Sei sulla pagina 1di 4

Mansido - Para a Glria de Deus e Para Servir a Humanidade

Lalith Mendis
Qual a relao entre mansido e herdar a terra? Mansido deserdar, despossuir, e despojamento. Jesus que era o prprio Deus se despojou da glria de Deus para se tornar homem. Que, sendo em forma de Deus, no teve por usurpao ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens (Filipenses 2.6,7). Este o grande mistrio da piedade (1 Timteo 3.16). A mansido desprendida, e no se agarra aos seus direitos. Haja em vs o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (Fp 2.5). Nada faais por contenda ou por vanglria, mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo (Fp 2.3). Contenda e vanglria resultam de uma mentalidade auto-afirmativa, apegada a seus prprios direitos. Jesus no teve por usurpao, ou no procurou afirmar o seu prprio direito. A palavra grega usada neste texto harpagmon, que significa buscar ou agarrar-se a um prmio. Jesus no se apegou, mas se desprendeu. Aquele que deserdar a si mesmo h de herdar. E o que a terra que os mansos herdaro? A Escritura diz que o Senhor dar as naes por herana (Salmo 2.8). Esta profecia dirigida ao Rei-Servo Messinico aplica-se tambm para o servo messinico - a Igreja. Um significado de terra seus habitantes. Quando se pensa em um pas, pensase no seu povo. Os mansos que seguem o Cordeiro recebem a autoridade de estabelecer o governo de Deus na terra. Herdamos os povos para Deus. As misses usam a palavra ocupar. O verbo herdar refere-se tambm a entrar na terra prometida (Dt 4.1; 16.20; Is 57.13; 60.21). Homens como A. B. Simpson e Hudson Taylor no s ocuparam territrios para o Senhor com o mandato do Evangelho, mas tambm ajudaram comunidades missionrias a possurem terrenos e prdios essenciais para a obra do Senhor. Estes santos de Deus e outros pioneiros dedicados, com certeza, usaram tudo isso para a glria de Deus. Jorge Mller, exclusivamente pela orao, conseguiu centenas de milhares de libras esterlinas para o trabalho missionrio, alm de cuidar do seu prprio projeto do orfanato. Homens egostas tentam herdar a terra que pertence aos outros. Mas ao se empenhar pelo Evangelho, os homens de Deus no passado conseguiram grandes coisas para a glria de Deus. Sempre que h um avivamento, em qualquer parte do mundo, os redimidos de Deus do seus terrenos, casas ou bens para a obra do reino.

Os Mansos No Cobiam
A cobia exatamente o oposto da mansido e semelhante idolatria. Uma pessoa que cobia tem olhos avarentos e procura obter as muitas coisas que deseja. Uma rea muito crtica na vida de um crente, onde necessrio desenvolver a mansido, sua atitude em relao s possesses materiais. Deus e Mamom (riquezas) sempre estaro em concorrncia. Depois de dar dez por cento, muitos presumem que os noventa por cento lhes pertencem para gastar conforme desejam. Mas isto no o cristianismo do Novo Testamento. Os cristos no reivindicam seus noventa por cento, embora tenham direito a isso pela graa de Deus. Nossa atitude com relao s riquezas determinar o quanto Deus nos confiar dos verdadeiros tesouros do cu. Se nas riquezas injustas no fostes fiis, quem vos confiar as verdadeiras? (Lucas 16.11). O homem que abusar do tesouro material para sua cobia, da mesma forma h de abusar dos dons celestiais para sua prpria exaltao.

Mansido Quietude
O crente santificado anda em quietude de corao e esprito no meio de um shopping center, comprando apenas o que precisa, e no para satisfazer sua ganncia. Um momento crtico vem para cada crente ou ministro, em que Satans revela-lhe o brilho deste mundo, e lhe diz: V atrs disso e conseguir. Quando o nmero de membros de uma igreja comea a aumentar, muitos que no incio eram humildes e obedientes tornam-se exaltados e autoritrios. Um empresrio cristo enfrenta muitas vezes o momento em que precisa decidir sobre quem seu primeiro amor. aqui que o corao que deserda a si mesmo (corao manso) precisa ser firme a fim de herdar os valores eternos da maneira de Deus.

O homem manso no fica incomodado quando v seu prximo com um carro mais novo que o seu, ou uma casa mais luxuosa, ou um escritrio mais suntuoso. Seu corao est fixo no inabalvel. O homem manso no diz: Quero possuir aquilo que o outro tem. Salmo 37.1-11 descreve vividamente o homem manso. Ele no se inquieta com o sucesso dos malfeitores, os orgulhosos ou os gabadores. Ele confia no Senhor, e entrega seus caminhos a ele. Descansa no Senhor e espera com pacincia. No fica irado com ofensas cometidas contra ele. Jesus busca pessoas assim!

Mansido e Autoridade
O Senhor s pode dividir sua autoridade com os mansos que no a abusaro. Moiss era o homem mais manso sobre a terra na sua poca (Nm 12.3). Deus podia confiar-lhe uma autoridade tremenda. Quando ele orou, a terra abriu sua boca e engoliu os rebeldes (Nm 16.31,32). Moiss se deserdou das riquezas do Egito para sofrer com seus irmos (Hb 11.24,25). Moiss recusou uma oferta divina de fazer dele uma grande nao (x 32.10). Grande exaltao vem atravs de profunda humilhao (Fp 2.8-11). Humilhai-vos, portanto, debaixo da potente mo de Deus, para que a seu tempo vos exalte (1 Pedro 5.6). O erro desastroso da vida de Moiss foi pensar apenas uma vez que a autoridade era dele. Porventura tiraremos gua ... para vs? (Nm 20.10). Ele no tinha nada que o Senhor no tivesse lhe dado. Para que ningum se glorie perante ele (1 Co 1.29). Pois quem te faz diferente? E que tens tu que no tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se no o houveras recebido? (1 Co 4.7).

Mansido e Orao
Para os mansos, orar como respirar. Eles no tm outra resposta para injustia, opresso, crueldade, insultos, obstculos ou outras maldades. Os mansos oram quando os arrogantes resistem ao Evangelho. Os mansos oram quando militantes mpios desfilam em grande pompa. Os mansos oram quando perseguidores se lhes opem. Lembramos da orao de Estvo ao ser martirizado, que emulava a orao de seu Salvador. Esta pode ter sido a primeira semente a ser colocada no corao arrogante do militante Saulo de Tarso. Ser uma coincidncia que os nove dons do Esprito devem ser emparelhados com os nove frutos do Esprito? (Gl 5.22). A mansido um dos frutos colhidos pelo Esprito. Quando vemos nossa nao, nosso governo, nossos vizinhos, nosso pastor, ou nossos companheiros na f fazendo algo contrrio vontade de Deus, qual nossa reao? criticar e malhar por trs, ou suplicar a Deus em mansido? Se pudssemos preservar toda nossa energia espiritual para fazer splicas fervorosas em mansido ao invs de despend-la em reaes iradas, o mundo experimentaria uma revoluo de amor dirigida pelo exrcito manso do Cordeiro de Deus. O mundo e os anjos aguardam que o Esprito nos redimidos tome posse das naes pela mansido da orao e por homens e mulheres mansos que se levantem para travar grandes batalhas no Esprito.

Mansido e F
F a moeda que Deus usa na terra para promover seu reino. A f envolve conhecimento e afirmao do carter de Deus, e confiana e confisso da sua bondade e providncia. Quando sofro ou enfrento uma derrota, aguardo em mansido e f para a prxima, infalvel, e perfeita ao de Deus. Para aguardar em f, preciso ter um corao humilde. Muitas e muitas vezes, tivemos de confiar no Senhor e esmagar nossos coraes diante dele para alcanar um novo passo no ministrio ou na obra de Deus. Muitos so pressionados a esperar grandes obras do mover do Esprito Santo, e quando no vm, a presunosamente imit-las. Quando o Esprito Santo no manifesta seu poder, ento os falsificadores o simulam. A mansido traz pacincia, sem a qual no poderemos herdar as promessas da f. Desejamos que cada um de vs mostre o mesmo zelo at o fim, para completa certeza da esperana (Hb 6.11). Devo planejar, devo orar, devo estabelecer alvos e trabalhar para atingi-los. Mas Deus quem pode dar o crescimento (1 Co 3.6-8). Certamente se no aro, semeio e irrigo, Deus no poder dar o crescimento. A f opera somente em humilde dependncia. Alguns mtodos espalhafatosos de ajuntar multides nas igrejas nem precisam do Esprito Santo. S precisam de tcnicas engenhosas de propaganda. Tais multides pulam de igreja em igreja sem experimentar verdadeira regenerao.

Quando trato com um companheiro na obra que est em erro, preciso fazer isso com f. A anti-f diz: Este nunca vai mudar; sempre ser assim. Mas a f unida com mansido ora assim: Senhor, tu podes mudar meu irmo. Tristemente, muitos cristos agem com anti-f, e contribuem para o progresso do reino das trevas. Jesus, enche meu corao com confiana, amor, dependncia, e pacincia, para ver a vontade de Deus feita em mim, e atravs de mim, nos outros! O homem orgulhoso considera a falha como causa de desnimo. O homem manso, mesmo ameaado com pedras, se fortalecer no seu Deus, como por exemplo, Davi (1 Sm 30.6); Moiss (x 17.4); Josu (Nm 14.10); Estvo (Atos 7.58,59). O homem manso no dita sua agenda para Deus, mas aguarda a ao dele. Quando Deus v f num homem manso, ele opera poderosamente para mostrar-se forte (2 Cr 16.9; Is 64.1-4). As afirmaes feitas por homens orgulhosos sobre seus alvos de f, na verdade no so baseadas em f, mas em presuno. F e mansido, quando esto juntas, podem avanar poderosamente o reino de Deus. A respeito de A. B. Simpson, fundador da Aliana Crist e Missionria, muitos funcionrios no convertidos da sede da misso testemunharam ter visto nele um homem semelhante a Cristo, consistentemente, durante as dez horas da jornada de trabalho, dia aps dia, ano aps ano. No deve nos admirar que Deus consiga abalar o mundo com tais gigantes meigos! H outros que fingem mansido, quando na realidade so pessoas quietas e duras, que no se oferecem para servir ao Senhor, mas somente a si mesmos. Por fora so educados e sempre sorridentes, entretanto no so quebrantados nem disponveis ao Senhor.

Mansido e Disciplina
Precisamos pensar, falar e agir com f a respeito dos erros de pecadores, co-obreiros, lderes na igreja e no governo. A f redime. Se formos mansos, nossa nica reao ser reconciliao e cura. A pessoa que mansa tem facilidade de chorar com f, esperando que a vontade de Deus seja feita. O incalculvel poder de Deus espera o clamor da f que diz: Seja feita a tua vontade (Graham Kendrick). A mansido com f nos impelir a interceder sobre os erros dos nossos respectivos governos ou concernente idolatria nacional e impiedade cultural. Jesus, faze-me como o manso Cordeiro de Deus, que se entregou para ser morto para nossa expiao. Morrer diariamente fcil para quem manso ( 2 Co 4.10-16; 1 Co 10.31). Carrego no meu corao a impiedade e perversidade do meu pas. Como Jesus me amou quando eu era pecador, tenho tambm longanimidade e bondade para com meus compatrcios pecadores que se contaminam com idolatria. A orao como respirar para a pessoa mansa. ... corrigi o tal com esprito de mansido. Mas olha por ti mesmo, para que no sejas tambm tentado (Gl 6.1).

Mansido e Aprendizagem
Alguns dos momentos mais duros na minha vida foram quando meus companheiros na obra procuravam seus prprios objetivos. Dor e feridas foram inevitveis. Entretanto, estas coisas nos ensinam. O primeiro descanso oferecido em Mateus 11.28-30 incondicional. Vinde a mim - e eu lhe darei descanso. Mas depois vem o descanso da vida inteira que recebemos quando aprendemos de Jesus que manso e humilde. Esta a coisa principal que devemos fazer durante toda nossa vida. triste ver quantos pastores limitam sua experincia crist a ajuntar um grupo que possa satisfazer sua necessidade. Coronel Arnolis Weerasooriya (1858 - 1888), um homem de Sri Lanka, cuja vida e obra foram altamente admirados pelo General William Booth (do Exrcito de Salvao), dizia: Fico aos ps de qualquer pessoa que andou com Jesus mais do que eu, para aprender dele. Cada fracasso uma experincia de aprendizagem para o pastor manso. Se ele congregar dez mil pessoas no seu rebanho, ainda se sente humilhado quando se lembra dos milhes que ainda no foram alcanados. Toda nossa vida uma experincia de aprendizagem. O conhecimento do Salvador que nos chamou inesgotvel. A pessoa mansa espera uma nova revelao da vida celestial para iniciar seu dia. Tal vida cheia com a plenitude de Deus. A bno para o manso que o Senhor o sustenta sempre (Salmo 37.24). Ele caminha por passos dirigidos pelo Senhor (Salmo 37.23). Muitos caminham apressadamente para o ministrio ou sucesso nos negcios. No conseguem passar pelos atrasos ordenados por Deus. O homem manso empresta com generosidade porque reconhece que tudo que possui foi recebido (Salmo 37.26). Os mansos no resistem vontade do Senhor. O Senhor tem facilidade de instru-los. Seu ouvido est sempre aberto s suas instrues.

Tenho muito temor quando vejo cristos que vivem suas vidas dia aps dia totalmente insensveis a qualquer ordem de Deus ou voz do Senhor. H muitos senhores no Corpo do Senhor. Muitos lderes, mas poucos que podemos seguir. Muitos mestres, mas poucos servos. Muitos pregadores, mas poucos que escutam. Muitos que viajam, mas poucos que ficam quietos. Muitos turistas, mas poucos que vigiam. Muitos que realizam, mas poucos que prevalecem. Senhor, derrama sobre tua igreja teu poderoso Esprito, o Esprito do teu Filho. Produz no nosso meio uma revoluo de mansido, uma revoluo de verdadeiros valores!

Mansido e Reivindicao

Ter fora para agir em nossa prpria defesa, porm sofrer insulto e prejuzo a essncia da mansido. O Senhor Jesus poderia ter chamado legies de anjos para defender sua pessoa; mas escolheu no fazer isso (Mt 26.53,54). Ele foi como Cordeiro ao matadouro. lamentvel que o ministro que evangeliza rapidamente e ganha muitas almas numa cidade, freqentemente torna-se vtima de olhos invejosos e comentrios de outros pastores. Ele precisa esperar que o Senhor o reivindique. Se formos fortes em Cristo, no temeremos o que insultos podem nos fazer. Entregamos nosso julgamento ao Senhor da justia. Confiamos que o Senhor cuide da nossa reputao. Afinal, seguimos Aquele que se tornou sem reputao. Um lder prximo a John Wesley ficou perturbado sobre os insultos lanados sobre este nos jornais e perguntou: Sr. Wesley, o que ser o fim de tudo isso? E a resposta incrvel de Wesley foi: O fim de tudo isso glria a Deus e paz para toda a humanidade. Vamos nos abandonar glria de Deus e ao servio para nosso prximo. Ele te declarou, homem, o que bom. E o que que o Senhor pede de ti, seno que pratiques a justia, ames a misericrdia, e andes humildemente com o teu Deus? (Miquias 6.8).
Lalith Mendis um mdico qualificado, que serve ao Senhor de tempo integral desde 1981, como escritor e conferencista na sua ptria de Sri Lanka.

Potrebbero piacerti anche