Sei sulla pagina 1di 39

SISTEMA RESPIRATRIO

SISTEMA RESPIRATRIO
Este sistema constitudo pelos tratos (vias) respiratrios superior e inferior. O TRATO RESPIRATRIO SUPERIOR formado por rgos localizados fora da caixa torcica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquia. O TRATO RESPIRATRIO INFERIOR consiste em rgos localizados na cavidade torcica: parte inferior da traquia, brnquios, bronquolos, alvolos e pulmes. As camadas das pleura e os msculos que formam a cavidade torcica tambm fazem parte do trato respiratrio inferior.

SISTEMA RESPIRATRIO

SISTEMA RESPIRATRIO
O intercmbio dos gases faz-se ao nvel dos pulmes, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas pores de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aerferas. As vias aerferas podem ser divididas em: NARIZ; FARINGE; LARINGE; TRAQUIA; BRNQUIOS; PULMES.

SISTEMA RESPIRATRIO Nariz


A cavidade nasal a escavao que encontramos no interior do nariz, ela subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispe de um orifcio anterior que a NARINA e um posterior denominado coana. As COANAS fazem a comunicao da cavidade nasal com a faringe. na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, filtrado, umidecido e aquecido.

SISTEMA RESPIRATRIO Nariz


Na parede lateral da cavidade nasal encontramos as conchas nasais (cornetos) que so divididas em superior, mdia e inferior.

SISTEMA RESPIRATRIO Nariz


A cavidade nasal contm vrias aberturas de drenagem, pelas quais o muco dos seios paranasais drenado. OS SEIOS PARANASAIS compreendem os seios maxilares, frontal, etmoidal e o esfenoidal.

SISTEMA RESPIRATRIO Faringe


A faringe um tubo que comea nas coanas e estende-se para baixo no pescoo. Ela se situa logo atrs das cavidades nasais e logo a frente s vrtebras cervicais. Sua parede composta de msculos esquelticos e revestida de tnica mucosa. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento. A faringe dividida em trs regies anatmicas: NASOFARINGE; OROFARINGE LARINGOFARINGE.

Fonao/inspirao

SISTEMA RESPIRATRIO Laringe


A laringe um rgo curto que conecta a faringe com a traquia. Ela se situa na linha mediana do pescoo, diante da quarta, quinta e sexta vrtebra cervicais. A laringe tem trs funes: Atua como passagem para o ar durante a respirao; Produz som, ou seja, a voz (por esta razo chamada de caixa de voz); Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratrias (como a traquia).

SISTEMA RESPIRATRIO Laringe


A laringe desempenha funo na produo de som, que resulta na fonao. Na sua superfcie interna, encontramos uma fenda nteroposterior denominada vestbulo da laringe, que possui duas pregas: prega vestibular (cordas vocais falsas) e prega vocal (cordas vocais verdadeiras).

SISTEMA RESPIRATRIO Laringe


A laringe uma estrutura triangular constituda principalmente de cartilagens, msculos e ligamentos.

A parede da laringe composta de NOVE PEAS de cartilagens. TRS SO MPARES (cartilagem tireidea, cricidea e epigltica); TRS SO PARES (cartilagem aritenidea, cuneiforme e corniculada).

Laringe - Vista Anterior das Cartilagens

Laringe - Vista Posterior das Cartilagens

A epiglote se fixa no osso hiide e na cartilagem tireide. A epiglote uma espcie de "porta" para o pulmo, onde apenas o ar ou substncias gasosas entram e saem dele. J substncias lquidas e slidas no entram no pulmo, pois a epiglote fecha-se e este dirige-se ao esfago.

SISTEMA RESPIRATRIO Traquia


A TRAQUIA um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de dimetro. Constitui um tubo que faz continuao laringe, penetra no trax e termina se bifurcando nos 2 brnquios principais.

O arcabouo da TRAQUIA CONSTITUDO APROXIMADAMENTE POR 20 ANIS CARTILAGNEOS incompletos para trs, que so denominados cartilagens traqueais.

Inferiormente a TRAQUIA SE BIFURCA, DANDO ORIGEM AOS 2 BRNQUIOS PRINCIPAIS: DIREITO E ESQUERDO.

SISTEMA RESPIRATRIO

SISTEMA RESPIRATRIO

SISTEMA RESPIRATRIO

SISTEMA RESPIRATRIO
Brnquios
Os brnquios principais fazem a ligao da traquia com os pulmes, so considerados um DIREITO e outro ESQUERDO. A traquia e os brnquios extrapulmonares so constitudos de anis incompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glndulas. O brnquio principal direito mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo. Como a traquia, os brnquios principais contm anis de cartilagem incompletos. Os brnquios principais entram nos pulmes na regio chamada HILO. Ao atingirem os pulmes correspondentes, os brnquios principais subdividem-se nos brnquios lobares.

Os brnquios lobares subdividem-se em brnquios segmentares, cada um destes distribuindo-se a um segmento pulmonar.
Os brnquios dividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados bronquolos. As paredes dos bronquolos contm msculo liso e no possuem cartilagem.

SISTEMA RESPIRATRIO
Brnquios e alvolos
Os BRONQUOLOS continuam a se ramificar, e do origem a minsculos tbulos denominados ductos alveolares. Estes ductos terminam em estruturas microscpicas com forma de uva chamados alvolos. Os ALVOLOS so minsculos sculos de ar que constituem o final das vias respiratrias. Um capilar pulmonar envolve cada alvolo. A funo dos alvolos trocar oxignio e dixido de carbono atravs da membrana capilar alvolo-pulmonar.

SISTEMA RESPIRATRIO

SISTEMA RESPIRATRIO Pulmo


Os pulmes so rgos essenciais na respirao. So duas vsceras situadas uma de cada lado, no interior do trax e onde se d o encontro do ar atmosfrico com o sangue circulante, ocorrendo ento, as trocas gasosas (HEMATOSE). Eles estendem-se do diafragma at um pouco acima das clavculas e esto justapostos s costelas.

O pulmo direito o mais espesso e mais largo que o esquerdo. Ele tambm um pouco mais curto pois o diafragma mais alto no lado direito para acomodar o fgado. O pulmo esquerdo tem uma concavidade que a incisura cardaca.

SISTEMA RESPIRATRIO

SISTEMA RESPIRATRIO Pulmo


Cada pulmo tm uma forma que lembra uma pirmide com UM PICE, UMA BASE, TRS BORDAS E TRS FACES. PICE DO PULMO: Est voltado cranialmente e tem forma levemente arredondada. Apresenta um sulco percorrido pela artria subclvia, denominado sulco da artria subclvia. No corpo, o pice do pulmo atinge o nvel da articulao esterno-clavicular BASE DO PULMO: A base do pulmo apresenta uma forma cncava, apoiando-se sobre a face superior do diafragma. A concavidade da base do pulmo direito mais profunda que a do esquerdo (devido presena do fgado).

SISTEMA RESPIRATRIO Pulmo


FACES: O pulmo apresenta trs faces:

A) FACE COSTAL (FACE LATERAL): a face relativamente lisa e convexa, voltada para a superfcie interna da cavidade torcica.
B) FACE DIAFRAGMTICA (FACE INFERIOR): a face cncava que assenta sobre a cpula diafragmtica. C) FACE MEDIASTNICA (FACE MEDIAL): a face que possui uma regio cncava onde se acomoda o corao. Dorsalmente encontrase a regio denominada hilo ou raiz do pulmo. pulmonar.

SISTEMA RESPIRATRIO Pulmo


Pleuras: uma membrana serosa de dupla camada que envolve e protege cada pulmo. A camada externa aderida parede da cavidade torcica e ao diafragma, e denominada Pleura Parietal (reflete-se na regio do hilo pulmonar para formar a pleura visceral). A camada interna, a Pleura Visceral reveste os prprios pulmes (adere-se intimamente superfcie do pulmo e penetra nas fissuras entre os lobos). Entre as pleuras visceral e parietal encontra-se um pequeno espao, a cavidade pleural, que contm pequena quantidade de lquido lubrificante, secretado pelas tnicas. Esse lquido reduz o atrito entre as tnicas, permitindo que elas deslizem facilmente uma sobre a outra, durante a respirao.

SISTEMA RESPIRATRIO Pulmo


HILO DO PULMO: A regio do hilo localiza-se na face mediastinal de cada pulmo sendo formado pelas estruturas que chegam e saem dele, onde temos: os brnquios principais, artrias pulmonares, veias pulmonares, artrias e veias bronquiais e vasos linfticos. Os brnquios ocupam posio caudal e posterior, enquanto que as veias pulmonares so inferiores e anteriores. A artria pulmonar ocupa uma posio superior e mediana em relao a essas duas estruturas. A raiz do pulmo direito encontra-se dorsalmente disposta veia cava superior. A raiz do pulmo esquerdo relaciona-se anteriormente com o nervo frnico. Posteriormente relaciona-se com o nervo vago.

Hilo Pulmonar Direito

Hilo Pulmonar Esquerdo

SISTEMA RESPIRATRIO

fraper21@gmail.com Fbio Rodrigo Pereira


Bilogo/ Me.Melhoramento gentico de plantas e especialista em biotecnologia

Potrebbero piacerti anche