Sei sulla pagina 1di 3

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO VII

DIREITO ELEITORAL

__________________________________________________________________ Rua: da Glria, n. 195 Liberdade So Paulo SP Cep: 01510-001 Tel./ Fax: (11) 3164.6606 www.damasio.com.br

DIREITO ELEITORAL Professor Clever Vasconcelos

I DO PODER LEGISLATIVO
1. SISTEMA BICAMERAL FEDERATIVO O Poder Legislativo no Brasil, em mbito federal, exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal (art. 44 da CF). Da a denominao sistema bicameral1. O Congresso Nacional presidido pelo presidente do Senado. Nos Estados, no Distrito Federal e nos Municpios, o Poder Legislativo atua na forma unicameral, por meio das Assemblias Legislativas, da Cmara Legislativa do DF e das Cmaras dos Vereadores. Pinto Ferreira diz que Congresso e Parlamento so expresses equivalentes, a primeira preferida pelas democracias americanas e a segunda, pelos pases europeus. Nosso sistema bicameral (a exemplo dos EUA) do tipo federativo, pois decorre da forma de Estado: cabe ao Senado Federal a funo de rgo representativo dos Estados federados na formao das leis nacionais, implementando-se o princpio da participao, essencial ao federalismo. A Cmara dos Deputados composta por representantes do povo, eleitos em nmero relativamente proporcional populao de cada Estado; o Senado possui representao igualitria de cada Estado e do DF (3 Senadores cada). importante dizer que o bicameralismo no essencial configurao do Estado Federal. No bicameralismo no h predominncia ou hierarquia de uma Casa sobre a outra. O que a CF estabelece em favor da Cmara dos Deputados formalmente certa primazia relativamente iniciativa legislativa. Observaes: a) A Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo. O nmero de Deputados, segundo a LC 78/93, de 513, e a repartio das cadeiras feita pelas unidades da federao, de forma proporcional. Ainda, cada territrio eleger 4 Deputados (art. 45, 2). O nmero de Deputados Federais relativamente proporcional populao do Estado, pois nos termos do art. 45, 1, nenhum Estado pode ter menos de 8 ou mais de 70 Deputados. Este critrio tem sido considerado injusto, tendo em vista a disparidade existente entre os Estados mais populosos e os menos populosos. Por isso, a proporcionalidade deveria ser aritmtica. b) A representao do Senado Federal feita de forma paritria (ou igualitria), sendo fixo o nmero mximo de Senadores, j que a constituio estabeleceu 81 Senadores (3 por Estado). Os Senadores so eleitos pelo sistema majoritrio (vale a votao individual de cada candidato), para um mandato de 8 anos, com dois suplentes cada. A renovao do Senado se d de quatro em quatro anos, atingindo ora 1/3, ora 2/3 das cadeiras. Cada Senador ser eleito com dois suplentes (mtodo de chapa nica). Ocorrendo vacncia do cargo, h sucesso pelo suplente, e no pelos mais votados. Contudo, havendo impedimento do suplente, far-se- eleio para preencher a vaga (mas apenas se faltarem mais de 15 meses para o trmino do mandato).
1

O bicameralismo est inserido entre ns desde a CF de 1824, porm, na constituio de 1934, o Senado passou a ser um rgo auxiliar da Cmara dos Deputados, e na constituio de 1937 o Senado deu lugar a um Conselho Federal, e o presidente da repblica acumulava funes legislativas.

Ncleo eleitoral no Brasil o ncleo eleitoral circunscricional, sejam as eleies majoritrias, sejam proporcionais, mas com a reforma poltica poder ser distrital, ou seja, cada distrito (que pode ser um bairro, cidade ou outra rea) registra candidatos prprios que concorrem a um nmero de vagas predeterminadas. Segundo o art. 86 do CE, nas eleies presidenciais a circunscrio ser o Pas; nas eleies federais e estaduais, o Estado; e, nas municipais, o respectivo Municpio. O DF tambm forma circunscrio prpria. Pelo art. 88, no permitido registro de candidato, embora para cargos diferentes, por mais de uma circunscrio ou para mais de um cargo na mesma circunscrio. Ainda, importante termos em mente os perodos legislativos correspondentes ao funcionamento do Congresso Nacional e de suas Casas: a) Legislatura o perodo de 4 anos, que corresponde ao mandato de deputado federal. O Senador da Repblica eleito para duas legislaturas (8 anos). A legislatura inicia-se no dia 1 de fevereiro seguinte eleio, e finda em 31 de janeiro do quarto ano subseqente. A legislatura tem grande significado, pois marca o tempo em que cada casa ir desempenhar suas atividades, como compor as comisses permanentes, e extinguir as temporrias2. b) Sesso legislativa o prazo anual, o qual se inicia em 2 de fevereiro, encerrando-se em 22 de dezembro. Pode-se dizer, tecnicamente, que uma legislatura compe-se de quatro sesses legislativas. Nos termos do art. 57, 2, a sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias. O art. 67 da CF dispe que a matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional. Ainda, pelo art. 62, 10, vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso do prazo. c) Perodo legislativo grosso modo, aquele referente ao primeiro e ao segundo semestre do ano. Pelo art. 57 (EC 50/06), os perodos legislativos so os seguintes: de 2 de fevereiro a 17 de julho; e de 1 de agosto a 22 de dezembro. A sesso legislativa composta de dois perodos legislativos. Embora seja a CF quem fixe estes perodos normais, ela tambm autoriza o Chefe do Executivo a convocar extraordinariamente o Congresso em caso de recesso (frias). bom lembrar que na convocao extraordinria vedado o pagamento de parcela indenizatria (art. 57, 7).

Fala-se, tambm, no princpio da unidade da legislatura (art. 105 do RICD), segundo o qual, finda a legislatura, arquivar-se-o todas as deliberaes que no seu decurso tenham sido submetidas deliberao da Cmara, e ainda se encontrem em tramitao, salvo algumas excees (as com pareceres favorveis de todas as comisses, as j aprovadas em turno nico, as que tenham tramitado no Senado etc.).

Potrebbero piacerti anche