Sei sulla pagina 1di 3

A Bblia A Bblia no um livro de religies ou uma religio, um livro que transforma pessoas Prepare-se para se aprofundar nela.

. Sig:A palavra Bblia significa livros,ou seja,a Bblia um volume com 66 livros separados.A palavra Escritura tambm usada para referir-se a Palavra de Deus,quando ela for usada com E maisculo significa escritos sagradosou as Sagradas Escrituras. A palavra Bblia no aparece na Escritura pois uma palavra escolhida pelos homens como titulo para palavra de Deus. Origem:A Bblia a palavra escrita de Deus,Ele inspirou as palavras contidas nela,usando aproximadamente 40 homens para escrev-la com Suas palavras,tudo isso em por um perodo de 1.500-1.600 anos.A concordncia que existe entre eles prova que eles foram usados por um nico autor,e esse autor foi Deus 2 TM 3:16 a palavra inspirou tambm pode ser traduzida como soprou Propsitos da Bblia: 2 TM 3:17 Ela deve ser usada para ensinar a doutrina,reprovar,corrigir do mal e ensinar a retido, equipara voc a trabalhar na obra de Deus. SL 119:9 Ela tambm lhe ajudara a viver corretamente. Divises da Bblia:Ela divida em duas sees principais Antigo Testamento e Novo Testamento.A palavra Testamento significa Aliana,o antigo testamento simboliza a velha aliana com o homem,(Gn 6:8),o novo testamento simboliza a nova aliana (MT 26:27-28) O assunto que envolve os dois testamentos a restaurao do homem pecador para corrigir sua relao com Deus (LV 17:11) isso era feito atravs de sacrifcios de animais,fazendo deles prontos novamente para prestar culto a Deus.Cristo o mediador da Nova Aliana (HB 9:11-15). Os dois testamentos so a palavra de Deus e devemos estudar os dois para entender a mensagem de Deus,no devemos menosprezar o A.T. s porque a velha aliana. O A.T. tem 39 livro e o N.T. tem 27 livros,cada livro dividido em capitulo e versculos,porem essas divises tambm foram feitas por homens para tornar mais fcil a localizao de passagens.Seria difcil achar uma passagem se fosse tudo um pargrafo. A Bblia esta unida em um tema que se resume (LC 24:46-47),os testamentos ambos contam a historia de Jesus.O A.T. nos prepara para sua vinda e o N.T. diz como ele aconteceu e assim a Bblia unida por um tema principal.

Diversidade da Bblia: diversificada pois contem a historia,poesia,profecia,aventura,parbola, milagres e ate historia de amor.

Divises do A.TLei,historia,poesia e profecia Livros da Lei:Estes livros registram a criao feita por Deus,o homem,o mundo,a historia primitiva dos homens,como Deus levantou Israel como nao,as leis de Deus e os Dez mandamentos. GN,EX,LV,NM e DT. Livros de historia:Esses livros cobrem mil anos de historia do povo de Deus,realmente eles no registraram tudo o que aconteceu,porem eles registraram os eventos principais e mostram ambos resultados de se cumprir ou ignorar a lei de Deus. JS,JZ,RT, 1 e 2 SM,1 e 2 RS,1 e 2 CR,ES,NE,ET Livros de poesia:So livros de adorao do povo de Deus,muito usados nos cultos hoje (SL 23) J,SL,PV,EC,CC Livros profticos:Os livros de profecia do A.T. so divididos em dois grupos que se chamam :profetas maiores e profetas menores, so chamados assim porque profetas maiores pois seus livros so mais longos que os profetas menores. P. maiores: IS,JR,LM,EZ,DN P. menores:OS,JL,AM,OB,JN,MQ,NA,HC,SF,AG,ZC,ML. Divises do N.T.:Esta divido em 4 grupos :Evangelhos,historia,carta,profecia. Evangelhos:Registram a vida,morte e ressurreio de Jesus,seu propsito lev-lo a cr que Ele o Cristo,filho de Deus (JO 20:31) MT,MC,LC e JO. MT: apresenta Jesus como messias foi escrito para o judeus,o escritor foi um cobrador de impostos Mc: Como conquistador e servo,foi escrito para os romanos,no viu Jesus Lc:Como homem,foi escrito para os gregos,medico JO:Como Deus ,foi escrito para igreja,discpulo a quem Jesus amava Histria:atos o nico livro nessa categoria do N.T,ele conta como a igreja comeou e cumpriu a comisso de Cristo de espalhar o evangelho por todo mundo.Lucas foi o autor. As carta:Elas so dirigidas a todos os crentes,com propsito de gui-los na vida e ajudlos a fazer o que Jesus ordenou,elas so chamadas de epistola que significa cartas.Paulo escreveu 14 cartas,entretanto o escritor de hebreus desconhecido alguns acham que Paulo.,outras acham que Lucas. RM,1 e 2 CO,GL,EF,FL,CL,1 e 2 TS,1 e 2 TM,TT,FM,HB,TG,1e2 PE,1,2 e 3 JO,JD Profecia: Apocalipse o nico livro de profecia do N.T.,conta sobre a vitoria final de de Jesus e Seu povo,tendo como propsito anim-lo a continuar vivendo como cristo deve viver ate o fim.(AP 2:10)

Potrebbero piacerti anche