Sei sulla pagina 1di 11

A SEGURANA DO CRENTE

Pode o crente perder sua salvao? Uma vez salvo, salvo para sempre? Essa uma questo que aflige muitos amados irmos em toda parte, pois trata daquilo que h de mais precioso na vida de um cristo; sua salvao. 1- DUAS POSIES BSICAS Existem basicamente duas posies a esse respeito: 1 Posio aquela que diz que a salvao inteiramente de Deus. No tem o homem absolutamente nada haver com sua salvao, pois sua vontade se corrompeu tanto desde a queda, que sem a ajuda de Deus, no pode nem se arrepender, nem crer, nem escolher corretamente. Por isso a salvao no pode ser outra coisa seno a execuo dum decreto divino. Naturalmente surge uma pergunta: Se a salvao inteiramente obra de Deus, e o homem no tem nada a ver com ela, e est desamparado, a menos que o Esprito de Deus opere nele, ento por que Deus no salva a todos os homens, posto que todos esto perdidos e desamparados? A resposta do calvinismo : Deus predestinou uns para serem salvos e outros para serem perdidos. Ele decidiu o que ser de cada um e de todos os indivduos; nem todos so criados na mesma condio. Posto que Deus predestinou certos indivduos para a salvao, Cristo morreu unicamente pelos eleitos; a expiao fracassaria se alguns pelos quais Cristo morreu se perdessem. Os defensores da doutrina da segurana eterna apresentam as seguintes referncias para sustentar sua posio:
Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecero; ningum as poder arrancar da minha mo. Meu Pai, que as deu para mim, maior do que todos; ningum as pode arrancar da mo de meu Pai. (Jo 10.28,29) pois os dons e o chamado de Deus so lrrevogveis (Rm 11 29) Estou convencido de que aquele que comeou boa obra em vocs, vai complet-la at o dia de Cristo Jesus. (Fp 1.6) que, mediante a f, so protegidos pelo poder de Deus at chegar a salvao prestes a ser revelada no ltimo tempo. (IPe 1.5) Quem nos separar do amor de Cristo? Ser tribulao, ou angstia, ou perseguio, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (Rm 8.35)
Nossa Essncia a Adorao, Multiplicar a Nossa Misso

Um equvoco
Deste pensamento decorre um equvoco por parte de alguns que afirmam: a pessoa que uma vez manifestou crer em Jesus e se afastou e vive uma vida de pecado, mesmo se no tiver tempo de se arrepender ir para o cu. Tomando por base o texto de (1Co 5.5).
Entreguem esse homem a Satans, para que o corpo seja destrudo, e seu esprito seja salvo no dia do Senhor.

De maneira alguma o texto autoriza uma vida de pecado com garantia de vida eterna; pensar assim anular princpios bblicos como: santificao (Hb12.14)
Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ningum ver o Senhor.

fidelidade (Ap 2.10)


No tenha medo do que voc est prestes a sofrer. O Diabo lanar alguns de vocs na priso para prov-los, e vocs sofrero perseguio durante dez dias. Seja fiel at a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

enfim retido de vida (1Co 6.9,10).


Vocs no sabem que os perversos no herdaro o Reino de Deus? No se deixem enganar: nem imorais, nem idlatras, nem adlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladres, nem avarentos, nem alcolatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdaro o Reino de Deus.

Uma breve anlise O texto est falando de disciplina na igreja. No verso 2, Paulo exorta a que seja tirado do meio dos irmos, o pecador. Entregar o infrator a satans significa sujeit-lo condio que vivia antes; afastado da comunho da igreja, que comunidade teraputica. Esse afastamento visa promover a tristeza segundo Deus(lCo 7.10). Percebendo que seu erro lhe tirou o prazer da comunho, a alegria do convvio dos santos e os privilgios que decorrem da unidade no corpo de Cristo, o infrator reconhece seu estado de erro. Esse reconhecimento o primeiro passo para o arrependimento, que o incio da destruio da tendncia carnal, que conduz converso, que produz o cancelamento do pecado, que garante a salvao da alma. (At 3.19,20). At porqu, Paulo em (2Co 2.5-8) diz que aquele que foi tirado da comunho deve ser trazido de volta. 2 Posio Concorda que a salvao seja obra de Deus, absolutamente livre e independente de nossas boas obras ou mritos; porm entende que o homem tem certas condies a cumprir. Ele pode escolher aceitar a graa de Deus, ou pode rejeit-la exercendo seu livre arbtrio.
Nossa Essncia a Adorao, Multiplicar a Nossa Misso

As Escrituras certamente ensinam uma predestinao, mas no que Deus predestina alguns para a vida eterna e outros para sofrimento eterno. Ele predestina a todos os que querem ser salvos. Esse plano bastante amplo para incluir a todos os que desejam ser salvos; e a vontade de Deus que todos os homens sejam salvos, porque Cristo morreu por todos.
Isso bom e agradvel perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade (lTm 2.3,4)

Vemos, todavia, aquele que por um pouco feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e de glria por ter sofrido a morte, para que, pela graa de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte. (Hb 2.9)

Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estou convencido de que um morreu por todos; logo, todos morreram.(2Co 5.14)

Porque a graa de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. (Tt2.ll)

A predestinao se d em que Deus, em razo de seu conhecimento antecipado (prescincia), previu (viu antes) as pessoas que aceitariam o Evangelho e permaneceriam salvas, e predestinou para essas pessoas uma herana celestial, Ele previu o destino delas, mas no o fixou. Imagine que a linha com setas nas pontas seja a eternidade e o espao entre as pontas seja a histria da humanidade. Os bonecos representam os homens perdidos que ouvem a palavra, recebem a mensagem e que iniciam a vida na f crist; mas como podemos ver nem todos perseveram at o final e se tornam vencedores de (Ap 3.21).
ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo no meu trono,...

para este e tantos outros, que como ele venceram, Deus predestinou uma herana.

Quando a Bblia descreve o crente como objeto da prescincia de Deus, seu propsito dar-nos certeza do fato de que Deus previu todas as dificuldades que surgiriam frente, e que Ele poderia nos fortalecer os braos, caso nos submetssemos a Ele, para alcanarmos vitria.
Nossa Essncia a Adorao, Multiplicar a Nossa Misso

II O QUE DIZ O NOVO TESTAMENTO O Novo Testamento indica que a perseverana condicional, dependendo de manter-se em contato com Deus.
Todos odiaro vocs por minha causa, mas aquele que perseverar at o fim ser salvo. (Mt 10.22)

Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos se esfriar, mas aquele que perseverar at o fim ser salvo. (Mt 24.12,13)

Antes vocs estavam separados de Deus e, na mente de vocs, eram inimigos por causa do mal procedimento de vocs. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo fsico de Cristo, mediante a morte, para apresent-los diante dele santos, inculpveis e livres de qualquer acusao, desde que continuem alicerados e firmes na f, sem se afastarem da esperana do evangelho, que vocs ouviram e que tem sido proclamado a todos os que esto debaixo do cu. Esse o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro. (Cl 1.21-23)

Por isso preciso que prestemos maior ateno ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos. Porque, se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda a transgresso e desobedincia recebeu a devida punio, como escaparemos, se negligenciarmos to grande salvao? (Hb 2.1-3).

Cuidado irmos, para que nenhum de vocs tenha corao perverso e incrdulo, que se afaste do Deus vivo. Ao contrrio encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje, de modo que nenhum de vocs seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos at o fim confiana que tivemos no principio. (Hb 3.12-14)

Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Esprito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que h de vir, e caram, impossvel que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos esto crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o desonra pblica. (Hb 6.4-6) Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, j no resta sacrifcios pelos pecados, mas to somente uma terrvel expectativa de juzo e de fogo intenso que consumir os inimigos de Deus. quem rejeitava a lei de Moiss morria sem misericrdia pelo depoimento de duas ou trs testemunhas. Quo mais severo castigo, julgam vocs, merece aquele que pisou aos ps o Filho de Deus, profanou o sangue da aliana pelo qual ele foi santificado, e insultou o Esprito da Graa? Pois conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingana; eu retribuirei; e outra vez: O Senhor julgar o seu povo. (Hb 10.26-30)

Mas o meu justo viver pela f. E, se retroceder, no me agradarei dele. Ns, porm, no somos dos que retrocedem e so destrudos, mas dos que crem e so salvos. (Hb 10.38,39)

Meus irmos, se algum de vocs se desviar da verdade e algum o trouxer de volta, lembrem-se disso: quem converte um pecador do erro do seu caminho salvar a vida dessa pessoa... (Tg 5.19,20)

portanto, irmos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleio de vocs, pois se agirem dessa forma, jamais tropearo, e assim vocs estaro ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, (2Pe l.10,11)

Nossa Essncia a Adorao, Multiplicar a Nossa Misso

Se, tendo escapado das contaminaes do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, esto em pior estado do que no princpio. (2Pe 2.20,21)

Seja fiel at a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. (Ap 2.10)

Se o pecado da apostasia por parte das pessoas salvas, no fosse ao menos remotamente possvel, todas essas admoestaes careceriam de qualquer fundamento.

Quando o apstolo Paulo escreve 1Co 10.1-12, est advertindo que os privilgios podem perder-se pelo pecado, e cita o exemplo dos israelitas. Ele declara que estes eventos foram registrados na Bblia para os cristos quanto possibilidade de perder os mais sublimes privilgios por meio do pecado deliberado.
Porque no quero, irmos, que vocs ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar. Em Moiss, todos eles foram batizados na nuvem e no mar. Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo. Contudo Deus no se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto. Essas coisas ocorreram como exemplos para ns, para que no cobicemos coisas ms, como eles fizeram. No sejam idlatras, como alguns deles foram, conforme est escrito: o povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar farra. No pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram e num s dia morreram vinte e trs mil. No devemos por o Senhor prova, como alguns deles fizeram e foram mortos por serpentes. E no se queixem, como alguns deles se queixaram e foram mortos pelo anjo destruidor. Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertncia para ns, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que no caia!

III - APOSTASIA Vem do grego e significa afastamento, rebelio e aponta para o abandono deliberado da crena na f crist. Mudando o acento e a terminao a palavra usada para divrcio. 2Ts 2.3 e 1Tm 4.1 indicam o abandono dos princpios bsicos do cristianismo, a dissoluo de qualquer vnculo srio com Deus e com Cristo.
No deixem que ningum os engane de modo algum. Antes daquele dia vir a apostasia e, ento ser revelado o homem do pecado, o filho da perdio

O Esprito diz claramente que nos ltimos tempos alguns abandonaro a f e seguiro espritos enganadores e doutrinas de demnios.

Nossa Essncia a Adorao, Multiplicar a Nossa Misso

Possveis exemplos de apostasia concretizada


Timteo, meu filho, dou-lhe esta instruo, segundo as profecias j proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, voc combata o bom combate, mantendo a f e boa conscincia que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na f. Entre eles esto Himeneu e Alexandre... (1Tm 1.18-20)

O ensino deles alastra-se com cncer; entre eles esto Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreio jamais aconteceu, e assim alguns pervertem a f. (2Tm 2.17,18)

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como tambm surgiro entre vocs falsos mestres. Estes introduziro secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruio. Muitos seguiro os caminhos vergonhosos destes homens e, por causa deles, ser difamado o caminho da verdade. (2Pe 2.1,2)

IV- ARGUMENTOS 1- se algum viveu na igreja durante boa parte de sua vida e em determinado momento se afasta e vem a morrer, nunca foi verdadeiramente salvo! Essa afirmao baseada diretamente no texto de 1 Jo 2.19.
Eles saram do nosso meio, mas na realidade no eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem sado mostra que nenhum deles era dos nossos.

Analisando o texto podemos perceber que ele no diz: eles nunca foram dos nossos, e sim, eles no eram dos nossos. Por inferncia, podemos dizer que sua apostasia demonstrou, que j no eram mais dos deles. Mas se foram ou no o apstolo no diz. Se levarmos em conta a linguagem que o apstolo est usando em 1Jo 3.8, pode ser que tenham sido.
...o Diabo vem pecando desde o princpio...

No significa que ele peca desde o princpio de sua existncia. Em algum momento Lcifer apostatou. O texto de Ezequiel 28.12-15, conhecido como uma meno a Lcifer, diz que ele era perfeito at que se achou maldade nele. No seria errado ento dizer que ele peca desde o princpio (de sua apostasia). Com essa linguagem podemos entender que 1Jo 2.19, est dizendo que eles no eram dos nossos desde o momento de sua apostasia, e isso ficou manifesto com sua sada.

Nossa Essncia a Adorao, Multiplicar a Nossa Misso

Podemos tambm levar em conta a respeito de quem ele est falando. Ele est falando de anticristos que tm surgido (1Jo 2.18), e no de todas as pessoas de todos os tempos que abandonaram a comunho. E por fim, a parte final do texto pode dar a idia de que o grupo que havia sado estava mesclado entre uns que eram verdadeiros convertidos e apostataram, e outros que nunca haviam se convertido, e tinham simplesmente a inteno de perverter. Uma traduo mais literal dos texto grego diz:
Saram de ns, mas no eram de ns; porque, se fossem de ns, ficariam conosco; mas isto para que se manifestasse que no so todos de ns

A (ARC e a Bblia de Jerusalm), traduzem a parte final como: nem todos eram dos nossos. Quando se diz que nem todos eram dos nossos, subentende-se que uns eram e outros, no. Jesus alerta seus seguidores para o fato de que sendo Ele a videira verdadeira, h a necessidade de que os ramos (seus seguidores) permaneam nEle; com risco de serem cortados e lanados fora, caso no seja assim.
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, no d fruto, ele corta; e todo que d fruto, ele poda, para que d mais fruto ainda. Vocs j esto limpos, pela Palavra que lhes tenho falado. Permaneam em mim, e eu permanecerei em vocs. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se no permanecer na videira. Vocs tambm no podem dar fruto se no permanecerem em mim. Eu sou a videira verdadeira; vocs so os ramos. Se algum permanecer em mim e eu nele, esse dar muito fruto; pois sem mim vocs no podem fazer coisa alguma. Se algum no permanecer em mim, ser como o ramo que jogado fora e seca. Tais ramos so apanhados, lanados ao fogo e queimados. (Jo 15.1-6)

Paulo reverbera a afirmao de Jesus quando menciona a possibilidade de aqueles que foram enxertados na oliveira (ele est se referindo aos gentios), serem cortados caso no permaneam na bondade (graa) do Senhor.
Se alguns ramos foram cortados, e voc, sendo oliveira brava, foi enxertado entre outros e agora participa da seiva que vem da raiz da raiz da oliveira cultivada, no se glorie contra esses ramos. Se o fizer, saiba que no voc quem sustenta a raiz, mas a raiz a voc. Ento voc dir: os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado. Est certo. Eles, porm, foram cortados devido a incredulidade, e voc permanece pela f. No se orgulhe, mas tema. Pois se no poupou a ramos naturais, tambm no poupar voc. Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caram, mas bondade para com voc, desde que permanea na bondade dele. De outra forma, voc tambm ser cortado. (Rm 11.17-22)

Paulo, agora escrevendo aos Glatas, de novo afirma que aqueles que foram libertos, podem separar-se de Cristo caindo da graa.
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto permaneam firmes e no se deixem submeter novamente a um jugo de escravido. Ouam bem o que eu, Paulo, lhes digo: Caso se deixem circuncidar, Cristo de nada lhes
Nossa Essncia a Adorao, Multiplicar a Nossa Misso

servir. De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar, que est obrigado a cumprir toda a Lei. Vocs, que procuram ser justificados pela Lei, separaram-se de Cristo; caram da graa.(Gl 5.1-4)

Algum pode sair de um lugar onde nunca esteve? Abandonar o que nunca possuiu, ou separar-se daquilo a que nunca esteve unido?

Esta palavra digna de confiana: Se morremos com Ele; com Ele tambm viveremos, se perseveramos, com Ele tambm reinaremos. Se o negamos, ele tambm nos negar; (2Tm 2.11,12)

2- Mas Deus escreve e apaga o nome do livro da vida? Esta pergunta submete Deus inconstncia humana, como se Ele estivesse sujeito ao tempo e ao rumo da histria. A histria da humanidade, do princpio ao fim, patente aos olhos de Deus. Ele conhece o princpio, o meio e o fim de todas as coisas, pois, Ele mesmo esse princpio e fim. Deus no escreve ou apaga o nome do livro da vida; Ele j escreveu desde a fundao do mundo (Ap 17.8), ...os habitantes da terra, cujos os nomes no foram escritos no livro da vida desde a criao do mundo, ficaro admirados quando virem a besta. uma vez que viu com olhos eternos, aqueles que creriam e perseverariam at o fim, como tambm aqueles que creriam e abandonariam a f. Se pensarmos em termos de riscar ou no o nome do livro, xodo 32.31-33 e Sl 69.28, declaram que isso pode acontecer:
Assim, Moiss voltou ao senhor e disse: Ah, que grande pecado cometeu este povo. Fizeram para si deuses de ouro. Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se no, risca-me do teu livro que escreveste. Respondeu o Senhor a Moiss: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.

Sejam eles tirados do (livro da vida) e no sejam includos no rol dos justos.

Na RA, diz livro dos vivos, mas Russel Shed associa com Ap 3.5; 13.8 e 17.8, que diz livro da vida.

Talvez algum diga que isso est escrito no AT, mas no no NT. Na carta escrita a igreja de Sardes, Ap 3.1-6, as palavras de Jesus so de alerta.
Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas so as palavras daquele que tem os sete espritos de Deus e as sete estrelas. Conheo as suas obras; voc tem fama de estar vivo, mas est morto. 2 Esteja atento! Fortalea o que resta e que estava para morrer, pois no achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. 3 Lembre-se, portanto, do que voc recebeu e ouviu; obedea e arrependa-se. Mas se voc no estiver atento, virei como um ladro e voc no saber a que hora virei contra voc.
Nossa Essncia a Adorao, Multiplicar a Nossa Misso

4 No entanto, voc tem a em Sardes uns poucos que no contaminaram as suas vestes. Eles andaro comigo, vestidos de branco, pois so dignos. 5 O vencedor ser igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. 6 Aquele que tem ouvidos oua o que o Esprito diz s igrejas .

Ele menciona um grupo de pessoas que se manteve fiel e no contaminou suas vestes, e por isso, so dignos, so vencedores e seus nomes no sero apagados do livro da vida. Se Jesus afirma que o vencedor no ter seu nome apagado do livro da vida, o que acontecer com o nome do que no conseguiu alcanar a vitria? Por inferncia, poderamos dizer que seriam apagados. Se isso no fosse ao menos possvel, porque Jesus faria essa afirmao? E num quadro em que ele est fazendo distino entre dois grupos. 3- aqueles que saram, um dia iro voltar. Como peixe que no pode ficar fora dgua. Esta afirmao reflete a aceitao da doutrina calvinista da Graa Irresistvel. Doutrina que coloca em questo a doutrina do Livre-Arbtrio.
Deus criou o homem com liberdade para tomar decises, com liberdade para rejeitar ou aceitar Seu plano de salvao, para crer ou no crer nEle. Essa liberdade faz parte da condio humana. Caso contrrio, seramos como marionetes, ou robs programados pelo Criador. No seramos culpados por nossos atos. Ado e Eva tiveram a liberdade de decidir; influenciados pelo diabo, optaram pela desobedincia ao Criador. Antes disso, Lcifer, um anjo de grande prestgio no cu, tambm usou de seu livre-arbtrio, desejou ser igual ao Altssimo e caiu em rebelio. Em Deuteronmio 28, Deus coloca diante do seu povo dois caminhos: (a) "Se obedeceres voz do Senhor teu Deus...todas as bnos viro sobre ti..." (b) "Mas se no deres ouvidos voz do Senhor teu Deus...viro sobre ti todas estas maldies...". Noutras palavras, Deus concede ao seu povo a liberdade de escolha. Jesus nos deixou outro exemplo dessa liberdade. Em Mateus 7, Ele afirma que diante dos pecadores existem dois caminhos: um deles espaoso e conduz perdio; o outro, estreito, conduz vida eterna. Disse mais que so poucos os que percorrem o caminho apertado. Ora, se no prevalecesse a vontade humana, todos os homens seguiriam o caminho estreito, porque da vontade de Deus que todos se salvem. O cerne da questo est na condio do homem aps aceitar Jesus como seu Senhor e nico Salvador. O crente, usando o seu livre-arbtrio, pode voltar-se para o pecado, perder a f, perder a graa de Deus e, assim, perder a salvao? Mais uma pergunta cabe formular: o crente possui livre-arbtrio? Se a resposta for afirmativa, evidente que ele poder us-lo, e us-lo para abandonar a sua f original e fazer morrer a chama do primeiro amor; se negativa, teramos que solicitar respaldo bblico para tal opinio. A partir da deciso do primeiro casal no den, as evidncias escritursticas provam que em nenhuma circunstncia o ser humano perde o direito liberdade de escolha dada por Deus. O argumento de que temos o Consolador que nos convence do pecado, e portanto no podemos cair, no me parece suficiente. Vejam: "Vede, irmos, que nunca haja em qualquer de vs um corao mau e infiel, para se apartar do Deus vivo" (HB 3.12). S pode haver desenlace quando h enlace; s podemos sair de onde entramos; "apartar-se do Deus vivo" significa quebrar uma aliana existente.

Nossa Essncia a Adorao, Multiplicar a Nossa Misso

V- O SENTIDO DA CERTEZA DA SALVACO O Novo Testamento ensina uma verdadeira segurana eterna. 1- O poder de Cristo como Salvador
pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifcio do corpo de Cristo, oferecido uma vez por todas. (Hb 10.10)

2- Ele tem todo o poder e ningum maior do que Ele


As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheo, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecero; ningum as poder arrancar da minha mo. (Jo 10.27,28)

3- O Senhor no faz acepo de pessoas e nem desiste de ns por algum capricho.


Todo aquele que o Pai me der vir a mim, e quem vier eu jamais rejeitarei.Jo 6.37)

4- O Senhor tem promessas


Seja fiel at a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. (Ap 2.10)

O vencedor ser igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. (Ap3.5)

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ningum ver o Senhor. (Hb 12.14)

5 O Senhor fiel
Porque imenso o seu amor leal por ns, e a fidelidade do Senhor dura para sempre. (Sl 117.2)

Apeguemo-nos com firmeza esperana que professamos, pois aquele que prometeu fiel. (Hb 10,23).

Nossa Essncia a Adorao, Multiplicar a Nossa Misso

10

VI - CONCLUSO NEM NEGLIGNCIA, NEM LEGALISMO Sempre temos de tomar o cuidado de no sermos conduzidos ao erro, por vivermos os extremos. verdade que alguns podem se conduzir uma vida descuidada e negligente quando ensinados que a salvao, de modo algum, uma realidade da qual podem vir a separar-se depois de a terem experimentado. Por outro lado, no devemos viver um cristianismo no medo de que se fizermos algo de errado seremos deserdados. Tal comportamento certamente nos levaria ao legalismo. No o ato do pecado que nos conduz perdio e sim, a insistncia em permanecer no pecado. A falta de arrependimento. No creio que salvao se perca no sentido involuntrio do termo; mas entendo pelo que foi exposto acima, que podemos, pelo pecado deliberado, renunciarmos f e ento nos desligarmos de Cristo; o que trar prejuzos eternos.

Pr. Marcos Pcoro e-mail: marcospicoro@gmail.com

Bibliografia: - A Graa Resistvel (pastor Airton Evangelista da Costa) - Conhecendo as Doutrinas da Bblia (Meyer Pealrman)

Nossa Essncia a Adorao, Multiplicar a Nossa Misso

11

Potrebbero piacerti anche