Sei sulla pagina 1di 13

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

FICHA DE TRABALHO FUNES POLINOMIAIS Matemtica (10/11 ano)

EXERCCIOS
I. Questes de escolha mltipla
1. Das seguintes representaes grficas, quais so representativas de funes?

(A) I e IV

(B) II e IV

(C) I e III

(D) II e III

2. A Ana est sentada num baloio. Comea a baloiar-se e tenta chegar o mais alto possvel. Qual dos grficos representa, de forma mais correcta, a altura dos seus ps em relao ao cho, enquanto baloia?

3. As funes f e g definidas por f ( x ) = 2 x 4 e g ( x ) = 1 x , intersectam-se no ponto de abcissa: (A) x = 0 (B) x = 1 (C) x = 1 (D) x = 2

4. O lucro de uma empresa, quando x artigos so produzidos e vendidos, dado, em milhares de euros, por:
L ( x ) = 0,53 x 120 para 0 x 1000 Quantos artigos tm de ser vendidos para que a empresa no tenha prejuzo?

(A) 120

(B) 192

(C) 204

(D) 231

5. O domnio da funo de expresso designatria:

BOM TRABALHO!

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

x + 1 x : + (A) 0 (B) ] ,1] (C) [0,1] (D) [1,+[

6. A tabela seguinte representa a variao de uma funo f contnua em todo o seu domnio: x -2 f(x) 1 indique qual das seguintes afirmaes verdadeira:. (A) f ( 1) > 1
3 (B) f < f ( 1) 2

0 0

1 3

2 1

1 (C) f < f (0) 2

(D) f ( 2) f (2)

7. Um tanque tem a forma de um paraleleppedo rectngulo, com 7 m de comprimento, 5 m de largura e 4 m de altura. Admite que o tanque est vazio. Num certo instante, aberta uma torneira que verte gua para o tanque, taxa de 2 m3 por hora, at este ficar cheio. Qual a funo que d a altura, em metros, da gua no tanque, t horas aps a abertura d torneira? (A) h(t ) = 4 2t , t [0,70] 2 (C) h(t ) = t , t [0,70] 35 8. Considere a funo quadrtica definida por:
f (t ) = ( x + 1) 2
2

(B) h(t ) = 4 2t , t [0,140] 2 (D) h(t ) = t , t [0,140] 35

O vrtice da parbola representativa da funo f : (A) (1, -2) (B) (1, 2) (C) (-1, 2) (D) (-1, -2)

9. Sejam f e g as funes cujas representaes grficas se seguem:

BOM TRABALHO!

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

Qual das seguintes afirmaes verdadeira? (A) g ( x ) = f ( x 2) + 1 (C) g ( x ) = f ( x + 2) 1

(B) g ( x ) = f ( x 2) 1 (D) g ( x ) = f ( x + 2) + 1

10. Uma dada funo quadrtica, f, tem dois zeros, 0 e 4. Sabendo que f (1) = 3 , indique a afirmao verdadeira. (A) O eixo de simetria da parbola representativa da funo f e x = 1 (B) y = 2x(x 4) uma decomposio em factores de f(x) . (C) y = -(x-2)2 - 4 uma expresso analtica da funo f . (D) f(1) = 5

11. Considere a funo g representada graficamente:

Os zeros positivos de h(x) = -g(x -1) so: (A) 2 e 4 (C) 3 e 5 (B) 1 e 3 (D) No existem zeros positivos

12. O conjunto soluo da condio: : x2 < 3x - 2

(A)

(B) ]1,2[

(C) ] ,1[ ]2,+[

(D)

13. Considere a funo h definida na figura ao lado.

BOM TRABALHO!

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

Em relao a g(x) = h(x)+2 podemos afirmar que:

(A) Tem um zero (C) Tem trs zeros

(B) Tem dois zeros (D) No tem zeros

II. Questes de resposta aberta


1. Aqueceu-se certa quantidade de gua. Quando comeou a ferver (a 100C), deixou-se esfriar. Responda s seguintes questes, analisando o grfico desta experincia.

a) Que varivel se representou no eixo das abcissas? E no das ordenadas? b) Quanto tempo permanece a gua a 100C? c) Quanto tempo demora a arrefecer at chegar aos 20C? d) Qual a razo por que a gua fica tanto tempo a 20C? 2. Os alunos do 10 Ano foram fazer um passeio com sada e chegada escola. Registaram num grfico de meia em meia hora a sua distncia escola.

BOM TRABALHO!

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

a) A que distncia da escola se encontravam s 10 h? b) Sabendo que pararam para comer, diga a que distncia da escola se encontravam. c) Indique em que perodo de tempo a distncia a escola foi aumentando. d) Entre que horas a distncia escola foi diminuindo? e) A que horas foi mxima a distncia escola? Qual foi essa distncia? f) Quando foi a distncia nula? 3. Considere a funo h definida graficamente por:

Tendo por base o grfico de h, indique: a) Domnio; b) Contradomnio; c) Zeros; d) Um intervalo onde a funo seja crescente e negativa; e) Os extremos, absolutos e relativos; f) Uma tabela com os sinais e os zeros de h. 4. Seja h( x ) =
x+4 . Determine o domnio da funo h. x2 1

BOM TRABALHO!

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

5. Considere a funo g definida pelo grfico em anexo:

a) Analisando o grfico, indique: a1) Domnio e contradomnio de g; a2) Zeros de g; a3) O conjunto soluo de g(x) 2. a4) Um intervalo onde a funo seja positiva e crescente; a5) Os extremos de g. b) Elabore uma tabela de variao da funo g; . c) Defina analiticamente a funo g. 6. Considere a funo f representada na figura, indique:

a) O domnio e o contradomnio de f. b) Os zeros de f. c) OS valores do domnio cuja imagem 1. d) Um intervalo onde a funo f seja crescente. e) Um intervalo onde f negativa. f) Os extremos de f.

7. Considere a famlia de funes afins definida por h(x) = (a - 2) .z + 3 com a . a) Determine os valores de a de modo que h seja decrescente. b) Considere a = -1 e represente graficamente h, indicando o intervalo onde a funo positiva.

BOM TRABALHO!

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

8. As rectas a e b so, respectivamente, as representaes grficos das funes f e g, definidas em .

a) Qual a imagem de -1 por f e por g? b) Indique os zeros de f e de g e estude o sinal de cada uma das funes. c) Mostre que: c1) f(x) = x + 1 c2) g(x) = -0,5x+ 1,5 d) Atendendo s expresses designatrias de f e de g, resolva as condies: d1) g(x) < 3 d2) f(x) = g(x) 9. Na figura anexa esto representados os grficos das funes f e g.

a) Observando os grficos de f e de g, indique: a1) o domnio de f e o contradomnio de g, a2) um intervalo onde g seja decrescente e positiva. a3) os valores de x tais que: ii)f(x)<g(x) i) g(x)0 b) Determine uma expresso designatria de f . c) Sabendo que g(x) = ax2 +2x + b , com a, b . Determine a e b. 10. Considera a funo quadrtica definida por: h(x) = -(x+ 2)2 3 a) Indica as coordenadas do vrtice da parbola, b) Compara o grfico da funo h com o grfico da funo f(x) = x2. Que podes concluir?

BOM TRABALHO!

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

11. Seja g, funo real de varivel real, definida por g(x) = x2 6x. Utilize processos exclusivamente analticos para responder s 4 questes seguintes: a) Calcule os zeros de g. b) Determine as coordenadas do vrtice da parbola que representa a funo g e desenhe a parbola., c) Resolva, em , g(x) 7 d) Determine k de modo que g(x) + k seja sempre positiva.

12 Quando se atira uma bola ao ar, com uma velocidade inicial de 30 m/s, a altura em metros atingida pela bola ao fim de t segundos dada pela expresso: h(t)=30t5t2 Utilizando processos exclusivamente analticos resolva as 4 questes seguintes: a) indique a altura da bola ao fim de 2 segundos. b) Justifique que a bola se manteve no ar durante 6 segundos. c) Determine a altura mxima atingida pela bola. d) Calcule o intervalo de tempo em que a bola se encontrou acima dos 25 metros. 13. Um balo meteorolgico foi lanado do alto de uma montanha s 8 horas de um determinado dia. A partir do momento do lanamento, a sua altitude A (em metros) evolui com o tempo (em horas), de acordo com a funo : A(t) = -20t2 +200t+345 , t 0 a) A que altitude foi lanado o balo? b) Qual a altitude do balo s 10h30? c) O balo acabou por cair no mar: A que horas e que tal aconteceu? d) Os tcnicos estavam especialmente interessados nas informaes obtidas no intervalo de tempo em que o balo esteve acima dos 45 m. Que intervalo foi esse?

14. [ABCD] e um rectngulo de lados AB = 7cm e AC = 5cm. Sobre cada lado designe-se por M, N, P, Q os pontos tais que AM = BN = CP = DQ = x .

a) Que valores pode tomar x? b) Mostra que a rea do quadriltero [MNPQ] e dada em funo de x pela expresso:

BOM TRABALHO!

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

A(x) c) Determina para que valores de x se tem A(x)= 19?

=2x2

12x+35

15. Dois gafanhotos, G e H, colocados em cima de uma mesa, do um salto cujas alturas so dadas, respectivamente, por g e h, em cm. Estas alturas podem ser calculadas pelas expresses: g (d ) = 2d d2 d2 e h(d ) = 4d 12 5

onde d (em cm) a distncia medida na horizontal desde o incio do salto. Utilizando a calculadora grfica, responda s questes seguintes, apresentando o grfico ou grficos, obtido(s) na calculadora. a) Qual dos dois gafanhotos: a1) saltou mais alto? Qual foi essa altura? a2) percorreu uma maior distncia? Qual foi essa distncia? b) Indique a tal que g(a) = h(a). Apresente o resultado arredondado s centsimas. interprete o valor obtido, no contexto desta igualdade. c) Qual foi a distncia percorrida pelo gafanhoto G, enquanto se encontrava a uma altura superior ou igual a 8 cm? 16. Na figura est representado um paralelogramo em que AC = 6cm. Considere EB =x e EC =2x. a) Mostre que a rea do tringulo [ACE] (em cm2) dada em funo de x, por: A(x) = 6xx2 com x ]0,6[ b) Recorrendo a processos exclusivamente analticos, determine os valores de x para os quais a rea do tringulo [ACE] inferior a 8 cm2. 17. A figura representa o esboo do grfico de uma funo f, real de varivel real, de domnio , em que C1 parte de uma parbola e C2 uma semi-recta de origem no ponto de coordenadas (2, 0).

a) Indique os zeros e os intervalos de monotonia de f . b) Represente graficamente a funo p(x) = 1+ f (x -2) . c) Indique, recorrendo ao grfico. O conjunto soluo da condio f(x) 2 .

BOM TRABALHO!

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

d) Represente, por meio de uma expresso analtica, a funo f para f(x) 2. 18. A figura representa o grfico de uma funo g, em que C1 parte de uma parbola e C2 uma semi-recta com origem em (2, 0).

a) Indique: a1) Domnio e contradomnio; a2) Intervalos de monotonia; a3) Zeros a4) Os valores de x tal que g(x) 0 . b) Indique os valores de k tal que h(x) = g(x) + k: b1) No tenha nenhum zero; b2) Tenha dois zeros., c) Represente graficamente: c1) t(x) = 1 + g(-x) c2) p(x)=2 + g(x-2) d) Defina g analiticamente.

19. O grfico da figura representa uma funo quadrtica h, de vrtice (2, -2).

a) Indique o contradomnio e os intervalos de monotonia de h. b) Comente a afirmao: "A funo h negativa em ]0,4 [" c) Represente graficamente a funo: p(x)= 1 - h(x+2) d) Mostre que h(x) = 0,5x2 - 2x

BOM TRABALHO!

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

e) Determine o conjunto soluo da condio h(x) < 2x - 6. 20. Um foguete lanado verticalmente de forma que a sua altura h (acima do solo) em metros dada, em funo de t, a partir do instante de lanamento (t=0) e at ao instante de queda no solo pela expresso: h=-5t2+40t+45 a) Utilizando a calculadora grfica, indique quanto tempo demora o foguete a tocar o solo. b) Utilizando mtodos exclusivamente analticos, determine: b1)A altura mxima atingida pelo foguete; b2) Em que instantes a altura do foguete superior a 105 m? 21. Considere as funes reais de varivel real f e g definidas por: f(x) =2x-1 e g(x)=x2 -4x+8

a) Sem recorrer calculadora resolva as duas alneas seguintes: a1) Determine o vrtice da parbola representativa do grfico da funo g . a2) Calcule as coordenadas do ponto de interseco de f com g . b) A condio g(x) 9x2 +15x +9 tem, em +um conjunto soluo do tipo [a, b] com a, b reais. Fazendo uso da sua calculadora grfica, indique os valores de a e b, aproximados s centsimas. 22. Considere a funo polinomial f , do terceiro grau, cujo grfico est representado na figura.

Sabe-se que -3, 1 e 2 so os zeros da funo e que f(0) = 2 . a) Represente graficamente: a1) -f(x) b) Determine os valores de x para os quais: b1) -f(x+2)<0 c) Mostre que f ( x ) =
1 3 7 x x+2 3 3

a2) f(-x)

a2) f(2x)>0

BOM TRABALHO!

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

d) Represente f na calculadora e indique, com aproximao s centsimas, os extremos relativos da funo. 23. O modelo matemtico da concentrao em mg/l de sangue atingida depois de t minutos da tomada de um medicamento X o seguinte: C(t) = 0,01t3 + 0,02t2 + t Fazendo uso da sua calculadora grfica responda s questes seguintes: a) Aps 5 minutos da tomada do medicamento, qual a concentrao em mg/l do medicamento no sangue? b) Indique a concentrao mxima atingida e o momento em que tal aconteceu. c) Durante quanto tempo a concentrao foi superior a 3 mg/litro? d) Um medicamento com as caractersticas do medicamento X considerado bom se satisfazer cumulativamente os seguintes requisitos: 1. Atingir uma concentrao superior a 5 mg/l; 2.. Durante, pelo menos, 10 minutos manter uma concentrao superior a 2mg/l; 3.. Actuar pelo menos durante 10 minutos. Num pequeno texto, incluindo o grfico e dados numricos obtidos pela calculadora, descreva, relativamente aos parmetros definidos, as caractersticas do medicamento X e conclua se ele deve ou no ser considerado bom. 24. Num certo dia, uma localidade foi invadida por uma praga de insectos. Verificou-se que o numero de insectos N(t), em milhares, evoluiu com o tempo t, em dias, at serem exterminados de acordo com N (t) = t3 -7t2 + 8t+16. a) Determine o nmero inicial de insectos. b) Ao fim de quantos dias foi exterminada a praga? c) Em que dia O nmero de insectos passou a ser inferior a 10000? 25.. Considere a funo cbica definida por: g(x) = 2x3-14x +12 indique, recorrendo sua calculadora, o conjunto soluo da condio g(x) > 0. 26. Considere a famlia de polinmios A(x) definida por: A(x) = 2x3 + 4x2 - 2x + k, com k a) Determine k tal que 2 seja zero de A(x) , b) Considere k = -4 indique o conjunto soluo da inequao:

A(x) 0
27. Durante 120 minutos um balo de ar quente andou no ar sem controlo. O modelo matemtico que descreve a altura h, em metros, do balo, t minutos depois do incio do problema que levou o balo a andar deriva dado por: h(t) = 0,0001(t- 80)(t - 60)(t-0,1) +12, 0 t 120

BOM TRABALHO!

CENTRO DE EXPLICAES DE SACAVM

a) Quando ocorreu o problema, a que altura do solo estava o balo? b) No referencial da figura seguinte est representado o grfico do modelo dado.

Indique as coordenadas dos pontos A e B, representados na figura, pontos em que a funo atinge um mximo e um mnimo relativo, respectivamente. Descreva o significado destas coordenadas no contexto do problema

c) O Antnio observou o balo quando este estava a 14 metros de altura. Em que momento ocorreu esta observao? Escreva um pequeno texto onde explique o seu raciocnio e indique todas as solues possveis.

BOM TRABALHO!

Potrebbero piacerti anche