Sei sulla pagina 1di 15

Instituto Brasileiro do Concreto

SOFTWARE PARA DOSAGEM EXPERIMENTAL DE CONCRETO

POLISSENI, Antnio Eduardo (1); MIRANDA, Stfano de Amorim (2)

(1) Professor Mestre em Engenharia Civil, Departamento de Construo Civil Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora e-mail: aepoli@civil.ufjf.br

(2) Engenheiro Civil, Companhia Fora e Luz Cataguazes-Leopoldina e-mail: stefanomiranda@hotmail.com

Endereo para correspondncias e telefones:

Praa Rui Barbosa, 80, Centro Cataguases MG CEP 36770-901 Tel: (32) 3429-6436 Cel: (32) 9951-5599 Fax: (32) 3422-4670

RESUMO

Este trabalho apresenta o software para dosagem experimental de concreto, desenvolvido pelo Projeto MATCON da Fundao Centro Tecnolgico da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, entitulado Software para Dosagem Experimental de Concreto.

43 Congresso Brasileiro do Concreto

Instituto Brasileiro do Concreto

1. INTRODUO

A operao de produo do concreto tem seu estudo iniciado com a dosagem, objetivando chegar a uma proporo ideal dos materiais constituintes tendo em vista a variao das caractersticas das matrias-primas. Este estudo de dosagem envolve um conjunto de aes que podem ser otimizados com a utilizao de processos computacionais. Assim o trabalho desenvolvido visou elaborar um software de dosagem de concreto para obteno de um trao, levando-se em conta as inmeras variveis, buscando sempre atender ao trinmio durabilidade, segurana e economia.

Os objetivos do presente software caminham no sentido de buscar rapidez, produtividade, flexibilidade, otimizao e interatividade, contribuindo para a mudana dos padres de qualidade e produtividade do setor, visando os seguintes pontos:

Promover uma evoluo tecnolgica nos processos de clculo de dosagem e controle de qualidade. Propiciar uma operacionalizao mais eficiente do processo de dosagem de concreto, como tambm garantir sua agilidade e flexibilidade. Auxiliar na tomada de deciso sobre o melhor trao a ser empregado, levando-se em considerao aspectos tcnicos e econmicos.

O software, que foi elaborado em Visual Basic 6.0 para ambiente Windows, alm de apresentar interface amigvel, possibilita o clculo de dosagem experimental, com anlise rpida dos resultados, facilitando simulaes, apresentando as seguintes caractersticas:

Clculo de dosagem de concreto a partir dos parmetros especificados (resistncia, tipo de canteiro, consistncia, ambiente de exposio e caractersticas fsicas dos materiais constituintes como massa especfica e unitria, dimenso mxima caracterstica, coeficiente mdio de inchamento, tipo de cimento etc).

43 Congresso Brasileiro do Concreto

Instituto Brasileiro do Concreto

Anlise estatstica dos resultados das resistncias a compresso dos corpos de prova. Apresentao de resultados em massa e volume. Gerao de tabelas de pesagens para balanas de centrais de concreto. Dimensionamento de padiolas para concretos produzidos em canteiros de obra. Gerao de tabelas de quantidade de gua levando-se em conta o teor de umidade da areia. Apresentao do consumo de aditivo por trao de concreto.

Este software foi desenvolvido pelo Projeto MATCON da Fundao Centro Tecnolgico da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora a partir da metodologia de dosagem experimental desenvolvida pelo professor Antnio Eduardo Polisseni e idealizado pelo ento aluno desta faculdade Stfano de Amorim Miranda.

2. METODOLOGIA

Primeiramente o software est fundamentado na busca de uma curva experimental resistncia x relao gua/cimento, onde esta curva obtida atravs da interao das caractersticas e qualidade de cada material que compe o trao do concreto. Em segundo, mostrando-se um ponto de grande relevncia, a condio de exposio a que a estrutura de concreto estar sujeita, sendo a relao gua/cimento fator determinante para se atender esta exigncia. A interao desses dois pontos, resistncia e durabilidade, atendero as exigncias tcnicas da estrutura de concreto, gerando como conseqncia estruturas econmicas.

O software apresenta quatro guias denominadas Dados Gerais, Dosagem, Grficos e Tabelas e Padiolas. A guia Dados Gerais, traz campos para preenchimentos de dados gerais do cliente e dos materiais a serem empregados na dosagem. Os campos referentes aos clientes contemplam dados do tipo empresa/interessado, obra, endereo, telefone etc. Quanto aos materiais, trata-se de dados como

43 Congresso Brasileiro do Concreto

Instituto Brasileiro do Concreto

fabricante e tipo do cimento, origem dos agregados, fabricante e tipo do aditivo e observaes sobre a gua. A FIGURA 1 apresenta a guia Dados Gerais.

FIGURA 1 Dados gerais do cliente e dos materiais.

A guia Dosagem apresenta campos para especificao das caractersticas que o concreto a ser dosado deve apresentar, alm das caractersticas dos materiais utilizados. So eles:

fck: Resistncia caracterstica desejada (em MPa).

% de argamassa: Parmetro que define se o concreto deve ser mais ou menos argamassado. Varia de 45% a 75%. Quanto maior a porcentagem, maior ser a quantidade de areia em relao a brita.
43 Congresso Brasileiro do Concreto 4

Instituto Brasileiro do Concreto

Canteiro: Define o tipo de canteiro da obra. Segundo a NBR 12655 canteiro Tipo A (desvio padro Sd = 4,0 MPa) aquele que o cimento e os agregados so medidos em massa e a gua de amassamento medida em massa ou volume e corrigida em funo do teor de umidade da areia. Canteiro Tipo B (desvio padro Sd = 5,5 MPa) aquele onde o cimento medido em massa, os agregados em volume e a gua de amassamento medida em massa ou volume e corrigida em funo do teor de umidade da areia. Canteiro Tipo C (desvio padro Sd = 7,0 MPa) aquele onde o cimento medido em massa, os agregados em volume e a gua de amassamento medida em volume e a sua quantidade corrigida em funo da estimativa da umidade da areia. A opo Outro permite a fixao do desvio padro, desde que observada as condies da NBR 12655. Neste caso o desvio padro no deve ser menor que 2,0 MPa.

Slump: Parmetro para fixao da trabalhabilidade do concreto. Quanto maior o slump, mais fluido ser o concreto, portanto mais trabalhvel. Este parmetro traz 4 opes possveis (em mm): Entre 40 e 60, Entre 60 e 80, Entre 80 e 100 e Maior que 100. Para slump maior que 100 ser necessrio utilizao de aditivo plastificante/superfluidificante.

Durabilidade: Campo para especificao do local de aplicao do concreto. Este campo define parmetros relativos a durabilidade do concreto a serem consideradas na dosagem. Ele est dividido em 3 grupos: Macro clima, Micro clima e Ambiente. O macro clima apresenta as opes Rural, Urbana, Marinha, Industrial, Respingos de mar, Submersa (> 3m) e Solo. O micro clima apresenta as opes concreto revestido ou concreto aparente. Finalmente o ambiente apresenta as opes seco (umidade < 65%) ou mido ou ciclos de secagem/molhagem.

43 Congresso Brasileiro do Concreto

Instituto Brasileiro do Concreto

Areia: Define as caractersticas fsicas da areia. So elas: massa especfica, massa unitria e CMI (coeficiente mdio de inchamento).

Brita: Define as caractersticas fsicas da brita. So elas: massa especfica, massa unitria e dimenso mxima caracterstica (50, 38, 32, 25, 19, 12.5, 9.5 e 6.3mm).

Cimento: Define a massa especfica e o tipo/classe do cimento.

Com todas as caractersticas do concreto e dos materiais especificados o software gera trs traos ao se pressionar o boto calcular. Um rico, um bsico e um pobre. Os termos rico, bsico e pobre referem-se quantidade de cimento. Molda-se ento 4 corpos de prova para cada trao. Aps seu endurecimento, procede-se o rompimento destes corpos de prova para a idade controle, por exemplo 2 corpos de prova para 7 dias e 2 para 28 dias.

43 Congresso Brasileiro do Concreto

Instituto Brasileiro do Concreto

FIGURA 2 A guia Dosagem

A resistncia encontrada ser objeto de anlise na guia Grficos (FIGURA 3). Esta anlise buscar compatibilizar as caractersticas especificadas para o concreto e a resistncia compresso obtida pelos corpos de prova. Assim, teremos como

resultado final apenas um trao, que a compatibilizao da estimativa da melhor mistura, segundo os clculos internos, com a real resistncia encontrada. Ela apresenta os seguintes campos:

Resistncia a compresso: Campo para entrada das resistncias a compresso do 1 e 2 corpo de prova para os traos rico, bsico e pobre, na idade de controle.

fck: Resistncia caracterstica desejada.

43 Congresso Brasileiro do Concreto

Instituto Brasileiro do Concreto

O trao final do concreto e o grfico resistncia x fator a/c so apresentados nesta guia (Grficos).

FIGURA 3 A guia Grficos.

A guia Tabelas e Padiolas, permite a gerao de tabelas de pesagens e de volume de padiolas para concretos produzidos em centrais de concreto ou em canteiros, respectivamente. Ela apresenta os seguintes campos:

Tipo de trao: Define o tipo de trao desejado. Em volume ou em massa.

Usar aditivo: Permite especificar se deseja usar aditivo ou no.

43 Congresso Brasileiro do Concreto

Instituto Brasileiro do Concreto

Capacidade da betoneira: Caso a opo tipo de trao volume tenha sido selecionado, permite especificar a capacidade da betoneira, podendo ser betoneiras com capacidade para um ou dois sacos de cimento.

Aditivo: Caso a opo usar aditivo tenha sido selecionado em sim, permite especificar a massa especfica e a quantidade (%) de aditivo, recomendada pelo fabricante.

As FIGURAS 4 e 5 apresentam as guias para o trao em volume e em massa, respectivamente.

FIGURA 4 Volume de materiais e dimenses das padiolas para concretos de canteiros.


43 Congresso Brasileiro do Concreto 9

Instituto Brasileiro do Concreto

FIGURA 5 Tabela de massas para concretos dosados em centrais.

As formulaes bsicas utilizadas nas operaes matemticas do programa esto descritas a seguir:

fcj = fck +1,65 * Sd Com o valor de fcj, o tipo e a classe do cimento estima-se o fator a/c para atender as necessidades referentes a durabilidade utilizando-se a TABELA 1. A TABELA 2 traz os valores do fator a/c para atender as exigncias relativas a durabilidade. O consumo de cimento determinado levando-se em conta a dimenso mxima

caracterstica do agregado grado e a faixa de Slump exigida, conforme TABELA 3 e a expresso que segue: Consumo de cimento = (consumo de gua) / (fator a/c)

Das equaes 1 e 2 determinamos o trao, onde:


43 Congresso Brasileiro do Concreto 10

Instituto Brasileiro do Concreto

C = consumo de cimento c = massa especfica do cimento a = massa especfica da areia p = massa especfica da brita

%A = porcentagem de argamassa x = fator a/c a = quantidade de areia no trao p = quantidade de brita no trao

1) C =

1000 a p 1 + + +x c a p

2) % A =

1+ a 1+ a + p

O trao final 1 : a : p : x

Resistncia fcd requerida aos j dias (MPa) 10 15 20 25 30 35 40 45 50 60

Relao gua/cimento estimada para cimentos tipo I, II, III, IV, VI, classe 25 32 40 V ARI 0,79 0,89 0,96 0,89 0,64 0,74 0,81 0,74 0,53 0,63 0,71 0,63 0,45 0,55 0,62 0,55 0,38 0,48 0,56 0,48 0,32 0,42 0,5 0,42 0,37 0,45 0,37 0,33 0,41 0,33 0,37 0,29 0,3

TABELA 1 Fator a/c para atender as exigncias de resistncia.

Interior das edificaes Macro Clima

Micro Clima Exterior das edificaes

mido ou ciclos mido ou ciclos Seco, umidade < Seco, umidade < de secagem e de secagem e 65 % 65 % molhagem molhagem 0,65 0,65 0,60 0,60 0,45 0,45 0,45 0,65 0,60 0,55 0,55 0,45 0,45 0,45 0,65 0,65 0,55 0,60 0,45 0,45 0,60 0,60 0,60 0,55 0,55 0,45 0,65 0,45

Rural Urbana Marinha Industrial Respingos de mar Submersa > 3m Solo

TABELA 2 Fator a/c para atender as exigncias de durabilidade.

43 Congresso Brasileiro do Concreto

11

Instituto Brasileiro do Concreto

Slump (mm) 40-60 60-80 80-100

Dimenso mxima caractersca do agregado 9,5 19 25 32 38 220 195 190 185 180 225 200 195 190 185 230 205 200 195 190

TABELA 3 Consumo de gua (l/m)

3. EXEMPLOS DE APLICAO

O primeiro exemplo de aplicao trata-se da dosagem de um concreto com as seguintes caractersticas: concreto C15, porcentagem de argamassa igual a 51%, slump entre 80 e 100mm, aplicado em local seco (umidade < 65%), revestido, em zona urbana. Canteiro tipo B. A areia apresenta massa especfica de 2,64 kg/dm, massa unitria de 1,34 kg/dm e CMI igual a 1,25. Ser utilizado brita de 19mm de dimetro mximo caracterstico, massa especfica de 2,75 kg/dm e massa unitria de 1,40 kg/dm. Cimento CP II-E 32 de 3,1 kg/dm de massa especfica. Entrando com estes dados no software, ele nos retornar os seguintes traos: Rico: 1 : 1,553 : 2,453 : 0,465 Consumo de cimento: 441,0 kg/m. Bsico: 1 : 2,085 : 2,964 : 0,565 Consumo de cimento: 363,0 kg/m. Pobre: 1 : 2,618 : 3,476 : 0,665 Consumo de cimento: 308,4 kg/m.

Aps 28 dias, obtivemos os seguintes resultados de resistncia a compresso simples (em MPa) dos corpos de prova dos traos rico, bsico e pobre:

Tipo de trao 1 Corpo de prova 2 Corpo de prova

Rico 36 34

Bsico 28 29

Pobre 20 22

O trao final para o fck de 15 MPa 1 : 2,397 : 3,340 : 0,623, com um consumo de cimento de 328,9 kg/m.

Para um concreto produzido no canteiro, utilizando-se uma betoneira com capacidade para 1 saco de cimento por virada e fazendo-se uso de um aditivo a 0,5 %, com massa especfica de 1,172 kg/dm, obtm-se o seguinte trao: 1 saco de cimento, 3 padiolas de 35x45x24 cm (113,4 l) de areia, 3 padiolas de 35x45x25 cm

43 Congresso Brasileiro do Concreto

12

Instituto Brasileiro do Concreto

(118,1 l) de brita e 213 ml de aditivo. A quantidade de gua funo do teor de umidade da areia e est representada na tabela abaixo:

Teor de umidade gua (litros)

1%

2% 3%

4% 5%

6% 7%

8% 9%

10%
19,2

11% 12%
18,0 16,8

30,0 28,8 27,6 26,4 25,2 24,0 22,8 21,6 20,4

O segundo exemplo de aplicao mostra a dosagem de um concreto com as seguintes caractersticas: concreto C25, porcentagem de argamassa igual a 51%, slump entre 60 e 80mm, aplicado em local mido ou sujeito a ciclos de molhagem e secagem, aparente, em zona industrial. Canteiro tipo A. A areia apresenta massa especfica de 2,64 kg/dm, massa unitria de 1,37 kg/dm e CMI igual a 1,27. Ser utilizado brita de 25mm de dimetro mximo caracterstico, massa especfica de 2,76 kg/dm e massa unitria de 1,41 kg/dm. Cimento CP III 40 de 3,15 kg/dm de massa especfica.

Para estas caractersticas, teremos os seguintes traos: Rico: 1 : 1,588 : 2,486 : 0,441 Consumo de cimento: 442,0 kg/m. Bsico: 1 : 2,156 : 3,032 : 0,541 Consumo de cimento: 360,6 kg/m. Pobre: 1 : 2,724 : 3,578 : 0,641 Consumo de cimento: 304,3 kg/m.

As seguintes resistncias a compresso (em MPa) foram obtidas a partir de ensaio realizado nos corpos de prova:

Tipo de trao 1 Corpo de prova 2 Corpo de prova

Rico 45 47

Bsico 36 38

Pobre 24 26

Quando submetemos estes dados a anlise, constatamos que o fator gua/cimento mximo que este concreto deve possuir para atender aos aspectos relativos a durabilidade 0,55. Assim, para este fator a/c, a resistncia mnima necessria para que o concreto seja durvel sob a condio de exposio especificada de 28,4 MPa. O concreto de 25 MPa atende as condies especificadas pelo calculista (especificaes de projeto), apresentaria vida til inferior, comprometendo o desempenho requerido da estrutura. O software permite esta anlise, possibilitando

43 Congresso Brasileiro do Concreto

13

Instituto Brasileiro do Concreto

recomendar ao calculista, em muitos casos, o redimensionamento da estrutura com um fck maior, otimizando a estrutura e garantindo durabilidade.

O trao final apresentado para um fck de 28,4 MPa: 1 : 2,208 : 3,094 : 0,550, com um consumo de cimento de 354,5 kg/m.

Em se tratando de concreto produzido em centrais (em massa), fazendo-se uso de um aditivo a 0,5 %, com massa especfica de 1,172 kg/dm, obtm-se uma tabela de pesagem com volumes variando de 0,5 a 10 m de 0,5 em 0,5 m. Como exemplo, para um volume de 2 m, obteramos as seguintes massas na tabela: 709 kg de cimento, 2194 kg de brita e 3 litros de aditivo. A quantidade de areia funo do seu teor de umidade. A quantidade de gua funo do teor de umidade da areia. Apresentamos a seguir a tabela de quantidade de areia e gua em funo do teor de umidade da areia para um volume de 2 m de concreto.

h 1% 2% 3% 4% 5% 6%

Areia (kg)* 3775,4 3791,1 3806,7 3822,4 3838,0 3853,7

gua (l) 374,3 358,7 343,0 327,4 311,7 296,1

h 7% 8% 9% 10% 11% 12%

Areia (kg)* 3869,4 3885,0 3900,7 3916,3 3932,0 3947,6

gua (l) 280,4 264,7 249,1 233,4 217,8 202,1

* A quantidade de areia refere-se a peso acumulado.

4. CONCLUSO

O software tem sido largamente utilizado pelo Laboratrio de Materiais de Construo Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, demonstrando sua aplicabilidade nas mais diversas situaes. Alm disso, tem apresentado grande aceitao junto ao meio tcnico.

Salientamos que nenhum software de engenharia substitui o conhecimento, a experincia e o censo crtico do engenheiro. Assim todo resultado deve ser analisado e criticado, no dispensando, no caso especfico, o auxlio do tecnologista de concreto em casos especiais.

43 Congresso Brasileiro do Concreto

14

Instituto Brasileiro do Concreto

5. BIBLIOGRAFIA

NBR 12665 Preparo, controle e recebimento de concreto .

NBR 6118 Projeto e execuo em obras de concreto armado.

Cornell, Gary. Visual Basic : Segredos e Solues. Makron Books. So Paulo. 1996.

Lima, Adilson da Silva. Aplicaes em Microsoft Visual Basic. Ed. rica. So Paulo. 1998.

Oliveira, Adelize Generini de. Explorando : Viso Geral do Visual Basic. Ed. Visual Books. Florianpolis. 1997.

43 Congresso Brasileiro do Concreto

15

Potrebbero piacerti anche