Sei sulla pagina 1di 37

Mdulo Opet&Mercado

Mdulo Opet&Mercado
Leitura e Interpretao de Texto Professora: Taciana Faria Aula 3

Contedo Aula 3
1. Produo de texto

Competncias
Ao final desta aula voc dever ser capaz de:

Elaborar textos atendendo s situaes de produo propostas quanto ao interlocutor, gnero, suporte, finalidade.
Elaborar, a partir de leituras propostas: resumos, parfrases e resenhas

Competncias
Utilizar com adequao recursos lingusticos tais como pontuao, acentuao, classes gramaticais e elementos normativos. Perceber a importncia e o uso dos elementos discursivos, textuais, estruturais e normativos na elaborao de textos orais e escritos.

Reconhecer as palavras e expresses que estabelecem a coeso, a coerncia e a progresso textual.

Na aula passada...
Estudamos sobre a importncia da leitura na formao do sujeito. Um cidado letrado ser capaz de, no s compreender a realidade que o cerca, como tambm avali-la, discutir sobre ela e, quem sabe at, mudar os rumos da histria. Todos os textos que lemos pertencem a algum gnero. Os gneros textuais so a forma como os textos se materializam em sociedade. Podem ser orais ou escritos, verbais e/ou no-verbais.

Na aula passada...

So exemplos de gneros textuais:

Msica, resumo de novela, rap, contas (gua, luz, telefone), propaganda publicitria, reportagem, texto de lei, discurso, literatura de cordel, telegrama, e-mail, ata, orao, etc...

Produo de texto
Muitos acreditam que escrever seja uma questo de dom. Outros imaginam que dependa de tcnica. Mas o mais adequado seria dizer que O ato de escrever , primeiro e antes de tudo, a questo do desejo. Ora o desejo de os outros se reproduzirem em ns, atravs das palavras, ora o nosso desejo de nos reproduzirmos, nos multiplicarmos, nos transcendermos e, mesmo, nos imortalizarmos, atravs de nossas palavras.
(Gustavo Bernardo. Redao inquieta. Editora Globo, 1998.)

Produo de texto
Sabemos bem que esse tal desejo de escrever no to comum assim. Poucos se arriscam, seja porque acreditam que no nasceram para isso, ou porque tm receio da reprovao do olhar censurador do outro, ou ainda porque temem virar alvo de chacota em e-mails ou no Programa do J. preciso rever esses conceitos, no que se refere ao ato de escrever.

Produo de texto
Como vimos na aula 1, h momentos em que precisamos usar o portugus padro na lngua escrita. Isso pode ocorrer quando somos avaliados (em provas de concursos pblicos, vestibulares, TCCs, dissertaes de Mestrado, teses de Doutorado...), ou mesmo em nosso local de trabalho, quando escrevemos relatrios, cartas, emails, atas...

Em todos os casos, dois pontos precisam ser levados em conta:

Produo de texto
Primeiro, no podemos acreditar depende de inspirao, algo externo a que independe de nossas vontades. podemos crer que se baseia apenas em para escrever no necessrio decorar regras gramaticais. que a escrita ns mesmos e Tambm no tcnica, isto , regras e mais

Escrever depende, acima de tudo, de se ter o que dizer e a quem dizer. Para isso, preciso tambm ter vontade, desejo de se fazer, como alis, para tudo na vida.

Produo de texto
Se voc cozinha sem nimo, a comida pode no ficar muito apetitosa; se oferece, sem vontade, um produto para ser vendido, talvez nem chegue a concretizar a venda. Da mesma forma, se escreve sem prazer, isso se reflete no texto. Para que um texto seja bom, bem escrito preciso que tenha contedo, alm de sentido, claro, e as ideias precisam estar bem amarradas, a isso d-se o nome de coeso.

Produo de texto
Condies de Produo

Contedo (ter o que dizer)


Interlocutor (ter e a quem dizer)

Texto
Coerncia (sentido)

Coeso (aspectos da escrita)

Produo de texto
Em um texto escrito importante estar atento diviso de pargrafos e isso costuma gerar dvidas em muita gente.

Primeiramente, o que pargrafo?


uma frase ou um conjunto delas que forma uma sequncia lgica de sentido. Dentro de um mesmo tema, h diferentes formas de tratar do assunto; a cada vez que se muda o enfoque, muda-se tambm de pargrafo. Veja o exemplo:

Produo de texto
Tema: Brasil sede da Copa de 2014 Imaginemos um texto de 4 pargrafos. 1 pargrafo: Apresentar o tema ao leitor: informar objetivamente sobre o fato (se o texto for jornalstico, como notcia ou reportagem) ou apresentar, de maneira pessoal, uma tese sobre o tema.

Ex.: Em 2014, o Brasil ser sede da Copa do Mundo, mas algo preocupa: estamos preparados para isso? (o texto
inicia, lanando uma dvida sobre a capacidade e/ou competncia do Brasil de sediar um evento como esse).

Produo de texto
2 pargrafo: Desenvolver a ideia lanada no 1 . Sendo o texto de opinio, aqui ser o momento de apresentar argumentos. Ateno! Cada argumento deve aparecer em um pargrafo diferente. Ex.: Sabe-se que h um srio problema relacionado segurana pblica em vrias cidades brasileiras que sediaro jogos da Copa. (...) (tema: falta de segurana pblica )

Produo de texto
3 pargrafo: apresentao de outro argumento. Este pode confirmar o primeiro ou fazer-lhe oposio, mostrando dois lados de uma mesma questo. O autor decide.

Ex.: Por outro lado, o Governo Federal e os Estaduais no vm medindo esforos para resolver esse problema. H contratao de maior efetivo policial, por meio de concursos pblicos, e um combate ostensivo em relao ao trfico de drogas, como ocorre no Rio de Janeiro. (argumento contrrio ao lanado no 1 )

Produo de texto
4 pargrafo: fechamento da estrutura do texto, no necessariamente das ideias. O que isso significa? O texto precisa ter fim, mas voc no tem que bater martelo sobre a questo. Sua tese no a nica, nem a ltima, ou mais importante sobre o tema. apenas uma ideia. Voc pode, inclusive, terminar um texto, lanando uma dvida para o leitor (final aberto), provocando-lhe reflexo. Ex.: Assim, unindo esforos, talvez possamos realizar um grande espetculo. J reservou seu ingresso?

Produo de texto
Importante! Algumas palavras e expresses que podem ser usadas na concluso do texto: assim, desse modo, dessa forma, ento, logo, finalmente, para finalizar, concluindo. Sempre separadas por vrgula do restante da orao.

Produo de texto
Observe o trecho a seguir: Violncia social A violncia em nosso pais esta a cada dia que passa se acentuando mais, isso devido a diversos fatores podemos citar o fator economico a ganncia do homem pelo dinheiro, o desemprego dos pais, a falta de moradias, alimentao e educao impedem o de criar seus filhos dignamente dai a grande violencia da sociedade o menor abandonado, que sozinho sem ter uma mo firme que o conduza pela vida, parte para o crime o roubo na tentativa de sobreviver. (...)
(COSTA VAL, Maria da Graa. Redao e textualidade.)

Produo de texto
O trecho lido parte de um texto produzido para o vestibular de uma universidade federal. Ele cumpre as condies bsicas de produo?

Vejamos alguns problemas graves de coeso e coerncia: Acentuao: (pais/pas esta/est dai/da - violencia/violncia
economico/econmico)

Pontuao (vrgula, ponto final e ponto e vrgula):


Coerncia: (falta de alguma informao, mistura de assuntos)

Produo de texto
A violncia , em nosso pais , esta , a cada dia que passa , se acentuando mais, ; isso , devido a diversos fatores . (?) podemos citar o fator economico , a ganncia do homem pelo dinheiro, o desemprego dos pais (de quem?), a falta de moradias, alimentao e educao . (Tudo isso / Esses fatores) impedem o (impedem-no) de criar seus (de quem?) filhos dignamente , dai a grande violencia da sociedade . (?) o menor abandonado, que , sozinho , sem ter uma mo firme que o conduza pela vida, parte para o crime , o roubo , na tentativa de sobreviver. (...)

Produo de texto
Leia o trecho a seguir. parte de um artigo de opinio e exemplo do bom emprego das condies de produo. Estradas Brasileiras - Destino: Morte

As recentes tragdias de Angra dos Reis, So Luiz do Paraitinga e a queda da ponte do rio Jacu, em Agudos, no Rio Grande do Sul, no se comparam mais hedionda catstrofe brasileira, provocada pelo descaso do poder pblico: as mortes em nossa malha rodoviria.

Produo de texto
Em 2008, segundo o Ministrio da Sade, acidentes de trnsito ceifaram a vida de 36.666 pessoas o equivalente a 100 mortes por dia! Nos ltimos sete anos as vtimas somam 247.722. No mesmo perodo morreram, na guerra do Iraque, 62 mil pessoas, quase quatro vezes menos do nmero de bitos nas rodovias do Brasil. (...)
(Frei Betto. Em: 22/01/2010. http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_Canal=53&cod_noticia=14144)

Produo de texto
Em relao ao texto de Frei Betto, podemos dizer que - Tem contedo => apresenta informaes sobre o tema, demonstra conhecimento. - Prev um interlocutor => o texto um artigo de opinio; logo, tenta convencer algum a respeito de determinado tema, no caso, de que as estradas brasileira matam mais que todas as tragdias j presenciadas no Brasil e mais at que na guerra do Iraque.

Produo de texto
Coerncia => as informaes esto bem delimitadas, no se misturam e uma no contradiz a outra; pelo contrrio, completam-se. Coeso => h diviso de pargrafos (mudou o assunto, muda-se o pargrafo); a pontuao divide corretamente as informaes temporais (datas), espaciais (lugares, regies) e explicaes. No h repetio desnecessria de palavras.

Produo de texto
Mas o que fazer para escrever bem? - Desejo, vontade: querer fazer e fazer com prazer. - Prtica: da mesma forma que se aprende a ler, lendo; s se aprende a escrever, escrevendo, praticando. - LEITURA => s temos o que dizer sobre determinado assunto se temos conhecimento sobre ele e a leitura fundamental nesse ponto. Assim, ler ajuda a escrever, no que se refere construo das ideias.

Produo de texto
Se o texto a ser produzido exige argumentao, preciso lembrar que as opinies ali contidas necessitam de defesa e esta pressupe argumentos e provas: se afirma, sustente! Caso contrrio, a tese defendida no convencer. Ateno aos tipos de argumentos que podem ser usados:

Produo de texto
Argumentos de autoridade Explicao Ajuda a sustentar sua posio, lanando mo da voz de um especialista, uma pessoa respeitvel (lder, poltico, artista), uma instituio de pesquisa considerada autoridade no assunto. Relata um fato ocorrido com ele ou com algum para dar um exemplo de como aquilo que ele defende vlido. Comprova seus argumentos com informaes incontestveis: dados estatsticos, fatos histricos, acontecimentos notrios. Refere-se a valores ticos ou morais supostamente irrefutveis. Afirma que um fato decorrncia de outro. ocorre em

de exemplificao

de provas

de princpio ou crena pessoal de causa e consequncia

Produo de texto
Exemplos A sade do municpio anda mal cuidada. Muitos cidados relatam que foram aos postos de sade e no havia mdicos para atend-los. (de exemplificao) Para a antroploga Yvonne Maggie, professora da UFRJ, instituir o conceito de raa s traz sofrimento. (Folha de S.Paulo, 7/7/2006) (de autoridade) Como j afirmei, sou contra o aborto. Alm de tudo disse anteriormente, a vida um dom de Deus e nenhum homem tem o direito de tir-la. (de crena pessoal)

Produo de texto
Resumo, resenha e parfrase

Durante a vida acadmica, alguns gneros textuais sero solicitados com maior frequncia. importante estar a par de suas caractersticas bsicas e de como fazer cada um deles.
1. Resumo um gnero textual que consiste na apresentao concisa de pontos importantes de um texto. Logo, um resumo sempre ir dialogar com um texto original.

Produo de texto
Como fazer um resumo?

Em primeiro lugar, necessrio compreender as ideias apresentadas no texto que se pretende resumir. Para tanto, leia o texto mais de uma vez, tentando identificar o que principal e o que secundrio. Um procedimento que ajuda bastante grifar com lpis ou marca-textos os trechos mais relevantes e escrever pequenos comentrios ao lado dos pargrafos.
Importantssimo! Um resumo nunca deve conter a opinio de quem o escreve.

Produo de texto
Resumir no copiar frases ou partes do texto original, construindo uma espcie de colcha de retalhos. Em um resumo, devemos escrever, com outras palavras, os pontos mais importantes de um texto.

Nunca leia e resuma ao mesmo tempo! Para resumir, precisamos ter certo distanciamento do objeto de estudo. Ao final da leitura, preciso que consigamos enxergar o texto de cima, para visualizarmos sua estrutura, os caminhos seguidos; s assim saberemos que posicionamento assumido ou que linha de argumentao apresentada, por exemplo.

Produo de texto
2. Resenha um texto curto, uma crtica resumida de uma determinada obra: cientfica, literria, esportiva, cinematogrfica. A resenha , ento, uma espcie de resumo crtico. A linguagem pode variar de acordo com a situao comunicativa. Para opinar, com propriedade, sobre determinado tema, preciso conhecimento, muita informao e leitura.

Produo de texto
3. Parfrase Parafrasear consiste em escrever um texto, retomando o original e mantendo as mesmas intenes. Assim, uma parfrase retoma um texto fonte e o repete com outras palavras, mas sem alterar suas ideias.

Produo de texto
Ex.: Democracia quando eu mando em voc, ditadura quando voc manda em mim. (Millr Fernandes) (citao original) Como j disse Millr Fernandes, democracia tem um conceito bem relativo, depende do local em que pessoa est. Se ela estiver no comando, h democracia; se ela for comandada, ento s existe a ditadura. (parfrase) A parfrase consiste em um excelente exerccio de escrita, uma vez que desenvolve poder de sntese, clareza e preciso vocabular.

Referncias bibliogrficas
COSTA VAL, Maria da Graa. Redao e textualidade. So Paulo: Martins Fontes, 1999. FARACO, Carlos Alberto. TEZZA, Cristovo. Prtica de texto para estudantes universitrios. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

PLATO & FIORIN. Para entender o texto. Leitura e redao. So Paulo: tica, 1990.

Potrebbero piacerti anche