Sei sulla pagina 1di 2

A GERAO DE 70

Conceito de gerao
Se tentarmos definir a palavra gerao na histria da cultura de um pas, deparamos antes de mais com uma dificuldade de carcter prtico: pertencem a uma gerao todos os que nascem e vivem numa mesma poca, dentro de um perodo breve (dez ou vinte anos), marcado por tendncias comuns importantes, ou pertencem a ela apenas alguns desses indivduos que se destacam do conjunto e a representam verdadeiramente? Parece justo aplicar o termo criao comum de ideias e de obras num determinado perodo decisivo da cultura e da literatura de um pas. Todavia, essa criao far-se- (e permanecer para o futuro) inevitavelmente a partir de um nmero restrito de escritores e de pensadores que sero os verdadeiros iniciadores de uma gerao. Por isso que o sentido meramente cronolgico , afinal, secundrio, sendo mais importante o puro sentido da criao das ideias em si.

A Gerao de 70
Pode dizer-se que chamada Gerao de 70 pertencem aqueles escritores da segunda metade do sculo XIX que a geraram (criaram, fizeram aparecer) no plano das ideias, estticas ou outras, e no aqueles que a ela aderiram, prolongando-a historicamente. So eles: Antero de Quental (1842-1891) Ea de Queirs (1845-1900) Oliveira Martins (1845-1894) Ramalho Ortigo (1836-1915) Secundariamente, a ela pertencero: Tefilo Braga, Guerra Junqueiro, Jaime Batalha Reis, Guilherme de Azevedo, Gomes Leal, Alberto Sampaio, Adolfo Coelho, Augusto Soromenho.

A reaco da Gerao de 70 literatura


Ao nvel das teorias literrias, a Gerao de 70 corresponde a um terceiro romantismo (segundo o ensasta Antnio Srgio), tendo-se formado no meio acadmico de Coimbra e reagido contra o segundo romantismo, ou seja, o ultra-romantismo acadmico de Antnio Feliciano de Castilho (Questo Coimbr, que ope Antero a Castilho, em 1865), retomando de certo modo, ao nvel das ideias polticas e culturais, o primeiro romantismo de Herculano e Garrett. No entanto, os elementos de influncia ideolgica so outros: Hegel, Marx, Proudhon, Comte, Michelet. Tambm os elementos estticos de base implicam outras influncias, sobretudo as do romantismo alemo de Heine, do romantismo visionrio de Vtor Hugo na sua ltima fase, do realismo e do naturalismo de Zola e de Flaubert e do pr-simbolismo de Baudelaire. A capacidade crtica da Gerao de 70 atinge o seu ponto culminante com a realizao das chamadas Conferncias do Casino, de Maio a Junho de 1871. Nelas, Antero expe as suas ideias de socialismo utpico, Ea critica o romantismo decadente e defende as teorias de Taine (para o qual a arte est sobretudo dependente de factores rcicos, climticos e sociais) e o realismo Zola e Flaubert na arte e no romance.

Sntese do iderio da Gerao de 70


Inconformismo com a estagnao cultural a que se chegara. Rejeio do estilo melodramtico e rebuscado do ultra-romantismo. Adeso aos ventos da industrializao e da modernidade europeia. Paixo pela luta contra os grandes problemas sociais. Reflexo sobre os conflitos polticos. Questionao da cultura portuguesa desde a sua origem. Preparao da revoluo ideolgica e poltica da sociedade portuguesa. Revalorizao das tradies culturais.

Recriao da lngua e da linguagem para permitir a traduo de um mundo novo.

Potrebbero piacerti anche