Sei sulla pagina 1di 3

A angstia do signo em Ren Magritte.

Rafael Marques Gomes

A condio humana, 1933.

A condio humana, 1935.

Esta duas obras do belga Ren Magritte (1898 1967), alm da peculiaridade de possurem os mesmos nomes, impem efeitos ticos parecidos. As duas paisagens nos mostram respectivamente, uma janela e uma porta, as quais mostram exteriormente um bosque e uma praia. Nos mostra a sada de um meio artificial (duas salas ou cmaras) para um meio natural. No so imagens que negam a existncia ou posio do ser humano, mas refletem sobre as suas possibilidades de apreenso da imagem, ou pode-se dizer, do real. Magritte encaixado na corrente vanguardista europeia do inicio do sculo XX, considerado um realista fantstico ou surrealista e tem como contemporneos nomes como Salvador Dal, Lus Bunel e Andr Breton. Absorvendo de inmeros pintores e

da prpria vanguarda surrealista (que possua dramaturgos, poetas e cineastas) referncias que incluam de temas filosficos a crticas ao statos quo social da Europa. Em sua posio avant-gard, propunha novas percepes e novas possibilidades de interpretao do mundo e, por consequncia, das imagens. As duas obras acima nos mostram duas situaes possveis. So obras de teor realista, porm, possuem um forte vis metafisico e reflexivo. Os seus ttulos so o mote para uma reflexo sobre as possibilidades de apreenso do real. Anos depois, com a grande leva de obras estruturalistas e ps-estruturalistas que discutiam o real e suas representaes, Magritte foi colocado mesa de discusses semiticas. Autores como Jean Baudrillard (1927 2007) e Michel Foucault (19261984), questionavam os caminhos que construram o homem e seu mundo como naturais. Nesse ato de desnaturalizao do homem e de suas construes culturais, vem a tona os questionamentos sobre como o real apreendido pelo contemporneo. Solapando o sentido em si mesmo, a verdade em si, a inteno primeira das coisas, Foucault toma (apropriasse) a prtica de genealogia nietzschiana de crtica ao contemporneo. Trata-se de um ato de desnudar o signo? No no sentido de t-lo imaculado enfim, mas por mostra-lo como uma sucesso de discursos, erros e embates. J Baudrillard, tratando mais diretamente da contruo signo-significado, aprofunda-se em questes semiticas que envolvem o contemporneo. As imagens, a mdia e a moda so exemplos que o autor utiliza para levantar novas possiblidades para o signo. O estruturalista Ferdinand de Saussure colocava como possveis duas dimenses do real; o significante (a imagem, o concreto, o ttil, o fsico) e o significado (o discursivo, o representativo) tento toda e qualquer coisa passvel de nome, estas duas dimenses. Baudrillard propunha (angustiadamente) que vivssemos na era em que o signo se via por demais voltil, ressignificado e reapropriado infinitamente pelas redes de comunicao e consumo. Haveria um descolamento do significado e do significante, tornando-o mais raso, superficial e inapreensvel. Jacques Derrida (1930-2004) j solapa as duas dimenses de Saussure, instaurando a neologia differance para abarcar sua viso sobre os signos e suas possibilidades de anlise. Seria mesmo uma espiral que impossibilitaria uma apreenso do real. Uma semiose sem fim, errncia, uma impossibilidade de fixao.

Numa existncia superior a oito dcadas, esta duas pinturas de Magritte figuram como objeto de anlise percorrendo discusses que abarcaram questes filosficas e sociais por diferentes autores, ficando a inteno reservada ao mesmo. Como disse Foucault, em O que um autor? o prprio ato de produo de um objeto discursivo j suscita o distanciamento de suas intenes primrias; a obra ganha novos ares a cada leitura, reviso ou crtica. Contudo, aparentemente, estas obras de Magritte comportam este paradoxo em si.

Potrebbero piacerti anche