Sei sulla pagina 1di 2

Texto Apoio _STC7_DR1_A Clula

A TEORIA CELULAR
Texto de S. Collini

Um dos princpios fundamentais da biologia que todos os seres vivos so formados por clulas: apenas uma nos organismos unicelulares, muitssimas nos pluricelulares. Este conceito, que hoje nos parece simples, tem uma origem muito remota, sendo preciso recuar at ao sculo XVII, quando os primeiros instrumentos pticos, como o microscpio, permitiram ao homem observar objectos muito pequenos de cuja existncia nem se suspeitava. Em 1665, o cientista ingls Robert Hooke (1635-1703), observando uma seco de cortia ao microscpio, notara pequenssimas cavidades semelhantes s de uma colmeia, a que chamou clulas. Seguiram-se muitas observaes e pesquisas, mas s no sculo XIX se reconheceu a clula como a unidade funcional de todos os organismos vivos. A teoria celular, formulada, por volta de meados do sculo XIX (1838/1839), por dois cientistas alemes, Mathias Schleiden (1804-1881) e Theodor Schwann (18101882), defendia que todos os seres vivos so constitudos por clulas (primeiro postulado), que a clula uma espcie de "fbrica qumica" onde se realizam todos os processos necessrios vida do organismo (segundo postulado) e que cada clula deriva de uma outra clula (terceiro postulado). O grande sucesso da teoria celular verificou-se na patologia e na fisiologia, com o estudioso alemo Rudolf Virchow (1821-1902), de formao mdica, a deslocar o centro da doena dos tecidos para as clulas. A clula doente foi por ele considerada no como uma estrutura qualitativamente diferente, mas apenas como uma modificao da clula s. Esta afirmao abriu caminho a pesquisas sobre a identificao das condies que alteram o estado normal de uma clula e a resposta da prpria clula quelas condies patolgicas.

A CLULA EUCARITICA
Texto de B. Gallavotti

A clula a mais simples estrutura na qual os elementos qumicos existentes na Terra podem estar organizados em formas de vida e constitui uma das mais extraordinrias invenes da natureza. Todos os organismos vivos so constitudos por uma ou mais clulas, e cada uma delas s pode ter origem numa outra clula. Cada clula realiza todas as funes fundamentais dos seres vivos: reproduz-se, cresce, alimenta-se, move-se, reage aos estmulos externos e consome oxignio produzindo dixido de carbono, ou seja, respira. Embora as clulas tenham todas a mesma estrutura de base, existem variantes por cada tipo, em nmero suficiente para criar a imensa variedade de formas vivas que conhecemos. No corpo humano, por exemplo, existem cerca de 300 tipos diferentes, cada um com uma funo especfica. H, partida, que distinguir duas grandes categorias de clulas: as clulas procariotas e as eucariotas.

Ana Bruxelas Pgina 1 de 2

Texto Apoio _STC7_DR1_A Clula

As procariotas, de que so constitudas as bactrias, so a primeira e mais simples forma de vida que apareceu na Terra - no seu interior, no se distinguem estruturas ou sectores especializados. segunda categoria pertencem as clulas eucariotas, de que so constitudos plantas e animais, incluindo os seres humanos, e que so muito mais complexas. No seu interior observam-se duas zonas: o ncleo, envolvido numa membrana e contendo as molculas de ADN (nas quais se encontra a informao gentica), e o citoplasma. Este ltimo est dividido em compartimentos por um retculo de membranas e contm numerosos organelos, cada um dos quais desempenhando uma tarefa especfica na vida da clula. Tanto as clulas procariotas como as eucariotas so delimitadas por uma pelcula finssima, a membrana plasmtica, que regula a entrada e a sada das substncias trocadas com o exterior e estabelece as ligaes com as clulas vizinhas.

OS VRIOS TIPOS DE CLULAS


Texto de B. Gallavotti

Todas as clulas possuem a mesma estrutura fundamental, que lhes permite resolver os mesmos problemas de sobrevivncia (procurar energia, reproduzir-se, etc.), mas cada clula tem de enfrentar problemas especficos, que variam conforme o ambiente em que vive. Por esta razo, existem vrios tipos de clulas, cada um dos quais apresenta variantes em relao ao modelo de base, como acontece com os automveis, os quais possuem todos motor, volante, rodas e traves, mas cada modelo tem dimenses, prestaes e preos diferentes. As clulas que constituem os organismos pluricelulares especializaram-se e repartiram entre si as tarefas, de forma a assegurar um melhor funcionamento do indivduo de que fazem parte. Assim, encontramos no mesmo organismo clulas muito diferentes entre si, que desempenham funes to variadas como ver, cheirar, transmitir sinais, realizar movimentos, transportar oxignio ou produzir substncias destinadas a outras clulas. Ao contrrio dos organismos unicelulares, nenhuma destas clulas tem capacidade para viver separada das outras, e todas so fundamentais para a sobrevivncia do indivduo ao qual pertencem.

Ana Bruxelas Pgina 2 de 2

Potrebbero piacerti anche