Sei sulla pagina 1di 4

Sanes e Evoluo das Sanes na Histria

Sanes so medidas estabelecidas pelo direito, como conseqncia da desobedincia a um imperativo legal. Classificam-se em penais e civis. As civilizaes greco-romanas: penas capitais e prticas de tortura e exlio, a perda da propriedade, em caso de dvidas no pagas ou calnia a divulgao do ato, resultando em marginalizao e alienao social. Idade media: penas corporais e aflitivas. Idade moderna: privao da liberdade e pena de morte. modernamente "a sano jurdica deve ser compreendida como uma reao ou retribuio prevista no ordenamento normativo, blindando-se esta contraprestao de uma feio premial (sano premial), quando o agente adota a conduta aprovada ou esperada, ou um carter punitivo (sano negativa), quando o ato praticado indesejado ou dissonante", conforme assevera o professor Maurcio Benevides Filho. (A Sano Premial no Direito, Ed. Braslia Jurdica, Braslia, 1999) A priso civil prevista em nossa Constituio para os casos de depositrio infiel e injustificado no pagamento de prestao alimentcia. A lei penal prev trs modalidades bsicas de pena: privativa de liberdade, restritiva de direitos e multa

Citao

A formao do processo ocorre no instante em que a demanda proposta, iniciando-se desde esse momento, a litispendncia(1). Inicialmente a litispendncia produz efeitos apenas perante o demandante. Somente com a citao vlida ela gera efeitos perante o demandado, nesse momento que a relao jurdica processual se perfaz. (2) Tal exigncia corolrio do direito ao contraditrio e do direito ampla defesa garantidos pelo inciso LV do artigo 5 da Constituio Federal. O processo no pode produzir efeitos nem prosseguir na sua caminhada sem que o demandado seja convidado a se defender.

Com a citao vlida, a litispendncia passa a produzir uma srie de efeitos perante o demandado. Efeitos de ordem processual e material. So efeitos processuais da litispendncia: complementar a relao jurdica processual, prevenir o juzo nos casos de competncia concorrente, induzir litispendncia(3) e estabilizar a demanda. Os materiais so: fazer litigiosa a coisa, constituir o ru em mora e interromper a prescrio.

A citao provoca efeitos. Quais? I Efeitos processuais: a) Contagem do prazo para apresentar a contestao artigo 486/1. Contagem do prazo para a contestao artigo 486 n1, prazo peremptrio para se defender. b) Estabilidade do objecto do processo e da prpria parte artigos 481 b) e 268. Podem no entanto ocorrer modificaes subjectivas artigo 270 e objectivas artigos 272 e 273. Estabilidade do objecto do processo e das partes artigo 481 b). Com a citao do ru o objecto do processo (o pedido e a causa de pedir) ganham estabilidade e s podem modificar-se nos casos expressamente previstos na lei. Exemplo: 272, 273 e 270. c) Proibio do ru propor uma aco com o mesmo objecto artigo 481 c), 497/1 e 2, 498 e 499 (proibio de litispendncia). Com a citao passa a haver uma proibio (sobre o ru) de propor uma aco com o mesmo objecto (artigo 481 c). Se o fizer o que que acontece? H litispendncia. II Efeitos materiais (substantivos) a) Interrupo dos prazos da prescrio e da usucapio artigo 323/1 e 2 do Cdigo Civil, 1292 Cdigo Civil. b) Cessao da boa-f do possuidor artigo 481 c) c) Constituio do devedor em mora artigo 805/1 do Cdigo Civil. H situaes em que as obrigaes no tm prazo certo e aqui que o efeito da citao constitui o devedor em mora. Notas finais sobre citao Falta de citao artigo 195 Consequncias: Pode ser arguida em qualquer fase do processo. E se j houver uma sentena? H um recurso, o recurso de reviso previsto no artigo 771 e).

O Ministrio Pblico (MP) uma instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis (art.127, CF/88). So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. Dentre suas funes institucionais, destaca-se a de promover, privativamente, a ao penal pblica; zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio; exercer o controle externo da atividade policial; defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; exercer notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicando os fundamentos polticos de suas manifestaes processuais; exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas.

O juiz natural somente aquele integrado no Poder Judicirio, com todas as garantias institucionais e pessoais previstas na Constituio Federal. somente os juizes, tribunais e rgos jurisdicionais previstos na Constituio se identificam ao juiz natural O referido princpio deve ser interpretado em sua plenitude, de forma a no s proibir-se a criao de Tribunais ou juzos de exceo, como tambm exigir-se respeito absoluto s regras objetivas de determinao de competncia, para que no seja afetada a independncia e a imparcialidade do rgo julgador O direito a um juiz imparcial constitui, portanto, garantia fundamental na administrao da Justia em um Estado de Direito e serve de substrato para a previso ordinria de hipteses de impedimento e suspeio do rgo julgador. Sempre, repita-se, no intuito de garantir a imparcialidade do rgo julgador. Para assegurar a imparcialidade (e a independncia) do juiz que a maioria das Constituies contemporneas consagra o Princpio do Juiz Natural, exigindo que a

designao do julgador se d anteriormente ocorrncia dos fatos levados a julgamento e feita de forma desvinculada de qualquer acontecimento concreto ocorrido ou que venha a ocorrer

1-D o conceito de lei juridica,identificando seus elementos 2-O que sucumbncia?Qual a sua relaao com o espirito de emulaao? 3-Em que momento o argumento se transforma em coaao anti juridica?exemplifique.Em que situaoes os individuos estao mais suscetiveis coaao anti juridica? 4-O juizo ou tribunal de excessao legal?Quais os principios do juiz natural?

Potrebbero piacerti anche