Sei sulla pagina 1di 8

Benefcios do videogame para a sade

Os videogames so sempre mal falados desde que surgiram. Para os mais idosos, o Atari era um verdadeiro veneno para a televiso, diminuindo o seu tempo de vida til. Hoje, sabemos que isso no verdade! Apesar de este mito ter sido enterrado, ainda h muito preconceito com os videogames. Existem muitas crianas e adolescentes viciados em games que se esquecem da vida social, acadmica e profissional. Assim como tudo na vida, todo exagero malfico sade. Entretanto, de forma controlada, o videogame traz muitos benefcios que voc nem faz ideia. Separamos 4 razes para voc adquirir um console e passar a jogar seus games preferidos diariamente. Confira!

1) Videogame mantm a mente ativa


Os jogos de videogame so muito bons para ativar diversos campos do crebro. Isso acontece, porque muitos acontecimentos so simultneos e a pessoa se obriga a prestar ateno nos sons, na viso e, claro, no movimento dos dedos. Uma idosa de 86 anos assume que comprou seu Playstation 3 para manter-se ativa. Junto com o console, ela adquiriu uma televiso de 65 polegadas e um Grand Theft Auto. Agora, ela pode se divertir e ainda acionar todo o crebro!

2) Sensor de movimento ajuda a queimar calorias


Com a criao do Kinect e do Nintendo Wii, os players podem jogar seus games favoritos se movimentando. Jogos de tnis, por exemplo, fazem com que eles se mexam, assim acelerando seus coraes, suando e queimando centenas de calorias. Claro que um videogame desse tipo no se compara a fazer exerccio fsico nas ruas e academia, entretanto um bnus a mais para aqueles que no conseguem ficar muito tempo longe da televiso e do console.

3) Aumento da ateno
H pessoas que apresentam ambilopia, ou seja, um olho enxerga melhor que o outro em razo da m utilizao do mais fraco. No problema de grau, mas, sim, de preguia, tendo como tratamento a utilizao de tapa-olho. Um estudo mostrou que pessoas com esta doena que jogam games de guerra por 1 hora tm os mesmos benefcios de quem se veste de Nick Fury por 400 horas! A razo simples: em um jogo deste tipo, o player tem que ficar atento a tudo que ocorre em cena, logo, naturalmente, os olhos ficam em estado de alerta e a mente obriga o mais fraco a observar a tela. Pensando desta forma, no somente os doentes que se beneficiam destes jogos, mas todos aqueles que querem aumentar sua ateno e capacidade em focar sobre diversos pontos diferentes.

4) Melhora da coordenao motora


Outro estudo cientfico trouxe resultados muito interessantes. Mdicos cirurgies que jogam videogame tm tendncia a fazer as cirurgias com mais velocidade e menor taxa de erros que aqueles que no jogam. Isso um indicativo de que jogar videogame no to fcil quanto parece! Para se tornar um bom player, preciso realizar adaptaes neuromotoras. Jogos de tiro um bom exemplo disso. O jogador tem que se locomover, ficar atento a sua frente, ao seu lado e s suas costas, alm de estar sempre pronto para atirar! So vrios dedos que so usados simultaneamente.

10 PROBLEMAS MDICOS QUE O VIDEO GAME EM EXCESSO PODE TE CAUSAR


Voc sabe quais tipos de leso e condies mdicas que ficar muito tempo jogando video game pode causar? Pois esse post serve pra que voc fique sabendo as mais graves delas e repense se vale a pena gastar tanto tempo da vida na frente do computador ou manuseando joysticks. Obviamente todas so extremos, mas sempre bom estar atento a elas pra no perder pontos de XP na vida real.

1. Polegar de Playstation

Embora esta condio seja chamada comumente de Polegar de Playstation, ela pode afetar qualquer um que jogue com um controle do tipo d-pad. Sintomas do Polegar de Playstation incluem formigamento e perda de sensibilidade no polegar e bolhas grandes causadas por movimentos repetitivos que requerem semanas para sarar. Outro termo para esta condio pode ser Hidradenite palmar, uma doena de pele em que leses dolorosas nas palmas e dedos so as caractersticas principais.

2. Nintendinite, Wiite e Xboxite

Nintendinite

um

termo

que

tem

sido

usado

para

descrever

leses

nos tendes (tendinites) das mos e punhos. Jogadores tm relatado leses por estresse ao usar jogos como Wii Sports por muito tempo. Leses srias por jogar em lugares pequenos tambm podem ocorrer. O Wii balance por si s causa um monte de leses, incluindo problemas nos joelhos e quadril e fraturas resultantes de quedas, carinhosamente apelidadas de Fraturas de Wii pelos mdicos.

3. Convulses

Jogar videogames pode, em casos raros, disparar convulses, mas no existe evidncia cientfica de que possam causar epilepsias propriamente ditas. A epilepsia fotossensitiva, no entando, uma forma comum de epilepsia na qual convulses so disparadas por estmulo visual que forma padres no tempo ou espao, como luzes piscantes e fundos que se movimentam regularmente.

4. Vcio

Sim, voc pode se viciar em jogar videogame. O vcio uma doena impulsiva, similar ao vcio em jogos de azar. Sintomas incluem perda ou ganho de peso, falta de higiene pessoal, reduo da interao social e padro de sono irregular.

5. Comportamento agressivo e problemas mentais

Estudos mostram que jogadores patolgicos, ou obsessivos, so mais depressivos e ansiosos com o tempo do que no-jogadores. Crianas esto sob o risco de se tornar impulsivas, antissociais e viciadas em jogos de todo tipo ao longo do tempo. Alguns sinais de alarme incluem problemas de concentrao, sono irregular, ansiedade aumentada, irritabilidade sem motivo aparente e fobias sociais. Crianas que jogam jogos violentos tambm tendem a ter mais fantasias agressivas e a desenvolver comportamentos agressivos. Elas esto mais vulnerveis a serem vtimas de agresso tambm.

6. O efeito Tetris

Este fenmeno pode ocorrer aps jogar qualquer jogo por muito tempo, mas Tetris o mais comum. Jogadores dizem que aps jogar por muitas horas, eles sem querer transferem elementos do jogo ou da interface para as suas vidas reais. Por exemplo, eles podem comear a ver blocos caindo em qualquer lugar ou comear a fantasiar sobre blocos de Tetris se encaixando nos prdios da cidade. s vezes imagens tomam conta da mente durante o processo, seja durante o sono ou a viglia. Em casos extremos, pessoas relataram sofrerem acidentes de carro porque estavam ocupadas vendo os blocos carem quando eles nem estavam ali.

7. Problemas de viso

Videogames podem causar problemas visuais. Olhar diretamente pra tela extensivamente causacansao visual e o uso prolongado do computador relacionado a glaucoma, especialmente entre os mopes. Encarar a tela clara muito prejudicial aos componentes fsicos dos olhos, principalmente porque durante as sesses ns costumamos piscar bem menos, o que provoca o cansao e ressecamento dos olhos. Um problema comum de viso em jogadores conhecido como Olhos de Guitar Hero/Rock Band. similar ao efeito Tetris porque envolve ver grficos de interface queimados na sua retina muito tempo depois de parar de jogar.

8. Sndrome do tnel do carpo

A sndrome do tnel do carpo ocorre quando o nervo principal entre o antebrao e a mo repetidamente apertado ou pressionado. Essa presso ocorre quando o tnel do carpo, rea do pulso que abriga o nervo principal e os tendes, se torna irritada ou inchada. O uso prolongado do computador vem sendo relacionado sndrome, ento no surpresa que seja um sintoma fsico do vcio em jogos. Uso excessivo do mouse pode causar tanta inflamao quando o uso excessivo do controle do videogame.

9. Enxaqueca

A enxaqueca pode causar intenso latejamento em uma rea da cabea e est comumente acompanhada de nuseas, vmitos e hiperssensibilidade luz e ao som (conhecidos como aura). Crises de enxaqueca podem causar dor extrema por horas at dias. Sabe-se que existem incontveis precipitantes para enxaqueca e as pessoas que jogam videogames por perodos de tempo longos esto mais propensas a essas cefalias por causa da intensa concentrao necessria durante o jogo, assim como pela fora exercida sobre os olhos ao olhar para a tela.

10. Morte

Jogadores podem facilmente ficar to imersos que se sentem impelidos a jogar por horas e horas a fio. Um homem de 28 anos entrou em colapso aps jogar o game Starcraft em uma lan house da cidade de Taegu, Coria do Sul, em 2007. De acordo com as autoridades locais, o homem no dormiu, comeu muito pouco e mal foi ao banheiro durante a maratona de 72 horas de jogo que fez. Ns presumimos que a causa da morte foi falncia cardaca por exausto, disse um policial da provncia de Taegu agncia de notcias Reuters. Alm dos problemas de sade que podem causar a morte dos jogadores, muitos deles morreram como resultado de suicdio ou homicdio induzido pelo jogo.

Potrebbero piacerti anche