Sei sulla pagina 1di 25

1

Apostila 2 Qumica 2007

Professora Izilda Maria Monte Mascaro

2
Foras Intermoleculares
Foras intermoleculares so as que resultam da interao entre molculas, no estado lquido e no estado slido. So essas foras que mantm as molculas unidas num lquido e num slido. As foras que existem entre as molculas - foras intermoleculares - no so to fortes como as ligaes inicas ou covalentes, mas so muito importantes; sobretudo quando se deseja explicar as propriedades macroscpicas da substncia. E so estas foras as responsveis pela existncia de 3 estados fsicos. Sem elas, s existiriam gases. Tabela 8 Comparao da intensidade das foras intermoleculares e ligaes qumicas ligao
qumica

fora

magnitude
(kJ/mol)

covalente 100-1000 inica 100-1000

dipolo-dipolo 0,1-10 intermolecular disperso 0,1-2 pontes de H 10-40

Quanto maior for a intensidade das foras intermoleculares, maior ser a energia necessria para provocar mudana de estado fsico e, conseqentemente, maiores sero os pontos de fuso e de ebulio dos compostos moleculares. 1 As foras intermoleculares so genericamente denominadas foras de van der Waals 2. As atraes existem tanto em substncias formadas por molculas polares como por molculas apolares, mas nessas ltimas a explicao foi dada por Fritz London apenas em 1930. As foras intermoleculares tm origem eletrnica: surgem de uma atrao eletrosttica entre nuvens de eltrons e ncleos atmicos. So fracas, se comparadas s ligaes covalentes ou inicas (veja Tabela 8), mas fortes o suficiente para sustentar uma lagartixa no teto da sala 3.

Durante uma mudana de estado ocorre simplesmente afastamento das molculas, ou seja, somente as foras intermoleculares so rompidas.
2

Este nome foi dado s foras intermoleculares em homenagem ao fsico holands Diderik van der Waals, que em 1873 reconheceu a existncia de foras atrativas e repulsivas fracas no gs real. H muita divergncia entre os autores em relao ao uso da denominao foras de van der Waals. Alguns consideram somente as interaes dipolo induzido-dipolo induzido como foras de van der Waals; outros incluem nessa denominao tambm as interaes dipolo permanente dipolo permanente: finalmente, h os que incluem tambm as pontes de hidrognio nessa denominao.
3

Uma dvida cruel tem atormentado muitos cientistas: como, de fato, a lagartixa consegue caminhar pelas paredes, mesmo no teto? Alguns sugeriram que suas patas possussem microventosas. Entretanto, todas as tentativas de se provar a existncia de tais ventosas falharam: as lagartixas possuem tal comportamento mesmo sob vcuo ou sobre uma superfcie muito lisa e molhada.

3
As foras atrativas intermoleculares, ou seja, as ligaes intermoleculares, podem ser classificadas em:

Interao dipolo permanente dipolo permanente (ou dipolo dipolo)

Interao dipolo induzido dipolo induzido ou foras de disperso de London

Pontes de hidrognio

Foras dipolo permanente dipolo permanente ou dipolo dipolo As molculas de alguns materiais, embora eletricamente neutras, podem possuir um dipolo eltrico permanente. Devido a alguma distoro na distribuio da carga eltrica, um lado da molcula ligeiramente mais "positivo" e o outro ligeiramente mais "negativo". A tendncia destas molculas se alinharem, e interagirem umas com as outras, por atrao eletrosttica entre os dipolos opostos. Esse tipo de fora intermolecular caracterstico de molculas polares. o que acontece, por exemplo, no HCl slido. Essa interao a mesma que ocorre entre os ons Na + e Cl- no retculo do NaCl (ligao inica), porm com menor intensidade. Alguns exemplos de substncias polares em que suas molculas interagem por dipolo dipolo: HCl , HBr , H 2S , CO , CHCl3 , SO2.

Figura 5 Interaes do tipo dipolo-dipolo entre duas molculas polares: metanol (CH 3OH) e clorofrmio (CHCl3).

Em 1960, o alemo Uwe Hiller sugeriu que um tipo de fora atrativa, entre as molculas da parede e as molculas da pata da lagartixa, fosse a responsvel. Hiller sugeriu que estas foras fossem as foras intermoleculares de van der Waals. Tudo bem que elas mantenham molculas unidas, mas... uma lagartixa? Poucos deram crdito sugesto de Hiller. At que, em um exemplar recente da revista Nature, Autumn escreveu o artigo "Full, Adhesive force of a single gecko foot-hair" (Autumn, K. et al., Nature 405, 681685 (2000)), trazendo evidncias de que, de fato, so foras intermoleculares as responsveis pela adeso da pata da lagartixa parede. Mais precisamente entre a superfcie e as molculas dos "setae", pelos microscpicos que cobrem as patas das lagartixas.

4
Foras dipolo induzido dipolo induzido Essas foras ocorrem em todos os tipos de molculas, mas so as nicas que acontecem entre molculas apolares. Mesmo em molculas que no possuem momento de dipolo permanente (por exemplo, no gs nobre nenio ou no lquido orgnico benzeno) existe uma fora de atrao (do contrrio nem o benzeno ou nenio poderiam ser liquefeitos). A natureza destas foras foi primeiramente reconhecida pelo fsico polons Fritz London, que as relacionou com o movimento eletrnico nas molculas. London sugeriu que, em um determinado instante, o centro de carga negativa dos eltrons e de carga positiva do ncleo atmico poderia no coincidir. Esta flutuao eletrnica poderia transformar as molculas apolares, tal como o benzeno, em dipolos tempo-dependentes, mesmo que, aps um certo intervalo de tempo, a polarizao mdia seja zero. Estes dipolos instantneos no podem orientar-se para um alinhamento de suas molculas, mas eles podem induzir a polarizao das molculas adjacentes, resultando em foras atrativas. Estas foras so conhecidas como foras de disperso (ou foras de London), e esto presentes em todas as molculas apolares e, algumas vezes, mesmo entre molculas polares. Figura 6 Foras de disperso entre duas molculas apolares, octano (C8H18) e hexano (C6H14) Considerando uma molcula apolar isolada (estado gasoso), percebe-se que ela no apresenta plos, mas, em uma substncia formada por esse tipo de molculas no estado slido ou lquido, devido sua maior proximidade, ocorrer uma deformao momentnea nas nuvens eletrnicas, originando plos negativo e positivo. Alguns exemplos de substncias formadas por molculas apolares que interagem por foras intermoleculares dipolo induzido dipolo induzido: H2, O2 , F2, Cl2, CH4 , CO2. Pontes de Hidrognio Algumas molculas, entretanto, exibem um tipo especial de interao dipolo-dipolo. o caso da gua: olhe atentamente para a Figura 7, abaixo. A temperatura de ebulio do hidreto de oxignio (gua) muito diferente de todos os outros hidretos dos elementos da famlia do oxignio. Exceto a gua, todos parecem seguir uma regra de que quanto menor a massa molecular, menor a temperatura de ebulio. Por esta regra (que parece ser obedecida na famlia do carbono), a gua deveria ser, temperatura ambiente, um gs, com uma temperatura de ebulio bem abaixo de 0 oC. Todos sabemos que, na verdade, a gua um lquido com ponto de ebulio de +100 oC!

Figura 7 Pontos de ebulio dos grupo 4A (abaixo) e 6A (acima) em

hidretos do funo da

5
massa molar. A gua, portanto, deve possuir um tipo de interao diferenciado. O que acontece que os hidrognios ligados ao oxignio que formam o lado "positivo" do dipolo permanente desta molcula. O tomo de hidrognio formado por apenas um prton e um eltron. Como o eltron fortemente atrado pelo oxignio, na gua, este prton encontra-se desprotegido.

Figura 8 Ponte de hidrognio entre molculas de gua

A gua possui, ento, um dipolo bastante forte, com uma das cargas (positiva) bastante localizada. Este prton pode interagir com as regies negativas (o oxignio) de outras molculas de gua, resultando em uma forte rede de ligaes intermoleculares. Esta interao chamada de ligao hidrognio, e ocorre entre tomos de hidrognio ligados a elementos como o oxignio, flor ou nitrognio, com tomos de O, N ou F de outras molculas. Esta interao a mais intensa de todas as foras intermoleculares (veja Tabela 8).

Figura 9 Ponte de hidrognio entre o hidrognio do metanol e o oxignio da gua. Tenso Superficial Como conseqncia das fortes interaes intermoleculares, a gua apresenta algumas propriedades especiais. Alguns insetos, por exemplo, podem andar sobre ela.

Figura 10 A tenso superficial permite que alguns insetos caminhem na gua.

6
Uma lmina de barbear, se colocada horizontalmente, tambm flutua na gua. Isto se deve tenso superficial4 da gua: uma propriedade que faz com o lquido se comporte como se tivesse uma membrana elstica em sua superfcie. Este fenmeno pode ser observado em quase todos os lquidos, e o responsvel pela forma esfrica de gotas ou bolhas do lquido. A razo que as molculas de gua interagem muito mais fortemente com suas vizinhas do que com as molculas do ar, na interface. As molculas que esto no interior da gota, por exemplo, interagem com outras molculas em todas as direes; as molculas da superfcie, por outro lado, interagem somente com molculas que esto nas suas laterais ou logo abaixo. Este desbalano de foras intermoleculares faz com que estas molculas, da superfcie, sejam atradas para o interior do lquido. Para se remover estas molculas da superfcie necessria uma certa quantidade mnima de energia - a tenso superficial. Para a gua, isto corresponde a 7,28.10-2 J/m2, a 20oC, que significa que se deve fornecer uma energia de 7,28.10-2 J para aumentar a rea superficial de determinada quantidade de gua em 1 m2.

Figura 11 - A forma esfrica das gotas de gua em uma superfcie encerada surge do efeito da tenso superficial. As gotas esto ligeiramente achatadas pelo efeito da gravidade da Terra . A Tabela 9 apresenta as tenses superficiais de diversos lquidos.

Tenso superficial a energia necessria para aumentar a rea superficial de um lquido em quantidade unitria.

7
Tabela 9: Tenso superficial para lquidos em contato com o a r Substncia Azeite Glicerina gua gua gua Mercrio Temperatura/ Tenso superficial C (10- 2 N/m2) 20 3,20 20 6,31 60 6,62 20 7,28 0 7,56 20 46,50

Por que o gelo bia na gua? Uma das mais notveis conseqncias das pontes de hidrognio encontrada quando as densidades do gelo e da gua so comparadas. Em muitas substncias as molculas do slido so mais densamente empacotadas do que no lquido. Assim, a fase slida mais densa que a fase lquida. Contrariamente, a densidade do gelo a 0 C (0,917 g/mL) menor que a da gua lquida (1,00 g/mL), de forma que o gelo flutua na gua. A densidade mais baixa do gelo comparada com a da gua pode ser entendida em termos das interaes pontes de hidrognio entre as molculas de gua. No estado lquido, cada molcula de gua sofre variaes contnuas de interaes com seus vizinhos. A ligao de hidrognio a componente principal dessas interaes. As molculas esto to prximas quanto possvel, mesmo que seus movimentos trmicos mantenham-nas em constante movimento. Entretanto, quando a gua congela, as molculas assumem um arranjo aberto e ordenado, esse arranjo otimiza as pontes de hidrognio entre as molculas, mas cria uma estrutura menos densa para o gelo se comparada da gua. Uma determinada massa de gelo ocupa maior volume que a mesma massa de gua lquida. Imaginemos como seria se o gelo fosse mais denso do que a gua lquida. A gua, nas represas e nos lagos, ao se congelar, afundaria, fazendo com que mais gua lquida entrasse em contato com ar frio, o que provocaria tambm o seu congelamento. Em regies onde, no inverno, a temperatura cai muito abaixo de zero graus Celsius, toda a massa de gua do lago se solidificaria, matando todos os peixes e outros organismos que vivem na gua. Foras Coesivas e Foras Adesivas Foras coesivas so s foras intermoleculares que unem molculas similares, como as pontes de hidrognio na gua. Foras adesivas so as foras intermoleculares que unem uma sua substncia superfcie. A gua colocada em um tubo de vidro adere ao vidro porque as foras adesivas entre a gua e o vidro so ainda maiores que as foras coesivas entre as molculas de gua. O menisco da gua tem, portanto, formato em U (Figura 12). Entretanto, para o mercrio, o menisco curvado para baixo onde o mercrio entra em contato com o vidro (Figura 12). Nesse caso, as foras coesivas so muito maiores que as foras adesivas entre os tomos de mercrio e o vidro.

Figura 12 - Quando as foras adesivas entre um lquido e um vidro so mais fortes que as foras coesivas dentro do lquido, este forma o menisco mostrado aqui para a gua (esquerda). Quando as foras coesivas so mais fortes que as adesivas (como so para o mercrio em vidro), as bordas da superfcie curvam-se para dentro (direita). Capilaridade Quando um tubo de vidro de dimetro pequeno, ou capilar, colocado na gua, a gua sobe no tubo. A subida de lquido em tubos muito estreitos chamada ao capilar. As foras adesivas entre o lquido e as paredes do tubo tendem a aumentar a rea superficial do lquido. A tenso superficial do lquido tende a reduzir a rea, em conseqncia atraindo o lquido para cima no tubo. O lquido sobe at que as foras adesivas e coesivas sejam equilibradas pela fora da gravidade no lquido. A ao capilar ajuda a gua e os nutrientes dissolvidos a se moverem para cima nas plantas. A umidade que sobe pelas paredes de casas que o baldrame no foi devidamente impermeabilizado se deve ao capilar dos poros dos tijolos, argamassa e concreto . Foras intermoleculares e os pontos de ebulio As foras intermoleculares so tambm responsveis pelas diferenas nas temperaturas de ebulio de vrios ismeros constitucionais orgnicos, isto , molculas orgnicas que possuem a mesma frmula molecular (e, por conseqncia, a mesma massa molar), mas tem pontos de ebulio normal diferentes. O ponto de ebulio de um lquido definido como sendo a temperatura na qual a presso de vapor exercida pelo lquido se iguala presso externa. A gua, ao nvel do mar, tem uma presso de vapor igual a 1,00 atm somente a 100 oC. lgico se assumir que quanto mais forte for a atrao entre as molculas, isto , quanto mais intensas forem as foras intermoleculares, maior tambm ser a temperatura necessria para a ebulio do lquido. Observe, como exemplo, os dois ismeros para a frmula C5H12, o npentano e o neo-pentano (dimetil-propano), ilustrados na figura ao lado. Ambas as molculas no possuem dipolo permanente - so apolares. Ento, ambas interagem, entre si, via foras de disperso (London). Mas o que faz com que o npentano tenha uma temperatura de ebulio bem maior do que o neo-pentano? Observe que, temperatura ambiente, o npentano um lquido, enquanto que o outro ismero um gs!

9
Este caso ilustra uma propriedade das interaes intermoleculares: quanto maior for a rea de contato entre as molculas, maior a interao. No caso no neo-pentano, a interao dificultada devido ao impedimento espacial provocado pelos grupos -CH 3. A polarizao induzida ocorre mais intensamente no caso da cadeia linear. Uma outra propriedade pode ser observada se acompanharmos a temperatura de ebulio dos compostos ao lado. O ter dimetlico (CH3 O CH3) , embora possua a maior massa molar, o que tem a menor Te ( um gs, temperatura ambiente). Tanto o metanol (CH3 OH) como a gua so lquidos, embora tenham massas molares menores. A gua, a molcula mais leve da srie, tem a maior temperatura de ebulio. Isto porque a gua e o metanol interagem via pontes de hidrognio a mais forte das interaes intermoleculares, enquanto que o ter interage via dipolo-dipolo - no possui hidrognios ligados ao oxignio. A gua possui dois hidrognios ligados ao oxignio - o que explica a sua maior temperatura de ebulio, em relao ao metanol, que possui apenas um. Como vemos, a substituio dos hidrognios da gua por grupos -CH3 leva a compostos com menor temperatura de ebulio.

Resumo dos fatores que influem nos pontos de ebulio (e de fuso) a) Tipo de fora intermolecular: Quanto mais intensas as atraes intermoleculares, maiores os seus PF e PE. b) Tamanho das molculas: Quanto maior for o tamanho de uma molcula, maior ser a sua superfcie, o que propicia um maior nmero de interaes com outras molculas vizinhas, acarretando PF e PE maiores. Para compostos de massas moleculares prximas, a ramificao abaixa o PE. Para comparar os pontos de fuso e ebulio de diferentes substncias, devemos considerar esses dois fatores da seguinte maneira:

Em molculas com tamanhos aproximadamente iguais:

Quanto maior a intensidade da interao, maiores os seus PF e PE.

Ordem crescente de intensidade de interao:

Dipolo induzido-dipolo induzido < dipolo-dipolo < pontes de H

Em molculas com o mesmo tipo de interao:

10
Quanto maior o tamanho da molcula, maiores os seus PF e PE.

Exerccios

1) 2) 3)

Comparando as substncias de frmulas HF e NaF, possvel prever qual apresenta maior ponto de fuso. Diga qual a substncia e explique como chegou a essa concluso. Considere as substncias O2, HCl, H2O, NH3, CO, CHCl3 no estado slido ou lquido. Indique o tipo de fora intermolecular predominante em cada uma delas. Em uma tabela de propriedades fsicas dos compostos orgnicos, foram encontrados os dados abaixo para compostos de cadeia linear. Estes compostos so etanol, heptano, hexano e 1propanol, no necessariamente nesta ordem. Composto Ponto de Ebulio (C) Solubilidade em gua Insolvel Solvel Solvel Insolvel

I 69,0 II 78,5 III 97,4 IV 98,4 Dados: Etanol: H3C H2C OH Heptano: H3C H2C H2C H2C H2C H2C CH3 Hexano: H3C H2C H2C H2C H2C CH3 1-propanol: H3C H2C H2C OH Quais so os compostos I, II, III e IV?

4)

Na produo industrial de panetones, se junta massa o aditivo qumico U.I. Esse aditivo a glicerina, que age como umectante, ou seja, retm a umidade para que a massa no resseque demais. A frmula estrutural da glicerina (propanotriol) : OH HO CH2 CH CH2 OH a) Represente as interaes existentes entre as molculas de gua e as de glicerina. b) Por que, ao se esquentar uma fatia de panetone ressecado, ela amolece, ficando mais macia?

5)

Fornea a ordem crescente de pontos de ebulio das substncias com frmulas: H3C CH2 OH (I) CH4 (II) CH3 CH3 (III)

6)

A substncia menos voltil, ou seja, a de maior ponto de ebulio : a) H3C - CH2 - CH3 d) H3C - O - CH3 b) H3C - O - CH2 - CH3 e) H3C - CH2 - OH c) H3C - CH2 - CH2 - OH

11

7)

Assinale, entre os hidrocarbonetos abaixo aquele que tem o maior PE: a) CH3CH2CH3 d) CH3CH2CH(CH3)2 b) CH3CH2CH2CH3 e) ( CH3)4C c) CH3CH2CH2CH2CH3

8) No processo de ebulio do hidrognio (H2), so rompidas:


a) b) c) d) e) Ligaes covalentes. Pontes de hidrognio. Ligaes covalentes e pontes de hidrognio. Foras dipolo induzido. Foras dipolo induzido e ligaes covalentes.

Massa atmica, massa molecular e mol


O tomo de 12C foi escolhido como tomo padro na construo das escalas de massas atmicas. Sua massa atmica foi fixada em 12 u.

Unidade de massa atmica (u) a massa de 1/12 do tomo de 12C, ou 1,66 x 10-24g.

Massa atmica de um tomo a massa desse tomo expressa em u. Indica quantas vezes a massa do tomo maior que 1/12 da massa de 12C. Massa atmica de um elemento formado por uma mistura de istopos a massa mdia dos tomos desse elemento expressa em u. igual mdia ponderada das massas atmicas dos istopos constituintes do elemento. Massa molecular de uma substncia a massa da molcula dessa substncia expressa em u. Indica quantas vezes a massa da molcula dessa substncia maior que a massa de 1/12 do tomo de 12C. A massa molecular de uma substncia numericamente igual soma das massas atmicas de todos os tomos da molcula dessa substncia.

Mol a unidade de quantidade de matria ou quantidade de substncia.

Mol a quantidade de matria (ou de substncia) que contm tantas entidades elementares representadas pela respectiva frmula, quantos so os tomos de 12C contidos em 0,012 kg de 12C. Constante de Avogadro (antigamente chamada nmero de Avogadro) o nmero de tomos de 12 C contidos em 0,012 kg de 12C. Seu valor numrico :

12

6,02 1023 mol 1


Massa molar a massa de substncia que contm 6,02 1023 entidades representadas pela frmula dessa substncia. comumente expressa em g/mol ou g mol1. Quando perguntamos qual a quantidade de X... , estamos perguntando quantos mols de X.... Volume Molar: o volume ocupado por 1 mol de qualquer gs em determinadas condies de temperatura e presso.

Volume Molar nas CNTP: 22,4 L/mol


CNTP = condies normais de temperatura e presso 1 atm. => T = 273K ou 0C e P = 760 mmHg ou

Exerccios 9)
Calcule a massa molecular e a massa molar de: a) cido sulfrico, H2SO4 b) sacarose ,C12H22O11, acar refinado Dadas as massas atmicas : H = 1 u ; C = 12 u; O = 1 u; S = 32 u

10)

Sabendo que a massa atmica da prata igual a 108 u, podemos afirmar que a massa de um tomo de prata : (I) 108 g. (II) 108 u. (III) 108 vezes mais que o tomo de 12C. (IV) 108 vezes mais que 1/12 da massa de um tomo de 12C. (V) 9 vezes mais que um tomo de 12C. Esto corretas somente as afirmaes: a) I, III e V b) II, III e V c) II, IV e V d) II e IV e) I

11)

Quais das afirmaes seguintes so corretas em relao glicose, C 6H12O6? I. Uma molcula de glicose pesa 180 g. II. Uma molcula de glicose pesa 180 u. III. Uma molcula de glicose pesa 180 vezes mais que um tomo de 12C. IV. Uma molcula de glicose pesa 180 vezes mais que 1/12 do tomo de 12C. Massas atmicas: H = 1 u; C = 12 u; O=16 u

12)

Calcule o nmero de tomos de carbono nas seguintes amostras: a) 12 g de 12C b) 1 mol de C2H2 c) 9.1023 molculas de CO

13)
a) u

A unidade de quantidade de matria ou quantidade de substncia : b) g c) kg d) L e) mol

14)

Um mol a quantidade de matria que contm o mesmo nmero de entidades elementares (tomos, molculas, ons, etc.), representados pela respectiva frmula, que o nmero de tomos de 12C, contidos em: a) 12 kg de 12C b) 12 g de 12C c) 1 g de 12C d) 1/12 g de 12C e) 1 u de 12C

13

15) 16) 17) 18) 19)

Quantos tomos de alumnio, e quantos mols de tomos de alumnio existem numa panela de alumnio cuja massa igual a 540 g ? Massa atmica do Al = 27 u 9,6 kg de um certo metal contm 2,4.1026 tomos. Qual a massa atmica desse metal?

Um cubo de ferro macio tem 1 cm de aresta. Sabendo que a densidade do ferro igual a 7,86 g/cm3, calcule a quantidade de ferro nesse cubo. Massa atmica do ferro = 56 u Uma amostra de certa liga metlica contm 1,2.10 22 tomos de estanho, 0,03 mol de chumbo e 2,09 g de bismuto. Qual a massa dessa amostra? Massas atmicas: Sn = 119; Pb = 207 A densidade da gua a 25C 1,0 g/mL. O volume de uma gota de gua , em mdia, 0,05 mL. Pede-se: a) o nmero de molculas de gua em uma gota de gua b) o nmero de tomos de hidrognio em uma gota de gua.

20)

Uma determinada qualidade de sal de cozinha contm aproximadamente 200g de sdio em cada embalagem de 1 quilograma do sal. A quantidade, em massa, de cloreto de sdio presente na embalagem desse sal de aproximadamente: Massas molares de Na = 23g.mol-1 e Cl = 35g.mol-1 a) 800 g b) 704 g c) 304 g d) 200 g e) 504 g

21)

A quantidade de lcool existente em um determinado tipo de vinho representa 9,7% da massa total do vinho. Quantas molculas deste lcool, de frmula C 2H5OH, so encontradas em 200mL desse vinho? Massas molares de C = 12g.mol-1; H = 1g.mol-1; O = 16g.mol-1 Densidade do vinho aproximadamente = 980 kg/m 3 Constante de Avogadro = 6,022 . 1023 a) 0,413 b) 6,022 . 1023 c) 2,49 . 1023 d) 2,54 . 1023 e) 1,20 . 1023

22)

No ano de 2000, na Blgica, descobriu-se que frangos estavam contaminados com uma dioxina contendo 44%, em massa, do elemento cloro. Esses frangos apresentavam, por kg, 2,0.10-13 mol desse composto, altamente txico. Supondo que um adulto possa ingerir, por dia, sem perigo, no mximo 3,23 x 10 -11g desse composto, a massa mxima diria, em kg de frango contaminado, que tal pessoa poderia consumir seria igual a: Dados: 1 mol da dioxina contm 4 mols de tomos de cloro. Massa molar do cloro (Cl) = 35,5 g/mol a) 0,2 b) 0,5 c) 1 d) 2 e) 3

23)

Uma pessoa que tomar, de 8 em 8 horas, um comprimido contendo 450mg de cido acetilsaliclico (C9H8O4), ter ingerido, aps 24 horas, um nmero de molculas dessa substncia igual a: Dados: massa molar do cido acetilsaliclico=180g/mol ; Constante de Avogadro = 6,0 .10 23 a) 10,8 . 1025 b) 2,7 . 1026 c) 4,5 . 1021 d) 1,2 . 1023 e) 1,5 . 1021

24) 25) 26)

Qual o volume ocupado por 0,25 mol de H2(g) nas CNTP? Qual o volume ocupado por 1,5.1022 molculas de O2(g) nas CNTP? Qual a massa em kg de 11,2 m3 de H2(g) nas CNTP ? (Massa molar do H2 = 2,0 g/mol)

14

27)

Qual o nmero de molculas contidas em 56 mL de metano, CH 4(g), na CNTP?

Reaes Qumicas
Uma reao qumica ocorre quando certas substncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, as ligaes entre tomos e molculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira.
Como estas ligaes podem ser muito fortes, energia, geralmente na forma de calor, necessria para iniciar a reao. As novas substncias possuem propriedades diferentes das substncias originais (reagentes). Como a ocorrncia de uma reao qumica indicada pelo aparecimento de novas substncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes, quando as substncias reagem, s vezes ocorrem fatos bastante visveis que confirmam a ocorrncia da reao e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gs e luz, mudana de colorao e cheiro, formao de precipitados, etc...

Equao Qumica
A equao qumica a forma de se descrever uma reao qumica. Smbolos e nmeros so utilizados para descrever os nomes e as propores das diferentes substncias que entram nestas reaes. Os reagentes so mostrados no lado esquerdo da equao e os produtos no lado direito.
Como balancear uma Equao Qumica?
Uma equao qumica deve ser balanceada de acordo com a Lei da Conservao da Matria. A Lei afirma que a matria no pode ser criada nem destruda durante a transformao qumica que ocorre em uma reao qumica. Ento, o total da massa dos reagentes deve ser igual ao total da massa dos produtos numa equao qumica balanceada. Em uma equao qumica balanceada, o nmero de tomos de cada elemento nos reagentes igual ao nmero de tomos de cada elemento dos produtos, uma vez que os tomos no so criados nem destrudos.

Exemplo de uma Equao Qumica no balanceada:

H2 + O2 H2O

15

Ora, se voc tiver duas vezes H2O, ter ento um total de 4 tomos de hidrognio e 2 tomos de oxignio. Certo?

Exemplo de uma Equao Qumica balanceada:

2H2 + O2 2H2O
Devemos lembrar que para ajustar uma equao qumica usamos unicamente os coeficientes. Em nenhum caso trocamos os ndices das frmulas. Se fizermos isso vamos alterar a identidade da substncia. Vamos ver um exemplo?

Embora a equao esteja balanceada, ela no representa a reao qumica da formao da gua. Ao trocar o ndice do oxignio da gua por dois, trocamos tambm o composto, obtendo assim a frmula da gua oxigenada.

Os coeficientes usados no balanceamento de uma equao qumica devem ser sempre os menores nmeros inteiros possveis.
Algumas equaes so facilmente balanceadas. Isso leva apenas alguns minutos, mas algumas so um pouco mais complicadas. Para facilitar esse tipo de operao, vamos aplicar o "mtodo por tentativas". Para isso, basta seguir algumas regrinhas prticas:

16

a. Comear o balanceamento com o elemento qumico que aparece apenas uma vez no lado dos reagentes e dos produtos. b. Dar preferncia ao elemento que possuir o maior ndice. Exemplo 1: A queima do lcool descrita pela seguinte equao qumica. Vamos
comear o balanceamento?

Como escolhemos os coeficientes? Devemos comear o acerto pelo elemento que aparea uma s vez de cada lado da equao (nesse caso temos o carbono e o hidrognio). Portanto, devemos multiplicar o carbono por 2 e o hidrognio por 3 (ambos do lado direito) para ficarmos com 2 tomos de carbono e 6 tomos de hidrognio de cada lado da equao. Teremos, portanto:

Agora vamos dar uma olhadinha para os oxignios. Temos 4 oxignios pertencentes ao CO2 e 3 oxignios da gua, somando um total de 7 oxignios do lado dos produtos e apenas 3 do lado dos reagentes (1 tomo de oxignio do C2H6O e 2 tomos do O2). Como podemos resolver isso? Basta multiplicar o oxignio por trs!!

Temos assim a equao balanceada. Viu como fcil? Vamos exercitar mais um pouquinho.

Exemplo 2:

Voc deve estar se perguntando: o que significa esse nmero fora dos parnteses? Nesse caso, os elementos entre os parnteses so multiplicados pelo nmero 2. Quer ver como fcil?

Agora que j sabemos determinar quantos elementos tm essa frmula, vamos comear o balanceamento?

17
Temos o clcio (Ca) e o fsforo (P), que aparecem uma vez de cada lado da equao. Mas por onde comear? Pela regra dois, devemos comear pelo elemento que tiver o maior ndice, nesse caso o clcio (Ca), que possui ndice 3. Devemos, portanto, multiplicar o clcio do lado esquerdo por 3.

Voc percebeu que a equao j est toda balanceada? Vamos conferir.

3 clcios 3 oxignios + 5 oxignios = 8 oxignios 2 fsforos

3 clcios 8 oxignios 2 fsforos

Exerccios
Balancear as seguintes equaes qumicas:

28) Ag2O Ag + O2 29) Al + O2 Al2O3 30) Al(OH)3 + H4SiO4 Al4(SiO4)3 + H2O 31) BaCl2 + H2SO4 HCl + BaSO4 32) BaO + As2O5 Ba3(AsO4)2 33) C2H4 + O2 CO2 + H2O 34) C3H2 + O2 CO2 + H2O 35) Ca3(PO4)2 + SiO2 + C CaSiO3 + CO + P4 36) CaO + P2O5 Ca3(PO4)2 37) CH4 + O2 CO2 + H2O 38) Cr + O2 Cr2O3

18

39) Cu + O2 CuO 40) Cu(OH)2 + H4P2O7 Cu2P2O7 + H2O 41) Fe + H2O Fe3O4 + H2 42) Fe3O4 + CO Fe + CO2 43) FeS2 + O2 Fe2O3 + SO2 44) H2 + Cl2 HCl 45) H3PO3 H2O + P2O3 46) HCl + Na3AsO3 NaCl + H3AsO3 47) HNO2 H2O + NO2 + NO 48) I2 + NaOH NaI + NaIO3 + H2O 49) K2Cr2O7 + KOH K2CrO4 + H2O 50) KClO2 KCl + O2 51) KClO3 KCl + O2 52) KClO4 KCl + O2 53) KNO3 KNO2 + O2 54) Mn3O4 + Al Mn + Al2O3 55) N2O4 NO2 56) N2O5 NO2 + O2 57) NH3 + HCl NH4Cl 58) NH4NO2 N2 + H2O 59) NH4NO3 N2O + H2O 60) P + O2 P2O3 61) P + O2 P2O5 62) P4 + O2 P2O5 63) PBr5 + H2O H3PO4 + HBr

19

64) PCl3 + H2O H3PO3 + HCl 65) SO3 + NaOH Na2SO4 + H2O 66) ZnS + O2 ZnO + SO2

Clculo Estequiomtrico
Clculo Estequiomtrico a parte da qumica que determina as quantidades de reagentes que devem ser utilizadas e de produtos que sero obtidos em uma reao qumica. RELAES BSICAS PARA O CLCULO ESTEQUIOMTRICO
Os coeficientes de uma reao qumica balanceada indicam a proporo de cada substncia que reage e que produzida. Essa proporo pode ser em mols, massa, nmero de molculas ou volume (para substncias na fase gasosa).

Exemplo: Relaes 1 N2(g) Mols Massa N. de Molculas Volume nas CNTP 1 mol 28g 6,02.1023 22,4L
EQUAO BALANCEADA

3 H2(g) 3 mols 6g 18,06.1023 67,2L

2 NH3(g) 2 mols 34g 12,04.1023 44,8L

Metodologia para resoluo de problemas de estequiometria

1. Escrever a equao qumica 2. Acertar os coeficientes 3. Estabelecer uma regra de trs


Casos Gerais de Clculo Estequiomtrico

20

1. Quando o dado e a pergunta so expressos em massa Exemplo: Calcular a massa de xido de cobre II (CuO) obtida a partir da reao
de 2,54 g de cobre metlico com oxignio (O 2) (massas atmicas: oxignio = 16; cobre = 63,5).

Resoluo: 2 CuO(s) + O2(g) 2CuO(s) 2 . 63,5 g _______ 2 . 79,5 g 2,54g _______ x x = 3,18 g de CuO 2. Quando o dado expresso em massa e a pergunta em volume Exemplo: Calcular o volume de gs carbnico obtido, nas condies normais de
temperatura e presso, por calcinao de 200 g de carbonato de clcio, segundo a equao: CaCO3(s) CaO(s) + CO2(g) Massas atmicas: C = 12 ; O = 16 ; Ca = 40

Resoluo: CaCO3(s) CaO(s) + CO2(g) 100 g ___________ 22,4 L 200 g ___________ x x = 44,8 L de CO2 3. Quando o dado e a pergunta so expressos em volume Exemplo: 15 L de gs hidrognio (H2), medidos a 15 C e 720 mmHg, reagem
completamente com gs cloro (Cl2). Qual o volume de gs clordrico (HCl) produzido, na mesma temperatura e presso?

Resoluo: 1 H2(g) + 1Cl2(g) 2 HCl(g) 1 L __________ 2 L 15 L __________ x L X = 30 L de HCl Observao: Segundo a hiptese de Avogadro: Volumes iguais de gases quaisquer quando medidos nas mesmas condies de temperatura e presso, tm o mesmo nmero de mols, portanto, quando a relao entre volume de gases o clculo pode ser direto, desde que, todos estejam nas mesmas condies de temperatura e presso.

21

4. Quando o dado expresso em massa e a pergunta em nmero de molculas Exemplo: Quantas molculas de gs carbnico (CO2) podem ser obtidas pela
queima completa de 4,8 g de carbono puro (C)? Massa atmica do carbono = 12

Resoluo C(s) + O2(g) CO2(g) 12 g _______ 6,02 . 1023 molculas 4,8 g _______ x molculas X = 2,4 x 1023 molculas de CO2 5. Quando o dado expresso em massa e a pergunta em quantidade de matria Exemplo: Quantos mols de cido clordrico so necessrios para produzir 23,4
gramas de cloreto de sdio a partir da equao: HCl(aq) + NaOH(aq) NaCl(s) + H2O(l) (massas atmicas: Na = 23; Cl = 35,5)

Resoluo: HCl(aq) + NaOH(aq) NaCl(s) + H2O(l) 1 mol ______________58,5 g x mol ______________23,4 g X = 0,4 mol de HCl Exerccios 67)
A combusto completa do lcool comum est representada pela seguinte equao qumica: C2H6O(l) + 3 O2(g) 2 CO2(g) + 3 H2O(v) Considerando que a massa molar do C2H6O igual a 46 g/mol, a massa de lcool que possivelmente foi queimada para produzir 448 L de gs carbnico a 0 C e 1 atm, equivale a: a) 460 g b) 690 g c) 1560 g d) 1810 g

68)

Calcule o volume de CO2, nas CNTP, produzido pela decomposio trmica de 300g de carbonato de clcio, de acordo com o processo CaCO3 CaO + CO2. (massas atmicas:Ca = 40; 0 = 16, C = 12).

69)

Na combusto de 40g de hidrognio, determine: a) o volume de O2 consumido nas CNTP; b) o nmero de molculas H2O produzidas. Dados: 2H2 (g) + O2 (g) 2H2O(g) Massa atmica: H = 1

70)

Dada a equao da combusto completa do metano (CH 4):

22
CH4(g) + 2 O2(g) CO2(g) + 2 H2O(g) Pede-se: a) o volume de oxignio necessrio para a queima de 5 L de metano, nas m,esmas condies de temperatura e presso; b) o nmero de mols de CO2 produzido, quando se utiliza 3,2 g de metano (massas atmicas: H= 1; C = 12) c) o nmero de molculas de gua que se obtm quando se utiliza 2,24 L de oxignio gasoso, nas CNTP.

71) Quais foras intermoleculares so rompidas durante a evaporao da gasolina? 72) Complete a tabela e explique por que os pontos de ebulio crescem na seqncia
observada. Substncia CH3CH2CH2CH3 CH3OCH2CH3 CH3CH2CH2OH Massa molecular (u) 58 60 60 Tipo de fora intermolecular PE(C) 0 8 98

73) Complete a tabela e explique por que os pontos de ebulio crescem na seqncia observada
(H = 1; C = 12 ; S = 32) Substncia HSH CH3SH CH3S CH3 Massa molecular (u) Tipo de fora intermolecular Dipolo-dipolo PE (C) -62 +6 +38

74) Num laboratrio foram encontrados dois cilindros A e B cujos rtulos foram parcialmente
rasgados. possvel escrever a frmula estrutural da substncia presente em cada frasco apenas com as informaes que restaram? Em caso afirmativo, escreva-as. Cilindro A : C4H10 PE = 0C Cilindro B: C 4H10 PE = -12C

75) O nmero de Loschmidt o numeral que indica o nmero de molculas contido em 1cm 3 de
uma espcie qumica gasosa, nas condies normais de temperatura e presso. Qual o valor aproximado desse nmero?

76) Qual a porcentagem de enxofre existente no SO2? MA: O = 16; S = 32 77) A limpeza de pisos de mrmore normalmente feita com soluo de cido clordrico (HCl)
comercial (cido muritico). Essa soluo cida ataca o mrmore, desprendendo gs carbnico (CO2), segundo a equao: CaCO3 + 2HCl CaCl2 + H2O + CO2 Considerando a massa molar do CaCO3 = 100 g/mol, e supondo que um operrio, em cada limpeza de um piso de mrmore provoque a reao de 7,5 g de CaCO 3, qual o volume de gs carbnico formado nas CNTP?

78) Qual a quantidade de fosfato de clcio, Ca3(PO4)2 que encerra 4,8.1023 tomos de oxignio? 79) 2,4.1020 molculas de uma substncia X pesam 38,4 mg. Qual a massa molar de X?

23

80) Uma pessoa utilizou 6,84 g de sacarose, C12H22O11 para adoar o seu cafezinho. Depois de
beber esse cafezinho, essa pessoa ter ingerido: a) Quantas molculas de sacarose? b) Quantos mols de carbono? c) Quantos tomos de oxignio? MA: C = 12; H = 1 ; O = 16

81) A aspirina o cido acetilssaliclico, cuja frmula C9H8O4. Sabendo que um comprimido de
aspirina pesa 360 mg, calcule: a) O nmero de molculas contidas num comprimido; b) O nmero de mols de oxignio contido num comprimido; c) O nmero total de tomos contido num comprimido. MA: C = 12; H =1 ; O = 16

82) Houston, we have a problem. Ao enviar essa mensagem em 13 de abril de 1970, o


comandante da misso espacial Apollo 13, Jim Lovell, sabia: a vida de seus companheiros e a sua prpria estavam em perigo. Um dos tanques de oxignio da nave explodira. Uma substncia, o superxido de potssio, K2O4, poderia ser utilizada para absorver CO2 e ao mesmo tempo restaurar o O2 na nave. Calcule, segundo a equao: 2K2O4 + 2CO2 2K2CO3 + 3O2, a massa, em kg, de K2O4 necessria para consumir todo o CO2 exalado por um tripulante durante 72 horas se, em mdia, uma pessoa exala 1 kg de CO2 por dia. MA : K = 30 ; C = 12 ; O = 16

83) Nas estaes de tratamento de gua, eliminam-se as impurezas slidas em suspenso


atravs do arraste por flculos de hidrxido de alumnio, Al(OH) 3, produzidos na reao representada por: Al2(SO4)3 + 3Ca(OH)2 2Al(OH)3 + 3 CaSO4 Para tratar 1,0.106 m3 de gua, foram adicionadas 17 toneladas de Al2(SO4)3. Qual a massa de Ca(OH)2 necessria para reagir com esse sulfato de alumnio? Massas molares: Al 2(SO4)3 = 342 g/mol ; Ca(OH)2 = 74 g/mol

84) A indstria automobilstica tem utilizado o dispositivo de segurana denominado air bag, que
aps o impacto do veculo, infla em 40 milissegundos pela injeo de nitrognio gasoso. Esse gs originado do composto NaN3(s), armazenado no balo, que se decompes atravs da reao: 2NaN3(s) 2Na(s) 3N2(g) Calcule: a) A quantidade de NaN3 necessria para gerar um volume de 50 L temperatura de 27C e presso de 2 atm (volume molar nessas condies = 12,3 L/mol); b) O nmero de molculas de N2 produzido a partir de 260 g de NaN3. MA: Na = 23 ; N = 14

GABARITO
1) NaF, pois para fundir essa substncia necessrio romper ligaes inicas, que so de maior magnitude do que as pontes de hidrognio que unem as molculas de HF no estado slido. 2) O2 => dipolo induzido ; HCl, CO, CHCl3 => dipolo permanente; H2O e NH3 => pontes de H 3) Temos a dois compostos insolveis em gua, que sero, portanto apolares. O de maior massa molecular ter maior ponto de ebulio, ento: I hexano e IV heptano. Os dois solveis, so polares, e vale o mesmo raciocnio, o de maior massa molecular ser o de menor ponto de ebulio, ento: II etanol e III 1-propanol. 4) Ao se esquentar uma fatia de panetone, rompem-se as pontes de hidrognio formadas entre glicerina e gua, o que leva a gua massa, tornando-a mais macia. 5) II < III < I 6) c) H3C - CH2 - CH2 OH 7) c) CH3CH2CH2CH2CH3

24
8) d)Foras dipolo induzido. 9) a) 98 g/mol b) 342 g/mol 10) c 11) II e IV 12) a) 6.1023 b) 1,2.1024 c) 9.1023 13) e 14) b 15) 1,2.1025 tomos e 20 mols 16) 24 u 17) 0,14 mol 18) 10,68 g 19) 1,67.1021 molculas b) 3,33.1021 tomos de H 20) e 21) c 22) b 23) c 24) 5,6 L 25) 0,56 L 26) 1 kg 27) 1,5.10 21 28) 2Ag2O 4Ag + O2 29) 4Al + 3O2 2Al2O3 30) 4Al(OH)3 +3 H4SiO4 Al4(SiO4)3 + 12H2O 31) BaCl2 + H2SO4 2HCl + BaSO4 32) 3BaO + As2O5 Ba3(AsO4)2 33) C2H4 +3 O2 2CO2 + 2H2O 34) 2C3H2 +7O2 6CO2 + 2H2O 35) 2Ca3(PO4)2 + 6SiO2 + 10C 6CaSiO3 + 10CO + P4 36) CaO + P2O5 Ca3(PO4)2 37) CH4 +2 O2 CO2 + 2H2O 38) 4Cr + 3O2 2Cr2O3 39) 2Cu + O2 2CuO 40) 2Cu(OH)2 + H4P2O7 Cu2P2O7 + 4H2O 41) 3Fe + 4H2O Fe3O4 +4 H2 42) Fe3O4 +2CO 3Fe + 2CO2 43) 4FeS2 +11 O2 2Fe2O3 +8SO2 44) H2 + Cl2 2HCl 45) 2H3PO3 3H2O + P2O3 46) 3HCl + Na3AsO3 3NaCl + H3AsO3 47) 2HNO2 H2O + NO2 + NO 48) 3I2 + 6NaOH 5NaI + NaIO3 + 3H2O 49) K2Cr2O7 +2KOH 2K2CrO4 + H2O 50) KClO2 KCl + O2 51) 2KClO3 2KCl + 3O2 52) KClO4 KCl + 2O2 53) 2KNO3 2KNO2 + O2 54) 3Mn3O4 + 8Al 9Mn + 4Al2O3 55) N2O4 2NO2 56) 2N2O5 4NO2 + O2 57) NH3 + HCl NH4Cl 58) NH4NO2 N2 + 2H2O 59) NH4NO3 N2O + 2H2O 60) 4P + 3O2 2P2O3 61) P + 5O2 2P2O5 62) P4 + 5O2 2P2O5 63) PBr5 + 4H2O H3PO4 +5 HBr 64) PCl3 + 3H2O H3PO3 +3 HCl 65) SO3 + 2NaOH Na2SO4 + H2O 66) 2ZnS + 3O2 2ZnO + 2SO2 67) a 68) 67,2 L 69) a) 224 L b) 1,2.1025 molculas 70) a) 10 L b) 0,2 mol c) 6.1022 molculas 71) Foras de London. 72) Foras de London, dipolo-dipolo, pontes de hidrognio. Quanto maior a intensidade da fora, maior o ponto de ebulio.

25
73) 34, 48, 62, dipolo-dipolo, dipolo-dipolo. Mesmo tipo de fora, quanto maior a massa molecular, maior o ponto de ebulio. 74) cilindro A: CH3 CH2 CH2 CH3 cilindro B: CH3 CH (CH3)2 75) 2,67.1019 molculas 76) 50% 77) 1,68 L 78) 0,1 mol 79) 96 g/mol 80) a) 1,2.1022 molculas b) 0,24 mol c) 1, 32.1023 tomos 81) a) 1,2.1021 molculas b) 8.10-3 mol c) 2,52.1022 molculas 82) 9,68 kg 83) 11 toneladas 84) a) 2,71 mols b) 3,6.1024 molculas

Potrebbero piacerti anche