Sei sulla pagina 1di 13

ADVOCACIA-GERAL DA UNIO

Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002

CARGO: PROCURADOR

FEDERAL DE 2. CATEGORIA

GRUPO I
Nas questes de 1 a 42, marque, de acordo com o comando de cada uma delas: itens CERTOS na coluna C; itens ERRADOS na coluna E. Na Folha de Respostas, a indicao do campo SR servir somente para caracterizar que o candidato desconhece a resposta correta; portanto, a sua marcao no implicar apenao ao candidato. Use a Folha de Rascunho para as devidas marcaes e, posteriormente, a Folha de Respostas.
QUESTO 1 QUESTO 2

Quanto Constituio, s normas constitucionais, ao poder constituinte e aos direitos sociais, julgue os itens abaixo.

No atinente aos direitos fundamentais, julgue os itens seguintes.

Uma das classificaes das constituies leva em considerao os


mecanismos previstos para a mudana delas, do que resultam as categorias de constituies rgidas, flexveis e semi-rgidas; as flexveis so aquelas que no exigem mecanismos especiais de alterao, mais solenes e complexos que os aplicados produo do direito infraconstitucional; em todas essas espcies, devido supremacia da Constituio, deve haver mecanismos adequados de controle de constitucionalidade. Embora polmica a existncia das chamadas normas programticas, a doutrina e a jurisprudncia prosseguem fazendo referncia a elas; essas normas juridicizam valores que cabe ao Estado realizar, e sua normatizao dirige-se ao Poder Legislativo ao qual cabe disciplinar os aspectos legais dos programas constitucionais , mas tambm se destina aos demais rgos do Estado. Se uma norma jurdica infraconstitucional admitir diferentes possibilidades de interpretao, mas nenhuma delas permitir a compatibilizao da norma com o texto constitucional, ento no se dever deixar de declarar a inconstitucionalidade daquela mediante o emprego da chamada interpretao conforme a Constituio. Considere a seguinte situao hipottica. O Congresso Nacional instalou uma comisso de reviso constitucional com a finalidade de atualizar a Constituio de 1988. Por considerar que os procedimentos de reforma constitucional vigentes seriam excessivamente difceis, a comisso sugeriu, no incio de seus trabalhos, que se aprovasse emenda constitucional para abrandar os requisitos para a atualizao pretendida, no perodo de reviso. Nessa situao, desde que a emenda em questo fosse aprovada em conformidade com os procedimentos em vigor, no haveria bice, segundo entende a doutrina, validade da emenda constitucional nem validade das emendas que viessem a ser aprovadas de acordo com os novos requisitos constitucionais. Embora os direitos sociais no estejam relacionados especificamente no art. 5. da Constituio, , em geral, aceito pela doutrina que esses direitos integram os chamados direitos fundamentais e que no dizem respeito exclusivamente queles decorrentes do contrato de trabalho.

Historicamente, os direitos que hoje se conhecem como


fundamentais surgiram como limitaes ingerncia abusiva do Estado na esfera da vida individual; esses direitos, essencialmente ligados defesa da liberdade, so o que atualmente se denomina direitos de primeira gerao (ou de primeira dimenso).

Embora a jurisprudncia seja predominante quanto


possibilidade de advogados poderem ser processados por crime contra a honra praticado no exerccio profissional, a aplicao de normas penais a essas condutas fere, a rigor, o direito liberdade de expresso, que tem assento constitucional e status de direito fundamental.

Considerando que o art. 5., XII, da Constituio da


Repblica, dispe que inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal, luz da teoria dos direitos fundamentais, tem-se a, no que tange regulamentao da quebra do sigilo de correspondncia e das comunicaes, exemplo de incidncia do princpio da reserva legal, o qual apresenta distino em face do princpio da legalidade.

O princpio constitucional da igualdade no veda que a lei


estabelea tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distines de grupo social, de sexo, de profisso, de condio econmica ou de idade, entre outras; no se admite que o parmetro diferenciador seja arbitrrio, desprovido de razoabilidade, ou deixe de atender a alguma relevante razo de interesse pblico.

Historicamente, a origem do direito de propriedade


imprimiu-lhe a caracterstica privatstica que at hoje possui, embora atenuada pela disciplina que o texto constitucional lhe impe. No entanto, o tratamento jurdico mais expressivo da propriedade limita-se a esses dois ramos do direito: o civil e o constitucional.
Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 1 / 13

Grupo I

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 3

QUESTO 4

A nova conformao conferida pela Constituio de 1988 ao controle abstrato de normas e, em peculiar, outorga do direito de propositura aos partidos polticos com representao no Congresso Nacional deu nova dimenso poltica a esse processo de controle. Essa conformao veio reforar o carter do controle abstrato de normas como mecanismo de correo do modelo incidental. A ampla legitimao conferida ao controle abstrato, com a inevitvel possibilidade de se submeter qualquer questo ao Supremo Tribunal Federal (STF), operou mudana substancial ainda que no desejada no modelo de controle de constitucionalidade at ento vigente no Brasil.
Gilmar Ferreira Mendes. Jurisdio constitucional: o controle abstrato de normas no Brasil e na Alemanha. 3. ed., So Paulo: Saraiva, 1999, p. 323 (com adaptaes).

Relativamente aos direitos fundamentais e Federao brasileira, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situao hipottica.


Um indivduo cometeu delito de competncia da justia federal, mas, em lugar de o inqurito policial ser enviado ao Ministrio Pblico Federal, o indivduo foi alvo de denncia oferecida por promotor de justia. O juiz de direito igualmente no se apercebeu da prpria incompetncia e, ao final do processo-crime, proferiu sentena condenatria, em ofensa norma penal que sancionava a conduta ilcita em questo apenas com pena de multa. O ru apelou ao respectivo tribunal de justia, que negou provimento ao recurso. Inconformado, o condenado impetrou habeas corpus ao STJ, em face da nulidade da condenao, derivada da incompetncia da justia comum. Nessa situao, o habeas corpus no era meio adequado para a pretendida anulao do processo penal, no obstante ser correta a alegao de incompetncia. Acertou o impetrante, contudo, quanto competncia para o habeas corpus, ao ajuiz-lo perante o STJ, para atacar acrdo de tribunal de justia. Nos atos administrativos discricionrios, a autoridade competente tem a seu dispor certa margem decisria, em que procurar atender, do melhor modo, ao interesse pblico; no obstante esse poder de julgamento, que faz parte da produo do ato, juridicamente admissvel a impetrao de mandado de segurana contra ato administrativo discricionrio. Determinado estado possui divises territoriais em que os servios pblicos esto sob a responsabilidade superior de certa autoridade; essas divises, todavia, no detm capacidade tributria para gerar e gerir a prpria receita, nem a capacidade de interferir na formao da vontade do Estado. Nessas condies, o estado em questo, a despeito de adotar divises em seu territrio, no pode ser classificado como federao. H, na doutrina, defensores de que, do ponto de vista jurdico-formal, os municpios integram a Federao brasileira, por fora de norma constitucional que assim dispe; essas pessoas jurdicas, entretanto, na realidade no integram plenamente a Federao, mngua do reconhecimento, no texto da lei fundamental, de um grau de autonomia que permita reconhecer-lhes o status de verdadeiro nvel da organizao federativa brasileira. A possibilidade de o chefe do Poder Executivo da Unio, no Brasil, editar medidas provisrias constitui importante exceo ao tradicional sistema de freios e contrapesos, uma vez que concentra no mesmo rgo funes de dois dos poderes da Repblica.

Em face do texto acima e com relao ao controle de constitucionalidade no Brasil, julgue os itens a seguir.

O sistema brasileiro de controle de constitucionalidade muito rico,


uma vez que contempla, simultaneamente, meios de controle difuso e concentrado, bem como mecanismos de controle preventivo e repressivo; no controle preventivo, porm, no possvel, por meio de ao judicial, impedir o Poder Legislativo de deliberar acerca de determinadas matrias. Considere a seguinte situao hipottica. Um cidado impetrou mandado de segurana contra ato de autoridade federal, alegando ser inconstitucional norma recm-editada, que fundamentara a prtica do ato. O juiz federal indeferiu a segurana, ressaltando inexistir deciso do STF acerca do assunto. O cidado apelou. Distribudo o recurso a uma das turmas do tribunal regional federal (TRF) competente, o rgo fracionrio, na sesso de julgamento, imediatamente aps colher parecer da Procuradoria Regional da Repblica, deu provimento ao recurso e, no caso concreto, invalidou o ato, por entender que, de fato, seria inconstitucional a norma atacada. Nessa situao, agiu de maneira juridicamente vlida a turma, porquanto, no exerccio do controle difuso de constitucionalidade, qualquer rgo jurisdicional brasileiro pode, em situaes concretas, deixar de aplicar norma por inconstitucionalidade. Se o procurador-geral da Repblica ajuizar ao direta de inconstitucionalidade (ADIn) para que o STF declare, em abstrato, a inconstitucionalidade de certa norma, no poder, posteriormente, opinar pela improcedncia da ao, uma vez que tal parecer significaria, na verdade, a desistncia da ao, e isso o STF no admite no controle concentrado de constitucionalidade. Com a Emenda Constitucional n. 3, de 1993, ingressou no sistema brasileiro de controle abstrato de constitucionalidade a ao declaratria de constitucionalidade, como importante mecanismo para afastar, com efeito vinculante, em certos casos, decises judiciais contraditrias acerca da constitucionalidade de norma infraconstitucional; no curso desse processo, apesar do carter objetivo dele, pode o relator solicitar subsdios aos diferentes tribunais que estejam aplicando a norma, para que informem acerca das decises que a envolvam, no mbito da respectiva jurisdio. Considere a seguinte situao hipottica. A Unio foi r em ao na qual, em grau de recurso, o Superior Tribunal de Justia (STJ), aps o devido processo legal, deixou de aplicar certa norma a um ato jurdico, por consider-la inconstitucional. O acrdo veio a transitar em julgado. Seis meses aps isso ocorrer, a Unio ajuizou argio de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) perante o STF, para que este desconstitusse o acrdo do STJ, e requereu, em liminar, a suspenso da execuo do julgado. Nessa situao, a ADPF deveria ser liminarmente indeferida, porque havia outro meio eficaz de sanar a lesividade do acrdo, qual seja, o ajuizamento de ao rescisria. Ademais, a liminar no se poderia conceder para obstar a execuo de deciso passada em julgado.
Grupo I

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 2 / 13

Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 5

QUESTO 7

Com referncia repartio constitucional de competncias, administrao pblica e ao Poder Legislativo, julgue os itens subseqentes.

No que diz respeito ao Ministrio Pblico Federal, ordem econmica, financeira e social e s limitaes constitucionais do poder de tributar, julgue os itens seguintes.

Se determinada competncia administrativa no estiver arrolada entre

aquelas expressamente conferidas pela Constituio Unio, dever-se- concluir que ela toca aos estados-membros e ao Distrito Federal, uma vez que, na tcnica brasileira de repartio de competncias, as chamadas competncias reservadas cabem a estes e no quela. Considere a seguinte situao hipottica. Certo rgo pblico deliberou que precisava de nova sede, a ser construda. Para tanto, obteve a aprovao, na lei oramentria, de dotao com o valor necessrio obra. Como essa dotao foi aprovada em valor superior ao estritamente indispensvel para a construo, o rgo estipulou, no edital de licitao para a obra, especificaes que davam ao prdio caractersticas de suntuosidade e de luxo excessivo. Nessa situao, no se podem tachar esses atos de juridicamente invlidos, uma vez que todos tiveram amparo legal, materializado na previso da lei oramentria. Ato administrativo pode obedecer ao princpio da publicidade mesmo que seu teor no seja divulgado em rgo da imprensa oficial. Considere a seguinte situao hipottica. O presidente de certo ente federal constatou que os vencimentos de seus servidores estavam defasados, do ponto de vista da manuteno do poder aquisitivo deles, em relao aos valores de tempos atrs. Em conseqncia, baixou ato fixando novos valores para esses vencimentos. Nessa situao, do ponto de vista das normas constitucionais que regem os mecanismos de fixao dos vencimentos dos servidores pblicos, houve ilicitude no ato do gestor pblico. Nos ltimos anos, o Brasil assistiu, s vezes estupefato, profuso de comisses parlamentares de inqurito, instaladas em rgos legislativos para investigar os mais variados e escandalosos fatos; apesar de essas comisses haverem, em muitos casos, prestado importante servio sociedade brasileira, juridicamente correto afirmar que, na verdade, elas no deveriam haver funcionado em detrimento da funo verdadeiramente legiferante do Poder Legislativo, porquanto a funo investigativa deste meramente secundria e de importncia menor em face da outra.

Na hiptese de procurador da Repblica


conduzir-se de maneira abusiva e ilegal em investigao sob sua responsabilidade, poder a parte lesada recorrer ao Poder Judicirio para fazer cessar a ilegalidade, bem como, no mbito do prprio Ministrio Pblico Federal, poder obter, mediante solicitao fundamentada, que o procurador-geral da Repblica invalide os atos ilegais praticados pelo primeiro.

Se determinado imvel estiver sendo integralmente


explorado para fins agrcolas, mas com desrespeito s normas de proteo ao ambiente, poder sofrer as sanes previstas na legislao ambiental e ser desapropriado por interesse pblico, se houver motivao para isso; no poder, contudo, sofrer desapropriao por interesse social, para fins de reforma agrria, justamente por no poder ser classificado como imvel improdutivo.

Devido ampla destinao da seguridade social no


regime constitucional brasileiro, a previdncia social no se destina a atender apenas aos casos de morte, invalidez e idade avanada, mas deve propiciar a cobertura de casos de doena, a proteo maternidade, a do trabalhador em situao de desemprego involuntrio e, at, a dos dependentes de certos segurados, no caso de priso destes.

QUESTO 6

No que se refere ao Poder Executivo e ao Poder Judicirio, julgue os itens a seguir.

Denomina-se referenda a adeso dos ministros de Estado aos atos

presidenciais pertinentes rea de sua atuao; a negativa do ministro em apor a referenda tem a conseqncia poltica de implicar a exonerao do auxiliar do chefe do Poder Executivo, a pedido ou de ofcio; juridicamente, porm, a ausncia de referenda no torna nulo o ato, segundo pacfica doutrina constitucionalista. Em caso de impedimento do presidente da Repblica, decorrente de julgamento de crime de responsabilidade, aquele ficar inabilitado, por oito anos, apenas para o exerccio de mandato eletivo, mas poder exercer funo pblica cujo cargo se proveja por concurso. Considere a seguinte situao hipottica. Um indivduo foi preso por importar armamento de uso privativo das foras armadas, em situao que caracterizou sua conduta como crime poltico, tipificado na Lei de Segurana Nacional. Ele foi denunciado pelo Ministrio Pblico Federal e condenado, em primeiro grau, por juiz federal. Por discordar da sentena, resolveu recorrer. Nessa situao, a competncia para o julgamento era, realmente, da justia federal, e o recurso contra a sentena deveria ser julgado diretamente pelo STF. Ao se configurar conflito de competncia entre acrdo do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e deciso de juiz federal, caber ao STJ julgar o conflito, por envolver rgos de diferentes ramos do Poder Judicirio. Apesar de o direito vida ser o mais importante de todos os direitos e de a Constituio da Repblica atribuir justia federal a competncia para julgar a disputa sobre direitos indgenas, nem todo litgio que envolva ofensa ao direito vida de indgena ser necessariamente de competncia da justia federal.
Grupo I

A Constituio da Repblica estatui que cabe lei


complementar disciplinar as limitaes constitucionais ao poder de tributar; porm, como o prprio texto constitucional traz essas limitaes e as normas respectivas tm carter limitador da ao estatal, elas possuem, na maioria dos casos, aplicabilidade imediata, independentemente da regulamentao infraconstitucional.

Em sentido amplo, a interveno do Estado no


domnio econmico no se d apenas naqueles casos em que o poder pblico atue diretamente como agente econmico; tambm a produo de normas acerca da atividade econmica constitui, para parte da doutrina, como modalidade o dessa interveno, interveno.
Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

assim

planejamento

econmico, destinado racionalizao dessa mesma

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 3 / 13

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 8

Acerca da AGU, julgue os itens em seguida.

A estrutura bsica da AGU compreende trs classes de rgos: os de direo superior, os de execuo e o gabinete do advogado-geral
da Unio, como rgo de assistncia direta e imediata a este. Os de direo superior so o advogado-geral da Unio, a Procuradoria-Geral da Unio e a da Fazenda Nacional (PGFN), a Consultoria-Geral da Unio, o Conselho Superior da AGU e a Corregedoria-Geral da Advocacia da Unio. Na hiptese de rgos jurdicos da administrao federal criarem controvrsia acerca da interpretao de determinada norma jurdica, caber ao advogado-geral da Unio dirimi-la, da devendo resultar a edio de enunciado de smula administrativa, com a finalidade de prevenir dissensos futuros em torno da mesma questo de direito. Compete s procuradorias da Unio nos estados, como regra, a representao da Unio perante a justia federal de primeiro grau; no obstante a existncia de hierarquia no mbito da AGU, no pode o advogado-geral da Unio atuar nesse nvel da estrutura judiciria, em razo da diviso de atribuies estabelecida pela Lei Orgnica da Advocacia-Geral da Unio (Lei Complementar n. 73, de 1993). A PGFN integra a AGU, mas tambm guarda subordinao administrativa em relao ao ministro de Estado da Fazenda; cabe-lhe representar a Unio em causas de natureza fiscal, ainda que no decorram necessariamente de crdito tributrio. Estritamente nos termos da Lei Complementar n. 73, de 1993, pode o membro da AGU conceder entrevista a rgo de imprensa, acerca de assunto de seu trabalho, independentemente de autorizao, desde que no revele dados protegidos por sigilo legal nem qualquer informao que possa prejudicar os interesses da Unio e da administrao pblica federal.
QUESTO 11

QUESTO 9

Julgue os itens abaixo, relativos ao domnio pblico hdrico, nos termos da Lei n. 9.433, de 8/1/1997, que instituiu a poltica nacional de recursos hdricos.

Julgue os itens que se seguem, acerca da classificao de bens pblicos.

Perante a Constituio de 1988, a gua doce bem de domnio


privado, limitado a conflitos de vizinhana ou aproveitamento para energia eltrica. Os recursos hdricos brasileiros constituem recursos naturais limitados cujo uso prioritrio deve dirigir-se ao consumo humano e dessedentao de animais. A gua, perante a legislao de recursos hdricos vigente, res nullius. A gesto de recursos hdricos centralizada na Agncia Nacional de guas (ANA), instituda pela Lei n. 9.984/2000. A bacia hidrogrfica a unidade territorial para implementao da poltica nacional de recursos hdricos e atuao do sistema nacional de gerenciamento de recursos hdricos.

Um prdio adquirido pela Unio para que nele funcione


repartio da Secretaria de Receita Federal, em um estado da Federao, pode ser classificado como bem pblico federal dominial. A Praa dos Trs Poderes, situada no Distrito Federal, classificada como bem pblico distrital de uso comum. A natureza jurdica do rio Tiet, cujo percurso, desde sua nascente, limita-se ao estado de So Paulo, de bem pblico de uso comum federal. Prdio em que funciona repartio da Advocacia-Geral da Unio pode ser vendido sem nenhuma operao preliminar venda. O rio So Francisco, que conhecido como rio da integrao nacional, tem natureza jurdica de bem pblico federal.

QUESTO 10

QUESTO 12

Julgue os itens a seguir, referentes aos atos administrativos e ao seu controle interno de legalidade.

Com relao ao controle e aos poderes da administrao pblica, julgue os itens subseqentes.

Caso a administrao pblica tenha percebido que editou um ato


administrativo ilegal, dever anul-lo somente aps comunicar o fato ao Poder Judicirio. Os bens que, segundo a destinao, embora integrando o domnio pblico, como os demais, deles difiram pela possibilidade de ser utilizados em qualquer fim, ou mesmo alienados pela administrao, se assim esta o desejar, so chamados bens de uso comum. Em caso de ilegalidade do ato administrativo, a administrao dever revog-lo ou anul-lo. A um ato administrativo para cuja prtica exige-se a conjugao de vontade de mais de um rgo da administrao denomina-se ato administrativo complexo. O concurso pblico ato-condio para a nomeao em cargo efetivo.

Quando a administrao se vale de lei que prev a demisso de


servidor pblico pela prtica de ato definido como crime e demite um servidor, ela exerce o poder disciplinar. O controle externo o que se realiza por rgo estranho administrao responsvel pelo ato controlado, como, por exemplo, a apreciao das contas dos Poderes Executivo e Judicirio pelo Poder Legislativo. Quando o presidente da Repblica expede um decreto para tornar efetiva uma lei, ele exerce o poder regulamentar. Por meio do controle administrativo, a administrao s pode anular os seus prprios atos. O controle externo exercido pelos tribunais de contas objetiva verificar unicamente a conformao do ato ou do procedimento administrativo com as normas legais que o regem (controle formal), desconsiderando, portanto, a anlise da eficincia.

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 4 / 13

Grupo I

Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 13

QUESTO 15

Marcos governador de um estado-membro do Brasil e, por isso, tem o poder de remover servidores pblicos de uma localidade para outra, para melhor atender ao interesse pblico. Um servidor do estado namorava a filha de Marcos, contrariamente a sua vontade. A autoridade, desejando pr um fim ao romance, removeu o servidor para localidade remota, onde, inclusive, no havia servio telefnico. Acerca da situao hipottica apresentada e considerando os preceitos constitucionais da administrao pblica, a doutrina e a legislao de improbidade administrativa (Lei n. 8.429/1992), julgue os itens que se seguem.

Considere, por hiptese, que um cidado venceu demanda contra a Unio, relativa responsabilizao civil desta por ato ilcito, tendo transitado em julgado a deciso. Acerca dessa proposio e do regime de precatrios, julgue os itens a seguir.

Todos os pagamentos devidos pelas fazendas pblicas


federal, estadual e municipal far-se-o exclusivamente na ordem de apresentao de precatrios e conta dos crditos respectivos.

Na execuo judicial por quantia certa contra a fazenda


pblica federal, dever esta pagar em 24 horas, no podendo o pedido executivo ser objeto de embargo.

O princpio da impessoalidade da administrao reflete-se e se


concretiza, tambm, na reprovao de casos como o descrito, no qual h um desvio claro da funo pblica de proteo do interesse do bem-comum. Na hiptese, tambm haveria ato de improbidade, em tese, pois houve violao de princpios administrativos, mesmo sem ter havido dano direto ao errio. O ato descrito sofre vcio de competncia. O governador no pode ser sujeito passivo da ao de improbidade por no ser servidor pblico no sentido estrito. O ato descrito est viciado por desvio de finalidade.

Se o credor for preterido no seu direito de preferncia, o


presidente do tribunal que expediu o precatrio poder ordenar o seqestro da quantia necessria para satisfazer o dbito contra a fazenda pblica federal.

obrigatria a incluso, no oramento das entidades de


direito pblico, em regra, de verba necessria ao pagamento de seus dbitos constantes de precatrios.

Caso o cidado deseje, poder receber o dinheiro


imediatamente por meio de acordo judicial, no qual haver reduo do montante a ser pago.
QUESTO 16

QUESTO 14

Flvio, servidor pblico federal, concursado e regularmente investido na funo pblica, motorista do Ministrio da Sade, ao dirigir, alcoolizado, carro oficial em servio, atropelou uma pessoa que atravessava, com prudncia, uma faixa de pedestre em uma quadra residencial do Plano Piloto de Braslia, ferindo-a. Considerando essa situao hipottica e os preceitos, a doutrina e a jurisprudncia da responsabilidade civil do Estado, julgue os itens seguintes.

Com relao a institutos bsicos do direito administrativo, julgue os itens abaixo.

O controle interno das atividades administrativas um dos


meios pelos quais se exercita o poder hierrquico.

O exame do ato administrativo revela a existncia de


requisitos necessrios sua formao, que podem ser assim discriminados: competncia, finalidade, forma, motivo e objeto.

Com base em preceito constitucional, a vtima pode ingressar com


ao de ressarcimento do dano contra a Unio. Na hiptese, h aplicao da teoria do risco integral. No mbito de ao indenizatria pertinente e aps o seu trnsito em julgado, Flvio nunca poder ser responsabilizado, regressivamente, caso receba menos de dois salrios mnimos. Caso Flvio estivesse transportando material radioativo, indevidamente acondicionado, que se propagasse no ar em face do acidente, o Estado s poderia ser responsabilizado pelo dano oriundo do atropelamento. Na teoria do risco administrativo, h hipteses em que, mesmo com a responsabilizao objetiva, o Estado no ser passvel de responsabilizao.

A Lei n. 8.112/1990 exige como requisitos bsicos para a


investidura em cargo pblico que o candidato seja brasileiro nato, sem qualquer fixao de limite de idade.

O Estado e o administrado comparecem, em regra, em


posio de igualdade nas relaes jurdicas entre si.

Os princpios do direito administrativo constantes na


Constituio da Repblica so aplicveis aos trs nveis do governo da Federao.

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 5 / 13

Grupo I

Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 17

QUESTO 20

Julgue os itens abaixo, relativos Lei de Introduo do Cdigo Civil (LICC Decreto-lei n. 4.657/1942).

Se Joo, brasileiro, domiciliado na Espanha, falecer ao visitar


parentes no Japo, ento, perante a LICC, a sucesso, em regra, dever seguir a lei japonesa. Se Juan Carlos, argentino, apaixonar-se por Gabriela, paraguaia, desejando com ela contrair matrimnio, e ambos estiverem domiciliados no Brasil, ento, perante a LICC, ser aplicada a lei brasileira para os impedimentos dirimentes e a lei argentina para os impedimentos impedientes. Se Marcos, alemo naturalizado brasileiro, celebrar contrato, no Brasil, com Vincius, brasileiro, ento, perante a LICC, ser aplicada a lei brasileira em face do princpio locus regit actum. Considere a seguinte situao hipottica. Mrio, marroquino, j casado perante a legislao brasileira, com Marta, brasileira, deseja registrar no Brasil o seu segundo casamento realizado no Marrocos. Nesse caso, perante a LICC, ser possvel tal registro em face do princpio da territorialidade moderada adotado no Brasil. Os governos estrangeiros no podem adquirir bens imveis no Brasil.

Lus adquiriu um imvel de Fbio. No entanto, ao solicitar o registro da escritura no Cartrio de Registro Imobilirio, descobriu que Fbio no era o proprietrio do imvel, sendo este de propriedade de Antnio, amigo de Fbio. Em face dessa situao hipottica e segundo a legislao civil vigente relativa ao registro pblico e s obrigaes e contratos, julgue os itens que se seguem.

Independentemente da situao descrita, Lus dever ser o


proprietrio do imvel oriundo de contrato de compra e venda, causa suficiente para a transferncia de propriedade. Com base na escritura de compra e venda assinada entre Lus e Fbio, aquele poder exigir de Antnio que transfira o imvel para sua propriedade. Na hiptese de Fbio ser absolutamente incapaz e mesmo que Lus desconhea essa circunstncia, Lus no poder requerer a devoluo do dinheiro pago a Fbio. O registro imobilirio poder ser modificado, impondo-se pela escritura pblica que Fbio seja considerado o proprietrio do imvel. A titularidade da propriedade prevista no Registro Imobilirio no poder ser contestada em nenhuma hiptese por ser uma presuno absoluta.

QUESTO 18

Suponha que Alberto (devedor), jogador inveterado, contraiu dvida de jogo com Pedro (credor), em janeiro de 1960. Em face dessa situao, considerando a legislao civil vigente relativa s obrigaes, prescrio e decadncia, julgue os itens que se seguem.

QUESTO 21

Caso Alberto tivesse pago a dvida em janeiro de 2001, Pedro Pedro poderia ter entrado com ao de cobrana contra Alberto
em janeiro de 1964. Na obrigao referida, h os elementos dever de Alberto de pagar (debitum) e a responsabilidade que alcana o patrimnio de Alberto (obligatio), que caracterizam as obrigaes civis, segundo a teoria dualista de Brinz do vnculo jurdico obrigacional. Alberto, caso pague a Pedro, no poder recobrar o valor pago. Nessa circunstncia, h uma obrigao natural, razo pela qual Alberto no pode compensar a sua dvida com outro crdito que possua em relao a Pedro.
QUESTO 19

Suponha que Aldo, com dezoito anos de idade, deseja ser emancipado por seus pais. Nessa situao e de acordo com a legislao civil vigente relativa emancipao e famlia, julgue os itens em seguida.

seria obrigado a devolver a quantia paga.

Se apenas o pai de Aldo desejar emancip-lo, essa emancipao A hiptese de emancipao apresentada classificada pela Caso Aldo case-se com Maria, de vinte anos de idade,
tornar-se- plenamente capaz, apesar de no ter 21 anos de idade, o mesmo ocorrendo com ela. Supondo que Aldo esteja concluindo a 3. srie do ensino mdio, caso ele seja aprovado no vestibular, ser automaticamente emancipado. Caso Aldo seja emancipado com a concordncia de seus pais e queira se casar aps a emancipao, ainda assim dever ter a autorizao deles.
QUESTO 22

ter efeito de pleno direito, nos termos do Cdigo Civil vigente. doutrina como emancipao voluntria.

Julgue os itens subseqentes, referentes responsabilidade civil, inclusive por danos causados ao meio ambiente e ao consumidor, previstos, respectivamente, no Cdigo Civil, na Lei n. 6.938/1981 e na Lei n. 8.078/1990.

Considerando a legislao civil vigente relativa ao direito das coisas, julgue os itens a seguir.

A responsabilidade civil decorrente de dano ecolgico exclui a


possibilidade de responsabilizao penal ou administrativa. A responsabilidade civil objetiva foi adotada para o dano ambiental, consoante a Lei n. 6.938/1981. No Cdigo Civil, a regra a da responsabilidade civil objetiva, assim como no Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor. Na responsabilizao civil por dano ecolgico, h necessidade de se provar a culpa do agente. No Cdigo Civil, os relativamente incapazes so passveis de responsabilizao civil.

Ao possuidor de m-f assegurado o direito de reteno da


coisa principal, pelo valor das benfeitorias volupturias e necessrias. O possuidor de boa-f poder exercer o direito de reteno pelo valor das benfeitorias teis e necessrias. As benfeitorias podem ser compensadas pelos danos causados pelo possuidor. A acesso modo derivado de aquisio da propriedade imobiliria. direito do usufruturio alienar a coisa para quem quiser.

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 6 / 13

Grupo I

Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 23

Julgue os itens subseqentes, a respeito dos contratos de compra e venda.

Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes obriga-se a transferir o domnio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe outra coisa Os ascendentes no podem vender aos descendentes, sem que os outros descendentes expressamente consintam. Na clusula de retrovenda, o vendedor pode reservar-se o direito de recobrar, em certo prazo, o imvel que vendeu, restituindo o preo A venda a contento a clusula que subordina o contrato condio de ficar desfeito se o comprador no agradar da coisa. Em regra,
a venda a contento reputar-se- feita sob condio suspensiva, no se aperfeioando o negcio enquanto o adquirente no se declarar satisfeito. O pacto de melhor comprador o pacto adjeto compra e venda em que o comprador de coisa mvel ou imvel fica com a obrigao de oferec-la a quem lha vendeu, para que este use do seu direito de compr-la e ser novamente proprietrio da coisa.
QUESTO 24

em troca.

acrescido das despesas feitas pelo comprador.

A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada, por vcios ou defeitos ocultos, que a tornem imprpria ao uso a que destinada ou lhe diminua o valor. Diante de tal ocorrncia, e perante a legislao civil contratual e obrigacional, julgue os itens seguintes.

A coisa que for vendida em hasta pblica pode, com os vcios referidos acima, sofrer ao redibitria. Em vez de rejeitar a coisa, poder haver ao para pedir abatimento do preo. Se a coisa for vendida em hasta pblica, no cabe a ao de pedir abatimento no preo. As doaes gravadas com encargo esto sujeitas ao vcio redibitrio. Em um contrato de compra e venda, em regra, podem ser alegados vcios redibitrios.
QUESTO 26

QUESTO 25

A empresa SILVERFLASH impetrou mandado de segurana para anular sano administrativa que lhe fora imposta pelo Conselho Administrativo de Defesa Econmica (CADE), em deciso proferida em processo administrativo, por violao ordem econmica, em razo de determinada clusula contratual imposta aos consumidores de seus servios e que representava limitao ao acesso destes aos prestadores de servios mdicos. O juzo da 1. Vara da Seo Judiciria do Distrito Federal concedeu liminar, suspendendo os efeitos do acrdo. A partir da situao hipottica acima, julgue os itens a seguir.

Em relao competncia, julgue os itens seguintes.

Nas hipteses em que se verificar a conexo ou a continncia,


como causas modificadoras da competncia relativa, pode o juiz, de ofcio, reconhecer a incompetncia, determinando a reunio dos processos, ainda que o ru se tenha mantido inerte, no apresentando exceo de incompetncia. Se o ru no opuser exceo de incompetncia na medida cautelar antecipatria que lhe for proposta, no mais poder insurgir-se contra a incompetncia relativa na ao principal. Se o juiz tiver sua competncia prorrogada para julgar causa aforada em outra comarca, em virtude de conexo com causa de sua competncia, e as partes vierem a transigir na demanda que atraiu o outro feito para o foro prevalente, pondo fim a essa demanda, o juiz perder sua competncia para decidir a lide que veio de outro foro. No possvel o simultaneus processus, pela cumulao processual, de causas que sejam, respectivamente, de atribuio da justia federal e da justia local. Se, porm, em ao proposta perante rgo da justia estadual, intervier a Unio, haver cumulao subjetiva, com deslocamento imediato da competncia para a justia federal. Se a fazenda pblica estadual intervier como terceiro em causa que corra em comarca do interior, onde no haja juzo fazendrio, a causa continuar a tramitar no juzo cvel onde foi proposta, em virtude de no possuir o estado foro privativo, mas se a causa correr no foro da capital, essa interveno afetar a competncia do juzo, e, assim, ocorrer superveniente incompetncia absoluta do juzo, deslocando a competncia para processar e julgar a demanda da vara cvel em que se encontrar a ao para a vara especializada dos feitos da fazenda pblica.

O CADE no possui legitimidade ativa para pleitear suspenso


de segurana, se entender que a medida liminar concedida no writ potencialmente danosa ordem pblica, economia, sade ou a qualquer outro interesse da coletividade, devendo a medida ser requerida pelo procurador-geral da Repblica. O presidente do TRF da seo judiciria a que pertence o juiz prolator da deciso cuja suspenso se requer competente para conceder a suspenso de segurana. Nas hipteses em que a liminar concedida pelo desembargador relator em processo de competncia originria do tribunal, cabe ao presidente do STF ou do STJ, conforme a matria seja constitucional ou infraconstitucional, apreciar o pedido de suspenso da execuo da liminar ou da sentena, e no ao presidente do tribunal ao qual pertence o relator. No recorrvel o despacho que indefere a suspenso, mas cabe agravo da deciso que defere a suspenso. No viola o princpio da unicidade recursal o entendimento de que admissvel agravo da deciso que concede liminar em mandado de segurana, para exame da ocorrncia de ilegalidade ou abuso de poder ou qualquer outro vcio daquela deciso, apesar da previso estabelecida na Lei n. 4.348/1964, para suspenso da execuo da liminar ou da sentena.

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 7 / 13

Grupo I

Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 27

QUESTO 29

O Movimento das donas de casa e consumidores de Minas Gerais props ao civil pblica contra a Empresa Brasileira de Telecomunicaes S.A. (EMBRATEL) e a Telecomunicaes de Minas Gerais S.A. (TELEMAR), perante o juzo da 1. Vara da Seo Judiciria de Minas Gerais (Belo Horizonte), requerendo a intimao da Agncia Nacional de Telecomunicaes (ANATEL). Instada a dizer se tinha interesse na causa, a ANATEL manifestou-se no sentido da falta de interesse. O juiz federal, ento, remeteu os autos justia estadual, para prosseguir no feito. Acerca dessa situao hipottica e de temas a ela pertinentes, julgue os itens abaixo.

Julgue os itens a seguir.

O arrendatrio parte legtima para requerer o depsito


judicial em consignao em face do credor do arrendante, para impedir a penhora sobre o imvel arrendado.

Alegada a insuficincia do depsito, poder o ru levantar,


desde logo, a quantia ou a coisa depositada, com a conseqente liberao parcial do autor, prosseguindo o processo quanto parcela controvertida.

O cheque prescrito pode ser cobrado na via especial da ao


monitria.

O juiz federal, ao constatar a sua incompetncia, diante da falta


de interesse da ANATEL, deveria ter suscitado conflito negativo de competncia, em vez de remeter os autos ao juzo estadual. O juiz federal, constatada a falta de interesse da ANATEL, deveria ter extinto o feito, sem julgamento de mrito, por falta de um dos pressupostos processuais exigveis para regular e validar o desenvolvimento do processo: a competncia do juzo. Na hiptese em apreo, ainda que no haja interesse da ANATEL, o juiz federal a quem fora distribuda originariamente a ao competente para processar e julgar o feito, tendo em vista o princpio da perpetuatio jurisdicionis. Na situao considerada, cabe reclamao contra a deciso do juiz que remeteu os autos ao juzo estadual. Na situao descrita, se o juiz estadual, ao receber os autos, suscitar conflito negativo de competncia, este ser dirimido pelo TRF da regio qual pertencer o juiz federal suscitado.

Ainda que a ao possessria seja intentada depois de


ultrapassado o prazo de ano e dia da consumao da agresso posse, permanece limitado o campo de cognio do juiz exclusivamente s questes de natureza possessria.

Os pedidos de regulamentao de guarda de menor, porque


tm efeitos previdencirios, correm perante a justia federal, sendo evidente o interesse do INSS no feito.
QUESTO 30

Em relao aos recursos, julgue os itens que se seguem.

Considerando que a devoluo ao rgo ad quem na apelao


e nos recursos extraordinrio e especial tem efeitos diversos, possvel que o recorrido, vencedor da demanda, tenha necessidade de aderir ao recurso extraordinrio ou ao especial para ensejar ao STF ou ao STJ a apreciao de determinada questo, mas no tenha a necessidade de faz-lo em hiptese anloga na apelao.

QUESTO 28

Em relao s medidas cautelares e aos procedimentos especiais, julgue os itens subseqentes.

Pelo princpio da fungibilidade das cautelares e do poder geral de


cautela do juiz, lcito conceder-se ao autor, em tutela antecipada, providncia diversa daquela requerida ou, ainda, conceder-se, de ofcio, a antecipao da tutela, desde que presentes o fumus bonis iuris e o periculum in mora. No tem interesse na cautelar o credor que possui ttulo e pode propor desde logo a execuo. Tendo em vista a possibilidade de execuo imediata das antecipaes de tutela, no lcito ao juiz conceder tais medidas em causas que versem acerca de direitos indisponveis, s se admitindo a antecipao nas causas que envolvam direitos patrimoniais. A execuo das medidas antecipatrias de tutela so executadas aps citao da parte contrria, na pessoa de seu advogado. Quando a tutela antecipada requerida pelo autor possuir carter satisfativo, o juiz deve, executada a medida, extinguir o feito sem julgamento de mrito, por perda superveniente do interesse de agir.
Grupo I

Interpostos e admitidos recursos extraordinrio e especial, de


regra, primeiro processa-se e julga-se o recurso especial; s depois remetem-se os autos ao STF, para julgamento do extraordinrio, caso no esteja prejudicado.

possvel que o recurso extraordinrio, sendo prejudicial ao


especial, suspenda este, julgando-se aquele em primeiro lugar.

Podem ser objeto de recurso extraordinrio, entre outros,


acrdos proferidos em causa de competncia originria de tribunal e em casos de reexame obrigatrio em segundo grau de jurisdio, ainda que ningum haja apelado.

Ao contrrio do recurso especial, o extraordinrio cabvel


contra decises de rgos de primeiro grau no-impugnveis por outra via, como a deciso da turma acerca de recurso contra sentena do juizado especial cvel.
Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 8 / 13

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 31

QUESTO 33

Julgue os itens seguintes.

A execuo da deciso condenatria, objeto de recurso


extraordinrio, provisria, e no definitiva, e deve obedecer aos princpios do art. 588 do Cdigo de Processo Civil.

A eventual pendncia de recurso contra a sentena que julgar


improcedentes os embargos do devedor, na execuo de ttulo judicial, no obsta definitividade da execuo, podendo a parte promover, apesar dele, a hasta pblica.

Considerando que a Lei n. 8.906/1994 determina que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por constituir servio pblico, goza de imunidade tributria total em relao a seus bens, rendas e servios, e que essa mesma lei determina que compete OAB fixar e cobrar de seus inscritos contribuies, preos de servios e multas, julgue os itens a seguir.

Como a Constituio da Repblica determina que ningum


poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado a qualquer entidade, seria incorreto afirmar que tem carter tributrio a contribuio anual que a OAB cobra de seus inscritos com base na referida lei, pois no se trata de prestao pecuniria compulsria, medida que ela somente pode ser cobrada de pessoas que espontaneamente decidiram filiar-se OAB. Embora a mencionada lei disponha que a OAB goza de imunidade tributria, correto afirmar que leis federais no podem criar imunidade tributria e que leis ordinrias federais no podem criar iseno relativamente a tributos estaduais e municipais. Se a Unio decidisse duplicar uma determinada rodovia federal e fosse comprovado que essa obra, se realizada, acarretaria aumento no preo venal dos imveis localizados s margens da rodovia, a Unio poderia estabelecer uma contribuio de melhoria para arrecadar o dinheiro necessrio para que a obra viesse a ser realizada, sendo que esse tributo deveria ser institudo por lei complementar e poderia ter como sujeito passivo titular de direito real de usufruto do imvel cujo valor venal viesse a sofrer incremento em virtude da realizao da obra. Considere a seguinte situao hipottica. Recentemente, descobriu-se que a vacina contra hidrofobia canina utilizada no pas nos ltimos dez anos era ineficiente em relao a uma nova variedade do vrus da raiva e, para evitar a disseminao da doena, lei federal determinou que, no dia 14/7/2002, todos os donos de cachorros devero levar seus animais a um posto de vacinao para que seja aplicada uma vacina que os proteja contra o novo vrus. Alm disso, a lei estabeleceu que os proprietrios dos cachorros devero pagar R$ 3,50 pela aplicao de cada dose da vacina utilizada em seus animais. Nesse caso, diversamente do dever de levar os ces para serem vacinados, a obrigao de pagar pela aplicao da vacina teria carter tributrio, constituindo uma taxa. Ao estabelecer as regras de diviso de competncias legislativas entre os entes que compem a Federao, a Constituio da Repblica determina que cabe Unio a competncia legislativa residual, inclusive a competncia residual em matria tributria, pois somente a Unio competente para estabelecer impostos no-definidos no prprio texto constitucional.
Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Procedentes os embargos do devedor, a execuo continuar


suspensa na pendncia da apelao.

No sendo possvel a reunio de processos por conexo quando


se tratar de incompetncia absoluta, tramitando ao na justia estadual, se uma das partes denunciar a lide Unio, o juiz dever suspender o processo principal, remetendo justia federal to-somente o incidente de denunciao para que l seja julgado.

So cabveis embargos infringentes em ao cautelar de


competncia originria do tribunal, julgada por maioria de votos, ainda que acessria de ao rescisria.
QUESTO 32

A respeito de ao civil pblica e popular, julgue os itens em seguida.

A propositura de ao civil pblica pelo Ministrio Pblico,


visando a reparao a danos causados ao meio ambiente, no impede a propositura de ao individual para a reparao de danos oriundos do mesmo fato, no se verificando litispendncia entre as aes.

Verifica-se a ocorrncia de conexo a justificar a reunio dos


processos, se um deles, embora j extinto por sentena, ainda no tiver transitado em julgado, pendente o exame de apelao.

A ao civil pblica deve ser ajuizada, em regra, no foro do local


onde ocorreu o dano. Tratando-se de comarca em que no haja juiz federal, e sendo a Unio chamada a integrar a lide, prorroga-se a competncia para o juiz de direito do lugar do dano, por fora do texto constitucional, salvo se na comarca existir vara da justia federal.

A propositura da ao popular previne a jurisdio do juzo para


todas as aes posteriormente intentadas contra as mesmas partes e sob os mesmos fundamentos. Correndo as aes em juzos de competncia territorial diversa, torna-se competente aquele que primeiro citar validamente o ru.

Segundo o mais recente entendimento do STF, no vivel a


declarao incidental de inconstitucionalidade de lei como fundamento do pedido em ao civil pblica, pois esta ao, operando seus efeitos erga omnes, equiparar-se-ia, por vias transversas, ao direta, em controle concentrado.

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 9 / 13

Grupo I

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 34

QUESTO 36

Devido crise de energia, lei federal editada em janeiro de 2002 estabeleceu, pelo prazo de cinco anos, iseno de imposto sobre produtos industrializados (IPI) para as indstrias que se dedicassem produo de equipamentos que transformassem energia solar e elica em energia eltrica. Inspirando-se nessa lei, o estado de Pernambuco concedeu iseno de ICMS s operaes de circulao dos equipamentos abrangidos pela referida lei federal, desde que produzidos em estabelecimentos industriais situados naquele estado, sendo que foi mantida a tributao de operaes de mesma natureza quando os equipamentos forem produzidos fora do estado. Em face dessa situao hipottica e relativamente obrigao tributria, julgue os itens subseqentes.

Carlos proprietrio da chcara Bragana, onde reside com sua famlia e tem uma produo mdia de hortalias, e seu imvel situa-se na rea rural de determinado municpio. Acerca desse quadro hipottico e considerando que o ITR um imposto cujo lanamento d-se por homologao e que a lei no fixa prazo definido para a homologao da declarao dos contribuintes desse imposto, em cada um dos itens seguintes apresentada uma situao hipottica adicional, seguida de uma assertiva, que dever ser julgada.

Carlos props a um amigo a venda da chcara Bragana,

O estabelecimento da referida iseno do IPI no poderia ter sido feito Lei federal editada em 2003, que determinasse a revogao imediata da inconstitucional a referida iseno do ICMS concedida por Enquanto no direito civil h presuno relativa no sentido de que as
Pernambuco. dvidas so portveis (portables), no direito tributrio, as dvidas so sempre quesveis (qurables), pois cabe ao sujeito passivo da obrigao tributria promover o pagamento no domiclio do credor. Se a legislao federal que regula o IPI estabelecesse para alimentos industrializados uma alquota mdia de 10% e no determinasse incidncia do imposto sobre bebidas alcolicas destinadas exportao, essa situao violaria a disposio constitucional que determina que a alquota do IPI deve ser proporcional essencialidade do produto tributado e, portanto, seria correto qualificar essa situao como uma omisso inconstitucional que poderia ser impugnada mediante ao direta de inconstitucionalidade por omisso, ajuizada perante o STF.
QUESTO 35

mediante decreto do presidente da Repblica.

referida iseno do IPI, seria invlida, porm no seria inconstitucional.

Takano proprietrio da chcara Nihon, onde reside com sua famlia e tem uma produo mdia de hortalias. Seu imvel situa-se na rea rural do municpio de Utopia. Acerca dessa situao hipottica, julgue os itens abaixo.

A obrigao tributria relativa ao imposto territorial rural (ITR)

incidente sobre a propriedade da chcara Nihon pode ser caracterizada como uma obrigao real, porque o ITR um imposto real, dado que seu fato gerador a propriedade de um terreno, que um direito real. Apesar de o ITR ser um tributo federal, cabe a Utopia metade do produto da arrecadao do ITR relativo a imveis situados no municpio. A legislao tributria estabelece hipoteca legal dos bens imveis como forma de garantir o pagamento dos crditos tributrios que tenham como fato gerador a propriedade desses bens e, portanto, a chcara de Takano pode ser penhorada em processo judicial no qual seja excutido crdito tributrio referente a ITR incidente sobre a propriedade desse imvel. Os lenis freticos fazem parte do patrimnio dominical da Unio e, portanto, apenas a Unio poderia instituir e cobrar de Takano tributo pela utilizao da gua do lenol fretico localizado abaixo de sua propriedade, sendo que o tributo estabelecido com essa finalidade teria carter de taxa, mesmo que institudo mediante lei que o chamasse de imposto. Se, devido a mudanas na legislao tributria municipal e estadual, a propriedade da chcara Nihon viesse a se subsumir s hipteses de incidncia tanto do ITR quanto do imposto predial e territorial urbano (IPTU), o Estado no poderia exigir de Takano o pagamento de ambos os tributos, pois, nesse caso, apesar de o ITR e o IPTU terem diferentes bases de clculo e serem devidos a entes federados diversos, o ordenamento jurdico brasileiro vedaria a bitributao.

afirmando que no havia dbitos fiscais relativos ao imvel e mostrando, como prova da inexistncia de dvidas tributrias. O comprovante do pagamento da ltima parcela do ITR, cujo pagamento havia sido dividido em quatro parcelas. Nesse caso, como no direito tributrio, diversamente do que ocorre no direito civil, o pagamento de uma parcela no gera presuno de pagamento das parcelas anteriores. O comprovante de pagamento apresentado por Carlos no instrumento hbil para provar que ele estava em dia com suas obrigaes fiscais. Em fevereiro de 2002, foi editada lei ordinria estabelecendo a impenhorabilidade de imveis rurais com determinadas qualidades, nas quais a chcara Bragana se enquadrava. Nessa situao, nos termos do referido diploma normativo, tal impenhorabilidade no poderia ser argda em caso de execuo judicial de dbito tributrio, pois regras gerais em matria tributria somente podem ser estabelecidas mediante lei complementar. Carlos era sujeito passivo de processo de execuo fiscal, por meio do qual se cobrava dvida tributria derivada do no-pagamento do ITR incidente sobre a propriedade da chcara Bragana. Nesse caso, ele no podia participar de concorrncia pblica realizada pela Unio, mesmo que houvessem sido penhorados bens suficientes para garantir o pagamento da dvida. Carlos efetuou a declarao do ITR incidente sobre sua chcara, referente ao exerccio de 1995, mas, por erro, digitou de forma equvoca o valor do imvel, o que o fez calcular o imposto em valor 20% inferior ao devido e, conseqentemente, o pagamento que fez do imposto foi a menor. O Estado recebeu a quantia paga, mas, passados mais de cinco anos da feitura da declarao e do pagamento, no editou ato homologando a declarao. Nesse caso, ocorrer homologao tcita da referida declarao de Carlos, o que gerar decadncia do direito da Unio de constituir o crdito tributrio relativo ao valor que Carlos deixou de recolher em virtude do erro de clculo e, conseqentemente, causar a extino da obrigao tributria referente a essa quantia. A declarao do ITR apresentada por Carlos continha dados falsos, e o poder pblico efetuou lanamento de ofcio, cobrando a diferena entre o valor devido e a quantia efetivamente paga. Inconformado, Carlos impugnou o lanamento, de ofcio, mediante mandado de segurana, que foi julgado improcedente por no haver prova pr-constituda suficiente para a demonstrao do direito alegado por Carlos. Nesse caso, a sentena do mandado de segurana faz coisa julgada material e, portanto, ocorre precluso do direito de Carlos de ingressar com ao declaratria de inexistncia de dbito tributrio.
Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 10 / 13

Grupo I

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 37

QUESTO 38

A Constituio da Repblica determina que compete ao poder pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base em determinados objetivos, os quais incluem: uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; irredutibilidade do valor dos benefcios; eqidade na forma de participao no custeio; diversidade da base de financiamento.

Augusto, de 65 anos de idade, segurado obrigatrio da previdncia social, para a qual, na qualidade de empregado, contribuiu durante 36 anos. H exatos dois meses, Augusto, que sempre atuou como comercirio, demitiu-se de seu ltimo emprego, mas somente hoje ele ingressou com pedido de concesso de aposentadoria por tempo de contribuio. Elvira foi companheira de Augusto durante mais de vinte anos, mas eles no tiveram filhos em comum e no h qualquer notcia de que Augusto tenha tido filhos com outra mulher. H um ano, o casal separou-se, tendo o Poder Judicirio determinado que Augusto deveria pagar penso alimentcia a Elvira. Tendo em vista a situao hipottica acima descrita, julgue os itens em seguida.

Em face dessas consideraes, julgue os itens a seguir.

A idade de Augusto na data do pedido de aposentadoria teria


relevncia para a fixao da renda mensal do benefcio, caso ele solicitasse aposentadoria por idade, porm, sua idade seria irrelevante para a fixao do valor da aposentadoria por tempo de contribuio. O pedido de concesso da aposentadoria de Augusto deve ser deferido, dado ter ele tempo de contribuio suficiente para lhe conferir direito a aposentar-se, sendo correto afirmar que a renda mensal de sua aposentadoria corresponder ao valor integral do salrio-de-benefcio e que esse benefcio lhe ser devido a partir da data em que ele se desligou de seu ltimo emprego. Se Elvira, ex-companheira de Augusto, dele recebesse penso alimentcia, ela seria sua dependente perante o regime geral de previdncia e, portanto, caso ele viesse a falecer aps a concesso da aposentadoria, ela teria direito ao recebimento de penso, benefcio previdencirio cuja renda mensal corresponderia ao valor da aposentadoria paga a Augusto. Se, aps a concesso da aposentadoria a Augusto, ele e Elvira vierem a falecer em um acidente de carro, ocorrendo comorincia, e, sete anos aps o acidente, vier a ser comprovado que Brbara, uma estudante de quinze anos, filha de Augusto, ento Brbara ter direito de passar a receber a penso do pai, bem como de receber as parcelas relativas aos sete anos decorridos entre a morte de Augusto e o pedido de penso. Se houvesse ocorrido um substancial aumento no salrio mnimo no dia em que Augusto pediu demisso de seu ltimo emprego, seria possvel que o salrio-de-benefcio relacionado aposentadoria de Augusto fosse menor que o salrio mnimo vigente no pas no momento de sua aposentadoria. Porm, a renda mensal da aposentadoria de Augusto, tal como a renda mensal de auxlio-acidente a que fizesse jus antes de sua aposentadoria, no poderia ser menor que um salrio mnimo, mesmo que ele fizesse parte de regime facultativo de previdncia privada em que tivesse benefcio com renda mensal maior que dois salrios mnimos.

No Brasil, teve incio, durante a Era Vargas, a edio de leis


que instituam proteo previdenciria em favor tanto de trabalhadores urbanos como de trabalhadores rurais.

Se, atualmente, tal como ocorria antes do advento da


Constituio de 1988, no houvesse norma jurdica que estabelecesse para os trabalhadores rurais a obrigao de contribuir para a previdncia social, essa omisso legislativa poderia ser impugnada mediante mandado de injuno.

Enquanto a disposio constitucional que determina a


irredutibilidade do valor dos benefcios ligados seguridade social norma de eficcia plena, o dispositivo que determina a diversidade da base de financiamento da seguridade uma norma programtica.

Se a Unio editasse lei ordinria fixando a renda mensal do


auxlio-acidente em 60% do salrio-de-benefcio, essa lei seria inconstitucional porque acarretaria diminuio no valor da renda mensal do auxlio-acidente, em flagrante violao do princpio constitucional da irredutibilidade de benefcios.

Apesar de a Constituio da Repblica determinar como


objetivo da seguridade social a eqidade na forma de participao no custeio, o acesso sade universal e deve ser prestado tanto s pessoas que contribuem como s que no contribuem para a seguridade, inclusive aos estrangeiros em trnsito no pas.

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 11 / 13

Grupo I

Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 39

QUESTO 40

Julgue os seguintes itens.

Acerca das agncias reguladoras e executivas, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situao hipottica.


A Sudoeste Incorporaes Ltda. uma empresa que possui dbitos relativos contribuio destinada manuteno da seguridade social, e confessou essa dvida ao poder pblico, tendo realizado acordo com o Estado no sentido de fazer o pagamento parcelado do dbito. Nesse caso, mesmo tendo sido deferido o parcelamento do dbito, para que a empresa tivesse direito a receber do Estado o documento necessrio para que ela pudesse registrar validamente memorial de incorporao no registro de imveis, seria necessrio que ela oferecesse garantia no valor mnimo de 120% do valor total da dvida. Considere a seguinte situao hipottica. Ricardo, filiado obrigatrio na qualidade de empregado, sofreu ferimentos, em virtude de um acidente automobilstico, que lhe fizeram permanecer internado durante trinta dias e mantiveram-no outros sessenta dias afastado de seu emprego. Nesse caso, pode acontecer que sejam idnticos os valores dos quatro elementos seguintes: o salrio recebido por Ricardo de seu empregador, o seu salrio-de-contribuio, o seu salrio-de-benefcio relativo a auxlio-doena e a renda mensal do auxlio-doena a que ele teria direito em virtude de o referido acidente o ter incapacitado para o trabalho por perodo superior a quinze dias. Considere a seguinte situao hipottica. Paulo, filiado obrigatrio na qualidade de empregado, sofreu ferimentos, em virtude de um acidente automobilstico, que lhe fizeram permanecer internado durante trinta dias e mantiveram-no outros sessenta dias afastado de seu emprego. Nesse caso, Paulo somente teria direito a receber auxlio-acidente se, aps consolidao das leses decorrentes do referido acidente, restassem seqelas irreversveis que implicassem reduo da sua capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. Adicionalmente, ele teria direito a receber o auxlio-acidente mesmo antes do trmino do auxlio-doena relacionado s leses causadas pelo referido acidente, desde que ficasse comprovado, por percia mdica, a irreversibilidade das seqelas e sua interferncia na capacidade de Paulo para o trabalho. Considere a seguinte situao hipottica. Amlia ingressou no regime geral da previdncia social em janeiro de 2001, quando foi contratada como empregada em uma farmcia, j estando grvida na data dessa admisso. Porm, em fevereiro de 2001, foi editada lei ordinria, fixando em dez contribuies mensais o perodo de carncia do salrio-maternidade da segurada empregada. Assim, quando, em julho de 2001, Amlia postulou a concesso do salrio-maternidade, o INSS indeferiu o seu pedido, sob o argumento de que ela no tinha cumprido o perodo de carncia estabelecido em lei. Em face dessa situao, a deciso do INSS no aplicou adequadamente o direito previdencirio, dado que a referida alterao no perodo de carncia do salrio-maternidade no contemplaria o caso de Amlia, que continuaria a ser regido pela regra vigente no momento de sua contratao, regra essa que estabelecia independer de carncia a concesso de salrio-maternidade tanto s seguradas empregadas quanto s seguradas contribuintes individuais. O auxlio-funeral no um benefcio que faz parte do regime geral de previdncia social.
Grupo I

Na Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL), um de


seus diretores deve ser indicado no respectivo decreto de constituio como o responsvel por desempenhar a funo de ouvidor, a fim de zelar pela qualidade do servio pblico de energia eltrica e de receber, apurar e solucionar as reclamaes dos usurios.

A lei regulamentadora da ANEEL estabelece o que


geralmente se designa como quarentena, isto , o perodo no qual o ex-dirigente da agncia continua a ela vinculado durante certo tempo aps ocupar o cargo; no caso especfico dessa lei, esse perodo de doze meses e, nele, o ex-dirigente no pode prestar nenhuma espcie de servio, ainda que graciosamente, s empresas que estiveram sob sua regulamentao ou fiscalizao, inclusive as controladas, coligadas ou subsidirias daquelas.

Embora integre a administrao pblica na qualidade de


autarquia especial e detenha certo grau de independncia administrativa e financeira, bem como mandato fixo e estabilidade para seus dirigentes, a ANATEL mantm vnculo hierrquico em relao ao ministro de Estado das Comunicaes, a cujo ministrio vinculada.

A ANATEL concentra a maior parte das competncias


relativas superviso do sistema brasileiro de telecomunicaes, mas divide parte delas com o Ministrio das Comunicaes; exemplo de competncia desse ministrio a certificao de produtos destinados ao uso em telecomunicaes, pois essa atribuio no da ANATEL.

Alm de a Agncia Nacional do Petrleo (ANP) deter os


atributos de autonomia inerentes condio de autarquia especial, seus diretores no so de livre nomeao e exonerao por parte do presidente da Repblica, uma vez que o nome deles deve ser aprovado pelo Senado Federal previamente nomeao.

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 12 / 13

Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 41

QUESTO 42

Com relao s agncias reguladoras e executivas, julgue os itens seguintes.

Ainda com referncia s agncias reguladoras e executivas, julgue os itens abaixo.

Como regra geral, as sesses deliberativas da ANP so pblicas e


permitem que os presentes realizem gravao delas, bem como que solicitem transcrio do que nelas se discutir; a lei prev, porm, que, caso a matria envolva interesse estratgico do mercado de combustveis, a diretoria da agncia, por deciso unnime, torne reservada uma dessas sesses, restrita a presena aos representantes das partes e a seus advogados.

Cabe Agncia Nacional de guas (ANA) a implementao


da Poltica Nacional de Recursos Hdricos em todo o Brasil; porm, no caso de bacias hidrogrficas compartilhadas com outros pases, devido aos reflexos internacionais que atingem os interesses da Unio no plano externo, aquela poltica de competncia do presidente da Repblica e de comisso de relaes exteriores do Congresso Nacional.

O controle de portos, aeroportos e fronteiras, no que diz respeito


vigilncia sanitria, uma das reas de atuao que compete Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVS); alm disso, pode a agncia, entre outras atribuies, interditar, a depender das circunstncias, local de venda de produtos relativos sade, como farmcias e drogarias.

No apenas o Banco do Nordeste do Brasil S.A. mas


igualmente outros bancos podem exercer o papel de agente financeiro da Agncia de Desenvolvimento do Nordeste (ADENE); caber-lhes- no s creditar valores decorrentes dos projetos autorizados pela agncia como tambm fiscalizar a implementao desses projetos; a atuao do agente financeiro no ser gratuita, mas remunerada, segundo dispuser o Poder Executivo; a ADENE, em que pese a sua denominao, deve atuar no apenas nos estados da Regio Nordeste, mas ainda em trechos de Minas Gerais e do Esprito Santo.

Os produtos sujeitos ao da ANVS no so apenas


medicamentos, mas tambm alimentos, inclusive bebidas e guas envasadas; cosmticos, produtos de higiene pessoal e perfumes; saneantes; equipamentos e materiais mdico-hospitalares, odontolgicos e hemoterpicos e de diagnstico laboratorial e por imagem; imunobiolgicos e suas substncias ativas; sangue e hemoderivados; rgos, tecidos humanos e veterinrios para uso em transplantes ou reconstituies; radioistopos; cigarros e qualquer outro produto fumgero.

A Agncia de Desenvolvimento da Amaznia (ADA)


dirigida de maneira colegiada por diretoria cujos membros so livremente escolhidos pelo presidente da Repblica, apenas sujeitos aprovao por parte do Senado Federal; ningum que haja sido acionista ou scio de empresa beneficiada por projeto aprovado pela ADA poder ser nomeado para a diretoria da entidade.

A Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS) atua como


rgo de regulao, normatizao, controle e fiscalizao das atividades que garantam a assistncia suplementar sade; divide essa atribuio, em alguns pontos, com o Ministrio da Sade; no caso de usurios de planos privados de sade que se valham dos servios do Sistema nico de Sade (SUS), competir quele ministrio estabelecer as normas para ressarcimento do SUS.

Ressalvadas as garantias estabelecidas em lei para o exerccio


da direo das Agncias Nacionais de Regulao dos Transportes Terrestre e Aquavirio, cabe-lhes, sobretudo, implementar as polticas formuladas pelo Ministrio dos Transportes e pela Presidncia da Repblica.

A fim de conferir segurana situao jurdica dos dirigentes da


ANS, a legislao estabelece, em favor deles, estabilidade no cargo aps quatro meses de mandato, do qual somente podem ser afastados pela expirao do respectivo mandato ou por deciso judicial que lhes aplique sano penal e com trnsito em julgado.

Com exceo dos membros das diretorias, as agncias


reguladoras e executivas tm seu pessoal disciplinado pela legislao trabalhista, sob o regime de emprego pblico; a seleo dos empregados deve dar-se, como regra, por meio de concurso pblico, que poder abranger provas orais, escritas e de ttulos e curso de formao especfica.

UnB / CESPE AGU Cargo: Procurador Federal de 2. Categoria 13 / 13

Grupo I

Concurso Pblico Aplicao: 31/3/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche