Sei sulla pagina 1di 14

FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA

CURSO: Direito DISCIPLINA: Direito do Trabalho -6 Semestre 2012.1 PROF. Paulo Toledo

AULAS: 25,26 e 27
__________________________________________________________(L.S.N.S.J.C)__________________________________________________

7.- Contrato de Trabalho 7.1.-Conceito de Contrato de Trabalho


Preceitua o art. 442 da CLT: Contrato individual de trabalho o acordo tcito ou expresso, correspondente relao de emprego. Pargrafo nico Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, no existe vnculo empregatcio entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de servios daquela. Ento, como leciona o Mestre Srgio Pinto Martins, da conjugao dos artigos, extrair-se o conceito da conjugao dos artigos 2 , 3 e 442 da CLT, donde resulta o seguinte; contrato individual de trabalho acordo tcito ou expresso, pelo qual uma pessoa fsica se obriga aprestar servios no eventuais a outra pessoa fsica ou jurdica, sob direo desta e mediante salrio.

7.2.- Pressupostos de validade do Contrato deTrabalho


No dizer de Srgio Pinto Martins> Pressupostos so aqueles dados ou elementos que fundamentam algo, que do a estrutura, o alicerce do que se pretende fazer.

7.2.1- Capacidade do agente. o Primeiro pressuposto da celebrao do contrato de trabalho.


Significa que se necessita ter possibilidade de exercer o direito que pretende. Para celebrar validamente um contrato de trabalho as partes, empregado e empregador, devem ter tal possibilidade. Para a posio de trabalhador a lei exige uma idade mnima de dezesseis anos.

Artigo 403/CLT. proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade,


salvo na condies de aprendiz, a partir dos quatorze anos. Ainda assim, diante da baixa a faixa etria, necessita o menor de autorizao paterna ou de seu responsvel, ou, falta deles, do Juiz de Menores. Presume-se que tal autorizao esteja dada quando o menor porte a Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS). Ao completar dezoito anos o trabalhador j adquire sua maioridade e neste ponto, e a partir deste instante o trabalhador perde a tutela especial (perde a proteo), incidindo na aplicao das regras gerias e em conseqncia, no est dependendo de qualquer controle ou autorizao, no celebrar contrato ou estabelecer relao de emprego.

7.2.2- Objeto do contrato. o segundo pressuposto.


Trata-se do contedo, daquilo que deve fazer o trabalhador ao cumprir a avena. Tal objeto h de ser lcito e possvel. A licitude do objeto imprescindvel para que no seja pactuada a execuo de tarefas que violem a ordem jurdica. No h contrato de trabalho lcito, por exemplo, quando algum seja admitido para exercer a prostituio ou para furtar ou para matar. So hipteses grotescas, invocadas to-somente para exemplificar. Por outro lado a impossibilidade do objeto faz, por si mesma, invivel a execuo do contrato.

7.2.3- A forma. o Terceiro dos pressuposto. a maneira como se estrutura ou d aspecto ao


contrato de trabalho. Pode ocorrer por dois modos: expresso ou tcito.

7.2.3.1.-O contrato tcito


aquele em que as partes no encontram necessidade para ajustes. Nesse caso as condies sero aquelas estabelecidas para os demais empregados, ou aquelas de uso e costumes do lugar. uma adeso implcita s condies preexistentes. As partes aceitam-se mutuamente, sem maiores investigaes e, no desdobramento do vnculo, vo se ajustando s convenincias.

O acordo tcito o sintomatolgico, que caracteriza um consentimento omissivo das partes, mas que
a existncia de um contrato de trabalho pode ser deduzida exatamente pelos sintomas da relao.

7.2.3.2.- O Contrato expresso


o contrato em que as partes deliberam e ajustam entre si as condies de prestao de servio. o contrato em que h prvia negociao, estipulao de condies como o valor do salrio, a durao da jornada, vantagens acima do mnimo legal ou, na forma mais corriqueira e aceita, uma simples adeso do empregado s regras j editadas pelo empregador que pretende manter uniformizadas as relaes com os empregados. O contrato expresso pode ser verbalmente, quando s as palavras orais vinculam as pessoas que nele intervenham, ou por escrito, quando as clusulas sejam reduzidas forma grfica, consignadas em um instrumento assinado pelas partes. Essa a forma prefervel, embora pouco usada. Ou seja, Havendo declarao de vontade, na forma de exteriorizao expressa , temos a forma escrita ou verbal. Expresso no significa que escrito, mas que h uma declarao livre de vontade. Outra coisa que interessa a denominao: contrato de trabalho ou de emprego? Vejamos. Qual a diferena entre empregado e trabalhador? Trabalhador uma concepo genrica de empregado. O que caracteriza o emprego? Art. 3 da CLT: atividade no eventual realizada por pessoa fsica sob dependncia mediante salrio. O trabalho, por sua vez, algo que pode-se fazer at gratuitamente. Servio pblico tambm trabalho, mas no emprego.

Emprego trabalho empregatcio, o exerccio de um labor subordinado, em que h fiscalizao, controle e coordenao do empregado pelo empregador. Essa a concepo vista no art. 442 da Consolidao, transcrito acima. O certo seria contrato de emprego. No mundo do Direito Civil, a expresso contrato de trabalho . No Cdigo Civil os contratos tm as denominaes prprias, especficas: de prestao de servios, de empreitada, de parceria, mas no de trabalho. No Direito do Trabalho falamos na denominao prpria de contrato de emprego. Contrato de trabalho , na verdade, um acordo que corresponde relao de emprego. Resumindo e repetindo: prestao de servio, empreitada, representao comercial, parceria e o prprio emprego so trabalhos, mas, quando falamos em contrato de trabalho, estamos falando na mesma coisa que contrato de emprego. Depender do autor, entretanto. Definio doutrinria: conveno pela qual um ou mais empregados, mediante certa remunerao e em carter no eventual, prestam trabalho pessoal em proveito ou sob direo de empregador. Dessa definio podemos pontuar os pontos comuns definio de empregador. (j visto no art. 2 da CLT). E quais so mesmo os poderes que emanam do poder de direo do empregador? Poder disciplinar, poder de controle e poder de organizao. So os trs que advm do poder de direo. Eles so os que justificam o poder punitivo do empregador. E os elementos alinhados com a definio de empregado? Art. 3, mais uma vez: [...] So, portanto remunerao, subordinao (sob dependncia) e no eventualidade. Temos que saber fazer essa relao.

7.2.- Natureza jurdica do contrato de trabalho 7.2.1.- Teorias que explicam a natureza jurdica do contrato de trabalho.
1) Teoria anticontratualista nega a existncia de relao contratual entre empregado e empregador. 1.1) Teoria da instituio (autores franceses) empregador a empresa arts. 2 , 10 e 448 da CLT 1.2) Teoria da relao de trabalho (autores alemes) nega a existncia da vontade na constituio e desenvolvimento da relao de trabalho (estatuto). 2) Teoria contratualista o contrato de trabalho fruto do ajuste de vontade entre as partes.

3) Teorias mistas:
3.1) Teoria da concepo tripartida do contrato de trabalho contrato preliminar + relao de insero na empresa + acordo de vontades. 3.2) Teoria do trabalho como fato o objeto do contrato a prestao de servios subordinados Art. 442 da CLT concepo mista: Aspectos contratualistas: acordo tcito ou expresso (acordo de vontades). Aspectos institucionalistas: relao de emprego. Concluso o contrato de trabalho tem natureza contratual (Srgio Pinto Martins).

Eis o entendimento da corrente predominante: acordo que corresponde a uma relao de emprego no qual prepondera a vontade, o consentimento das partes. Podemos pensar com base no Direito Civil, envolvendo de um lado o empregador e o empregado de outro. Numa contestao sobre dano moral, por exemplo, teremos como grandes colaboradores os autores civilistas, e no trabalhistas. E descumprimento de contratos? Tambm tema de Direito Civil, apesar das causas estarem na CLT. Temos que ter, portanto, o Direito Civil como referncia.

7.3.- Caractersticas do Contrato de Trabalho 7.3.1- Bilateralidade: significa que h direitos e obrigaes recprocas. exatamente a caracterstica
dos contratos bilaterais que se estuda h pouco em Direito Civil, na teoria geral dos contratos : bilateral o contrato que gera obrigaes para ambas as partes. Os artigos 482 e 483 da CLT so os que trataro das causas justificadoras da resciso do contrato por culpa do empregado ou do empregador.

7.3.2- Consensualidade: no sentido de consentimento. Senso comum, consenso de um com o outro.


O carter consensual indispensvel para que o contrato seja considerado perfeito e acabado . O cooperado que presta servio na atividade fim do tomador enganado, pois o aquele tem direito ao contrato celebrado diretamente com este. Exemplo: Um professor de uma cooperativa de ensino que designado para dar aula em uma Universidade que contratara os servios da cooperativa. caso de dolo do empregador. Foi uma relao que j nasceu desviada, errada, desde o momento em que houve desvio da atividade fim nos termos da Smula 331 do TST, e incorrendo na hiptese do art. 9 da CLT.

7.3.3- Onerosidade: a retribuio. Sem ela, no existe um contrato de trabalho (de emprego, mais
especificamente). Para o empregado, a onerosidade o prprio servio que prestar, um servio com fidelidade. Da parte do empregador, so duas as obrigaes que mais chamam a ateno : pagar, obviamente, que onde se expressa a onerosidade da prestao do empregador, e dar trabalho. O trabalho a dignificao do homem. maneira de se exteriorizar aquilo que se sabe. Utilizar o que foi aprendido, disponibilizar o que foi aprendido para o outro. O trabalho , ento, um instrumento de colaborao para com o ambiente em que o homem est: a comunidade ou a prpria sociedade. a idia de que deve-se disponibilizar para o outro o seu labor.

7.3.4- No solenidade: a regra que o contrato de trabalho no seja solene . Sendo no solene,
presume-se que o Direito protege os sujeitos que comeam a trabalhar sem carteira de trabalho. H proteo do empregador para aquele que no assina a carteira do empregado? Como que se d essa proteo do empregado? Pelo princpio da primazia da realidade. A idia que, ainda que se contrate de forma verbal ou at tacitamente, ele considerado juridicamente e tecnicamente existente. Isso para evitar que o tomador se beneficie disso para depois no pagar o que deve ao empregado. At mesmo em caso de trabalho anlogo escravido temos contrato de trabalho. No relevante a assinatura da carteira para se declarar a existncia do vnculo, declarao essa que pode ser feita pela anlise da definio de empregado e de empregador (Arts. 3 e 2, respectivamente). Em lugar nenhum vemos: o contrato formal. Excees aos contratos que tm que ser obrigatoriamente por escrito : de artistas, de trabalhadores temporrios, de jogadores de futebol, de aprendizagem.

7.3.5- Trato Sucessivo: obrigao de trato sucessivo aquela que no se extingue pelo simples
descumprimento de uma conduta. Entregar uma garrafa dgua mediante pagamento uma obrigao

instantnea. O empregado e o empregador cumprem suas prestaes de forma continuada . O contrato de trabalho no uma obrigao instantnea nem diferida ou futura. E qual a relevncia de se saber se determinada obrigao diferida, instantnea ou futura? Para o estudo da teoria da impreviso. O problema quo a teoria da impreviso forte para afetar a relao de emprego? A relao continuada pode sofrer interferncias depois de iniciada. No Direito Civil, temos a teoria da impreviso como excludente de responsabilidade . No art. 393 do Cdigo Civil temos a previso do caso fortuito ou fora maior: O devedor no responde pelos prejuzos resultantes de caso fortuito ou fora maior, se expressamente no se houver por eles responsabilizado. Pargrafo nico. O caso fortuito ou de fora maior verifica-se no fato necessrio, cujos efeitos no era possvel evitar ou impedir. O que o trato sucessivo tem com o Direito do Trabalho? Princpio da continuidade da relao de emprego. Como a relao de emprego presume-se contnua, isso ter tudo a ver com a obrigao de trato sucessivo, pois a prestao ter que ser continuada. A costureira presta servio instantneo para voc que leva a ela uma cala para remendar, mas ela presta servio de trato sucessivo para seu empregador.

7.4.- Condies de Validade do Contrato Individual de Trabalho


Como qualquer outro ato jurdico, o contrato de trabalho deve respeitar as condies determinadas pelo artigo 104, I, II, III do Novo Cdigo Civil , que exige para sua validade: Agente capaz, objeto lcito e forma prescrita e no defesa em lei. Ser considerado nulo o ato jurdico quando for ilcito, ou impossvel seu objeto (art.166, I, II, III, IV, V, VI, VII).

7.4.1.- Capacidade para ser Empregado.


a)Agente Capaz (ou capacidade das partes).
No Direito do Trabalho, o artigo 7, inciso XXXIII da Constituio Federal/88 probe o trabalho do menor de 16 anos de idade, salvo na condio de aprendiz, a partir dos 14 anos. Logo, permitido o trabalho ao menor de 14 a 18 anos (arts.402 e 403/ CLT). A capacidade absoluta s ocorre aos 18 anos completos. proibido, tambm o trabalho noturno, perigoso ou insalubre ao menor de 18 anos e qualquer trabalho aos menores de 16 anos. Entre os 16 e 18 anos, os menores so relativamente capazes. O responsvel legal do menor tem a faculdade de pleitear a extino de seu contrato de trabalho, desde que o servio possa acarretar a ele prejuzos de ordem fsica ou moral (art.408/CLT). O menor, entretanto, poder firmar recibos de salrios; porm, na resciso de seu contrato de trabalho, h necessidade de assistncia dos responsveis legais para efeito de dar quitao ao empregador pelo recebimento das verbas que lhe so devidas (art.439/CLT).

7.4.2.- Elementos essenciais e acidentais do contrato de trabalho


O que so elementos essenciais do Direito Civil? Qual a sua diferena para com os elementos acidentais? Atuam na vontade das partes. o art. 104 do Cdigo Civil: A validade do negcio jurdico requer agente capaz, objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel e forma prescrita ou no defesa em lei.

Pergunta-se: as partes podem transformar um objeto ilcito em lcito? Ou ento pode o empregador contratar um incapaz e consider-lo capaz para efeitos deste contrato de trabalho? No. As partes no tm fora para interferir nos elementos essenciais, da dizer que a vontade das partes no importar em nada. um imperativo do legislador, pois so questes de ordem pblica. O que particularmente nos interessa a idade do empregado: art. 7, inciso XXXIII da Constituio: So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: [...] XXXIII proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos; [...]. Vejamos o contrato de aprendizagem. Auxiliar de ladrilheiro, de operador de mquinas, ocupaes que tm a ver com as corporaes de ofcio que vimos no histrico. H instituies que se dedicam a isso: SENAI, SENAC, SESI, SENAR, que podem formar pessoas. Com menos de 16 anos, s se pode trabalhar como aprendiz. E, ao mesmo tempo, quem tem menos de 18 anos no poder trabalhar em locais perigosos, como com explosivos, tiros, esgoto, alturas, ou perigo noturno. De acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente, tambm no pode o menor realizar atividade penosa, um conceito que at hoje no est definido . A partir dos 18 anos, a pessoa poder trabalhar plenamente em qualquer ambiente, em qualquer espcie, desde que dentro do limite da lei, j que ele est se profissionalizando. E o empregador? Ele segue o entendimento do Cdigo Civil : o capaz e o emancipado podem ser empregadores. Atingida a maioridade, qualquer pessoa poder empregar outra. Objeto lcito e possvel: est ligado moralidade, idoneidade, bons costumes e prpria legislao.

7.5.- Trabalho Proibido e Trabalho Ilcito


Quando dizemos que o objeto do trabalho tem que ser lcito, dizemos que o objeto da atividade tanto do tomador quanto do prestador do servio. O Direito do Trabalho no est voltado para a atividade do empregador, mas sim atividade desenvolvida pelo prestador. Por exemplo: Jos tem uma fazenda, e a atividade agrcola uma atividade lcita. Entretanto Jos emprega Joo, um sujeito que trabalha para ele como pistoleiro. Jos d ao empregado o nome do desafeto, Joo acha o endereo e mata. A atividade do empregador lcita, enquanto a atividade do empregado ilcita. Significa ento que no h relao obrigacional, pois o objeto ilcito. Dessa forma, ele no considerado empregado. Assim como Joo no pode ser o apostador oficial de jogo do bicho de Jos, que lhe d dinheiro para ir aos prepostos de bicheiros. Quem joga no bicho est dentro do processo do jogo do bicho. Tempos depois, Jos, feliz com a impunidade, muda seu negcio agrcola para plantio de maconha. Ainda assim ele pode muito bem ter um motorista que transporta sua famlia e que, por isso, trabalha como domestico, atendendo necessidade da famlia. A ilicitude, portanto, no da atividade do tomador, mas do empregado. A licitude, enquanto elemento essencial do contrato, da atividade do empregado. A prestao da atividade ilcita, inexigvel em juzo, constitui uma obrigao natural. Essa atividade caracteriza o trabalho ilcito. Da o Direito criou duas classificaes: o trabalho ilcito e o proibido.

7.5.1.- Proibido o trabalho que descumpre determinadas regras que controlam como o servio
dever ser realizado. Deve-se contar tempo de servio e geram-se direitos. Existem dispositivos da CLT que restringem determinados trabalhos a determinadas pessoas e a determinados momentos. No algo que chegue a ferir a licitude da parte do empregado, mas o trabalho contm algo que ele no poderia fazer em proteo a ele mesmo. Exemplo: as mulheres podem no trabalho suportar peso de at 20kg. Esporadicamente, pesos de at 25kg. Se um empregador pede que sua empregada carregue um peso de 35kg. Contraria dispositivo legal porque ela pode carregar, no mximo, 25kg. No deixou de haver trabalho. Mas esse trabalho contraria o dispositivo legal. O Trabalho proibido pela lei pode ser exemplificado tambm como o do estrangeiro que se encontra no Brasil como turista, que no pode exercer atividade remunerada. Ser vedado tambm o trabalho em atividades que tenham objetos ilcitos. Da o Direito ter criado a concepo do trabalho proibido, e no ilcito . A atividade que ela realiza no atenta contra a ilicitude como objeto da relao, mas deixa de cumprir determinadas restries determinadas pela lei. Nem por isso deixa de ser um labor. O trabalho dever ser remunerado, e exigvel em caso de descumprimento.

7.5.2.- J o trabalho ilcito, no deve ser remunerado at para que no se alimente o sistema. Se
fossem, isso importaria aceitao tcita da sociedade, seguida de sentimento geral de tolerncia, e os rgos do Estado no poderiam deixar de apreciar as levadas a quaisquer dos Poderes, especialmente o Judicirio, e, por osmose, surgiriam direitos, e atividades ilcitas seriam legalizadas gradativamente, o que no ser quer. Em consequncia surgiriam sindicatos de apostadores do jogo do bicho, sindicatos de traficantes de maconha, cocana e afins, Sindicato dos Pistoleiros do Estado do Par, e muitas outras entidades. At a Polcia Militar pode ser responsabilizada junto ao seu escalo pelo fato de prestar um servio particular. Esse trabalho, entretanto, deve ser pago. Isso porque se houver um desrespeito, esse problema interno s normas da Corporao, e no traduz uma contrariedade ao ordenamento jurdico na perspectiva do cidado que contrata um PM. NOTA: O trabalho proibido no considerado ilcito. Neste caso, a prpria atividade de segurana pessoal lcita. O impedimento est no rgo da Polcia para com seus membros. Concluindo os caracteres do contrato de trabalho, ele tambm tem que atender, por bvio, parte final da norma do art. 104 do Cdigo Civil: ter forma prescrita ou no defesa em lei. Isso significa que o contrato de trabalho pode ser escrito, tcito, verbal, mas ser sempre sintomatolgico, e prevalecer, para dvidas que sobrevierem, o princpio da primazia da realidade.

7.6.- Normas Predefinidas


Considerando que, as empresas em geral so grandes, o contrato de trabalho j ter forma prajustada. Passa a ser como se fosse um contrato de consumo, ou um contrato de adeso. No significa que ele tenha que ser imodificvel. Pode-se modificar, mas depender do valor ou do reconhecimento, do carter especial que tenha a relao laboral . Fora desses casos, a parte no ter flexibilidade para reclamar uma condio especial ou outra. O empregado no pode alegar ao seu favor que as clusulas estavam predefinidas e que, portanto, no se tratava de um contrato de trabalho.

Muitos empregadores tm interesse nessa predefinio em particular para evitar o tratamento desigual na empresa. at, de certa forma, saudvel. Ives Gandra Martins, jurista brasileiro., leciona que, formalidade um instrumento de imparcialidade. O empregador, se admitissem-se clusulas especiais ou negociaes muito pessoais, ficaria at perdido, pois no final das contas trazer-se-ia a parcialidade, o que geraria ao empregado prejudicado o direito igualdade. Isso fere o princpio da isonomia e causaria um problema grande na administrao da empresa.

7.7.- Elementos acidentais do contrato de trabalho


O termo e a condio. 7.7.1.- A condio dotada de futuridade e incerteza, 7.7.2.- O termo refere-se a evento futuro e certo. Um aspecto importante que o termo pode ser ajustado entre as partes, caso em que tm-se o termo inicial e o final, portanto, um contrato por prazo determinado. Se tivermos um contrato por prazo indeterminado, este no precisar ter um termo final, somente o inicial. Podemos contratar algum, em empreitada, para que trabalhe at o encerramento de uma construo. O trmino depende do implemento de uma condio, qual seja, a concluso da obra. importante haver a determinao ou a indeterminao do contrato de trabalho, porque h multas e FGTS devidos, bem como o perodo de aviso prvio, que dever ser de no mnimo 30 dias de acordo com a Constituio. Dispensar um empregado no meio da vigncia do contrato de trabalho por prazo indeterminado faz nascer para ele o direito a receber 40% do FGTS mais o aviso prvio, que corresponde ao valor de 30 dias de trabalho para frente. Exemplo: O empregador deve pagar, por exemplo, R$ 100,00 + 8%, numa conta vinculada gerenciada pela Caixa Econmica Federal a ttulo de FGTS. o trabalho do Conselho Curador do FGTS. A Caixa usar o dinheiro para financiar projetos de habitao. um dinheiro pago pelo empregador ao Estado. Para calcular o FGTS + a multa de 40%, faz-0se o seguinte: Salrio, multiplicado por 8% ao ms, multiplicado pela quantidade de meses de trabalho , acrescido de 40%. Ao final somam-se os dos e acha-se o valor que dever receber pelo FGTS ao ser despedido imotivadamente ou sem justa causa. Essa a dvida do empregador para com o empregado. No est includo aqui o percentual reservado ao fisco.(10%). J no contrato com termo final (em outras palavras, por prazo determinado), o trmino da relao no produzir o direito ao aviso prvio, nem os 40% sobre o FGTS. No h multa, pois o contrato j nasceu sabendo as partes que ele acabaria.

7.8.- Classificao do contrato


H duas classificaes: quanto vontade das partes e quanto ao prazo.

7.8.1.- Quanto ao prazo, o contrato pode ser por prazo indeterminado ou por prazo determinado. Por prazo indeterminado: o que as partes, ao celebrarem, no estipulam sua durao, no havendo termo extintivo. a regra geral, pois o contrato de trabalho de trato sucessivo. Num contrato por prazo indeterminado, tem-se a futuridade, mas no a certeza. Por prazo determinado: so aqueles em que as partes manifestam vontade de no se ligarem indefinidamente, sabendo, desde seu incio, que no permanecero vinculadas aps certo prazo ou acontecimento. Quanto vontade das partes, o contrato pode ser expresso ou tcito.

Se eu contrato algum a termo, significa que o contrato tem um termo inicial e um final. Ao chegar ao final, o contrato ser extinto pela sua morte natural . No se trata de trmino por culpa ou vontade de uma das partes. O contrato tem incio e termo final. Se eu contrato algum por um ano, um contrato a termo. Contratar por perodo de experincia tambm contrato a termo. . Tm-se, no contrato por tempo determinado, eventos que pem fim ao contrato. No contrato sem termo final, sabemos que ele ter um fim, mas no sabemos quando . Exemplo: contratar algum para plantar e colher uma safra. Qual a importncia dessa distino da determinao ou da indeterminao do contrato? J vimos que ser importante para se saber se incidir multa de 40% sobre o FGTS, e se dever haver pagamento ou no do aviso prvio. Se o contrato terminar por sua morte natural pelo termo final, no se paga aviso prvio nem multa de 40%. Se, entretanto, tivermos um contrato por prazo indeterminado e o empregado for dispensado, entre outras parcelas ser devido o aviso prvio e os 40%.

7.8.2- Contrato por prazo determinado


Previso nos artigos 443, 451 e 452 da CLT. Servem para atender natureza ou transitoriedade do servio com a atividade empresarial, ou ainda para regular o contrato por experincia. Art. 443/CLT, caput: O contrato individual de trabalho poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. [...] O artigo traz as possveis formas de um contrato de trabalho. No 1 do Art. 443/CLT, fala-se em certo evento e termo final: Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada. Quando se fala em acontecimento e condies futuras, a norma fala na condio. Certo acontecimento , por exemplo: Numa construo civil, o trmino de determinada obra. Numa safra, a colheita. Ou atividades definidas desde o incio, como realizao de certa atividade, como contatar algum para fazer manuteno em mquinas de difcil operao.

Essa possibilidade de contrato por prazo determinado atende a servios especificados. Podemos contratar um professor de ps-graduao para conduzir uma disciplina de Direito do Trabalho. servio especificado. Assim sendo, o sujeito pode ser dispensado e contratado futuramente de novo. 2: O contrato por prazo determinado s ser vlido em se tratando: a) de servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; b) de atividades empresariais de carter transitrio; c) de contrato de experincia. Alnea a: o servio especfico, que justifica a predeterminao do prazo. Se substituirei algum, ento eu organizo ou contrato um servio que justifica a predeterminao do prazo. Alnea b : aqui se fala em atividade empresarial, no no servio pontual. Trata-se da empresa toda. Daqui vm exemplos: a pessoa, dentro de sua atividade que realiza, abre uma sub-atividade de forma transitria. Alnea c: contrato de experincia. uma espcie de contrato por prazo determinado. Veremos melhor adiante. NOTA: o contrato por prazo determinado tem que ser necessariamente escrito. Presume-se por prazo indeterminado o contrato no escrito.

7.8.3- Reconduo do contrato por prazo determinado


A CLT, no art. 455, trata da seguinte forma: O contrato de trabalho por prazo determinado no poder ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, observada a regra do art. 451. S se pode reconduzir o contrato uma vez em at 2 anos, no total. Significa dizer o seguinte: Se algum for contratado por mais de 2 anos, a conseqncia, o contrato transmudar para contrato indeterminado, a partir do primeiro dia depois de completado o segundo ano. Depois da segunda prorrogao o contrato tambm se indeterminar. No se pode, portanto, fazer um contrato de 6 meses, seguido de outro de 6 meses e finalmente um de 1 ano. Neste caso, o contrato se indeterminaria a partir do incio do terceiro contrato (o de durao estipulada em 1 ano ). Tem-se que estar atento a partir de quando o contrato se indetermina. Se a segunda prorrogao ocorrer depois de 2 anos, ento porque o contrato j se indeterminou a partir do trmino do segundo ano . Se a segunda prorrogao ocorrer antes, neste momento que o contrato se indetermina. So, portanto, duas hipteses. Smula 195 do STF: Contrato de trabalho para obra certa, ou de prazo determinado, transforma-se em contrato de prazo indeterminado, quando prorrogado por mais de quatro anos. A smula diz 04 anos, porque existia uma dvida sobre a interpretao com relao ao prazo.

10

A CLT, antes, falava na possibilidade de prorrogao e alguns entendiam que o contrato por tempo determinado no poderia exceder 2 anos, enquanto outros entendiam que seriam 2 anos mais a prorrogao de 2, portanto 4 anos. A veio a smula. Posteriormente veio uma alterao da CLT, modificando o art. 445, que fala exatamente sobre o prazo de 2 anos: O contrato de trabalho por prazo determinado que, tcita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passar a vigorar sem determinao de prazo. A discusso sobre a smula foi encerrada. O intervalo para reconduo, que o tema do art. 452, de no mnimo 6 meses, exceto se depender da execuo de servios especializados ou certos acontecimentos. EXEMPLO: Se contratarmos um empregado no meio rural para que ele participe de uma safra de soja, seguida de uma safra de feijo que eventualmente a suceda, se levarmos o artigo literalmente, teramos que aguardar um intervalo mnimo 6 meses entre as duas contrataes do mesmo sujeito. Significa dizer que esse empregado ficaria 6 meses parado e teria que haver uma coincidncia entre a disponibilidade dele e o incio da safra do feijo, posterior soja. Imaginem uma linha do tempo para exemplificar: Os empresrios do agronegcio, contratar o trabalhador hoje, (xx de maio de 2012) para que, hoje tarde, j comece a plantar a soja. Para simplificar, suponha que ela termine exatamente no dia 02 de setembro, 4 meses depois, portanto. Se ele quiser seguir a rigor a norma do art. 452 e fizer questo de que o mesmo trabalhador os sirva novamente, tero que esperar at o dia 02 de maro de 2013 para contrat-lo novamente, e s ento iniciar o plantio do feijo. Isso, para o trabalhador da safra, seria prejudicial, pois ele teria que esperar para ser contratado novamente. No entanto, o servio especializado! Dessa forma, os empregadores, no precisaremos esperar os 6 meses para recontratar o empregado. O mesmo ocorre para um professor de ps-graduao que venha a ser contratado por uma instituio de ensino superior: O servio dele especializado. Quando houver a abertura de uma nova turma de ps-graduao, ele poder ser recontratado, mesmo que no tenham se passado os 6 meses entre a concluso de uma turma e a nova. Agora, se estivermos falando em um contrato por prazo determinado, que no dependa da realizao de servios especificados ou da ocorrncia de certos acontecimentos, ento sim, o empregador precisar esperar os 6 meses de intervalo para recontratar o empregado. Inclusive, esses 6 meses so utilizados como referncia para outras contrataes. Por exemplo: perguntam-se muitos empregadores se, terminado um contrato por prazo indeterminado com um empregado, se ele pode contratar novamente, ou precisar esperar esses 6 meses. Essa uma pergunta que divide opinies na doutrina; alguns diro que sim, que ele ter que aguardar, enquanto outros dizem que no, j que era indeterminado o contrato e nada obstaria uma nova contratao. Outros ainda defendem que o empregador precisa sim aguardar os 6 meses pois, como a lei omissa, deve-se usar a integrao e aplicar o entendimento parecido. Outro detalhe importante que, nesse contrato por prazo indeterminado, em que temos um termo final, se eu dispensar o empregado antes do termo, ele ter direito a uma indenizao que igual metade do tempo que restava para o encerramento do contrato. o que diz o art. 479/CLT: Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado ser obrigado a pagar-lhe, a titulo de indenizao, e por metade, a remunerao a que teria direito at o termo do contrato. [...]

11

Se contratei um empregado por um ano para determinada atividade, e o dispenso sem justa causa no oitavo ms, ento faltam 4, ele ter direito indenizao correspondente metade do que receberia por esses quatro meses, portanto o equivalente a 2 meses. E se o empregado quem resolve pedir o afastamento? A teremos que ver o art. 480: Havendo termo estipulado, o empregado no se poder desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuzos que desse fato lhe resultarem. [...] Ele ter de pagar um valor indenizatrio que no pode exceder o valor que ele teria direito a receber se ele tivesse sido dispensado. Portanto, a lei diz o seguinte : O empregador obrigado a pagar o empregado caso este seja dispensado antes do trmino do contrato, enquanto o empregado pode sofrer descontos caso afaste-se antes do termo final do contrato. Essa diferena da-se, porque a lei d o direito ao empregador de dispensar o empregado da obrigao de pagar pelos prejuzos que teria. Art. 481/CLT: Aos contratos por prazo determinado, que contiverem clusula assecuratria do direito recproco de resciso antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princpios que regem a resciso dos contratos por prazo indeterminado. O comando do art. 481 muito interessante porque muda o enfoque da coisa. Se o contrato por prazo determinado contiver clusula asseguratria do direito recproco de resciso antecipada, ele ser tratado como indeterminado, ou seja, ter efeitos de contrato por prazo indeterminado. Exemplo: Gestante. S pode ser dispensada por justa causa. Sua estabilidade da gestante vai da confirmao da gravidez at 5 meses aps o parto. Significa que ela tem direito de receber o salrio durante esse tempo, que o que chamamos perodo estabilizatrio. Imaginemos a situao: o contrato da empregada por prazo determinado ; contratada por 1 ano, e, ao faltarem 2 meses para o termo final ela confirma a gravidez, revelando estar no 3 ms de gestao. Da at o parto , portanto, mais 6 meses. A estabilidade da gestante perdura por 5 meses aps o parto, ento, como podemos ver, essa estabilidade s terminar quando o contrato completar 1 ano e 7 meses. Como o contrato por prazo determinado , ele j tem uma data de morte prevista, que, ao chegar, ocorrer automaticamente, mesmo que a empregada esteja grvida. Isso porque essa estabilidade no supera a vontade das partes quando ajustaram de forma diversa no momento da feitura do contrato de trabalho, que foi por prazo determinado. Note que no exemplo do pargrafo acima no h meno clusula assecuratria do direito de resciso do contrato. que o contrato no foi rescindido por vontade das partes; ele tinha prazo determinado e findou-se pela morte natural. A ocorrncia da gravidez poderia, como acontece muito, levar o empregador a rescindir o contrato para livrar-se de uma empregada que teria muitas garantias contra ele. Mas no foi o que foi feito; se houvesse a clusula e ela fosse invocada, o contrato passaria a ser encarado como contrato por prazo indeterminado e a sim o empregador teria dado um tiro no prprio p. Mais sensato, o que ele fez foi deixar transcorrer o prazo sabendo que a estabilidade da gestante no preponderaria sobre a vontade das partes quando o contrato foi firmado.

12

7.8.4.-Contrato de Experincia
A jurisprudncia e doutrina no aceitam contrato de experincia na mesma atividade. No pode algum passar um tempo, seja com contrato por prazo determinado ou indeterminado trabalhando em uma rea e, ao final, ser recontratado, desta vez a ttulo de experincia. A lei determina o contrato de experincia como contrato de prova . Ou seja, o contrato em que o empregador avalia se o empregado tem ou no qualidades para desempenhar determinada tarefa. Objetiva saber se o empregado tem os atributos necessrios, como conhecimento, pontualidade, pr atividade, bom relacionamento com os colegas. O que o empregador quer ressaltar o aspecto afetivo, e integrao, a passagem de conhecimentos. Prazo: 90 dias. (e no 3 meses). No 91 dia, o contrato se torna por tempo indeterminado. Como dito, o que a doutrina e a jurisprudncia no aceitam a existncia de dois contratos de experincia na mesma atividade. Como ele j foi avaliado, o empregado no tem motivos para passar por um novo perodo de prova. A consequncia que, terminada a experincia, se o contrato no for prorrogado, no se paga aviso prvio nem os 40% de multa do FGTS. E, Se o empregado for dispensado antes do trmino do contrato por prazo determinado, no caso, 90 dias, o empregador pagar a metade do que seria devido caso o empregado continuasse trabalhando at o final. Se o empregado quem resolve sair, ele pagar at metade do que falta. Isso porque o empregado pode ser dispensado dessa reparao ao empregador. O contrato de experincia disciplinado pela lei 9601/80. O Estado, portanto, criou essa lei para que o empregador abrisse mais postos de trabalho. Vantagens impostas pela Lei: Reduo do FGTS de 8 para 2%, retirada da multa da resciso antecipada.

7.8.5.-Contrato em regime de tempo parcial


outra forma de flexibilizao do contrato de trabalho. No uma forma de contrato a prazo, mas a jornada se reduz. A jornada que reduzida, mas o prazo indeterminado. No confundam. Flexibilizou na seguinte idia: o empregador precisa do trabalho do empregado por apenas 25 horas por semana, e no 40. O sujeito no ficar trabalhando de segunda-feira a domingo. IMPORTANTE> Neste regime, no se pode contratar por tempo maior que 25 horas por semana . Isso chama-se part time ou just in time. Pode ser por alguns dias por semana, ou durante algumas horas durante o dia. > Exemplos de estabelecimentos que utilizam essa modalidade so bares de maior movimento noturno e casas noturnas, que so cheias durante a noite e s alguns dias por semana. O valor proporcional ao tempo normal. Usa-se regra de trs simples mesmo.

Formas de realizao desse tipo de trabalho : aquiescncia do empregado e acordo coletivo ou


conveno coletiva. A reduo de jornada exige o acordo ou conveno, pois acarreta reduo de

13

salrio. Isso garantia constitucional. Se, entretanto, o empregador resolver contratar algum de fora para esse servio de menor durao, a conveno ou acordo coletivo ser dispensado. Perodo de frias: certamente o perodo de frias no ser igual ao de um empregado comum. As frias do empregado com contrato em regime de tempo parcial est no art. 130-A da CLT: Na modalidade do regime de tempo parcial, aps cada perodo de doze meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I dezoito dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte e duas horas, at vinte e cinco horas; II dezesseis dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte horas, at vinte e duas horas; III quatorze dias, para a durao do trabalho semanal superior a quinze horas, at vinte horas; IV doze dias, para a durao do trabalho semanal superior a dez horas, at quinze horas; V dez dias, para a durao do trabalho semanal superior a cinco horas, at dez horas; VI oito dias, para a durao do trabalho semanal igual ou inferior a cinco horas. Pargrafo nico. O empregado contratado sob o regime de tempo parcial que tiver mais de sete faltas injustificadas ao longo do perodo aquisitivo ter o seu perodo de frias reduzido metade. O sujeito que trabalha 25 horas semanais ter 18 dias de frias. Se tiver uma jornada de 19 horas por semana, ele ter 14 dias . E assim por diante. O artigo diz tambm diz que, se ocorrerem mais de sete faltas injustificadas, o perodo de frias ser dividido por 2. Exemplo: o sujeito tem 18 horas de trabalho por semana, e faltou 8 vezes. Ele teria 14 dias de frias, mas acabar tendo 7 apenas. Simples.

___________________________________________________________
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.
MARTINS, Srgio Pinto. Direito do Trabalho. 16. Ed.- So Paulo: Ed. Atlas.2002. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. 25 ed. So Paulo: Saraiva, 2010. DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho, LTR.2010 So Paulo. CASSAR, Vlia Bonfim, Direito do Trabalho, Ed.Impetus, 1 edio. COELHO, Fbio Ulhoa, Manual de Direito Comercial. 16 ed. So Paulo: Saraiva, 2005. RESENDE, Srgio. Direito do Trabalho Esquematizado. Ed. Forense So Paulo 2011.

14

Potrebbero piacerti anche