Sei sulla pagina 1di 9

educao, cincia e tecnologia

240

EDUCAO MATEMTICA NA SALA DE AULA: PROBLEMTICAS E POSSVEIS SOLUES

ELZA MARISA PAIVA DE FIGUEIREDO CHAGAS *

RESUMO O presente trabalho, prope-se apresentar os fracassos da educao matemtica que ocorre em muitas de nossas instituies educacionais. Nesta direo, primeiramente destaca alguns problemas que auxiliam neste fracasso. Em seguida, discute algumas possveis solues para minimizar aspectos negativos que levam ao fracasso do ensino de matemtica.

ABSTRACT This project proposes to present the failures of mathematics education that occurs in many of our educational institutions. First, it stands out some problems that favours these faiures. Next, it discusses some possible solutions to minimize the negative aspects that lead to the failure of the mathematics teaching.

1.

INTRODUO

Atualmente, encontramos, dentro da educao matemtica, resultados insatisfatrios obtidos na docncia desta disciplina nos diversos nveis de ensino, ou seja, desde a pr-escola at a universidade.

MS. em Matemtica Aplicada com nfase em Matemtica Computacional pela UFRGS, doutoranda em Matemtica Aplicada pela USP (So Paulo), professora na Universidade Presidente Antnio Carlos, em Minas Gerais.
*

educao, cincia e tecnologia So muitas as causas que contribuem para este lastimoso quadro. Abaixo, cito algumas delas: - inadequao do ensino de matemtica em relao ao contedo, metodologia de trabalho e ao ambiente em que se encontra inserido o aluno em questo; - m formao de professores, ou seja, falta de capacitao docente; - programas de matemtica no flexveis e muitas vezes baseados em modelos de outros pases e, conseqentemente, so modelos que muitas vezes no representam a realidade scio-econmica do pas; - falta de compreenso e domnio dos pr-requisitos fundamentais que ajudariam este estudante a obter um bom desenvolvimento nas aulas de matemtica; - desvalorizao scio-econmica dos professores. Acredito que o ltimo item acima citado tem influenciado os aspectos negativos que permeiam o trabalho docente como um todo. Tal influncia exercida pois a educao por si s pressupe que seja como um fenmeno social, isto , ela parte integrante das relaes sociais, econmicas, polticas e culturais da sociedade. Entretanto, os aspectos relacionados com a valorizao do professor em termos financeiros no objeto de estudo deste texto. Aqui, pretendo fazer uma anlise dos aspectos puramente educacionais que norteiam o fracasso educacional, mais especificamente o fracasso da educao matemtica. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho levantar esta problemtica to presente em nossas instituies de ensino e, ao mesmo tempo, iniciar um estudo mostrando caminhos que possibilitem que o aprendiz, atravs de seu mestre, integre as informaes fornecidas por seus professores, pelos livros ou at mesmo pela Internet, incorporando-os, aps breve anlise, sua estrutura cognitiva. Entendo que s conseguiremos isto atravs de trabalhos que enfatizem a experimentao, a pesquisa e a descoberta, em vez da rotina e da memorizao.

241

educao, cincia e tecnologia 2. O ENSINO DA MATEMTICA ALGUNS PROBLEMAS

242

Antes de apontarmos alguns problemas sobre o ensino da matemtica que ocorrem freqentemente em nossas escolas, devemos primeiro entender o que ensino. Segundo Libneo (1991), o ensino um meio fundamental do progresso intelectual dos alunos, abrangendo a assimilao de conhecimentos. Citando o que escreve Goldberg (1998), o ensino resume a instrumentalizao necessria transmisso do conhecimento, base do processo de educao. Muitas pesquisas tm mostrado que o ensino como um todo e, especialmente, da matemtica, deve ser um processo compartilhado, logo depende profundamente do conhecimento do aluno sobre a importncia do assunto que est em discusso, ou seja, de sua capacidade de atender as suas necessidades e expectativas e de lhe abrir alternativas para a melhoria da sua qualidade de vida. Para Goldberg (1998), educar transformar; despertar aptides e orientlas para o melhor uso dentro da sociedade em que vive o educando; desenvolver estruturas cognitivas que permitam ao indivduo no somente ler e compreender o mundo em que vive, mas atuar e, se possvel, gerar progresso na sociedade como um todo. No entanto, sabemos que o processo de educar, como conceituado anteriormente, no se aplica na maioria das nossas escolas brasileiras, principalmente nos aspectos que se referem a educao matemtica. Como resultado imediato, verificamos o fracasso do ensino da matemtica em muitas instituies educacionais. Para Rodriguez (1993), ao longo dos anos, a causa deste fracasso tem sido atribuda aos alunos, o que levou os professores a procurarem diversas estratgias e alternativas metodolgicas que motivassem e facilitassem a compreenso dos contedos. No entanto, esta procura tem provocado a conscientizao da influncia de uma base terica para fundamentar a prtica, pois ainda observamos professores de matemtica com posturas e rigores cientficos, supervalorizando a memorizao de conceitos e, principalmente, o domnio de classe. No raro encontrarmos, dentro do trabalho cotidiano das escolas, professores de matemtica ensinando esta disciplina de forma rotineira, onde os contedos trabalhados so aqueles presentes no livro didtico adotado e o mtodo de ensino se restringe a aulas expositivas e a exerccios de fixao ou de aprendizagem.

educao, cincia e tecnologia Essa postura do professor faz com que os educandos entendam o processo de estudo como sendo mera memorizao, desestimulando, com isso, atividades mais elaboradas que envolvam raciocnio. Alm disso, estes mesmos estudantes tornam-se excessivamente dependentes do professor e do livro didtico, uma vez que seu principal objetivo dentro da instituio educacional obter nota suficiente para serem aprovados. Outro grande problema refere-se ao fato de que a matemtica freqentemente tratada como sendo uma rea do conhecimento humano desligada da realidade e do cotidiano onde o indivduo encontra-se inserido. Sendo assim, comum ouvirmos nossos alunos perguntarem: Para que serve isso? Onde vou utilizar aquilo? Em muitos casos, tais perguntas no chegam sequer a ser respondidas. Com isso, teremos mais dvidas, mais conflitos e mais fracassos estudantis. Por outro lado, se nos dirigirmos a certas escolas e observarmos alguns professores de matemtica entrarem na sala de aula, verificamos que eles colocam-se imediatamente frente da turma diante do quadro-negro. Parecem encontrar, neste local, seu ponto de apoio e de referncia com relao turma. Assim, estes professores passam a dissertar sobre seus contedos, propem questes, formalizam algumas perguntas classe e, seguros, podem at efetuar algumas demonstraes, exposies, correes, etc. A postura destes professores pode ser classificada, sem sombra de dvidas, como uma postura ou metodologia tradicional. Nas escolas onde professores de matemtica trabalham com o ensino tradicional, podemos observar que o processo ensino-aprendizagem dos alunos torna-se mera transmisso da matria, ou seja, o professor transmite e os alunos recebem. Esta atividade de transmisso e recepo vem acompanhada da realizao repetitiva e puramente mecanizada de exerccios, acarretando, por parte do aluno, futuras memorizaes de como estes exerccios foram inicialmente desenvolvidos. De forma mais abrangente, o professor reproduz a matria para a classe e, por sua vez, os alunos respondem o questionrio do professor. E a prova? Ah, cabe agora os alunos decorarem tudo o que foi dito, feito e esquematizado pelo professor. Este, ento, se esquece de que cada educando um ser humano e como tal possui capacidades natas, como pensar. Mas h aqueles alunos que ainda tentam apresentar suas prprias solues de forma a solucionar os problemas propostos pelo seu professor. Entretanto, tais consideraes ou so ignoradas ou quando no, so consideradas pelo professor como

243

educao, cincia e tecnologia no sendo adequadas. Nesse momento, o professor ento apresenta o modo correto de resolver o problema e os alunos, por sua vez, esquecem suas sugestes; apagam suas anotaes e copiam o modo correto fornecido pelo professor. Neste tipo de contexto, a nfase na disciplina de matemtica dada ao assim que se faz ao invs de pense um pouco sobre isso ou que relao poder existir entre este problema e os conhecimentos que voc possui, que j foram anteriormente adquiridos por voc? Diante destes fatos, podemos concluir que muitas vezes a atividade mental de nossos alunos subestimada, privando-os de desenvolverem suas potencialidades cognitivas, suas capacidades e habilidades. Devemos estar cientes de que o ensino da matemtica deve ser algo mais do que mera transmisso da matria, deve ser algo mais do que mera cpia dos exerccios resolvidos pelo professor no quadro-negro, deve ser algo mais do que mera memorizao. Outro fator presente em nossas escolas que afeta o aprendizado de matemtica se refere ao fato de que muitos professores possuem excessiva preocupao em apenas vencer o contedo a qualquer custo. Para estes professores, o importante a matria que se encontra no livro didtico que foi adotado no incio do ano letivo. De forma alguma estou negligenciando aqui a importncia do livro. Apenas acredito que ele deva ser usado pelo professor de matemtica como recurso auxiliar. Por essa razo, fundamental que o docente domine muito bem a disciplina que est ministrando, alm, claro, de possuir forte discernimento para saber selecionar o que realmente bsico e indispensvel para o desenvolvimento da capacidade de pensar dos alunos. Outro problema grave que pode ocorre em salas de aulas o fato de que o ensino somente transmitido no toma muitas vezes o cuidado de verificar se realmente os alunos encontram-se preparados para enfrentar assuntos novos a serem transmitidos pelo professor. Nestes casos, o acmulo de dvidas por parte dos alunos quase que inevitvel. Este problema, por um lado, tambm deve ao fato do professor utilizar a metodologia tradicional de ensino. Talvez, dos problemas mais corriqueiros que o professor enfrenta em sala de aula, o mais difcil de solucionar seja o da falta de motivao dos alunos. Consequentemente, este problema produz atitudes de resistncia quilo que est sendo ensinado. E assim, diante de perguntas tais como: Eu preciso estudar isto para a prova?, Isto importante?, o professor tende a desistir de melhorar sua atuao e

244

educao, cincia e tecnologia ento passa a racionalizar, e o seu discurso passa a ser: Os estudantes no esto interessados em minhas aulas porque lhes faltam pr-requisitos necessrios compreenso da minha matria. Agravando mais ainda a situao, alguns professores utilizam o mtodo de distribuir recompensas, na tentativa de motivar esses alunos a participarem de suas aulas. Podemos observar que o que est acontecendo aqui a antolgica frase Eu finjo que ensino e vocs fingem que aprendem. Mas e se as recompensas no funcionarem? Bem, o professor passa a utilizar um outro mtodo para conseguir a ateno dos alunos, ou seja, o professor passa a fazer ameaas implcitas ou explicitas. Mas e se isso tambm no funcionar? Pode-se recorrer para o ltimo estgio a punio. Resultado, mais rebeldia, insatisfao, apatia com relao ao professor e a disciplina de matemtica. Lembro-me, neste momento, da histria do projeto dos frigorficos de avicultores que, para facilitar a criao e o abate de aves, estabelecem certas regras que deveriam as praticadas pelos avicultores. O objetivo era colocar em prtica a Gesto da Qualidade Total e facilitar a morte em srie. No difcil fazermos uma relao entre o projeto dos frigorficos e o sistema educacional. Isso se verifica no contedo passado aos alunos durante sculos, sempre pronto, balanceado, mastigado. Tambm se verifica esta relao na disciplina exigida em sala de aula, no silncio, na obedincia. Como resultado deste emaranhado de problemas, encontramos de um lado alunos desinteressados, considerando a matemtica como um processo de aprendizagem rdua, mas necessria para a to sonhada aprovao, e por outro, professores desgostosos de seus alunos pois, segundo eles, estes alunos no sabem nada do que foi supostamente trabalhado em sala de aula.

245

3.

O ENSINO DA MATEMTICA ALGUMAS SOLUES

Os avanos tericos tm comprovado que a aprendizagem no se d pelo treino mecnico descontextualizado, ou pela exposio exaustiva do professor. Pelo contrrio, a aprendizagem dos conceitos ocorre pela interao dos alunos com o conhecimento.

educao, cincia e tecnologia importante observarmos que o processo de ensino constitudo por diversas atividades que devero ser organizadas pelo professor, visando a assimilao, por parte dos alunos, de conhecimentos, habilidades e hbitos, do desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, objetivando sempre o domnio dos conhecimentos e habilidades e suas diversas aplicaes. O fundamental dentro do processo ensino-aprendizagem a alterao de como ensinar para como os alunos aprendem e o que fao para favorecer este aprendizado. Para isso, devemos entender que os contedos direcionam o processo ensino-aprendizagem onde priorizam-se a construo individual e a coletiva. Com isso, oportunizamos situaes em que os educandos interagem com o objeto de conhecimento e estabelecem suas hipteses para que estas sejam, posteriormente, confirmadas ou reformulados. Entendo que o primeiro passo a ser dado a ruptura da educao matemtica com o modelo tradicional, optando-se por um contexto mais construtivista, onde os alunos devem analisar um determinado problema para que, s ento, passem a compreend-lo. importante aqui que o professor oferea espao para discusses e interaja continuamente com seus alunos. Alm disso, o professor deve se dar conta que para um bom aprendizado de matemtica fundamental que o aluno se sinta interessado na resoluo de um problema, qualquer que seja ele, despertando, assim, a sua curiosidade e a sua criatividade ao resolv-lo. Citando o que escreve Biaggi (2000), no possvel preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos matemticos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que saibam como utiliz-los no futuro . No que se refere s avaliaes escolares, estas devem ser realizadas permanentemente pelos mestres, lembrando-se sempre que elas tm a funo de qualificao do educando e no a de classificao. Teriam, pois, um papel de diagnstico da aprendizagem e no de uma ferramenta que o professor possa utilizar para lembrar aos alunos quem detm o poder. Por ltimo, no podemos nos esquecer dos aspectos que regem a contnua formao de nossos professores, alm, claro da formao bsica indispensvel para a

246

educao, cincia e tecnologia boa formao docente, pois a eles so atribudas responsabilidades para com a sociedade dos homens e sua cultura. Entendo por formao bsica do professor aquela desenvolvida pelos cursos de licenciatura e no apenas pelas disciplinas pedaggicas, com o objetivo de preparar professores que atuaro no magistrio de ensino fundamental e mdio. Entretanto, reconhecemos, hoje, a necessidade urgente de uma reviso nas licenciaturas, principalmente a que abrange o ensino de matemtica. Assim sendo, as universidades devem intervir, de modo responsvel e inequvoco, no quadro catico em que se encontra o ensino de matemtica, mas este assunto j produzir, quem sabe, outro artigo.

247

4.

CONCLUSO

As relaes entre professor de matemtica, aluno e contedos matemticos so dinmicas; por isso, a atividade de ensino deve ser um processo coordenado de aes docentes, em que o professor dever organizar, com o mximo de cuidado possvel, suas aulas, levando em conta sempre as reais necessidades dos seus alunos nos diversos tipos de ambientes onde esto inseridos. No podemos nos esquecer que o ensino de matemtica tem carter bilateral, pois combina a atividade do professor ensinar com a atividade do aluno aprender. Assim sendo, acredito que a matemtica deveria ser ensinada de modo a ser um estmulo capacidade de investigao lgica do educando, fazendo-o raciocinar. Neste contexto, a tarefa bsica do professor seria o desenvolvimento da criatividade, apoiada no s na reflexo sobre os conhecimentos acumulados pela cincia em questo, mas tambm sobre suas aplicaes s demais cincias, tecnologia e ao progresso social. Quanto escola, ela deve oferecer recursos materiais para tornar possvel o trabalho docente. Finalmente, o ensino da matemtica deveria estar apoiado em experincias agradveis, capazes de favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas, que, por sua vez, conduziro a uma melhor aprendizagem e ao gosto pela matemtica.

educao, cincia e tecnologia No se pretende, com este artigo, oferecer modelos inalterados de procedimento que os professores devam utilizar em suas salas de aula. O que se deseja transmitir a confiana em tentar de novo, em arriscar, e, quem sabe, alterar esta realidade to negativa em que a educao matemtica se encontra.

248

5.

BIBLIOGRAFIA

AQUINO, Jlio R. G.. Relao professor-aluno: uma breve reviso crtica. Didtica. So Paulo: Universidade Estadual Paulista, v. 30, p. 97-111. 1995. BIAGGI, Geraldo Vitria. Uma nova forma de ensinar matemtica para futuros administradores: uma experincia que vem dando certo. Revista de Cincias da Educao. XXXX, v. xx, p. 103-113. 2000. GOLDBERG, Marco Csar. Educao e qualidade: repensando conceitos. Revista brasileira de estudos pedaggicos. So Paulo, v. 79, p. 35-45, set./dez. 1998. LOURENO, Marcos Luiz. Por que ensinar matemtica? Didtica. So Paulo: Universidade Estadual Paulista, v. 28, p. 131-135. 1992. LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. So Paulo: Cortez, 1991. RIBEIRO, M.. Etnomatemtica: uma proposta. //[on line].// <http://www.iis.com.br/ mribeiro/links.html>./ 1997. RODRIGUEZ, Rita de Cssia M. C.. (Re)Construindo a matemtica. Fazer pedaggico construes e perspectivas. Srie Interinstitucional Universidade Educao Bsica. Iju, p. 82-87. 1994.

Potrebbero piacerti anche