Sei sulla pagina 1di 3

ENSAIOS ECOLGICOS

BELLINI, L. M; LESSA, P. Poltica ambiental, educao e sade. In _______ (Org.) Educao Ambiental: fundamentos para o ensino e a pesquisa. MaringPR: Eduem, 2011 (Formao de professores em cincias biolgicas). Luzia Marta Bellini professora, da rea de Metodologia e Tcnicas de Pesquisa, do Departamento de Fundamentos da Educao (DFE), da Universidade Estadual de Maring (UEM). Graduada em Cincias Biolgicas pela USP de Ribeiro Preto, Mestre em Educao pela UFSCar, pesquisadora na rea de Ensino de Cincias, Educao Ambiental, Retrica e Argumentao e Epistemologia Gentica, coordenadora do Grupo de Pesquisa Makrios (CNPq/UEM), autora do livro Ga ty Iva ki eg vi ki ekre kar, misu ag kme/ . Patrcia Lessa, coordenadora do grupo de Estudos em Pedagogia do Corpo Humano, doutora em Histria, graduada em Educao Fsica na Universidade Federal de Pelotas, (UFPel), mestre em Filosofia da Educao pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Doutora em Historia pela Universidade de Braslia (UnB), na rea de Estudos Feministas e de Gnero. Professora na rea de Metodologia e Tcnicas de Pesquisa. Escritora do livro: Mulheres venda.

Com as condies ambientais atuais em que nosso planeta esta inevitvel pensar nas questes ambientais, assim o texto de Luzia Marta Bellini e Patrcia Lessa, Poltica Ambiental, Educao e Sade vm tratar da questo do consumismo em que o sistema nos induz, trazendo em contraponto possveis recursos para que esta questo seja revista nos parmetros ecolgicos. Este texto coloca trs esferas, fazendo uma analise da obra Natureza de Serge Moscovici, O Jardim de Granito de Anne Whiston Spirn e o Novo Cdigo Florestal. Com estas esferas as autoras colocam como somos induzidos pelo sistema capitalista a consumir, sendo assim a nossa vida social projetada para sempre ter e querer mais, por optar por carros ao invs de transportes alternativos como a bicicleta, fazendo com que nossas cidades estejam cada vez mais poludas. O texto orienta que deveramos olhar para a Educao Ambiental de forma mais afetuosa, e inseri-la no nosso cotidiano de forma branda, como revendo a estrutura das salas de aula, por exemplo, para que estas no tenham que ter as luzes acesas s duas horas da tarde, como as prprias autoras citam em sua obra.

Entretanto, nas cidades tambm h natureza, duma tal forma que deve ser bem planejada para que as rvores no se tornem um transtorno para as cidades, mas sim um refgio de tranquilidade, beleza e sade, em meio de tanta poluio. Ainda em seu texto as autoras fazem uma critica ao Novo Cdigo Florestal que no atendeu as perspectivas dos ambientalistas que clamavam por leis mais severas visando a proteo ambiental, mas sim deixaram o que era praticado de forma ilegal agora uma ao legalizada com o novo cdigo. Sendo assim o adjetivo novo s faz relao ao tempo em que foi modificado, no pelas mudanas de fato, fazendo com isso mais uma decepo Educao Ambiental. Fazendo relao com o texto Poltica Ambiental, educao e sade se faz conveniente citar o texto de Valter Tadeu Dubiela Uma avaliao esttica da arquitetura sob o prisma do ajustamento funcional: pensando uma arquitetura ecolgica e uma dimenso ambiental que nos mostra a beleza da arquitetura das cidades, mostrando uma abordagem ecolgica, onde cidade e natureza devem caminhar juntos. A dificuldade em manter a natureza se atribui ao sistema capitalista, que prioriza o consumismo, onde somos direta ou indiretamente impulsionados a comprar e descartar, para comprar novamente. O vdeo A histria das coisas, vem mostrar o circulo vicioso do consumismo, onde vrias estratgias de marketing so aplicadas diretamente para que a sociedade viva sempre comprando, e assim produzindo resduos, que no tem destino correto e consequentemente poluem o meio ambiente que j esta saturado de tanto ser sugado em suas riquezas naturais. O resultado disso a paisagem do ambiente urbano que se tem a extrao desordenada e o excesso de resduos produzidos sem destinao correta, isto o que trata o texto de Carlos Alberto Mucelin e Luzia Marta Bellini Consideraes ecolgicas acerca do ambiente urbano, que destaca o resultado de tanta ascenso capitalista trs ao ambiente urbano. Levando em considerao estes aspectos, os temas apresentados vm se entrelaar de tal forma que expe a forma da poltica ambiental trata o meio ambiente de forma a no proteg-lo da forma como deveria, em contraponto e educao ambiental tambm vem sendo tratada de forma peculiar, onde

necessrio mais que a teoria, mas tambm a prtica trazendo com isto para a sociedade uma vida melhor e saudvel.

Referncias DUBIELA, V. T. Uma avaliao esttica da Arquitetura sob o prisma do ajustamento funcional: pensando uma arquitetura ecolgica e uma dimenso ambiental. In: BELLINI, L. M. (Org.) Educao Ambiental: fundamentos para o ensino e a pesquisa. Maring-PR: Eduem, 2011 (Formao de professores em cincias biolgicas). MUCELIN, C. A; BELLINI, L. M. Consideraes ecolgicas acerca do ambiente urbano. In: BELLINI, L. M. (Org.) Educao Ambiental: fundamentos para o ensino e a pesquisa. Maring-PR: Eduem, 2011 (Formao de professores em cincias biolgicas). Histria das Coisas. Disponvel em < http://www.youtube.com/watch? v=7qFiGMSnNjw > Acesso em 30 de setembro de 2013.

Potrebbero piacerti anche