Sei sulla pagina 1di 10

1

SEMINRIO PRESBITERIANO BRASIL CENTRAL EXTENSO JI-PARAN


BACHAREL EM TEOLOGIA

Teologia Sistemtica 3

A EXTENSO DA EXPIAO

Wilson Lucas Ferreira

JI-PARAN - RO 2012

SEMINRIO PRESBITERIANO BRASIL CENTRAL EXTENSO JI-PARAN DEPARTAMENTO TEOLOGIA SISTEMTICA

BACHAREL EM TEOLOGIA NOTURNO

WILSON LUCAS FERREIRA

A Extenso da Expiao

Artigo realizado como exigncia para complementao de nota da matria Teologia Sistemtica 3, do curso de Teologia do Seminrio Presbiteriano Brasil Central Extenso Ji-Paran, sob a orientao do Prof. Rev. Ewerton B. Tokashiki.

JI-PARAN 2013

A EXTENSO DA EXPIAO
Wilson Lucas Ferreira*

RESUMO Qual a extenso da expiao de Cristo? Eis uma pergunta que vem sendo debatida por muitos sculos. De um lado, homens estudiosos da Bblia afirmam que os ensinos da expiao contido nas Escrituras explicitam que ela est para todos, de forma que somente aqueles que se esforarem por obt-la, a recebero. De outro lado, existem os telogos que conseguiram extrair da Bblia uma lio mais coerente sobre o assunto, que diz que Deus, ainda antes da fundao do mundo definiu pelo seu mui sbio conselho, quem seriam os eleitos para a salvao e perdio eternas. Sendo Ele mesmo, primeira e unicamente a escolher os parmetros para esta deciso, no poderia esta deciso ser definida pela atitude de homens ainda nem sequer criados. A Extenso da expiao se d, unicamente queles que Deus definiu previamente que receberia, por graa, a Salvao.

PALAVRAS-CHAVE Extenso; Expiao; Extenso da Expiao; Doutrina Reformada; Calvinismo; Arminianismo; Arminiano; Eleio; Salvao.

INTRODUO A expiao, como diz o dicionrio da lngua portuguesa, Priberam, , entre outros, o cumprimento da pena ou castigo (que se reputa equivalente culpa ou delito); cumprir (a pena que reabilita).1 Embora o dicionrio no responda de forma exaustiva o termo expiao, ele responde o que, primariamente vem a significar este termo. Todavia, a Expiao de Cristo vai muito alm de algum cumprir uma pena e reabilitar a si mesmo ou a outro(s) atravs de um castigo. Todo Cristo que l as Escrituras e tem um mnimo de conhecimento sabe que Cristo morreu punido pelos pecados de outros, sendo Ele mesmo sem pecado algum. Quando Cristo morreu pelos pecados de outras pessoas, Ele fez a expiao

* Aluno do Seminrio Presbiteriano Brasil Central- Extenso Ji-Paran. 1 "expiao", no Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa, 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/expia%C3%A7%C3%A3o [consultado em 05-10-2013].

dos pecados destas pessoas, de forma que estas no mais pagaro por estes pecados, do contrrio, Cristo no os teria expiado. Uma vez que a culpa dos pecados de outras pessoas caram sobre Cristo, Ele foi punido por estes pecados, livrando tais pessoas [as remidas pela expiao] de serem condenadas perdio eterna, ou seja, do inferno. Em outras palavras: O Senhor Jesus recebeu sobre si a punio pela culpa dos pecados destas pessoas e estas pessoas foram perdoadas. Que Cristo expiou o pecado dos pecadores, sendo Ele mesmo sem pecado, no h dvidas (Neste trabalho no sero abordadas doutrinas que no professam Jesus como Salvador). A verdade sobre o acontecimento da morte de Cristo em favor de outros no est na morte em si, mas no nmero de pessoas que foram salvas por Sua morte. A dvida que impera entre alguns estudiosos em torno de at onde vai a extenso da expiao. Neste breve trabalho a Expiao ser apresentada sob a perspectiva bblica. Sero analisadas algumas teorias que fogem da Doutrina Ortodoxa Reformada da Expiao e alguns fatores histricos acerca das origens destas doutrinas.

1. TEORIAS SOBRE A EXPIAO DE CRISTO Duas linhas de pensamento fazem afirmaes diferentes sobre a Extenso da Expiao de Cristo. Uma diz que Ele morreu por todas as pessoas, cabendo a elas mesmas fazerem por merecer a salvao e, desta forma, serem salvas por causa da escolha de Deus atravs de Sua prescincia. A segunda linha de pensamento afirma que Cristo morreu por algumas pessoas, apenas. Ele no morreu por todos, como dizem os primeiros. Estes estudiosos defendem e pregam que Deus pr destinou uns para a salvao e outros para a perdio de uma vez por todas.

1.1.

TEORIA ARMINIANA

Os arminianos afirmam que Deus viu todas as coisas que aconteceriam, ainda, na eternidade, antes que elas de fato acontecessem; e definiu a salvao dos Eleitos por causa do que estes iriam fazer (Prescincia). Vendo Deus que tal pessoa iria se esforar para ter f, ento a elegeu para obter a salvao. Deste modo, a salvao se estenderia a todos, bastando apenas que a pessoa se esforasse para poder ser salva.

Joo Wesley defende a teoria arminiana da expiao de que Deus escolhe os Seus eleitos, baseado em Sua prescincia. Para isso, ele usa como base o texto da Primeira Epstola de Pedro: 1.1: eleitos, segundo a prescincia de Deus Pai, em santificao do Esprito, para a obedincia e a asperso do sangue de Jesus Cristo, graa e paz vos sejam multiplicadas. E Samuel Falco, quando cita a teoria arminiana defendida por Joo Wesley, diz:
A Escritura nos claramente o que predestinao: Deus designar de antemo para a salvao os crentes obedientes, no sem conhecer antecipadamente todas as obras deles, segundo sua prescincia dessas obras, desde a fundao do mundo. De igual modo predestina ou designa de antemo todos os incrdulos desobedientes para a condenao, no sem conhecer antecipadamente todas as obras deles, mas segundo Sua prescincia dessas obras, desde a fundao do mundo. (FALCO, apud WESLEY, 1997, p. 117).

Joo Wesley define seu raciocnio com o seguinte argumento:


Podemos ir um pouco mais alm. Deus, desde a fundao do mundo, previu todos quantos iam crer ou os que no iam crer. De acordo com essa prescincia escolheu ou elegeu todos os crentes obedientes, como tais, para a salvao, e recusou ou reprovou todos os incrdulos desobedientes, como tais para considerar a eleio e a reprovao segundo a prescincia de Deus, desde a fundao do mundo. (Ibid., p. 118).

John Owen, questionando sobre o pensamento arminiano de que a morte de Cristo sugere uma possibilidade de salvao, mais do que a certeza da salvao, diz:
Alguns tm sugerido que a morte de Cristo obteve a redeno suficiente para todos os homens, se eles simplesmente crerem Nele. Esse benefcio, entretanto, dado somente a alguns, porque apenas alguns crem. Cristo, dizem eles, obteve a salvao que suficiente para todos, mas que, na verdade, salva apenas alguns. (Owen, p. 19)

O pensamento arminiano acerca da expiao de Cristo deixa bastante evidente que o homem tem o papel fundamental em sua salvao, ao contrrio do que diz as Escrituras. Como j mencionamos o pensamento doutrinrio arminiano acerca da expiao de Cristo define a salvao dos eleitos a partir de suas obras, ainda que antes de seu nascimento, pois Deus escolhe-os como eleitos por prever

as suas aes. Isto, no entanto, faz Deus parecer algum que est prontamente disposto a responder qualquer que sejam os interesses dos homens, assim que estes decidirem escolh-Lo. 1.2. TEORIA REFORMADA

A Doutrina da Expiao ensina que Deus, antes da fundao do mundo, elegeu aqueles que obteriam a salvao atravs da morte expiatria de Cristo. Cristo, por causa da Aliana feita com Deus desde antes que o mundo fosse mundo, veio at ns, cumpriu cabalmente o que fora proposto na Aliana e resgatou cada um daqueles que Deus Lhe dera como herana. Na viso Reformada da Predestinao, a escolha de Deus precede a escolha do homem. Sem a predestinao divina e sem o chamado divino interior, a viso reformada sustenta que ningum jamais escolheria a Cristo. (Sproul, 1998, p. 120). A Confisso de F de Westminster declara o seguinte, a respeito da deciso de Deus para escolher os Seus eleitos:
Segundo o seu eterno e imutvel propsito e segundo o santo conselho e beneplcito da sua vontade, antes que fosse o mundo criado, Deus escolheu em Cristo, para a glria eterna, os homens que so predestinados para a vida; para o louvor da sua gloriosa graa, ele os escolheu de sua mera e livre graa e amor, e no por previso de f, ou de boas obras e perseverana nelas, ou de qualquer outra coisa na criatura que a isso o movesse, como condio ou causa. (CFW, III. V.).

Como relata tambm, a Confisso de F de Westminster: Ainda que Deus sabe tudo quanto pode ou h de acontecer em todas as circunstncias imaginveis, ele no decreta coisa alguma por hav-la previsto como futura, ou como coisa que havia de acontecer em tais e tais condies. (CFW, III. II.). Vincente Cheung tem um bom argumento quanto ao fato de que o homem jamais poderia escolher sozinho, agradar a Deus:
O pecador est espiritualmente morto em pecado. Ele est numa condio tal que a converso requer uma reconstruo radical no intelecto e na personalidade, equivalendo a uma ressurreio espiritual. Agora, algum que est meramente doente e cego pode talvez fazer algo para ajudar a si mesmo, ou pelo menos receber um dom que lhe oferecido. Contudo, algum que est morto no pode fazer ou decidir nada para si mesmo;

portanto, antes dessa reconstruo radical ou ressurreio espiritual, um homem no pode contribuir ou cooperar em sua prpria salvao, nem est disposto a assim fazer. Rom anos 8:7 diz: A mentalidade da carne inimiga de Deus porque no se submete Lei de Deus, nem pode faz-lo. Portanto, depende somente de Deus decidir e realizar uma regenerao espiritual da pessoa. (2008, p. 94).

Fica evidente que duas verdades to contraditrias no podem existir. Neste caso, uma verdade e a outra heresia. evidente tambm que a verdade e as Confisses Reformadas esto a favor da segunda doutrina. E esta no a Doutrina verdadeira porque ns a defendemos, mas ns a defendemos porque ela a Doutrina verdadeira, porque a Bblia d respaldo para ela.

2. REFUTAO DA DOUTRINA ARMINIANA DA EXPIAO Samuel Falco continua as suas observaes quando da teoria de Joo Wesley sobre a predestinao, e diz:
Como vimos, o arminianismo ensina que Deus s elege aqueles que previu iriam crer e obedecer at o fim. Se isto verdade, em vez de ser Deus quem elege o homem, o homem quem elege a Deus, porque, segundo este modo de interpretar a eleio, Deus s escolhe aqueles que primeiro O escolham. [...] Dando nfase no livre arbtrio do homem, os arminianos praticamente negam o livre arbtrio de Deus. Em vez de dizer que Deus elege, seria mais prprio Bblia dizer que o homem quem elege. (1997, p. 120).

Quanto citao feita por Joo Wesley sobre a Primeira Epstola de Pedro, Samuel Falco faz as seguintes argumentaes:
Mas, que dizem as Escrituras sobre este assunto? No diz a Bblia que predestinao ou eleio de Deus depende de Sua prescincia? No est escrito: Aos que de antemo conheceu, tambm os predestinou? (Rm 8.29) E, eleitos segundo a prescincia de Deus Pai? (1 Pe 1.2) Sim, verdade, mas que quer isso dizer? A Bblia no diz que Deus predestinou ou elegeu aqueles cuja f, obras, santidade, e perseverana Ele conheceu de antemo. Esta ideia absolutamente no est contida nos textos. A prescincia divina tem por objeto pessoas, e no atos. Aos que de antemo conheceu, tambm os predestinou , foi o que Paulo escreveu. A fim de eleger na eternidade, Deus precisava conhecer de antemo os objetos de Sua eleio. A prescincia de Deus, da qual Pedro fala, no se refere ao

conhecimento antecipado que Deus tem de todas as coisas e todos os seres. Quer dizer que os eleitos estavam todos eternamente presentes em Cristo, na mente divina. (Ibid., p. 121).

3. A HISTRIA DA DOUTRINA DA EXPIAO Nem sempre houve divergncias sobre a Doutrina da Expiao. E embora Joo Calvino tenha difundido, de certa forma em um grau mais amplo, de modo que os estudiosos que os sucederam viessem a fazer a maioria das citaes referente a esta doutrina, citando-o, outras pessoas o precederam nesta doutrina. Acerca deste assunto, R. Scott Clark faz a seguinte afirmao:
[...] A doutrina da expiao definida no peculiarmente calvinista. Ela uma doutrina que tem sido sustentada por alguns dos maiores mestres da tradio crist, entre eles Agostinho, Prspero de Aquitaine, Gottschalk, Pedro o Lombardo, Toms de Aquino, bem como Calvino e toda a tradio calvinista aps ele. Deveria ser lembrado tambm que a natureza da controvrsia sobre a extenso da expiao tem mudado de certa forma desde o aparecimento do Arminianismo, dos Remonstrantes e a resposta do Snodo de Dort (1618-19). Nas discusses antes de Dort, frequentemente encontra-se os elementos da doutrina da expiao definida, mas porque a questo no estava to focada como ela se tornou no inicio do sculo 17, as respostas no foram to detalhadas como elas seriam mais tarde. Essa a natureza do desenvolvimento da doutrina crist: A 2 controvrsia frequentemente produz a preciso teolgica.

Embora seja um tema bastante discutido, a Doutrina da Expiao, no , por isso, um assunto to pacfico quando debatido por pes soas que tm pensamentos diferentes sobre o tema. Os estudiosos bblicos Reformados tm demonstrado biblicamente que a Doutrina da Expiao Limitada a mais coerente. Sabe-se, contudo, que ainda nos nossos dias, estudiosos arminianos tentam, em contrapartida a todo custo defender a sua crena, tentando contradizer os argumentos Reformados usando alegaes de que a Bblia os apoia em sua tese, mesmo quando seus argumentos so refutados biblicamente por causa da incoerncia que, se levadas a cabo, faria a Bblia se contradizer em vrios outros ensinos.

CONCLUSO Conclui-se, portanto que a Doutrina da Expiao que se pode, de fato, dar crdito, aquela que mantm Deus como Ele realmente : Soberano sobre tudo e
2

http://www.monergismo.com/textos/expiacao_limitada/historia_expiacao_scott_clark.htm [consultado em 05-10-2013].

sobre todos! A melhor doutrina no aquela que coloca o homem como o centro das coisas, ficando, inclusive, acima de Deus, o seu Criador. Esta doutrina inconcebvel! No se pode conceber como ensino passvel de crditos, aquele ensino que diz levar o homem a Deus por causa de sua prpria vontade [do homem] e tempo que lhe apraz [do homem]. Antes, essa vontade originada apenas em Deus, sem que ningum acima Dele viesse a coagi-lo para tal, onde Ele fosse constrangido para realizar tal feito por olhar l na frente e ver o interesse de um certo cidado e cri-lo para ser salvo, baseado em seus [do homem] prprios princpios. Ningum pode dizer qual foi o motivo [pessoal] que o fez merecer a salvao, pois este merecimento no existe. Do contrrio, se assim fosse, no seria graa, mas recompensa. Os mritos da salvao de um eleito so unicamente de Cristo. Algum que venha a merecer entrar no cu, no o fez por merecimento prprio, mas pelo merecimento que foi alcanado e s poderia ser pago por um, Cristo Jesus, O Redentor. THE EXTENT OF ATONEMENT
Wilson Lucas Ferreira
*

ABSTRACT What is the extent of the atonement of Christ? Here's a question that has been debated for centuries. On one side, men Bible scholars claim that the teachings of atonement contained in Scripture explain that it is for everyone, so that only those who strive to get it to receive. On the other hand, there are theologians who managed to draw a lesson from the Bible more coherent on the subject, which says that God, before the foundation of the world defined by his most wise counsel, who would be elected to salvation and eternal damnation. Himself being the first and only choose the parameters for this decision, this decision could not be defined by the attitude of men have not even created. The Extent of the Atonement is given, only those who receive God previously defined by grace, the salvation. KEYWORDS Extension ; Atonement ; Extent of the Atonement , Reformed Doctrine , Calvinism , Arminianism , Arminianism ; Election ; Salvation .

Student of Presbyterian Seminary Brazil Central Extension Ji-Paran.

10

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CHEUNG, Vincente. REFLEXES SOBRE AS QUESTES LTIMAS DA VIDA. 1 ed. So Paulo: Arte Editorial, 2008. CONFISSO DE F DE WESTMINSTER. 4 ed. So Paulo: Cultura Crist, 1999. FALCO, Samuel. ESCOLHIDOS EM CRISTO O que de fato a Bblia ensina sobre a Predestinao. 3 ed. So Paulo: Cultura Crist, 1997. OWEN, John. POR QUEM CRISTO MORREU. SPROUL, R. C.. ELEITOS DE DEUS. 1 ed. So Paulo: Cultura Crist, 1998.

Potrebbero piacerti anche