Sei sulla pagina 1di 15

CARTILHA EDUCATIVA

PROGRAMA DE GESTO DE RESDUOS SLIDOS

COMA COORDENADORIA DO MEIO AMBIENTE

BORTOLOSSI, Fernando. ALVES, Flvia Keller. ZANELLA, Geovani. Programa de Gesto de Resduos Slidos. Fernando Bortolossi; Flvia Keller Alves. Geovani Zanella. Blumenau: FURB - DAC, 2008. 15p.: il. (Cartilha Educativa) 1. Resduos Slidos. 2. Reciclagem. 3. Lixo - Eliminao. 4. Compostagem

POLTICA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU


(Resoluo 14/2000)
A Universidade Regional de Blumenau, como instituio de ensino, pesquisa e extenso, reconhecendo a importncia da proteo ambiental e da economia dos recursos naturais globais e visando a melhoria contnua da qualidade de vida atual e futura, assume uma postura ambientalmente consciente e responsvel que se expressa atravs dos seguintes princpios: ENVOLVIMENTO 1- Ser uma instituio que considera a cultura ambiental no desenvolvimento e nos resultados de suas atividades, transmitindo e estimulando a conscientizao ambiental a todos os integrantes da comunidade interna e externa.

CUMPRIMENTO DA LEI 2- Cumprir a legislao ambiental em todos os seus campus, e sempre que possvel adotar critrios mais rigorosos que os estabelecimentos em lei. FORMAO 3- Oportunizar educao e treinamento s comunidades interna e externa no que se refere a melhoria contnua da qualidade ambiental.

ADMINISTRAO DE MATERIAIS 4- Adquirir com critrios ambientais, usar racionalmente, promover a reciclagem e descartar adequadamente os materiais permanentes e de consumo, incluindo gua e energia, envolvidos nas atividades dirias da instituio, desde que no implique em perda da qualidade do servio. PUBLICIDADE 5- Tornar pblica esta poltica ambiental, as aes corretivas e os resultados decorrentes da sua implementao.

SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL 6- Manter permanentemente um sistema de gesto ambiental com o objetivo de monitorar as atividades administrativas, do ensino, da pesquisa e da extenso.

APRESENTAO
A Universidade Regional de Blumenau, com a misso de promover o desenvolvimento socioeconmico sustentvel integrando o ensino, a pesquisa e a extenso, com intensa insero comunitria, reconhece a importncia da proteo ambiental e da economia dos recursos naturais globais. Baseando-se no compromisso com toda comunidade acadmica bem como com as futuras geraes, a FURB, atravs do Sistema de Gesto Ambiental (SGA), estabelece as responsabilidades de cada setor desta instituio no cumprimento da sua poltica ambiental. O Programa de Gesto de Resduos Slidos (PGRS), implementado em agosto de 2000, representa um conjunto de aes cujo objetivo minimizar a gerao de resduos slidos nas atividades da Universidade bem como dar aos mesmos destino ambientalmente correto. Neste sentido, esta cartilha possui dois objetivos: - tornar pblica a Poltica Ambiental e o Programa de Gesto de Resduos Slidos desta Universidade; - orientar a comunidade no que diz respeito gerao, separao e destinao de resduos slidos reciclveis, rejeitos e resduos orgnicos, especialmente as aes adotadas pela FURB.

TERMINOLOGIA
Lixo So resduos slidos e semi-slidos, que resultam das atividades da comunidade, de origem: industrial, domstico hospitalar, comercial, agrcola, de servios e de varrio (NBR 10.004 ABNT, 1985).

Resduo o que sobra de um processo natural ou de transformao que ainda pode ser aproveitado. Pode-se dividir em duas categorias: resduos reciclveis e resduos orgnicos: Resduos Reciclveis: so aqueles que podem ser aproveitados como matriaprima em algum processo produtivo. Na FURB entende-se como metal, plstico, vidro e papel. Resduos Orgnicos: so aqueles resultantes da alimentao (restos de frutas, legumes e verduras) e de jardinagem (aparas de grama, galhos e outros) que podem ser aproveitados na produo de composto orgnico atravs dos processos de compostagem e/ou vermicompostagem.

Rejeito o material que, por seu estado de subdiviso e deteriorao, no possvel de obter-se qualquer aproveitamento (seu potencial de utilizao foi esgotado). Exemplo: fraldas descartveis, papel higinico, entre outros. Coleta Seletiva o recolhimento de materiais passveis de serem reciclados presentes no lixo, em separado de rejeitos e resduos orgnicos. o processo que antecede a reciclagem.

Reciclagem o aproveitamento de materiais (Resduos Reciclveis) que so beneficiados como matria-prima em algum processo produtivo. A expresso vem do ingls recycle (re = repetir; cycle = ciclo). Compostagem a reciclagem da matria orgnica por decomposio, atravs da qual se obtm o composto orgnico. Vermicompostagem a reciclagem da matria orgnica, utilizando-se vermes (minhocas) como agentes de degradao, atravs da qual se obtm o hmus.

LIXO
A palavra lixo, derivada do termo latim lix, significa cinza. No dicionrio, ela definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem tcnica, sinnimo de resduos slidos gerado pelo homem em suas atividades, considerado pelos geradores como inteis, indesejveis ou descartveis. A partir da Revoluo Industrial, as fbricas comearam a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resduos gerados nas reas urbanas.

O lixo o responsvel por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. A partir do sculo XX, o lixo que era formado por restos de alimentos, cascas e sobras de vegetais e papis, foram sendo incorporados novos materiais como vidro, plsticos, isopor, borracha, alumnios entre outros de difcil decomposio. O impacto desse volume de lixo no meio ambiente das cidades grande. A quantidade de dejetos s tende a aumentar e pode ocasionar escassez e esgotamento de recursos naturais, poluio do ar, da gua, do solo, alm de problemas de sade pblica, devido proliferao de parasitas e surgimento de doenas. Na maior parte dos municpios brasileiros, simplesmente jogam o lixo no solo, sem qualquer cuidado, formando os lixes, altamente prejudiciais sade pblica.

Foto: Marcello Casal Jr .(Agncia Brasil) em http://www.jornallivre.com.br

Conseqncia da Disposio Inadequada do Lixo no Meio Ambiente:


Proliferao de vetores de doenas (como ratos, baratas, moscas, micrbios, aves e rpteis.).

Poluio do ar, causada pela fumaa proveniente da queima espontnea do lixo exposto.

Fonte: http://blogdocrato.blogspot.com

Contaminao de lenis subterrneos e do solo pelo chorume (liquido escuro, altamente txico, formado na decomposio dos resduos orgnicos do lixo).

Fonte: http://www.kunlaboro.pro.br

COLETA SELETIVA
o recolhimento de materiais passveis de serem reciclados presentes no lixo reciclados (usualmente plsticos, vidros, papis, metais) em separado de rejeitos e resduos orgnicos. o processo que antecede a reciclagem. A coleta seletiva pode ser realizada por iniciativa individual (uma pessoa preocupada com o montante de resduos que gera) ou conjunta (empresas, condomnios, escolas, cidades, bancos, Universidades e associaes). Este procedimento de separao de resduos surge como uma possibilidade de reduzir o crescente problema de gesto do lixo: so centenas de milhares de toneladas de plstico, vidro, papis, papelo, latas de alumnio e de ao que podem ter como destino um novo processo produtivo, ou seja, como matriaprima. Organizar um programa de coleta seletiva no to complicado. Contudo, importante conhecer e respeitar a padronizao de cores do Conselho Nacional do Meio ambiente (CONAMA): Padro de Cores (Resoluo CONAMA n 275, de 25 de abril 2001) AZUL Papel/papelo Plstico Metal Vidro

VERMELHO AMARELO LARANJA BRANCO ROXO PRETO VERDE

Madeira

Resduos perigosos

Resduos ambulatoriais e de servios de sade Resduos radioativos Resduos orgnicos Resduo geral no reciclvel ou misturado, ou contaminado (no passvel de separao)

MARROM CINZA

Como separar e descartar os resduos?


Revistas, jornais, caixas de papelo, cadernos, listas telefnicas e papelaria de escritrios. Tampas, sacos, sacolas, baldes, garrafas PET, frascos de shampoos, embalagens diversas. Latas, arames, grampos e tampas de garrafas.
PAPEL / PAPELO

8 8
VIDRO

Garrafas, cacos, vidro de conserva vidros lisos e lmpadas comuns.

8 8
METAL

8 8
PLSTICO
RESDUOS ORGNICOS

Cascas de frutas e legumes, restos de alimento e folhas de arvores. Papel higinico, de fax e de carbono, sujeiras de vassouras e de cinzeiros, guardanapos de papel contaminado com gorduras e leos.

RESDUOS NO RECICLVEIS

A Importncia dos Trs R's:

REDUZIR - consiste em tentarmos reduzir a quantidade de artigos ou produtos no essenciais que produzimos, como por exemplo, comprar produtos mais durveis e evitar troc-los por qualquer novidade no mercado. REUTILIZAR - Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez - como garrafas retornveis de vidro. E tambm criar novas utilidades para as que voc no precisa mais. Reutilizar depsitos de plsticos ou vidro para outros fins, como plantar, fazer regadores; Aproveitar folhas de papel rasuradas para anotar telefones, lembretes, recados; Fazer de latas usadas copos, artesanatos, instrumentos musicais como tambores e chocalhos; RECICLAR - consiste em transformar um produto-resduo em outro, visando diminuir o consumo de matria-prima extrada da natureza. Implica, ainda, em poupar energia e reduzir a poluio.

PROCEDIMENTO DO PGRS NA FURB


Com a implementao do Programa de Gesto de Resduos Slidos em 2000, a coleta seletiva e a destinao dos resduos passaram a acontecer de forma sistemtica: - Os resduos so coletados nos corredores (coletores coloridos), nos escritrios e cozinhas (lixeiras identificadas com adesivos) da Universidade pelas serventes. - Os resduos, orgnico e rejeito, so encaminhados para contineres especficos. - Os resduos reciclveis so recolhidos em sacos plsticos coloridos, para identificar os tipos de resduos: vermelho para plsticos; azul para papis; amarelo para metais e verde para vidros, e encaminhados para a Central de Resduos Reciclveis - CRR (Campus I). - Nos outros campus, os resduos reciclveis so encaminhados para depsitos temporrios. Posteriormente, os mesmos so coletados por caminhes da FURB e transportados para a CRR.

- Na CRR os mesmos so registrados, triados e pesados para serem, ento, encaminhados para a Reciclagem.

PLSTICO

VIDRO

METAL

PAPEL

Depsito Temporrio

CRR - Centro de Resduos Reciclveis

DAC

Reciclagem

E qual destino dado a outros resduos?


Entulho de Obras Trata-se dos resduos provenientes das obras (construes / reformas). Este material, na FURB, coletado por uma empresa especializada. Esta empresa faz a segregao dos resduos onde o entulho enviado para a realizao de terraplanagem. Serragem Trata-se dos resduos provenientes das atividades de marcenaria. Na FURB, estes so reaproveitados ou doados.

Documentos confidenciais Alguns setores da FURB possuem documentos que contm informaes sigilosas (confidenciais). A destinao dos mesmos acontece de forma diferenciada: so levados, pelo pessoal da DAC, diretamente para uma picotadeira (na FURB ou na empresa recicladora, dependendo do volume a ser descartado).

Resduos Perigosos Para obter informaes a respeito do descarte de resduos perigosos gerados nos laboratrios, clnicas e biotrio da FURB, bem como de lmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, consulte a Cartilha do Programa de Gesto de Resduos Perigosos. A mesma pode ser acessada atravs do site www.furb.br, Intranet, link SGA, em Cartilhas Educativas.

RECICLAGEM
o aproveitamento de materiais (resduos reciclveis) que so beneficiados como matria-prima em algum processo produtivo. A expresso vem do ingls recycle (re = repetir; cycle = ciclo). uma atividade na maior parte dos casos, industrial - que transforma estes materiais j usados em outros produtos, que podem ser comercializados.

Atravs da reciclagem, papis velhos transformam-se em novas folhas ou caixas de papelo; os vidros se transformam em novas garrafas ou frascos; os plsticos podem se transformar em vassouras, potes e camisetas; os metais transformamse em novas latas ou recipientes, os orgnicos em adubo orgnico atravs das composteiras e os no reciclveis destinam-se aos aterros sanitrios. A reciclagem e a reutilizao esto sendo vistas como duas importantes alternativas para a reduo de quantidade de lixo no futuro, criando com isso bons hbitos de preservao do meio ambiente.

Fonte: http://www.sxc.hu

Fonte: http://rioserv.com.br

Por que reciclar?


- Contribui para: reduo da poluio causada pelo lixo, reduo de vetores de doenas, reduo da contaminao do solo pelo chorume; - Maior vida til dos aterros sanitrios; - Proporciona a economia de: recursos naturais, matria prima, gua, energia; - Gera renda para pessoas que sobrevivem com o reciclado produzindo: artesanatos, enfeites, roupas, instrumentos musicais.

Fonte: http://www.sxc.hu

Fonte: http://www.sxc.hu

Resduos Orgnicos: Compostagem e Vermicompostagem


A utilizao dos resduos orgnicos, transformados em composto orgnico ou hmus atravs da compostagem e da vermicompostagem, se apresenta como uma soluo na destinao destes resduos. O que Compostagem? o processo de transformao de materiais orgnicos, como restos de alimentos, cascas de frutas e jardinagem (folhas de rvores, aparas de gramas, etc.) em composto orgnico utilizvel na agricultura, vasos e hortas caseiras. Este processo envolve transformaes extremamente complexas de natureza bioqumica, promovidas por milhes de microrganismos do solo que tm na matria orgnica sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.
Fonte: http://www.minerva.uevora.pt

Por essa razo uma pilha de composto no apenas um monte de lixo orgnico empilhado ou acondicionado em um compartimento. um modo de fornecer as condies adequadas aos microorganismos para que esses degradem a matria orgnica e disponibilizem nutrientes para as plantas. O que Vermicompostagem? A vermicompostagem ou compostagem realizada exclusivamente por minhocas surge como opo simples de reciclar os resduos alimentares e de obter hmus com excelentes propriedades para fertilizao do solo, sem recurso a fertilizantes sintticos, preservando o meio ambiente. As minhocas so importantes na formao do humos. Elas se alimentam de terra e materiais orgnicos e suas fezes, que so depositados na superfcie do subsolo, contribuem para a formao do composto orgnico.

Fonte: Programa de Extenso: Aes Educativas Permanentes entre Homem, Sociedade e Natureza.

DICAS DE CIDADANIA:
- Evite o isopor, ele permanece poluindo o ambiente por mais de 500 anos; - Seja consciente, consuma somente o necessrio; - De preferncia a copos de vidro ou canecas durveis, ao invs de descartveis; - Ao fazer copias, utilize os dois lados do papel; - S imprima quando tiver certeza que o texto est como voc quer; - Contribua com a coleta seletiva; - Influencie seus colegas a colaborar; - Sempre descarte corretamente seus resduos nos coletores de coleta seletiva; - Na troca de pneus, deixe os usados com o fornecedor. Sobre lmpadas fluorescentes, baterias e outros resduos classificados como perigosos, leia a cartilha do Programa de Gesto de Resduos Perigosos.

FIQUE POR DENTRO!


CURIOSIDADE Tempo de decomposio de alguns resduos:

Potrebbero piacerti anche