Sei sulla pagina 1di 34

Linux

Sistema operacional multiusurio e multitarefa. Desenvolvido como clone do Unix e compatvel com padro d POSIX (Portable ( bl Operating System Interface); Criado por Linus Torvalds; Desenvolvido de maneira coletiva por centenas de p programadores g espalhados p pelo p mundo; Escrito em C; Software livre: Cdigo fonte disponvel Licena GPL; Liberdade Lib d d X C Custo Z Zero.

Kernel

Linux kernel

responsvel pelo controle e administrao dos recursos de hardware como, processador, memria, di dispositivos iti d de entrada t d e sada d e arquivos.

Para se tornar P t um SO completo l t e utilizvel, o kernel precisa ser empacotado com comandos, comandos daemons e outros softwares!

Distribuio

Distribuio: kernel + aplicativos. So desenvolvidas por uma empresa, empresa organizao ou indivduo. Possuem o mesmo kernel kernel, mas as aplicaes que as acompanham podem variar. variar Utilizam aplicaes GNU. E RedHat, Ex: R dH Fedora, F d Debian, D bi Ubuntu, Ub Gentoo...

Caractersticas

Possui diversos consoles virtuais, que permitem mltiplas sesses de login independentes atravs do console;

O sistema roda independentemente de sua interface grfica; Extremamente configurvel e customizvel; Desenvolvido p por p programadores g p para programadores.

Alt + F{1,2,3,4,5,6}

Ambiente Grfico

Diferentemente do Windows, o gerenciador de janelas e a interface grfica no fazem parte do SO. H di diversas i interfaces t f grficas fi disponveis: gnome, kde, Wmaker...

Shell

Interpretador de Comandos; So utilizadas como meio de interao entre o usurio e o computador; d Recebe, interpreta e executa os comandos do usurio. usurio Vrias opes: bash, ksh, csh e sh. Possuem estruturas e comandos prprios e oferecem recursos para o reaproveitamento de comandos e manipulao da linha de comandos. d Permitem uma interao eficiente e poderosa com o sistema!

Usurios

Usurio comum

S acessa objetos sobre os quais possui permisso Usurio privilegiado Acesso total ao sistema UID 0

Root

Senhas so case sensitives

Atividade

Iniciar o Linux Efetuar o login no ambiente grfico: Username: aluno Senha: policamp Explorar a interface grfica: Abrir o navegador; Abrir o Editor de texto e realizar uma edio; Criar, alterar e apagar um arquivo atravs do gerenciador de arquivos; Salvar um arquivo no pendrive ou disquete; Abrir um terminal de comandos. Abrir um console virtual e logar novamente. Desligar o computador.

Diretrios no Linux

Arquivos e diretrios so case sensitives sensitives So organizados hierarquicamente em forma f de d uma rvore / - o diretrio raiz, acima de todos os demais

Dir / /bin / /boot /dev /etc

Descrio o diretrio raiz, todos os demais diretrios esto t abaixo b i d l dele. Contm arquivos programas do sistema que so usados com freqncia pelos usurios. usurios Contm os arquivos de boot, como mapas de boot e imagens do kernel. kernel Arquivos de dispositivos (perifricos). Arquivos de configurao p da mquina. q especficos do sistema,

/home Contm os diretrios dos usurios. /lib Bibliotecas essenciais mdulos do kernel. compartilhadas e

/mnt /proc /root /sbin /tmp /usr

Ponto de montagem para montar um sistema de arquivos q temporariamente. p Diretrio virtual de informaes do sistema. Diretrio home do usurio root. Diretrio Di t i d de programas usados d pelo l superusurio root, para administrao e controle do funcionamento do sistema. sistema Arquivos temporrios. Contm a maior parte de seus programas. Normalmente acessvel somente como leitura. Dados variveis, como: arquivos e diretrios de spool, dados de administrao e login, e arquivos transitrios.

/var

Comandos Bsicos

Sintaxe bsica

comando opes argumentos Ex: ls l /var

Diretrios

pwd => apresenta diretrio corrente cd => altera diretrio corrente


cd cd cd cd cd

/tmp (entra em /tmp) .. ( (retorna ao diretrio p pai) ) ~ (retorna ao homedir do usurio) . (permanece no diretrio corrente) (retorna ao homedir)

Diretrios

mkdir => cria um diretrio

mkdir /tmp/teste (cria o diretrio teste dentro de /tmp). mkdir p p /tmp/dir1/dir2 (cria o diretrio dir2 dentro de dir1, mas se dir1 no existir ele tambm ser criado). existir, criado)

rmdir => remove um diretrio vazio

rmdir /tmp/teste p

Arquivos e Diretrios

ls => lista arquivos e diretrios

ls => mostra somente o nome dos arquivos e diretrios ls l l =>listagem com informaes detalhadas ls a a => inclui arquivos ocultos (nome inicia com .)

Arquivos e Diretrios

rm => remove arquivos ou diretrios


rm arquivo rm rf diretrio => remove recursivamente o diretrio e todo o seu contedo

Arquivos e Diretrios

cp => copia arquivos e diretrios

cp p arq1 q arq1-bak q (copia ( p arq1 q p para arq1q bak) cp arq1 /tmp (copia arq1 para dentro de /tmp). cp R /tmp/teste /tmp/teste2 => copia recursivamente o diretrio d teste e seu contedo

Arquivos e Diretrios

mv => move/renomeia um arquivo

mv arq-origem arq-destino (renomeia arq-origem para arq-destino). mv arq-origem arq origem /tmp/arq-destino /tmp/arq destino (move arq-origem para /tmp/arq-destino.

Visualizando um Arquivo

less => exibe o contedo de um arquivo

less /var/log/messages (sair=q) tail /var/log/messages

t il => exibe tail ib o final fi l de d um arquivo i

Permisses de Arquivo

Categorias de usurios

Dono (u) : O proprietrio do arquivo ou criador do arquivo. Grupo (g): Usurios que fazem parte do grupo do proprietrio. Outros (o): No so os proprietrios e nem fazem parte do grupo.

Permisses de Arquivos

r (4): Permisso de leitura para um arquivo; q ; p permisso p para listar o contedo de um diretrio atravs do comando ls<diretrio>. w (2): Permisso de gravao e excluso para um arquivo/diretrio. x (1): Permisso para executar um arquivo, se for um arquivo q binrio ou um script; p Para diretrio, permite acesso a ele atravs do comando cd <diretrio>

Permisses de Arquivos

Cada arquivo ou diretrio possui especificado a atribuio ou no das permisses de leitura, escrita e execuo para cada categoria de usurio: dono, grupo ou outros. As permisses so especificadas, sempre nesta ordem, por 3 bits: r (leitura), w (escrita) e x (execuo). - indica ausncia da permisso. Ex: rwx (leitura, escrita e execuo), r-x (leitura e execuo), r-- (somente leitura).

Permisses de Arquivos

Essas permisses so especificadas 3 e es a primeira p e a para pa a o dono, do o, a vezes: segunda para o grupo e a terceira para os outros: Ex: rwx|r-x|--- => dono|grupo|outros

Dono: leitura, escrita e execuo Grupo: leitura e execuo Outros: nenhuma permisso

Visualizando Permisses

ls -l
5 Ago 13 22:19 arq1 || || || data / hora arquivo

-rw-r--r-- 1 ana users || || || permisses dono/grupo

Alterando Permisses

chown => altera o dono de um arquivo


chown pedro arq ( d o novo dono (pedro d de d arq) )

chgrp => altera o grupo de um arquivo


chgrp g p alunos arq q (as permisses de grupo de arq sero aplicadas ap cadas aos membros e b os de alunos) a u os)

Alterando Permisses

chmod => altera permisses de arquivos


chmod u+x,g-w,o-x arq ( di i (adiciona permisso i d de execuo para o dono, retira a permisso de escrita do grupo e e retira a permisso de execuo para os outros).

Alterando Permisses

chmod 751 arq


(atribui permisso rwxr rwxr-x--x x x para arq). r=4, w=2, x=1 7=4+2+1 5=4+0+1 1=0+0+1

Comando diff

diff => compara dois arquivos e mostra as diferenas entre eles


Arq1:
Este arquivo se chama arq1

A q2 Arq2:
Este arquivo se chama arq2 2

Comando diff
diff arq1 arq2 2c2 < arq1 --> arq2

Comando grep

grep => procura por um padro em um arquivo


grep amanda /etc/passwd amanda:x:33:6:Amanda d 33 6 A d user:/home/amanda:/bin/bash (exibe ( ib as linha li h d de / /etc/passwd t / d que contem a string amanda).

Comando tar

tar => cria/manipula um arquivo .tar utilizado para a criao de um arquivo que contm diversos outros arquivos i i internamente. t t

tar cvf arq.tar arquivo1 arquivo2 tar cvf arq2.tar diretrio

Comando tar

Tambm utilizado para extrair os arquivos que formam o arquivo .tar. tar

tar xvf arq.tar t xvf tar f arq.tar t arquivo-desejado i d j d

Para verificar o contedo de um arquivo .tar:

tar tvf arq.tar q

Comandos Gzip/Gunzip

gzip => Compacta arquivos O arquivo original substitudo por um arquivo comprimido com extenso t .gz.

gzip arq

gunzip => descompacta um arquivo .gz

gunzip arq.gz

Trabalhando com pendrive


mount /dev/sda1 /mnt umount /mnt

Potrebbero piacerti anche