Sei sulla pagina 1di 27

Secretaria de Estado do Sector Empresarial Pblico

Lei n 9/95 de 15 de Setembro


Nos termos da Lei constitucional, o sistema econmico e social do Pas assenta na coexistncia dos diversos tipos de propriedade, nomeadamente a pblica, a privada, a cooperativa e familiar. Dentro da propriedade pblica, assumem particular importncia as formas empresarias de interveno do Estado na Economia. A presente lei reflecte os esforos de modernizao das empresas pertencentes ao Estado, procurando colmatar algumas dificuldades decorrentes da aplicao da Lei n. 11/88, de 9 de Julho, principalmente no domnio da gesto e da organizao dessas empresas. Alis, nesse sentido que aponta o Programa Econmico e social do Governo, aprovado pela Assembleia Nacional e j em vigor. Reflectindo as novas concepes existentes e tambm de acordo com a nova terminologia constitucional, as empresas do Estado passam a designar-se por empresas pblicas. A presente Lei traa o regime genrico imperativo das Empresas Pblicas, reservando-se para os estatutos de cada uma delas o desenvolvimento adequado s suas especificidades, nomeadamente no que respeita estruturao orgnica. Nestes termos ao abrigo da alnea l) do artigo 90. da Lei constitucional, a Assembleia Nacional aprova a seguinte lei:

LEI DAS EMPRESAS PBLICAS CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1. (conceito) As Empresas Pblicas so unidades econmicas criadas pelo Estado, atravs dos mecanismos estabelecidos na presente lei, com capitais prprios ou fornecidos por outras entidades pblicas, destinadas produo e distribuio de bens e prestao de servios, tendo em vista a prossecuo dos interesses pblicos e o desenvolvimento da economia nacional. Artigo 2. (Da propriedade estatal) Os direitos do Estado enquanto proprietrios da Empresa Pblica so exercidos pelo Ministro da Economia e Finanas. Artigo 3. (Natureza jurdica) 1. A Empresa Pbica uma pessoa colectiva dotada de personalidade jurdica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. 2. A capacidade jurdica da Empresa pblica abrange todos os direitos e obrigaes necessrias prossecuo do seu objecto social, como definido nos respectivos Estatutos. Artigo 4. (Direito aplicvel) A Empresa pblica rege-se pela presente lei, pelos respectivos Estatutos e no que no estiver especialmente regulado, pelas normas de direito privado.

Artigo 5. (Dimenso da empresa) 1. A Empresa Pblica ser considerada de grande, mdia e pequena dimenso, de acordo com os seguintes critrios: a) Nmero de trabalhadores; b) Importncia estratgica para a economia nacional; c) Volume de negcios.

2. A utilizao de critrios acima referidos para a classificao das Empresas Pblicas cumulativo. 3. De acordo com os critrios referidos no nmero anterior, a dimenso da empresa ser definido nos respectivos Estatutos. Artigo.6 (Regras especiais) 1. A dimenso da Empresa Pblica, bem como a sua importncia para o desenvolvimento econmico nacional, podero determinar a aplicao de regras especiais no que se refere composio dos rgos sociais, as quais sero estabelecidas nos respectivos Estatutos. 2. As Empresas Pblicas que explorem servios de utilidade pblica, bem como as que assegurem actividades que interessem fundamentalmente defesa nacional ou exeram a sua actividade em situao de monoplio, podero ser submetidas, em alguns aspectos do seu funcionamento, a um regime de direito pblico, podendo serlhes concedidas especiais privilgios ou prerrogativas de autoridade, o que figurar nos respectivos Estatutos.

CAPTULO II Princpios de organizao e gesto Seco I Princpios Gerais Artigo 7. (Princpios) A actividade da Empresa Pblica rege-se pelos princpios da programao econmica , autonomia de gesto, autonomia financeira, rentabilidade econmica e livre associao. Artigo 8. (Programao econmica) A Empresa Pblica deve elaborar a sua estratgia de desenvolvimento e os seus planos e oramentos, tendo em conta as indicaes da poltica econmica do sector ou ramo, bem como as condies concretas da empresa. Artigo 9. (Autonomia de gesto) 1. No quadro das indicaes estabelecidas no planeamento nacional, nas linhas da poltica de desenvolvimento do ramo e nos termos da legislao em vigor, a Empresa Pblica dotada de autonomia de gesto, sendo responsvel por todas as questes relativas ao seu desenvolvimento produtivo e social. 2. A gesto da Empresa Pblica da inteira responsabilidade dos seus rgos, no tendo os organismos do Estado e outras entidades estranhas empresa o direito de interferir na sua gesto e no seu funcionamento, a no ser nos casos e pelas formas previstas na lei. 3. A gesto da Empresa Pblica deve ser feita tendo em conta objectivos predeterminados. 4. A gesto da Empresa Pblica dever ser conduzida de forma a que interesse todos os rgos e trabalhadores da empresa nos seus resultados.

Artigo 10. (Autonomia financeira) 1. A Empresa Pblica dever obter do exerccio da sua actividade e outras que lhe sejam facultadas nos termos da lei e dos respectivos Estatutos, fundos por forma a cobrir todas as despesas relativas execuo do seu objecto social. 2. O financiamento da actividade da Empresa Pblica ser feito basicamente atravs de meios prprios, devendo prover ao reembolso dos crditos nas condies estipuladas. Artigo 11. (Rentabilidade econmica) A Empresa Pblica deve exercer a sua actividade com eficincia, de forma maximizar os lucros, sem prejuzo das suas obrigaes relativas explorao racional dos recursos, proteco e segurana no trabalho e preservao do meio ambiente. Artigo 12. (Liberdade de associao) 1. A Empresa Pblica poder, por sua iniciativa, associar-se a quaisquer outras entidades, sendo-lhe permitido, nos termos da legislao em vigor, nomeadamente: a) Estabelecer, atravs de contratos adequados, as formas de cooperao que mais convenham realizao dos seus objectivos; b) Associar-se a outras entidades pblicas ou privadas para a constituio de novas empresas ou de agrupamentos de empresas; c) Associar-se a investidores estrangeiros, nos termos da legislao aplicvel em matria de investimentos estrangeiros. d) Nestas associaes em igualdade de circunstncias os agentes econmicos nacionais devero ter direito a preferncia.

Seco II Gesto Artigo 13. (Regras de gesto) A gesto da Empresa Pblica dever ser feita da forma a garantir a sua viabilidade tcnica, econmica e financeira, com respeito pelas seguintes regras: a) Aumentar de forma constantes a eficincia do processo produtivo, garantindo o permanente aumento da qualidade e melhoria da qualidade dos bens e servios produzidos; b) Aumentar permanentemente a produtividade, atravs das medidas tcnicas, econmicas e financeiras adequadas; c) Subordinar os investimentos a realizar a critrios de deciso empresarial, tendo em conta, nomeadamente, a taxa de rentabilidade, o perodo de recuperao do capital investido e o grau de risco; d) Adequar os recursos financeiros natureza dos activos a financiar; e) Compatibilizar a estrutura financeira com a rentabilidade de explorao e com o grau de risco da actividade; f) Adoptar com base no respectivo plano, uma gesto previsional que permita o controlo sistemtico da adequao da actividade da empresa aos seus objectivos; g) Efectuar uma gesto racional dos recursos humanos; h) Garantir a elevao constante do nvel profissional, tcnico e cientfico dos seus trabalhadores, bem como melhorar as suas condies de trabalho e social. Artigo 14. (Instrumentos de gesto) A gesto econmica e financeira das Empresas Pblicas garantida atravs dos habituais instrumentos de gesto previsional: a) Planos e oramentos plurianuais; b) Planos e oramentos anuais;

c) Relatrios de contas da actividades adaptados s caractersticas da empresa e as necessidades do seu acompanhamento. Artigo 15. (Plano e oramento plurianual) 1. Os planos e os oramentos plurianuais devem estabelecer a estratgia de desenvolvimento a seguir pela empresa nos trs anos subsequentes e devem ser revistos sempre que as circunstncias o justifiquem. 2. Os planos financeiros incluiro, nomeadamente, o programa de investimento e respectivas fontes de financiamento. Artigo 16. (Plano e oramento anual) Com base no seu plano e oramento plurianuais, a Empresa Pblica dever preparar para cada ano econmico o seu plano e oramento anuais, os quais devero possuir os desdobramentos necessrios para permitir a descentralizao de responsabilidade e um adequado controlo de gesto. Seco III Actividade econmica e financeira Artigo 17. (Objecto social) 1. A Empresa Pblica deve desenvolver todas as actividades necessrias realizao do seu objecto social, respeitando o princpio da especialidade, nos termos do qual a sua capacidade abrange os actos necessrios e convenientes a prossecuo do seu objecto social. 2. As condies concretas de cada empresa e nomeadamente a sua localizao geogrfica e habituais oportunidades de mercado, podero determinar a introduo de excepes ao princpio da especialidade.

Artigo 18. (Capital estatutrio) O Estado colocar disposio da Empresa Pblica, no momento da sua criao, o capital adequado ao exerccio da sua actividade, a realizar em meios materiais ou monetrios. O montante do capital pode ser aumentado atravs de entradas patrimoniais ou por meio de incorporao de fundos prprios de reservas, nos termos que vierem a ser regulamentados. O aumento do capital s pode ter lugar quando devidamente justificado, em funo da estratgia da empresa e da adequao dos fundos prprios ou alheios e mediante prvia autorizao do Ministro da Economia e Finanas. Artigo 19. (Patrimnio da empresa) 1. O patrimnio da empresa integra os meios sua disposio pelo Estado a ttulo de capital estatutrio, bem como os demais bens, direitos e obrigaes produzidos ou adquiridos para ou no exerccio da sua actividade. 2. A Empresa Pblica pode administrar e dispor livremente do seu patrimnio, nos termos estabelecidos pele Lei e pelos respectivos Estatutos. Artigo 20. (Contabilidade) 1. A Empresa Pblica deve implementar um sistema de contabilidade que responda s necessidades de gesto empresarial e permita um controlo oramental permanente, bem como uma correcta avaliao dos seus valores patrimoniais. 2. A contabilidade da Empresa Pblica poder ser feita atravs de empresas especializadas, mantendo-se, no entanto a responsabilidade da empresa pela autenticidade das contas apresentadas.

Artigo 21. (Receitas) Constituem receitas da Empresa Pblica: a) As receitas resultantes da sua actividade; b) O rendimento de bens prprios; c) As doaes ou subsdios concedidos pelo Estado; d) O produto da alienao de bens que integram o seu patrimnio e da constituio de direitos sobre eles; e) As doaes, herana ou legados que lhe sejam destinados; f) Quaisquer outros rendimentos ou valores que, por lei ou contrato, devam pertencer-lhe. ARTIGO 22. (Recurso ao Crdito) 1. A Empresa Pblica pode recorrer ao crdito bancrio ou comercial, bem como obter emprstimos junto do pblico, travs da emisso de ttulos, nos termos da lei. 2. A emisso de ttulos s poder ser feita mediante autorizao do Ministro da Economia e Finanas. 3. A Empresa Pblica poder receber e conceder crditos comerciais, desde que no comprometa a sua liquidez imediata. Artigo 23. (Regime fiscal) A Empresa Pblica est sujeita s regras fiscais e ao pagamento de impostos fixados na Lei.

Artigo 24 (Afectao dos lucros) 1. Os lucros da Empresa Pblica, depois de pagos impostos, devero ser afectados, nos termos que vierem a ser regulados, de acordo com as seguintes prioridades: a) Constituio de reserva legal; b) Fundo de investimento; c) Fundo social. 2. O lucro remanescente dever ser repartido da seguinte forma: a) Entrega ao Estado da parte do lucro que lhe da cabe como proprietrio da empresa; b) Atribuio de estmulos comparticipao nos lucros. individuais aos trabalhadores, a titulo de

3. Cabe ao Ministro da Economia e Finanas, sob proposta do conselho de administrao da empresa, aprovar a afectao da parte dos lucros que se refere o nmero anterior. 4. O Ministro da Economia e Finanas poder determinar a entrega antecipada ao Estado de lucros por parte das Empresas pblicas, com base nas receitas brutas de cada transaco. Artigo 25 (Reservas e fundos) 1. A reserva legal deve ser constituda nos termos da lei comercial e poder ser utilizada para cobrir eventuais prejuzos de exerccio, prejuzos transitados ou para incorporao no capital estatutrio, nos termos dos ns 2 e 3 do artigo 18.. 2. O fundo de investimento destina-se ao financiamento dos investimentos da empresa. 3. O fundo social, fixado numa percentagem sobre os lucros lquidos de impostos destina-se a conceder estmulos colectivos aos trabalhadores, atravs da melhoria das suas condies sociais. 4. A distribuio dos resultados pelos trabalhadores, a ttulo de comparticipao nos lucros, destina-se a concesso de incentivos individuais aos trabalhadores, em funo da sua produtividade e dedicao empresa.

Artigo 26 (Seguros) 1. A Empresa Pblica deve celebrar e manter actualizados contratos de seguros dos bens que integram o seu patrimnio e outros que lhe estejam confiados. 2. O Ministro da Economia e Finanas determinar quais os tipos de bens sujeitos a seguro obrigatrio. Artigo 27 (Preo) 1. A Empresa Pblica, com base na legislao em vigor, fixar ou propor a fixao dos preos dos bens que produz ou dos servios que presta, tendo em conta os respectivos custos, encargos gerais e a justa remunerao dos capitais investidos. 2. Em condies excepcionais, o Ministro da Economia e Finanas poder estabelecer subsdios aos preos estabelecidos com base no nmero anterior. Artigo 28 (Responsabilidade perante terceiros) 1. 2. A Empresa Pblica responde com o seu patrimnio pelas obrigaes que contrair. O Estado no responsvel pelas obrigaes contradas pela Empresa Pblica. CAPTULO III Orientao e controlo da actividade da empresa Artigo 29 (Finalidade e mbito) 1. Cabe ao Estado orientar a actividade das Empresas Pblicas, atravs de instrumentos de regulao econmica, estabelecendo o enquadramento geral no qual se deve desenvolver a sua actividade de modo a assegurar a harmonizao com as polticas globais, sectoriais e regionais com vista ao desenvolvimento da economia nacional.

2. Os principais instrumentos de regulao econmica que o Estado utiliza so, nomeadamente: a) As normas para formao de preos e salrios; b) A estrutura e nvel de tributao; c) A poltica de subvenes e incentivos; d) As taxas de juro e a poltica de crditos; e) O estabelecimento de cmbios e a poltica cambial; f) Os critrios e taxas de amortizao dos activos fixos; g) A poltica de formao dos fundos financeiros. 3. A actividade da Empresa Pblica est sujeita ao controlo do rgo de tutela da actividade e do Ministrio da Economia e Finanas nos termos dos artigos 30. e 31., os quais devero velar pela correcta aplicao das directrizes econmicas, polticas para o ramo da actividade, na formao da estratgia de desenvolvimento da empresa e sua adequada traduo no oramento previsional, nos termos da lei e dos respectivos Estatutos. 4. Os poderes inerentes orientao e controlo da actividade da Empresa Pblica no sujeita a uma subordinao administrativa relativamente aos rgos do governo que exercem aqueles poderes, mantendo a Empresa Pblica o carcter de entidade autnoma, nos limites estabelecidos pela Lei. Artigo 30 (Avaliao) O Ministrio da Economia e Finanas o rgo responsvel pela avaliao do desempenho das Empresas Pblicas em colaborao com os Ministrios que superintendem nos ramos de actividade.

Artigo 31 (Contedo da tutela) 1. O exerccio da actividade de orientao e controlo pelo rgo de tutela da actividade da Empresa Pblica compreende os poderes de: a) Definir a poltica de desenvolvimento do ramo da actividade em que se insere a empresa; b) Regulamentar o exerccio da actividade do ramo em que se insere a empresa; c) Pronunciar-se sobre os planos e oramentos plurianuais propostos pela empresa; d) Participar na avaliao do desempenho dos rgos de gesto da empresa; e) Participao na nomeao e exonerao dos titulares dos rgos sociais da empresa; f) Solicitar a prestao de informao tcnicas, econmicas e financeiras sobre a actividade da empresa, nos termos da legislao em vigor; g) Homologar o relatrio e contas da empresa . 2. Relativamente s empresas de grande dimenso, devero ser submetidos a homologao do Ministro da Economia e Finanas: a) Os planos e oramentos plurianuais da empresa; b) O programa de investimento da empresa; c) O relatrio e contas da empresa. 3. Os rgos de tutela de actividade da empresa no podem interferir na gesto corrente da empresa. Artigo 32 (rgos de tutela) 1. A tutela da actividade da Empresa Pblica da competncia do Ministrio que superintende no ramo da sua actividade principal. 2. Quando a tutela da actividade da Empresa Pblica seja da competncia do governo Provincial, a mesma dever ser exercida com respeito pelas polticas e princpios estabelecidos pelo Ministrio que superintende no ramo da actividade.

Artigo 33. (Documentos de prestao de contas) 1. As Empresas Pblicas devem elaborar anualmente, at 31 de Maro e com referncia a 31 de Dezembro do ano anterior, o Relatrio de Contas da empresa que dever integrar, nomeadamente: a) O relatrio do conselho de Administrao; b) O balano e demonstrao de resultados e a proposta sobre a sua aplicao; c) A demonstrao da origem e aplicao de fundos; d) O parecer do conselho fiscal. 2. O relatrio e contas deve proporcionar uma compreenso clara da situao econmica e financeira relativa ao exerccio, analisando em especial, a evoluo da gesto nos diferentes sectores em que a empresa actuou, designadamente no que respeita a investimentos, custos, lucros e condies de mercado. A proposta de aplicao de resultados dever ser fundamentada. 3. O parecer do Conselho Fiscal deve conter, com o devido desenvolvimento, a apreciao da gesto, bem como do Relatrio do conselho de administrao, da exactido das contas e da observncia das normas legais e estatutrias. 4. Aps a sua homologao pelo rgo de tutela e se for caso disso, pelo Ministro da Economia e Finanas, o Relatrio e contas da empresa deve ser publicado num dos jornais de maior tiragem do Pas. CAPTULO IV Constituio Artigo 34. (Iniciativa) A iniciativa de constituio de uma Empresa Pblica cabe: a) Ao conselho de Ministro, sob proposta do Ministro que tutela o ramo de actividade, para as empresas de grande dimenso; b) Ao Ministro que tutela o ramo de actividade ou ao Governo Provincial, no caso de empresas de mdia ou pequena dimenso.

Artigo 35. (Proposta) A proposta de criao duma Empresa Pblica deve incluir um estudo de viabilidade tcnica, econmica e financeira, do qual consta, nomeadamente: a) caracterizao completa do projecto; b) perodo de instalao e de arranque; c) volume de investimento e taxas internas e econmicas de rentabilidade; d) quadro do pessoal inicial e plano de formao profissional; e) outros elementos necessrios a uma correcta apreciao da proposta. Artigo 36. (Estatutos) 1. A proposta de criao de uma Empresa Pblica deve ser acompanhada de um Projecto de Estatutos, os quais devero conter obrigatoriamente os seguintes elementos: a) denominao; b) sede; c) objecto social; d) capital estatutrio; e) dimenso da empresa; f) composio, competncias e funcionamento dos rgos; g) rgos de tutela; h) regras especiais de gesto e de tutela, caso se trate de Empresas Pblicas a que se refere o n.2 do artigo 6. da presente lei. 2. Os Estatutos da Empresa Pblica s podero ser alterados pelo rgo que a criou. 3. Os Estatutos da Empresa Pblica devero ser publicadas em Dirio da Repblica, como anexo ao diploma que cria, o mesmo devendo suceder com as alteraes posteriores.

Artigo 37. (Criao) 1. As Empresas Pblicas de grande dimenso so criadas por Decreto do conselho de Ministros. 2. As Empresas de pequena e mdia dimenso so criadas por decreto executivo conjunto do Ministro da Economia e Finanas e do Ministro que tutela o ramo de actividade. Artigo 38. (Registro) A Empresa Pblica est sujeita a registro, nos termos que vierem a ser regulamentados. Artigo 39. (Associao de Empresas) 1. O conselho de Ministro regulamentar o agrupamento de empresas j existentes ou de novas empresas, como resultado de uma integrao vertical ou horizontal de produo. 2. As diversas empresas em relao de grupo mantero a sua personalidade jurdica e ficaro ou no sujeitas coordenao e direco econmica ou financeira de uma das empresas do grupo, conforme o tipo de associao que se adoptar. Artigo 40. (Investimentos ligados a novas Empresas) Sempre que se realize um investimento de raiz para ser explorado por uma Empresa Pblica, dever esta ser constituda aquando do inicio do projecto, de forma a garantir o acompanhamento de todas as suas fases e a melhor prossecuo do seu objecto.

Artigo 41. (Inicio de actividade) A Empresa Pblica s poder iniciar a sua actividade, de acordo com o seu objecto social, depois de: a) O capital estatutrio se encontrar total ou parcialmente realizado, nos termos da lei: b) Ter sido publicado o respectivo diploma de criao, bem como os Estatutos: c) Ter o sistema contabilstico montado; d) Estar registrada nos termos da Lei; e) Terem sido nomeados os seus rgos de direco. Artigo 42. (Regulamentos internos) 1. A Empresa Pblica adoptar os regulamentos necessrios ao funcionamento dos seus rgos. 2. Os regulamentos internos sero aprovados pelo conselho de Administrao. CAPTULO V Organizao Artigo 43. (Princpio geral) 1. Os rgos das Empresas Pblicas devem ser os mais adequados realizao do respectivo objecto social, devendo ser adaptados dimenso e especificidade da empresa. 2. Sem prejuzo do respeito pelas disposies imperativas constantes do presente captulo, os Estatutos das Empresas Pblicas estabelecero os tipos de rgos, sua composio e competncias.

Artigo 44. (Tipos de rgos) As Empresas Pblicas tero obrigatoriamente os seguintes rgos: a) Conselho de administrao; b) Conselho fiscal. Artigo 45. (Conselho de Administrao) 1. O conselho de Administrao o rgo de gesto da empresa, sendo o nmero de membros que o compe fixado nos Estatutos, em funo da dimenso da empresa. 2. Nas empresas de grande dimenso, os membros do conselho de Administrao so nomeados e exonerados pelo conselho de Ministros, sob proposta conjunta dos Ministros de tutela e da Economia e Finanas. 3. Os Estatutos devero prever formas adequadas interveno dos trabalhadores no desenvolvimento e controlo da actividade da empresa. 4. Nas restantes empresas, os membros do conselho de Administrao so nomeados e exonerados, conjuntamente, pelos Ministros da tutela e da Economia e Finanas. 5. O mandato dos membros do conselho de Administrao tem a durao de trs anos, renovvel por uma ou mais vezes, continuando o exerccio de funes at efectiva substituio ou declarao de cessao de funes. Artigo 46. (Competncias do conselho de Administrao) 1. Ao conselho de Administrao compete: a) Aprovar os objectivos e as polticas de gesto da empresa; b) Aprovar os planos de actividade e financeiras anuais e plurianuais e os oramentos anuais; c) Aprovar os documentos de prestao de contas;

d) Aprovar a aquisio e a alienao de bens e de participaes financeiras quando as mesmas no estejam previstas nos oramentos anuais aprovados e dentro dos limites definidos pela lei ou pelos Estatutos; e) Aprovar a organizao tcnico-administrativa da empresa e as normas de funcionamento interno; f) Aprovar as normas relativas ao pessoal; g) Submeter a aprovao ou autorizao da tutela ou do Ministro da Economia e Finanas os actos que, nos termos da lei ou dos Estatutos devem ser; h) Gerir e praticar os actos relativos ao objecto da Empresa; i) Representar a empresa em juzo e fora dele activa e passivamente; j) Constituir mandatrios com os poderes que julga convenientes. 2. Os Estatutos da empresa estabelecero a forma de repartio de poderes entre os membros do conselho de administrao, nomeadamente a existncia de um Presidente do conselho ou de administradores-delegados, bem como a periodicidade das reunies e regras de convocao e funcionamento. ARTIGO 47. (Conselho fiscal) 1. O conselho Fiscal o rgo da fiscalizao da empresa e composto por trs membros, sendo um Presidente e dois vogais. 2. Os membros do conselho fiscal so designados por despacho conjunto dos Ministros da Economia e Finanas e da tutela, por perodos de trs anos. 3. Nas empresas de pequena e mdia dimenso, os estatutos podem prever que as funes do conselho Fiscal sejam exercidas por um nico fiscal, nomeado pelo Ministro da Economia e Finanas.

Artigo 48. (Competncia do conselho Fiscal) Compete ao conselho Fiscal: a) Fiscalizar a gesto e o cumprimento das normas reguladoras da actividade da empresa; b) Emitir parecer sobre os documentos de prestao de contas da empresa, designadamente o relatrio de contas do exerccio; c) Examinar a contabilidade da empresa e proceder verificao dos valores patrimoniais; d) Participar aos conhecimento; rgos competentes as irregularidades de que tenha

e) Pronunciar-se sobre qualquer assunto de interesse para a empresa Artigo 49. (Responsabilidade civil, penal e disciplinar) 1. As Empresas Pblicas respondem civilmente perante terceiros pelos actos ou omisses dos seus administradores, nos mesmos termos em que os comitentes respondem pelos actos ou omisses dos comissrios, de acordo com a lei geral. 2. Os titulares dos rgos das Empresas Pblicas respondem civilmente perante estas pelos prejuzos causados pelo incumprimento dos seus deveres legais ou estatutrios. 3. O disposto nos nmeros anteriores no prejudica a responsabilidade disciplinar ou penal em que eventualmente incorram os titulares dos rgos das Empresas Pblicas. CAPTULO VI Pessoal Artigo50. (Regime geral) Os trabalhadores da Empresa Pblica esto sujeitos legislao de trabalho em vigor.

Artigo 51. (Quadro de pessoal) A Empresa Pblica ter um quadro de pessoal aprovado pelo conselho de Administrao. Artigo 52. (Estatuto dos gestores) O Estatuto dos membros dos rgos de administrao das Empresas Pblicas regulado por lei especial. Artigo 53. (Formao) A Empresa Pblica obrigada a prestar uma particular ateno formao dos seus trabalhadores, de acordo com o respectivo programa de formao, cujos custos sero inseridos nas contas d explorao da empresa. Artigo 54. (Participao na gesto) A interveno dos trabalhadores na gesto da Empresa Pblica garantida atravs dos mecanismos a definir nos respectivos Estatutos. Artigo 55. (Assembleia de trabalhadores) A Assembleia de Trabalhadores da Empresa Pblica cabe em especial pronunciar-se sobre: a) Os projectos de plano e de oramento da empresa; b) O grau de realizao do respectivo plano; c) O nvel de produtividade, disciplina e assiduidade dos trabalhadores; d) As condies de trabalho e sociais dos trabalhadores; e) O cumprimento da legislao laboral e dos seus acordos colectivos de trabalho; f) Todas as outras questes que os rgos da empresa ou estrutura sindical decidem submeter sua apreciao.

Artigo 56. (Poltica salarial) 1. A Empresa Pblica fixar, nos termos da lei, os salrios dos respectivos trabalhadores. 2. A Empresa Pblica poder criar prmios de produtividade a atribuir aos trabalhadores para incentivar o aumento da produtividade do trabalho e estimular a conservao do seu patrimnio. Artigo 57. (Comisses de servio) 1. Podem exercer funes nas Empresas Pblicas, em comisso de servio, nos termos que vierem a ser regulamentados, funcionrios do Estado ou trabalhadores de outras Empresas Pblicas, os quais mantero todos os direitos inerentes ao seu quadro de origem, considerando-se todo o perodo de comisso como servio prestado nesse quadro. 2. Os trabalhadores das Empresas pblicas podem tambm exercer funes no Estado, em comisso de servio, mantendo todos os direitos inerentes ao seu estatuto profissional na empresa. 3. Os trabalhadores nomeados em comisso de servio nos termos dos nmeros anteriores podero optar pelo salrio e regalias sociais do seu quadro de origem ou pelos correspondentes s funes que vo desempenhar. 4. O salrio e regalias sociais dos trabalhadores em comisso de servio constituiro encargo da entidade onde se encontrem a exercer efectivamente funes. Artigo 58. (Trabalhadores extra-quadro) Alm dos trabalhadores previstos no respectivo quadro, a Empresa Pblica poder contratar outros trabalhadores, nomeadamente tcnicos ou especialistas: a) por perodo determinado, para a realizao de tarefas especficas; b) por perodo determinado ou indeterminado, a tempo integral ou parcial.

CAPTULO VII Extino e Reorganizao da Empresa Artigo 59. (Extino) 1. A extino de uma Empresa Pblica pode visar a reorganizao da sua actividade, mediante a sua ciso ou a fuso com outras ou destinar-se a pr termo a essa actividade; sendo ento seguida de liquidao do respectivo patrimnio. 2. A extino das Empresas Pblicas ter lugar unicamente nos casos previstos no nmero anterior, no lhes sendo aplicveis as regras sobre dissoluo e liquidao de sociedades, nem os institutos da falncia e insolvncia. 3. A extino de uma Empresa Pblica da competncia do rgo que a criou. Artigo 60. (Ciso) 1. Da ciso de uma Empresa Pblica pode resultar: a) extino da empresa e diviso do seu patrimnio para constituio de novas Empresas Pblicas ou privadas de capitais Pblicos; b) afectao de parte do patrimnio da empresa com vista a ser integrado noutra Empresa Pblica ou constituir nova Empresa Pblica. 2. O diploma que determina a ciso da Empresa Pblica por extino, ou diviso deve indicar os valores activos e passivos da empresa fundida que se transferem para a nova ou novas empresas. 3. A ciso de uma Empresa Pblica da competncia do rgo que o criou. Artigo 61. (Fuso) 1. Duas ou mais Empresas Pblicas podem ser objecto de fuso, mediante a sua reunio numa s. 2. A fuso pode traduzir-se na incorporao de uma ou mais empresas noutra, para a qual se transferem globalmente os patrimnios daqueles, ou na criao de uma nova empresa que recebe todos os valores activos e passivos que integram as empresas fundidas.

3. O diploma que determina a fuso deve aprovar as alteraes a introduzir nos Estatutos da empresa incorporante ou nos Estatutos da nova empresa resultante da fuso. 4. A fuso de Empresas Pblicas da competncia do rgo que as criou. Artigo 62. (Comisso liquidatria) O diploma que extingue a Empresa Pblica e determina a sua liquidao nomear uma comisso liquidatria, da qual faro parte elementos da empresa e representantes do rgo de tutela da actividade e do Ministrio da Economia e Finanas e fixar o prazo de Liquidao. Artigo63. (Verificao do passivo) 1. O diploma que determina a extino da Empresa Pblica deve fixar um prazo, que no poder ser inferior a 30 dias, durante o qual os credores da empresa podero reclamar os seus crditos. 2. Os credores devem ser visados da liquidao da empresa por anncios publicados na imprensa e difundidos atravs de outros meios de difuso massiva. No caso de os crditos constarem de quaisquer livros ou documentos da empresa ou forem de outro modo conhecidos os respectivos credores devero ser avisados tambm por carta registrada com aviso de recepo. 3. A comisso liquidatria deve elaborar uma relao dos crditos reclamados em que estes sejam graduados em conformidade com Lei Geral, a qual dever estar patente para exame dos credores e reclamao, se for caso disso, durante um prazo marcado pela prpria comisso. 4. Os credores cujos crditos no hajam sido reconhecidos pela comisso liquidatria e includos na relao na relao referida no nmero anterior ou que no tenham sido graduados nos termos da lei, podem recorrer aos tribunais comuns para fazer valer os seus direitos. 5. O reconhecimento pelo tribunal dos direitos invocados pelos credores obriga a comisso liquidatria a introduzir na relao por ela elaborada as necessrias alteraes.

Artigo 64 (Realizao do activo) 1. Compete comisso liquidatria realizar o activo da Empresa Pblica, mediante a venda dos bens e a cobrana dos crditos concedidos pela empresa. 2. No diploma que determina a extino e a liquidao da Empresa Pblica podem ser indicados os bens ou os direitos cuja titularidade o Estado reserva para si ou afecta a outros destinos, ficando o Estado obrigado a restituir ao patrimnio, objecto de liquidao, o valor em dinheiro, determinado pela avaliao, podendo fazer-se a compensao com crditos do Estado graduado em primeiro lugar sobre a empresa liquidada. 3. A avaliao a que se refere o nmero anterior ser feita por trs louvados, um designado pelo Ministro da Economia e Finanas outro designado pelos credores e um terceiro escolhido pelos outros dois ou, na falta de acordo, pelas competentes estruturas judiciais. Artigo 65. (Pagamento aos credores) 1. Aps ter-se concludo a verificao do passivo e a realizao de todo o activo da Empresa Pblica, dever processar-se o pagamento aos credores de acordo com a graduao estabelecida. 2. Se o produto da realizao do activo se mostrar insuficiente para o pagamento aos credores comuns, estes sero pagos rateadamente. 3. Se aps o pagamento de todo o passivo relacionado for apurado um saldo, este ser entregue ao Oramento Geral do Estado. 4. Aps o encerramento das operaes de liquidao, a comisso liquidatria deve apresentar as respectivas contas, para aprovao s entidades que determinaram a extino da Empresa Pblica.

CAPTULO VIII Disposies finais e transitrias Artigo 66. (Empresas Pblicas) A Empresa Pblica, constituda nos termos da presente lei, usar no exerccio da sua actividade, a expressoEMPRESA PBLICA, por extenso ou abreviado E.P aps a sua denominao. Artigo 67. (Resoluo de litgios) 1. Compete aos tribunais judiciais o julgamento de litgios em que seja uma parte Empresa Pblica, incluindo acesso para efectivao da responsabilidade civil por actos dos seus rgos, bem como a apreciao da responsabilidade civil dos titulares desses rgos para com a respectiva empresa. 2. Em alternativa ao previsto no n 1, a Empresa Pblica pode utilizar a via arbitral para a resoluo de litgios. Artigo 68. (Empresas mistas e empresas de capitais pblicos) 1. As sociedades constitudas em conformidade com a lei comercial em que se associem capitais pblicos e privados nacionais ou estrangeiros, no so aplicveis as disposies da presente lei, salvo na medida em que os respectivos Estatutos mandem aplicar alguma das normas aqui consagradas. 2. Igualmente aplicvel a presente lei as sociedades constitudas em conformidade com a lei comercial, associando o Estado e outra entidades pblicas dotadas de personalidade de direito pblico ou de direito privado, salvo na medida em que os respectivos Estatutos remetam para as normas aqui consagradas. 3. A presente lei aplicvel s sociedades comerciais de capitais pblicos resultantes da transformao de unidades econmicas estatais cuja estratgia no prev a sua privatizao total ou parcial.

Artigo 69. (Regras transitrias) O conselho de Ministro regulamentar os mtodos, formas e prazos de aplicao da presente lei s empresas estatais existentes data da sua entrada em vigor. Artigo 70. (Dvidas e omisses) As dvidas e omisses que surgirem na interpretao e aplicao da presente Lei, sero resolvidas pela Assembleia Nacional. Artigo 71. (Regulamentao da lei) A presente Lei ser regulamentada no prazo de 120 dias. Artigo 72. (Revogao da legislao) Fica revogada toda a legislao que contrarie a presente Lei, nomeadamente a Lei n. 11/88, de 9 de Julho, sem prejuzo da sua vigncia enquanto necessria, tendo em conta o estipulado no artigo 69.

Potrebbero piacerti anche