Sei sulla pagina 1di 3

DIVISO POLTICA A Regio Centro-Oeste dividida em 4 unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois e Distrito Federal,

, onde fica Braslia, a capital do pas. REA Com uma rea de 1.606.371,505 km. POPULAO A regio possui 14.423.952 habitantes (estimativa 2012). A Regio CentroOeste um grande territrio, sendo a segunda maior regio do Brasil em superfcie territorial. Por outro lado, a regio menos populosa do pas e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Regio Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentraes urbanas e grandes vazios populacionais. a nica regio brasileira que faz fronteira com todas as demais. - DENSIDADE DEMOGRFICA (estimativa 2012): 9 hab./km CLIMA O clima da regio Centro-Oeste do Brasil tropical, quente e chuvoso, sempre presente nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Gois. A caracterstica mais marcante deste clima quente a presena de um vero chuvoso, entre os meses de outubro a maro, e um inverno seco, entre os meses de abril a setembro. O noroeste da regio, ocupado pela Amaznia, abrangido pelo clima equatorial, e o restante pelo clima tropical. As temperaturas, so mais altas do que no sul. O inverno apresenta temperaturas acima de 18C; durante o vero, a temperatura pode alcanar temperaturas superiores a 25C. Existe declnio sensvel de temperatura quando ocorre o fenmeno da friagem, que a chegada de uma massa polar atlntica que atravs do vale do rio Paraguai, atinge todo o oeste dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As chuvas, alm de concentradas em apenas uma estao do ano, se distribuem irregularmente na regio, atingindo-se mais de 2.500 mm a noroeste de Mato Grosso e reduzindo-se a pouco mais de 1.200 mm grande parte do territrio. Nas regies mais elevadas do Planalto Central ocorre o clima tropical de Altitude e as mnimas so menores podendo ocorrer geadas nessas regies. Em outras partes da regio tambm normal ocorrer geadas. Os meses de vero so midos, porque nessa poca, a Plancie do Pantanal uma das reas mais quentes da Amrica do Sul, e por esse motivo, forma um ncleo de baixa presso que atrai os ventos midos conhecidos como alsios de nordeste. A chegada desses ventos corresponde s chuvas fortes que caem na regio.

O norte da regio, de altas temperaturas e grande quantidade de chuvas, engloba caractersticas do clima equatorial. No restante da regio, o efeito da continentalidade faz com que o clima tropical aparea mais seco, e por consequncia, a paisagem vegetal revele densidade menor, apresentando sob a forma de cerrado. RELEVO o relevo da regio marcado por unidades suaves, raramente ultrapassando mil metros de altitude. O relevo da Regio Centro-Oeste composto por trs unidades dominantes:

Planalto Central Planalto Meridional Plancie do Pantanal

VEGETAO No Centro-Oeste existem formaes vegetais bastante diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amaznica, praticamente impenetrvel, composta por uma vegetao densa e exuberante. A maior parte da regio, entretanto, ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramneas altas, rvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e razes longas, adaptadas procura de gua no subsolo. O cerrado no uniforme: onde h mais rvores que arbustos, ele conhecido como cerrado, e no cerrado propriamente dito h menos arbustos e rvores, entre os quais se espalha uma formao contnua de gramneas. Em Mato Grosso do Sul, existe uma verdadeira "ilha" de campos limpos, conhecidos pelo nome de campos de Vacaria, que lembram vagamente o pampa gacho. A regio do Pantanal, sempre alagvel quando nas cheias de vero, possui uma vegetao tpica e muito variada, denominada Complexo do Pantanal. A aparecem concentradas quase todas as variedades vegetais do Brasil: florestas, campos e at mesmo a caatinga. Podem ser identificadas ainda as matas galerias em alguns trechos do cerrado, que se caracterizam por serem densas apenas nas margens dos cursos d'gua ao longo dos quais se desenvolvem e cuja umidade as mantm. A floresta tropical que existia na regio est praticamente extinta. HIDROGRAFIA - Rios Principais: rio Xingu, rio Juruena, rio Teles Pires, rio Paraguai, rio Araguaia, rio Paran, rio Tocantins. PRINCIPAIS CIDADES DA REGIO CENTRO-OESTE: - Estado do Mato-Grosso: Cuiab, Vrzea Grande, Rondonpolis, Cceres, Sinop, Tangar da Serra, Barra do Garas, Alta Floresta. - Estado do Mato-Grosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumba, Dourados, Trs Lagoas, Ponta Por, Aquidauana e Navira - Estado de Gois: Goinia (capital), Luzinia, Cristalina, Valparaso de Goias, Trindade.

- Distrito Federal - regies administrativas de: Braslia, Gama, Taguatinga, Brazilndia, Sobradinho, Planaltina, Parano, Ceilnia.

ATIVIDADES ECONMICAS DESENVOLVIDAS NA REGIO Baseada na agricultura e na pecuria (bovinos, equnos e bubalinos). Indstrias nas capitais: Campo Grande, Goinia e Cuiab. Destaque para as indstrias de alimentos, mecnica, qumica e txtil. Agricultura (principais produtos agrcolas): milho, soja, mandioca, arroz, feijo, caf, abbora, trigo e amendoim. ASPECTOS HISTRICOS Os indgenas foram os primeiros habitantes da Regio Centro-Oeste. Depois chegaram os bandeirantes. Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiab, atual Cuiab capital do Estado de Mato Grosso, Vila Boa, atual estado de Gois e Meya Ponte, hoje, municpio de Pirenpolis. Surgiram arraiais que se tornaram municpios importantes. A descoberta de diamante deu origem a vila chamada corrutela. Os fazendeiros de Minas Gerais e de So Paulo, tambm povoaram a regio. Eles organizaram grandes fazendas de criao de gado. Para defender as fronteiras do Brasil com os outros pases, foram criados fortes militares. Entre eles, destaca-se o Forte de Coimbra, hoje o municpio de Corumb. Em volta desses fortes surgiram povoados. O povoamento aumentou com a construo de estradas de ferro e, mais tarde, com o aparecimento das rodovias e das hidrovias. A construo de Braslia como sede do governo brasileiro, tambm contribuiu para o povoamento e o desenvolvimento socioeconmico da Regio Centro-Oeste. O Mato Grosso do Sul lutou vrias vezes para se tornar independente do Mato Grosso, nada se fazia o governo de Cuiab para o desenvolvimento do sul do Mato Grosso, sem falar que Campo Grande era populosa e desenvolvida que Cuiab, fazendo uma grande oposio a Cuiab.

Potrebbero piacerti anche