Sei sulla pagina 1di 3

O Que problema de pesquisa Questo no solvida e que objeto de discusso, em qualquer domnio do conhecimento.

o. O Problema de ser passvel de tratamento cientfico, Portanto o primeiro passo da pesquisa verificar se o problema se enquadra na categoria de cientfico. Uma forma simples para entender o que problema cientfico consiste em considerar o que no problema. Exemplos de problemas no cientficos Problemas (Projeto) de Engenharia Como fazer para melhorar os transportes urbanos? Que pode ser feito para melhorar a distribuio de renda? Como aumentar a produtividade no trabalho? Esses so problemas de engenharia, pois se referem a como fazer algo de maneira eficiente. O problema cientfico no indaga como fazer, mas como so as coisas, suas causas e consequncias. Problemas de Valor Qual a melhor tcnica psicoterpica? bom adotar jogos como tcnica didtica? Os pais devem dar palmadas nos filhos? Esses so problemas de valor, pois indagam se uma coisa boa, m, desejvel, indesejvel, certa ou errada, ou se melhor ou pior que outra e se algo deve ou no ser feito. A pesquisa cientifica no pode dar respostas problemas de engenharia e de valor porque sua correo ou incorreo no passvel de verificao emprica. O Problema de Natureza Cientfica O Problema de natureza cientfica quando envolve variveis que podem ser tidas como testveis. Exemplos: 1. Em que medida a escolaridade determina a preferncia poltico-partidria? 2. A desnutrio determina o rebaixamento intelectual? 3. Tcnicas de dinmica de grupo facilitam a interao entra alunos? possvel verificar a preferncia poltico-partidria de um grupo, bem como seu nvel de escolaridade para depois determinar em que medida essas variveis esto relacionadas entre si. Exerccio: aponte as variveis dos problemas 2 e 3.

Por que formular um problema? Um problema de pesquisa pode ser determinado por razes de ordem prtica ou de ordem intelectual. Problema por razes de ordem prtica Razes que conduzem a formulao de problemas de ordem prtica: 1. O problema cuja resposta seja importante para subsidiar uma determinada ao: Exemplo: um poltico pode estar interessado em verificar como se distribuem seus potenciais eleitores com vistas a orientar sua campanha. 2. O problema voltado para a avaliao de aes ou programas. Exemplo: os efeitos de um programa governamental na recuperao de alcolatras. 3. O problema referente s consequncias de vrias alternativas possveis. Ex: qual sistema de avaliao de desempenho seria o mais adequado para nossa empresa. 4. O problema que se refere a predio de acontecimentos com vistas a planejar uma ao adequada. Ex: a prefeitura que saber como a construo de uma via elevada pode deteriorar uma rea urbana. Problema por razes de ordem intelectual Razes que conduzem a formulao de problemas de ordem intelectual: 1. Pode ocorrer que um pesquisador tenha interesse na explorao de um objeto pouco conhecido. Exemplo: quando Freud iniciou seus estudos sobre o inconsciente, esse constitua uma rea inexplorada. 2. Um pesquisador pode interessar-se por reas j exploradas, mas com o objetivo de: determinar com maior especificidade as condies em que ocorrem ou como podem ser influenciadas por outros. Exemplo: verificar como fatores no econmicos agem como motivadores no trabalho. Vrias pesquisas foram feitas sobre o assunto, mas pode-se verificar variaes nesta generalizao, como pode-se indagar como fatores especificamente culturais interferem no trabalho. 3. O Pesquisador pode interessar-se apenas pela descrio de um determinado fenmeno. Exemplo: verificar as caractersticas scio-econmicas de uma populao ou traar o perfil do adepto de uma determinada religio.

Como Formular um Problema Condies que facilitam a elaborao do problema: Imerso sistemtica no objeto, Estudo da literatura existente, Discusso com pessoas que acumulam experincia prtica no campo de estudo. 5 Regras para formulao do problema 1. O problema deve ser formulado como pergunta: a maneira mais fcil e direta de formular o problema. Se algum disser que vai propor pesquisar o problema divrcio, pouco est dizendo sobre o assunto. Mas se propuser: que fatores provocam o divrcio? Est efetivamente propondo um problema de pesquisa. Assim ao formular uma pergunta sobre o tema, provoca-se a sua problematizao. 2. O problema deve ser claro e preciso: Alguns problemas so formulados de maneira to vaga que no possvel imaginar nem mesmo por onde comear. Exemplo: como funciona a mente? Reformulando com preciso: que mecanismos psicolgicos podem ser identificados no processo de memorizao? 3. O problema deve ser emprico: O Problema cientfico no deve se referir a valores, pois conduzem a julgamento. Ex. Filhos de camponeses so melhores do filhos de operrios? O Problema cientfico deve estudar objetivamente fatos ou coisas. 4. O problema deve ser suscetvel de soluo: O Problema ser respondido se houver meios para isso, como por exemplo, meios tecnolgicos. 5. O problema deve ser limitado a uma dimenso vivel. Exemplo: o que pensam os jovens? Seria necessrio delimitar: a faixa etria, a localidade abrangida, o tema sobre o que pensam: religio, poltica, etc...

Potrebbero piacerti anche