Sei sulla pagina 1di 3

PADRONIZAO DA SOLUO DE NaOH

________________________ SAYONARA LIMA CARIB

JEQUI, BAHIA SETEMBRO DE 2013

PS-LABORATRIO

1. Conceitue soluo padro. Por que nem todas as solues so consideradas como solues padro? R: um reagente de concentrao conhecida utilizada na analise titulomtrica. Por que muitos reagentes no possuem propriedades requeridas para uma soluo padro.

2. Qual a diferena entre soluo padro e soluo padronizada? R: A soluo padro tem a sua concentrao exatamente conhecida. J soluo padronizada a sua padronizada a sua concentrao determinada pela titulao contra uma massa exatamente conhecido de outra soluo padro.

3. Defina padro primrio. Quais os requisitos para que uma substancia seja considerada como um padro primrio? Por que preciso sec-lo antes de sua utilizao? R: Um padro primrio um composto com pureza suficiente para permitir a preparao de uma soluo padro mediante a pesagem direta da quantidade da substncia, seguida pela diluio at um volume definido de soluo. A soluo que se obtm uma soluo padro primria. Requisitos bsicas de um padro primrio: - Devem ser de fcil obteno, purificao, conservao e secagem; - Deve possuir uma massa molar elevada, para que os erros relativos cometidos nas pesagens sejam insignificantes; - Deve ser estvel ao ar sob condies ordinrias, se no por longos perodos, pelo menos durante a pesagem. No deve ser higroscpico, eflorescente, nem conter gua de hidratao; - Deve apresentar grande solubilidade em gua; - As reaes de que participa devem ser rpidas e praticamente completas;

4. Por que o preparo da soluo de NaOH requer o uso de gua destilada fervida e fria? Escreva e explique a reao que ocorre. R: Para eliminar o dixido de carbono.

5. Qual o seu entendimento sobre a transferncia quantitativa? R: quando garante que toda a massa do seu analito foi transferida. Exemplo: quer transferir algum sal de um bquer para um balo volumtrico. Lava com

gua e transfere, isso repetindo algumas vezes, assim transferi todo sua massa.

6. Quais dos equipamentos utilizados nesta prtica que devem ser necessariamente secos: esptula, recipiente de pesagem, basto de vidro, funil, erlenmeyer e bureta. R: Esptula, recipiente de pesagem, basto de vidro, funil, para no ocorrer erro nas medidas.

7. Diferencie ponto de equivalncia de ponto final em uma titulao.


R: Ponto de equivalncia em um uma titulao, refere-se ao momento em que o titulado reagiu completamente com o titulante. Este ponto atingido quando as concentraes do titulante e do titulado esto nas propores estequiomtricas da reao, propores estas que so verificveis por meio da equao qumica da reao, razo pela qual tambm designado de ponto estequiomtrico.
o ponto final da titulao refere-se ao momento em que o indicador muda de cor, no devendo ser confundido portanto com o ponto de equivalncia de uma titulao, tendo em vista que diferentes indicadores possuem diferentes pontos de "viragem" de cor que no coincidem necessariamente com o ponto de equivalncia.

Potrebbero piacerti anche