Sei sulla pagina 1di 5

Pgina 1 de 5

Internet
A Internet ou internete em portugus o maior conglomerado de redes de comunicaes em escala mundial, ou seja, vrios computadores e dispositivos conectados em uma rede mundial1 e dispe milhes de dispositivos interligados pelo protocolo de comunicao TCP/IP que permite o acesso a informaes e todo tipo de transferncia de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e servios, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligaes da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrnico e servios como comunicao instantnea e compartilhamento de arquivos.

Uso da Internet no mundo A lngua dominante da comunicao na Internet o ingls. Isto


talvez seja o resultado das origens da Internet, assim como o papel do ingls como lngua franca. As tecnologias da Internet se desenvolveram suficientemente nos anos recentes, especialmente no uso do Unicode. Com isso, a facilidade est disponvel para o desenvolvimento e a comunicao de softwares para as lnguas mais usadas. No entanto, ainda existem alguns erros de incompatibilidade de caracteres, conhecidos como mojibake (a exibio incorreta de caracteres de lnguas estrangeiras, conhecido tambm como kryakozyabry).

Arquitetura TCP-IP
TCP/IP o nome que se d a toda a famlia de protocolos utilizados pela Internet. Foi desenvolvido para permitir aos computadores compartilharem recursos numa rede. Toda a famlia de protocolos inclue um conjunto de padres que especificam os detalhes de como comunicar computadores, assim como tambm convenes para interconectar redes e rotear o trfego. A arquitetura TCP/IP visualiza a rede de computadores em quatro camadas:

Interface de rede Esta camada, com o menor nvel de abstrao na arquitetura TCP/IP, usa
padres para conexo rede fsica, seja esta local (Ethernet-CSMA/CD, Token Ring, FDDI, ATM) ou de longa distncia (HDLC, X.25, ATM). Como a camada interface de rede opera com endereos fsicos, protocolos de converso entre endereos fsicos e lgicos so definidos. So estes o ARP (Address Resolution Protocol) e o RARP (Reverse ARP).

Inter-redes Esta camada estabelece os protocolos para transporte no-confivel de


mensagens (IP Internet Protocol), para controle da comunicao e informe de erros (ICMP Internet Control Message Protocol) e para roteamento de mensagens (EGP Exterior Gateway Protocol, RIP Routing Information Protocol). Endereos para comunicao entre mquinas (host-to-host) so lgicos (endereos IP), j usando o nvel adicional de abstrao oferecido pela camada inferior. Na verso mais usual do protocolo (IPv4), endereos IP ocupam 32 bits e so divididos em cinco classes. As classes A, B e C tm seus endereos estruturados em um prefixo de identificao de classe (binrios 0, 10 e 110, respectivamente), identificador de subrede (7, 14 e 21 bits) e identificador de host. A classe D (prefixo 1110) utilizada para multicast, enquanto que endereos da classe E (11110) so reservados para uso futuro. Usualmente, endereos IP so representados por um conjunto de quatro de valores decimais Pgina | 1

Pgina 2 de 5 correspondente aos quatro grupos de 8 bits do endereo. Nessa forma de representao, endereos iniciados por valores entre 0 e 127 so da classe A; entre 128 e 191, classe B; entre 192 e 223, classe C; entre 224 e 239, classe D; e entre 240 e 247, classe E.

Transporte Esta camada estabelece protocolos para transporte confivel de dados por
conexo (TCP/IP Transfer Control Protocol/IP) e para transporte de datagramas, sem conexo (UDP User Datagram Protocol). Em termos de endereamento, esta camada introduz o conceito de porta, um nvel de endereo adicional que identifica a aplicao na mquina. Um endereo completo nesse nvel estabelecido por um par (host, port).

Aplicao Esta camada, de maior nvel de abstrao, define o conjunto de servios


manipulados por usurios. Os servios definidos utilizam a arquitetura de distribuio cliente-servidor. Os servidores so processos que oferecem o servio e estabelecem um endereo (host,port) para sua disponibilizao. Os clientes devem entrar em contato com o servidor nesse endereo para requisitar o servio. Algumas portas de servios TCP/IP j so pr-definidas, sendo denominadas de portas notveis tais como: Eco (retornar o mesmo que for enviado): porta 7 echo Transferncia de arquivos: porta 21 ftp Terminal virtual: porta 23 telnet Correio eletrnico: porta 25 smtp

DNS (Sistema de Nomes de Domnios)


O DNS, do ingls (Sistema de Nomes de Domnios), funciona como um sistema de traduo de endereos IP para nomes de domnios. Na verdade, graas ao DNS que voc pode digitar o seu endereo desejado na barra de endereos do seu navegador, e no um monte de nmeros e pontos. Como assim? Existem duas formas de acessar uma pgina na internet: pelo nome de domnio ou pelo endereo IP dos servidores nos quais ela est hospedada. Para que voc no precise digitar a sequncia de nmeros no navegador sempre que quiser visitar um site, o DNS faz o trabalho pesado de traduzir as palavras que compem a URL para o endereo IP do servidor. Cada servidor possui um endereo IP nico, logo, cada domnio leva a um IP especfico. Por isso, no possvel ter dois sites diferentes com URLs iguais. Do contrrio, diversos endereos diferentes poderiam encaminhar voc para o mesmo site. Endereos .com e .com.br Se voc digita, por exemplo www.baixaki.com.br ou www.baixaki.com na barra de endereos do seu navegador, a pgina inicial do Baixaki ser exibida. Isso significa que o DNS est traduzindo os dois domnios para o mesmo IP, certo?

Pgina | 2

Pgina 3 de 5

Errado! Nos casos em que dois endereos diferentes levam ao mesmo site, o que acontece que uma das pginas faz o redirecionamento do acesso para outra. Por exemplo, ao abrir o endereo .com do Baixaki, voc automaticamente encaminhado ao endereo .com.br. Uma prova disso que a URL exibida no navegador ser sempre aquela com o br no final. Quem Gerencia isso? Para que o sistema de endereos IP e DNS funcione corretamente, preciso ter uma coordenao global. Ou seja, em qualquer lugar do mundo, para voc abrir o Tecmundo, por exemplo, s digitar www.tecmundo.com.br. Existe uma organizao responsvel por atribuir nomes de domnios e endereos IPS em escala mundial. Trata-se da ICANN (acrnimo em ingls para Corporao da Internet para Atribuio de Nomes e Nmeros), uma entidade sem fins lucrativos que tenta manter todos os sites registrados funcionando na internet.

Conceito de Redes de Computadores


Redes de computadores so estruturas fsicas e lgicas, que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informaes entre si. Quando um computador est conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso s informaes que chegam a ele e s informaes presentes nos outros computadores ligados a ele na mesma rede,. As redes de computadores possuem diversas aplicaes comerciais e domsticas As aplicaes comerciais proporcionam Compartilhamento de recursos: impressoras, licenas de software, etc. Maior confiabilidade por meio de replicao de fontes de dados Economia de dinheiro

Endereamento IPV4 e IPV6


O protocolo IPv4 a tecnologia que est por trs da rede mundial Internet. O rpido crescimento da Internet tem esgotado esta tecnologia e muitos esforos tm sido feitos para sua evoluo. Entre as limitaes apresentadas pelo IPv4, podemos destacar o uso de endereos compostos por 32 bits divididos em classes. IPv6 uma nova verso do protocolo IP, projetado como uma evoluo do IPv4. O IPv6 resolve muitos dos problemas presentes no IPv4 e inclui melhorias, como o uso de endereos hierrquicos e suporte a novas facilidades de roteamento que possibilitaro o contnuo crescimento da Internet.

Pgina | 3

Pgina 4 de 5

Equipamentos para Redes


Vrios dispositivos so usados em uma rede, cada um deles possuindo funes especficas. Como exemplos de equipamentos dedicados podemos citar as placas de rede, os hubs, switches, bridges, routers, etc, que tem a finalidade de interpretar os sinais digitais processados na rede e encaminh-los ao seu destino, obedecendo a um determinado padro e protocolo.

Sistema Operacional de Rede O Sistema Operacional de Rede (NOS - Network Operating


System) consiste em uma famlia de programas que so executados em computadores interligados atravs de meios diversos e dispostos em rede. A funo principal do Sistema Operacional de rede a administrao lgica da mesma, ou seja, o controle de suas funcionalidades; alguns Sistemas oferecem o recurso de compartilhamento de arquivos, impressoras e outros dispositivos atravs da rede. Atualmente os modernos sistemas operacionais disponibilizam outros recursos como: segmentao da rede com possibilidade de configurao de redes virtuais, controle de habilitao de portas, proteo contra intrusos, interfaces grficas mais amigveis, etc.

Repetidores (Repeaters)Os repetidores so dispositivos de hardware utilizados para a


conexo de dois ou mais segmentos de uma rede local. Eles recebem e amplificam o sinal proveniente de um segmento de rede e repetem esse mesmo sinal no outro segmento.

Figura 3 - Modelo de repetidor A limitao do nmero de repetidores obtida de acordo com o protocolo utilizado (por exemplo, no protocolo Ethernet o nmero mximo de quatro).

Modem O Modem um dispositivo conversor de sinais que faz a comunicao entre


computadores atravs de uma linha dedicada para esse fim. O Modem executa uma transformao, por modulao (modem analgico) ou por codificao (modem digital), dos sinais emitidos pelo computador, gerando sinais analgicos adequados transmisso sobre uma linha telefnica

Roteadores (routers) O Roteador um equipamento responsvel


pela interligao das redes locais entre si e redes remotas em tempo integral. Em outras palavras, permite que uma mquina de uma dada rede LAN comunique-se com mquinas de outra rede LAN remota, como se as redes LAN fossem uma s. Para isso, ele usa protocolos de comunicao padro como TCP/IP, SPX/IPX, Appletalk, etc. Tm a funo de decidir o melhor caminho para os "pacotes" percorrerem at o seu destino entre as vrias LANs e dividem-nas logicamente, mantendo a identidade de cada sub-rede. Pgina | 4

Pgina 5 de 5

Hub O Hub basicamente um plo concentrador de fiao e cada equipamento conectado a


ele fica em um seguimento prprio. Por isso, isoladamente um hub no pode ser considerado como um equipamento de interconexo de redes, ao menos que tenha sua funo associada a outros equipamentos, como repetidores. Os Hubs permitem dois tipos de ligao entre si. Os termos mais conhecidos para definir estes tipos de ligaes so: cascateamento e empilhamento: Cascateamento: Define-se como sendo a forma de interligao de dois ou mais hub's atravs das portas de interface de rede (RJ-45, BNC, etc); Empilhamento: Forma de interligao de dois ou mais hubs atravs de portas especificamente projetadas para tal (Daisy-chain Port). Desta forma, os hubs empilhados tornam-se um nico repetidor.

Bridges As Bridges (ou pontes) so equipamentos que possuem a capacidade de segmentar


uma rede local em vrias sub-redes, e com isto conseguem diminuir o fluxo de dados (o trfego). Quando uma estao envia um sinal, apenas as estaes que esto em seu segmento a recebem, e somente quando o destino esta fora do segmento permitido a passagem do sinal. Assim, a principal funo das bridges filtrar pacotes entre segmentos de LANs.

Gateway um dispositivo que permite a comunicao entre duas redes de arquiteturas


diferentes. Ele atua em todas as camadas do modelo ISO/OSI.

Switch Trata-se de uma evoluo do hub, com funes de pontes e roteadores e hardware
especial que lhe confere baixo custo e alta eficincia. Ele possui barramentos internos comutveis que permitem chavear conexes, tornando-o temporariamente dedicado a dois ns que podem assim usufruir toda capacidade do meio fsico existente. O switch tornou-se necessrio devido s demandas por maiores taxas de transmisso e melhor utilizao dos meios fsicos, aliados a evoluo contnua da micro-eletrnica.

Placa de rede A placa de rede (Network Interface Card) funciona como uma interface entre o
computador e o cabeamento da rede. Normalmente uma placa de expanso que deve ser conectada em um dos slots localizados na parte traseira do computador. Juntamente com o Sistema Operacional, a placa de rede trabalha para poder transmitir e receber mensagens a partir da rede. Suas principais funes so: mover os dados para dentro da memria RAM do computador, gerar o sinal eltrico que trafega atravs do cabo da rede e controlar o fluxo de dados no sistema de cabeamento da rede.

Pgina | 5

Potrebbero piacerti anche