Sei sulla pagina 1di 4

Dicionrio

Dicionrio
Um dicionrio uma compilao de palavras ou dos termos prprios, ou ainda de vocbulos de uma lngua, quase sempre dispostos por ordem alfabtica e com a respectiva significao ou a sua verso em outra lngua. Cada dicionrio possui classificaes em harmonia com objetivos e finalidades didticas aos quais se compromete em abranger. Isso muito se deve a uma constante necessidade de atender aos diversificados nveis e reas de conhecimento, o que resulta na minuciosa classificao dos diferentes dicionrios disponveis que conhecemos hoje. O dicionrio pode ser mais especfico e tratar dos termos prprios de uma cincia ou arte.

Origem
Os dicionrios remontam aos tempos antigos. Acredita-se que o dicionrio tenha se originado na Mesopotmia por volta de 2.600 a.C., feito em tabletes com escrita cuneiforme, ele informava repertrios de signos, nomes de profisses, divindades e objetos usuais, que funcionavam como dicionrios unilngues. Os gregos no sculo I Um dicionrio de Latim. Os dicionrios criaram os lexicons para catalogar os usos das palavras da lngua distinguem-se de acordo com suas finalidades. grega. Os gregos e os romanos j os utilizavam para esclarecimentos de dvidas, termos e conceitos. Todavia, no eram organizados em ordem alfabtica. Limitavam-se s definies de termos lingusticos ou literrios. Foi somente no fim da Idade Mdia que houve o surgimento de dicionrios e glossrios organizados alfabeticamente. Quando as glosas desses manuscritos latinos tornaram-se numerosas, os monges as ordenaram alfabeticamente para facilitar a localizao. Com isso, surgiu uma primeira tentativa de dicionrio bilngue latim-vernculo. Com o advento da imprensa, no sculo XV, alavancou-se a difuso e o uso de novos dicionrios. O estilo de dicionrio que usamos atualmente foi incorporado no renascimento com o objetivo de traduzir as lnguas clssicas para as modernas em funo da bblia [1].

Tipos
Existem vrios tipos de dicionrios. Os mais comuns so: Dicionrios gerais da lngua: so de verso extensa ou com adaptao a usos escolares. Possuem um considervel nmero de palavras, definidas em suas vrias acepes e significados. Exemplos: Dicionrio Michaelis; Dicionrio Aurlio. Dicionrios etimolgicos: fornecem a origem de cada palavra atravs de sua formao e evoluo. Dicionrios de sinnimos e antnimos: definem o significado das palavras mediante equivalncias ou afinidades (palavras sinnimas) e significados opostos (palavras antnimas). Dicionrios analgicos: renem as palavras por campos semnticos, ou por analogia a uma idia. Geralmente no so dispostos em ordem alfabtica. Dicionrios temticos: organizam vocabulrios especficos de determinada cincia, arte ou atividade tcnica. Exemplos: Dicionrio Jurdico, Dicionrio de Comunicao, de Astronomia e Astronutica. Dicionrios de abreviaturas: so muito teis por facilitarem a comunicao ainda mais nesta poca de abreviaturas e siglas. Dicionrios bilngues ou plurilngues: explicam o significado dos vocbulos estrangeiros e suas correlaes com os vocbulos nativos.

Dicionrio Alm dos dicionrios supracitados, ainda existem outros que se propem a atender diversas finalidades como dvidas e dificuldades de uma lngua, de frases feitas, de provrbios, de grias e expresses regionais, etc...

Dicionrio bilngue
O dicionrio bilngue, Portugus Latim, com o ttulo Dictionarium ex Lusitanico in Latinum Sermonem considerado o primeiro dicionrio da lngua portuguesa com 12064 verbetes, reeditado em 1569 com mais 728 entradas. de autoria de Jernimo Cardoso (c. 1510-1569) e foi publicado em 1569. No entanto, existe notcia de documentos anteriores a esta data, os quais se consideram perdidos, so estes o Vocabulario Portuguez muy copioso com declarao da Origem de cada Vocabulo e de que lngua emanou de Duarte Nunes de Leo (c.1530-c.1608), e o Dictionarium Lusitanum et Latinum atribudo a Francisco Sanches de Castilho (c. 1558)[2].

Dicionrios de lngua portuguesa


O Vocabulrio Portugus e Latino, de Raphael Bluteau, que foi lanado entre 1712 e 1728, considerado a primeira tentativa bem-sucedida de edio de um dicionrio para a Lngua Portuguesa. O Dicionrio da Lngua Portuguesa, de Antnio Moraes Silva, destaca-se entre os dicionrios pioneiros em portugus. Publicado em Lisboa, em 1789, reconhecido como o dicionrio mais completo na lngua. Em 1813, houve um enriquecimento e a publicao de uma segunda edio desse Dicionrio que considerada a edio definitiva de Moraes Silva.

Dicionaristas recentes e suas obras


Buarque de Holanda Ferreira, Aurlio (1910-1989) - Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa (Primeira edio de 1975; a segunda edio revisada e ampliada de 1986). Caldas Aulete, Francisco (1823-1878) - Dicionrio Caldas Aulete. Chaves, Sylla (1929-2009) - Originala Esperanta Bildvortaro (primeira edio em 1993) e Oportuna Povortaro Esperanta-Portugala (primeira edio em 2008). Houaiss, Antnio (1915-1999). Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. (primeira edio em 2001) Michalis de Vasconcelos, Carolina (1851-1925) - Lies de Filologia Portuguesa. Rodrigues Leite e Oiticica, Jos (1882-1957) - Estudos de Fonologia.

Utilizao dos dicionrios


Cada dicionrio tem, muitas vezes, sua organizao e suas finalidades discriminadas em um prlogo e recomendvel uma interao com tal contedo para um melhor aproveitamento da obra. Embora as informaes sobre a lngua em seu conjunto sejam objeto dos dicionrios gerais, lxicos e enciclopdicos, vrios dicionrios especializados podem trazer um enfoque lingustico (dicionrios de sinnimos, analgicos, etimolgicos) ou enciclopdico em vrias disciplinas, como psicologia, informtica, cinema, literatura, ou outros. Alm disso, os dicionrios usualmente trazem contidos no apndice, no comeo ou no final, uma relao das abreviaturas utilizadas e dos sinais de pontuao especficos e importante conhec-los para otimizar seu manuseio.

Dicionrio

Funes principais
Definir o significado das palavras e sua apresentao ortogrfica. Informar a etimologia das palavras, fornecendo explicaes quanto a origem (latim, grego, rabe, alguma outra lngua antiga ou emprstimo de alguma lngua estrangeira moderna). Assegurar a categoria gramatical da palavra (substantivo, verbo, pronome) e outros aspectos gramaticais (gnero, nmero). Auxiliar, como forma de instrumento, o estudo de uma lngua estrangeira. Contribuir para uniformizar e manter a unidade da lngua.

Referncias
Help! Sistema de Consulta Interativa, Lngua Portuguesa, pgs 30-3.
[1] Primeiro Dicionrio (http:/ / super. abril. com. br/ superarquivo/ 2002/ conteudo_121017. shtml) [2] Verdelho, Telmo. Dicionrios Portugueses, Breve Histria (http:/ / clp. dlc. ua. pt/ Publicacoes/ Dicionarios_breve_historia. pdf).

Ligaes externas
(http://www.ime.usp.br/~ueda/br.ispell/) ispell (http://openthesaurus.caixamagica.pt/) openthesaurus (http://www.dicionario-aberto.net) dicionario-aberto (http://natura.di.uminho.pt/wiki/doku.php?id=dicionarios:main) dicionrios Dicionrios-Online.com (http://www.dicionarios-online.com) Dicionrios em portugus. Dicionrios on-Line (http://www.traducao.cc/dicionarios.html) Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa (http://www.priberam.pt/dlpo/) (Portugal) Dicionrio Lngua Portuguesa On-Line - Porto Editora (http://www.portoeditora.pt/dol) (Portugal) Dicio - Dicionrio Online de Portugus (http://www.dicio.com.br/) (Brasil) Multilingual E-Translation Portal (http://www.logos.it/index.html) Dicionrios antigos na Brasiliana Digital (http://www.brasiliana.usp.br/dicionario) Diccionario portuguez e latino (1755) (http://www.europeana.eu/portal/full-doc.html?query=Vocabulario+ Portuguez+e+Latino&tab=&start=1&startPage=1&uri=http://www.europeana.eu/resolve/record/90101/ 3AE28922C6314E15B986F243D3A1CD2EB98D6C7B&view=table&pageId=bd) Dicionrios e vocabulrios (http://www.ethnologue.com/show_subject.asp?code=DAV) iDicionario - Dicionrio da Lingua Portuguesa na Internet (http://idicionario.com/) (Portugal)

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Dicionrio Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=37079341 Contribuidores: 555, Adailton, Andremafei, Arouck, Baseador, Bisbis, Burmeister, Cicero joao da silva, Colaborador Z, Copat, Der kenner, Eamaral, Ega, Epinheiro, EuTuga, Fernao, Flipperpaulista, Fredmaranhao, GOE2, Gbiten, Gbugado, Giampaolo, Gil mnogueira, Giro720, Heiligenfeld, HombreDHojalata, Hyju, Ikescs, JMGM, Jo Lorib, Joao carlos alberto de paiva, Jos Augusto, Joo Carvalho, Leandro LV, Leandro nerys, Lechatjaune, Leonardo.stabile, LeonardoRob0t, Leslie, Leuadeque, Lijealso, Luan, LucianoVicSo, Luckas Blade, Manuel de Sousa, Mosca, Mschlindwein, Muriel Gottrop, Nelson monforte, Nuno Tavares, OS2Warp, Ozalid, Pcn, Pediboi, RafaAzevedo, Rbrandao, Reynaldo, RicardoF, Rui Silva, Ruy Pugliesi, SallesNeto BR, Street record, Stuckkey, Sturm, Sukigu, Teles, Thalis 11, Thay Angel, Tumnus, Vanthorn, Veracosta119, Vitor Mazuco, Waltter Manoel da Silva wppt, Wiknowledge, Yeltsinlima, ZXY, Zoldyick, Zumg, rico Jnior Wouters, 162 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:Latin dictionary.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Latin_dictionary.jpg Licena: Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported Contribuidores: User:Dr. Marcus Gossler

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Potrebbero piacerti anche