Sei sulla pagina 1di 2

Relatrio de atuao na extenso Alm da descrio das atividades desenvolvidas durante este semestre, este relatrio tem como

objetivo a construo de um diagnstico sobre a evoluo de alguns aspectos do perfil dos alunos estagirios atuantes no projeto, particularizando nossa anlise no carter formativo que o contexto da extenso oferece. Para tanto, seu relatrio dever ser composto de duas partes: uma descritiva e outra de carter mais reflexivo (essas partes podem acontecer em sesses separadas ou integradas em seu texto). Interessa-nos, desse modo, tambm saber quais suas impresses, suas opinies, suas avaliaes, etc. sobre sua prpria atuao, sua formao profissional, mas tambm sobre o contexto da extenso, os encontros promovidos (com tutores e coordenao), a estrutura, entre outros aspectos. Alguns pontos que servem para gui-lo em alguns aspectos importantes e motivlo a ir alm dos tpicos elencados. Quais aes voc realizou semanalmente na extenso (alm do ensino ou que lhe permitiram o ensino)? Que temas ou assuntos foram desenvolvidos com cada turma durante o semestre? Que materiais foram utilizados por voc para preparao das aulas? Que materiais de apoio voc props que os alunos usassem (na sala de aula ou fora dela) e por qu? Que atividades (procedimentos e recursos) voc desenvolveu com os alunos durante o semestre? Quais foram marcantes (por qualquer motivo)? Quais foram bem sucedidas? Quais precisam ser repensadas? (Anexar, se for o caso, textos e roteiros elaborados) Se comparado com o semestre anterior: que atividades voc usou novamente? Quais voc reformulou? Por qu? Como voc desenvolveu a avaliao de seus alunos? Que instrumentos utilizou? Quais critrios empregou? Quais aspectos enfatizou? Teve em conta outras formas de avaliao alm das provas elaboradas no semestre? Como voc avaliou o seu prprio trabalho? Quais procedimentos utilizou para sua auto-avaliao? Como voc avalia a aprendizagem de seus alunos? Como foi sua relao com as turmas? Poderia se dizer que foi diferente do semestre passado? Houve dificuldades durante o convvio com a turma? De que maneira voc as abordou? Considera que conseguiu super-las? Como foi sua relao com os outros membros da extenso? Poderia se dizer que foi diferente do anterior semestre? Voc conseguiu desenvolver aquilo que havia planejado no incio do semestre (quanto aos objetivos e contedos a serem trabalhados, quanto a sua prpria formao, quanto a atividades a serem desenvolvidas)? Voc considera que os objetivos previstos foram alcanados? O que contribuiu para esse resultado? Quais foram as principais dificuldades / limitaes que voc encontrou durante o semestre? Quais foram suas principais vitrias? Que aes lhe deixaram orgulhoso/ satisfeito? Voc teve decepes? Quais? Como lidou com elas?

Quem / O que foi importante para voc durante o semestre (que contribui / auxiliou de alguma forma)? As disciplinas que voc cursou ou est cursando na Letras contriburam de alguma forma para sua atuao? Como? Quais? Os encontros com os tutores contriburam de alguma forma para sua atuao? Como? Os seminrios com a coordenao contriburam de alguma forma para sua atuao? Como? Que pontos / aspectos / assuntos foram discutidos / debatidos nos seus encontros com os tutores? Como eles aconteciam? Que sugestes voc faz para potencializar esses momentos de tutoria? Que pontos / aspectos / assuntos foram discutidos nos encontros com a coordenao? Que sugestes voc faz para potencializar esses momentos? Que discusses precisam ser feitas / melhoradas? Se voc j tinha experincia como professor em outros contextos, de que forma (e em que medida) essa experincia contribuiu? Que comparaes voc faz/fez? Se essa foi sua primeira experincia, como voc a avalia? Que relevncia essa situao teve para voc? Em que medida sua atuao como estagirio intervm na sua formao profissional / docente?

Os questionamentos e os pontos a serem trabalhados no relatrio no se encerram aqui. Na medida em que voc for escrevendo e refletindo sobre seu semestre, outros pontos / aspectos surgiro e voc deve se sentir vontade para inclu-los. Alm desse aspecto descritivo-relfexivo, gostaria de solicitar a seguinte tarefa: que voc escrevesse uma carta (ou recado, ou e-mail, etc.) para um colega que vai comear a trabalhar na extenso no prximo semestre e no tem nenhuma experincia como professor at ento. Que conselhos voc daria a ele? Ainda sobre os aspectos formais do texto: no h limite de pginas ou formatao necessria (fonte, tamanho, etc.), apenas a exigncia que ele seja escrito em portugus. Tambm no h qualquer exigncia quanto ao nvel de formalidade do texto. Escreva-o da maneira como voc se sentir mais seguro. Esse relatrio descritivo-reflexivo dever ser entregue (por e-mail e impresso assinado por voc e seu tutor) at a data estabelecida no calendrio do semestre letivo em curso. Bom trabalho!

Potrebbero piacerti anche