Sei sulla pagina 1di 15

Atividades de interpretao Para responder s questes de nmeros 01 a 05, leia o texto.

gua economia e consumo consciente Todos sabem que a gua um bem natural precioso. Embora encontrada em grande quantidade no planeta Terra, seu tratamento para torn-la boa para consumo caro e trabalhoso. Alguns especialistas dizem que, se o consumo de gua continuar alto e com muito desperdcio, no futuro, poderemos enfrentar srios problemas de falta de gua. A gua precisa ser entendida como um bem finito e escasso. preciso saber que a atitude de cada um de ns importante para preservar a gua e a vida de todos no planeta. importante no desperdiar. Pequenas atitudes dirias na vida prtica podem dar resultados surpreendentes. Uma torneira gotejando, por exemplo, desperdia mais de 16 mil litros de gua por ano, o que daria para matar a sede de uma pessoa por quase 23 anos. E, geralmente, esse problema fcil de resolver trocando o chamado corinho da torneira. preciso tambm tomar cuidado com a quantidade de gua gasta no banho, verificar se a descarga do banheiro no est com vazamento, escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira da pia fechada, economizar gua ao lavar a loua na cozinha e na limpeza dos ambientes em geral. Alm de colaborar com o meio ambiente, a prtica de economizar gua e do consumo consciente podem gerar uma boa economia no final do ms. O gesto de cada um de ns por incrvel que possa parecer pode trazer benefcios ou prejuzos que vo alm do prprio ambiente. E esses gestos refletem na nossa casa, no ambiente de trabalho, na cidade, no pas, no planeta. (www.suapesquisa.com.br e www.saudebrasilnet.com.br, 11.01.2013. Adaptado) 01. De acordo com o texto, o tratamento da gua exige (A)sacrifcio e boa vontade. (B) muito dinheiro e trabalho. (C) algum trabalho e muita sabedoria. (D) interesse e patrocnio. 02. Especialistas afirmam que, no futuro, poderemos sofrer com problemas de falta de gua se as pessoas (A) usarem a gua com moderao. (B) souberem economizar. (C) se preocuparem com o valor da conta mensal. (D) continuarem a consumir com exagero. 03. Conforme cita o texto, muitas vezes a troca da pea chamada corinho resolve o problema de vazamento de gua (A) da torneira. (B) do chuveiro. (C) da descarga. (D) do sifo. 04. Assinale a alternativa correta de acordo com o texto. (A) Uma pessoa precisa de 16 mil litros de gua por ano para viver. (B) Tomar banho demorado uma ou duas vezes por semana gera gastos menores. (C) Se o vazamento de gua da descarga for pequeno, as consequncias sero insignificantes. (D) Economizar gua gera, inclusive, economia de dinheiro. 05. O contrrio da expresso do texto ...a gua um bem finito... dizer que a gua um bem que (A) custa muito caro. (B) no tem preo. (C) nunca terminar. (D) algum dia ter fim. Para responder s questes de nmeros 11 a 14, leia o texto.

Boas prticas para evitar desperdcios Tanto em casa quanto no servio, algumas atitudes simples de cada um podem ajudar a preservar o meio ambiente de todos. Uma delas jogar o lixo no lixo, de preferncia com a destinao correta para vidros, metais, papis, lixo orgnico, para que o que for possvel possa ser reciclado. Outra atitude importante em relao economia de papel, visto que o papel exige grande quantidade de gua e energia para ser produzido, sem contar as rvores derrubadas para conseguir a matria-prima. Por isso, sempre que possvel, devemos utilizar os dois lados das folhas de papel para evitar desperdcio. Por fim, entre muitas outras atitudes corretas e simples de serem praticadas, importante doar os bens que no vamos mais utilizar. Roupas, livros, mveis e brinquedos, por exemplo, podem ser doados para pessoas conhecidas ou entidades beneficentes. Dessa forma tero um melhor destino do que a lata do lixo ou a rua, onde as consequncias podem ser desastrosas, como o aumento da quantidade de lixo pela cidade, proliferao de insetos e ratos, entupimento dos bueiros e poluio dos rios. (www.brasil.gov.br/consumoconsciente/boas-praticas,17.01.2013. Adaptado) 11. Segundo o texto, um cuidado que devemos ter com o nosso lixo separar os vidros dos metais ou dos papis. Isso (A) exige tempo e pacincia. (B) depende de espao grande e adequado. (C) pode ser feito em casa, porm depende de autorizao de entidades beneficentes. (D) til, pois pode-se reaproveitar o que for possvel. 12. De acordo com o texto, a produo de papel consome (A) dinheiro, energia e tempo. (B) gua, energia e rvores. (C) trabalho, rvores e combustvel. (D) folhas, matria-prima e metais. 13. Conforme cita o texto, os bens que no tm mais utilidade para ns devem ser (A) trocados. (B) jogados. (C) doados. (D) guardados. 14. O lixo deixado na rua pode causar consequncias (A) discretas. (B) desastrosas. (C) simples. (D) aceitveis Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 08. O futuro da medicina A revista britnica The Economist trouxe uma interessante reportagem sobre o futuro da medicina. De acordo com o peridico, com o envelhecimento da populao e o aumento da prevalncia das doenas crnicas, vai ser impossvel formar tantos mdicos quantos seriam necessrios pelos padres do sculo 20. A soluo, segundo a revista, passa por modificar esses padres, melhorando a produtividade da sade. Isso significa que a medicina no poder mais ser to centrada na figura do mdico, cuja formao proibitivamente cara. No Brasil, so seis anos de graduao em regime integral. Depois, so dois anos de residncia. Uma especializao pode requerer, pelo menos, dois anos adicionais. contraproducente colocar mdicos nos quais se investiu tanto para desempenhar tarefas menos complexas para as quais outros profissionais podem ser treinados. mais do que razovel que enfermeiros realizem partos de baixo risco e que fonoaudi-logos diagnostiquem e tratem distrbios da fala.

claro que, de vez em quando, haver problemas que exigiro a interveno de um mdico, mas, para cada parto que se complica, h centenas ou mesmo milhares de casos que se resolvem sem dificuldade. Em pases onde o descompasso entre a oferta e a demanda maior, como na ndia, at os momentos menos delicados de cirurgias j esto sendo realizados por outros profissionais. Os mdicos deveriam adaptar-se aos novos tempos e dominar cada vez melhor as tarefas que no podem ser delegadas, em vez de lutar por uma reserva de mercado socialmente custosa e demograficamente insustentvel. (Hlio Schwartsman, www1.folha.uol.com.br. Adaptado) 01. De acordo com a revista britnica The Economist, ser impossvel formar tantos mdicos quantos seriam necessrios pelos padres do sculo 20, porque (A) o custo da formao de mdicos tende a aumentar em pases em desenvolvimento, como Brasil e ndia. (B) a qualidade dos atuais cursos de medicina questionvel e os novos mdicos no so preparados para exercer suas tarefas com eficcia. (C) a populao, de um modo geral, est se tornando mais idosa e as doenas crnicas tendem a prevalecer. (D) a figura do mdico no tem o mesmo prestgio que tinha no passado e o interesse em cursar medicina est cada vez menor. (E) os mdicos formados hoje se especializam em tratamentos que do bom retorno financeiro, negligenciando as doenas crnicas, que so mais numerosas. 02. As informaes apresentadas no terceiro pargrafo servem ao propsito de ilustrar que o tempo de formao de um mdico no Brasil (A) curto. (B) extenso. (C) insuficiente. (D) irrelevante. (E) diminuto. 03. A soluo apontada no texto para atender grande procura por servios de sade (A) reduzir o tempo que se gasta com a formao de mdicos no geral. (B) dar condies a enfermeiros e fonoaudilogos para adquirirem o diploma de mdicos. (C) diminuir significativamente os gastos com a formao integral de mdicos especialistas. (D) designar tarefas menos complexas a outros profissionais da sade alm dos mdicos. (E) instruir a populao para procurar um profissional da sade apenas em casos de doenas graves. 05. Observe a passagem do ltimo pargrafo. Os mdicos deveriam adaptar-se aos novos tempos e dominar cada vez melhor as tarefas que no podem ser delegadas... Nesse contexto, as tarefas que no podem ser delegadas so tarefas (A) intransferveis. (B) inadiveis. (C) incorrigveis. (D) injustificveis. (E) irreparveis. 14. Leia a tira de Hagar, por Dik Browne.

correto afirmar que a (A) primeira fala do pai esclarece, de imediato, que o filho dever se tornar um guerreiro viking. (B) primeira fala do pai expressa o orgulho que sente ao ouvir que o filho quer ser um guerreiro viking. (C) segunda fala do pai sugere que o filho ter de se tornar um guerreiro viking. (D) segunda fala do pai confirma a ideia de que o filho no precisa se tornar um guerreiro viking. (E) segunda fala do pai mostra que o filho tem muitas opes de carreira a seguir. Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 08. Nova lei seca pe fim brecha do bafmetro, mas depende de tribunais Rosanne DAgostino As novas regras que endurecem a Lei Seca devem acabar com a brecha usada por muitos motoristas para fugir de punio. Segundo especialistas, recusar o bafmetro no vai mais impedir o processo criminal, mas h crticas subjetividade do texto. Para advogados, a lei aumenta o poder da autoridade policial de dizer quem est embriagado, e, para defensores da tolerncia zero ao volante, a norma transfere aos tribunais a tarefa de interpretar cada caso, dando margem para que motoristas alcoolizados escapem da Justia. A mudana no Cdigo Brasileiro de Trnsito possibilita que vdeos, relatos, testemunhas e outras provas sejam considerados vlidos contra os motoristas embriagados. Alm disso, aumenta a punio administrativa, de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Esse valor dobrado caso o motorista seja reincidente em um ano. A lei seca havia sido esvaziada depois que o STJ (Superior Tribunal de Justia) decidiu que o bafmetro e o exame de sangue eram obrigatrios para comprovar o crime. Motoristas comearam a recusar os exames valendo-se de um direito constitucional: ningum obrigado a produzir provas contra si mesmo. O condutor era multado, perdia a carteira e tinha o veculo apreendido, mas no respondia a processo. Agora, passa a ser crime conduzir veculo automotor com capacidade psicomotora alterada em razo da influncia de lcool ou de outra substncia psicoativa que determine dependncia. Com isso, o limite de lcool passou a ser uma das formas de se comprovar a embriaguez, e no mais um requisito de punio. O advogado constitucionalista Pedro Serrano avalia que as novas regras possuem conceitos subjetivos que podem abrir espao para contestaes no Supremo Tribunal Federal (STF).No direito penal, o crime tem que ser previsto usando palavras precisas, e no palavras abertas. muito vago falar em afetar a capacidade psicomotora. Isso acaba jogando na autoridade policial o poder de definir, e no na lei. Cabe lei definir qual a conduta proibida, e no autoridade policial, afirma. J para o juiz criminal de So Paulo, Fbio Munhoz Soares, um dos que devem julgar casos envolvendo pessoas embriagadas ao volante, a mudana um avano. Agora basta qualquer tipo de prova que demonstre que voc est embriagado. No adianta recusar o bafmetro. A lei acabou com aquela situao do sujeito que sai cambaleando e no tem como comprovar que estava bbado. Ele encaminhado para a delegacia para o perito fazer o exame clnico, diz. (http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/12/nova-lei-seca-poe-fim-brechado-bafometro-mas-depende-detribunais.html. 21.12.2012. Adaptado)

01. De acordo com o texto, (A) para advogados, as novas normas diminuem o poder e a responsabilidade da autoridade policial, o que acabar dando margem para que motoristas alcoolizados escapem da Justia. (B) com a mudana no Cdigo Brasileiro de Trnsito, vdeos, relatos e testemunhas deixam de ser considerados vlidos como prova contra os motoristas que estiverem embriagados. (C) a Lei Seca passou a considerar que conduzir veculo automotor com capacidade psicomotora alterada em razo da influncia de lcool ou de outra substncia psicoativa no crime. (D) as novas regras tornam mais rigorosa a Lei Seca, embora no sejam suficientes para coibir os motoristas, que podero continuar recusando o bafmetro, o que evita a punio. (E) para escaparem de processo criminal, muitos motoristas recusavam-se a fazer o teste do bafmetro, valendo-se do direito de no serem obrigados a produzir provas contra si mesmos. 02. De acordo com o texto, a crtica feita por advogados com relao subjetividade da Lei Seca se deve ao fato de que, segundo eles, as novas regras (A) possuem conceitos muito vagos, transferindo s autoridades policiais a tarefa de interpretar cada caso, quando caberia lei definir qual a conduta proibida. (B) no so claras o suficiente, de modo que recusar o teste do bafmetro continuar a impedir o processo criminal contra motoristas embriagados. (C) apesar de muito vagas, tornaram a Lei Seca demasiadamente severa, o que deve contribuir para que muitos motoristas sejam punidos injustamente. (D) continuaro sendo ineficazes para punir aqueles casos em que o motorista, mesmo cambaleando, consegue escapar sem que se possa comprovar que ele estava bbado. (E) so muito imprecisas, o que torna a lei inadequada, pois diminui o poder da autoridade policial e a responsabilidade em avaliar qual a conduta proibida. 03. Em Com isso, o limite de lcool passou a ser uma das formas de se comprovar a embriaguez, e no mais um requisito de punio. , sem que seja alterado o sentido do trecho, a expresso em destaque pode ser substituda por: (A) incerteza de punio. (B) uma possibilidade de punio. (C) dispensa de punio. (D) uma condio para punio. (E) um direito de punio. 04. A palavra em destaque no trecho J para o juiz criminal de So Paulo, Fbio Munhoz Soares, (...) a mudana um avano. tem seu sentido contrrio expresso em: (A) devaneio. (B) esperana. (C) vantagem. (D) progresso. (E) retrocesso. Leia o texto a seguir para responder s questes de nmeros 11 a 19. O achado Jamais em minha vida achei na rua ou em qualquer parte do globo um objeto qualquer. H pessoas que acham carteiras, joias, promissrias, animais de luxo, e sei de um polons que achou um piano na praia do Leblon. Mas este escriba, nada: nem um boto. Por isso, grande foi a minha emoo ao deparar, no assento do nibus, com uma bolsa preta de senhora. O destino me prestava esse pequeno favor: completava minha identificao com o resto da humanidade, que tem sempre para contar uma histria de objeto achado; e permitia-me ser til a algum, devolvendo o que lhe faria falta. A bolsa pertencia certamente moa morena que viajara ao meu lado, e de quem eu vira apenas o perfil. Sentara-se, abrira o livro e mergulhara na leitura. Absorta na leitura, ao sair esquecera o objeto, que s me atraiu a ateno quando o nibus j ia longe. Mas eu no estava preparado para achar uma bolsa, e comuniquei a descoberta ao passageiro mais prximo:

A moa esqueceu isto. Ele, sem dvida mais experimentado, respondeu simplesmente: Abra. Hesitei: constrangia-me abrir a bolsa de uma desconhecida ausente; nada haveria nela que me dissesse respeito. No melhor que eu entregue ao motorista? Complica. A dona vai ter dificuldade em identificar o nibus. Abrindo, o senhor encontra um endereo, pronto. Era razovel, e diante da testemunha abri a bolsa, no sem experimentar a sensao de violar uma intimidade. Procurei a esmo entre as coisinhas, no achei elemento esclarecedor. Era isso mesmo: o destino me dava as coisas pela metade. Fechei-a depressa. Leve para casa ponderou meu conselheiro, como quem diz: sua. Mas acrescentou: procure direito e o endereo aparece. Como ele tambm descesse logo depois, vi-me sozinho com a bolsa na mo. (Carlos Drummond de Andrade, A bolsa e a vida. In: Joaquim Ferreira dos Santos (org.) As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. Adaptado) 11. De acordo com o narrador do texto, (A) grande foi a emoo por ele experimentada ao encontrar no assento do nibus uma bolsa esquecida por uma mulher. (B) em razo do hbito de se deixarem envolver pela leitura, as mulheres frequentemente esquecem objetos nos nibus. (C) ele prprio j encontrara os mais variados objetos; entre eles, botes, joias, notas promissrias e at animais de luxo. (D) o passageiro que havia sido informado do encontro da bolsa aconselhara-o a no a abrir e nem a levar para casa. (E) por causa da sensao de estar entrando na vida particular de algum, ele resolveu abrir a bolsa longe de qualquer testemunha. 12. Segundo o texto, o homem que encontrou a bolsa no assento do nibus (A) escondeu-a do passageiro que se encontrava prximo, com receio de que ele quisesse ficar com a bolsa. (B) entregou-a imediatamente ao motorista, conforme orientao do passageiro que se encontrava prximo. (C) no deu importncia ao acontecimento, por j ter vrias histrias para contar sobre objetos que encontrara. (D) por no estar preparado para encontrar uma bolsa de mulher, limitou-se a deix-la no local em que estava. (E) ficou receoso, pois a ideia de abrir a bolsa de algum a quem no conhecia deixava-o embaraado. 13. Considere o trecho a seguir: A bolsa pertencia certamente moa morena que viajara ao meu lado, e de quem eu vira apenas o perfil. Sentara-se, abrira o livro e mergulhara na leitura. Absorta na leitura, ao sair esquecera o objeto... As expresses em destaque no trecho so utilizadas pelo autor para enfatizar a ideia de que a mulher estava (A) entediada com a leitura do livro. (B) folheando ao acaso as pginas do livro. (C) fingindo ler. (D) concentrada na leitura do livro. (E) olhando desinteressadamente o livro. 14. Em Procurei a esmo entre as coisinhas, no achei elemento esclarecedor. , a expresso em destaque pode ser corretamente substituda, sem que seja alterado o sentido da frase, por: (A) com cuidado. (B) sorrateiramente. (C) ao acaso. (D) sem demora. (E) minuciosamente.

Ao perdedor, as latinhas Nem a mais visionria das mes-dins poderia imaginar: o ofcio de catador de latinhas tornou-se uma profisso como outra qualquer. Com os ecos da crise econmica se abatendo sobre todos ns, o z-povinho precisa usar a criatividade para continuar vivo ou, pelo menos, emitindo alguns, ainda que mnimos, sinais vitais. Resultado: Lavoisier, o lixo metlico produzido pelas classes A, B, C e D ajuda a comprar brioches para alimentar a classe Z, aquele lumpesinato que cada vez aumenta mais de consistncia e volume nas grandes e pequenas cidades do pas. Carnaval festa esperada com ansiedade por essa nova categoria de profissionais que os IBGEs da vida ainda no catalogaram. Nada mais justo: nesse perodo, de alto consumo de produtos armazenados em invlucros de alumnio, tiram o p da lama. E o que se viu por a, pelas ruas do pas, foi um aguerrido exrcito, sempre espreita para catar aquela latinha que, displicentemente, algum acabou de jogar no cho. No existe limitao de idade para o exerccio da profisso de catador de latinhas. Tambm no exige formao especfica, nem o ensino fundamental completo, nem rudimento de alfabetizao. O bsico para se tornar exmio profissional do setor aquela condio humana que nos leva a fazer seja l que diabo for para no virar comida de abutres. Salvador, no Carnaval, uma das maiores usinas de gerao de latinhas de cerveja e refrigerantes do planeta, a Meca, o lugar ideal, a cidade dos sonhos de todos esses valentes profissionais que vivem das sobras do lixo ocidental: a Las Vegas deles. Os catadores de latinhas podem ser famlia completa: pai, me e muitos filhos, todos imersos na faina diria de coletar o maior nmero possvel de peas de alumnio para revenda. Ao final de suada semana de trabalho, podem faturar talvez R$5, talvez R$10, o que pode parecer pouco para gente como a gente, que est na base da pirmide invertida, tambm conhecida como elite. Para eles, no. Serve ao menos para adiar a morte por fome, bala ou vcio. No Carnaval de Salvador, o espao nobre para os catadores de latinhas aquele, virtual, criado entre a passagem de um bloco de trio e outro. Em ritmo de emboscada, espremidos entre as paredes dos prdios e a multido que saracoteia ao redor, mergulham sem medo no lixo alumnico recm-jogado e enchem muitos sacos com as cobiadas peas. Ser catador de latinhas pode parecer fcil, mas no . O.k., no precisa de exame vestibular. Muito menos daquela srie de documentos que se costuma exigir quando somos admitidos em algum emprego. Mas o exerccio dessa profisso requer rapidez, agilidade, disposio fsica, flego e certo estoicismo. Afinal de contas, no deve ser muito reconfortante para o ego viver das sobras do lixo produzido por outros homens, aparentemente to filhos de Deus quanto. De qualquer forma, no ser de todo absurdo se, da prxima vez que perguntarmos a alguma criana da periferia das metrpoles o que gostaria de ser quando crescer, ouvirmos: Quero ser catador de latinhas, ti! (Rogrio Menezes, Revista poca de 19 de maro de 2001)

INTERPRETAO DE TEXTO 01. Assinale a NICA alternativa que NO corresponde s idias apresentadas pelo autor. A) B) C) D) As pessoas so levadas a catar latinhas para no morrer de fome. A luta pela sobrevivncia nas cidades fez surgir uma nova profisso: catador de latinhas. Catar latinhas uma profisso rendosa, pois permite aos seus profissionais comprar brioches. humilhante precisar catar latinhas para sobreviver. Resposta: Letra C 02. Neste texto, o autor critica A) as pessoas que jogam latinhas de cervejas ou refrigerantes no cho, sujando as cidades.

B) C) D)

a desigualdade social, fazendo com que algumas pessoas tenham que viver do lixo produzido por outras. o alto consumo de bebidas durante o Carnaval, gerando um aumento excessivo de lixo metlico. o fato de o z-povinho catar latas na rua, atrapalhando a imagem do pas no exterior.

Resposta: Letra B 04. Assinale a NICA alternativa em que as palavras ou expresses NO denunciam as condies subhumanas dos catadores de latinhas: A) B) C) D) profissionais que vivem das sobras do lixo ocidental. categoria de profissionais que os IBGEs da vida ainda no catalogaram. classe Z. aguerrido exrcito. Resposta: Letra D

As questes 05 e 06 devero ser resolvidas relacionando o texto Ao perdedor, as latinhas, de Rogrio Menezes, com o fragmento transcrito a seguir: Supe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire foras para transpor a montanha e ir outra vertente, onde h batatas em abundncia; mas, se as duas tribos dividem em paz as batatas do campo, no chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanio. A paz, nesse caso, a destruio; a guerra a conservao. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Da a alegria da vitria, os hinos, aclamaes, recompensas pblicas e todos os demais efeitos das aes blicas. Se a guerra no fosse isso, tais demonstraes no chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem s comemora e ama o que lhe aprazvel ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ao que virtualmente a destri. Ao vencido, dio ou compaixo; ao vencedor, as batatas. (ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Quincas Borba. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 648-649.) 05. Comparando os textos de Rogrio Menezes e de Machado de Assis, pode-se dizer que A) a paz significa a destruio das duas tribos; da mesma forma a luta de classes deve significar a destruio das classes sociais. como perdedores, os catadores de latinhas devem ser suprimidos para que as pessoas de outras classes sociais sobrevivam. os catadores de latinhas e a tribo derrotada na guerra merecem nosso dio e compaixo. a classe Z no ser exterminada se conseguir sobreviver com o lixo produzido pelas outras classes. Resposta: Letra D

B)

C) D)

06. As expresses Ao vencedor, as batatas e Ao perdedor, as latinhas permitem-nos concluir que A) B) C) as batatas e as latinhas vazias so trofus de guerra. vencedores e perdedores nunca ganham realmente. as latinhas esto para as batatas assim como as tribos em guerra esto para as classes sociais na batalha do dia-a-dia. as batatas e as latinhas garantem aos vencedores e perdedores a sobrevivncia. Resposta: Letra D 05. Comparando os textos de Rogrio Menezes e de Machado de Assis, pode-se dizer que

D)

A) a paz significa a destruio das duas tribos; da mesma forma a luta de classes deve significar a destruio das classes sociais. B) como perdedores, os catadores de latinhas devem ser suprimidos para que as pessoas de outras classes sociais sobrevivam. C) os catadores de latinhas e a tribo derrotada na guerra merecem nosso dio e compaixo. D) a classe Z no ser exterminada se conseguir sobreviver com o lixo produzido pelas outras classes. Resposta: Letra D 06. As expresses Ao vencedor, as batatas e Ao perdedor, as latinhas permitem-nos concluir que A) as batatas e as latinhas vazias so trofus de guerra. B) vencedores e perdedores nunca ganham realmente. C) as latinhas esto para as batatas assim como as tribos em guerra esto para as classes sociais na batalha do dia-a-dia. D) as batatas e as latinhas garantem aos vencedores e perdedores a sobrevivncia. Resposta: Letra D

TEXTO:

MEU

IDEAL

SERIA

ESCREVER...

Rubem

Braga

Meu ideal seria escrever uma histria to engraada que aquela moa que est naquela casa cinzenta quando lesse minha histria no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse ai meu Deus, que histria mais engraada! E ento a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou trs amigas para contar a histria; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vla to alegre. Ah, que minha histria fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moa reclusa (que no sai de casa), enlutada (profundamente triste), doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o prprio riso, e depois repetisse para si prpria mas essa histria mesmo muito engraada! Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada como o marido, que esse casal tambm fosse atingido pela minha histria. O marido a leria e comearia a rir, o que aumentaria a irritao da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua m-vontade, tomasse conhecimento da histria, ela tambm risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos. Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha histria chegasse e to fascinante de graa, to irresistvel, to colorida e to pura que todos limpassem seu corao com lgrimas de alegria; que o comissrio ((autoridade policial) do distrito (diviso territorial em que se exerce autoridade administrativa, judicial, fiscal ou policial), depois de ler minha histria, mandasse soltar aqueles bbados e tambm aquelas pobres mulheres colhidas na calada e lhes dissesse por favor, se comportem, que diabo! Eu no gosto de prender ningum! E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontnea homenagem minha histria. E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuda a umpersa (habitante da antiga Prsia, atual Ir), na Nigria (pas da frica), a um australiano, em Dublin (capital da Irlanda), a um japons, em Chicago mas que em todas as lnguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chins muito pobre,

muito sbio e muito velho dissesse: Nunca ouvi uma histria assim to engraada e to boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido at hoje para ouvi-la; essa histria no pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que j estivesse morto; sim, deve ser uma histria do cu que se filtrou (introduziu-se lentamente em) por acaso at nosso conhecimento; divina. E quando todos me perguntassem mas de onde que voc tirou essa histria? eu responderia que ela no minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal comeara a contar assim: Ontem ouvi um sujeito contar uma histria... E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha histria em um s segundo, quando pensei na tristeza daquela moa que est doente, que sempre est doente e sempre est de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.

INTERPRETAO DO TEXTO

01) Por que o autor deseja escrever uma histria engraada? 02) Por que ele diz que a moa tem uma casa cinzenta, e no verde, azul ou amarela? 03) Ao descrever um raio de sol, o autor lhe atribui caractersticas que, de certa forma, se opem s da moa. Cite algumas dessas caractersticas opostas. 04) Como voc interpretaria a orao que todos limpassem seu corao com lgrimas de alegria? 05) O autor sonha em tornar mais felizes e sensveis apenas as pessoas de seu pas? Justifique. 06) Relacione as colunas conforme as reaes das pessoas diante da histria: (a) moa triste ( ) libertaria os detentos, dizendo-lhes para se comportarem, pois no gostava de prender ningum (b) amigas da moa triste ( ) sentir-se-ia to feliz que se lembraria do alegre tempo de namoro (c) casal mal-humorado ( ) ficariam espantadas com a alegria repentina da moa (d) comissrio do distrito ( ) concluiria que teria valido a pena viver tanto, s para ouvir uma histria to engraada (e) sbio chins ( ) ficaria feliz e contaria a histria para a cozinheira e as amigas 07) Por que o autor no contaria aos outros que havia inventado a histria engraada para alegrar a moa triste e doente? Copie a alternativa correta: (a) porque, na verdade, a moa triste no existia (b) por que ele mesmo no achava a histria engraada (c) por modstia e humildade (d) porque no acreditariam que ele fosse capaz de inventar aquela histria

08) Afinal, que histria Rubem Braga inventou para alegrar e comover tantas pessoas? 09) Na sua opinio, o que mais sensibiliza as pessoas: histrias engraadas ou dramticas? Justifique. TEXTO 1:

Defenestrao

Certas palavras tm o significado errado. Falcia, por exemplo, devia ser o nome de alguma coisa vagamente vegetal. As pessoas deveriam criar falcias em todas as suas variedades. A Falcia Amaznica.

A misteriosa Falcia Negra. Hermeneuta deveria ser o membro de uma seita de andarilhos hermticos. Onde eles chegassem, tudo se complicaria. Os hermeneutas esto chegando! Ih, agora que ningum vai entender mais nada Os hermeneutas ocupariam a cidade e paralisariam todas as atividades produtivas com seus enigmas e frases ambguas. Ao se retirarem deixariam a populao prostrada pela confuso. Levaria semanas at que as coisas recuperassem o seu sentido bvio. Antes disso, tudo pareceria ter um sentido oculto. (...) Traquinagem devia ser uma pea mecnica. Vamos ter que trocar a traquinagem. E o vetor est gasto. Mas nenhuma palavra me fascinava tanto quanto defenestrao. A princpio foi o fascnio da ignorncia. Eu no sabia o seu significado, nunca lembrava de procurar no dicionrio e imaginava coisas. Defenestrar devia ser um ato extico praticado por poucas pessoas. Tinha at um certo tom lbrico. Galanteadores de calada deviam sussurrar no ouvido das mulheres: Defenestras? A resposta seria um tapa na cara. Mas algumas Ah, algumas defenestravam. Tambm podia ser algo contra pragas e insetos. As pessoas talvez mandassem defenestrar a casa. Haveria, assim, defenestradores profissionais. Ou quem sabe seria uma daquelas misteriosas palavras que encerravam os documentos formais? Nestes termos, pede defenestrao Era uma palavra cheia de implicaes. Devo at t-la usado uma ou outra vez, como em: Aquele um defenestrado. Dando a entender que era uma pessoa, assim, como dizer? Defenestrada. Mesmo errada, era a palavra exata. Um dia, finalmente, procurei no dicionrio. E a est o Aurelio que no me deixa mentir. Defenestrao vem do francs defenestration. Substantivo feminino. Ato de atirar algum ou algo pela janela. Ato de atirar algum ou algo pela janela! Acabou a minha ignorncia, mas no a minha fascinao. Um ato como este s tem nome prprio e lugar nos dicionrios por alguma razo muito forte. Afinal, no existe, que eu saiba, nenhuma palavra para o ato de atirar algum ou algo pela porta, ou escada abaixo. Por que, ento, defenestrao? Talvez fosse um hbito francs que caiu em desuso. Como o rap. Um vcio como o tabagismo ou as drogas, suprimido a tempo. (...) Quem entre ns nunca sentiu a compulso de atirar algum ou algo pela janela? A basculante foi inventada para desencorajar a defenestrao. Toda a arquitetura moderna, com suas paredes externas de vidro reforado e sem aberturas, pode ser uma reao inconsciente a esta volpia humana, nunca totalmente dominada. Na lua-de-mel, numa sute matrimonial no 17 andar. Querida Mmmm? H uma coisa que preciso lhe dizer

Fala, amor! Sou um defenestrador. E a noiva, em sua inocncia, caminha para a cama: Estou pronta para experimentar tudo com voc! Em outra ocasio, uma multido cerca o homem que acaba de cair na calada. Entre gemidos, ele aponta para cima e balbucia: Fui defenestrado Algum comenta: Coitado. E depois ainda atiraram ele pela janela? Agora mesmo me deu uma estranha compulso de arrancar o papel da mquina, amass-lo e defenestrar esta crnica. Se ela sair porque resisti.

Luis Fernando Verissimo

1. De acordo com esse texto, o que defenestrao? a) Dedetizar insetos pelas ruas. b) Fazer solicitao ao juiz. c) Galantear algum nas caladas. d) Atirar algo ou algum pela janela. e) Uma pea mecnica.

2. Considerando-se o conjunto de informaes do texto, o narrador se diz fascinado pela palavra defenestrao, porque: a) ele desconhecia o significado da palavra. b) ele imaginava o significado da palavra como algo extico. c) ele imaginava o significado da palavra como algo proibido. d) ele ligava a palavra linguagem jurdica ou tcnica. e) ele se encantava com a palavra, primeiro por causa dos significados que imaginava para ela, depois por causa do significado dicionarizado dela.

3. No decorrer do texto, o narrador imaginava possveis significados para defenestrao. Pela ordem, poderamos dizer que ele atribua palavra os seguintes sentidos:

a) conduta sexual no convencional, dedetizao, deferimento. b) prtica ilegal, arrumao, requerimento. c) xingamento, cuidados domsticos, documento formal. d) indiscrio, arrumao, providncias. e) conduta imprpria, consertos, aprovao.

4. No trecho Ou quem sabe seria uma daquelas misteriosas palavras que encerravam os documentos formais, o narrador utilizamisteriosas referindo-se: a) ao fato de que as palavras sempre podem ser utilizadas de vrias maneiras. b) ao fato de que a linguagem formal (jurdica, no caso) utiliza palavras cujo significado desconhecido pela maioria das pessoas. c) ao fato de que as pessoas em geral no se preocupam em ler os documentos formais. d) ao fato de haver baixo nvel de formao escolar neste pas. e) ao fato de as palavras sempre possurem significados ocultos.

5. Depois de descobrir o real significado de defenestrao, o narrador continua fascinado pela palavra porque: a) o significado dela remete a um ato pouco comum, e ele fica imaginando as razes da existncia de tal palavra. b) ele no havia pensado na possibilidade do significado real. c) ele no v utilidade na palavra. d) ele no se mostra favorvel a estrangeirismos. e) o significado da palavra remete a uma ao que no praticamos em nossa cultura.

6. A princpio foi o fascnio da ignorncia. Nesta frase, as palavras receberam acento por serem: a) proparoxtonas. b) paroxtonas terminadas em o. c) paroxtonas terminadas em ditongo crescente. d) proparoxtonas terminadas em ditongo crescente. e) paroxtonas terminadas em a.

7. E a est o Aurelio que no me deixa mentir. A palavra destacada acentuada pelo mesmo motivo de:

a) n b) txi c) at d) di e) contribu

8. Assinale o item em que todas as palavras so acentuadas pela mesma regra de: extico, at e dicionrio. a) culos, caf, gua b) lmina, r, aqurio c) bilogo, p, necessria d) comprssemos, f, lngua e) impacincia, voc, dvida

9. Marca o item em que necessariamente o vocbulo deve receber acento grfico: a) esta b) proprio c) rape d) habito e) vicio

10. Assinala a alternativa correta: a) Na primeira frase do texto, a palavra tm foi empregada com acento para diferenciar o plural. b) Assim como lua-de-mel, a palavra auto-escola deve ser escrita com hfen. c) So exemplos de proparoxtonas: mecnica, hermticos, bvio. d) Defenestrao vem do francs... Nesse trecho, a palavra destacada uma forma do verbo ver. e) amass-lo recebe acento por se tratar de uma proparoxtona.

RESPOSTAS: 1. D 2. E 3. A 4. B

5. A 6. C 7. E 8. A 9. B 10. A

Potrebbero piacerti anche