Sei sulla pagina 1di 4

Aluno(a): Professor(a): Turma: Leia o texto a seguir com ateno.

no: Data:

O ladro
Moacyr Scliar

Quem descobriu o ladro na garage foi o meu irmo mais moo. Veio correndo nos contar, e a princpio no queramos acreditar, porque, embora nossa casa casse num bairro distante e fosse meio isolada, era uma quinta-feira tarde e ns no podamos admitir que um ladro viesse nos roubar luz do dia. Em todo caso fomos l. Espiamos por uma frincha da porta, e de fato l estava o ladro, um velhinho magro mas no estava roubando nada, estava olhando os trastes da garage (que era mais um depsito, porque h tempo no tnhamos mais carro). Rindo baixinho e nos entendendo por sinais ns o trancamos ali. noite voltou a me. Chegou cansada, como sempre desde a morte do pai trabalhava como costureira e resmungando. Que que vocs andaram fazendo? perguntou, desconada. Vocs esto rindo muito. No nada, me, respondemos, ns os quatro (o mais velho com doze anos). No estamos rindo de nada. Naquela noite no deu para fazer nada com o ladro, porque a me tinha o sono leve. Mas espivamos pela janela do quarto, vamos que a porta da garage continuava trancada e aquilo nos animava barbaridade. Mal podamos esperar que amanhecesse mas enm amanheceu, a me foi trabalhar e a casa cou s para ns. Corremos para a garage. Olhamos pela frincha e ali estava o velho ladro, sentado numa poltrona quebrada, muito desanimado. A, seu ladro! gritamos. Levantou-se, assustado. Abram, gente pediu, quase chorando. Abram, me deixem sair, eu prometo que no volto mais aqui. Claro que ns no amos abrir e dissemos a ele, ns no vamos abrir. Me deem um pouco de comida, ento ele disse , estou com muita fome, faz trs dias que no como. O que que tu nos ds em troca, perguntou o meu irmo mais velho. Ficou em silncio um tempo, depois disse: eu fao uma mgica para vocs. Mgica! Nos olhamos. Que mgica, perguntamos. Ele: eu transformo coisas no que vocs quiserem. Meu irmo mais velho, que era muito desconado, resolveu tirar a limpo aquela histria. Enou uma varinha pela frincha e disse: transforma esta varinha num bicho. Esperem um pouco disse o velho, numa voz sumida. Esperamos. Da a pouco, espremendo-se pela frincha, apareceu um camundongo. meu gritou o caula, e se apossou do ratinho. Rindo do guri, trouxemos uma fatia de po para o velho. Nos dias que se seguiram ele transformou muitas coisas tampinhas de garrafa em moedas, um prego em relgio (velho, no funcionava) e assim por diante. Mas veio o dia em que batemos porta da garage e ele no respondeu. Espivamos pela frincha, no vamos ningum. Meu irmo mais velho esperem aqui, vocs abriu a porta com toda a cautela. Entrou, ps-se a procurar o ladro entre os trastes: Pneu velho, no ele... Colcho rasgado, no ele... Enm, no o achou, e esquecemos a histria. Eu, particularmente, quei com certas dvidas: pneu velho, no era ele?
In: Moacyr Scliar et alii. Acontece na cidade. So Paulo: tica, 2005. p. 31-33. (Col. Quero Ler).

Contedo complementar da coleo Tudo Linguagem. Abril Educao Editora tica Todos os direitos reservados. Permitida a reproduo apenas para uso interno da escola.

7o ano 1o bimestre

Parte 1: Compreenso e interpretao do texto


Voc estudou que o conto uma histria de co breve, que apresenta conito, tempo e espao e poucas personagens. Responda s prximas questes tendo em vista essa ideia.
1

Quais so as personagens dessa histria?

Em que espao e em que tempo a histria narrada acontece?

Releia o trecho a seguir:

Nos dias que se seguiram ele transformou muitas coisas tampinhas de garrafa em moedas, um prego em relgio (velho, no funcionava) e assim por diante. Pode-se armar que o velhinho no passou fome durante os dias em que esteve na garagem? Justique sua resposta.

Ao ler o trecho Mas veio o dia em que batemos porta da garage e ele no respondeu, possvel concluir que: a) eles continuavam achando que o velhinho era um ladro e o deixavam trancado. ( b) depois do primeiro dia, a relao com o velhinho passou a ser de mais respeito. ( c) os irmos passaram a ter medo do velhinho, por isso batiam antes de entrar. ( ) ) )

Leia: Entrou, ps-se a procurar o ladro entre os trastes: Pneu velho, no ele... Colcho rasgado, no ele...

Ao buscar o velhinho entre as coisas velhas da garagem, o que o menino imaginava?

Contedo complementar da coleo Tudo Linguagem. Abril Educao Editora tica Todos os direitos reservados. Permitida a reproduo apenas para uso interno da escola.

7o ano 1o bimestre

Ao ler o trecho a seguir:

Espiamos por uma frincha da porta, e de fato l estava o ladro, um velhinho magro mas no estava roubando nada, estava olhando os trastes da garage (que era mais um depsito, porque h tempo no tnhamos mais carro). pode-se pensar que: a) o velhinho era mesmo um mgico e transformava os objetos no que os meninos pedissem. ( b) a garagem era um depsito de coisas mgicas. ( ) )

c) o velhinho encontrava entre as coisas velhas da garagem as coisas que mostrava para os meninos. ( )
7

O que voc acha que realmente aconteceu com o velhinho no nal da histria?

Parte 2: Conhecimentos de gramtica


Voc estudou que no Brasil a lngua portuguesa apresenta diferenas de uma regio para outra. No texto escrito por Moacyr Scliar, nascido no Rio Grande do Sul, h uma frase cuja construo revela um uso tpico da lngua nessa regio: O que que tu nos ds em troca, perguntou o meu irmo mais velho.
1

Como essa frase destacada seria falada em outra regio do Brasil? Escreva-a a seguir:

Copie do conto outra palavra ou expresso que mostre um uso tpico da regio Sul.

Voc estudou o substantivo e seus determinantes: o artigo, o numeral e o adjetivo. No texto, a palavra velho aparece em diferentes expresses. Copie-as a seguir:

Separe as expresses nas colunas correspondentes. Na primeira escreva as expresses em que a palavra velho usada como substantivo. Na outra, aquelas em que a palavra velho empregada como um adjetivo que est determinando o substantivo. Substantivo Adjetivo determinando o substantivo

Contedo complementar da coleo Tudo Linguagem. Abril Educao Editora tica Todos os direitos reservados. Permitida a reproduo apenas para uso interno da escola.

7o ano 1o bimestre

7o ano: unidades 1 e 2 Gnero: conto Respostas e comentrios para o professor

Parte 1: Compreenso e interpretao do texto


1 2 3

Quatro irmos, a me e um velho. Na garagem/garage de uma casa. As aes acontecem durante alguns dias. O velhinho no deve ter passado fome, pois, como da primeira vez, provavelmente a cada objeto transformado os irmos lhe traziam algo para comer. Item c. Ele imaginava que o velhinho feito uma mgica consigo mesmo e se transformado em um objeto. Item c. Professor, o importante nesta questo a coerncia da argumentao.

4 5 6 7

Parte 2: Conhecimentos de gramtica


1 2 3 4

Possibilidade: O que que voc nos d em troca, perguntou o meu irmo mais velho. Possibilidades: Rindo do guri; e aquilo nos animava barbaridade. Possibilidades: um velhinho magro; o meu irmo mais velho; disse o velho; pneu velho; o velho ladro Substantivo: um velhinho magro; disse o velho. Adjetivo determinando substantivo: o meu irmo mais velho; pneu velho; o velho ladro.

Contedo complementar da coleo Tudo Linguagem. Abril Educao Editora tica Todos os direitos reservados. Permitida a reproduo apenas para uso interno da escola.

7o ano 1o bimestre

Potrebbero piacerti anche