Sei sulla pagina 1di 3

Bero aquecido O que Bero aquecido um sistema de calor irradiante projetado para ser usado com recm-nascidos nos

os seus primeiros momentos de vida. Ele propicia ao beb um ambiente termicamente neutro, ou seja, um ambiente onde existe um conjunto de condies trmicas que estabelecem para o recm-nascido um estado metablico mnimo e mantm a temperatura do corpo dentro da faixa normal. Pra que serve Os beros aquecidos so usados para aumentar a taxa de sobrevivncia dos recm-nascidos prematuros, alm de oferecer suporte trmico para os bebs nas salas de parto durante procedimentos rotineiros de cuidado e higiene. Os beros aquecidos funcionam atravs de aquecedores radiantes focalizados na rea do colcho ou mesmo fora dele. Aquecem o ar ao redor do recm-nascido, equilibrando sua temperatura corporal.

Caractersticas e componentes

Possuem paredes altas para evitar que os bebs caiam;

So chamados tambm de incubadoras irradiantes abertas ou camas aquecidas irradiantes;

Permitem visualizao direta e acesso fcil ao recm-nascido e

No devem ser usadas como substitutos das incubadoras fechadas para todas as situaes envolvendo os bebs, devido aos riscos associados ao seu uso.

Os beros aquecidos so compostos por: 1 Sistema de calor radiante com iluminao auxiliar; 2 Sistema de monitor auto termosttico; 3 Prateleiras auxiliares giratrias para monitores e bombas de infuso; 4 Cama de leito hidrulico radiotransparente; 5 Prateleira auxiliar para acessrios; 6 Para-choque frontal;

7 Suporte de soro e 8 Mdulo de reanimao completo.

Os beros aquecidos consistem, tipicamente, em uma unidade de aquecimento, um sensor de temperatura, uma unidade de controle automtica e alarmes visuais e sonoros. Os modelos automticos incluem, alm da unidade de aquecimento, um timer para limitar o tempo de aquecimento, uma chave para liberar potncia ao aquecedor e alarmes.

Alarmes Grande parte dos beros aquecidos operados manualmente possuem um timer (temporizador) automtico e uma chave de potncia, que, acionada pelo operador, faz com que o aquecedor fornea um nvel constante de calor pelo perodo de tempo selecionado. O alarme acionado ao final do tempo programado, alertando o operador para verificar as condies do beb e reprogramar o perodo. Se o temporizador no for reinicializado imediatamente aps o alarme soar, o aquecedor continuar em funcionamento por mais alguns minutos, e eventualmente, desligar, o alarme continuar acionado at que seja reinicializado manualmente. Alguns modelos de bero aquecido so mais antigos e no possuem alarmes. O aquecedor automaticamente desligado aps o final do perodo de tempo programado no temporizador. Modelos de operao manual no devem ser usados, a no ser por perodos curtos de tempo e sob superviso constante devido aos riscos de super e sub aquecimento do beb.

Os beros aquecidos possuem alarmes para: Temperatura muito alta ou muito baixa da pele do recm-nascido e do ar; Mau funcionamento do sensor de temperatura e Falha de alimentao eltrica.

Riscos de uso Um dos maiores riscos associado ao uso de bero aquecido a hipertermia, que pode causar leses cerebrais, queimaduras de pele e morte do beb. A hipotermia tambm pode ocorrer, pois o bero no mantm o recm-nascido em um ambiente fechado e o ar-condicionado da enfermaria/berrio provoca perda de calor. Falhas de componentes dos beros aquecidos podem provocar graves danos aos bebs. Defeitos mecnicos no suporte do aquecedor podem colocar o recm-nascido em contato com superfcies muito quentes ou expor o beb a objetos que caiam sobre o colcho. Defeitos nos circuitos eletrnicos podem provocar curto-circuito e incndios, devido grande quantidade de material inflamvel perto do beb (oxignio, fraldas, roupas).Esses tipos de falha

so comumente causados por pedaos de metal que se fixam nas placas dos circuitos, alm de restos de solda que se desprendem do chassi e pelo uso de fluxo de solda contaminado. Manuteno Manuteno preventiva e procedimentos de inspeo peridica so maneiras de reduzir a ocorrncia de acidentes e falhas nos beros aquecidos. Cada unidade de sade deve estabelecer seus procedimentos, de acordo com o nmero e os modelos de beros que possui. Uma maneira de reduzir tempo e custo com a manuteno manter em estoque um nmero reduzido de peas/partes de reposio, alm de padronizar modelos e marcas para facilitar o treinamento das pessoas envolvidas na rea.

Potrebbero piacerti anche