Sei sulla pagina 1di 2

Mercado de comida saudvel movimenta R$ 8 bi no Brasil

22.03.2009

O espetinho de tofu faz sucesso na churrasqueira de Rosinia Silva. Bastam 5 minutos na brasa e o almoo j est pronto. A famlia saboreia uma comida gostosa e um produto rico em nutrientes. O tofu um alimento a base de soja, com sabor neutro, que se adapta a vrias formas de preparo. Muito usado na culinria japonesa, nutritivo e rico em protenas. uma delcia, principalmente porque tem shitake, muito saboroso! Tem vrios temperos, ele combina com varias coisas, muito gostoso de comer, diz Rosinia. O espetinho de tofu uma criao do empresrio alemo Gerhard Dannapel. Depois de anos de experincia em indstrias de tofu, na Europa, ele resolveu apostar no mercado brasileiro. Ns estvamos procurando por um alimento que pudesse facilmente se adaptar a culinria e aos costumes brasileiros. O tofu, que na verdade um produto bem desconhecido no Brasil, a gente queria trazer ele para uma situao do dia a dia dos brasileiros, diz Gerhard. H um ano o empresrio abriu uma fbrica em Curitiba. Neste galpo de 400 metros quadrados, 14 funcionrios produzem trezentos quilos de tofu por dia. No Brasil, raro uma empresa ser certificada, ao mesmo tempo, como orgnica e vegnica, aquela que no utiliza produtos de origem animal. um produto que a qualidade dos ingredientes est fora de questo. A gente compra do melhor o que estamos achando no mercado. A receita do espetinho do prprio empresrio. O tofu natural passa por um moedor junto com shitake. A massa misturada com sementes de girassol, gergelim, cebola seca e mais sete temperos. A mistura assa no forno por meia hora e depois resfriada, finalmente vai para o espetinho. Acredito que ele seja um complemento, uma opo pra quem quer ou ingerir menos carne, ou realmente totalmente desistir do consumo de carne. Mas, nosso objetivo no a substituio. No Paran, o espetinho de tofu encontrado em 80 pontos de venda. Esta rede de supermercados, por exemplo, apostou no produto. Espeto pra churrasco essa regio campe de vendas! Agora, espeto para tofu novidade, com certeza. Pelo nvel de cliente que temos hoje, cada vez mais de informao que agrega sade, com certeza, vai crescer bastante a venda deste produto na loja, garante o gerente de supermercado, Joo Alves dos Santos. O empresrio Gerhard Dannapel quer agora investir em clientes de outras regies do pas. Aqui em So Paulo, o espetinho de tofu chegou h dois meses e j vendido em mais de cem supermercados da cidade. o paulistano gostou da novidade e a empresa quer agora ampliar a distribuio no maior mercado consumidor do pas.

A expectativa a de vender pelo menos dez mil espetinhos, por ms, na capital paulista. At o fim do ano, a meta distribuir espetinhos de tofu para 800 pontos de venda do pas e aumentar o faturamento em 150%. Segundo o empresrio, para montar uma indstria de tofu, o custo de R$ 500 mil. Para quem j trabalha com queijo, sai mais em conta, porque no precisa comprar tinas e cmara fria. O investimento leva trs anos para ser recuperado. Mas para o empresrio uma aposta segura. um mercado em crescimento, eu acredito. ns acreditamos que um crescimento continuo. Assim no uma coisa que vai aparecer agora e virar moda e depois de dois anos desaparecer. Alm do espetinho, a empresa fabrica pats, gelias e hambrgueres base de tofu. O empresrio j prepara novas receitas. A gente est colocando coisas na pauta como se fosse uma pamonha de tofu ou outras moquecas de tofu, temperados com tempero baiano e tudo mais. Ento acredito que tem ainda nesse pas com a culinria muito rica e regional muito forte tambm, acreditamos que conseguimos achar alguns produtos bacanas ainda.

CONTATOS DAS EMPRESAS MOSTRADAS NA REPORTAGEM Emprio Santa Luzia Tel.: (11) 3897-5000 http://www.santaluzia.com.br Alameda Lorena, 1471 CEP: 01424-001 So Paulo SP

Supermercado Festval Tel.: (41) 3335-3208 http://www.superfestval.com.br Rua Cndido Hartmann, 1580 Bairro Mercs CEP: 80710-150 - Curitiba/PR.

Tofutura Indstria de Alimentos Ltda. Tel.: (41) 3292-9897 http://www.samuraitofu.com.br Estrada dos Expedicionrios, 3801- Campo Largo CEP: 83604-360 - Grande Curitiba/PR

Potrebbero piacerti anche