Sei sulla pagina 1di 4

Certificado Digital ICP-Brasil

VOC ACABA DE ADQUIRIR O

A CHAVE DA SUA SEGURANA

Guia de instrues para instalao e teste do certificado

O que o certificado digital ICP-Brasil? Funciona como uma carteira de identidade eletrnica, que permite realizar transaes via internet de maneira perfeitamente segura, j que as partes envolvidas devem apresentar mutuamente suas credenciais, atravs dos dados pessoais ou empresariais armazenados no certificado. A certificao digital tem validade jurdica garantida pela Medida Provisria 2.002, de 24 de agosto de 2001, e confere autenticidade e integridade aos documentos eletrnicos assinados digitalmente. Assim, os documentos que trafegam por meios eletrnicos, para possuir reconhecimento legal, no mais precisam ser convertidos em papel, ter firmas reconhecidas e ser enviados via postal. Dessa forma, diminuem-se os custos e a burocracia e aumenta-se a agilidade nas transaes.

Recomendaes importantes - A instalao do certificado e o teste devero ser feitos em at 10 dias aps o recebimento do certificado. - Informaes detalhadas sobre o funcionamento do seu certificado, instalao e renovao esto disponveis no site www.prodemge.gov.br/certificacaodigital, nos menus 'Informaes', 'Instalao e Downloads' e 'Renovao', respectivamente. - O certificado digital tem a validade jurdica de um documento de identidade e assinatura digital e seu uso inadequado de inteira responsabilidade do titular. - Para instalar os drivers e as cadeias do seu certificado em um computador, voc precisa entrar com o perfil de administrador.

Pr-requisitos para instalar e utilizar o certificado: O certificado digital pode ser instalado e utilizado em qualquer computador que possua a configurao abaixo: - Computador com sistema operacional Windows 8, Windows 7 ou Windows XP Service Pack 3; - Uma conexo estvel de internet. Recomenda-se velocidade mnima de 1 Mbps (1 Mega), para emitir o Certificado Digital corretamente; - Navegador Internet Explorer 7 ou 8 ou Mozilla Firefox 6 ou superior; - Java JRE 6 atualizao 31 ou superior; - Componente de assinatura Capicom instalado e registrado.

Como instalar o certificado? Instalao do tipo A1: Caso tenha adquirido o certificado do tipo A1, voc recebeu um e-mail da Prodemge, contendo todas as informaes. Efetue a instalao atravs do site: www.prodemge.gov.br/certificacaodigital, menu 'Instalao e Downloads', grupo 'Downloads'. Clique em 'Assistente de instalao A1' e siga as orientaes. Em conformidade com a legislao vigente, a Prodemge no possui cpias de certificados. Tambm no possvel reemiti-los. Por isso, se o seu certificado do tipo A1, faa uma cpia de segurana (backup) para que seja possvel reinstal-lo em caso de perda do arquivo ou formatao do computador. recomendado que o backup seja armazenado em outro local que no o computador onde ele estiver instalado. Caso queira instalar o certificado em outro computador, tambm ser preciso utilizar a cpia de segurana. Veja como gerar uma cpia de segurana do certificado A1 em: www.prodemge.gov.br/certificacaodigital, menu 'Instalao e Downloads', grupo 'Manuais'. Clique em 'Manuais'. Encontre o item 'Manual de instalao do certificado A1'. Aps instalar o certificado, teste-o.

No menu 'Instalao e Downloads', encontre o grupo 'Procedimentos de teste' e clique em 'Testes de instalao'. Siga as instrues que aparecem na pgina.

Instalao do tipo A3 - carto inteligente e token: Caso o seu Certificado Digital Prodemge seja do tipo A3 - carto inteligente ou token, efetue a instalao atravs do site: www.prodemge.gov.br/certificacaodigital, menu 'Instalao e Downloads', grupo 'Downloads'. Clique em 'Assistente de instalao A3' e siga as orientaes. Aps instalar o certificado, teste-o. No menu 'Instalao e Downloads', encontre o grupo 'Procedimentos de teste' e clique em 'Testes de Instalao'. Siga as instrues que aparecem na pgina. Importante: Caso algum problema seja constatado, contate a equipe de suporte da Prodemge, atravs do email: atendimento.cd@prodemge.gov.br

Senhas: informaes importantes Ateno: As senhas so bloqueadas aps serem digitadas incorretamente por trs vezes. A guarda, a divulgao e o uso indevido da senha so de integral responsabilidade do titular do certificado digital. O acesso aos dispositivos de armazenamento de certificados tipo A3 (token ou carto) feito atravs de senhas. Esses dispositivos podem ter senhas PIN e PUK de conhecimento exclusivo do titular do certificado. PIN (Personal Identification Number): a senha usada para utilizao do certificado. PUK (Personal Unblocking Key): a senha de administrador usada para cadastrar uma nova senha PIN em casos de esquecimento ou bloqueio. Conforme legislao vigente, a Prodemge no tem conhecimento de senhas dos clientes e no possvel recadastrar nova senha nos casos de bloqueios da senha PUK. O bloqueio da senha PUK poder inutilizar o seu dispositivo (carto ou token). Caso isso acontea dever ser adquirido um novo certificado e um novo dispositivo para armazenar o certificado. Importante: h diferena entre letras maisculas e minsculas. Ex: 'cidade' / 'Cidade' / 'CIDADE' so trs senhas diferentes. Senhas para certificados do tipo A1: O uso da senha para o certificado A1 no obrigatrio, mas extremamente recomendado. uma medida de segurana para evitar que outras pessoas tenham acesso a ele. Lembre-se que uma vez cadastrada, a senha ser solicitada toda vez que o certificado for utilizado. recomendvel que seja escolhida uma senha forte, ou seja, ela deve conter no mnimo 8 dgitos e incluir caracteres especiais (exemplo: @#$%), numricos, letras maisculas e minsculas. Senhas para certificados do tipo A3 carto inteligente e token: O certificado digital pessoal e intransfervel. Por isso as senhas devem ser protegidas e mantidas sob o exclusivo controle do titular do certificado. Aps o recebimento do seu certificado digital tipo A3 armazenado em token ou carto, recomendvel que as senhas sejam trocadas imediatamente. As senhas devem possuir no mnimo 6 e no mximo 10 dgitos. 1) PIN (Personal Identification Number): a senha usada nos sistemas. 2) PUK (Personal Unblocking Key): a senha usada para desbloquear o PIN.

Senhas: como alterar a senha do seu certificado com token ou carto ? Acesse o site www.prodemge.gov.br/certificacaodigital, menu 'Instalao e Downloads', grupo 'Procedimentos de testes'. Clique em 'Teste de senha'. Encontre o link 'Senha -Troca e Desbloqueio'.

Senhas: teste, instalao e funcionalidade O teste de senha serve para verificar se a senha que voc est digitando a senha correta para utilizar o certificado digital. O teste de instalao verifica se os programas necessrios para utilizar o certificado digital esto instalados corretamente. O teste de funcionalidade verifica se o certificado est vlido, funcionando e ativo. As orientaes para esses testes esto disponveis no site www.prodemge.gov.br/certificacaodigital, menu 'Instalao e Downloads' , grupo 'Procedimentos de Testes'.

Como renovar seu certificado? Conforme legislao vigente, o certificado pode ser renovado on-line (via internet) uma nica vez, desde que a solicitao de renovao seja feita antes do vencimento do certificado. Para renov-lo, acesse o site www.prodemge.gov.br/certificacaodigital, passe o mouse sobre o menu 'Renovao' e clique no certificado que voc adquiriu (e-CPF, e-PJ ou e-CNPJ) e siga os procedimentos para renovar.

O que fazer em caso de perda do certificado? Lembre-se: o certificado digital um documento de identidade e assinatura digital, portanto voc responsvel por todas as transaes com ele realizadas. Em caso de perda, roubo, extravio ou uso indevido necessrio revog-lo para que ningum mais o utilize. A revogao inutiliza o certificado. Se voc perdeu o dispositivo que contm o seu certificado digital, mas possui a senha de cadastro escolhida durante a solicitao eletrnica, poder revogar o seu certificado pela internet. Para isso, acesse o site www.prodemge.gov.br/certificadodigital, menu 'Atendimento ao Cliente', grupo 'Certificados Emitidos' e clique em 'Revogar'. Siga as orientaes. Se voc no tem a senha de cadastro, a revogao s ser possvel pessoalmente na AR Prodemge, portando os documentos indicados na pgina 'Revogar'. O certificado inutilizado em casos de inicializao/formatao do carto ou remoo de algum dado nele gravado.

AUTORIDADE CERTIFICADORA

Para saber mais, acesse o site www.prodemge.gov.br/certificacaodigital ou entre em contato prodemgecertificadora@prodemge.gov.br Tel. (31)3339-1251

Potrebbero piacerti anche