Sei sulla pagina 1di 6

CENTRO UNIVERSITRIO UNA Engenharia Civil Prof.

Daniel Augusto de Almeida Glria

Disciplina: Introduo Engenharia Civil Tema de Estudo: Construo Civil, Enfoques de Atuao e Obras da Indstria da Construo Civil

A Construo Civil a rea de conhecimento humano que envolve a execuo de obras como casas, edifcios, pontes, barragens, fundaes de mquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaborao com tcnicos de outras disciplinas, utilizando-se dos enfoques projeto, planejamento, execuo e manuteno.

Os termos construo civil e engenharia civil so originados de uma poca em que s existiam apenas duas classificaes para a rea: civil e militar. O conhecimento de engenharia militar era desenvolvido e objetivava apenas a rea militar, enquanto que a engenharia civil destinava-se aos demais cidados. Com o tempo, a engenharia civil, que nos primrdios englobava todas as reas, foi se subdividindo em reas especficas e hoje conta com diversos braos, como por exemplo a engenharia eltrica, a mecnica, a qumica, a naval, etc.

Em termos prticos a Engenharia Civil divide-se em dois grandes ramos principais: Obras de construo civil, envolvendo basicamente as edificaes de moradia, comerciais e de servios pblicos; Obras de construo pesada, englobando as obras de construo de grande porte, como portos, pontes, aeroportos, estradas, hidroeltricas, tneis, etc. Em alguns casos, as edificaes tm tal vulto e complexidade que so classificadas como obras pesadas, estando tipicamente enquadradas neste caso as edificaes industriais. Essa classificao em dois ramos no exige diferenciao na formao dos engenheiros nas universidades no Brasil.

No Brasil, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) regulamenta as normas e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) fiscaliza o exerccio da profisso e a responsabilidade civil. Toda a obra de construo civil deve ser previamente aprovada pelos rgos municipais competentes, e sua execuo acompanhada por engenheiros ou arquitetos registrados no CREA.

Confea/Crea

O Confea surgiu oficialmente com esse nome em 11 de dezembro de 1933, por meio do Decreto n 23.569, promulgado pelo ento presidente da Repblica, Getlio Vargas e considerado marco na histria da regulamentao profissional e tcnica no Brasil. Em sua concepo atual, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia regido pela Lei 5.194 de 1966, e representa tambm os gegrafos, gelogos, meteorologistas, tecnlogos dessas modalidades, tcnicos industriais e agrcolas e suas especializaes, num total de centenas de ttulos profissionais. O Confea zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta e fiscaliza o exerccio profissional dos que atuam nas reas que representa, tendo ainda como referncia o respeito ao cidado e natureza. Em seus cadastros, o Sistema Confea/Crea tem registrados 900 mil profissionais que respondem por cerca de 70% do PIB brasileiro, e movimentam um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e exigente nas especializaes e conhecimentos da tecnologia, alimentada intensamente pelas descobertas tcnicas e cientficas do homem. O Conselho Federal a instncia mxima qual um profissional pode recorrer no que se refere ao regulamento do exerccio profissional. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) uma autarquia federal que regulamenta e fiscaliza o exerccio dos profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, tanto de nvel superior, quanto tcnico. Ao longo de seus mais de 75 anos, o Crea-Minas, no cumprimento de sua misso, vem garantindo mercado de trabalho aos profissionais legalmente habilitados, impedindo a atuao de leigos. Para a sociedade, isso significa segurana e qualidade nos servios prestados. O Conselho tem como instncia mxima um plenrio composto por representantes de entidades de classe e instituies de ensino. Misso do Crea-Minas: "Defender os interesses sociais e humanos, promover a valorizao profissional, o desenvolvimento sustentvel e a excelncia do exerccio e das atividades profissionais". Enfoques de atuao do engenheiro

Com relao ao grupo de enfoques, traamos uma relao definida pela natureza dos servios tcnicos prestados pelos profissionais da engenharia, no sentido de distinguir fases ou etapas que podem ser, em muitos casos, bem definidas. Tais etapas sero detalhadas a seguir:

Projeto: A fase de projeto envolve a etapa inicial ou de concepo dos servios da engenharia. Nesta etapa a

idia construtiva ser criada, desenvolvida e registrada na forma de representaes e indicaes tcnicas

objetivando demonstrar o mximo de detalhes possvel para que as fases seguintes tenham material de apoio suficiente ao bom desenvolvimento de suas tarefas. A realizao desta fase conta com processo de pesquisa e definio de necessidades e possibilidades, sendo to melhor quanto maior for o esforo desprendido para esgotar o tema relacionado ao projeto em questo. A qualidade dos servios das fases seguintes ser to melhor quanto maior for o esforo desprendido nesta fase. O custo dos servios ser to menor quanto maior for a qualidade do detalhamento desta etapa.

Planejamento O planejamento a fase onde o projeto concebido ganhar a viabilizao para projeo de sua

execuo, racionalizando recursos e processos e otimizando os caminhos a serem seguidos para a execuo. A fase do planejamento aparentemente inicia-se aps o incio da fase de projeto, sendo precursora da fase de execuo, porm, no raro (e principalmente nos servios de grande monta) esta etapa inicia-se muito antes da fase de projeto e termina aps a fase de execuo. , inclusive recomendado, que esta etapa preceda o servio de projeto e atinja os servios de manuteno. Um bom planejamento otimiza custos, melhora condies de trabalho e produo e garante o sucesso do empreendimento. Quanto melhor for a fase do planejamento, menores sero os contratempos e imprevistos ou menos impacto tero no todo. A fase de planejamento, pela complexidade dos recursos envolvidos e por se tratar de atividade de previses futuras, normalmente exige grande conhecimento tcnico e prtico, sendo to mais eficiente quanto mais racionais forem as previses. A fase de planejamento, durante a execuo dos servios, est presente na retificao de falhas ou imprevistos detectados ou no ajuste de previses iniciais incompatveis com o servio em questo.

Execuo A fase de execuo a materializao do projeto executado e do planejamento traado para o

empreendimento. Consiste na construo ou execuo propriamente dita do elemento projetado. Nesta fase, quanto mais detalhes existirem no projeto, melhor ser sua execuo, j que contar com menos subjetividade e evitar os imprevistos comuns s entrelinhas do processo de execuo. Nesta fase a presena direta e macia do fator humano aumenta a complexidade nas tomadas de deciso e amplia a probabilidade de insucessos, pelo fato de este fator caracterizar os servios como uma indstria ainda fortemente artesanal.

Manuteno. A fase de manuteno consiste no ps-obra, ou seja, inicia-se aps a execuo fsica dos servios e

deve ser realizada com vistas ao aumento de durabilidade e vida til do elemento construdo e, quando ocorridas patologias e sinistros, atua na correo dos defeitos apresentados (tais defeitos podem ser provenientes de problemas com materiais, erros de execuo, erros de planejamento, erros de projeto, etc.).

Esta fase, apesar de possuir carter inicialmente corretivo, deve sempre contar com planejamento de atuao, o que comprova a importncia da fase de planejamento aps a execuo dos servios de construo.

Interferncias e implicaes entre os enfoques

Os quatro enfoques de atuao do engenheiro na construo civil detalhados acima so diretamente ligados um ao outro. Pode-se afirmar que existe uma interdependncia entre eles, fato que deve ser observado pelos profissionais para que seja prestado um servio tcnico de alta qualidade.

Estudo de viabilidade econmico-financeiro de uma obra de construo, feito anteriormente ao projeto e execuo, fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Oramentos bem elaborados e com devida anlise tcnica fonte imprescindvel de um planejamento correto de execuo de uma obra. O planejamento como norte de todas as aes deve ser acompanhado e controlado em todas as etapas da execuo de um projeto. Quanto mais tempo e esforo se gasta no planejamento de uma obra mais assertiva ser sua execuo o que levar a ganhos econmicos.

Um projeto bem detalhado implica em uma execuo mais segura e fluida diminuindo possveis manutenes futuras. obvio o ganho de tempo e diminuio dos desvios do oramento se a compatibilidade de projetos seja feita com antecedncia a execuo de uma obra.

Como visto acima o que precede execuo de uma obra de construo crucial para o bom desenvolvimento desta fase e fator determinante para o cumprimento de prazos e metas dos gerentes de obras. Atualmente assistimos o aumento da industrializao da construo civil no pas. O que veremos no futuro ser a fase de planejamento como imperativo a construo civil com dispndio de tempo muitas vezes maior que a prpria execuo refletindo em obras mais rpidas e limpas.

A indstria da construo civil pode hoje ser agrupada em quatro grandes reas de estudo: Edificaes; Transportes; Obras industriais; Infra-estrutura urbana.

Edificaes

Os servios de edificaes consistem em todas as atividades necessrias para concepo, execuo e manuteno de uma obra predial. Podem caracterizar integralmente um empreendimento ou podem ser parte em uma determinada etapa de outra modalidade (como por exemplo, a execuo de obra industrial, que demandar a construo de edificaes na planta da usina). Os servios de edificaes envolvem grande nmero de sub-atividades agrupadas em modalidades que caminharo em seqncias de interdependncias, onde uma s pode ter incio quando outra tiver sido concluda em parte ou integralmente. comum subdividirmos os servios de execuo predial em sub-atividades, definidas pela modalidade de frente de atividades caractersticas, como forma de agrupamento temporal destas e a inter-relao de dependncias das mesmas para efeitos de planejamentos de execuo, conforme abaixo: Servios iniciais; Instalaes provisrias; Servios gerais de canteiro; Trabalhos em terra; Fundaes; Estrutura; Instalaes; Alvenaria; Cobertura; Tratamento; Esquadrias; Revestimento; Piso e pavimentao; Instalaes complementares (Rodap, soleira, peitoril, etc.); Ferragem para esquadrias; Vidros; Pintura; Aparelhos; Jardinagem e paisagismo; Limpeza e desmobilizao.

Transportes

Os servios de transporte so aqueles relacionados garantia das condies de fluxo de pessoas e mercadorias de uma regio outra. Vo desde a concepo de propostas para suprir necessidades regionais at a caracterizao de intervenes de manuteno, passando pelas fases de execuo. So divididas em 5 grandes reas: Rodovias; Ferrovias; Hidrovias; Aerovias; Dutovias.

Obras industriais

As obras industriais consistem na implantao de empreendimentos que garantiro o funcionamento de uma determinada indstria, podendo prever todas as demais reas da engenharia (edificaes, infra-estrutura urbana e transportes). As obras industriais, pelas caractersticas de execuo e tcnicas, exigem grande desprendimento de esforos na fase de projeto, j que imprevistos geram altssimos custos em sua correo.

Infra-estrutura urbana

A infra-estrutura urbana a modalidade de servios da construo civil onde sero concebidas e executadas as obras necessrias garantia de urbanizao e infra-estrutura social de uma determinada regio. Esta modalidade envolve todas as demais (edificaes, transportes e obras industriais), uma vez que trata das inter-relaes sociais e ocupao do espao urbano. Podemos citar vrios tipos de obras de infra-estrutura urbana, alm das j citadas nas demais modalidades, como por exemplo: obras de drenagem; instalaes pblicas de esgoto e fornecimento de gua e luz; estaes de tratamento de esgotos e resduos slidos; trabalhos de conteno em terra; barragens; instalaes de passagem de cabeamentos e tubulaes de fornecimento; etc. Todos os demais elementos podem ser caracterizados nas modalidades edificaes, transportes e obras industriais, como por exemplo a construo de hospitais, escolas, ruas e avenidas, praas pblicas, usinas de reciclagem de materiais e aterros sanitrios, etc.

BIBLIOGRAFIA
CASAROTTO, Rosangela Mauzer. Redes de Empresas na Indstria da Construo Civil: Definio de Funes e Atividades de Cooperao. Tese de doutorado. Florianpolis. 2002.

Potrebbero piacerti anche