Sei sulla pagina 1di 30

INSTALAO ELTRICA RESIDENCIAL PASSO A PASSO- FAA VOC MESMO

postado por ed. . in 73-INSTALAO ELTRICA RESIDENCIAL PASSO A PASSO on segunda-feira, 1 de julho de 2013 A primeira ideia que temos ao ver a instalao eltrica de uma residncia, de algo extremamente complexo,um emaranhado de fios de vrios calibres de vrias cores indo e vindo em direes sem sentido algum,isto porque vemos o sistema como um todo, mas, ao fragmentar a instalao de cada componente eltrico,percebemos que o que ocorre uma repetio do mesmo processo em toda parte dos cmodos.

Nesta postagem estarei mostrando de maneira simples a instalao eltrica monofsica (uma fase)em uma residncia,onde a palavra de ordem deve ser : "cuidado" e cuidado redobrado,uma vez que estamos mexendo com um elemento que pode ser mortal,pois com energia eltrica no se pode brincar, O esquema a ser mostrado se refere ao padro antigo onde ainda no se faz o uso do fio terra,(o fio neutro deve ser de cor azul conforme norma (NBR5410) nesta postagem os fios no esto embutidos na parede para que se possa ter uma ideia de como funciona o esquema,certo de que em sua casa as tubulaes j esto devidamente prontas, vamos comear,tenha em mos alicate normal e alicate de bico,fita isolante,chave de fenda , chave estrela,martelo e migueles ,logo abaixo estou disponibilizando um vdeo que postei recentemente onde fao uma simulao em um painel de madeira em seguida o mesmo processo feito em uma residencia e alguns videos de outras instalaes inclusive QUADRO DE DISTRIBUIO COM CHAVE GERAL E DISJUNTORES INDEPENDENTES PASSO A PASSO (ANIMAO PAINT) ,ento... vamos comear. ATENO!!!! UM COLEGA DO BLOG TCNICO EM ELETRICIDADE SE DISPS A AJUDAR NO ESCLARECIMENTO DE QUALQUER DVIDA O EMAIL DELE :luizcarlos_eltec@hotmail.com veja antes meu ultimo video postado no youtube:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Wgw7_bJHgZk

DISTRIBUINDO OS FIOS DO PADRO DE ENERGIA PARA TODA A CASA

No geral os fios de alta tenso da rede so 4, de cima pra baixo,o primeiro o neutro e os 03 debaixo so osfase ou seja passam energia por ele.

sua casa pega o primeiro e qualquer um dos fios debaixo

no mesmo esquema da rua, o de cima neutro(que deve ser de cor azul conforme norma (NBR5410) e o debaixo fase(corre energia)

do padro para a sua casa no geral existe essa pea de loua e o esquema ainda o mesmo, o de cima neutro e o debaixo fase.

da pea de loua para dentro de sua casa, representando o fio vermelho para o fase e o amarelo para o neutro,geralmente o pessoal usa fios de bitola 2,5 mm para esses fios. Por enquanto vamos deixar esses dois fios ai quietinhos,o que iremos fazer primeiramente expandir fios neutros e fase por toda a casa, entenda, todos os cmodos da casa precisa ter um fio fase e outro neutro,PARA EVITAR ACIDENTES CERTIFIQUE QUE A CHAVE DO PADRO ESTEJA DESLIGADA. Caso voc tenha alguma duvida, use uma chave de teste em ambos os fios para ter certeza se est ou no passando corrente.Acompanhe imagens e vdeo abaixo: OBS: JAMAIS ENCOSTE FIO NEUTRO E FASE ISTO PODE GERAR UM CURTO CIRCUITO

voc pode usar roldanas de plastico ou loua para esticar os fios

basta pregar nos caibros ou vigotas

sempre de duas uma paralela a outra

dois fios devero ser esticados por todos os cmodos o de cima neutro e o debaixo fase, faa isso para voc no se confundir.

todos os cmodos devem ter um fase e um neutro

as cores podem ser variadas desde que vc possa distinguir a funo de cada. OBS: JAMAIS ENCOSTE FIO NEUTRO E FASE ISTO PODE GERAR UM CURTO CIRCUITO

CONECTANDO OS FIOS DO PADRO AOS FIOS DA CASA

Certo que os fios ja foram distribudos em toda a parte da casa, ainda com a chave desligada,iremos conectar os fios que vieram do padro para a nossa fiao central,o primeiro a ser emendado o fio amarelo, neutro, veja imagens e vdeo abaixo:

fios do padro

descasque fio neutro

emende o fio neutro do padro nele

com alicate enrosque e aperte bem,pois,fios folgados d mal contato, impedindo o funcionamento de equipamentos eltricos,um colega que se identificou como WST nos enviou esta imagem a baixo ,mostrando a forma correta de se fazer a emenda em um fio,perceba que so dadas 10 voltas,veja:

faa o devido isolamento,use,fita de qualidade a marca 3M muito boa fitas ruins com o tempo ressecam e se desprendem dos fios deixando expostos e aumentando o risco de acidentes.

faa o mesmo procedimento com o fio fase.

emende bem e ..

isole. assista vdeo abaixo:

COLOCANDO A CHAVE GERAL(OU DISJUNTOR) NO FIO FASE Perceba que ligamos os fios do padro ao interior de nossa casa de forma direta,mas, e se ocorrer de precisar trocar uma lampada ou fazer qualquer outro reparo dentro de casa,teremos que ir la fora no padro desligar a chave e se for em um dia de chuva?, pra evitar esse transtorno e tambm por medida de segurana, e essencial que se tenha dentro de nossa casa uma chave geral,que sempre fica acoplado na caixa de disjuntor.

voc se lembra que fizemos uma ligao direta do neutro e do fase,para colocar o disjuntor iremos fazer um corte no fio fase e colocaremos um disjunto fazendo a conexo, veja imagens e vdeo abaixo;

esse um disjunto de 30

geralmente ficam embutidos na sala

na chamada caixa de disjuntores

aqui temos um para casa e outro para o chuveiro pois apenas um disjuntor pode no ser suficiente.

com o fio cortado iremos fazer esse gancho...

abraar o parafuso do nosso disjunto...

e apertar bem o parafuso O disjunto vai ficar dessa maneira, para certificar de que a corrente est passando normalmente, ligue a chave no padro e com uma chave de teste veja se est passando corrente normalmente, se voc no sabe como funciona a chave de teste veja vdeo abaixo depois de testado, desligue o disjunto do padro e o disjuntor da casa e vamos ao prximo passo.

assista vdeo abaixo:

INSTALAO DE UM APAGADOR (INTERRUPTOR) SIMPLES Supondo que estamos no quarto,e queremos colocar uma lampada, j temos em nosso quarto um fio neutro e um fio fase,o procedimento simples,veja abaixo imagens e videos:

iremos colocar a nossa lampada aqui no meio do quarto.

usaremos esse bocal de rabicho embora existam vrios modelos.

vamos descascar o fio neutro que passa no quarto.

iremos emendar um dos fios do bocal de rabicho no neutro.

iremos isolar devidamente assista vdeo abaixo:

iremos agora fazer uma ligao neste apagador simples.

atrs existem 2 parafusos que iro fixar os fios.

para ligar o apagador iremos descascar o fio fase...

cerca de 1 cm

iremos emendar nele um fio que dever ir para o nosso apagador,veja o tamanho que ser necessrio,..

e isolar com fita. .

e leve a outra ponta ao nosso apagador e parafuse bem,no deixe folga pra evitar que lampada fique piscando. assista vdeo abaixo:

agora iremos pegar outro fio de cor branca ou outra qualquer e .....

ligar na outra entrada do apagador..

e levar at a outra perna do bocal de rabicho. assista vdeo abaixo:

se sua fiao for embutida.

parafuse e ...

feche . TESTE ANTES DE PARTIR PRA PRXIMA FASE- Como havia dito, pra coisa dar certo , super importante que ao instalar cada componente irmos testando,com esse procedimento iremos solucionar o problema de imediato, poderamos fazer toda a instalao e depois testar, mas , caso apresentasse algum defeito seria mais demorado achar o erro.por isso a cada componente instalado teste antes, para isso, ligue a chave geral ,teste,desligue e v para a prxima instalao, acompanhe vdeo abaixo:

INSTALAO DE TOMADA SIMPLES A colocao de tomada a mais simples da instalao,basta simplesmente ligar a ela um fio neutro e um fio fase,para isso desligue a chave geral e veja como fazer.

tomada simples

na rede que foi estendida dentro de casa,emende um fio neutro e isole bem

faa o mesmo com o fase

e conecte aos parafusos do nosso apagador. assista vdeo abaixo;

INSTALAO DE 02 INTERRUPTORES COM 01 TOMADA CONJUGADA O principio de instalao deste elemento basicamente o mesmo da tomada e do interruptor que foi mostrado anteriormente a diferena que estaro todos em uma mesma pea, de inicio vamos ligar a tomada de nosso conjuga, acompanhe imagens e videos abaixo:

interruptor com dois apagadores e tomada frente...

costa da pea LIGANDO A TOMADA DO NOSSO CONJUGADO- O processo o mesmo da tomada simples iremos puxar um fio neutro e um fase pra nossa tomada veja imagens e vdeo abaixo:

corte um fase e um neutro e..

ligue na tomada de nosso conjugado, aperte bem os parafuso. .

a ligao da tomada est pronta. assista vdeo abaixo:

INSTALANDO OS BOCAIS PARA AS DUAS LMPADAS-Antes de ligarmos os fios no interruptor, iremos preparar os bocais para as lampadas, supondo que estamos na cozinha ,iremos instalar uma lampada dentro e uma fora da casa,veja imagens:

bocal de rabicho

iremos pegar um neutro e emendar uma perna do bocal ....

essa lampada a de dentro, por hora vamos deixar ela assim mesmo.isole e vamos puxar a nossa segunda lampada.

vamos fazer um novo corte no neutro e...

puxar um bocal para a nossa segunda lampada

isole bem.

PUXANDO UM FIO FASE PARA O NOSSO CONJUGADO Com os bocais das lampadas de dentro e de fora j alimentados com o fio neutro, iremos agora preparar o fio fase pra ser emendado nas pernas dos bocais, pra isso

iremos recorrer novamente a nossa rede central e puxar um fio fase para o nosso interruptor, acompanhe imagem e videos abaixo;

recorte o fio fase da rede principal

cerca de 1 cm

emende um fio com o tamanho que chegue ate o nosso conjugado.

emende bem e isole com fita isolante e...

leve esse fio at o nosso interruptor.

ele deve percorrer o centro do disjunto... assista vdeo abaixo:

aperte bem os parafusos de fixao, caso ache necessrio ,ligue a chave geral e cuidadosamente faa um teste com a chave de teste pra ver se a corrente est passando pelos fios fase. assista vdeo abaixo:

ENVIANDO O RETORNO PARA OS BOCAIS DAS LAMPADAS Perceba que j colocamos os bocais de dentro e de fora,puxamos o fio fase para o nosso interruptor e agora iremos jogar os fios fase do interruptor para as nossas lampadas, pra isso super importante que voc use fios de cores diferenciadas,para que voc possa se organizar e para que mais adiante ao fazer alguma manuteno voc possa saber quem quem no sistema eltrico,veja imagens e videos abaixo:

para o retorno usaremos um fio branco para a lampada de dentro e o fio azul para a lampada de fora,

bocal de dentro recebe..

fio de cor branca e..

bocal de fora o fio azul O ESQUEMA FICOU ASSIM:

TESTE ANTES DE PARTIR PRA PRXIMA FASE- Como havia dito, pra coisa dar certo , super importante que ao instalar cada componente irmos testando,com esse procedimento iremos solucionar o problema de imediato, poderamos fazer toda a instalao e depois testar, mas , caso apresentasse algum defeito seria mais demorado achar o erro,por isso, a cada componente instalado teste antes, para isso, ligue a chave geral ,teste,desligue e v para a prxima instalao, acompanhe vdeo abaixo:

O colega Ezequiel de Oliveira pediu pra mim mostrar uma forma de fazer a instalao eltrica por fora da parede, como exemplo estou mostrando um jeito que eu fiz aqui em casa no quarto que fica o meu computador, como no tinha tubulao embutida na parede , eu coloquei um tipo de calha de pvc , que parafusada na parede ,por onde os fios ficam protegidos,pra quem no quer fazer quebradeira em casa essa uma tima opo, veja abaixo fotos e videos, logo logo estarei postando imagens da instalao feita em tubos de pvc e fixas por abraadeira.

SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE NA NTEGRA 02 VIDEOS POSTADOS NO YOUTUBE: VDEO 01 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=F1bRDGXgiEs

VDEO 02 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3Na1mAGrz9k

vdeo 03 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fAqEKyO9m-E

QUADRO DE DISTRIBUIO COM CHAVE GERAL E DISJUNTORES INDEPENDENTES PASSO A PASSO (ANIMAO PAINT) http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wQr9KDvQouU

Potrebbero piacerti anche