Sei sulla pagina 1di 4

O que a Expiao de Jesus Cristo?

A Expiao o sacrifcio que Jesus Cristo fez para ajudar-nos a vencer o pecado, a adversidade e a morte. O sacrifcio expiatrio de Jesus teve lugar no Jardim do Getsmani e na cruz do Calvrio. Ele pagou o preo por nossos pecados, tomou sobre Si a morte e ressuscitou. A Expiao a suprema expresso do amor do Pai Celestial e de Jesus Cristo.

Preparar-se espiritualmente
A Expiao o acontecimento mais importante da histria da humanidade. O que foi o sacrifcio expiatrio de Jesus Cristo? O que a Expiao significa para voc? O que as moas sabem acerca do que aconteceu no Jardim do Getsmani e na cruz? O que elas podem descobrir nas escrituras para aprofundar seu testemunho da Expiao de Jesus Cristo? O que podem ensinar umas s outras?

Quais escrituras e discursos ajudaro as moas a sentir a importncia da Expiao e a entender o sacrifcio que o Salvador fez por elas? Mateus 2627 (No Getsmani e na cruz, Jesus Cristo pagou o preo por nossos pecados e tomou sobre Si nossas dores)

Mateus 28:110 (Jesus Cristo venceu a morte por meio de Sua Ressurreio) 2 Nfi 9:616 (Jesus Cristo venceu o pecado e a morte por meio de Sua Expiao) Alma 7:1113 (Jesus Cristo tomou sobre Si nossas dores, aflies, enfermidades e nossos pecados) O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apstolos, Ensign,abril de 2000, pp. 23 (Ver tambm Sempre Fiis, pp. 103106; Progresso Pessoal, p. 102) Thomas S. Monson, Ele Ressuscitou!, Ensign e A Liahona, maio de 2010, pp. 8790. Linda K. Burton, Temos a F na Expiao de Jesus Cristo Escrita em Nosso Corao?, Ensign ou A Liahona, novembro 2012 Expiao de Jesus Cristo, Sempre Fiis (2004), pp. 7783 Vdeos: Vdeos da Bblia retratando a Expiao Video: Os Pensamentos de Um Apstolo sobre Jesus Cristo por Ocasio da Pscoa (no h download disponvel) Ensinar maneira do Salvador
O Salvador usou as escrituras para ensinar a respeito de Sua misso. Ele ensinou as pessoas a pensar por si mesmas sobre as escrituras. O que voc pode fazer para ajudar as moas a usar as escrituras para entender a Expiao de Jesus Cristo?

Compartilhar experincias pessoais


No incio de cada aula, convide as moas a compartilhar, ensinar e testificar sobre as experincias pessoais que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a Doutrina
Ver outras sugestes de ensino e aprendizado.

Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana:

Convide as moas a imaginar que um amigo de outra religio veio Igreja e ouviu algum mencionar a Expiao de Jesus Cristo. Como responderiam se o amigo perguntasse: O que a Expiao de Jesus Cristo? Mostre uma gravura que retrate os acontecimentos da Expiao (como o sofrimento do Salvador no Jardim do Getsmani, Sua Crucificao ou Sua Ressurreio) e pea s moas que digam o que sabem sobre esses acontecimentos. Que perguntas elas tm?

Aprender juntos
Ver outras sugestes de ensino e aprendizado.

Cada uma das atividades abaixo pode ajudar as moas a aprender sobre a Expiao de Jesus Cristo. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais delas que melhor funcionem em sua classe:

Pea s moas que associem um evento que aconteceu durante as ltimas horas da vida do Salvador com as seguintes referncias de escrituras: Mateus 2628 (para representaes desses acontecimentos, acesse biblevideos.LDS.org ou use oLivro de Gravuras do Evangelho). O que as moas aprendem sobre o Salvador e Sua Expiao com esses acontecimentos? Convide algumas moas da classe a compartilhar seus sentimentos sobre o Salvador. Convide as moas a ler a respeito da Expiao nas escrituras alistadas neste esboo ou no discurso do Presidente Thomas S. Monson Ele Ressuscitou! (ou mostre um dos vdeos deste esboo). Pea que escrevam uma breve definio da Expiao e de seus sentimentos pelo que o Salvador fez por elas por intermdio de Sua Expiao. Convide algumas moas a compartilhar o que escreveram. Convide cada moa a ler um dos princpios da Expiao relatados no discurso de Linda K. Burton Temos a F na Expiao de Jesus Cristo Escrita em Nosso Corao? Pea que encontre algum da classe que tenha lido sobre o mesmo princpio e pea-lhes que conversem sobre o que aprenderam e compartilhem um exemplo tirado de sua prpria vida ou da vida de pessoas que elas conheam, que ilustre esse princpio. Pea a algum de cada dupla que compartilhe com o restante da classe o que elas discutiram. Pergunte s moas o que aprenderam sobre o Salvador e a Expiao com Suas ltimas palavras na cruz (ver Lucas 23:34, 3943, 46; Joo 19:26 30).

Convide as moas a ler 2 Nfi 9:626 e a procurar os versculos que ensinam sobre a necessidade da Expiao. Reserve tempo para vrias moas compartilharem os versculos que escolheram e por que o fizeram. Incentive-as a escrever uma carta para algum que no acredita em Deus e usar esses versculos para explicar por que a Expiao importante e por que precisamos de um Salvador. Pea que compartilhem suas cartas umas com as outras. Pea s moas que relacionem no quadro algumas provaes, dificuldades ou aflies que as pessoas enfrentam. Convide-as a ler Alma 7:1113 e os trs ltimos pargrafos de Expiao de Jesus Cristo emSempre Fiis (p. 83). O que as moas aprenderam sobre a Expiao com esses recursos? Como podemos acessar o poder da Expiao para ajudar-nos momentos de provao (ver Mosias 24:1214)? Pea s moas que pensem em maneiras pelas quais elas podem compartilhar o que aprenderam sobre a Expiao para ajudar nas provaes que alistaram no quadro.

Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Elas compreendem melhor a Expiao? Quais so os sentimentos ou as impresses que elas tm? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina? Dica de ensino
mais provvel que os alunos participem de modo significativo se forem feitas perguntas eficazes e lhes for dado tempo para ponderar antes de eles responderem. Para dar aos alunos esse tempo, voc pode escrever as perguntas no quadro ou pedir aos alunos que escrevam suas respostas numa folha de papel (ver Ensino, No H Maior Chamado, 1999, pp. 6870).

Viver o que aprendemos


Ver outras sugestes de ensino e aprendizado.

Convide as moas a pensar em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam:

Registrar no dirio o que sabem e como se sentem sobre a Expiao. Durante a semana, poderiam pensar em como a Expiao abenoa sua vida e escrever seus pensamentos em seu dirio. Compartilhar o que aprenderam com um membro da famlia ou um(a) amigo(a).

Potrebbero piacerti anche