando a priso dos desobedientes, com a lavratura do respectivo auto; VIII - nomear, preferencialmente dentre os servidores do quadro de pessoal, o Diretor da respectiva Secretaria, com graduao em Direito, ressalvadas as situaes consolidadas, observadas as restries relativas a parentesco, casamento, unio estvel e concubinato, decorrentes de lei; IX - requisitar s autoridades competentes a fora necessria, sempre que, na sesso, houver perturbao da ordem ou fundado temor de sua ocorrncia; X - elaborar, na poca prpria, o relatrio dos trabalhos realizados pelo rgo no decurso do ano anterior; XI - cumprir e fazer cumprir as disposies deste Regimento; XII - expedir portaria para a prtica dos atos a que se refere o artigo 24, inciso XVI, deste Regimento. CAPTULO V DO RGO ESPECIAL Art. 27. O rgo Especial composto por 15 (quinze) Desembargadores, sendo 1 (uma) vaga privativa do Presidente do Tribunal, 7 (sete) vagas providas por antiguidade e 7 (sete) vagas providas mediante eleio pelo Tribunal Pleno.

1 Em sendo eleito para um dos cargos de direo do Tribunal, o Desembargador que no se encontrar includo dentre os sete mais antigos aptos a compor o rgo Especial ser considerado desde logo eleito para integr-lo, promovendo-se a eleio por escrutnio secreto prevista no caput deste artigo apenas para os cargos remanescentes. (includo pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012) 2 Findo o mandato, o Desembargador que se encontrar na situao exposta no pargrafo anterior automaticamente ficar afastado da composio do rgo Especial, salvo se no perodo de vinculao passou a constar dentre os sete mais antigos. (includo pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012) Art. 28. As vagas de antiguidade sero providas, no rgo Especial, mediante ato de efetivao do Presidente do Tribunal, entre os membros do Tribunal Pleno, conforme ordem decrescente de antiguidade nas classes a que pertencerem, observando-se os mesmos critrios nos casos de afastamento, impedimento ou suspeio. Art. 29. A eleio para preenchimento da metade das vagas do rgo Especial ser realizada em votao secreta, entre os membros do Tribunal Pleno, convocado especialmente para tal finalidade, inadmitida a recusa dos eleitos, salvo manifestao expressa antes do pleito. 1 As vagas destinadas representao dos advogados e do Ministrio Pblico, atendida, quando for o caso, a alternncia prevista no artigo 100, 2, da LOMAN, inclusive as ocorridas a partir de 1 de janeiro de 2005, tambm sero preenchidas por eleio, respeitadas as classes respectivas. (alterado pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) 2 A eleio ser realizada no prazo de 15 (quinze) dias, a partir do ato do Presidente do Tribunal que declare a existncia da vaga. 3 Cada eleitor votar em 10 (dez) nomes, dentre os Desembargadores de carreira, excludos aqueles que, pelo critrio de antiguidade, integrem o rgo Especial. 4 Concorrero vaga, no rgo Especial, todos os representantes respectivos das classes de Advogado e do Ministrio Pblico. 5 Ser considerado eleito o candidato que obtiver maioria simples dos votos dos membros integrantes do Tribunal Pleno. 6 Sero considerados suplentes, na ordem decrescente, os membros no eleitos. Art. 30. A substituio, no rgo Especial, nos casos de afastamento, impedimento ou suspeio dos Desembargadores eleitos, ser realizada pelos suplentes, em ordem decrescente na votao obtida, sem recusa, e mediante convocao do

Presidente do Tribunal, enquanto a referente aos que o integrarem por antiguidade ser efetivada nos termos do artigo 99, 2, da LOMAN. Art. 31. At que seja editado o Estatuto da Magistratura, previsto no caput do artigo 93 da Constituio Federal, o mandato de cada membro de metade eleita do rgo Especial ter a durao de 2 (dois) anos, admitida uma reconduo. 1 Quem tiver exercido por 4 (quatro) anos a funo de membro da metade eleita do rgo Especial no figurar mais entre os elegveis, at que se esgotem todos os nomes. 2 O disposto neste artigo no se aplica ao membro do Tribunal que tenha exercido mandato na condio de convocado por perodo igual ou inferior a 6 (seis) meses. 3 Quando, no curso do mandato, um membro eleito do rgo Especial passar a integr-lo pelo critrio de antiguidade, ser declarada a vacncia do respectivo cargo eletivo, convocando-se, no prazo de 15 (quinze) dias, nova eleio para o provimento do cargo. Art. 32. Compete ao rgo Especial, alm de outras atribuies previstas neste Regimento Interno: I processar e julgar, originariamente: a) as aes rescisrias de seus prprios acrdos, b) os agravos regimentais interpostos a decises da Presidncia, da VicePresidncia, da Corregedoria Regional, da Vice-Corregedoria Regional e de qualquer de seus membros, c) os habeas data e habeas corpus contra atos da Presidncia, VicePresidncia, da Corregedoria Regional e Vice-Corregedoria Regional, d) os mandados de segurana contra seus atos e os do Presidente do Tribunal, do Vice-Presidente, do Corregedor Regional, do Vice-Corregedor Regional, dos demais Desembargadores integrantes dos rgos do Tribunal, das Comisses de Concurso para provimento dos cargos de Juiz do Trabalho e servidores da Justia do Trabalho, e) os conflitos de competncia entre rgos de primeira instncia; f) as excees de suspeio e impedimento arguidas contra Juiz de primeiro grau. (inserido pela RA n 35/2010, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 11/11/2010) II - julgar em fase recursal: a) os embargos de declarao interpostos a seus acrdos, b) os agravos regimentais contra decises da Presidncia, da VicePresidncia, da Corregedoria Regional, da Vice-Corregedoria Regional e de qualquer de seus membros, salvo quando da competncia exclusiva do Tribunal Pleno,

pblico, relativas a processos das Sees Especializadas ou de Turmas, ou quando opostas em processo de sua competncia originria, d) os conflitos de competncia entre Sees Especializadas em Dissdios Individuais, Turmas ou rgos de primeira instncia, e) as excees de incompetncia que lhe forem opostas, membros, e falsidade e outras excees vinculadas a processos pendentes de sua apreciao, h) as medidas cautelares nos autos dos processos de sua competncia, i) a restaurao de autos, quando se tratar de processo de sua competncia; III - julgar os processos relativos aplicao de penalidade aos Magistrados; IV decidir sobre os casos de invalidez de Magistrados; V - julgar as reclamaes e os recursos contra atos administrativos da Presidncia do Tribunal, da Vice-Presidncia, da Corregedoria Regional, da Vice-Corregedoria Regional ou de qualquer dos seus membros, assim como dos Juzes do Trabalho; VI - organizar os servios auxiliares do Tribunal, propor a criao ou a extino de cargos; VII - indicar os integrantes das Comisses Permanentes e Temporrias; VIII - autorizar os Desembargadores e os Juzes do Trabalho a se afastarem do Pas, nas hipteses previstas em lei; IX - proceder a sorteio visando convocao de Juiz Titular de Vara do Trabalho para substituio no Tribunal, na forma estabelecida neste Regimento; X - conceder licenas, frias, e autorizar transferncias e permutas aos membros do Tribunal; XI - decidir sobre as ausncias de seus Desembargadores, quando superiores a 3 (trs) sesses consecutivas; XII - resolver as questes de ordem que lhe forem submetidas; XIII - aprovar, no decorrer do primeiro semestre de cada ano, o calendrio de atividades que vigorar no exerccio seguinte; XIV - desempenhar as demais atribuies do Tribunal no includas na competncia dos outros rgos; XV - fiscalizar o cumprimento de suas prprias decises;

XVI - declarar a nulidade dos atos praticados com infrao de decises do rgo Especial; XVII - requisitar s autoridades competentes as diligncias necessrias ao esclarecimento dos feitos sob sua apreciao, representando contra aquelas que no atenderem a tanto; XVIII - determinar s Varas do Trabalho a realizao de atos processuais e diligncias necessrios ao julgamento dos feitos sob sua apreciao; XIX - exercer, em geral, no interesse da Justia do Trabalho, as demais atribuies que decorram de sua jurisdio; XX - autorizar, mediante proposta do Presidente do Tribunal, a destruio mecnica de autos de processo, na forma prevista na Lei 7.627/1997; XXI - elaborar e alterar o Regulamento Geral da Secretaria do Tribunal, o da Escola Judicial e o da Corregedoria Regional; XXII - fixar os dias de suas sesses; XXIII - dar cincia Corregedoria de atos considerados atentatrios boa ordem processual; XXIV - homologar acordos celebrados em processos de sua competncia; XXV - aprovar os modelos das vestes talares; XXVI - aprovar, no ms de fevereiro, relatrio circunstanciado das atividades da Regio realizadas no ano anterior; XXVII aprovar, no ms de dezembro, a lista de a judicirias da Regio, conhecendo das reclamaes contra ela oferecidas, no prazo de 15 (quinze) dias aps a publicao; XXVIII - determinar a suspenso das atividades dos rgos da Justia do Trabalho da Quinta Regio, quando ocorrer motivo relevante; XXIX - autorizar, por proposta do Presidente do rgo Especial, a prtica pela Secretaria de atos de administrao e de mero expediente sem carter decisrio, na forma do artigo 93, XIV, da Constituio Federal. XXX - escolher os Desembargadores Ouvidor e Ouvidor Substituto para o exerccio das funes institudas pela Resoluo Administrativa n 18/2003. (includo pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011)

Art. 33. Compete ao Presidente do rgo Especial: I - fixar dia e hora para a realizao das suas sesses ordinrias; II - aprovar as pautas de julgamento organizadas pelo Diretor da Secretaria; III - convocar sesses extraordinrias, com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas, fixando data e horrio de realizao, com remessa de ofcio de convocao; IV - presidir as sesses e dirigir os trabalhos, propondo e submetendo as questes a julgamento; V - convocar Desembargador para a formao do quorum; VI - proferir voto, quando for o caso, inclusive para desempate, apurar os emitidos e proclamar as decises; VII - designar o Desembargador que redigir o acrdo; VIII - manter a ordem e o decoro nas sesses, ordenando a retirada dos que as perturbarem, determinando a priso dos desobedientes, com a lavratura do respectivo auto; IX - requisitar s autoridades competentes a fora necessria, sempre que, nas sesses, houver perturbao da ordem ou fundado temor de sua ocorrncia; X - cumprir e fazer cumprir as disposies deste Regimento; XI - elaborar, na poca prpria, o relatrio dos trabalhos realizados pelo rgo, no decurso do ano anterior; itucionalidade de lei ou de ato normativo do Poder Pblico; XIII - submeter considerao do Tribunal Pleno os processos em que tenha sido admitido o incidente de uniformizao da jurisprudncia. XIV - expedir portaria para a prtica dos atos a que se refere o inciso XXIX do artigo 32 deste Regimento. CAPTULO IX DA PRESIDNCIA DO TRIBUNAL Art. 45. Compete ao Presidente do Tribunal, alm de outras atribuies previstas em lei e neste Regimento:

I - presidir as sesses do Tribunal Pleno, do rgo Especial e da Seo Especializada em Dissdios Coletivos; II - representar ao Tribunal, sem prejuzo da competncia do Corregedor Regional, contra Juiz Titular de Vara do Trabalho e Juiz do Trabalho Substituto, nos casos previstos na legislao; III - presidir as audincias de dissdio coletivo, propor a conciliao aos dissidentes e determinar as diligncias que lhe paream necessrias instruo desses processos; IV - delegar atribuies aos Titulares de Vara do Trabalho e Juzes de Direito para presidirem audincias e promoverem a conciliao nos dissdios coletivos que ocorram fora da sede do Tribunal; V - distribuir os feitos pelos Desembargadores na forma deste Regimento; VI - convocar Desembargadores e Juzes do Trabalho, na forma regimentalmente prevista, para substituio de Desembargadores do Tribunal Pleno, do rgo Especial, da Seo Especializada em Dissdios Coletivos, das Sees Especializadas em Dissdios Individuais e das Turmas; VII - expedir ordens e promover diligncias necessrias ao cumprimento das deliberaes do Tribunal Pleno, do rgo Especial e da Seo Especializada em Dissdios Coletivos, quando no se tratar de matria que esteja a cargo do Relator; VIII - executar as suas prprias decises e as sentenas originrias do Tribunal; IX - requisitar fora s autoridades, sempre que houver ameaa de perturbao da ordem; X - expedir os atos relativos ao provimento dos cargos de Juiz do Trabalho Substituto e de promoo deste a Juiz Titular de Vara do Trabalho, escolhendo, na hiptese de merecimento, um dos integrantes da lista trplice aprovada pelo Tribunal Pleno; XI - nomear e aposentar os servidores do quadro; XII - designar ou destituir os ocupantes de funes comissionadas (FC), e indicar, nomear, dar posse e destituir servidores para os Cargos em Comisso (CJ), ressalvadas, em todos os casos, as situaes especficas previstas neste Regimento, e observando, quanto aos Diretores da Secretaria-Geral Judiciria, das Sees Especializadas e das Turmas, a indicao formulada pelo respectivo Desembargador Presidente, dentre os servidores do quadro de pessoal, com graduao em Direito, exceto quanto s situaes consolidadas e consideradas as restries relativas a parentesco, unio estvel e concubinato, decorrentes de lei; (alterado pela RA n 05/2013, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 4/3/2013)

XIII nomear, dentre os servidores do quadro de pessoal, com graduao em Direito, ressalvadas as situaes consolidadas, o Diretor da Secretaria das Sees Especializadas, observadas as restries relativas a parentesco, unio estvel e concubinato, decorrentes de lei; XIV - remover, no interesse do servio, servidores dentro do territrio da Regio, exceto aqueles imediatamente subordinados aos demais rgos do Tribunal ou aos Desembargadores que o compem; XV - conceder licena e frias ao Diretor Geral da Secretaria, aos Diretores de Secretarias dos rgos Judicantes sob sua presidncia e aos servidores do seu gabinete; XVI - relatar os processos e votar em primeiro lugar nas matrias administrativas, cabendo-lhe, ainda, o voto de qualidade; XVII - proferir voto de desempate nos julgamentos do Tribunal Pleno e do rgo Especial, observado o disposto no 2 do artigo 160 deste Regimento, excetuadas as hipteses de declarao de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder pblico, de julgamento de recurso administrativo, e de julgamento de dissdio coletivo, nas quais ter voto de qualidade. XVIII - impor sanes disciplinares aos servidores que excederem da alada das demais autoridades mencionadas em lei; XIX - corresponder-se, em nome do Tribunal, com quaisquer autoridades, observada a hierarquia de funes; XX - representar o Tribunal em solenidades e atos oficiais, podendo delegar essas atribuies a um ou mais Desembargadores; XXI - superintender os servios judicirios de segundo grau e administrativos da Regio, expedindo instrues e adotando as providncias necessrias ao funcionamento regular dos seus rgos; XXII - despachar os recursos interpostos; XXIII - decidir reclamaes ou requerimentos sobre matria administrativa ou de servio do Tribunal, vedada a reiterao do pedido, salvo se houver novo fundamento; XXIV - decidir sobre qualquer incidente processual, inclusive desistncia, quando os processos no tiverem ainda sido distribudos ao Relator; XXV - providenciar o pagamento dos vencimentos, gratificaes e demais vantagens aos Desembargadores, Juzes do Trabalho e servidores da Regio, bem assim promover os descontos legais;

XXVI - determinar, para conhecimento das partes, a publicao mensal, no rgo Oficial, dos dados estatsticos relativos aos trabalhos do Tribunal no ms anterior; XXVII - autorizar e aprovar concorrncia, tomada de preos e convite, para aquisio do material ou bens necessrios ao processamento dos servios judicirios; XXVIII - conceder e arbitrar dirias e ajuda de custo, dentro dos critrios estabelecidos pelo rgo Especial; XXIX - apresentar ao rgo Especial, at a ltima sesso do ms de fevereiro, relatrio circunstanciado das atividades da Regio, no ano anterior, remetendo cpia ao Presidente do Tribunal Superior do Trabalho; XXX - submeter aprovao do rgo Especial, no decorrer do primeiro semestre de cada ano, o calendrio de atividades que vigorar no exerccio seguinte; XXXI - cumprir, e fazer cumprir pelas autoridades e servidores, as decises do Tribunal Superior do Trabalho e as do prprio Tribunal Regional; de dezembro de cada ano, submetendo-a ao rgo Especial; Regio, no ms

XXXIII - realizar correio nos servios administrativos, em conformidade com o disposto neste Regimento; XXXIV - determinar a suspenso das atividades dos rgos da Justia do Trabalho da Quinta Regio, quando ocorrer motivo relevante, ad referendum do rgo Especial; XXXV - julgar, em 48 (quarenta e oito) horas, contados a partir da data do recebimento, os pedidos de reviso da deciso do Juiz de Vara do Trabalho ou Juiz de Direito investido na jurisdio trabalhista que houver fixado o valor da reclamao para efeito de alada; XXXVI - determinar a expedio de precatrios, ordenando o pagamento em virtude de sentena proferida em reclamaes trabalhistas contra a Fazenda Pblica Estadual, Municipal, suas autarquias e, quando for o caso, suas fundaes, salvo quanto a execues de pequeno valor, na forma da lei; XXXVII - designar comisses examinadoras nos concursos para provimento de cargos de Juiz do Trabalho Substituto e do quadro de pessoal, ad referendum do rgo Especial; XXXVIII - designar os servidores que devero compor as Comisses Permanente e Especiais de Licitao;

XXXIX - designar os servidores que devero compor a Comisso Permanente de Atualizao do Sistema de Acompanhamento de Processos SAMP;

XL - designar os servidores que devero compor a Comisso Permanente de Atualizao e Otimizao das Rotinas do Manual de Procedimentos da rea Judiciria; XLI - dispensar interstcio, a requerimento dos interessados ou na ocorrncia de greve, no caso de Dissdio Coletivo; XLII - praticar os atos necessrios ao preenchimento das vagas destinadas progresso funcional; XLIII - adotar as providncias para destruio mecnica de autos findos e arquivados definitivamente, nos termos da lei; XLIV - expedir os atos de aposentadoria dos Juzes Titulares de Vara do Trabalho e dos Juzes do Trabalho Substitutos; (alterado pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) XLV - decidir sobre os pedidos de averbao ou contagem de tempo de servio prestado pelos Desembargadores e Juzes do Trabalho; XLVI - expedir ordem de servio da sua competncia que no dependa de acrdo ou no for da competncia privativa do Tribunal, do Corregedor Regional, dos Presidentes das Sees Especializadas em Dissdios Individuais e das Turmas ou dos Desembargadores Relatores; reciar pedido de remoo destes quando preencham, quanto antiguidade, os requisitos previstos no artigo 6 4 C XLVIII - aplicar suspenso preventiva a servidores, nas hipteses previstas em lei; XLIX - sugerir ao rgo Especial a elaborao de projetos de lei, para posterior encaminhamento ao Poder ou rgo competente; L - homologar as desistncias, nos dissdios coletivos, apresentadas antes da distribuio e aps o julgamento do feito; LI - apresentar ao rgo Especial, para exame e aprovao, aps a devida auditagem, a Tomada de Contas do Ordenador da Despesa, a qual dever ficar, com a respectiva documentao, disposio dos seus Desembargadores pelo prazo de 8 (oito) dias antecedentes sesso marcada para a sua apreciao, submetendo-a, aps, ao Tribunal de Contas da Unio, na forma da Lei;

LII - decidir os pedidos de liminar em mandados de segurana, habeas corpus e em processo cautelar, determinar liberdade provisria ou sustao de ordem de priso e demais medidas que reclamem urgncia, em horrio fora do expediente, quando no houver Desembargador Plantonista; LIII - convocar, no perodo do recesso e na ocorrncia de necessidade dos servios judicirios, com antecedncia de 24 (vinte e quatro) horas, os Desembargadores do Tribunal para realizao de sesses extraordinrias para julgamento de habeas corpus, mandado de segurana e dissdio coletivo envolvendo greve, recurso em ao civil pblica, ao cautelar e agravo regimental que requeiram apreciao urgente; LIV - fixar o horrio de expediente da Justia do Trabalho da Quinta Regio, prorrog-lo ou antecip-lo; LV - delegar as atribuies de Presidente ao Vice-Presidente, ao Corregedor Regional e ao Vice-Corregedor Regional, quando necessrio; LVI - delegar ao Diretor Geral ou a outros Diretores de Secretaria ou de Servio, alm de outras atribuies no expressamente referidas, e nos limites fixados no ato de delegao, aquelas mencionadas nos incisos V, XIV, XXV e XXVII deste artigo; LVII - regular o Cerimonial do Tribunal, fixando no mximo de 5 (cinco) o nmero de oradores nas sesses solenes; LVIII - indicar ao rgo Especial os Desembargadores Ouvidor e Ouvidor Substituto; (alterado pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) LIX - designar Juiz Substituto para exercer a funo de Juiz Auxiliar do Juzo de Conciliao de Segunda Instncia; LX verificar, aps indicao do diretor de Secretaria de Vara do Trabalho pelo respectivo Juiz Titular, se pelo menos 50% dos diretores de Secretaria de Vara do Trabalho so servidores efetivos integrantes do quadro de pessoal do prprio Tribunal. (includo pela RA n 05/2013, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 4/3/2013) 1 O Presidente do Tribunal ser substitudo, nas suas ausncias, inclusive nas sesses, sucessivamente pelo Vice-Presidente, pelo Corregedor Regional, pelo ViceCorregedor Regional, ou pelo Desembargador mais antigo, observado o disposto no artigo 20, inciso III, deste Regimento. (alterado pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) 2 Ao assumir a Presidncia do Tribunal, incumbir ao Desembargador eleito compor o Gabinete com auxiliares de sua confiana, que recebero as gratificaes

de acordo com os padres legais, observadas as restries mencionadas no inciso VIII do artigo 26 deste Regimento. Art. 46. Das decises proferidas pelo Presidente do Tribunal nos casos de sua competncia caber, conforme o caso, recurso administrativo ou agravo regimental para o rgo Especial. CAPTULO X DA VICE-PRESIDNCIA Art. 47. O Vice-Presidente ter Gabinete composto de auxiliares de sua confiana, que percebero gratificaes de acordo com os padres legais. Art. 48. Cabe ao Vice-Presidente: I - indicar os servidores do seu gabinete, observadas as restries mencionadas no inciso VIII do artigo 26 deste Regimento; II - sugerir ao Presidente do Tribunal a aplicao de penalidades aos servidores do seu Gabinete. Art. 49. Compete ao Vice-Presidente: I - suceder ao Presidente em caso de vacncia, nos termos do artigo 19 deste Regimento, e substitu-lo em suas ausncias; II - exercer outras atribuies que lhe forem conferidas em lei, neste Regimento, regulamento ou delegadas pelo Presidente do Tribunal. Pargrafo nico. O Vice-Presidente ser substitudo, nas suas ausncias, pelo Desembargador mais antigo, observado o disposto no artigo 20, inciso III, deste Regimento. Art. 50. Das decises proferidas pelo Vice-Presidente do Tribunal nos casos de sua competncia caber, conforme o caso, recurso administrativo ou agravo regimental para rgo Especial. CAPTULO XI DA CORREGEDORIA REGIONAL Art. 51. O Corregedor Regional tem Gabinete composto de auxiliares de sua confiana, que percebero gratificaes de acordo com os padres legais. Art. 52. Cabe ao Corregedor Regional: I - indicar os servidores do seu gabinete, observadas as restries mencionadas no inciso VIII do artigo 26 deste Regimento;

II - sugerir ao Presidente do Tribunal a aplicao de penalidades aos servidores de seu Gabinete. Art. 53. Compete ao Corregedor Regional: I - zelar pela correo e celeridade do exerccio da prestao jurisdicional na primeira instncia em todo o territrio da Quinta Regio da Justia do Trabalho; II - exercer funes de correio permanente nas Varas do Trabalho e nos servios auxiliares do primeiro grau, bem como decidir correies parciais contra atos atentatrios boa ordem processual, praticados pelos Juzes, quando no existir recurso especfico ou no for o caso de mandado de segurana; (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012). III - ao menos uma vez por ano, realizar inspeo correcional sobre as Varas do Trabalho da Regio e nos servios auxiliares da primeira instncia; IV - convocar Juzes para substituio nas Varas do Trabalho; V - verificar, ordenando a imediata correio ou adoo de providncias adequadas: a) a assiduidade dos Juzes e a diligncia na administrao da Justia, b) a prtica, por parte dos Juzes Titulares de Vara do Trabalho ou Juzes do Trabalho Substitutos em exerccio na Presidncia, de erros ou abusos que devam ser emendados, evitados ou punidos, c) a convenincia de iniciar processo ou procedimento contra Juiz Titular de Vara do Trabalho, Juiz do Trabalho Substituto e servidores, para os fins de direito; VI - conhecer das representaes e reclamaes relativas aos servios judicirios, determinando ou promovendo as diligncias necessrias; VII - baixar provimento sobre matria de sua competncia jurisdicional ou administrativa, ou da competncia do rgo Especial, com autorizao deste; VIII - decidir os recursos interpostos a atos decorrentes da inobservncia dos provimentos relativos organizao e ao funcionamento dos servios judicirios; IX - prestar informaes quanto situao dos Juzes, para fins de promoo, remoo, aplicao de penalidade ou declarao de vitaliciedade, observando, neste caso e no que couber, o disposto no artigo 20 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990; X - organizar, quando no previstos em lei ou regulamento, os modelos de livros obrigatrios ou facultativos dos servios da Justia do Trabalho da Quinta Regio;

XI - examinar, em correio, livros, autos e papis, determinando as providncias cabveis;

XII - transmitir instrues aos Juzes sobre matria de sua competncia; XIII - exercer vigilncia sobre o funcionamento dos rgos da primeira instncia da Justia do Trabalho da Regio quanto omisso de deveres ou prtica de abusos, especialmente no que se refere permanncia de Juzes nas respectivas sedes; XIV - propor punies, na forma da lei, ao Juiz que no cumprir os deveres do seu cargo; XV - apresentar ao rgo Especial relatrio das correies; XVI - propor ao rgo Especial a indicao de Juiz para funcionar, em carter excepcional, na Corregedoria Regional, para informaes de expedientes reservados; XVII - cancelar ou retificar portarias, ordens de servio, instrues e outros atos baixados por Juzes do Trabalho que sejam contrrios lei, atentem contra o desenvolvimento regular do processo ou dos servios judicirios; XVIII - elaborar relatrios estatsticos sobre o movimento processual da primeira instncia, com base nos boletins oriundos das Varas do Trabalho e outros setores do Tribunal; XIX - publicar, mensalmente, mapa de rendimento e produtividade dos Juzes Titulares de Vara do Trabalho e dos Juzes do Trabalho Substitutos, em que se afiram os seguintes dados: a) os dias de audincia e o nmero de processos em pauta, b) feitos solucionados e conclusos, c) feitos convertidos em diligncia e adiados para razes finais, d) feitos adiados a pedido das partes ou por iniciativa justificada do rgo. Art. 54. O Corregedor Regional ser substitudo, nas suas ausncias, pelo ViceCorregedor Regional ou pelo Desembargador mais antigo, observado o disposto no artigo 20, inciso III, deste Regimento. Pargrafo nico. O Desembargador que estiver substituindo o Corregedor ou ViceCorregedor, caso inicie a inspeo correicional prevista no inciso III do artigo 53 deste Regimento, dever conclu-la, ainda que o Desembargador Corregedor ou outro mais antigo que o substituto retorne atividade antes do trmino da inspeo. Art. 55. As providncias que o Corregedor Regional determinar, ou as instrues que baixar, sero expedidas mediante provimento ou despacho, dando conhecimento, se for o caso, ao rgo Especial.

Art. 56. Das decises proferidas pelo Corregedor Regional caber, conforme o caso, recurso administrativo ou agravo regimental para o rgo Especial. CAPTULO XII DA VICE-CORREGEDORIA REGIONAL Art. 57. O Vice-Corregedor Regional tem Gabinete composto de auxiliares de sua confiana, que percebero gratificaes de acordo com os padres legais. Art. 58. Cabe ao Vice-Corregedor Regional: I - indicar os servidores do seu gabinete, observadas as restries mencionadas no inciso VIII do artigo 26 deste Regimento; II - sugerir ao Presidente do Tribunal a aplicao de penalidades aos servidores do seu Gabinete. Art. 59. Compete ao Vice-Corregedor Regional: I - suceder ao Desembargador Corregedor Regional em caso de vacncia, nos termos do artigo 20 deste Regimento, e substitu-lo nas suas ausncias; II - efetuar correio nas Varas do Trabalho da Regio e nos servios auxiliares do primeiro grau, em situao igual a do Desembargador Corregedor Regional, metade por metade, como acordado entre eles ou definido pelo rgo Especial; III - apresentar ao Corregedor Regional ata de cada correio que realizar, e, anualmente, relatrio dos trabalhos desenvolvidos; IV - exercer outras atribuies que lhe forem conferidas em lei, regulamento, regimento ou pelo Corregedor Regional. Pargrafo nico. O Vice-Corregedor Regional, nas suas ausncias, ser substitudo pelo Desembargador mais antigo em exerccio, que, nestes perodos, no participar dos sorteios, tal como disposto no inciso III do artigo 20 deste Regimento. Art. 60. Das decises proferidas pelo Vice-Corregedor Regional nos casos de sua competncia caber, conforme o caso, recurso administrativo ou agravo regimental para o rgo Especial.

CAPTULO XIV DA DIREO DO FORO

Art. 71. A direo geral do Foro Trabalhista exercida pelo Presidente do Tribunal, que a poder delegar, onde houver mais de uma Vara do Trabalho, a um dos seus Juzes Titulares. Pargrafo nico. Nas localidades onde houver apenas uma Vara do Trabalho, o Titular exercer, no que couber, as atribuies de Diretor do Foro. Art. 72. O Diretor do Foro, na hiptese de delegao, acumular o encargo com as atribuies de Titular de Vara do Trabalho e ser substitudo, nas suas ausncias, pelo Juiz mais antigo das Varas do Trabalho da localidade. Pargrafo nico. Compete ao Diretor do Foro: I - supervisionar, sem prejuzo das atribuies do Presidente do Tribunal e do Corregedor Regional, os servios administrativos e as sees judicirias que no estejam diretamente subordinadas aos demais Titulares de Vara do Trabalho da localidade; II - apresentar sugestes, a fim de melhorar os servios e sees referidos no inciso I deste artigo, propondo as medidas que julgar convenientes; III - exercer as funes de Juiz Distribuidor; IV - realizar diligncias, por delegao do Presidente e do Corregedor Regional; V - oficiar ao Presidente do Tribunal ou ao Corregedor Regional, informando a ocorrncia de fatos prejudiciais boa ordem dos servios judicirios e administrativos.

Potrebbero piacerti anche