Sei sulla pagina 1di 2

Direito Empresarial

Erike Patino Cardoso RA:76362 Cincias Contbeis Integral 2T

1) Explique a fundamentao jurdica e os conceitos legais da obrigao de dar, fazer e no fazer. Obrigao de dar aquela que tem por objeto a entrega de uma coisa ao credor para que este adquira sobre a mesma um direito .Constituem exemplos clssicos de obrigao de dar ou entregar: a) para instituir : sobre a coisa um direito real: compra e venda; b) para transferir somente o uso: locao; c) e de restitu-la ao respectivo dono: emprstimo, depsito. Na obrigao de transferir o domnio (dar ou entregar), antes da tradio a coisa pertence ao devedor, que at ento suporta a sua perda ou deteriorao por caso fortuito ou fora maior, assim como se beneficia com os seus incrementos (arts. 865 a 868). As obrigao de fazer classificam-se entre as chamadas obrigaes positivas, a obrigao de fazer ocorrer naquelas hipteses em que ao invs de ter a prestao de coisa, ter-se- a prestao de fato, que se traduz ordinariamente na realizao de um servio. A obrigao de no fazer caracteriza-se por uma absteno de um ato, por parte do devedor, em benefcio do credor ou de terceiro. Podemos analisar o contedo dessas obrigaes no Cdigo Civil, como por exemplo, o artigo 247, o qual trata da obrigao de fazer, podemos depreender o seguinte contedo: Antes da tradio se o devedor tiver que fazer algum servio, a obrigao ser de fazer e no de dar. Quando o dar depender do fazer, a obrigao ser de fazer, e tambm o que no for obrigao de dar obrigao de fazer. Podemos entender de maneira geral que o meio para atingir um resultado na maioria dos casos a obrigao de fazer e o resultado a obrigao de dar. As obrigaes de fazer podem ser: meio, resultado, fungveis, infungveis. Enquanto as obrigaes de no-fazer consistem em uma no-ao, ou seja, absteno ou omisso de um intuito, como podemos analisar no artigo 251 do Cdigo Civil: Artigo 251. Este artigo fala de quando houver culpa do devedor. Pode o credor ento exigir que o
devedor desfaa, sob pena de desfazer a sua custa, ressarcindo o culpado das perdas e danos. As obrigaes de fazer e de no fazer claramente se mostram abstratas e fazem parte da autonomia e vontade humana.

2)

Explique a diferena entre prescrio e decadncia e fundamente legalmente.

Prescrio, a perda da ao atribuda a um direito e de toda sua capacidade defensiva, devido ao no-uso delas, em um determinado espao de tempo. A decadncia, tambm chamada de caducidade, ou prazo extintivo, o direito outorgado para ser exercido em determinado prazo, caso no for exercido, extingue-se. A prescrio atinge a ao e por via oblqua faz desaparecer o direito por ela tutelado; j a decadncia atinge o direito e por via oblqua, extingue a ao. Na decadncia, o prazo nem se interrompe, e nem se suspende (CC, art.207), corre indefectivelmente contra todos e fatal, e nem pode ser renunciado (CC, art.209). J a prescrio, pode ser interrompida ou suspensa, e renuncivel. A prescrio resulta somente de disposio legal; a decadncia resulta da lei, do contrato e do testamento. As diferenas bsicas entre decadncia e prescrio so as seguintes: a decadncia extingue o direito e indiretamente a ao; a prescrio extingue a ao e por via obliqua o direito; o prazo decadencial estabelecido por lei ou vontade unilateral ou bilateral; o prazo prescricional somente por lei. a prescrio supe uma ao cuja origem seria diversa da do direito; a decadncia requer uma ao cuja origem idntica do direito; a decadncia corre contra todos; a prescrio no corre contra aqueles que estiverem sob a gide das causas de interrupo ou suspenso previstas em lei; a decadncia decorrente de prazo legal pode ser julgada, de oficio, pelo juiz, independentemente de arguio do interessado; a prescrio das aes patrimoniais no pode ser, decretada pelo magistrado; a decadncia resultante de prazo legal no pode ser enunciada; a prescrio, aps sua consumao, pode s-lo pelo prescribente; s as aes condenatrias sofrem os efeitos da prescrio; a decadncia s atinge direitos sem prestao que tendem modificao do estado jurdico existente.

Potrebbero piacerti anche