Sei sulla pagina 1di 2

Nomes: Filipe Silva Torres - 4205810 Gabrielle Nbrega Oliveira - 4102410 Guilherme Ferreira Miranda - 4102810 Jos Aurlio

Bilar Ney Jnior - 4100712 Jlio Csar Bellatine - 4103012

Estudo de Caso Teoria das Relaes Internacionais II - Professor Samuel

1) ou no um regime internacional? Por que? De acordo com as especificaes de Krasner sobre regimes internacionais, essa organizao pode ser considerada um regime internacional, uma vez que possui princpios, normas, regras e procedimentos de tomada de decises. E a partir desse conceitos e sua aplicao no caso especfico da no proleferao de armas qumicas, podemos apontar que o prncipio deste tratado alcanar um mundo livre de armas qumicas atraves do trabalho conjunto, prevenindo que estas sejam usadas de novo em outras situaes, assim fortalecendo a segurana internacional. Notamos tambm a existncia de regras como o sigilo de informaes, custos compartilhados pelos Estados-membros e a perda de direito de voto pelo no pagamento, etc. Outro ponto de verificao da existncia de um regime internacional a institucionalizao jurdica presente pela existncia de uma organizao estipulada na qual h um organograma de funcionamento, estipulao de sanes, privilgios aos participantes, ou seja, um ordenamento jurdico completo. 2) O que leva pases a participarem de uma conveno como essa na qual prega-se a eliminao de armas qumicas?

As principais motivaes para a participao se encontram no interesse dos Estados quanto a segurana tanto interna como externa e o credibilidade do Estado no sistema internacional. O incentivo dado pela implementao do regime internacional que intrnsicamente estabelece a cooperao e assegura diversos benefcios para os Estados-membros. No campo da segurana, e referente aos Estados no detentores de bombas qumicas, a adeso a esta conveno assegura a no utilizao destas contra seus prprios territrios. No outro extremo, os pases detentores asseguram a no-proliferao de armas qumicas que poderiam afetar a balana de poder. O Estado, a partir da adeso ao tratado, obtm tambm maior credibilidade perante outros Estados, evitando represlias e sanes. O nmero elevado de 189 pases-membros fortalece ainda mais essa ideia da credibilidade no sistema internacional. Esta deve ser mantida para o estabelecimento de novas formas de cooperao, trocas comerciais e assistncia posterior. H uma limitao, na OPCW, no que diz respeito soberania dos Estados. O infringimento do tratado no resulta em atos diretos dessa conveno, sendo necessrio elevar para o Conselho de Segurana da ONU. Conclui-se que a no existncia de uma Conveno de Armas Qumicas acarretaria em um sistema internacional desregulado e a utilizao desmedida deste tipo de armamento. Ademais, sua existncia institucionaliza os propsitos, fortalecendo o regime internacional e o seu bom funcionamento.

Potrebbero piacerti anche