Sei sulla pagina 1di 8

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE BIOMEDICINA

Hormnios da Puberdade

Diagnstico por Imagem Thamirys Oliveira -2011101264 Prof: Cairo

TESTOSTERONA
A testosterona o principal hormnio andrognico, produzido naturalmente pelo organismo nas clulas de Leydig, nos testculos. Essa produo e secreo so reguladas pelo hormnio luteinizante (LH) e apresenta pulsos em seus nveis plasmticos no sangue. Sntese e secreo: O hormnio luteinizante estimula a secreo de testosterona pelas clulas de Leydig, efeito importante para a espermatognese. O LH produzido pela adeno-hipfise. Efeito na Espermatognese A testosterona faz com que os testculos cresam. Ela deve estar presente, tambm, junto com o folculo estimulante, antes que a espermatognese se complete. Efeito nos caracteres sexuais masculinos. Depois que um feto comea a se desenvolver no tero materno, seus testculos comeam a secretar testosterona, quando tem poucas semanas de vida apenas. Essa testosterona, ento, auxilia o feto a desenvolver rgos sexuais masculinos e caractersticas secundrias masculinas. Isto , acelera a formao do pnis, da bolsa escrotal, da prstata, das vesculas seminais, dos ductos deferentes e dos outros rgos sexuais masculinos. Alm disso, a testosterona faz com que os testculos desam da cavidade abdominal para a bolsa escrotal; se a produo de testosterona pelo feto insuficiente, os testculos no conseguem descer; permanecem na cavidade abdominal. A secreo da testosterona pelos testculos fetais estimulada por um hormnio chamado gonadotrofina corinica, formado na placenta durante a gravidez. Imediatamente aps o nascimento da criana, a perda de conexo com a placenta remove esse feito estimulador, de modo que os testculos deixam de secretar testosterona. Em conseqncia, as caractersticas sexuais interrompem seu desenvolvimento desde o nascimento at puberdade. Na puberdade, o reaparecimento da secreo de testosterona induz os rgos sexuais masculinos a retomar o crescimento. Os testculos, a bolsa escrotal e o pnis crescem, ento, aproximadamente mais 10 vezes. Efeito nos caracteres sexuais secundrios Alm dos efeitos sobre os rgos genitais, a testosterona exerce outros efeitos gerais por todo o organismo para dar ao homem adulto suas caractersticas distintivas. Faz com que os plos cresam na face, ao longo da linha mdia do abdome, no pbis e no trax. Origina, porm, a calvcie nos homens que tenham predisposio hereditria para ela. Estimula o crescimento da laringe, de maneira que o homem, aps a puberdade fica com a voz mais grave. Estimula um aumento na deposio de protena nos msculos, pele, ossos e em outras partes do corpo, de maneira que o adolescente do sexo masculino se torna geralmente maior e mais musculoso do que a mulher, nessa fase. Algumas vezes, a testosterona tambm promove uma secreo anormal das glndulas sebceas da pele, fazendo com que se desenvolva a acne pspuberdade na face.

Na ausncia de testosterona, as caractersticas sexuais secundrias no se desenvolvem e o indivduo mantm um aspecto sexualmente infantil.

PROGESTERONA
Progesterona um hormnio produzido pelas clulas do corpo lteo do ovrio. O corpo lteo uma estrutura que se desenvolve no ovrio, no lugar que ocupa um vulo maduro que tenha sido liberado durante a ovulao. Conseqentemente, o nvel de progesterona se eleva durante a segunda metade do ciclo menstrual. Produo Sempre que o vulo liberado no fecundado, a produo de progesterona diminui, ocorre menstruao e degenerao do corpo lteo. A progesterona um esteride que possui a mesma composio qumica dos hormnios estrognios femininos e dos hormnios andrognios masculinos. Funo A principal funo do hormnio progesterona preparar a membrana mucosa do tero para receber o vulo. Alm disso, estimula o preparo das mamas para a produo de leite. Anticoncepcionais Existem substncias que imitam a ao do hormnio progesterona com o fim de serem utilizados junto com estrgenos sintticos, como no caso dos anticoncepcionais orais e tambm nos casos de reposio hormonal.

Gravidez: A progesterona diretamente responsvel pela manuteno e sustentao do feto no tero, estimulando, durante as primeiras duas semanas de gestao, as glndulas da trompa de Falpio e endomtrio secretarem substncias essenciais para o zigoto. As contraes uterinas so inibidas para evitar que o feto seja expulso, pois bloqueia a produo de prostaglandinas e diminui a sensibilidade ocitocina. A progesterona tambm tem efeito sobre a amamentao, pois as bolsas alveolares das glndulas mamrias ficam maiores e formam um epitlio secretor, aumentando a capacidade de secretar leite pela deposio de nutrientes nas clulas. Ajuda a prevenir a rejeio corpo da me ao feto e estimula a eliminao de gs carbnico produzido pela me durante a gestao, que maior nesta poca.

OCITOCINA
A ocitocina um hormnio produzido apenas em mamferos e tambm age como um neurotransmissor. Ela produzida nos ncleos paraventriculares do hipotlamo (PVC) pelos neurnios magnocelulares, mas liberada somente na neuroipfise. Ela tem receptores em diversos locais do corpo, incluindo o sistema cardiovascular. A ocitocina possui importncia fundamental no trabalho de parto e na ejeo do leite. A ocitocina atua no trabalho de parto estimulando as contraes uterinas, bem como promove a dilatao do canal vaginal e afastamento da snfise pbica. A suco promovida pelos beb na aurola do seio da me tambm promove a liberao da ocitocina, que tem como funo ajudar na secreo do leite. O estmulo primrio para a liberao da ocitocina a distenso mecnica da crvix uterina provocada pela insinuao do feto no momento do parto, bem como o ato de suco da glndula mamria. Os impulsos so transmitidos por nervos aferentes que conduzem o reflexo para os corpos neuronais, causando a despolarizao da membrana nervosa, que se propaga para a regio terminal do axnio. O influxo de clcio gera a fuso dos grnulos e exocitose dos contedos granulares, e, ento, a ocitocina e sua neurofisina so liberadas para a circulao sangunea, sendo encontradas sob a forma livre ou ligadas a protenas plasmticas. A ocitocina tambm muito conhecida como o hormnio da fidelidade. Estudos mostraram que o hormnio est relacionado ao comportamento social de diversos mamferos, e pesquisadores sugerem que ele tambm nos influencia de modo semelhante. Parceiros estveis e que so satisfeitos tm nveis de ocitocina mais alto. Este hormnio liberado quando ocorre orgasmo durante o ato sexual em homens e mulheres. H tambm especulaes de ele facilita o vnculo emocional entre me e filho.

ESTROGNIO
Estrognio um termo usado para um grupo de hormnios esteroides com 18 carbonos, que so secretados principalmente pelo ovrio e, em menor quantidade, pelas adrenais. O estrognio engloba trs hormnios esteroides estruturalmente semelhantes: 17-estradiol (E2), estrona (E1) e estriol (E3). Desses, o 17-estradiol o principal esteroide em humanos que possui propriedades estrognicas (1). A secreo dos hormnios gonadais regulada pelo eixo hipotlamo-adenohipfise. Em resposta ao hormnio liberador de gonadotrofinas (GnRH), a hipfise anterior secreta os hormnios folculo estimulante (FSH) e luteinizante (LH). No sexo feminino, a funo do FSH regular o crescimento folicular e a produ-o crescente de estradiol pelas clulas da granulosa. O LH responsvel por aumentar a captao de colesterol e estimular as clulas

intersticiais da teca dos folculos ovarianos a secretar androstenediona e testosterona (andrognios). Aps a ovulao, FSH e, principalmente, LH agem nas clulas luteinizadas da granulosa e da teca do folculo rompido (corpo lteo), aumentando a produo de estradiol e, em maior quantidade, a de progesterona. Nesta fase, os hormnios das gnadas regulam a secreo de GnRH, FSH e LH por meio de um mecanismo de retroalimentao negativa. Peptdeos produzidos no ovrio, como a inibina e a ativina, tambm modulam negativamente a secreo de FSH.

Ciclo menstrual: No ciclo menstrual, o estrgeno produzido nas primeiras semanas, inibindo as secrees da pituitria anterior, inibindo a secreo do hormnio folculo estimulante (FSH) e hormnio luteinizante (LH), e aps o 10 dia do ciclo permite a atividade, principalmente de LH, o que promove a ovulao, por volta do 14 dia do ciclo. O nvel de estrognio cai logo aps isso e a menstruao se inicia, por volta do 28 dia, em decorrncia de uma nova queda de produo de LH e FSH. Aps a menstruao, a pituitria volta a secretar FSH e LH, comeando um novo ciclo menstrual. MENOPAUSA E DISTRIBUIO DE GORDURA CORPORAL A diminuio nos nveis de estrognio em mulheres na ps-menopausa associa-se com o desenvolvimento de doenas crnicas, tais como osteoporose e doenas cardiovasculares. Comparadas com os homens, as mulheres tm menor acmulo central de gordura corporal. Entretanto, a maioria dos estudos demonstrou aumento na gordura abdominal em mulheres durante a transio para a menopausa. O tecido adiposo um rgo endcrino ativo que, alm de regular a massa gorda e a homeostase dos nutrientes, libera uma srie de mediadores bioativos (adipocitocinas), que regulam a homeostase, a presso sangunea, o metabolismo da glicose e dos lipdeos, inflamao e aterosclerose. No estudo de Hong e cols., foi investigada a associao entre adipocitocinas sricas (adiponectina, resistina, leptina e TNF) e os nveis sricos de estrognio (estrona e etradiol) em mulheres saudveis na pr e psmenopausa. Os nveis de TNF foram significativamente maiores aps a menopausa, sugerindo que a deficincia de estrognio resulta no aumento de citocinas inflamatrias sricas, o que pode contribuir para o desenvolvimento de aterosclerose e diabetes melito tipo 2.

PROLACTINA
A prolactina (PRL) um hormnio secretado pela adeno-hipfise. Ela responsvel por iniciar a sntese de leite pelas glndulas mamrias e o aumento das mamas. Encontra-se presente tanto em indivduos do sexo masculino quanto do sexo feminino, porm encontrado em maior proporo no sexo feminino. Sua produo ocorre, em maiores nveis, durante a gestao, mas tambm no perodo ps-parto em consequncia de presses psicolgicas e fsicas ou drogas utilizadas, bem como durante o perodo de amamentao. TIPOS DE PROLACTINA Por muito tempo, observou-se que os nveis sricos de PRL no se correlacionavam sempre com os achados clnicos. A explicao para essa discrepncia residiria na heterogeneidade da molcula de PRL circulante. Sendo assim, os principais tipos (formas) circulantes so3: 1) PRL monomrica - molcula pequena (little prolactin)- corresponde a um hormnio monomrico de 199 aminocidos com peso molecular de aproximadamente 23-kDa 2) PRL dimrica - molcula grande (big prolactin)- corresponde a um dmero com peso molecular de aproximadamente 48 a 56-kDa 3) PRL de alto peso molecular - molcula muito grande (big big prolactin) consiste em um complexo antgeno-anticorpo de PRL monomrica e IgG , usualmente conhecida como macroprolactina com peso molecular de 150 a 170-kDa 4) PRL glicosilada - resulta da glicosilao da PRL monomrica e apresenta peso molecular de 25-kDa 5) PRL 8-kDa e 16-kDa - resultam da clivagem da PRL monomrica.

FUNES DA PROLACTINA No sistema reprodutor:

1. Eixo hipotalmico-hipofisrio-ovariano: A hiperprolactinemia causa inibio do eixo hipotalmicohipofisrio-ovariano, reduzindo a liberao de gonadotrofinas (FSH e LH), o que acarreta quadro clnico de no ovulao crnica e diminuio da fertilidade. 2. Ovrio: Nos ovrios, a prolactina parece ter ao sobre a manuteno do corpo lteo. Camundongos com knock-out do receptor da PRL exibem diminuio dos ciclos ovulatrios e do nmero de folculos primrios, evidenciando a ao luteotrfica da PRL.

3. tero: O tero um dos primeiros locais extrapituitrios descritos como possvel fonte de sntese e secreo de PRL24. Em teros nogravdicos, a sntese de PRL foi detectada no pico das fases secretora e menstrual, coincidindo com os primeiros sinais histolgicos de decidualizao. Se a gravidez ocorre, o nmero de clulas deciduais diferenciadas e sntese de PRL decidual aumentam aps a implantao, alcanando o acme entre 20 e 25 semanas, declinando prximo ao termo.

Na Gravidez e amamentao: 1. A prolactina estimula a secreo das protenas do leite, a casena e a lactalbumina. O lquido secretado nos ltimos dias antes do parto o colostro, que contm concentraes de protenas e glicose semelhantes s do leite, mas muito pouca gordura. A ejeo do leite devido a um reflexo neuroendcrino, desencadeado pelo estmulo da suco mamilar que, conduzido pelos nervos somticos e medula espinal, chega ao hipotlamo. Nessa regio, ocorre a inibio dos neurnios dopaminrgicos e maior liberao de prolactina, estimulando a secreo alveolar de leite. Alm disso, h tambm, por mecanismo reflexo, a liberao de ocitocina pela hipfise posterior. A ocitocina estimula a contrao das clulas mioepiteliais que circundam os alvolos mamrios e a contrao das paredes do canal galactforo, permitindo a chegada do leite ao mamilo. A ejeo do leite pode, ainda, ser estimulada por impulsos visuais, auditivos e tcteis (por exemplo: o choro do beb, o contato fsico). A estimulao adrenrgica (estresse ou ansiedade) pode inibir a secreo de ocitocina e impedir a ejeo do leite. No sistema imune 1. Vrias evidncias indicam que a PRL um fator de crescimento de linfcitos e um estimulante da resposta imune. Em animais imunossuprimidos, a PRL estimula a funo das clulas imunes. Alm disso, os nveis de PRL se alteram em doenas imunes, como no lpus eritematoso sistmico, condio na qual os pacientes podem apresentar elevao desse hormnio. Entretanto, camundongos com knock-out do gene do receptor da PRL ou do gene da PRL no apresentam alterao inata da imunidade, indicando um papel limitado para a PRL como imunomoduladora.

Referncias bibliogrficas

Hwang P, Guyda H, Friesen H. A radioimmunoassay for human prolactin. Proc Natl Acad Science USA 1971; 68: 1902-6. Owerbach D, Rutter WJ, Cooke NE, et al. The prolactin gene is located on chromosome 6 in humans. Science 1981; 212: 815-6. Melmed S, Kleinberg D. Anterior pituitary. In: Larsen PR, Kronenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, editors. Williams Textbook of Endocrinology. 10th Ed. Saunders Inc; 2003. p.177-279. http://www.scielo.br/pdf/abem/v53n3/v53n3a03.pdf

Potrebbero piacerti anche