Sei sulla pagina 1di 6

ARTIGO

Benedito Rubens Luna de Azevedo


Cientista Social, com especializao em Conservao de Arte Rupestre. Assessor da Prefeitura Municipal de Castelo do Piau.

A IMPORTNCIA SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRFICA DO RIO POTY NA FORMAO DA

IDENTIDADE CULTURAL PIAUIENSE


O presente documento tem como objetivo discutir a importncia da Bacia Hidrogrfica do Rio Poty no processo de formao da identidade cultural piauiense, fazendo, inicialmente, uma contextualizao histrico-cultural, tendo como pano de fundo a narrativa de sete ca usos e histrias fantsticas que permeiam o imaginrio coletivo dos ribeirinhos. As informaes e os conhecimentos inseridos no texto fazem parte do banco de dados oriundos de uma pesquisa sobre a citada bacia, desenvolvida por este autor, cujo pice da investigao de campo ocorreu no ano de 2003, quando tive a felicidade de percorrer toda a extenso de sua calha, da nascente at sua foz, durante 65 dias, sem uso de qualquer apoio motorizado. Por si tal afirmativa mostra a sua impreciso, ficando sem definir qual a nascente mais alta, a que tem a maior vazo, a mais distante, ou mesmo a que tem maior importncia socioeconmica, inclusive, esta tese oficial aparece publicada no livro do gegrafo Joo Gabriel Batista, 1981. Porm, com base em minhas pesquisas pude notar que o curso principal do rio ultrapassa a serra da Joaninha e vai nascer mesmo na serra da Ibiapaba, numa localidade rural por nome Jatob, no Olho-dgua da Gameleira. Seguindo rio abaixo, o primeiro aglomerado urbano a comunidade de Santa Maria, e o municpio de referncia o de Quiterianpolis, Cear. O que mais chama a ateno sobre o Poty o seu traado sinuoso e imprevisvel, pois o mesmo nasce de frente para o leste, migra para o norte, por quase 100 quilmetros, at encontrar uma fenda na prpria serra onde nasceu e migra para o oeste onde se une com o rio Parnaba, portanto, executando um giro de 360 graus sobre si mesmo. Ao cruzar ao meio a extensa e estreita serra da Ibiapaba, cordilheira que limita o Piau e o Cear, o rio forma o cnion do Poty, ou Boqueiro do Poty, como mais conhecido pelos ribeirinhos. Por mais de 20 quilmetros o rio percola entre os paredes norte e sul da serra, for-

Contextualizao geoespacial
O Poty, que tem o significado de camaro na lngua indgena, um afluente da margem direita do rio Parnaba e possui uma rea de 52.202 quilmetros quadrados, abrangendo os Estados do Cear, Piau e o Maranho se considerarmos que metade das terras no entorno de sua foz situa-se neste Estado. Quanto nascente do rio, o mais usual pelos livros didticos considerar a juno dos riachos Fundo com o Cip, na serra da Joaninha, como sendo a nascente do Poty.

mando grandes poos que funcionam como reservatrios superficiais dgua, ladeados pelos paredes rochosos. Esta feio de cnion ainda ocorre por mais de 100 quilmetros rio abaixo, quando o mesmo se estreita por entre os contrafortes da serra.

O valor econmico da bacia


Quanto vegetao existente na bacia, diversificada, ecotonal, sendo a caatinga, o cerrado e a mata de cocais os tipos mais densamente encontrados. Quase dois teros da populao do Estado do Piau vivem nesta bacia, sendo que Teresina, a capital do Estado, situa-se na foz do Poty. Das atividades econmicas geradoras de emprego e renda, citamos a ovinocaprinocultura, o extrativismo vegetal com a comercializao da cera de carnaba, o leo de coco babau, a cadeia produtiva do caju. A minerao com a explorao da opala, em Pedro II PI e da pedra de castelo, no Municpio de Castelo do Piau, vem assumindo um papel cada vez mais importante na pauta de incremento do Estado. O artesanato, a produo agrcola baseada nos gneros de primeira necessidade e o setor de servio na Capital do Meio-Norte impulsionam o desenvolvimento econmico e social da bacia. No entanto, no setor do ecoturismo que encontramos uma promissora atividade econmica, tendo como atrativo principal o belssimo cnion do rio Poty, tanto pelo seu cenrio magnfico como pelo potencial arqueolgico ali existente.

O valor histrico da bacia do Poty no povoamento do Piau


Mesmo sendo uma bacia importante para a economia piauiense, na formao da sociedade piauiense que o cnion do rio Poty exerceu sua maior contribuio ao funcionar como corredor migratrio entre os dois nordestes, por assim dizer, o ocidental, composto pelo Maranho e o Piau, e o nordeste oriental, formado pelo Cear, Paraba, Pernambuco. Bem antes da chegada do colonizador portugus, o amerndio j aproveitava a passagem pelo boqueiro, evitando, com isso, o gasto energtico de ter que subir e descer a serra em suas travessias entre o leste e o oeste e vice-versa. Como comprovao deste fato, encontramos uma infinidade de inscries rupestres dispostas nos enormes blocos de pedra escuras e brilhantes, situadas na entrada do magnfico cnion. A tcnica empregada na elaborao das inscries a gravura em baixo rele-

vo, por meio do picoteamento do substrato rochoso, ocorrem na forma de grafismos, tridgitos e setas como a indicar o caminho a seguir. Da mesma forma que os amerndios, tambm o colonizador portugus aproveitou-se da garganta do Poty para dominar o territrio, estabelecer as fazendas de gado e ampliar os domnios do imprio colonial portugus. Deu-se no ano de 1607 a partida de uma expedio jesutica de Pernambuco com o fim de catequizar as tribos da serra da Ibiapaba. Padre Francisco Pinto e Lus Figueira comandavam o grupo composto, principalmente, de ndios cativos. As tribos do alto da serra, j afeitas ao contato com o colonizador, receberam muito bem a comitiva religiosa, porm quando os dois padres resolveram catequizar os ndios Tacarijus que viviam nas terras baixas, na entrada oeste do boqueiro, sofreram um revs dramtico. Na tentativa de expelir o invasor cultural, os Tacarijus atacaram, de surpresa, o acampamento dos padres, composto de uns poucos ndios Tabajaras das terras do alto da Ibiapaba. Da chacina s restaram o padre Lus Figueira e um indiozinho que se escondera com ele numa moita prxima ao acampamento. Poucos anos depois, veio uma expedio militar e destruiu aquela nao guerreira. Em meados do sculo XVII, chega bacia do Poty o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, estabelecendo suas fazendas no alto (Crates), no mdio (Valena) e no baixo Poty, na regio de sua foz. Diante de seu poderio militar, muitas tribos passaram a fazer parte de sua gente. , portanto, com estes ndios que Domingos Jorge Velho se utiliza para destruir Palmares, no serto alagoano. Daqui, parte com 1.300 arcos (guerreiros) para a guerra. Aps derrotar o antigo quilombo, solicita a oficializao das terras da bacia do Poty coroa portuguesa. Resqucios deste perodo colonial podem ser vistos em diversas runas encontradas ao longo do mdio e baixo Poty, como o caso da comunidade Burity do Sobrado no Municpio de Castelo do Piau, onde existem os restos a meia parede de um grande edifcio construdo com blocos de pedra. Moradores antigos do lugar dizem que aquela edificao pertenceu aos jesutas, tendo sido encontrados por populares peas e ornamentos religiosos nos arredores do enigmtico casaro. Outra evidncia da utilizao do cnion do Poty naquela poca, como via de acesso, diz respeito exportao do gado piauiense para o Cear, Pernambuco e Bahia que utilizava o boqueiro. Ainv.24, n. 1, 2007

ARTIGO
da hoje podemos ver enormes currais de pedra prximos localidade Oiticica, usados para acomodar o gado, antes de cruzar o cnion. Nos anos de seca ocorria o fluxo inverso, era o gado do serto do Cear que migrava para o Piau em busca de gua e pastagens atravs daquele portal. Diante de tamanha valorao histrico-cultural, no de causar espanto que a populao ribeirinha e rural desta bacia tenha um profundo conhecimento a respeito de lendas, causos e histrias fantsticas remanescentes deste passado agitado por migraes, guerras e conquistas. A seguir, apresentaremos a narrativa de sete casos na tentativa de ilustrar o universo mtico e onrico das populaes ribeirinhas do cnion do rio Poty. a chegada dos colonizadores portugueses, paulistas e baianos, aos poucos o domnio dos Crates ia reduzindo de tamanho, expulsos pelos latifundirios na sua ganncia por mais pastos. Ao cabo de dcadas s restou um estreito, mais frtil, vale aos ps da serra da Ibiapaba, distando algo em torno de 40 quilmetros da cidade. Para se ter uma idia do quanto aquele lugar era frtil, ainda hoje existem no centro da comunidade do Monte Nebo os escombros de um antigo engenho de cana que possua 12 moendas. Sem ter para onde ir, os ndios fizeram dali sua ltima trincheira e mantinham arqueiros bem armados para afastar qualquer invaso dos criadores de gado. Foi a que os fazendeiros utilizaram uma velha ttica de guerra de infiltrar um espio nas fileiras do inimigo. Determinaram a um de seus encarregados que fosse tribo fazendo-se passar por um mercador amigo. Deram-lhe vrias bugigangas, como espelhos, miangas, pentes, contando ainda uma boa carga de cachaa. A estratgia surtiu efeito e os ingnuos ndios permitiram a entrada do emissrio maldito. Durante a noite, no auge das danas e cantorias, a bebida foi fartamente distribuda e, em pouco tempo, a maioria dos guerreiros estavam embriagados, sem foras para combater. Depois de recolher as armas de guerra dos ndios, o intruso acena aos seus asseclas que aguardavam escondidos o sinal para invadir o acampamento indgena e executar a chacina sem encontrar a menor resistncia. Do genocdio, sobraram apenas uns poucos curumins e mulheres que foram escravizados. Com atitudes pouco ticas como estas que se formou o carter de nossas elites dominantes.

CASO I: O Monstro do Poty


Contam os antigos que, l pras bandas da localidade Oiticica, zona de litgio entre o Piau e o Cear, na entrada do boqueiro, habitava um monstro aqutico com mais de 20 metros de comprimento. Sua morada eram os extensos e profundos poos do rio. Assustava a lavadeira, o vaqueiro, todo aquele que se aproximasse do rio. Dizem que quando se movia, fazia um vinco na gua, tipo uma onda do mar em razo do seu tamanho e fora descomunais. Alm disso, provocava um forte esturro ouvido a longa distncia. Ao contar esta estria para o Seu Clvis, morador da cidade de Quiterianpolis e profundo conhecedor do Poty no seu alto curso, o mesmo disse-me que j conhecia o fato e que, no perodo em que servira o exrcito, na cidade de Crates, dcada de 1960, participou de uma expedio de reconhecimento ao local de apario do temvel monstro, na tentativa de captur-lo. Durante muitos dias armaram campana s margens do Poty, porm a armadilha no logrou sucesso. Ao que parece o monstro do rio ainda hoje habita os profundos e escarpados poos, escondendo-se nas inmeras grutas submersas daquele boqueiro. Em tempo: Seu Clvis um dos que defendem que a nascente do Poty situa-se no Jatob.

CASO III: A Pedra do Tic-Tac


To interessante quanto a narrativa sobre a enigmtica pedra o seu intrprete, Seu Chico Peres, morador do So Bento, comunidade situada s margens do Poty, no Municpio de Burity dos Montes, homem de grande sabedoria. Segundo ele, havia uma pedra situada numa plancie, no caminho entre o So Bento e a cidade de Pedro II PI. No era to alta, quase do tamanho de uma geladeira, mas o que tinha de especial era a capacidade de emitir um som muito parecido com o tic-tac dos antigos relgios corda, s que muito alto, ininterrupto e to estridente que fazia cair o queixo do sertanejo. O fenmeno chamava tanto a ateno, que pessoas de diferentes localidades viajavam lguas para assistir pedra do tic-tac dar seu show. Foi a que apareceu um cida-

Caso II: Maniquesmo no Monte Nebo


Na regio do alto Poty vivia a tribo indgena dos Crates, que segundo o Seu Ferreirinha, conhecido historiador natural da cidade de nome idntico, a palavra Crates origina-se da fuso de dois nomes de animais ribeirinhos o car, um peixe, e ti, um rptil. Com

do no se sabe de onde veio e, na tentativa de furtar o suposto relgio que havia no seu interior, dinamitou-a, destruindo-a por completo, acabando, tambm, com o estranho som que emitia.

CASO V: Uma Histria de F


Ao visitar a cidade de Prata do Piau, s margens do Poty, no seu baixo curso, o visitante se encantar com a singeleza e o ar interiorano tpico de serto piauiense. Tambm no poder ir embora sem desfrutar do refrescante balnerio da Prata Velha, que fica nas cercanias da cidade, onde uma grande piscina de gua natural e cristalina alimentada por olhos-dgua de forma permanente. Se sentir fome, o turista deve procurar a F e seus problemas estaro resolvidos, referncia na cidade. Tambm fabrica doces deliciosos. muito comunicativa e alegre. Contou-me, ento, de uma especial experincia que aconteceu com ela durante sua adolescncia. Sua famlia possua razes numa pequena comunidade rio acima, ficava prximo ao poo do Curicica, sendo este muito profundo. Ela e sua me foram passar uma temporada, deixando a cidade de Prata onde viviam. Como de costume, cedo da manh as mulheres da comunidade dirigiam-se ao rio com o objetivo de lavar roupa e pegar gua para o abastecimento dos lares. Enquanto isso, F, suas primas e colegas acompanhavam as mes naquele alegre passeio. No dia do ocorrido, as meninas brincavam de ver quem dava o salto mais espalhafatoso possvel, o que fizesse espalhar mais gua para todos os lados. Sempre espevitada, F se esfora ao mximo na sua vez, afasta-se, corre e salta dando um mortal antes de cair na gua. Afundou, perdeu os sentidos e a direo para chegar margem do rio, nadou embaixo dgua a esmo. As colegas logo perceberam que alguma coisa havia dado errada, pois F no retornara tona. Em pouco tempo toda a comunidade estava em volta do rio. Pescadores experientes lanavam-se em mergulhos demorados para tentar encontrar F, sem sucesso. Depois de horas de busca infrutfera, deram o caso por encerrado, imaginando que a moa estivesse morta, presa em alguma raiz ou salincia de rocha submersa. Choro, desmaios, desespero dos parentes e amigos era s o que se ouvia. Mas o que aconteceu depois deixou todos cobertos de espanto. J era fim de tarde e todos esperavam a chegada do delegado para registrar o caso quando, de repente, surge F na margem do rio. Ainda tonta e exausta desmaia na frente de todos. Ao acordar, F explicou que, ao cair na gua, ficou atordoada e nadou embaixo dgua, entrando, sem saber, numa gruta submersa. J quase sem flego, chegou num lugar muito escuro, uma gruta interna, onde pde
v.24, n. 1, 2007

CASO IV: Famlia que Luta Unida Sobrevive


Este fato aconteceu nas eras de 1980, l pros lados do vale do rio Cais, afluente da margem esquerda do Poty, e muito ilustra sobre a fibra e a garra do sertanejo nordestino quando precisa encarar as adversidades do meio ambiente em que est inserido. Morava em um stio distante, no interior de uma densa mata, uma famlia tpica do serto: o pai, a me e trs filhos pequenos a menina com mais idade no havia completado os 12 anos, os outros contavam seis e sete anos. O vale do Mirindibal circundado pela serra do Morcegueiro, assim conhecida em funo das dezenas de cavernas ali existentes que serviam de moradia para os mais temidos animais do serto, cobras, morcegos, caititus e onas. O certo que, num determinado dia, os pais dos trs garotos tiveram que ir trabalhar numa roa distante, deixando a criana maior tomando conta dos dois menores. No fazia muito tempo que partiram, nas primeiras horas do dia, quando as crianas ouviram um barulho no quintal da casa. A menina mais velha foi ver o que estava acontecendo e, ao chegar l, percebe que o galinheiro estava sendo atacado por um animal. Supe a garota ser um cachorro-domato e, gritando, corre para cima do animal na tentativa de que o mesmo fuja com medo da zoada. Qual o qu, nem o animal fugiu, tampouco era um cachorro-do-mato. Na verdade era uma ona parda adulta que, deixando de lado a galinha, saltou em cima da assustada criana. Aquele alvoroo todo chamou a ateno dos dois irmos menores. L chegando, depararam-se com o enorme felino desferindo golpes na irm. Sem titubear lanaram-se os trs naquela luta renhida, armados com uma pequena faca tipo canivete e um porrete feito do caule do juc, durssimo. Depois de um longo e sangrento combate, as crianas conseguiram matar a temida ona. To grandes e profundos foram os ferimentos provocados pelo perigoso felino que a criana mais velha teve de passar dois meses no hospital, em recuperao. Hoje, j adulta, Francisca, a irm mais velha, guarda as cicatrizes por todo o corpo, mas no seu olhar, no seu ar de guerreira que percebemos toda a garra e altivez do sertanejo da bacia do rio Poty.

ARTIGO
respirar. Ali mesmo ficou e adormeceu. Algum tempo depois sentiu algum se aproximar dela, parecia um ser meio-peixe meio-homem, que a pegou pelos braos e a conduziu at bem prximo da margem, depois retornou para as profundezas do Poty. Quem a retirou da caverna? Como ela conseguiu retornar e quais seres habitam as cavernas submersas do Poty? So questionamentos que murmuram, vez por outra, em meus pensamentos e devaneios. emite um esturro assustador, d um salto ao lado da canoa. Com o movimento da gua, o pescador que estava na canoa se desequilibra e cai no rio. O amigo, distando uns 20 metros dali, nada pode fazer. A velha, de longe, assiste impvida. Ao cair, o coitado torna-se presa fcil para o astuto ofdio, que d o bote e o carrega para o fundo do rio. O amigo que ficou nadou at a margem sem saber ao certo o que fazer, quando a velha pragueja mais uma vez dizendo que no havia mais o que fazer, e aquele seria mais um jantar da sucuri. Ao ouvir a lavadeira desdenhar da situao, enche-se de rancor e dio para com a terrvel cobra. Responde velha dizendo que aquele seria o ltimo almoo da sucuri, e ele retornaria com o corpo do amigo, mesmo que j morto. Acomodou sua faca entre os dentes, colocou todo o ar possvel nos pulmes e mergulhou no rio. No demorou a achar a entrada do esconderijo da sucuri e, j quase sem flego, alcanou a parte seca no interior da caverna submersa. Em seguida, acendeu uma vela para clarear o lugar, quando enxergou a grande serpente sem veneno, ainda enroscada quebrando os ltimos ossos inteiros do infeliz amigo. Com a fria de um tit desferiu inmeras facadas no tenebroso animal, levando-o ao bito. Resgatou o amigo trazendo consigo a cabea da cobra. Ao ver o pescador retornar, a velha lavadeira danou-se em desabalada carreira. Antes de partir o bravo pescador enterrou o amigo cobrindo-o com seixos do Sambito, recuperou os enganchos armados e os peixes capturados. Concludos os servios, foi embora avisar aos familiares do colega morto sobre o trgico acontecido.

CASO VI: Prova de Amizade


Nesta narrativa a figura emblemtica a assustadora cobra sucuri. Este animal se adaptou muito bem ao ecossistema do cnion do rio Poty onde os grandes poos lhe serviam de moradia, tendo peixes e outros animais do entorno como seu alimento predileto. Entretanto, com os desmatamentos, a caa predatria e a perda da biodiversidade j no se vem grandes exemplares destes animais. Ouvi, da parte dos pescadores, que, no poo Amarelo tem este nome devido cor dos paredes de arenito que o circundam h dez anos, eles mataram uma sucuri que media 72 palmos, algo em torno de 14 metros. Na esperana de reaver o couro do bicho pergunteilhes se o guardaram. Qual no foi minha tristeza quando soube que o couro foi cortado em pedaos para a fabricao de tamboretes, ou seja, pequenos bancos de madeira cujo acento vem a ser o couro da cobra, por ser duro e resistente. Mas o caso que vou lhes contar ocorreu num poo profundo de um afluente da margem esquerda do Poty, o rio Sambito. L estavam dois pescadores, amigos de longas datas. Era fim de tarde, eles usavam uma canoa de madeira tpica do lugar para ajudar a fixar os enganchos e redes, enquanto um ia por dentro dgua o outro seguia na canoa, num trabalho de ajuda mtua. Ao passarem por uma anci que estava a lavar roupas, ouviram dela uma informao assustadora. Disse ela que, naquele sinistro poo, morava uma sucuri muito antiga, de grandes propores e que seria melhor que voltassem de onde vieram. Disse tambm que a cobra sucuri j tinha tragado vrios pescadores para o fundo do rio, onde possua um esconderijo. Sendo que at aquela data ningum mais viu o corpo dos pescadores mortos. Sem temerem o aviso, os dois amigos penetraram mais ainda no alcantilado boqueiro, preparando as armadilhas. Quando, de sbito, quebrando a harmonia do lugar, eis que surge a sucuri, ao tempo em que

CASO VII: A Rainha do Poty


Fora a temida cobra sucuri, existe um outro animal que pe medo e assusta a todos que se servem das guas do Poty, a assustadora arraia. Mas sua ocorrncia limita-se parte do mdio e por toda a extenso do baixo Poty. Ela s no habita os poos mais altos do rio porque a arraia no consegue vencer a acentuada declividade da cachoeira da Lembrada, situada no Municpio de Burity dos Montes. Talvez pela falta de predadores este esquisito peixe de forma ovalada proliferou de maneira indiscriminada. Sua arma de defesa um poderoso esporo que traz consigo na ponta de uma salincia, tipo cauda. A arraia gosta de viver enterrada no limo, prximo margem do rio. Sem perceber o perigo, aquele que pisar em cima dela sofrer uma forte perfura-

o, cujo ferimento provoca uma dor insuportvel. Sua recuperao lenta, muitas vezes infeccionando a ferida. Sua esporada to intensa que at um touro ou cavalo que nela pise ter seu casco perfurado, e, em razo da dor, o quadrpede rolar por horas na margem do rio, sangrando muito no local atingido. Disse-me um pescador, na altura da passagem da Concrdia, Municpio de Juazeiro do Piau, ter capturado uma grande arraia, cuja circunferncia media 17 palmos. A espcie mais comum no Poty tem uma colorao marrom escura, porm, fui informado que no alto do rio So Nicolau, afluente do rio Sambito, vive a arraia branca muito grande e sua esporada to violenta que, se no matar, aleija o acidentado. Ao chegar numa fazenda s margens do Poty, no Municpio de Monsenhor Gil, de longe avistei um homem que caminhava com dificuldade. Ao me aproximar pude perceber um ferimento muito inflamado no seu p direito. Ele contou-me que estava pescando no rio, se achando protegido, pois estava calado com uma bota de borracha vulcanizada, entretanto, ao pisar numa arraia, esta conseguiu perfurar a bota e atingir a parte superior do seu p. Por esta e por tantas outras, a arraia um animal que permeia o universo imaginrio dos ribeirinhos do Poty. Foi durante uma de minhas viagens de campo ao mdio Poty, que escutei uma histria espetacular. Em eras passadas, os pescadores do rio projetaram uma espcie de bota de carnaba, que deixava livre de esporadas quem as calasse. Os pescadores tranavam de tal forma a palha da carnaba que, quando molhadas, aumentava a resistncia das mesmas. Para o meu desencanto ningum mais sabia confeccionar a dita bota. Imaginei que aquela tcnica teria se perdido com o passar do tempo. Dois anos depois voltei mesma regio, convidado que fui pelo Senhor Pedro de Loia, agente de sade da comunidade Piaus, Municpio de Burity dos Montes. Aps a festa, retornava eu com mais alguns convidados na traseira de um pick-up, quando comentei a respeito da bota de carnaba, explicando, por fim, minha mgoa em no encontrar quem a confeccionasse. Neste momento uma senhora me toma a palavra e diz que viu vrias vezes seu av fabricar a bota. Afirmou, tambm, ser ela capaz de confeccionla, dei saltos de alegria. A fiz prometer que tentaria, at lhe consegui as palhas para executar a tarefa. Dois meses depois Dona Maria Palhares manda avisar que a bota estava pronta. Quando cheguei a sua

casa, na cidade de Castelo do Piau, j no agentava de tanta ansiedade. Ela vem e traz nas mos um par da bota de carnaba, to perfeito que mais pareciam objetos mgicos, daqueles que s vemos nos contos de fada. Na verdade estava ali consumado o resgate de uma cultura nica, fruto da vivncia secular do sertanejo interagindo com o seu meio ambiente, encontrando solues ecolgicas que aplaquem o seu sofrimento.

CONSIDERAES FINAIS
Mesmo com toda a importncia social, cultural, econmica, arqueolgica e ambiental, vivemos a esdrxula situao de observar a paulatina morte do Poty. So tantos os problemas que lhe encerram que merece um artigo parte. O desmatamento, minerao criminosa, assoreamento, passando pelo lanamento de esgotos urbanos, a caa e a pesca predatrias so alguns exemplos. A construo aleatria de barramentos vem gerando uma perda considervel da oferta de gua de superfcie. Os vales do alto e mdio Poty eram midos, possuam matas verdejantes, como o caso do Monte Nebo em Crates. Hoje a vegetao composta de arbustos esparsos, terra nua, sem nutrientes, e as poucas matas de encosta que sobraram esto desaparecendo em virtude das queimadas. Com a elevao da temperatura e o efeito estufa tem havido uma acelerao do processo de desertificao na bacia do rio Poty. Este quadro, infelizmente, nos apresenta um futuro sombrio para os habitantes do Poty. necessrio, portanto, um esforo coletivo envolvendo os diversos segmentos da sociedade para amenizar os efeitos nefastos do antropismo. Esforo este que passa, peremptoriamente, pela criao do Comit de Bacia Hidrogrfica do Rio Poty, a fim de que elaboremos uma poltica unificada de revitalizao e gesto das guas, desde a nascente at sua foz. No haver futuro sustentvel se o nosso principal insumo, a gua, no receber a devida ateno por parte de todos.

REFERNCIAS
BASTOS, Cludio. Dicionrio histrico e geogrfico do estado do Piau. Teresina: Fundao Cultural Monsenhor Chaves. 1994. BAPTISTA, Joo Gabriel . Geografia fsica do Piau . [Teresina]: Comepi, 1981. CHAVES, Joaquim. O ndio no solo piauiense.
v.24, n. 1, 2007

Potrebbero piacerti anche