Sei sulla pagina 1di 32

ECONOMIA

1 - Problemtica do desenvolvimento DEFINIO DE ECONOMIA - cincia cuja preocupao a produo, repartio e o consumo de bens e servios que so escassos por forma a satisfazer as necessidades humanas. Essas necessidades so virtualmente ilimitadas. Os problemas econmicos esto relacionados com: 1- a determinao de quais os bens e servios que devem ser produzidos e em que quantidade; 2- a adopo das tecnologias que rentabilizem os escassos recursos disponveis ao mximo; 3- de que modo sero repartidos os bens e os servios produzidos, ou seja, como se divide a produo nacional pela populao. Os problemas que se pem organizao econmica de qualquer sociedade so: 1- quanto produzir; 2- onde produzir; 3- como produzir 3.1- por quem 3.2- com que recursos 3.3- por que processo 4- para quem produzir A organizao econmica de qualquer sociedade tem como objectivo tentar solucionar harmoniosamente os 3 seguintes problemas econmicos centrais: 1- o que e quanto produzir; 2- como produzir; 3- para quem produzir. 1.2 - Funcionamento das economias de mercado O modelo da economia de mercado teve a sua origem no pensamento liberal do sculo XVIII (18). Os economistas dessa poca, como o caso de Adam Smith e David Richard, defendiam que a iniciativa privada deveria ser um motor da actividade econmica. Assim, o livre jogo das foras da oferta e da procura, a obteno de lucro e os mecanismos de mercado perfeitamente competitivo seriam capazes de garantir o ordenamento automtico e eficiente da actividade econmica. O estado deveria de abster-se de interferir na referida actividade. Num sistema de mercado cada mercadoria tem um preo, mesmo os diferentes tipos de trabalho humano, ou seja, os respectivos salrios. Cada um recebe um rendimento que vende e que utiliza para comprar o que deseja. Existe a concorrncia e o preo dos bens e servios poder subir se D maior que S. O que verdade para um mercado de bens de consumo tambm o para o mercado de factores de produo como o trabalho, a terra e o capital. 1.3 - Funcionamento da economia de direco central O modelo de direco central teve a sua origem no pensamento Marxista (sc. XIX) e surgiu como uma alternativa ao modelo liberal. Esta teoria defendia que a propriedade dos meios de produo deveria pertencer sociedade e que a organizao da economia no deveria ser guiada pelo lucro, pelo individualismo e pela concorrncia, mas sim por um nico centro de decises que actuaria no sentido de promover os interesses da comunidade. Deste modo o estado teria a cargo a iniciativa e a responsabilidade de organizar a actividade econmica. O estado concentrava na sua mo os meios de produo. O organismo central de planeamento seria o responsvel, por parte do estado, pela fixao dos objectivos de produo, aos quais toda a actividade econmica estaria submetida. Os objectivos
Pgina 1

ECONOMIA
seriam definidos de acordo com os recursos disponveis e por outro lado atendendo mxima satisfao das necessidades da populao. A planificao deveria permitir o equilbrio entre as metas fixadas para a produo e a satisfao dos desejos e necessidades dos consumidores. O planeamento da economia teria tambm como objectivos definidos: - os meios (tecnologias a utilizar) necessrios para alcanar as metas fixadas; - as remuneraes a atribuir aos recursos produtivos a utilizar; - os preos dos bens e servios produzidos. Desta forma, poder-se-ia garantir uma remunerao mais justa dos factores produtivos e uma progressiva eliminao das desigualdades sociais. O objectivo da actividade econmica passaria a ser a satisfao das necessidades sociais atravs da boa execuo dos planos ao qual se deveriam submeter todos os agentes econmicos. O plano seria assim imperativo, isto , todos os sujeitos econmicos deveriam cumprir os seus objectivos, abstendo-se de qualquer aco que escapasse ao mbito da planificao estatal. Concluindo, tudo seria planificado, desde a produo formao dos preos e fixao dos salrios. CARACTERSTICAS DOS MODELOS ECONMICOS PUROS
Caractersticas dos Modelos Regime de propriedade Objectivo da produo Sistema de regulao ou de comando
Instrumentos de regulao

Economia de Mercado
Privada Maximizao Mercado (empresas tomam as decises relativas produo). Preos: no mercado, as variaes dos preos permitem restabelecer o equilbrio quando este perturbado.

Economia de Direco Central


Colectiva ou geral Maximizao da satisfao das necessidades colectivas. Estado (organismo central de planeamento comanda a produo). Plano e preos impostos: a planificao imperativa e a fixao autoritria dos preos permitem atingir um nvel de equilbrio global.

PROBLEMAS ECONMICOS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DOS MODELOS ECONMICOS SEGUROS


Problemas Economia de Mercado
So os empresrios que tomam estas decises, bem como as de quando e onde produzir, em funo do lucro que obtm e no em funo das necessidades da populao.

Economia de Direco Central


o organismo central de planeamento que toma estas decises, bem como as de quando e onde produzir, tendo em conta as necessidades prioritrias da populao e os recursos disponveis. Estas decises so fixadas no Plano, cujo objectivo promover o bemestar da populao. O organismo central de planeamento escolhe as tcnicas a utilizar em funo dos recursos disponveis e das necessidades a satisfazer. S existem rendimentos provenientes do trabalho, cuja repartio decidida pelo rgo central de planeamento, tendo por objectivo promover a eliminao das desigualdades econmicas e sociais.

Que bens e servios se devem produzir e em que quantidade

Como produzir?

As empresas escolhem as tcnicas com mais baixos custos, por forma a maximizar o seu lucro. Os rendimentos provm do capital (juros, rendas e lucros) e do trabalho (salrios) e so determinados pelos mecanismos livres dos mercados dos factores produtivos. Estes rendimentos distribuem-se de uma forma muito desigual.

Para quem produzir?

1.4 - Limitaes do modelo de economia de mercado

Pgina 2

ECONOMIA
1 - Apenas existe concorrncia perfeita quando nenhum vendedor tem influencia pessoal sobre preo de mercado, a situao do monoplio ou quase monoplio leva a que o mercado deixe de funcionar como regulador da actividade econmica. 2 - O modelo de economia de mercado pode ser inaceitvel para os cidados eleitores, porque os bens so produzidos de acordo com o poder de compra e no pela sua necessidade. 3 - Provoca uma desigual distribuio da riqueza de acordo com o papel desempenhado no processo produtivo. - PROBLEMAS APLICAO TERICA MARXISTA 1 - impossibilidade de eliminar totalmente a propriedade privada (por ex.: a habitao); 2 - inadequao de uma gesto altamente centralizada a uma sociedade cada vez mais complexa; 3 - distores econmicas devido falta de incentivos produo (por ex.: a m qualidade dos produtos). 1.4 - AS INSUFICINCIAS DOS MODELOS PUROS. Os modelos pretendem interpretar e dar forma realidade, logo so simplificaes que encerram em si um conjunto de condies tericas. - INSUFICINCIAS DOS MODELOS DAS ECONOMIAS DE MERCADO (CONDIES TERICAS ) 1 - Plena mobilidade dos factores de produo - trabalho e capital. 2 - Perfeita transparncia dos mercados. 3 - Manuteno das estruturas de mercados concorrenciais. 4 - Pressuposto de que a livre iniciativa ser capaz de dar resposta a todas as necessidades dos consumidores. Contrariando o pressuposto 4, o estado acaba por intervir nas economias de mercado pelas seguintes razes: - Prestao de servios e produo de bens quando seja insuficiente a iniciativa privada; - Controlo das flutuaes da actividade econmica, do desemprego e da inflao; - Promoo de uma maior justia na repartio do rendimento. 1.4.1 - Economias Mistas O mundo actual compe-se de misturas entre economias planificas e economias de mercado que variam nas suas propores consoante os regimes econmicos. 1.4.1.1 - Economias Mistas de Mercado Nos pases de economia mista onde predomina o modelo de economia de mercado, a interveno do estado na actividade econmica considerada normal pela colectividade. Essas economias apresentam tendncia para a centralizao. A interveno do estado no se limitou apenas esfera econmica, tendo-se alargado esfera social, daqui resultando a designao de estado previdncia que passou a ser aplicado a alguns estados de economia mista a partir da 2 guerra mundial. - CARACTERSTICAS DOS SISTEMAS MISTOS 1 - Interveno parcial do estado na economia; 2 - Coexistncia da propriedade privada e estatal dos meios de produo; 3 - Iniciativa empresarial sob vigilncia do estado; 4 - Mercado e planeamento econmico indicativo como orientadores no processo econmico.
Pgina 3

ECONOMIA

- FUNES ECONMICAS QUE O ESTADO REALIZA 1 - Enquadramento legal - o estado fixa as regras do jogo econmico a que se devem submeter os consumidores, as empresas e at o prprio estado. 2 - Eficincia - o estado com vista a conseguir uma melhor utilizao dos recursos promove aces pblicas relacionadas com a eficincia. 3 - Equidade - para obterem uma maior justia social e uma distribuio mais justa do rendimento, o estado recorre a tcnicas como a redistribuio do rendimento. 4 - Estabilidade - Com as polticas de estabilizao ( polticas monetrias e fiscais ), o estado tenta reduzir as flutuaes do ciclo econmico, reduzindo o desemprego e a inflao e promovendo o crescimento econmico. - INSTRUMENTOS QUE O ESTADO DISPE PARA REALIZAR A SUA FUNO ECONMICA 1 - Regulamentaes - para alm do enquadramento legal, o estado pode impor ou sugerir certas actuaes ao aparelho produtivo, atravs de planos indicativos para o sector privado. Neles, o estado definir os objectivos que considera proprietrios, reduzir as incertezas dos investimentos ou incentivar os sectores fundamentais para o crescimento econmico. 2 - Empresas Publicas - so empresas que produzem bens e servios comercializveis e cujo proprietrio o estado. O sector empresarial do estado (S.E.E) resulta na maior parte das vezes de um processo de nacionalizaes e pode ter uma importncia significativa para a actividade econmica, por exemplo, fomentar a produo em reas pouco atractivas para a iniciativa privada, incentivar o consumo, investimento, o emprego, etc., contribuindo assim para a manuteno do equilbrio global da economia. 3 - Polticas econmicas - Tem por objectivo assegurar o bom funcionamento da actividade econmica, corrigindo as falhas do mercado, a deficiente distribuio do rendimento, as flutuaes do ciclo econmico, etc. 1.4.1.2 - As economias mistas de direco central O socialismo de mercado o resultado da adopo de polticas de descentralizao levadas a cabo por algumas economias de direco central, casos da Hungria e da Ex-Jugoslvia. Nestes dois casos a propriedade dos meios de produo continuou a ser maioritariamente colectiva, pelo menos na indstria. A planificao deixou de ser imperativa e a distribuio centralizada dos recursos foi substituda pelo relacionamento directo entre as empresas. O estado passou a intervir indirectamente na economia atravs dos preos, da fiscalidade, das despesas pblicas e da poltica de crdito. Foi tambm institudo um novo sistema de preos onde alguns deles passaram a ser estabelecidos livremente pelo mercado. Os maus anos agrcolas, o abrandamento do crescimento econmico, a escassez e a m qualidade dos produtos, associada represso poltica levou ao colapso dos pases com este modelo. 1.4.2 - Respostas e bloqueamento AS RESPOSTAS DAS ECONOMIAS MISTAS DE DIRECO CENTRAL Actualmente na Europa tem-se assistido ao desmembramento dos regimes econmicos prximos do modelo de economia de direco central. A organizao econmica destes pases tende a aproximar-se cada vez mais do modelo de economias mistas de mercado.
Pgina 4

ECONOMIA
Os disfuncionamentos do modelo levaram s crises dos pases socialistas da dcada de 80. Estas crises so basicamente de 3 tipos: - crise conjuntural, em que a existncia de ciclos de actividade econmica nos pases de economia de direco central contraditria com a ideia da economia planificada, pois esta suposto estar associada a um crescimento regular programado e efectivo na actividade econmica. - crise estrutural - declnio tendencial dos resultados econmicos, fraca eficcia do sistema centralizado e lenta melhoria na produo de bens de consumo. H uma incapacidade do sistema para garantir um crescimento intensivo. - crise poltica - perda de legitimidade do Partido Comunista aliada com as dificuldades econmicas de 80 e com a crise estrutural que se vo constituir como factores de Uma Crise Global. - TRANSFORMAES DECORRENTES DA CRISE GLOBAL 1- ao nvel poltico, pluralismo e desenvolvimento do regime democrtico. 2- ao nvel econmico, implementao das relaes de mercado e das privatizaes e o abandono da planificao fortemente centralizada. neste contexto que em 1985 Gorbatchov iniciou uma poltica de abertura - Glasnost - e de reformas - Perestroika. Se os efeitos destas polticas foram poucos, em termos econmicos as transformaes a que conduziram foram profundas. Em 1989, os pases da Europa do Leste autonomizaram-se face ao poder sovitico. Em 1991 deu-se a desagregao da prpria URSS e o afastamento de Gorbatchov que foi substitudo pelo presidente da federao russa, Boris Ieltsin, que assumiu poderes excepcionais e iniciou o processo de reformas. A liberalizao da Ex-URSS foi a todos os nveis: poltica, econmica, socialmente, com uma clara opo pela economia de mercado. O processo de transformao em curso na EX-URSS e nos outros pases do leste no tem precedentes histricos recentes. O seu objectivo pr fim a uma forma totalmente estatizada de organizao da actividade econmica e simultaneamente criar instituies capazes de suportar mercados de concorrncia. As duvidas e incertezas so ainda grandes, pois estas reformas so efectuadas num contexto de importantes desequilbrios macro-econmicos (desvalorizao da moeda, inflao, dfice oramental, etc.) combinado por vezes com um grande endividamento. AS RESPOSTAS DAS ECONOMIAS MISTAS DE MERCADO As crises cclicas que desde a dcada de 70 tm afectado as economias de mercado, puseram em causa alguns dos seus instrumentos de poltica econmica. As crises econmicas (abrandamento do crescimento econmico e do comrcio internacional, aumento do desemprego, etc.) e financeiras (a queda das bolsas, aumento das taxas de juro, etc.), culminaram com a crise de 1982 nos EUA, com uma das mais graves recesses desde a 2 guerra mundial. - LIMITAES DO ESTADO PROVIDNCIA 1- crise de eficcia - persistncia das desigualdades na distribuio da riqueza e das assimetrias regionais; 2- crise de legitimidade - alguns sectores de produo comeam a pr em causa o prprio estado; 3- crise financeira - diminuio das receitas e aumento das prestaes sociais, devido ao aumento do desemprego induzido pelo abrandamento do crescimento econmico. 4- retrocesso das polticas sociais traduzido em cortes nos programas sociais, o que leva comparticipao dos utentes nos custos dos servios prestados e privatizao de alguns sectores de previdncia social (sade, transportes, habitao e penses de reforma).
Pgina 5

ECONOMIA

- ESTRUTURA DO ESTADO PROVIDNCIA 1 dimenso - desenvolvimento de polticas sociais gerais e de polticas compensatrias de determinados segmentos da populao. 2 dimenso - implementao de polticas macro-econmicas e de regulao da esfera econmica privada, intervindo o estado no mau funcionamento das regras de mercado. 3 dimenso - institucionalizao da Concentrao Econmica e Social em torno dos grandes objectivos, como sejam: o desenvolvimento econmico e a diminuio das desigualdades sociais. ----//---OS DIFERENTES NVEIS DO DESENVOLVIMENTO DAS SOCIEDADES A existncia de pases com diferentes nveis de desenvolvimento hoje em dia uma realidade indismentivel. Confrontados como somos pela resistncia por um lado de altos nveis de produo e consumo, quando por outro lado constatamos o inverso. So os fenmenos do desenvolvimento e do subdesenvolvimento. - COMO SURGIU O SUBDESENVOLVIMENTO O subdesenvolvimento na perspectiva marxista fruto de: - colonizao; - pilhagem do Sul pelo Norte; - demografia galopante; - culpa dos pases colonialistas. O subdesenvolvimento remonta revoluo industrial, j que at ento as diferenas relevantes que existiam entre os diferentes pases se deviam fundamentalmente s estruturas sociais e religiosas dos referidos pases. Embora a Revoluo Industrial tenha surgido na Inglaterra, veio mais tarde a difundir-se por outros pases (Europa e EUA) provocando vrias transformaes demogrficas, econmicas e sociais. J em plena revoluo industrial no havia diferenas significativas entre o nvel de produo e das condies de vida da populao dos pases desenvolvidos face aos restantes. O mesmo j no poderia ser dito a partir de 1870. s a partir da 2 guerra mundial e no contexto da guerra fria, que surge uma campanha com o objectivo de consciencializar a opinio pblica ocidental sobre a gravidade dos problemas enfrentados pelos pases do 3 mundo. O 3 mundo emerge na cena internacional em consequncia do movimento internacional da descolonizao, da dcada de 50 e dos pases que ento surgiram. Em 1955 na Conferencia Afro-Asitica de Bandound o 3 mundo passou ao primeiro plano da actualidade com 29 naes representativas de metade da populao mundial e apenas 8% da riqueza mundial. Os protestos dirigiram-se na referida conferencia contra o colonialismo e a ingerncia das grandes potncias nos assuntos dos estados participantes na conferncia. Outros acontecimentos que colocaram em evidncia os pases do 3 mundo foram: - a criao da OUA (Organizao da Unidade Africana) em 1963; - a realizao da 1 conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e Desenvolvimento (NUCD) em 1964; - a Conferncia de Argel onde foi definida uma Nova Ordem Econmica Internacional (NOEI) em 1973; - A Conferncia Norte-Sul em Paris em 1975.

Pgina 6

ECONOMIA
- AS DESIGNAES 3 MUNDO EM VIAS DE DESENVOLVIMENTO E PASES DO SUL - Pases do 3 mundo - esta expresso foi utilizada a partir de 1952 e tem uma analogia com o 3 estado (1 estado - clero; 2 estado - nobreza; 3 estado - povo), tinha um fundamento mais geopoltico do que econmico e procurava demarcar um lugar prprio para os pases que no queriam ser engolidos nas esferas capitalista e comunista. a busca do No alinhamento e do antigo colonialismo. - Pases em vias de desenvolvimento - esta designao expressa uma comparao entre os pases desenvolvidos e os em vias de desenvolvimento e prope-se indicar que o pas est em vias de atingir um certo nmero de transformaes no plano econmico, que traduzem um melhor e mais intensivo emprego das foras produtivas. utilizada indiferentemente como sinnima de pases subdesenvolvidos embora a rigor haja pases subdesenvolvidos que no esto em vias de desenvolvimento. - Pases do Sul - esta expresso surgiu a partir dos anos 80 e resulta da constatao que a maior parte dos pases pobres se encontram no hemisfrio sul. O subdesenvolvimento pode ser caracterizado pela fraca prestao no seguinte conjunto de indicaes: - PNB - nvel de nutrio - analfabetismo - mortalidade infantil - doenas venreas - nvel de industrializao - taxas de investimento - nvel de salrios

INCIO

DA MATRIA PARA O SEGUNDO TESTE

COMO MEDIR O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO S h crescimento desde que a produo aumente e o seu aumento no seja obra do acaso. O crescimento econmico pode ser encarado num duplo sentido: - sentido restrito - para significar um aumento da produo a curto prazo, mas que reversvel. O termo mais correcto o de expanso. - sentido lato - inclui as mudanas de estrutura englobando as mudanas sectoriais e as mudanas que tornam o crescimento auto-sustentado. O crescimento econmico em sentido lato apresenta as seguintes caractersticas: 1- um movimento ascendente de algumas grandezas econmicas (rendimento nacional e produto nacional bruto (PNB) ); 2- um fenmeno irreversvel, pois provoca modificaes nas condies de produo, incorpora progresso tcnico, gera novos hbitos de consumo, etc.; 3- um movimento de transformao estrutural, porque permite o aparecimento de novas indstrias e modifica alguns sectores econmicos. O crescimento econmico associa a si mudanas sociais porque gera: - novas relaes de propriedade; - novas tecnologias; - aumento dos bens de produo. TIPOS DE CRESCIMENTO
Pgina 7

ECONOMIA
- Crescimento extensivo - aquele que se obtm pelo aumento dos factores de produo utilizados. - Crescimento intensivo - aquele que se obtm a partir da utilizao mais eficaz das foras produtivas. - Crescimento potencial - aquele que se obtm pela utilizao mxima de todos os recursos disponveis. - Crescimento equilibrado - aquele que se obtm atravs do crescimento assente nos equilbrios macro-econmicos clssicos: oramental e da balana de pagamentos, sem tenses inflacionistas. - Crescimento exponencial - aquele que se verifica quando se regista uma taxa de crescimento constante. - Crescimento zero - aquele que pretende preservar o equilbrio ecolgico e a conservao dos recursos naturais. Este crescimento procura fazer crescer os sectores no poluentes, ao mesmo tempo que desincentiva os sectores poluentes. // Desenvolvimento - a combinao das mudanas mentais e sociais de uma populao que a torna apta a fazer aumentar, cumulativamente de uma forma sustentada, o seu produto real global. O desenvolvimento um processo e um resultado. Concepes de desenvolvimento A grande maioria das concepes de desenvolvimento centram-se num de dois nveis de anlise: - privilegiando o desenvolvimento como objectivo (resultado ou produto); - ou sublinhando o desenvolvimento enquanto processo. s primeiras noes de desenvolvimento aplica-se a designao genrica de conceitos normativos de desenvolvimento, enquanto segunda se aplica a designao de conceitos econmicos de desenvolvimento. - CONCEITOS NORMATIVOS DE DESENVOLVIMENTO 1- desenvolvimento imperfeito; 2- desenvolvimento negativo; 3- contra desenvolvimento; 4- mau desenvolvimento. - CONCEITOS ECONMICOS DE DESENVOLVIMENTO SEGUNDO O PARADIGMA DE KLUN A - PARADIGMA CONVENCIONAL 1- o desenvolvimento um processo contnuo de evoluo da sociedade tradicional para uma sociedade tomada como ponto de referncia os pases industrializados na era do consumo em massa. 2- o desenvolvimento reduz-se ao crescimento. 3- existe uma identificao em termo de anlise entre o crescimento econmico e o crescimento do produto ou do produto per capita. Um ritmo elevado de crescimento econmico depende da afectao de recursos e do processo de acumulao. 4- o subdesenvolvimento uma fase recuada do desenvolvimento. 5- o comrcio internacional - REI (Relaes Econmicas Internacionais) e a especializao geram benefcios mtuos para todas as economias. 6- a passagem do subdesenvolvimento ao desenvolvimento faz-se atravs da especializao, industrializao e exportao, isto sem atender nomeadamente dimenso econmica dos pases.
Pgina 8

ECONOMIA
B - PARADIGMA MARXISTA 1- o desenvolvimento um processo especfico de cada formao social e determinado pela evoluo da base material da sociedade. 2- o desenvolvimento capitalista determinado essencialmente pela natureza do processo de acumulao e pelas suas consequncias nas relaes de produo. O desenvolvimento capitalista tem subjacente um processo de explorao e desigualdade. 3- o subdesenvolvimento reflecte um processo histrico autnomo que tem na sua origem a explorao colonial, e resultado da penetrao do capitalismo a nvel comercial, tecnolgico e financeiro. 4- as Relaes Econmicas Internacionais (REI) caracterizam-se pela desigualdade e explorao crescente derivando destas as relaes de hierarquizao-dominao-dependncia. 5- a passagem do subdesenvolvimento ao desenvolvimento faz-se atravs da transio para o socialismo. C - CORRENTES ALTERNATIVAS 1- o desenvolvimento tem por objectivo fundamental a satisfao das necessidades bsicas de todos os cidados. 2- o crescimento a dimenso quantitativa do desenvolvimento, e o desenvolvimento um processo modificado de alterao qualitativa e de crescimento quantitativo. 3- o crescimento econmico a variao quantitativa dos elementos econmicos do desenvolvimento. 4- o subdesenvolvimento reflecte um processo histrico autnomo resultante de uma ordem econmica internacional injusta e desequilibrada. 5- as REI caracterizam-se por relaes de dependncia e de explorao que tendem a agravar-se e a desequilibrar os ecosistemas locais. A inverso desta situao tem de ser feita atravs da implementao de uma NOEI (Nova Ordem Econmica Internacional) e do desenvolvimento autnomo a nvel nacional e internacional. 6- a passagem do subdesenvolvimento ao desenvolvimento faz-se atravs de uma posio activa face diviso internacional do trabalho e sua alterao no mbito na NOEI. Atinge-se o desenvolvimento de forma autnoma (desenvolvimento autnomo) atravs de uma estratgia econmica autocentrada que impe a coerncia do sistema produtivo interno e exportador e o modelo convergente de acumulao, repartio e consumo. 2.2.2 - LIMITES UTILIZAO DE INDICADORES SOCIO-ECONMICOS Limitaes dos dados estatsticos: - qualidade das estatsticas de base; - o elevado grau de agregao dos estados; - o facto de serem expressos em valores mdios; - diferente grau de monetarizao das economias nacionais, para efeitos de comparaes internacionais. - o facto de um elevado rendimento per capita no significar necessariamente um maior nvel de bem estar. - INDICADORES MAIS UTILIZADOS NA DEFINIO DO NVEL
DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO

- RENDIMENTO NACIONAL PER CAPITA (RNPC) Crticas sua utilizao: 1- o valor deste ndice tanto menos significativo quanto mais dspares forem os valores representados.
Pgina 9

ECONOMIA
2- a dificuldade de converso das moedas dos diferentes pases a um padro comum. 3- as limitaes do RNPC como medida de desenvolvimento. 3.1- falta de dados; 3.2- dificuldade na recolha de dados estatsticos; 3.3- dificuldades de informao sobre rendimentos suplementares. - PRODUTO NACIONAL PER CAPITA Crticas sua utilizao: 1- no possvel retirar qualquer concluso quanto ao nvel de bem estar da populao. 2- nada revela sobre a composio, qualidade e quantidade dos bens e servios nele includos. 3- pode ser falseado aquando a sua converso em dlares. 4- no reflecte economias externas e custos externos. 5- contabiliza apenas a economia mercantil. - DISTRIBUIO DA POPULAO POR SECTORES DE ACTIVIDADE - CONSUMO E PRODUO DE ENERGIA - INDICADORES SOCIAIS DE BEM ESTAR - o ndice de desenvolvimento humano; - consumo por habitante; - composio em calorias das dietas alimentares; - nmero de habitantes por cama e por mdico; - nmero de telefones, automveis e Hi-Fi e jornais dirios por mil habitantes; - taxa de instruo; - despesas do estado com a habitao e sade. INDICADORES DEMOGRFICOS MAIS UTILIZADOS
NA DEFINIO DO NVEL DE DESENVOLVIMENTO

1- taxas de natalidade e mortalidade; 2- taxas de crescimento demogrfico; 3- taxas de mortalidade infantil; 4- esperana de vida nascena; 5- densidade populacional. CRESCIMENTO POPULACIONAL A exploso demogrfica est claramente limitada aos pases do 3 mundo. Os pases desenvolvidos esto em desacelerao do crescimento populacional, bem como alguns P.V.D. EVOLUO POPULACIONAL E O MODELO DE TRANSIO DEMOGRFICA 1 estado - perodo em que a taxa de mortalidade diminui como resultado do saneamento bsico, vacinamento em massa, novos medicamentos, e a taxa de natalidade mantm-se elevada levando a uma taxa de crescimento natural elevado (de 2,5 a 4%) correspondente a cerca de 14% da populao. 2 estado - perodo em que a taxa de mortalidade continua a descer, enquanto a taxa de natalidade inverte a tendncia e comea a descer. A taxa de crescimento natural cifra-se entre 1,5 e 3%, correspondendo a cerca de 40% da populao mundial. 3 estado - perodo em que ambas as taxas diminuem. A taxa de crescimento natural cifra-se entre 0,5 e 1,5% correspondente a cerca de 22% da populao mundial.
Pgina 10

ECONOMIA
4 estado - fase post transitria, corresponde a taxas de natalidade e mortalidade muito baixas, envolvendo cerca de 20% da populao mundial. Assim, enquanto os pases desenvolvidos apresentam taxas de crescimento natural muito baixas ou negativas, os PVD apresentam taxas muito elevadas associando crescimento demogrfico e pobreza. O crescimento demogrfico constitui um dos maiores entraves ao desenvolvimento. A ruptura do circulo vicioso, crescimento demogrfico associado pobreza s possvel ser feito por uma conjugao de polticas de planeamento familiar, de educao, e por polticas globais e estratgias de redistribuio dos recursos a nvel mundial. - COMPARTIMENTAO DA ECONOMIA A compartimentao da economia uma das caractersticas dos PVD (Pases em Vias de Desenvolvimento). Enquanto os PD apresentam uma economia solidria, nos PVD existem 3 grupos de economias com fronteiras definidas entre si. 1- sector tradicional de consumo, que corresponde s economias rurais de subsistncia. 2- sector das grandes empresas exportadoras - constitudo por grandes indstrias extractivas em plantaes que apresentam relaes estreitas com os pases desenvolvidos, ao contrrio daquilo que se passa em termos internos. 3- sector urbano - um sector que apresenta caractersticas de uma economia moderna, integrando pequenas unidades industriais e comerciais. H que referir no entanto que este sector urbano diferente daquele que podemos encontrar nos pases desenvolvidos, pois apresenta baixo nvel de produo particularmente na indstria e uma significativa importncia das actividades comerciais de importao/exportao, que espelham a dependncia face ao exterior. 2.3.3 - A ESTRUTURA DEFICIENTE DAS ACTIVIDADES ECONMICAS A estrutura da actividade econmica evolui medida que um pas se desenvolve economicamente. - TEORIA DOS TRS SECTORES - FASES NO PROCESSO
DO DESENVOLVIMENTO ECONMICO

1 fase - esta situao inicial caracteriza-se pela preponderncia da agricultura tanto ao nvel do emprego como da produo. 2 fase - neste perodo, o sector secundrio torna-se preponderante tanto no emprego da populao activa como na contribuio para o valor da produo. 3 fase - finalmente, o crescimento da produtividade no sector secundrio leva a uma modificao no peso relativo dos trs sectores em favor do tercirio, tanto no emprego da populao como na contribuio para o valor da produo. Para alm disso, os valores da contribuio para o PIB do sector industrial so sempre superiores nos PVD aos valores da contribuio para o PIB da indstria transformadora. Este resultado deriva da contabilizao nestes pases da actividade extractiva na indstria. 2.3.4 - A DESIGUALDADE NA DISTRIBUIO DE RENDIMENTOS Se a pobreza uma caracterstica essencial do subdesenvolvimento, mais chocante a desigual distribuio da riqueza e a consequente desigual repartio de rendimentos. Constata-se alis, que a maior concentrao de rendimentos se faz nos pases com baixos rendimentos.
Pgina 11

ECONOMIA
2.3.5 - O BAIXO NVEL DE INVESTIMENTO A insuficincia de poupana nestes pases um facto. Os grupos sociais com rendimentos elevados no contribuem para o desenvolvimento econmico, uma vez que no aplicam as suas poupanas em investimentos produtivos. - Razes para o baixo nvel de investimento 1- fuga de capitais; 2- preferncia pelo investimento nos sectores comercial e imobilirio, j que no apresentam tantos riscos; 3- a utilizao de grande parte dos rendimentos do consumo.

2.3.6 - A DEPENDNCIA EXTERNA A intensificao das trocas a nvel mundial particularmente a partir da 2 guerra mundial, levou a uma maior interdependncia das economias tradicionais que no caso do TM (Terceiro Mundo) se traduziu numa maior dependncia. Para esta situao, contriburam as desiguais relaes econmicas internacionais. A perda da soberania por parte dos PVD pode ser analisada em trs planos: I - a dependncia comercial ; II - a dependncia tecnolgica ; III - a dependncia financeira. I - A DEPENDNCIA COMERCIAL Regra geral, o TM exporta produtos com fraco valor acrescentado. Logo, o preo das exportaes muito baixo, contrariamente aos PD que se distinguem pelo peso dos produtos manufacturados de valor acrescentado, nas suas exportaes. O seu preo sim maior, bem como o poder de compra que proporciona. Os pases da OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo) constituem uma excepo, pois as suas exportaes de petrleo correspondem a cerca de 80% da produo mundial no perodo de 72-82 e d origem a uma volumosa acumulao de capitais, designada por petrodlares que inundam o sistema bancrio internacional. - Factores que contribuem para a dependncia dos PVD 1- a flutuao da procura mundial e dos preos - os mercados mundiais dos produtos base que constituem a maioria das exportaes dos pases produtores de petrleo so mercados de natureza especulativa, em que os preos so dominados pelos PD e combinados com muita antecedncia. Daqui resulta a dependncia dos PVD por via de flutuao da economia mundial e das variaes das cotaes dos produtos. Por outro lado, assiste-se ao aumento do preo dos produtos comprados pelos PVD, o que tem contribudo para a degradao dos termos de troca. A - RAZES PARA O AUMENTO DOS PREOS DOS PASES DESENVOLVIDOS 1- aumento dos salrios nesses pases como consequncia dos ganhos de produtividade; 2- maior sofisticao dos produtos industriais; 3- oferta concorrencial destes bens (produtos de alto valor acrescentado). 2- Estrutura das trocas dos pases do terceiro mundo e a assimetria das relaes comerciais - os pases do TM efectuam grande parte das suas trocas com os PD ( do total das suas exportaes). Comprova-se assim a dependncia dos PVD pelos PD.
Pgina 12

ECONOMIA

- Assimetria das relaes comerciais / estrutura assimtrica das trocas Os P.V. representam o monoplio dos bens e servios indispensveis aos pases do TM, quer sejam bens de equipamento ou intermdios, quer sejam alimentos ou medicamentos indispensveis sua sobrevivncia. Para alm disso, as trocas so muito polarizadas. Os principais clientes dos produtos dos PVD so os PD, que por sua vez so os seus principais fornecedores. 3- A falta da diversificao das exportaes - a estrutura das trocas dos pases do TM mostranos a forte polarizao sectorial das trocas onde as principais fontes das receitas provm dos seguintes sectores: - combustveis, minrios e metais ; - outros produtos primrios. Concluindo, os pases do 3 mundo so pases monoexportadores. II - A DEPENDNCIA TECNOLGICA Esta dependncia resulta no s da importao de bens de equipamento, como tambm da compra de patentes, licenas e tcnicas de utilizao. As marcas registadas e o recurso a equipas de tcnicos estrangeiros agrava ainda mais o problema da dependncia. Para alm disso, a importao de tecnologias tem efeitos dolorosos que resultam das dificuldades que podem surgir em: - agravamento das dificuldades financeiras no pas ; - multiplicao das despesas complementares ; - aumento da desarticulao do sistema produtivo, em virtude da heterogeneidade tcnica ; - grande distncia entre o nvel de qualificao mdio das tcnicas utilizadas, o que impede a utilizao de novas tecnologias. Os prprios contratos de transferncia tecnolgica perpetuam a dependncia e a manuteno do monoplio tecnolgico, j que obrigam a: - comprar a manuteno a quem forneceu o equipamento; - a limitaes quanto possibilidade de exportao dos produtos fabricados; - obrigatoriedade de contratar tcnicos de outros pases. III - DEPENDNCIA FINANCEIRA O investimento constitui uma prioridade dos PVD, mas as suas poupanas so insuficientes, donde a necessidade de correr ao crdito externo ou ao investimento directo ao estrangeiro. - RAZES PARA A NECESSIDADE DE CONTRATAR EMPRSTIMOS NO ESTRANGEIRO 1- a grande necessidade de investimento para satisfazer as necessidades de crescimento do PNB e a populao; 2- o pagamento de equipamento na sua maioria importado; 3- a insuficincia da ajuda pblica internacional e os seus custos polticos. - RAZES PARA O AGRAVAMENTO DA DEPENDNCIA FINANCEIRA 1- o pagamento dos juros a taxas elevadas e a amortizao dos emprstimos contrados; 2- as importaes no so compensadas pelas exportaes; 3- as suas moedas no so aceites como meio de pagamento internacional. A questo do investimento em investigao e educao passa pelas relaes entre as empresas multinacionais e os pases de acolhimento, englobando vrias dimenses de dependncia como a tecnolgica, a comercial, financeira, cultural e pblica.
Pgina 13

ECONOMIA
A deciso de investimento das multinacionais prende-se com estratgias e interesses comerciais de cada empresa, e acarretam regra geral maior volume de repatriamento de lucros do que de investimento inicial. - MODALIDADES DE INSERO DAS MULTINACIONAIS 1- fbricas especializadas - estas fbricas aproveitam o acesso s matrias primas ou a mo-deobra barata. Os seus produtos so reexportados para outras filiais do mesmo grupo. O pas usado pode ter vantagens e desvantagens com as fbricas especializadas: por um lado essas fbricas transferem tecnologias para o local, mas por outro no beneficiam os sectores, no do mo-deobra. 2- fbricas viradas para o mercado nacional ou regional - so aquelas que se destinam abertura de novos mercados. 2.3.7 - AS INSUFICINCIAS DA UTILIZAO DA MO -DE-OBRA A insuficincia de formao da mo-de-obra constitui um dos obstculos adequao a tcnicas modernas susceptveis de provocar o arranque ou acelerao do ritmo de crescimento econmico. O nvel de educao da populao outro dos factores que condiciona a qualificao da mo-de-obra e a aceitao de novas tcnicas, assim como das respectivas mutaes sociais que elas provocam. 2.3.8 - AS ESTRUTURAS MENTAIS TRADICIONAIS As resistncias ao desenvolvimento econmico nos PVD situam-se tambm no plano das mentalidades, crenas colectivas e valores. Estas estruturas podem provocar conflitos de valores entre as zonas tradicionais e as zonas modernas.

MATRIA COMPLETA DADA NAS AULAS DE ECONOMIA NO SEGUNDO PERODO DO 11 ANO


2.4 - TEORIAS EXPLICATIVAS DO SUBDESENVOLVIMENTO 2.4.1 - AS TEORIAS CONVENCIONAIS A divulgao do subdesenvolvimento ocorre a partir da 2 guerra mundial, altura em que se assume como problema especfico (particular). A relao desigual de apropriao de riqueza j vinha sendo estudada por pensadores dos sculos XVIII e XIX, nomeadamente pelos clssicos (Adam Smith e David Ricardo) e pelos marxistas (Karl Marx e Engels). As teorias convencionais podem ser divididas em dois grandes grupos: I - de inspirao no pensamento clssico e em Keynes - neoclssicos e neokeynesianos; II - de inspirao em Marx e nos clssicos - marxistas e neomarxistas. I - TEORIA CONVENCIONAL
Pgina 14

ECONOMIA

A concepo de desenvolvimento baseia-se nos seguintes pressupostos: 1- ausncia de referencial histrico de desenvolvimento; 2- isolamento da dimenso histrica face a outras dimenses do desenvolvimento (poltica social cultural). 1- AUSNCIA DE REFERENCIAL HISTRICO O processo histrico que leva do subdesenvolvimento ao desenvolvimento linear, unidimensional e nico, o que permitir a aplicao universal desta teoria. O subdesenvolvimento uma fase recuada do desenvolvimento, pelo qual passaram todas as sociedades industrializadas. - A TEORIA DE ROSTOW 1 etapa - sociedade tradicional - estrutura determinada por funes de produo muito estveis, pouco sujeitas a inovaes tecnolgicas, onde uma elevada proporo de recursos est a ser utilizada na agricultura. A produo limitada, a tecnologia rudimentar e o nvel de produtividade baixo. 2 etapa - sociedade de uma etapa transitria (criao das condies de arranque) - uma etapa muito longa em que se d especializao no trabalho, se verifica a elevao na produtividade, bem como a intensificao das trocas e a acumulao de capitais. Um choque exterior provocar uma modificao das estruturas econmicas e sociais e das atitudes e comportamentos, favorvel introduo da cincia e da tecnologia. 3 etapa - sociedade em fase de arranque (take off) - etapa de 20 a 30 anos em que a taxa de investimento se eleva rapidamente, conduzindo ao aumento do rendimento per capita e a transformaes radicais da tecnologia. A alterao das estruturas atinge o ponto em que o crescimento econmico se torna automtico, devido a trs reas distintas: - passagem do investimento do PIB de 5% a 10%; - implantao de um ou mais sectores da indstria transformadora com forte taxa de crescimento; - existncia ou implantao de um aparelho poltico, social e institucional que explore as condies de crescimento auto-sustentado. 4 etapa - sociedade a caminho da maturidade - processa-se a aplicao das tcnicas mais recentes produo e ocorrem algumas modificaes adicionais; por exemplo: a estrutura da populao activa e o crescimento da populao urbana. Existem intensas actividades industriais e comerciais com elevadas taxas de produtividade e de crescimento do PIB. 5 etapa - sociedade da abundncia ou do consumo em massa - esta etapa apresenta trs vias distintas: - a procura do poder e de influncia externa; - o estado previdncia; - o consumo em grande escala. - ISOLAMENTO DA DIMENSO HISTRICA FACE A
OUTRAS DIMENSES DO DESENVOLVIMENTO

Esta posio significa que o desenvolvimento ser analisado a nvel estritamente econmico, isto porque o motor para o desenvolvimento o crescimento econmico. Esta teoria tambm designada pela teoria da modernizao, em que o atraso dos pases subdesenvolvidos poder ser recuperado pelo recurso modernizao (industrializao) das suas economias. Tanto os neoclssicos como os keynesianos convergem na ultrapassagem do subdesenvolvimento atravs de polticas de desenvolvimento baseadas no crescimento econmico. AS TEORIAS MARXISTAS E NEO-MARXISTAS - OS NEOCLSSICOS

Pgina 15

ECONOMIA
Economistas como Solow, Mead, Swan, neoclssicos da dcada de 60, partilhavam a convico de que o equilbrio da economia era ajustado automaticamente atravs dos mecanismos de mercado. A promoo da economia de mercado e uma melhor utilizao de recursos, a insero dos pases no comrcio internacional para dele retirarem as vantagens mtuas de uma especializao complementar (produzir produtos em que tinham vantagens comparativas em termos de comrcio internacional) era a forma para os pases garantirem crescimento econmico e desenvolvimento. - KEINZ E OS NEOCLSSICOS A teoria keynesiana baseava-se no pressuposto de que a economia tinha tendncia para o desequilbrio, o que poderia ser resolvido mediante uma interveno ao nvel do investimento por parte do estado. Esta teoria no entanto de curto prazo, pois no considera aspectos determinantes do investimento, nomeadamente o progresso tcnico e o stock de capital. A teoria keynesiana foi pertinente para ultrapassar a grande depresso em que havia um subaproveitamento da capacidade produtiva. Os neo-keynesianos procuravam ultrapassar esta limitao passando para uma anlise de longo prazo em que o crescimento dos pases subdesenvolvidos estaria dependente da possibilidade de interveno do estado na actividade econmica, nomeadamente no nvel de investimento, no incentivo poupana ou no prprio investimento do estado, enquanto agente produtivo. II - AS TEORIAS BASEADAS EM MARX E NOS NEOCLSSICOS - MARXISTAS E NEO-MARXISTAS O desenvolvimento econmico nos pases subdesenvolvidos implicar sempre uma evoluo ou transio do capitalismo para algo melhor (socialismo). Este processo de transio ser mais ou menos longo e pr-determinado (o determinismo histrico - passagem do capitalismo ao socialismo caiu em desuso pelo desaparecimento das sociedades socialistas). Os novos pensadores deste sculo, com base no marxismo, os neo-marxistas, apresentam como pressuposto comum as seguintes questes: - a dominncia da dimenso econmica (domnio do econmico sobre o social, o poltico, etc.; - presena determinante do referencial histrico. O subdesenvolvimento um reflexo do capitalismo escala mundial, constituindo um processo autnomo e no uma etapa para o desenvolvimento. 2.4.1 - Recursos Estruturalistas Para os economistas estruturalistas (Prebisch, Furtado, Myrdal, Hirschman), as economias dos pases industrializados - centro - penetram nas economias mais atrasadas - periferia - provocando uma desarticulao dessas economias e o desenvolvimento das estruturas econmicas e sociais dependentes das economias do centro. Eles constatam que os mecanismos equilibradores do sistema de preos so incapazes de produzir um crescimento estvel ou uma desejvel distribuio de riqueza. Como tal, tentam identificar as imperfeies, retardamentos e outras caractersticas especficas dos pases subdesenvolvidos, por forma a corrigir as imperfeies do sistema monetrio. Para eles, as polticas de desenvolvimento devero abranger reformas quer a nvel interno, quer externo. A nvel interno, as reformas deveriam privilegiar a satisfao das necessidades bsicas, o emprego dos recursos e o combate pobreza. Ao nvel externo, as reformas passariam pela restruturao da economia mundial - a NOEI. 2.4.2 - As teorias da dependncia
Pgina 16

ECONOMIA

Os autores desta corrente (Gunder Frank, Cardoso, T. dos Santos), vo incidir a sua anlise sobre o aspecto "externo" do subdesenvolvimento, ou seja, no subdesenvolvimento como produto histrico das relaes entre os pases desenvolvidos e subdesenvolvidos. Foi atravs do comrcio internacional (monopolista) que os pases desenvolvidos incorporaram os subdesenvolvidos no sistema capitalista mundial, convertendo-os em fontes para o seu prprio desenvolvimento e a acumulao de capital. O conceito de dependncia da periferia em relao ao centro espelha uma realidade de dependncia com mltiplas vertentes: comercial, financeira e tecnolgica. O desenvolvimento da periferia estar sempre condicionado face ao centro, produzindo e reproduzindo um desenvolvimento desigual. 2.5 - Disparidade de situaes O 3 mundo constitui um conjunto heterogneo, onde os crescimentos dos pases do sudoeste asitico no se comparam situao da frica Subsariana ou da Amrica Latina. - Classificao das economias segundo o Banco Mundial de acordo com o PNB por habitante I - Pases de rendimentos baixos - pases em que as economias dependem fundamentalmente da actividade agrcola e de algumas indstrias extractivas. A produo encontra-se ainda numa fase pr-indstrial. II - Pases de rendimentos intermdios - subdivide-se em duas classes: - classe inferior - classe constituda por pases de economias frgeis, que se caracterizam pela sua situao de dependncia relativamente s suas exportaes de matrias primas e s flutuaes de preos e procura destes produtos a nvel mundial. o caso do petrleo para a Arglia; do cobre para o Chile; dos fosfatos para Marrocos; etc. Estes pases esto assim sujeitos a grande instabilidade econmica e social. - classe superior - classe que inclui os NPI (Novos Pases Industrializados), pases esses que nos ltimos 20 anos se tm vindo a desenvolver, apresentando elevadas taxas de crescimento e elevadas percentagens do seu produto proveniente do sector industrial. o caso de Hong-Kong, Singapura, Taiwan, Brasil, Mxico, Portugal, Grcia, Israel e tambm alguns pases produtores de petrleo. III - Pases com rendimentos elevados - corresponde aos pases desenvolvidos. Ex.: Alemanha, EUA, Frana, Itlia, etc. Dinmicas de desenvolvimento utilizadas pelos PVD 1 - Processo de desenvolvimento com base na agricultura O aumento da produo alimentar uma condio prvia quando se pe em prtica um programa de desenvolvimento. S assim uma parte da populao se poder deslocar da agricultura e dedicar-se a outras actividades, j que existem excedentes no sector agrcola e condies para aumentar a produtividade no referido sector. O desenvolvimento industrial acontece posteriormente. Foi o que aconteceu na Europa no sculo XVIII e no Japo e na Coreia-do-Sul na actualidade. No caso dos PVD podemos observar duas situaes tipo relativamente ao sector agrcola:
Pgina 17

ECONOMIA
1- Pases em que a produtividade agrcola aparece bloqueada e os pases enfrentam por isso grandes dificuldades. o caso do Maui e da Nigria, onde a exploso demogrfica da populao urbana e polticas agrrias mal planeadas levaram ao empobrecimento da populao activa agrcola, no existindo nem motivao nem meios para mudar os meios de produo. - INDICADORES MAIS UTILIZADOS NA DEFINIO DO NVEL
DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO

- RENDIMENTO NACIONAL PER CAPITA (RNPC) Crticas sua utilizao: 1- o valor deste ndice tanto menos significativo quanto mais dspares forem os valores representados. 2- a dificuldade de converso das moedas dos diferentes pases a um padro comum. 3- as limitaes do RNPC como medida de desenvolvimento. 3.1- falta de dados; 3.2- dificuldade na recolha de dados estatsticos; 3.3- dificuldades de informao sobre rendimentos suplementares. - PRODUTO NACIONAL PER CAPITA Crticas sua utilizao: 1- no possvel retirar qualquer concluso quanto ao nvel de bem estar da populao. 2- nada revela sobre a composio, qualidade e quantidade dos bens e servios nele includos. 3- pode ser falseado aquando a sua converso em dlares. 4- no reflecte economias externas e custos externos. 5- contabiliza apenas a economia mercantil. - DISTRIBUIO DA POPULAO POR SECTORES DE ACTIVIDADE - CONSUMO E PRODUO DE ENERGIA - INDICADORES SOCIAIS DE BEM ESTAR - o ndice de desenvolvimento humano; - consumo por habitante; - composio em calorias das dietas alimentares; - nmero de habitantes por cama e por mdico; - nmero de telefones, automveis e Hi-Fi e jornais dirios por mil habitantes; - taxa de instruo; - despesas do estado com a habitao e sade.

INDICADORES DEMOGRFICOS MAIS UTILIZADOS


NA DEFINIO DO NVEL DE DESENVOLVIMENTO

1- taxas de natalidade e mortalidade; 2- taxas de crescimento demogrfico; 3- taxas de mortalidade infantil; 4- esperana de vida nascena; 5- densidade populacional.

4 - DESENVOLVIMENTO NO LIMIAR DOS ANOS 90


Pgina 18

ECONOMIA

4.1 - OS NOVOS CONCEITOS DE DESENVOLVIMENTO 1 - DESENVOLVIMENTO INTEGRADO - este tipo de desenvolvimento implica um cresci-mento articulado e equilibrado dos vrios sectores econmicos e sociais. As opes estratgicas de desenvolvimento passam pela industrializao ou modernizao da agricultura e por um crescimento econmico que contemple um desenvolvimento social. 2 - DESENVOLVIMENTO ECONMICO-SOCIAL - este desenvolvimento um processo simultneo que ocorre em vrias vertentes. Por um lado, temos o crescimento econmico expresso nas alteraes quantitativas das variveis econmicas. Por outro lado, temos o crescimento social visvel nas alteraes qualitativas da realida-de econmica e social. O papel do estado passa pela promoo do desenvolvimento atravs do planeamento econmico e social. 3 - DESENVOLVIMENTO UNIFICADO - este tipo de desenvolvimento tem como preocupa-o fundamental a repartio do rendimento, para a qual propunha um conjunto integrado de aces com o objectivo de melhorar as condies de vida da populao mais pobre. 4 - ECO-DESENVOLVIMENTO - a ameaa de catstrofes ecolgicas resultantes do desenvolvimen-to levaram os PD a definirem limites para o desenvolvimento. Como limites internos ficaram estabelecidos a satisfao das necessidades bsicas da populao. A nvel externo ficou como limite a preservao do meio ambiente. Como estratgias de desenvolvimento propunham que a partir da anlise dos ecossistemas locais, bem como do impacto sobre esses ecossistemas se deveria adequar utilizao dos recursos disponveis no ecossistema s necessidades bsicas da populao. 5 - DESENVOLVIMENTO AUTNOMO E AUTO-CENTRADO - estas concepes so globais e consideram que o desenvolvimento implica transformaes em todas as estruturas e no s nas econmicas. O desenvolvimento respeita no s a produo mas igualmente aos nveis de vida, instituies, comportamentos e polticas. As estratgias concretas de desenvolvimento so: - mobilizar as capacidades dos habitantes dos PVD; - uma estratgia econmica auto-centrada. - Estratgia econmica auto-centrada A estratgia econmica autocentrada tem de ser vista a diferentes nveis: 1- a nvel interno - o processo produtivo deve estar assente nas relaes inter-sectoriais e orientar-se para a satisfao das necessidades bsicas da populao. Para alm disso, h que atingir um novo processo de acumulao e rever a repartio dos rendimentos, bem como os padres de consumo locais e mobilizar os recursos materiais mediante a utilizao das tecnologias apropriadas aos objectivos de desenvolvimento. 2- a nvel externo - h que promover uma nova insero na diviso internacional do trabalho por parte dos PVD, nomeadamente no sector exportador. Para alm disso, h que proceder ao reforo das relaes Sul-Sul. H ainda que criar uma nova NOEI. 3- outros requisitos - a existncia de um estado com uma base social de apoio converge com os objectivos do desenvolvimento e o reforo por parte do estado da interdependncia nacional, poltica e econmica. 6 - DESENVOLVIMENTO CENTRADO NO HOMEM - esta estratgia de desenvolvimento pretende privilegiar o desenvolvimento do homem face ao das coisas.
Pgina 19

ECONOMIA
Como estratgia para atingir o desenvolvimento prope o crescimento econmico auto-centrado dos PVD. Este tipo de desenvolvimento apresenta limites internos e externos. Como limites internos, a possibilidade de assegurar populao a satisfao das necessidades bsicas; como limites externos, os pontos em que os recursos no renovveis perderam a sua capacidade de regenerar ou preencher as principais funes biofsicas. 7 - OS NOVOS CONCEITOS DE DESENVOLVIMENTO DOS ANOS 90 - O conceito de desenvolvimento evoluiu de certo modo para corresponder s solicitaes da poca. Assim, aspectos houveram que se tornaram relevantes e que desenham um novo contexto econmico e social. - O NOVO CONTEXTO ECONMICO E SOCIAL 1- O desenvolvimento tende a surgir como projecto ligado aos indivduos, grupos, agentes/actores da mudana social e menos vinculado a certa concepo de desenvolvimento do prprio estado. O desenvolvimento surge como projecto intimamente ligado liberdade humana, o que d mais relevo ao desenvolvimento como projecto (e processo) diferenciador (segundo os mltiplos projectos individuais grupais), mais do que integrador e homogeneizante. 2- A dimenso espao/natureza/meio ambiente adquire relevo central na problemtica moderna do desenvolvimento, quer nos PD, quer nos PVD. 3- A associao entre as ideias de desenvolvimento e de transio para o socialismo ou, pelo menos de desenvolvimento e no capitalismo, perdeu a importncia que teve nos planos terico e prtico at aos anos 70. H manifestamente nesta problemtica um vcuo ideolgico. - NOVOS CONCEITOS E ESTRATGIAS DE DESENVOLVIMENTO - O DESENVOLVIMENTO HUMANO - para o PNUD (Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento) o objectivo real do desenvolvimento aumentar as escolhas dos indivduos. Nestas escolhas ressaltam, pela sua importncia, o rendimento, a sade, a educao e o meio ambiente. A finalidade ltima do desenvolvimento o desenvolvimento da pessoa humana em todas as suas dimenses, dando-lhe nomeadamente a liberdade de escolher e realizar o seu prprio projecto de desenvolvimento. - O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL - os conceitos de eco-desenvolvimento, desenvolvimento autnomo e de outro desenvolvimento reflectiram as preocupaes ecolgicas nos anos 60 e 70. Estas preocupaes resultaram da constatao de que o crescimento econmico em exponencial que vinha a ser desenvolvido, se opunha preservao da natureza. Estas preocupaes alis estiveram na origem da teoria do Crescimento Zero. Nos anos 80, a constatao de que no se podia atingir o desenvolvimento sem a industrializao, levou tentativa de conciliao entre os dois. As novas preocupaes ecolgicas emergentes centram-se sobretudo nas tentativas de compreender as ligaes entre a ecologia e a economia e de avaliar as consequncias dos nveis e modos de desenvolvimento sobre a natureza, dando origem nova concepo de desenvolvimento - o desenvolvimento sustentvel ou duradouro. O desenvolvimento sustentvel dever assegurar a preservao do sistema a longo prazo nos diferentes domnios (econmico, ecolgico, etc.). Como estratgia de desenvolvimento temos: - substituir o capital natural pelo capital produzido (substituir algodo por fibras sintticas) e estabelecer um preo mais justo para os recursos naturais. Numa perspectiva mais ecolgica do desenvolvimento auto-sustentado faz-se a separao entre o capital artificial do capital natural (recursos renovveis e no renovveis). Como instrumentos de medida da degradao do meio ambiente prope: - indicadores do meio ambiente (qualidade do ar, da gua, etc.); - indicadores sectoriais (transporte, energia, agricultura, etc.);
Pgina 20

ECONOMIA
- estabelecimento de uma contabilidade de recursos (contas das florestas, da gua, etc.). - O NOVO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAES ECONMICAS INTERNACIONAIS - havendo concludo que as estratgias de desenvolvimento at aqui prosseguidas so incapazes para resolver os problemas do subdesenvolvimento, levou a que as organizaes econmicas e sociais (BM, FMI) formulassem um novo quadro terico para o desenvolvimento. Assim, para a poltica de desenvolvimento defende-se a industrializao baseada na promoo das exportaes, acompanhado pelo desenvolvimento da agricultura (com o crescimento da produtividade agrcola). Os investimentos devero privilegiar o financiamento a pequenos e mdios projectos de iniciativa local, levadas a cabo pelas ONG (estradas, mercados, hospitais ou escolas). Quanto ao papel do estado, defende-se menos estado e o apoio iniciativa privada, em especial s ONG. Combate corrupo, controlo da natalidade, renegociao da dvida, combate deteriorao dos termos de troca, negociao dum preo mais justo para as matrias primas so tarefas a desenvolver pelo estado.

CARACTERSTICAS DOS PASES SUBDESENVOLVIDOS


CRESCIMENTO POPULACIONAL A exploso demogrfica est claramente limitada aos pases do 3 mundo. Os pases desenvolvidos esto em desacelerao do crescimento populacional, bem como alguns P.V.D. EVOLUO POPULACIONAL E O MODELO DE TRANSIO DEMOGRFICA 1 estado - perodo em que a taxa de mortalidade diminui como resultado do saneamento bsico, vacinamento em massa, novos medicamentos, e a taxa de natalidade mantm-se elevada levando a uma taxa de crescimento natural elevado (de 2,5 a 4%) correspondente a cerca de 14% da populao. 2 estado - perodo em que a taxa de mortalidade continua a descer, enquanto a taxa de natalidade inverte a tendncia e comea a descer. A taxa de crescimento natural cifra-se entre 1,5 e 3%, correspondendo a cerca de 40% da populao mundial. 3 estado - perodo em que ambas as taxas diminuem. A taxa de crescimento natural cifra-se entre 0,5 e 1,5% correspondente a cerca de 22% da populao mundial. 4 estado - fase post transitria, corresponde a taxas de natalidade e mortalidade muito baixas, envolvendo cerca de 20% da populao mundial. Assim, enquanto os pases desenvolvidos apresentam taxas de crescimento natural muito baixas ou negativas, os PVD apresentam taxas muito elevadas associando crescimento demogrfico e pobreza. O crescimento demogrfico constitui um dos maiores entraves ao desenvolvimento. A ruptura do circulo vicioso, crescimento demogrfico associado pobreza s possvel ser feito por uma conjugao de polticas de planeamento familiar, de educao, e por polticas globais e estratgias de redistribuio dos recursos a nvel mundial. COMPARTIMENTAO DA ECONOMIA A compartimentao da economia uma das caractersticas dos PVD (Pases em Vias de Desenvolvimento). Enquanto os PD apresentam uma economia solidria, nos PVD existem 3 grupos de economias com fronteiras definidas entre si. 1- sector tradicional de consumo, que corresponde s economias rurais de subsistncia.

Pgina 21

ECONOMIA
2- sector das grandes empresas exportadoras - constitudo por grandes indstrias extractivas em plantaes que apresentam relaes estreitas com os pases desenvolvidos, ao contrrio daquilo que se passa em termos internos. 3- sector urbano - um sector que apresenta caractersticas de uma economia moderna, integrando pequenas unidades industriais e comerciais. H que referir no entanto que este sector urbano diferente daquele que podemos encontrar nos pases desenvolvidos, pois apresenta baixo nvel de produo particularmente na indstria e uma significativa importncia das actividades comerciais de importao/exportao, que espelham a dependncia face ao exterior. ESTRUTURA DEFICIENTE DAS ACTIVIDADES ECONMICAS A estrutura da actividade econmica evolui medida que um pas se desenvolve economicamente. - TEORIA DOS TRS SECTORES - FASES NO PROCESSO
DO DESENVOLVIMENTO ECONMICO

1 fase - esta situao inicial caracteriza-se pela preponderncia da agricultura tanto ao nvel do emprego como da produo. 2 fase - neste perodo, o sector secundrio torna-se preponderante tanto no emprego da populao activa como na contribuio para o valor da produo. 3 fase - finalmente, o crescimento da produtividade no sector secundrio leva a uma modificao no peso relativo dos trs sectores em favor do tercirio, tanto no emprego da populao como na contribuio para o valor da produo. Para alm disso, os valores da contribuio para o PIB do sector industrial so sempre superiores nos PVD aos valores da contribuio para o PIB da indstria transformadora. Este resultado deriva da contabilizao nestes pases da actividade extractiva na indstria. DESIGUALDADE NA DISTRIBUIO DE RENDIMENTOS Se a pobreza uma caracterstica essencial do subdesenvolvimento, mais chocante a desigual distribuio da riqueza e a consequente desigual repartio de rendimentos. Constata-se alis, que a maior concentrao de rendimentos se faz nos pases com baixos rendimentos. O BAIXO NVEL DE INVESTIMENTO A insuficincia de poupana nestes pases um facto. Os grupos sociais com rendimentos elevados no contribuem para o desenvolvimento econmico, uma vez que no aplicam as suas poupanas em investimentos produtivos. - Razes para o baixo nvel de investimento 1- fuga de capitais; 2- preferncia pelo investimento nos sectores comercial e imobilirio, j que no apresentam tantos riscos; 3- a utilizao de grande parte dos rendimentos do consumo. A DEPENDNCIA EXTERNA A intensificao das trocas a nvel mundial particularmente a partir da 2 guerra mundial, levou a uma maior interdependncia das economias tradicionais que no caso do TM (Terceiro
Pgina 22

ECONOMIA
Mundo) se traduziu numa maior dependncia. Para esta situao, contriburam as desiguais relaes econmicas internacionais. A perda da soberania por parte dos PVD pode ser analisada em trs planos: I - a dependncia comercial ; II - a dependncia tecnolgica ; III - a dependncia financeira. I - A DEPENDNCIA COMERCIAL Regra geral, o TM exporta produtos com fraco valor acrescentado. Logo, o preo das exportaes muito baixo, contrariamente aos PD que se distinguem pelo peso dos produtos manufacturados de valor acrescentado, nas suas exportaes. O seu preo sim maior, bem como o poder de compra que proporciona. Os pases da OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo) constituem uma excepo, pois as suas exportaes de petrleo correspondem a cerca de 80% da produo mundial no perodo de 72-82 e d origem a uma volumosa acumulao de capitais, designada por petrodlares que inundam o sistema bancrio internacional. - Factores que contribuem para a dependncia dos PVD 1- a flutuao da procura mundial e dos preos - os mercados mundiais dos produtos base que constituem a maioria das exportaes dos pases produtores de petrleo so mercados de natureza especulativa, em que os preos so dominados pelos PD e combinados com muita antecedncia. Daqui resulta a dependncia dos PVD por via de flutuao da economia mundial e das variaes das cotaes dos produtos. Por outro lado, assiste-se ao aumento do preo dos produtos comprados pelos PVD, o que tem contribudo para a degradao dos termos de troca. A - RAZES PARA O AUMENTO DOS PREOS DOS PASES DESENVOLVIDOS 1- aumento dos salrios nesses pases como consequncia dos ganhos de produtividade; 2- maior sofisticao dos produtos industriais; 3- oferta concorrencial destes bens (produtos de alto valor acrescentado). 2- Estrutura das trocas dos pases do terceiro mundo e a assimetria das relaes comerciais - os pases do TM efectuam grande parte das suas trocas com os PD ( do total das suas exportaes). Comprova-se assim a dependncia dos PVD pelos PD. - Assimetria das relaes comerciais / estrutura assimtrica das trocas Os P.V. representam o monoplio dos bens e servios indispensveis aos pases do TM, quer sejam bens de equipamento ou intermdios, quer sejam alimentos ou medicamentos indispensveis sua sobrevivncia. Para alm disso, as trocas so muito polarizadas. Os principais clientes dos produtos dos PVD so os PD, que por sua vez so os seus principais fornecedores. 3- A falta da diversificao das exportaes - a estrutura das trocas dos pases do TM mostranos a forte polarizao sectorial das trocas onde as principais fontes das receitas provm dos seguintes sectores: - combustveis, minrios e metais ; - outros produtos primrios. Concluindo, os pases do 3 mundo so pases monoexportadores. II - A DEPENDNCIA TECNOLGICA Esta dependncia resulta no s da importao de bens de equipamento, como tambm da compra de patentes, licenas e tcnicas de utilizao. As marcas registadas e o recurso a equipas de tcnicos estrangeiros agrava ainda mais o problema da dependncia.
Pgina 23

ECONOMIA
Para alm disso, a importao de tecnologias tem efeitos dolorosos que resultam das dificuldades que podem surgir em: - agravamento das dificuldades financeiras no pas ; - multiplicao das despesas complementares ; - aumento da desarticulao do sistema produtivo, em virtude da heterogeneidade tcnica ; - grande distncia entre o nvel de qualificao mdio das tcnicas utilizadas, o que impede a utilizao de novas tecnologias. Os prprios contratos de transferncia tecnolgica perpetuam a dependncia e a manuteno do monoplio tecnolgico, j que obrigam a: - comprar a manuteno a quem forneceu o equipamento; - a limitaes quanto possibilidade de exportao dos produtos fabricados; - obrigatoriedade de contratar tcnicos de outros pases. III - DEPENDNCIA FINANCEIRA O investimento constitui uma prioridade dos PVD, mas as suas poupanas so insuficientes, donde a necessidade de correr ao crdito externo ou ao investimento directo ao estrangeiro. - RAZES PARA A NECESSIDADE DE CONTRATAR EMPRSTIMOS NO ESTRANGEIRO 1- a grande necessidade de investimento para satisfazer as necessidades de crescimento do PNB e a populao; 2- o pagamento de equipamento na sua maioria importado; 3- a insuficincia da ajuda pblica internacional e os seus custos polticos. - RAZES PARA O AGRAVAMENTO DA DEPENDNCIA FINANCEIRA 1- o pagamento dos juros a taxas elevadas e a amortizao dos emprstimos contrados; 2- as importaes no so compensadas pelas exportaes; 3- as suas moedas no so aceites como meio de pagamento internacional. A questo do investimento em investigao e educao passa pelas relaes entre as empresas multinacionais e os pases de acolhimento, englobando vrias dimenses de dependncia como a tecnolgica, a comercial, financeira, cultural e pblica. A deciso de investimento das multinacionais prende-se com estratgias e interesses comerciais de cada empresa, e acarretam regra geral maior volume de repatriamento de lucros do que de investimento inicial. - MODALIDADES DE INSERO DAS MULTINACIONAIS 1- fbricas especializadas - estas fbricas aproveitam o acesso s matrias primas ou a mo-deobra barata. Os seus produtos so reexportados para outras filiais do mesmo grupo. O pas usado pode ter vantagens e desvantagens com as fbricas especializadas: por um lado essas fbricas transferem tecnologias para o local, mas por outro no beneficiam os sectores, no do mo-deobra. 2- fbricas viradas para o mercado nacional ou regional - so aquelas que se destinam abertura de novos mercados. INSUFICINCIAS DA UTILIZAO DA MO -DE-OBRA A insuficincia de formao da mo-de-obra constitui um dos obstculos adequao a tcnicas modernas susceptveis de provocar o arranque ou acelerao do ritmo de crescimento econmico. O nvel de educao da populao outro dos factores que condiciona a qualificao
Pgina 24

ECONOMIA
da mo-de-obra e a aceitao de novas tcnicas, assim como das respectivas mutaes sociais que elas provocam. ESTRUTURAS MENTAIS TRADICIONAIS As resistncias ao desenvolvimento econmico nos PVD situam-se tambm no plano das mentalidades, crenas colectivas e valores. Estas estruturas podem provocar conflitos de valores entre as zonas tradicionais e as zonas modernas. 2.4 - TEORIAS EXPLICATIVAS DO SUBDESENVOLVIMENTO 2.4.1 - AS TEORIAS CONVENCIONAIS A divulgao do subdesenvolvimento ocorre a partir da 2 guerra mundial, altura em que se assume como problema especfico (particular). A relao desigual de apropriao de riqueza j vinha sendo estudada por pensadores dos sculos XVIII e XIX, nomeadamente pelos clssicos (Adam Smith e David Ricardo) e pelos marxistas (Karl Marx e Engels). As teorias convencionais podem ser divididas em dois grandes grupos: I - de inspirao no pensamento clssico e em Keynes - neoclssicos e neokeynesianos; II - de inspirao em Marx e nos clssicos - marxistas e neomarxistas. I - TEORIA CONVENCIONAL A concepo de desenvolvimento baseia-se nos seguintes pressupostos: 1- ausncia de referencial histrico de desenvolvimento; 2- isolamento da dimenso histrica face a outras dimenses do desenvolvimento (poltica social cultural). 1- AUSNCIA DE REFERENCIAL HISTRICO O processo histrico que leva do subdesenvolvimento ao desenvolvimento linear, unidimensional e nico, o que permitir a aplicao universal desta teoria. O subdesenvolvimento uma fase recuada do desenvolvimento, pelo qual passaram todas as sociedades industrializadas. - A TEORIA DE ROSTOW 1 etapa - sociedade tradicional - estrutura determinada por funes de produo muito estveis, pouco sujeitas a inovaes tecnolgicas, onde uma elevada proporo de recursos est a ser utilizada na agricultura. A produo limitada, a tecnologia rudimentar e o nvel de produtividade baixo. 2 etapa - sociedade de uma etapa transitria (criao das condies de arranque) - uma etapa muito longa em que se d especializao no trabalho, se verifica a elevao na produtividade, bem como a intensificao das trocas e a acumulao de capitais. Um choque exterior provocar uma modificao das estruturas econmicas e sociais e das atitudes e comportamentos, favorvel introduo da cincia e da tecnologia. 3 etapa - sociedade em fase de arranque (take off) - etapa de 20 a 30 anos em que a taxa de investimento se eleva rapidamente, conduzindo ao aumento do rendimento per capita e a transformaes radicais da tecnologia. A alterao das estruturas atinge o ponto em que o crescimento econmico se torna automtico, devido a trs reas distintas: - passagem do investimento do PIB de 5% a 10%;
Pgina 25

ECONOMIA
- implantao de um ou mais sectores da indstria transformadora com forte taxa de crescimento; - existncia ou implantao de um aparelho poltico, social e institucional que explore as condies de crescimento auto-sustentado. 4 etapa - sociedade a caminho da maturidade - processa-se a aplicao das tcnicas mais recentes produo e ocorrem algumas modificaes adicionais; por exemplo: a estrutura da populao activa e o crescimento da populao urbana. Existem intensas actividades industriais e comerciais com elevadas taxas de produtividade e de crescimento do PIB. 5 etapa - sociedade da abundncia ou do consumo em massa - esta etapa apresenta trs vias distintas: - a procura do poder e de influncia externa; - o estado previdncia; - o consumo em grande escala. - ISOLAMENTO DA DIMENSO HISTRICA FACE A
OUTRAS DIMENSES DO DESENVOLVIMENTO

Esta posio significa que o desenvolvimento ser analisado a nvel estritamente econmico, isto porque o motor para o desenvolvimento o crescimento econmico. Esta teoria tambm designada pela teoria da modernizao, em que o atraso dos pases subdesenvolvidos poder ser recuperado pelo recurso modernizao (industrializao) das suas economias. Tanto os neoclssicos como os keynesianos convergem na ultrapassagem do subdesenvolvimento atravs de polticas de desenvolvimento baseadas no crescimento econmico. AS TEORIAS MARXISTAS E NEO-MARXISTAS - OS NEOCLSSICOS Economistas como Solow, Mead, Swan, neoclssicos da dcada de 60, partilhavam a convico de que o equilbrio da economia era ajustado automaticamente atravs dos mecanismos de mercado. A promoo da economia de mercado e uma melhor utilizao de recursos, a insero dos pases no comrcio internacional para dele retirarem as vantagens mtuas de uma especializao complementar (produzir produtos em que tinham vantagens comparativas em termos de comrcio internacional) era a forma para os pases garantirem crescimento econmico e desenvolvimento. - KEINZ E OS NEOCLSSICOS A teoria keynesiana baseava-se no pressuposto de que a economia tinha tendncia para o desequilbrio, o que poderia ser resolvido mediante uma interveno ao nvel do investimento por parte do estado. Esta teoria no entanto de curto prazo, pois no considera aspectos determinantes do investimento, nomeadamente o progresso tcnico e o stock de capital. A teoria keynesiana foi pertinente para ultrapassar a grande depresso em que havia um subaproveitamento da capacidade produtiva. Os neo-keynesianos procuravam ultrapassar esta limitao passando para uma anlise de longo prazo em que o crescimento dos pases subdesenvolvidos estaria dependente da possibilidade de interveno do estado na actividade econmica, nomeadamente no nvel de investimento, no incentivo poupana ou no prprio investimento do estado, enquanto agente produtivo. II - AS TEORIAS BASEADAS EM MARX E NOS NEOCLSSICOS - MARXISTAS E NEO-MARXISTAS O desenvolvimento econmico nos pases subdesenvolvidos implicar sempre uma evoluo ou transio do capitalismo para algo melhor (socialismo). Este processo de transio ser mais ou menos longo e pr-determinado (o determinismo histrico - passagem do capitalismo ao socialismo caiu em desuso pelo desaparecimento das sociedades socialistas).
Pgina 26

ECONOMIA
Os novos pensadores deste sculo, com base no marxismo, os neo-marxistas, apresentam como pressuposto comum as seguintes questes: - a dominncia da dimenso econmica (domnio do econmico sobre o social, o poltico, etc.; - presena determinante do referencial histrico. O subdesenvolvimento um reflexo do capitalismo escala mundial, constituindo um processo autnomo e no uma etapa para o desenvolvimento. 2.4.1 - Recursos Estruturalistas Para os economistas estruturalistas (Prebisch, Furtado, Myrdal, Hirschman), as economias dos pases industrializados - centro - penetram nas economias mais atrasadas - periferia - provocando uma desarticulao dessas economias e o desenvolvimento das estruturas econmicas e sociais dependentes das economias do centro. Eles constatam que os mecanismos equilibradores do sistema de preos so incapazes de produzir um crescimento estvel ou uma desejvel distribuio de riqueza. Como tal, tentam identificar as imperfeies, retardamentos e outras caractersticas especficas dos pases subdesenvolvidos, por forma a corrigir as imperfeies do sistema monetrio. Para eles, as polticas de desenvolvimento devero abranger reformas quer a nvel interno, quer externo. A nvel interno, as reformas deveriam privilegiar a satisfao das necessidades bsicas, o emprego dos recursos e o combate pobreza. Ao nvel externo, as reformas passariam pela restruturao da economia mundial - a NOEI. 2.4.2 - As teorias da dependncia Os autores desta corrente (Gunder Frank, Cardoso, T. dos Santos), vo incidir a sua anlise sobre o aspecto "externo" do subdesenvolvimento, ou seja, no subdesenvolvimento como produto histrico das relaes entre os pases desenvolvidos e subdesenvolvidos. Foi atravs do comrcio internacional (monopolista) que os pases desenvolvidos incorporaram os subdesenvolvidos no sistema capitalista mundial, convertendo-os em fontes para o seu prprio desenvolvimento e a acumulao de capital. O conceito de dependncia da periferia em relao ao centro espelha uma realidade de dependncia com mltiplas vertentes: comercial, financeira e tecnolgica. O desenvolvimento da periferia estar sempre condicionado face ao centro, produzindo e reproduzindo um desenvolvimento desigual. 3.1.2 - A DVIDA E O DESENVOLVIMENTO O perodo de 1978-82 foi marcado pela exploso da dvida dos PVD, despelotada pela declarao de cessao de cumprimento do servio da dvida (juros + amortizao de emprstimos) por parte do Mxico em 13 de Outubro de 1982. Os factores que contriburam para o generalizar da crise vo desde: - o aumento do preo do petrleo como resultado do segundo choque petrolfero; - aumento brutal das taxas de juro reais, que encarecem os encargos financeiros; - recesso mundial; - queda dos termos de troca entre as mercadorias importadas e exportadas; - subida do dlar; - fuga de capitais; - polticas deflacionistas; - reconverso industrial; - clusulas de ajustamento estrutural. A crise da dvida dos PVD insere-se numa conjuntura externa em que actuam as polticas deflacionistas dos PD enquanto procedem sua reconverso industrial e que leva a uma maior
Pgina 27

ECONOMIA
selectividade por parte deles nos critrios de concesso de crditos aos PVD, que passam a incluir clusulas de ajustamento estrutural dos PVD (obrigao de atingir objectivos de ajustamento estrutural expressos numa carta de intenes ao FMI (Fundo Monetrio Internacional) e de prosseguirem reformas estruturais. Estas exigncias dos PD acabaram por travar o crescimento tanto do investimento como do consumo dos PVD, bloqueando o seu desenvolvimento. - CONSEQUNCIAS DA DVIDA PARA OS PVD Econmicas: - reduo do nvel de investimento, pondo em causa a prpria manuteno do capital fixo existente; - estrangulamento das importaes, contribuindo para a diminuio da produtividade da sua actividade econmica interna e de exportao. Sociais: - reduo dos oramentos da sade e educao; - diminuio do poder de compra e da qualidade de vida; - supresso dos subsdios; - aumento da emigrao; - aumento da criminalidade e da prostituio. - HIPTESE DE PAGAMENTO DA DVIDA EXTERNA POR PARTE DOS PVD A delicada situao em relao ao cumprimento do servio da divida por parte dos PVD leva a que estes em situao de grande aperto tenham que optar por uma de trs hipteses: - Interromper o pagamento da dvida, situao que leva ao descrdito no mercado internacional. A declarao de cessao de pagamento pode levar confiscao de bens desse pas no estrangeiro. Para alm disso, h que ter em linha de conta a correlao de foras entre os pases credores e devedores e a possibilidade de abertura de uma crise. - Esforar-se por pagar a dvida. Caso o pas opte por pagar a dvida, ele vai ter de proceder a um severo controlo das dvidas estrangeiras por forma a ter dinheiro para pagar. Assim sendo, ele vai diminuir as importaes ao essencial e vai proibir a colocao de capitais no estrangeiro. A qualidade de vida das populaes piora drasticamente. - Solicitar uma renegociao da dvida. Neste caso, o pas tem duas hipteses: ou ele pede um reescalonamento dos prazos de pagamento ou solicita um refinanciamento (substituio do antigo emprstimo por um novo, que pode incluir uma nova parcela para alm do capital j em dvida). Esta soluo tem custos suplementares: leva acumulao de dvidas e no resolve os problemas de fundo. A RENEGOCIAO DA DVIDA Quando os pases solicitam a renegociao da dvida, eles podem optar por duas solues possveis: - reescalonamento da dvida - reestruturao do calendrio das prestaes da dvida, cobrindo o seu montante e juros; - refinanciamento da dvida - concesso de um novo emprstimo a mdio prazo, que pode ser para reembolso da dvida. A nova dvida substitui a antiga. Ainda no captulo da renegociao, h que atender a quem o pas devedor solicitou os financiamentos. Se o financiamento veio de estados, o pas devedor vai estabelecer um acordo com o fim de prolongar o crdito em que podem intervir ou os governos dos pases credores e devedores, como aconteceu na Polnia em 1991, ou ento a negociao feita atravs de clubes de credores, caso do Clube de Paris que interveio, por exemplo, no TOGO em 1983.
Pgina 28

ECONOMIA
No caso da dvida ter sido contrada junto a bancos, o acordo tem de ser realizado atravs dos clubes de credores bancrios, como por exemplo, o Clube de Londres. GRUPOS MEDIADORES QUE INTERVM NA RENEGOCIAO DA DVIDA - FMI - quando os pases solicitam emprstimos e os pases credores consideram que a situao econmica dos PVD inspira preocupaes, o Fundo Monetrio Internacional, organismo especializado do Banco Mundial que avalia o desempenho e prope medidas para a correco dos problemas estruturais e conjunturais dos pases que a eles so submetidos para que, quer os estados, quer os bancos privados, forneam novos emprstimos. A situao tipo passa depois da anlise da economia do pas devedor pelo envio de uma Carta de Intenes em que o pas se compromete a seguir as recomendaes do FMI em termos de poltica econmica. - Banco Mundial - que auxilia o processo de desenvolvimento dos PVD. - Sistema de Reserva Federal - organismo credor dos bancos privados americanos. - Clube de Paris - intervm para os PMA e inclui na negociao o ministro das finanas do pas credor e representantes do FMI, BM e CNUCED (Conferncia das Naes Unidas sobre o Comrcio e o Desenvolvimento). - Clube de Londres - para as dvidas contradas junto de bancos comerciais, os credores nomeiam uma comisso de gesto que intervir refinanciando ou reescalonando aps o acordo entre o FMI e o pas devedor. A renegociao da dvida tem por base medidas de reajustamento onde intervm o FMI e o BM, que sancionam e coordenam os novos emprstimos resultantes dos acordos efectuados, obrigando no entanto ao atingir de determinados objectivos. Para garantirem o saneamento econmico-financeiro dos pases que solicitam a renegociao da dvida, os organismos internacionais que analisam o desempenho dessas economias propem o estabelecimento de metas de ajustamento conjuntural e finalidades de ajustamento estrutural. Para atingir o ajustamento estrutural, os pases tm de encontrar estabilidade financeira e dos preos. A estabilidade financeira passa pelo controlo da expanso monetria e pela reduo das despesas, em especial da pblica. Para atingir a estabilidade de preos, os pases devem suprimir totalmente os subsdios e controlar os preos.
INSTRUMENTOS DA POLTICA ECONMICA E SEUS EFEITOS INSTRUMENTOS 1- CONTROLO DA
MASSA MONETRIA

CURTO PRAZO Saneamento monetrio e financeiro Saneamento monetrio e financeiro

2- REDUO DAS
DESPESAS PBLICAS E PRIVADAS

3- SUPRESSO DOS
SUBSDIOS PRODUO E AO CONSUMO

Saneamento monetrio e financeiro

4-DESVALORIZAO DA
MOEDA

MDIO PRAZO Efeito positivo sobre a balana de pagamento Efeito positivo sobre a balana de pagamento Efeito positivo sobre a balana de paga-mento e utilizao eficaz dos factores produtivos Efeito positivo sobre a balana de paga-mento e utilizao eficaz dos factores produtivos Efeito positivo sobre a balana de pagamento e

LONGO PRAZO

Aumento da eficcia econmica Aumento da eficcia econmica

5- ALTERAO DOS

Pgina 29

ECONOMIA
PREOS RELATIVOS

6- REAVALIAO DAS
TAXAS DE JUROS

utilizao eficaz dos factores produtivos Efeito positivo sobre a balana de pagamento e utilizao eficaz dos factores produtivos

Aumento da eficcia econmica

3.3.2 - DOS ACORDOS DO GATT NOEI O acordo geral sobre as Pautas Aduaneiras e de Comrcio (impostos/tarifas), assinado e trs de Outubro de 1945, um acordo intergovernamental e multilateral que disciplina as relaes comerciais entre os signatrios. O GATT tem como objectivo ltimo eliminar os obstculos ao comrcio internacional, quer se tratem de barreiras aduaneiras (direitos aduaneiros e contingentes), quer de entraves administrativos. O GATT funciona atravs da institucionalizao entre os estados membros da clusula de nao mais favorecida. - PRINCPIOS ORIENTADORES DO GATT 1- No discriminao - qualquer produto de um pas signatrio do GATT deve ter igualdade de tratamento, gozando da clusula de Nao mais favorecida. Excepes: - Unies Aduaneiras e Zonas de Comrcio Livre; - Sistema Generalizado de Preferncias (SGP) dos PVD. 2- Reduo generalizada e progressiva das barreiras aduaneiras - a reduo de barreiras alfandegrias obtida atravs dos seguintes mecanismos: - diminuio dos impostos alfandegrios (renuncia alterao unilateral por um perodo de trs anos da possibilidade de rever os impostos aduaneiros); - redues lineares dos impostos alfandegrios (redues numa dada percentagem para todos os produtos); - a harmonizao de tarifas (diminuio da disperso dos impostos). 3- Proibio de qualquer restrio quantitativa Excepes: - dfice grave da balana de pagamentos; - impossibilidade de estabilizar o mercado agrcola; - o mercado ligado ao bem importado estar em risco de desagregao. 4- Regulamentao do dumping (venda ao estrangeiro a preos inferiores aos praticados no mercado interno) e dos subsdios exportao - os pases que se sintam vtimas de dumping podem utilizar o direito unti-dumping que lhes permite lanar impostos sobre os produtos que tenham sido objectos de dumping. Condenao de subsdios exportao. A NOEI A expresso foi consagrada pela ONU e pelos PVD em 1975 e significa a aprovao de um conjunto de recomendaes sobre o novo papel que deve ser atribudo aos PVD nas trocas e na diviso internacional do trabalho. De acordo com esta recomendao, os PVD deveriam passar a exportar de forma crescente produtos manufacturados, diversificar a produo interna e diminuir em termos relativos as suas exportaes tradicionais. - PROPOSTAS INTRODUZIDAS NO MBITO DA NOEI

Pgina 30

ECONOMIA
1- MATRIAS PRIMAS - assiste-se proposta de indexao das cotaes das matrias primas em funo dos preos dos pases de destino, com o objectivo de estabilizar as receitas de exportao e de garantir a sua transformao no local de origem. 2- AGRICULTURA - desenvolvimento e diversificao da agricultura em funo das necessidades locais. 3- INDSTRIA - deveria ser feita a reorientao das actividades industriais internacionais, o incentivo ao investimento privado e transferncia de tecnologia, abrindo o mercado dos PD aos produtos dos PVD. 4- Aumento do volume da ajuda dos pases ricos, reduo da dvida pblica dos pases pobres e proteco contra os efeitos da inflao nas taxas de juro internacionais. AS CONVENES DE LOM As convenes de Lom so a designao que tomaram os acordos de cooperao estabelecidos entre a CE e os pases ACP. Estes acordos versam mltiplas vertentes e foram assinados pela primeira vez em 1975 (Lom I) e renovados em 1979 (Lom II), em 1984 (Lom III) e em 1989 (Lom IV). A conveno de Lom oferece: - uma associao em que as diferentes opes polticas, sociais, culturais e econmicas de cada parceiro so respeitadas; - uma cooperao segura e duradoura baseada num contrato livremente negociado e juridicamente vinculado; - um dilogo permanente; - uma cooperao global e flexvel que recorre a uma vasta gama de instrumentos de ajuda e de desenvolvimento comercial. Os objectivos deste acordo so: - cooperao comercial; - estabilizao das receitas de exportao; - cooperao financeira e tcnica; - cooperao industrial e agrcola.

- LINHAS GERAIS EM QUE SE APOIA A COOPERAO NO MBITO DE LOM IV 1 - Livre acesso ao mercado comunitrio - todos os produtos industriais e 96% dos agrcolas tm acesso livre ao mercado comunitrio. 2 - Estabilizao das receitas de exportao - existem dois fundos de estabilizao das exportaes: 2.1 - STABEX - este fundo destina-se a apoiar os pases ACP quando se verifica diminuio das receitas resultantes da quebra de exportaes de produtos agrcolas e matrias primas em termos de receitas. 2.2 - SYSMIN - este fundo destina-se a evitar os efeitos da diminuio das receitas resultante da desactivao ou diminuio da actividade mineira. Os recursos destes fundos so fornecidos pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), podendo ser constitudos por emprstimos ou donativos. 3 - Cooperao industrial - esta cooperao desenvolve-se atravs do Centro de Desenvolvimento da Indstria (CDI), criado em 1977 com o objectivo de favorecer a criao e o desenvolvimento de PMEs. A cooperao engloba os seguintes aspectos: 3.1 - custos de arranques; 3.2 - assistncia tcnica na fase de instalao;
Pgina 31

ECONOMIA
3.3 - formao profissional; 3.4 - estabelecimento de contactos com empresas da Comunidade Europeia que possam constituir parceiros em projectos comuns. 4 - Cooperao financeira e tcnica - esta cooperao feita atravs do financiamento de aces de cooperao regional, comercial e industrial que tm como objectivos a melhoria da produo alimentar, o estabelecimento de equilbrios naturais e o desenvolvi-mento equilibrado da economia. Os fundos provm do FED. 5 - Cooperao social - esta linha geral pretende valorizar os recursos humanos nos pases ACP, reforar a identidade cultural, promover os direitos humanos fundamentais e resolver os problemas demogrficos. 6 - Cooperao no domnio do ambiente - esta linha geral prope-se estudar o impacto ambiental provocado pelo desenvolvimento.

Pgina 32

Potrebbero piacerti anche