Sei sulla pagina 1di 88

DIREITO PENAL II

FESP/UEMG FADIPA 2 Semestre de 2013

CONTEDO PROGRAMTICO 1. O fato-punvel Conceito de crime. Elementos 2 O Injusto Tpico 2.1 A ao humana 2.2 Tipicidade 2.3 Ilicitude 2.4 Causas de excluso da ilicitude 2.5 O estado de necessidade 2.6 A legtima defesa 2.7 Outras causas de excluso da ilicitude. Estrito cumprimento de dever legal. Exerccio regular de direito. Consentimento do ofendido. 3 Culpabilidade 3.1 Noo e evoluo da ideia de culpabilidade. Culpabilidade por fato doloso 3.2 Culpabilidade e a problemtica do erro. A conscincia da ilicitude. Falta de conscincia da ilicitude e ignorncia da lei. Erro de tipo e erro de proibio. 3.3 A culpa em sentido estrito 3.4 Causas de excluso da culpabilidade 4 Concurso de Pessoas 4.1 Introduo 4.2 Teorias sobre o concurso de pessoas 4.3 Causalidade fsica e psquica 4.4 Requisitos do concurso de pessoas 4.5 Autoria 4.6 Autoria imediata 4.7 Coautoria

4.8 Participao em sentido estrito 4.9 Concurso em crime culposo 4.10 Concurso em crimes omissivos 4.11 Autoria colateral 4.12 Participao impunvel 4.13 Punibilidade em concurso de pessoas 4.14 Comunicabilidade das circunstncias, condies e elementares A presente apostila visa facilitar o estudo dos alunos e composta por uma sntese de vrios autores somando-se a questes de concursos (Magistratura, MP, Defensoria Pblica etc.) e outros exerccios diversos (para fins de fixao). Dessa forma, para fins de respeito aos direitos autorais e indicao de obra-autor, sempre sero apontadas as iniciais do autor no incio da parte na qual este foi empregado (direta ou indiretamente) e a bibliografia completa nos padres da ABNT ao final de cada parte. Veja as siglas: M.I.: Material do IESDE BRASIL S.A. R.S.C.: Rogrio Sanches Cunha. G.S.N.: Guilherme de Souza Nucci L.R.P.: Luiz Rgis Prado C.M.: Cleber Masson R.G.: Rogrio Greco (dentre outros que constaro das referncias ao final de cada tpico).

CRIME:
G.S.N.: O conceito de Crime artificial (no depende de fatores naturais, constatados por um juzo de percepo sensorial), visto que no possvel classificar uma conduta, ontologicamente, como criminosa. Michel Foucault: verdade que a sociedade que define, em funo de seus interesses prprios, o que deve ser considerado como crime: este, portanto, no natural. Vigiar e punir, p. 87.

Conceitos de Crime: Conceito Material: a concepo da sociedade sobre o que pode e deve ser proibido, por meio da aplicao (cominao) de uma sano penal. a

conduta que ofende um bem juridicamente tutelado, merecedora de pena. Claus Roxin: o conceito material de crime prvio ao Cdigo Penal e fornece ao legislador um critrio poltico-criminal sobre o que o Direito Penal deve punir e o que deve deixar impune (Derecho Penal Parte general, t. I, p. 51).

Conceito Formal: a concepo do direito (jurdica) acerca do delito, constituindo a conduta proibida por lei, sob ameaa de aplicao de pena, em uma tica legislativa do fenmeno. fruto do conceito material, s que devidamente formalizado. Verifica-se, assim, o respeito ao Princpio da Legalidade (reserva legal): no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem lei anterior que a comine.

Conceito analtico: a concepo da cincia do direito, que no difere, na essncia, do conceito formal. o conceito formal separado, cingido em elementos para possibilitar seu melhor estudo e compreenso. A corrente majoritria, no Brasil e tambm no exterior, a da viso tripartida que entende ser o crime um fato tpico, antijurdico e culpvel. Vejamos brevemente o que Tipicidade, antijuridicidade e culpabilidade (mais adiante aprofundaremos o estudo destes institutos). a) Tipicidade: Fato real perfeitamente adequado ao tipo. Fato Tpico: Conduta + nexo causal + resultado, amoldados ao modelo legal. Tipicidade instrumento de adequao. Fato tpico a concluso deste processo. Ex: Art. 121 do CP matar algum e a sua pena: Subsume-se o fato ao tipo e tem-se a tipicidade. Curiosidade: Psicanlise e Neurocincia sobre assassinos seriais (constataes cientficas) = Progresso Psquica: 1) Fobia social/agressividade; 2) urinar na cama (quando j adulto); 3) maltratar/matar animais (comea por pequenos e vai aumentando o porte do animal). b) Antijuridicidade: a contrariedade de uma conduta com o direito, causando efetiva leso a um bem jurdico protegido. 02 aspectos: 1) formal: contrariedade da conduta com o Direito; 2) material: causando leso a um bem jurdico tutelado.

c)

Culpabilidade: um juzo de reprovao social (valor 1), incidente sobre o fato e seu autor, devendo o agente ser imputvel, atuar com conscincia potencial de ilicitude, bem como ter a possibilidade e a exigibilidade de atuar de outro modo, consoante as regras impostas pelo Direito (Teoria Normativa Pura, advinda do Finalismo). Para Bustos Ramrez (Obras completas, v. I, p. 1100) a culpabilidade um juzo de valorao concreto, razo que justifica a importncia de se ter o fato tpico e antijurdico, indicando qual o foco de realidade a ser objeto desse juzo de reprovao social.

] Correntes (que definem o crime, de acordo com o conceito analtico): Viso Bipartida Fato Tpico e Antijurdico: a culpabilidade apenas um pressuposto de aplicao da pena, situando o dolo e a culpa na tipicidade (s h a linha de pensamento finalista). Defensores desta corrente: Ren Ariel Dotti, Damsio de Jesus, Julio Fabbrini Mirabete, Celso Delmanto, Flvio Augusto Monteiro de Barros etc. Fato Tpico e Culpvel: entendem que a antijuridicidade nsita (inerente) ao prprio tipo, assim como o dolo e a culpa (s h a linha de pensamento finalista). Principal defensor (no Brasil): Miguel Reale Jnior (entre outros que defendem a Teoria dos Elementos Negativos do Tipo). Questo: No existem fatos reais que so antijurdicos e no so tpicos (ex: acidente de trnsito sem vtimas e apenas com pequeno dano patrimonial)? ] Viso Quadripartida: Fato Tpico, Antijurdico, Culpvel e Punvel: Duas linhas de pensamento (ou correntes): 1) Causalista: Dolo e culpa na culpabilidade; 2) Finalista: dolo e culpa na tipicidade. Defensores: Basileu Garcia, Muoz Conde, Hassemer, Battaglini, Giorgio Marinucci etc.

Viso Tripartida:
1

Neste sentido e para aprofundamento ler Hans Kelsen in: O que a Justia? p. 04.

Fato Tpico, Antijurdico e Punvel: tambm conhecida como Teoria Constitucionalista (pelos seus defensores) = a culpabilidade seria a ponte que liga o crime pena. H autores que afirmam que esta corrente possui uma forte raiz finalista, pois desloca o dolo e a culpa para a tipicidade. A culpabilidade seria pressuposto de aplicao da pena. Defensor: Luiz Flvio Gomes. Confira-se: A culpabilidade, na verdade, no faz parte da teoria do delito (do fato punvel). fundamento da pena. De outro lado, jamais existe delito (no nosso Direito Penal) sem a ameaa de pena (sem punibilidade) (Luiz Flvio Gomes. Direito Penal Parte Geral Introduo, 2 Ed., p. 85).

Crtica de Nucci (G.S.N.): 1 Perda do Juzo de Reprovao social: Quando se assevera que a culpabilidade no parte integrante do conceito de crime, mas, sim, somente fundamento da pena equivale a se distanciar da riqueza fornecida pelo juzo de reprovao social gerada pela teoria da culpabilidade, em razo do fato de que no pode haver delito sem reprovao social (valor situado temporal, espacial, cultural e historicamente2). Neste sentido: Michel Foucault e Roberto Lyra: a sociedade que elege os ilcitos mais graves, quando os deseja sancionados com pena. A sociedade aponta/indica para o legislador os seus valores (considerando tempo, espao, cultura e histria), esperando deste (legislador) a criao do tipo penal incriminador o qual, evidentemente, j vem acompanhado de uma pena em abstrato (preceito sancionador). Exemplo sobre a necessidade da culpabilidade no conceito analtico de crime: quando um enfermo mental (alienao, por ex.) mata algum. Claro que o fato tpico e antijurdico, porm, o agente inimputvel (no possui discernimento entre a conduta socialmente considerada aceitvel ou inaceitvel, correta ou incorreta, em uma linguagem mais simples). G.S.N.: Logo, inexiste crime, mas somente um injusto penal, cuja sano nem mesmo a pena, mas a medida de segurana (Manual de Direito Penal, p. 176). Separar o crime e a pena em lados distintos, unidos apenas pela ponte da culpabilidade pode permitir (em um futuro prximo) retirar a culpabilidade do princpio da reserva legal (crivo da legalidade): G.S.N.: No h crime s o tpico e antijurdico? sem prvia definio legal. Ou mesmo o surgimento de critrios de medio da pena que dizem respeito a quem o agente e no ao que ele efetivamente fez. Outra situao est na hiptese daquele que praticou
2

Neste sentido Ler: Hans-Georg Gadamer in: Verdade e Mtodo e Lnio L. Streck.

ilcito (homicdio, por ex.) sob coao moral irresistvel: se excluirmos a culpabilidade do conceito de crime como faz esta teoria tripartida (de L.F.G.) e uma das bipartidas (Damsio, J.F.M. e Celso Delmanto) consideraramos apenas o fato (tpico e antijurdico) e quanto ao autor desconsideraramos sua imputabilidade (caso do doente mental que pratica homicdio, por ex.), sua conscincia potencial da ilicitude (alienado mental), possibilidade e exigibilidade de atuar de modo diverso (caso da coao moral irresistvel). Outro exemplo: Caso do Gerente de Banco que tem a sua famlia feita refm, sendo obrigado a abrir o cofre do banco para os agentes. Dessarte, a culpabilidade um juzo de valorao que incide sobre o caso concreto. A tipicidade e a antijuridicidade apenas indicam o foco de realidade a ser objeto desse juzo. Se no h reprovao conduta (coao moral irresistvel, por ex.) no h crime, porm apenas um injusto (penal) que pode ou no dar margem a uma sano. 2 Deslocamento em Erro Confuso entre Punibilidade e Culpabilidade A pena est no tipo e no na punibilidade: Distino Punibilidade a possibilidade de que o Estado possa fazer valer a sano penal. A culpabilidade, por seu turno, o juzo de reprovao social que incide sobre o fato e seu autor, devendo este ser imputvel. G.S.N.: A pena em abstrato est prevista no tipo penal incriminador e no na punibilidade (p. 177). Tipo penal sem pena (ainda que tenha o nomen iuris de crime) h de inevitavelmente tornar-se insignificante na esfera penal, visto ser inaplicvel e fugir do conceito material de crime (que conforme Roxin prvio ao prprio CP), visto que delito o ilcito que a sociedade almeja ver punido com pena e no com qualquer outro tipo de sano (G.S.N., p. 177).

Concepes Finalista e Causalista:

Concepo Causalista: o causalismo trabalha o conceito de conduta despido


de qualquer valorao, isto , neutro; a conduta uma ao ou omisso voluntria e consciente que exterioriza movimentos corpreos.

Dolo e culpa situados na culpabilidade. Em razo de estarem o dolo e a culpa situados na culpabilidade, no causalismo fica impossvel adotar-se o conceito bipartido de crime (apenas fato tpico e antijurdico) (Jos Frederico Marques).

Concepo Finalista: teve como idealizador Hans Welzel (o qual, inclusive,


em todas as suas obras tratou o crime como um fato tpico, antijurdico e

culpvel). Como se trata de um juzo de realidade, e no fictcio, o finalismo entende que a conduta deve ser valorada. Dolo e culpa deslocados da culpabilidade para o fato tpico. Culpabilidade ficou com a conscincia da ilicitude. Conduta a ao ou omisso voluntria e consciente, a qual se volta a uma finalidade. ltima Viso Tripartida Fato Tpico, Antijurdico e Culpvel: Corrente Majoritria no Brasil e no exterior. Diviso: Esta corrente/teoria tripartida a mais aceita pelas 03 concepes existentes. Confira-se: Finalistas. Defensores: Assis Toledo, Heleno Fragoso, Juarez Tavares, Jos Henrique Pierangeli, Eugnio Ral Zaffaroni, Cezar Roberto Bitencourt, Luiz Rgis Prado, David Teixeira de Azevedo, Rogrio Greco, Bustos Ramrez, Jimnez Martnez etc. Causalistas. Defensores: Nelson Hungria, Frederico Marques, Magalhes Noronha, Salgado Martins, Jimnez de Asa, Baumann, Mezger etc. Teoria Social da Ao: prope ser uma tentativa de ajuste, em um mesmo quadro, dos principais aspectos do causalismo e do finalismo. Defensores: Jescheck, Wessels, Schmidt, Engisch, Wolff etc. Diferena entre crime e contraveno A diferena no ontolgica ou essencial, situando-se apenas na esfera da pena. Crime (delito): sujeitam os autores (agentes) a penas de recluso ou deteno. Penas privativas de liberdade, isolada, alternativa ou cumulativa com multa. Contravenes (espcie de infrao penal): implicam em, no mximo, priso simples. Admite-se a possibilidade de fixao apenas de multa (situao que no ocorre nos crimes) (art. 1 da Lei de Introduo ao Cdigo Penal). Origem no Brasil: art. 8 do CP de 1890. Para Antolisei o nico mtodo confivel de distinguir o crime da contraveno o direito positivo: deve-se observar a qualidade e a quantidade da pena atribuda infrao penal, isto , a gravidade que o legislador atribuiu ao fato (Manuale di Diritto penal Parte generale, p. 190).

Sujeitos e objetos do crime:

Sujeito ativo: quem pratica a conduta descrita no tipo penal. quem pratica a conduta tpica. Animais ou coisas no podem ser sujeitos ativos de crimes ou mesmo autores de aes, visto que lhes falta o elemento vontade. H excees ao longo da histria da humanidade (comentar).

Ponto de Debate:

Pode a Pessoa Jurdica ser sujeito ativo de crime? 02 pontos de vista: 1) Objees: a) Pessoa jurdica no tem vontade, suscetvel de configurar o dolo e a culpa (nullum crimem sine culpa). b) A Constituio no autoriza expressamente a responsabilidade penal da pessoa jurdica no texto dos arts. 173, 5 e 225, 3, os quais so apenas declaratrios, cabendo s pessoas jurdicas somente as sanes civis e administrativas. c) As penas para as pessoas jurdicas no poderiam ser as privativas de liberdade que so o centro das punies na esfera penal. d) As penas so personalssimas, podendo no caso de pessoas jurdicas atingir um scio inocente (que no concordou com a deciso que provocou a conduta criminosa). Em todas as alneas supra ver: Juarez Cirino dos Santos (Direito Penal parte geral, p. 431/456) e Jos Antnio Paganella Boschi (Das penas e seus critrios de aplicao, p. 133).

2) Favorveis: a) As pessoas jurdicas tm vontade, porque tem existncia real (no sendo um mito ou mera alegoria) e porque a sua vontade reconhecida (no no sentido humano, propriamente) em um plano pragmtico-sociolgico, reconhecvel socialmente. Da surge o conceito (novo) de ao delituosa institucional. Ver: Srgio Salomo Shecaira (Responsabilidade penal da pessoa jurdica, p. 94/95 e 148). b) Mesmo que fosse descartada a tese da vontade prpria e seu reconhecimento por meio do dolo ou da culpa, no Direito Penal existem casos de

responsabilidade objetiva, incluindo a at mesmo a pessoa fsica, como na hiptese de embriaguez voluntria, mas no preordenada. c) O Direito Penal no se limita pena privativa de liberdade, sendo que este ramo do Direito inclusive est, cada vez mais, procurando evitar tal tipo de pena para a prpria pessoa fsica, em face de comprovadamente no ser reeducativa (na imensa maioria dos casos) e prejudicial para a ressocializao. d) Os artigos Constitucionais 173, 5 e 225, 3 (este expresso) autorizam a responsabilidade penal da pessoa jurdica. e) Sobre o carter personalssimo da pena argumenta-se que a sano incidir sobre a pessoa jurdica e no sobre o scio, seja ele inocente ou no. Em caso de prejuzo para o scio inocente, basta lembrar que quando qualquer cidado comete um delito e condenado a pena privativa de liberdade, toda sua famlia tambm sofre as consequncias, ainda que estes parentes no tenham cometido qualquer infrao penal. verdade que o art. 173, 5 ainda depende de edio de Lei especificando a situao tpica da pessoa jurdica nas hipteses de delitos contra a ordem econmica e financeira e contra a economia popular. J o art. 225, 3 da CRFB/88 mais expresso e conta com a regulamentao tpica da Lei 9.605/98 (crimes contra o meio ambiente). O Tribunal de Nuremberg condenou pessoas fsicas e corporaes inteiras por crimes de guerra contra a humanidade (ex: Gestapo, tropas da SS etc.).

Sujeito passivo: o titular do bem jurdico que o tipo penal incriminador visa proteger e que foi violado. a) Sujeito passivo formal (constante): o Estado, pois este o titular do interesse jurdico de punir. b) Sujeito passivo material (eventual): o titular do bem jurdico lesado de forma direta pela conduta do sujeito ativo. Pode ser uma pessoa fsica, jurdica ou at mesmo o prprio Estado (a o Estado sujeito passivo formal e material ao mesmo tempo). Situaes no aceitas no Direito Penal ptrio: a) Animais, coisas e mortos como sujeitos passivos (o Estado [seu interesse] o sujeito passivo nestes casos).

b) Levando-se em considerao uma nica conduta, a confuso, em uma mesma e nica pessoa, do sujeito ativo e passivo (ex: suicdio: no se pune a pessoa que tentou suicidar, mas quem induziu ou instigou ou prestou auxlio. Outro ex: o agente que se fere ao praticar conduta criminosa: o Direito Penal brasileiro no pune a autoleso).

Objeto do crime: o bem jurdico lesionado. Divide-se em 02: a) Objeto material: a coisa, pessoa ou at interesse sobre a qual recai uma conduta criminosa. Pode ser de natureza corprea [fsica] ou incorprea, [imaterial ou ideal]. Para a maior parte da doutrina e da jurisprudncia (incluindo Nucci) todo delito possui objeto material. Luiz Rgis Prado discorda: o objeto material no uma caracterstica comum a qualquer delito, pois s tem relevncia quando a consumao depende de uma alterao da realidade ftica ou do mundo exterior (Bem jurdico-penal e Constituio, p. 47). No mesmo sentido: David Teixeira de Azevedo (Dosimetria da pena: causas de aumento e diminuio, p. 33). b) Objeto jurdico: o interesse protegido pelo Direito Penal (ex: vida, patrimnio, f pblica etc.).

Exemplo geral: Furto de veculo: o o o o o Sujeito ativo: o agente (o ser humano) que praticou a conduta de subtrair o veculo. Sujeito passivo (material ou eventual): o proprietrio do automvel. Sujeito passivo (formal ou constante): o Estado. Objeto material: o veculo. Objeto jurdico: o patrimnio.

Classificao dos Crimes: Crimes comuns e prprios: a) Comuns: podem ser praticados por qualquer pessoa (ex: homicdio, roubo, falsificao, leso corporal etc.). b) Prprios: exigem sujeito ativo com caracterstica especial ou qualificado; s podem ser praticados por determinadas pessoas. Qualidades:

b.1) De fato: refere-se natureza humana ou insero social da pessoa (ex: me no infanticdio, mulher no autoaborto, enfermo no perigo de contgio venreo). b.2) De Direito: refere-se lei (ex: testemunha em falso testemunho, perito na falsa percia, funcionrio pblico nos crimes contra a administrao pblica [Ttulo XI do CP]).

Subdiviso dos crimes prprios: a) Puros: so as condutas que deixam de ser crime caso no sejam cometidas pelo sujeito indicado no tipo penal, na hiptese de a conduta se concretizar por ato de outra pessoa (ex: art. 321 do CP Advocacia administrativa: s o funcionrio pblico pode praticar esta conduta; a ao de outra pessoa no constitui infrao penal). b) Impuros: so os crimes se transformam em figuras delituosas distintas quando no praticados pelo agente indicado no tipo penal incriminador (ex: a me que mata o filho recm-nascido, logo aps o parto [sob a influncia do estado puerperal], comete o crime de infanticdio; se um estranho mata o recm-nascido, sem qualquer auxlio ou participao da me, estaremos diante de um homicdio). Neste sentido ver: Nilo Batista (Concurso de agentes, p. 96).

Crimes de mo prpria: No subdiviso do crime prprio. O sujeito ativo deve ser qualificado e deve cometer pessoalmente a conduta tpica. No admitem coautoria ou a autoria mediata, apenas a participao. Ex: falso testemunho: apenas a testemunha pode de modo direto cometer o crime quando se apresenta para o juiz para prestar depoimento e falta com a verdade. Outro ex: Art. 338 do CP no reingresso de estrangeiro expulso, apenas pode cometer este crime o estrangeiro que foi expulso, reingressando ilegalmente no territrio nacional. Nos crimes de mo prpria o fundamental a existncia ativa do agente qualificado cometendo o crime. Exceo: Coao moral a testemunha A (Sr. Malcaratildo da Silva) obriga B (Testemunhilda Pereira) (testemunha) a relatar inverdades ao juiz. Vindo os fatos tona, A poder ser processado por falso testemunho (situao de exceo, pois se configura a autoria mediata) e B, em razo da coao moral irresistvel (art. 22 do CP) no deve sofrer qualquer sano. Nucci (Cdigo Penal comentado, nota 5). Outra hiptese diferena entre crime de mo prpria e crime prprio: Peculato (art. 312, CP) A (func. Pblico) obriga B (no funcionrio) a subtrair bens de uma repartio pblica. A poderia subtrair tais bens diretamente, mas coage B para tal. A autor mediato do crime de peculato, podendo ser condenado por tal conduta, pois se trata de crime prprio e

no de mo prpria. E B pode ser absolvido, invocando a coao moral irresistvel.

Crimes instantneos e permanentes: Crimes instantneos: so os que a consumao se d com uma nica conduta e no produzem um resultado que se prolonga (protrai, na linguagem de Luiz Rgis Prado) no tempo. Ex: homicdio, furto, roubo etc. Crimes permanentes: se consumam com uma nica conduta, mas a situao antijurdica gerada prolongada no tempo enquanto assim quiser o agente. Ex: sequestro ou crcere privado; extorso mediante sequestro, porte ilegal de arma e/ou substncia entorpecente etc. No caso do crcere privado ou do sequestro ou da extorso mediante sequestro: A retirada da liberdade da vtima consuma o crime, mas enquanto esta permanecer por vontade do agente no cativeiro, teremos o prolongamento do crime. Regra Geral (no absoluta!): o crime permanente possui duas fases seguidas (consecutivas) uma comissiva (ao) e outra omissiva. Claro que tambm se volta a bens imateriais: liberdade, sade pblica etc. Admite a priso em flagrante enquanto no cessar a sua realizao. Enquanto no cessar a permanncia no comea a se contar a prescrio.

Outras situaes:

Crimes instantneos de efeitos permanentes: so crimes instantneos que tem a aparncia de permanentes em razo de seu mtodo de execuo. Ex: bigamia.

Crimes instantneos de continuidade habitual: consumam-se por meio de uma nica conduta que provoca um resultado instantneo, exigindo, porm, em seguida, para configurar o tipo, a reiterao de outras condutas de forma habitual. Ex: art. 228 do CP Favorecimento prostituio Induzir ou atrair algum prostituio.... Vejamos: a mera induo (dando a ideia...) a conduta do agente, sendo que o resultado no depende de sua vontade, havendo a configurao assim que a pessoa se prostitua. Como a legislao brasileira no pune o comrcio do prprio corpo, apesar do resultado instantneo, para se configurar o favorecimento prostituio, no Brasil, necessria, para a configurao tpica perfeita, a habitualidade. Outros exemplos: arts. 230, 231, 231-A, 247, I e II todos do CP.

Crime instantneo de habitualidade preexistente: envolve a prtica de uma nica conduta para a concretizao da figura tpica, entretanto exige o desenvolvimento habitual de outro comportamento, que seja preexistente. Ex: Art. 334, 1, c, do CP venda de mercadoria estrangeira, introduzida clandestinamente no Brasil, no exerccio de atividade comercial no se configurando a prtica anterior de atividade empresarial, no h como se configurar o crime previsto nesse tipo penal, ainda que seja um crime instantneo.

Crime eventualmente permanente: um crime, via de regra, instantneo, podendo

excepcionalmente realizar-se de maneira a lesionar um bem jurdico permanentemente. Ex: furto de energia eltrica. O furto (art. 155 do CP) concretiza-se sempre instantaneamente, sem prolongar o momento de sua consumao; j a energia eltrica foi equiparada, pelo legislador, coisa mvel (art. 155, 3 do CP).

Um delito instantneo pode vir a se transformar em permanente, bastando que a atividade possa prorrogar-se (protrair-se) no tempo. Isto porque cada fato-crime compe-se de uma conduta conforme a vontade do agente e cada conduta tem uma durao (uma dimenso temporal) que pode ser breve ou prolongar-se no tempo a depender da natureza da atividade delituosa, do bem lesado e da vontade do agente. Ex: violncia sexual. Neste sentido ver: Giovanni Grisolia ( Il reato permanente, p. 4).

Crimes Comissivos e Omissivos: Crimes comissivos: so os cometidos por meio de uma ao (ex: estupro). Crimes omissivos: so cometidos por meio de uma absteno (ex: omisso de socorro).

Modalidades anmalas: Crimes comissivos por omisso: so os de ao, mas excepcionalmente praticados por omisso e se restringem s situaes de quem tem o dever de impedir o resultado (art. 13, 2 do CP Relao de Causalidade Teoria da equivalncia dos antecedentes causais ou da causalidade simples ou da conditio sine qua non Considera-se causa toda ao ou omisso sem a qual o resultado no se teria produzido. causa tudo o que contribui, em concreto, para o resultado). Mtodo da eliminao hipottica: uma ao considerada causa do resultado se, suprimida mentalmente do contexto ftico, esse mesmo resultado teria deixado de ocorrer (nas circunstncias em que ocorreu).

Crimes omissivos por comisso: so os cometidos, em geral, por meio de uma absteno, mas que podem ser, via de exceo, praticados pela ao de algum (ex: agente que impede outra pessoa, utilizando-se de fora fsica, de socorrer algum ferido).

Crimes de atividade e de resultado: Crimes de atividade: se contentam com a ao humana esgotando a descrio tpica, ocorrendo ou no um resultado naturalstico. So tambm conhecidos por crimes formais ou de mera conduta. Ex: art. 319 do CP prevaricao. O tipo penal contenta-se em prever punio para o agente que deixar de praticar ato de ofcio para satisfazer interesse pessoal, ainda que nenhum prejuzo efetivo se materialize (nada no mundo naturalstico). Ainda que controversa, h distines dentre os crimes de atividade, vejamos: Crimes formais: so os crimes de atividade que comportariam a ocorrncia de um resultado naturalstico, contudo no haja exigncia desse resultado (Ex: prevaricao). Crimes de mera conduta: so os de atividade que no comportam a ocorrncia de um resultado naturalstico, contentando-se somente com a punio da conduta do agente (ex: algumas formas de violao de domiclio e violao de correspondncia). Esta a situao do Crime Exaurido: para G.S.N. o crime que continua a produzir resultado danoso, mesmo depois de estar consumado. o caso do prevaricador que consumou o crime apenas com a conduta, mas se ainda conseguir prejudicar a vtima, ter provocado o exaurimento do delito. O exaurimento pode levar exasperao da pena. Ex: arts. 317, 1 e 329, 1 ambos do CP. Para R.S.C.: Importante: Consumao diferente de Exaurimento. Crime exaurido (ou esgotado plenamente): trata-se dos acontecimentos posteriores ao trmino do iter criminis, ou seja, quando o agente vem a alcanar o fim pretendido, alm do resultado que consuma o crime (ex: locupletamento na corrupo passiva art. 317 CP). M.I.: Crime exaurido aquele em que o crime foi alm da consumao prevista no tipo penal. Assim, o iter criminis do crime encerra-se com a consumao do delito. Se, alm da consumao do delito, for o agente ainda mais frente, estar exaurindo o crime. Exemplos clssicos so os crimes de corrupo passiva (CP, art. 317), concusso (CP, art. 316), corrupo ativa (CP, art. 333) etc., pois alm do oferecimento, da oferta ou da solicitao da oferta, ou da promessa, quando o agente consegue obt-la, estar exaurindo a conduta criminosa (com o locupletamento), j consumada com a simples atividade anterior.

Classificao do crime quanto ao momento consumativo para R.S.C.: Formal (ou de consumao antecipada): o resultado naturalstico tambm descrito, mas no precisa verificar-se para ocorrer a consumao. O crime consuma-se no momento da ao, sendo o resultado material mero exaurimento (ex: extorso); Mera conduta: trata-se de delito sem resultado. O tipo legal descreve apenas uma conduta, consumando-se o crime no momento em que esta praticada (ex: omisso de socorro, violao de domiclio). Crimes de Resultados (ou materiais ou causais): so aqueles que necessariamente possuem resultado naturalstico, sendo que no ocorrendo o resultado naturalstico o crime apenas uma tentativa. Ex: Furto, homicdio etc. Para R.S.C e Davi Castro Silva: Crime Material (de resultado ou causal): descreve o tipo da conduta e o resultado naturalstico (modificao no mundo exterior), cuja produo indispensvel para a sua consumao (ex: homicdio, furto). Crimes de dano e de perigo

Crimes de Dano: so os que se consumam com a efetiva leso a um bem jurdico tutelado. a ocorrncia de um prejuzo efetivo e perceptvel pelos sentidos humanos. Crimes de Perigo: so os que se contentam com a mera probabilidade de haver um dano. Para alguns doutrinadores: dirigir embriagado = h uma probabilidade de ocorrncia de um dano. Diviso dos Crimes de Perigo: a) b) c) Perigo Individual: Nas hipteses em que a probabilidade de dano abrange apenas uma pessoa ou um grupo determinado de pessoas. Ex: arts. 130 a 137 do CP. Perigo Coletivo: neste, a probabilidade de dano envolve um nmero indeterminado de pessoas. Ex: arts. 250 a 259 do CP. Perigo abstrato: quando a probabilidade de ocorrncia de dano est presumida no tipo penal, independentemente de prova do perigo. Ex: no porte ilegal de entorpecente (arts. 28 e 33 da Lei 11.343/206) presumido o perigo para a sade pblica. d) Perigo Concreto: quando a probabilidade de ocorrncia de dano necessita ser investigada e provada. Ex: art. 132 do CP - expor a vida ou a sade de algum a perigo. Crimes Unissubjetivos e Plurissubjetivos:

Crimes Unissubjetivos: so os que podem ser praticados por uma s pessoa. Ex: aborto, Crimes Plurissubjetivos (crimes convergentes, delitos de encontro, crimes de

extorso, epidemia, homicdio, constrangimento ilegal. concurso necessrio, delitos coletivos, crimes multitudinrios [lembrar/comparar com o CPC: litisconsrcio multitudinrio] e/ou crimes de autoria mltipla: so os que somente podem ser cometidos por mais de uma pessoa. Ex: rixa, quadrilha ou bando, bigamia etc. Crimes Progressivos e Crimes complexos: Ambos integram o fenmeno da continncia (quando um tipo engloba outro). a) Continncia: Explcita: quando um tipo penal expressamente envolve o outro (ou at outros), como nas hipteses de crime complexo (art. 101 do CP). Ex: o roubo envolve o furto, a ameaa e/ou a ofensa envolve a integridade fsica. a.1) Complexos em sentido estrito: a autntica forma de crime complexo. Um tipo penal formado pela juno (combinao) de dois ou mais tipos. Ex: Roubo. a.2) Complexos em sentido amplo: a forma anmala. O tipo penal engloba outro tipo associado a uma conduta lcita qualquer. Ex: estupro um constrangimento ilegal (crime previsto no art. 146 do CP) associado relao sexual (que por si s, uma conduta lcita). Parte considervel da doutrina critica a denominao crime complexo em sentido amplo; para estes autores s h crime complexo (nos termos do art. 101 do CP) quando o tipo penal for constitudo de outros crimes. b) Implcita: quando um tipo penal tacitamente envolve outro, que o crime progressivo. Ex: no homicdio (art. 121 do CP), o agente passa necessariamente pelo crime de leso corporal (art. 129 do CP), pois este est contido naquele. Progresso criminosa: a evoluo na vontade do agente, fazendo-o passar, ainda que em um mesmo contexto, Progresso criminosa em sentido estrito (ou propriamente dita) [Frederico Marques de um crime a outro, geralmente voltado contra o mesmo bem jurdico protegido. Tratado de Direito Penal, v. II, p. 474): a ocorrncia de um crime progressivo cujos atos apresentam-se, por exceo, desgarrados, temporariamente afastados. Ex: o agente pretende lesionar a vtima; aps certo perodo delibera mat-la. Ser punido apenas pelo fato mais grave. Diferena entre Progresso criminosa e Crime progressivo:

a) b) c)

Na Progresso criminosa a inteno inicial era a leso, que evoluiu para o homicdio. No Crime Progressivo o agente delibera matar, mas para que isso ocorra deve passar, necessariamente pela leso. O principal elemento de diferena entre ambos, portanto, o dolo, a vontade, o elemento volitivo do agente.

Fato antecedente no punvel (na progresso criminosa): um delito serviu de meio para se atingir outro. Critrio da Absoro (consuno) Art. 334 e 334, 1. Fato posterior no punvel (na progresso): a sucesso de fato menos grave contra objeto jurdico j atingido por delito mais grave. No h motivo para dupla punio. Ex: Envenenar gua potvel (art. 270) e depois entregar para o consumo (art. 270, 1). Crime habitual: Crime habitual: aquele que somente se consuma por meio da prtica reiterada e contnua de vrias aes. um estilo de vida indesejado pela lei penal. Uma conduta isoladamente atpica, mas a punio para o conjunto de condutas habitualmente desenvolvidas. Requisitos: a) Reiterao de vrios fatos. b) Identidade ou homogeneidade de tais fatos. c) Nexo de habitualidade entre os fatos (Marino Petrone, Reato abituale, p. 17). Crime habitual no crime permanente e vice-versa: o delito permanente consuma-se em uma nica tentativa e o resultado prolonga-se no tempo. O habitual exige a prtica de vrias condutas. No h no crime habitual: a) No admite a tentativa. b) No suporta priso em flagrante (em razo de serem vrias condutas a serem analisadas em conjunto no momento da aplicao da lei penal para se comprovar se houve ou no habitualidade). Fernando de Almeida Pedroso (Direito penal parte geral, p. 141). A flagrncia no se d no crime habitual porque o seu cometimento dilatado no tempo, no representando uma surpresa, mas apenas uma constatao. Neste sentido ver: Mrio Petrone (Reato abituale, p. 82-83). Como o flagrante deve ser um retrato fiel da infrao, o auto de priso retrataria somente um ato e no os demais, isto , no seria um retrato de corpo inteiro. Fernando de Almeida Pedroso (Direito penal parte geral doutrina e jurisprudncia, p. 141-142. c) Para RT 415/55: A sindicncia prvia constitui um importante elemento para configurar a habitualidade, porm no imprescindvel, mormente em se tratando de

casa de prostituio. Crime habitual prprio (autntico): a habitualidade constitutiva somente se tipifica apurando-se a reiterao de condutas do agente, configurando um estilo prprio de vida. Ex: favorecimento prostituio. Crime habitual imprprio (habitualidade delitiva): a reiterao na prtica de crimes instantneos ou permanentes. Ex: agente que vive do cometimento de furtos repetidamente realizados. Habitualidade agravante: quando no tipo penal inserida a reiterao da prtica criminosa como causa de aumento da pena, ainda que o crime seja instantneo ou permanente. Ex: lavagem de dinheiro reiteradamente praticada (art. 1, 4 da Lei 9.613/98: elevao da pena de um a dois teros). Crimes unissubsistentes e plurissubsistentes: Crimes unissubsistentes: so os que admitem a sua prtica por meio de um nico ato. Ex: injria verbal. Crimes plurissubsistentes: exigem vrios atos componentes de uma ao. Ex: homicdio. Crimes de forma livre e de forma vinculada: Crimes de forma livre: aqueles que podem ser praticados de qualquer modo, sendo que o tipo penal no vincula com o mtodo. Ex: apropriao indbita, infanticdio, leso corporal. Crimes de forma vinculada: apenas podem ser cometidos por meio de mtodos ou frmulas expressamente previstas no tipo penal. Ex: curandeirismo ( art. 284, I, II e III do CP). Crimes vagos (multivitimrios ou de vtimas difusas): Crimes vagos (multivitimrios ou de vtimas difusas): so aqueles que no possuem sujeito passivo determinado (coletividade), sem personalidade jurdica. Ex: Art. 209 do CP perturbao de cerimnia funerria; art. 210 do CP violao de sepultura. o delito sem vtima. Possui apenas o sujeito passivo formal (que o Estado), mas no h sujeito passivo material. Neste sentido, h tambm a hiptese de crime sem vtima nos denominados crimes consensuais: o indivduo causa mal a si mesmo ou est inconformado de ter de agir

conforme determinado padro social. Ex: autoleso, tentativa de suicdio. Ver: Ana Sofia Schmidt de Oliveira (A vtima e do direito penal, p. 83-84). Crimes remetidos: So tipos penais que expressamente fazem remisso a outros. Ex: uso de documento falso (art. 304 do CP) o qual remete aos arts. 297 at 302 do CP. Crimes condicionados: dependem de uma condio prevista no tipo ou no. Quando prevista no tipo = condio interna. No prevista no tipo condio externa. No admitem a tentativa os crimes condicionados. Ex: Art. 122 do CP induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio depende da ocorrncia do suicdio ou, em caso de tentativa de suicdio, que haja leses graves para a vtima.

Crimes de atentado (ou de empreendimento): so os que prevem, no tipo penal, a forma tentada equiparada modalidade consumada (G.S.N.). Ex: art. 352: Evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou indivduo submetido a medida de segurana detentiva, usando de violncia contra a pessoa.

Outras definies de crime na doutrina:

Crimes mono-ofensivos e pluriofensivos:

Essa diviso atinente ao nmero de bens jurdicos atingidos pela conduta criminosa, e guarda ntima relao com a estrutura do crime (crimes simples ou complexos). Crimes mono-ofensivos: So aqueles que ofendem um nico bem jurdico. o caso do furto (CP, art. 155), que viola o patrimnio. Crimes pluriofensivos: So aqueles que atingem dois ou mais bens jurdicos, tal como no latrocnio (CP, art. 157, 3, parte final), que afronta a vida e o patrimnio.

Crimes principais e acessrios:

Refere-se existncia autnoma ou no do crime. Crimes principais: So os que possuem existncia autnoma, isto , independem da prtica de um crime anterior. o caso do estupro (CP, art.213). Crimes acessrios, de fuso ou parasitrios: Dependem da prtica de um crime anterior, tal como na receptao (CP, art. 180), nos crimes de favorecimento pessoal e real (CP, arts. 348 e 349) e na lavagem de dinheiro (lei 9.613/1998, art. 1). Nos termos do art. 108 do Cdigo Penal, a extino da punibilidade do crime principal no se estende ao crime acessrio.

Crimes transeuntes e no transeuntes:

Essa diviso se relaciona necessidade ou no da elaborao de exame de corpo de delito para atuar como prova da existncia do crime. Crimes transeuntes ou de fato transitrios: So aqueles que no deixam vestgios materiais, como no caso dos crimes praticados verbalmente (ameaa, desacato, injria, calunia, difamao etc.[exceto se praticados por meio escrito]). Crimes no transeuntes ou de fato permanentes: So aqueles que deixam vestgios materiais, tais como o homicdio (CP, art.121) e as leses corporais ( CP, art.129)

Nos crimes no transeuntes, a falta de exame de corpo de delito leva nulidade da ao penal, enquanto nos delitos transeuntes no se realiza a percia (CPP, arts. 158 e 564, III, b).

Crimes distncia, plurilocais e em trnsito: Coaduna-se com o local em que se produz o resultado.

Crimes distncia: Tambm conhecidos como crimes de espao mximo , so aqueles cuja conduta e resultado ocorrem em pases diversos. Como analisado na parte relativa ao lugar do crime, o art. 6 do Cdigo Penal, acolheu a teoria mista ou da ubiquidade. Crimes plurilocais: So aqueles cuja conduta e resultado se desenvolvem em comarcas diversas, sediadas no mesmo pas. No tocante s regras de competncia, o art. 70 do CPP, dispe que nesse caso, ser competente para o processo e julgamento do crime o juzo do local em que se operou a consumao. H contudo, excees. Crimes em trnsito: So aqueles em que somente uma parte da conduta ocorre em um pas, sem lesionar ou expor a situao de perigo bens jurdicos de pessoas que nele vivem. Exemplo: A da Argentina, envia para os Estados Unidos uma missiva com ofensas a B, e essa carta passa pelo territrio brasileiro.

Crimes independentes e conexos: A classificao se importa com o vnculo existente entre dois ou mais crimes. Crimes independentes: So aqueles que no apresentam nenhuma ligao com outros delitos. Crimes conexos: So os que esto interligados entre si. Essa conexo pode ser penal ou processual penal. A conexo material ou penal, que nos interessa, divide-se em: a) Teleolgica ou ideolgica: O crime praticado para assegurar a execuo de outro

delito. o caso de matar o segurana para sequestrar o empresrio. b) Consequencial ou causal: O crime cometido para assegurar a ocultao,

impunidade ou vantagem de outro delito. Exemplos: matar uma testemunha para manter impune o delito, e assinar o comparsa para ficar com todo o produto do crime. Essas duas espcies de conexo tm previso legal. Funcionam como qualificadoras no crime de homicdio (CP, art. 121, 2, V) e como agravantes genricas nos demais crimes (CP, art.61, II, alneab);

c)

Ocasional: O crime praticado como consequncia da ocasio, da oportunidade

proporcionada por outro delito. Exemplo: Um ladro, aps praticar o roubo, decide estuprar a vtima que estava no interior da loja, assaltada. O agente responde por ambos os crimes, em concurso material. Trata-se de criao doutrinria e jurisprudencial, sem amparo legal.

Crimes condicionados e incondicionados: O critrio reside na liberdade ou no para iniciar a persecuo penal contra o responsvel pela prtica de um crime. Crimes condicionados: So aqueles em que a inaugurao da persecuo penal depende de uma condio objetiva de procedibilidade. o caso do crime de ameaa, de ao penal pblica condicionada representao do ofendido ou de seu representante legal (CP, art.147). Anote-se que a legislao penal indica expressamente a condio de procedibilidade, quando necessria, pois a ausncia de meno direta acarreta a concluso de tratar-se de crime de ao penal pblica incondicionada.

Crimes incondicionados: So aqueles em que a instaurao da persecuo penal livre. Constituem a ampla maioria de delitos no Brasil. O Estado pode inici-la sem nenhuma autorizao, como ocorre no crime de homicdio, de ao penal pblica incondicionada.

Outras classificaes: Crime gratuito: o praticado sem motivo conhecido, porque todo crime tem uma motivao. No se confunde com o motivo ftil, definido como aquele de menor importncia, desproporcional ao resultado provocado pelo crime. Com efeito, a ausncia de motivo conhecido no deve ser equiparada ao motivo ftil. Destarte, o desconhecimento acerca do mvel do agente no deve ser colocado no mesmo nvel do motivo de somenos importncia. H todavia, adeptos de posio contrria, os

quais alegam que , se um motivo nfimo justifica a elevao da pena, com maior razo deve ser punida mais gravemente a infrao penal imotivada.

Crime de mpeto: cometido sem premeditao, como decorrncia de reao emocional repentina, tal como no homicdio privilegiado, cometido pelo agente sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida injusta provocao da vtima (CP, art.121 1). Esses crimes so, normalmente, passionais (movidos pela paixo).

Crime de circulao: praticado com o emprego de veculo automotor, a ttulo de dolo ou de culpa, com a incidncia do Cdigo Penal ou do Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Crime de opinio ou de palavra: o cometido pelo excesso abusivo na manifestao do pensamento, seja pela forma escrita, seja pela forma verbal, tal como ocorre no desacato (CP, art.331)

Crime Internacional: aquele que, por tratado ou conveno devidamente incorporado ao ordenamento jurdico ptrio, o Brasil se comprometeu a evitar e punir, tal como o trfico internacional de pessoa para fim de explorao sexual (CP, art.231)

Crime de mera suspeita, sem ao ou de mera posio: Nesse crime o agente no realiza conduta penal relevante, mas punido pela suspeita despertada pelo seu modo de agir. Essa modalidade, idealizada na Itlia por Vicenzo Manzini, no encontrou amparo seguro na doutrina. No Brasil, ainda que de forma temerria, pode ser apresentada como exemplo a contraveno penal tipificada pelo art. 25 do Decreto-lei 3.688/1941-Lei das

Contravenes Penais (posse no justificada de instrumento de emprego usual na prtica de furto).

Crime inominado: Delineado pelo uruguaio Salvagno Campos, o que ofende regra tica ou cultural consagrada pelo Direito Penal, embora no definido em lei como infrao penal. No pode ser aceito, haja vista que o princpio da reserva legal veda a analogia in malam partem em mbito criminal.

Crime habitual (j mencionado antes): o que somente se consuma com a prtica reiterada e uniforme de vrios atos que revelam um criminoso estilo de vida do agente. Cada ato isoladamente considerado atpico. Com efeito, se cada ato fosse tpico, restaria configurado o crime continuado. Exemplos: exerccio ilegal da medicina e curandeirismo (CP, arts. 282 e 284, respectivamente).

Crime profissional (parte da doutrina entende que uma especificao do crime habitual): o crime habitual, quando cometido com finalidade lucrativa. Exemplo: rufianismo (CP, art. 230). Quase-crime: o nome doutrinrio atribudo ao crime impossvel (CP, art.17) e participao impunvel (CP, Art. 31). Na verdade, inexiste crime.

Crime subsidirio: o que somente se verifica se o fato no constitui crime mais grave. o caso do dano (CP, art. 163), subsidirio em relao ao crime de incndio (CP, art. 250). Para Nelson Hungria, o crime subsidirio funciona como soldado de reserva.

Crime hediondo: todo aquele que se enquadra no rol do artigo 1 da lei 8.072/1990, na forma consumada ou tentada. Adotou-se um critrio legal: Crime hediondo aquele que a lei define como hediondo.

Crime de expresso: o que se caracteriza pela existncia de um processo intelectivo interno do autor. Exemplo: falso testemunho (CP, art.342), no qual a conduta tipificada no se funda na veracidade ou na falsidade objetiva da informao, mas na desconformidade entre a informao e a convico pessoal do seu autor.

Crime de inteno: aquele em que o agente quer e persegue um resultado que no necessita ser alcanado para a consumao, como se d na extorso mediante sequestro (CP, art.159).

Crime de tendncia ou de atitude pessoal: aquele em que a tendncia afetiva do autor delimita a ao tpica, ou seja, a tipicidade pode ou no ocorrer em razo da atitude pessoal e interna do agente. Exemplos: toque do ginecologista na realizao de diagnstico, que pode configurar mero agir profissional ou ento algum crime de natureza sexual, dependendo da tendncia (libidinosa ou no), bem como as palavras dirigidas contra algum, que podem ou no caracterizar o crime de injria em razo da inteno de ofender a honra ou de apenas criticar ou brincar.

Crime mutilado de dois atos ou tipos imperfeitos de dois atos: aquele em que o sujeito pratica um delito, com a finalidade de obter um benefcio posterior. Exemplo: falsidade para cometer outro crime.

Nas palavras de Juarez Cirino dos Santos: O resultado pretendido exige uma ao complementar (a falsificao do documento e a circulao do documento no trfego jurdico). A inteno como caracterstica psquica especial do tipo, aparece, geralmente, nas conjunes subordinativas finais para, a fim de, com o fim de, etc., indicativas de finalidades transcendentes do tipo, como ocorre com a maioria dos crimes patrimoniais.

Crime de ao violenta: o cometido mediante o emprego de violncia contra a pessoa ou grave ameaa, como no caso do roubo (CP, art.157).

Crime de ao astuciosa o praticado por meio de fraude, engodo, tal como no estelionato (CP, art.171).

Crime falho a denominao doutrinria atribuda tentativa perfeita ou acabada, ou seja, aquela em que o agente esgota os meios executrios que tinha sua disposio e, mesmo assim, o crime no se consuma por circunstncias alheias sua vontade. Exemplo: a desfere os seis tiros do revlver contra b, que mesmo ferido consegue fugir e vem a ser eficazmente socorrido. Crime putativo, imaginrio ou erroneamente suposto: aquele em que o agente acredita realmente ter praticado um crime, quando na verdade cometeu um indiferente penal. Exemplo: a vende um p branco, acreditando tratar-se de cocana. Na verdade era talco. Trata-se de um no crime, que se divide em trs espcies: a) crime putativo por erro de tipo; b) crime putativo por erro de proibio; e c) crime putativo por obra do agente provocador.

Crime remetido (j mencionado antes): o que se verifica quando sua definio tpica se reporta a outro crime, que passa a integr-lo, como no uso de documento falso (fazer uso de qualquer dos papis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302-CP, art.304).

Crimes de responsabilidade: Dividem-se em prprios (so na verdade, crimes comuns) e imprprios (infraes polticoadministrativas). Esses ltimos so apreciados pelo poder legislativo, e a sua prtica redunda na imposio de sanes polticas. Em sentido amplo: a) Prprios (em sentido estrito; propriamente ditos) so crimes: Comuns (previstos no

CP, arts. 312 a 326); e Especiais (previstos na legislao especial/Decreto-Lei 201/1967, Lei 4.898/1965). b) (Imprprios: no so crimes; so infraes poltico-administrativas). Lei

1.079/1950 e 7.106/1983.

Crime obstculo: aquele que retrata atos preparatrios tipificados como crime autnomo pelo legislador. o caso da quadrilha ou bando (CP, art.288).

Crime progressivo (j mencionado antes): aquele que para ser cometido deve o agente violar obrigatoriamente outra lei penal, a qual tipifica crime menos grave, chamado crime de ao de passagem.

Em sntese, o agente, pretendendo desde o incio produzir o resultado mais grave, pratica sucessivas violaes ao bem jurdico. Com a adoo do princpio da consuno para a soluo do conflito aparente de leis penais, o crime mais grave absorve o menos grave. Exemplo: relao entre homicdio e leso corporal.

Progresso criminosa (j mencionado antes): Quando ocorre mutao no dolo do agente, que inicialmente realiza um crime menos grave e, aps, quando j alcanada a consumao, decide praticar outro delito de maior gravidade. H dois crimes, mas o agente responde por apenas um deles, o mais grave, em face do princpio da consumao. Exemplo: a decide lesionar b com chutes e pontaps. Em seguida, com b j bastante ferido, vem a mat-lo. Responde apenas pelo homicdio, pois, uma vez punido pela morte, ser tambm punido por leso corporal.

Crimes de impresso: Segundo Mario O. Folchi so aqueles que provocam determinado estado de nimo na vtima. Dividem-se em: a) Crimes de inteligncia: so praticados mediante o engano, como o estelionato (CP,

art. 171). b) Crimes de vontade: recaem na vontade do agente quanto sua autodeterminao,

como o sequestro (CP, art.148); e c) Crimes de sentimento: so os que incidem nas faculdades emocionais, tal como a

injria (CP, art. 140).

Crimes militares: So os tipificados pelo Cdigo Penal Militar (Decreto-lei 1001/1969). Subdividem-se em:

a)

Crimes militares prprios (ou puramente militares): so os definidos

exclusivamente pelo Cdigo Penal Militar. Exemplo: desero (CPM, art.187). b) Crimes militares imprprios: so os que encontram previso legislativa tanto no

Cdigo Penal Militar como tambm o Cdigo Penal comum, tais como furto, roubo, estupro e homicdio. Podem ser ainda crimes militares em tempo de paz (COM, art. 9) e crimes militares em tempo de guerra (COM, art.10).

Crimes falimentares: So os tipificados pela lei de falncia (Lei 11.101/2005). Podem ser ante ou psfalimentares, conforme sejam praticados antes ou depois da sentena declaratria de falncia; ou ainda prprios ou imprprios, se forem cometidos pelo falido ou por outra pessoa (exemplo: administrador judicial, contador, etc.).

Crimes funcionais ou delictia in officio: So aqueles cujo tipo penal exige seja o autor funcionrio pblico. Dividem-se em prprios e imprprios. Crimes funcionais prprios: so aqueles em que a condio de funcionrio pblico, no tocante de sujeito ativo, indispensvel tipicidade do fato. A ausncia dessa condio conduz atipicidade absoluta, tal como ocorre na corrupo passiva e na prevaricao (CP, art.317 e 319, respectivamente). Crimes funcionais imprprios ou mistos : se ausente a qualidade funcional, opera-se a desclassificao para outro delito. Exemplo: no peculato furto (CP, art.312 1), se desaparecer a condio de funcionrio pblico no tocante ao autor, subsiste o crime de furto (CP, art.155).

Crimes parcelares:

So os crimes da mesma espcie que compem a srie de continuidade delitiva, desde que presente os demais requisitos exigidos pelo art. 71, caput, do Cdigo Penal. Com efeito, o ordenamento penal brasileiro filiou-se, no campo do crime continuado, teoria da fico jurdica, razo pela qual os diversos delitos (parcelares) so considerados, para fins de aplicao da pena, como um nico crime.

Crimes de hermenutica: So os que resultam unicamente da interpretao dos operadores do Direito, pois na situao concreta no existem provas, nem sequer indcios consistentes, da prtica de um fato legalmente descrito como criminoso. Esta expresso- Crimes de hermenutica- foi idealizada por Rui Barbosa. Ex: talvez (remota, acadmica e hipoteticamente falando) o caso do Goleiro Bruno.

Crimes de rua: So os delitos praticados pelas pessoas de classes scias desfavorecidas, a exemplo de furtos executados por miserveis, andarilhos e mendigos. Estes crimes so cometidos aos olhos da sociedade, em locais supervisionados pelo Estado (parques, praas, favelas etc.), e por esta razo so frequentemente objeto das instncias de proteo (Polcia, Ministrio Pblico e Poder judicirio). Os crimes de rua se contrapem aos crimes do colarinho branco, cometidos por aqueles que gozam e abusam da elevada condio econmica e do poder da decorrente, como o caso dos delitos contra o Sistema Financeiro Nacional, disciplinados na Lei 7.492/1986. Nesses crimes socioeconmicos, surgem as cifras douradas do Direito Penal indicativas da diferena apresentada entre a criminalidade real e a criminalidade conhecida e enfrentada pelo Estado. Raramente existem registros envolvendo delitos desta natureza, inviabilizando a persecuo penal e acarretando a impunidade das pessoas privilegiadas no mbito econmico.

Crime Liliputiano:

Tambm chamado de crime ano ou crime vagabundo, o nome doutrinrio reservado s contravenes penais. Na verdade, no h crime (ou delito), em face da regra contida no art. 1 do Decreto-lei 3.914/1941- Lei de Introduo ao Cdigo Penal. Considera-se crime a infrao penal que a lei comina pena de recluso ou de deteno, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contraveno, a infrao penal a que a lei comina, isoladamente, penas de priso simples ou de multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente.

QUESTES DE CONCURSO: 1) (Delegado de Polcia/SP-2008) No crime de rixa em que os agentes cometem condutas contra pessoa, que, por sua vez, comporta-se da mesma maneira e tambm sujeito ativo do delito, fala-se doutrinariamente em: (A) Crime de condutas paralelas. (B) Crime de condutas convergentes. (C) Crime de condutas contrapostas. (D) Crime de condutas dependentes. (E) Crime de condutas monossubjetivas. 2) (Delegado de Polcia/SP-2008) O crime de evaso mediante violncia contra a pessoa (art. 352 do CP, em que a pena da tentativa a mesma do crime consumado, sem qualquer reduo, recebe em doutrina o nomen iuris de: (A) Crime de ensaio. .

(B) Crime de encontro. (C) Crime de empreendimento. .

(D) Crime de biprprio. (E) Crime de contedo variado.

3)

(24 Ministrio Pblico da Unio/MPDFT) Julgue os itens que se seguem.

I- Os crimes falimentares podem ser antifalimentares ou ps-falimentares. II- Crimes militares puros ou prprios so aquelas condutas definidas apenas no Cdigo Penal militar. III- Crime plurissubjetivo aquele que, por sua conceituao tpica, exige dois ou mais agentes para a prtica da conduta criminosa. Assinale a opo correta: (A) (B) (C) (D) Todos os itens esto certos. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. .

4) A)

(87 MP/SP-2010) Assinale a alternativa correta: Crime putativo por erro de tipo pressupe a suposio errnea do agente sobre a

existncia da norma penal. B) C) Relativamente tentativa, o Cdigo Penal brasileiro adotou a teoria subjetiva. Crimes funcionais imprprios so aqueles que podem revestir-se de parcial

atipicidade. D) Crimes subsidirios so aqueles para cuja caracterizao se faz imprescindvel

outra norma definidora de suas elementares. E) D-se a ocorrncia de crime falho quando o agente, por interferncia externa, no

consegue praticar todos os atos executrios necessrios consumao.

Qual a diferena entre erro de tipo e delito putativo por erro de tipo? - urea Maria Ferraz de Sousa.
07/10/2008-10:30 | Autora: urea Maria Ferraz de Sousa; Fonte: http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20081001132308905

Antes de expor as diferenas entre os institutos cumpre mencionar o que h em comum entre eles: em ambos, o agente no sabe o que faz. No mais, no se confundem. De acordo com Rogrio Sanches Cunha possvel encontrar as diferenas no seguinte quadro comparativo: ERRO DE TIPO Imagina-se agir licitamente Ignora-se a presena de uma elementar Pratica-se fato tpico sem querer DELITO PUTATIVO POR ERRO DE TIPO Imagina-se agir ilicitamente Ignora-se ausncia de uma elementar Pratica-se fato atpico sem querer

Neste sentido, vale apresentar os seguintes exemplos elucidativos: 1. O agente, em caa, atira na direo de um arbusto, imaginando atingir em animal, mas acaba por matar uma pessoa. Ou seja, o agente imagina estar agindo licitamente, pois ignora a presena da elementar "algum" do tipo penal descrito no artigo 121 do Cdigo Penal, praticando assim fato tpico sem querer. Aplicvel ao caso o previsto no artigo 20, CP: O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. 2. Atira-se em pessoa que j estava morta. Ou seja, o agente, imaginando agir ilicitamente, ignora a ausncia de uma elementar e pratica fato atpico, sem querer. Temos, no caso, um crime impossvel por impropriedade absoluta do objeto, ou seja, um delito putativo por erro de tipo, cuja soluo penal encontra-se no artigo 17 do Cdigo Penal que dispe: No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime.

5)

(86 MP/SP- VUNESP) Assinale a alternativa correta:

A) B)

Os crimes instantneos no admitem tentativa. Nos crimes de ao mltipla, a pluralidade de agentes integra o tipo.

C) . D)

O crime de exerccio arbitrrio das prprias razes crime de mo prpria.

Os crimes unissubjetivos no admitem coautoria.

6)

(84 Promotor de Justia- MP/SP- 2005) Aponte a nica alternativa na qual

todas as quatro classificaes so apropriadas ao delito definido no art. 269, do CPDeixar o mdico de denunciar autoridade pblica doena cuja notificao compulsria. A) Crime omissivo imprprio, norma penal em branco, crime de perigo e crime que

admite tentativa. B) Crime omissivo puro, crime que no admite tentativa, crime de consumao

antecipada, crime de ao mltipla. C) Crime omissivo puro, crime prprio, norma penal em branco e crime de mera

conduta. . D) E) Crime prprio, crime formal, crime de ao nica e crime comissivo por omisso. Crime que no admite nenhuma forma de concurso de pessoas, crime que no

admite tentativa, crime permanente e crime formal.

7) A) B)

(Juiz de Direito- TJ/SP-179) Assinale a alternativa incorreta: Crimes materiais descrevem a conduta e o resultado naturalstico exigido. Crimes formais descrevem a conduta do agente e o resultado, que no exigido

para a consumao do tipo penal. C) Crimes de mera conduta so aqueles sem resultado naturalstico, mas com resultado

jurdico. D) Crimes de mera conduta so de consumao antecipada.

8) A) B)

(Juiz de Direito- TJ/SP-179) Assinale a alternativa incorreta: Crime progressivo e progresso criminosa so a mesma coisa. No crime progressivo, o agente, para alcanar um resultado mais grave, passa por

outro menos grave, havendo continncia de condutas. C) D) O crime progressivo espcie do gnero crime complexo lato sensu. A progresso criminosa strictu sensu se realiza quando o crime progressivo se

desvincula na sua realizao no tempo, ocorrendo delitos em sequncia. GABARITO: 1) C 2) C 3) A 4) C 5) C 6) C 7) D 8) A

RELAO DE CAUSALIDADE: Art. 13 O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. Supervenincia de causa independente 1 - A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. Relevncia da omisso 2 - A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) Tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia. b) De outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado. c) Com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado.

R.S.C e D.C.S.: No que tange relao de causalidade o Direito Penal ptrio emprega, via de regra, a teoria da equivalncia dos antecedentes causais (ou da causalidade simples, ou da conditio sine qua non): causa toda ao ou omisso sem a qual o resultado no se

teria produzido, ou seja, causa tudo o que contribui, de modo concreto, para o resultado. Mtodo da eliminao hipottica: uma ao considerada causa do resultado se, suprimida mentalmente do contexto ftico, esse mesmo resultado teria deixado de ocorrer (nas circunstncias em que ocorreu). Regresso ao infinito: a responsabilidade penal exige o dolo (ou a culpa) animando a conduta do agente, para fins de se evitar o regresso ao infinito. Filtro de Causalidade Psquica: (...) a responsabilidade penal do agente depende da sua voluntariedade (dolo ou culpa) em relao provocao do resultado (R.S.C. e D.C.S.). Trata-se de uma limitao que objetiva impedir o regresso ao infinito na causalidade penal. Ex: algum mata outrem com arma de fogo se no houvesse essa limitao poder-se-ia chegar ao absurdo de se responsabilizar, em regresso infinito, a quem criou ou fabricou a plvora, o ao do revlver, o revlver, ao fabricante de armas, ao vendedor (que fez a venda dentro das especificaes e limites legais) etc., etc. R.S.C e D.C.S.: Teoria da imputao objetiva: trata-se de outra teoria que se contrape teoria da equivalncia dos antecedentes causais adotada pelo CP brasileiro. Os defensores desta outra Teoria entendem que a teoria da equivalncia dos antecedentes severa e inadequada. A Teoria da Imputao Objetiva: a proposta uma seleo das causas juridicamente relevantes, utilizando-se de critrios de carter normativo retirados da prpria natureza do Direito Penal que sejam capazes de permitir, em um plano objetivo, delimitar parte da causalidade natural. Dispensa o recurso anlise do dolo ou da culpa (na causalidade objetiva, ficando o dolo e a culpa somente na causalidade psquica), limitando o nexo causal objetivo, conferindo-lhe um contedo jurdico e no meramente naturalstico. Dessarte, mesmo quando se determina a causalidade natural, restaria ainda o tema da imputao objetiva; a constatao da causalidade natural significaria somente uma

condio mnima, mas ainda insuficiente para a atribuio de um resultado. No Direito Penal ptrio a imputabilidade objetiva tem lugar em algumas hipteses de delitos de trnsito (etc.), conforme jurisprudncia que segue nas demais pginas.

Vejamos a tabela abaixo:

TEORIA DA EQUIVALNCIA DOS ANTECEDENTES CAUSALIDADE OBJETIVA efeito) Nexo fsico -

TEORIA DA IMPUTAO OBJETIVA

Nexo

fsico

(relao de causa e

(relao de causa e efeito). - Nexo normativo: a) criao ou incremento de risco no permitido (no tolerado sociedade); b) realizao do risco no resultado; c) abrangncia do tipo. pela

CAUSALIDADE PSQUICA

- dolo e culpa

- dolo e culpa

RISCO PERMITIDO E TEORIA GERAL DA IMPUTAO OBJETIVA: Risco Permitido: De acordo com a Teoria Geral da Imputao Objetiva o resultado no pode ser imputado ao agente quando decorrer da prtica de um risco permitido ou de uma ao que visa a diminuir um risco no permitido; o risco permitido no realize o resultado concreto; e o resultado se encontre fora da esfera de proteo da norma. (...) O risco permitido deve ser verificado dentro das regras do ordenamento social, para o qual existe uma carga de tolerncia genrica. o risco inerente ao convvio social e, portanto, tolervel. (REsp 822517/DF, Rel. Ministro GILSON DIPP, 5 Turma, julgado em 12/06/2007, DJ 29/06/2007, p. 697). Anlise de Jurisprudncia: CRIMINAL. RESP. DELITO DE TRNSITO. RESPONSABILIDADE PENAL. DELITO MATRIA CULPOSO. RISCO PERMITIDO. SMULA 07/STJ. NO OCORRNCIA. PENA IMPUTABILIDADE OBJETIVA. FTICO-PROBATRIA. INCIDNCIA. PECUNIRIA SUBSTITUTIVA. AUSNCIA DE CORRESPONDNCIA COM A PENA SUBSTITUDA. RECURSO PARCIALMENTE CONHECIDO E DESPROVIDO. I. De acordo com a Teoria Geral da Imputao Objetiva o resultado no pode ser imputado ao agente quando decorrer da prtica de um risco permitido ou de uma ao que visa a diminuir um risco no permitido; o risco permitido no realize o resultado concreto; e o resultado se encontre fora da esfera de proteo da norma. II. O risco permitido deve ser verificado dentro das regras do ordenamento social, para o qual existe uma carga de tolerncia genrica. o risco inerente ao convvio social e, portanto, tolervel. III. Hiptese em que o agente agiu em desconformidade com as regras de trnsito (criou um risco no permitido), causando resultado jurdico abrangido pelo fim de proteo da norma de cuidado - morte da vtima, atraindo a incidncia da imputabilidade objetiva. IV. As circunstncias que envolvem o fato em si no podem ser utilizadas para atrair a incidncia da teoria do risco permitido e afastar a imputabilidade objetiva, se as condies de sua aplicao encontram-se presentes, isto , se o agente agiu em desconformidade com as regras de trnsito, causando resultado jurdico que a norma visava coibir com sua original previso. V. O fato de transitar s 3 horas da madrugada e em via deserta no pode servir de justificativa atuao do agente em desconformidade com a legislao de trnsito. Isto no

risco permitido, mas atuao proibida. (obs.: o agente estava fazendo roleta-russa com os semforos, em alta velocidade e embriagado). VI. Impossvel se considerar a hiptese de aplicao da teoria do risco permitido com atribuio do resultado danoso ao acaso, seja pelo fato do agente transitar embriagado e em velocidade acima da permitida na via, seja pelo que restou entendido pela Corte a quo no sentido de sua direo descuidada. VII. A averiguao do nexo causal entre a conduta do ru, assim como da vtima, que no teria feito uso do cinto de segurana, com o resultado final, escapa via especial, diante do bice da Smula 07 desta Corte se, nas instncias ordinrias, ficou demonstrado que, por sua conduta, o agente, em violao ao Cdigo de Trnsito, causou resultado abrangido pelo fim de proteo da norma de cuidado. VIII. No h simetria entre a pena pecuniria substitutiva e a quantidade da pena privativa de liberdade substituda. IX. Recurso parcialmente conhecido e desprovido. Grifo nosso. (REsp 822517/DF, Rel. Ministro GILSON DIPP, QUINTA TURMA, julgado em 12/06/2007, DJ 29/06/2007, p. 697) Concausas (ou causas concorrentes): Configura-se na pluralidade de causas concorrendo para o mesmo evento. Dentre as vrias causas concorrentes, uma ser a causa efetiva. Espcies de concausas (quanto ao momento da causa efetiva): a) Preexistente: a causa efetiva anterior causa concorrente. b) Concomitante: a causa efetiva simultnea causa concorrente. c) Superveniente: a causa efetiva posterior causa concorrente.

Espcies de concausas (quanto sua relao com a causa efetiva): a) Absolutamente independente: a causa efetiva no se origina, direta ou indiretamente, das causas concorrentes. Nesta hiptese, no se pode imputar o resultado ao agente da causa concorrente, pouco importando se preexistente, concomitante ou superveniente (aspecto temporal da causa efetiva). b) Relativamente independente: a causa efetiva se origina, direta ou indiretamente, das causas concorrentes. Nesta hiptese, ser imputado ao agente da causa concorrente o resultado, independentemente se preexistente ou concomitante. Na

situao de concausa superveniente (de acordo com a teoria da causalidade adequada [vide abaixo]) apenas haver imputao do fato caso, na anlise do conjunto das causas, restasse configurada que a conduta do agente, consoante as regras de experincia comum, foi a mais adequada produo do resultado ocorrente (Art. 13, 1 do CP).

Exemplos: (de R.S.C. e D.C.S.): CAUSAS ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTES: A desfere golpes de faca em B o qual anteriormente j havia PREEXISTENTE: CONCOMITANTE: sido envenenado (por outrem), morrendo em razo do envenenamento. A responde por tentativa de homicdio. Ao mesmo tempo em que A envenena B, outros agentes entram no local e disparam contra B que falece em virtude dos tiros das armas de fogo. A responde por tentativa de SUPERVENIENTE: homicdio. Aps A envenenar B, um lustre despenca na cabea de B, matando-o por traumatismo craniano. A responde por tentativa de homicdio.

CAUSAS RELATIVAMENTE INDEPENDENTES: PREEXISTENTE A atira com a inteno de matar B e atinge seu p. Ocorre que B hemoflico e falece em virtude da hemorragia. A responder pelo resultado morte (homicdio consumado). Nota: parte da doutrina entende somente ser cabvel exigir como condio da imputao do resultado que A tivesse conhecimento do problema de sade de B, afastando a responsabilidade penal objetiva. CONCOMITANTE Em noite extremamente fria, A causa ferimento em B com a inteno de mat-lo. Ocorre que B falece em virtude de um processo de congelamento (hipotermia) favorecido pela hemorragia

a qual interferiu em seu mecanismo de resistncia (alterao da presso sangunea colaborando com a hipotermia). A responde por homicdio consumado. SUPERVENIENTE 1) produziu s: SUPERVENIENTE 2) Que produziu si s: no o Que o Desabamento do hospital para o qual foi conduzido pessoa ferida por disparo de arma de fogo. O Agente responder por homicdio tentado. Erro mdico e a infeco hospitalar na vtima ferida por disparo de arma de fogo. O Agente responder por homicdio consumado.

resultado por si

resultado por

Teoria da causalidade adequada (Art. 13, 1 do CP): adequada a conduta tida por idnea (necessria + adequada [em sentido estrito]) para ocasionar o efeito. Dessarte, apenas ocorrer a imputao do resultado se, no conjunto das causas, a conduta do agente for, de acordo com as regras de experincia comum (homem mdio), a mais adequada produo do resultado ocorrente. R.S.C. Nexo de no impedimento Crime omissivo imprprio (impuro, comissivo por omisso ou comissivo-omissivo) (Art. 13, 2 do CP): nesta hiptese, o dever de agir para evitar um resultado concreto. Trata-se de crime de resultado material o qual exige um nexo de causalidade entre a ao omitida e o resultado. Ocorre que tal nexo no naturalstico (do nada, nada surge). um vnculo jurdico: o sujeito no deu causa, mas como no impediu, equipara-se, juridicamente, ao verdadeiro causador do resultado. Chama-se nexo de no impedimento. R.S.C.

A quem incumbe o dever de agir?

a)

A quem tenha, por lei, a obrigao de cuidado, proteo e vigilncia. Ex: me que deixa de amamentar recm-nascido ocasionando o falecimento deste por inanio. Responde por homicdio doloso ou culposo, dependendo da voluntariedade presente na sua conduta. R.S.C.

b) De outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado. Ex: bab que no cuida da criana no banho, ocorrendo o bito por afogamento desta. Responde por homicdio doloso ou culposo, dependendo da voluntariedade presente na sua conduta. R.S.C.

c)

Com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado. Ex: pessoa que joga amigo que no sabe nadar em piscina e nada faz para salv-lo do afogamento. Responde por homicdio, doloso ou culposo, dependendo da voluntariedade presente na sua conduta. R.S.C.

CDIGO PENAL

ART. 13

QUETES DE CONCURSOS

1.

(Promotor de Justia MP/BA 2010) No trato de tema de intenso interesse prtico,

como o caso dos crimes omissivos, a doutrina brasileira colaciona o seguinte exemplo: dois irmos, sem qualquer acordo prvio, esto nadando em guas profundas. Um deles, de repente, acometido de cimbras, comea a afogar-se. O outro nada faz para ajud-lo. Ao avaliar um caso desta natureza, verifica-se que: I. II. III. IV. V. Seria o irmo sobrevivente responsvel pelo resultado morte. O irmo omitente deve ser responsabilizado somente por omisso de socorro. A simples relao de parentesco, nos termos do art. 13, 2, torna o agente garantidor. A relao entre irmos gera um vnculo social de proteo maior, mas no o torna O irmo omitente cometeu homicdio qualificado.

garantidor.

a) b) c) d) e)

Apenas a alternativa I est correta. As alternativas II e IV esto corretas. Apenas a alternativa V est correta As alternativas I III e V esto corretas As alternativas II e V esto corretas

2. a)

(Defensor Pblico DPE/PA 2009) Para formao do nexo de causalidade, no sistema exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado, imputando-se os fatos

legal brasileiro, a supervenincia de causa relativamente independente. anteriores a quem o praticou.

b) c) d) e)

Exclui a imputao quando em concurso com outra concausa produz o resultado, Exclui a imputao quando produz o resultado com restrio da responsabilidade de quem Exclui parcialmente a imputao, tornando os autores responsveis pelo ato subjacente no No exclui a imputao do resultado superveniente.

atenuando-se a responsabilidade do autor pelo fato anterior. praticou o fato subjacente ao limite de sua responsabilidade material. limite de suas responsabilidades.

3.

(Defensor Pblico DPE/MA 2009 adp) No trajeto do transporte de dois presos para o

foro criminal por agentes penitencirios um deles saca de um instrumento perfurante e desfere diversos golpes contra o outro preso. Os agentes da lei presenciaram a ao desde o incio e permaneceram inertes. Na conduta dos agentes, a omisso penalmente relevante porque a causalidade normativa.

4.

(Defensor Pblico DPE/ES 2009) Considere a seguinte situao hipottica. Alberto,

pretendendo matar Bruno, desferiu contra este um disparo de arma de fogo, atingindo-o em regio letal. Bruno foi imediatamente socorrido e levado ao hospital. No segundo dia de internao, Bruno morreu queimado em decorrncia de um incndio que assolou o nosocmio. Nessa situao, ocorreu uma causa relativamente independente, de forma que Alberto deve responder somente pelos atos praticados antes do desastre ocorrido, ou seja, leso corporal.

5.

(Magistrado Estadual TJ/MG 2009 adp) No crime omissivo, o dever jurdico de agir

inexiste quele que apenas criou riscos para a ocorrncia do resultado.

6.

(Promotor de Justia MP/MG 2009 adp) O agente que, na condio de garantidor,

omite-se, ensejando a que o resultado lesivo ocorra, pratica crime omissivo imprprio.

GABARITO ART. 13 - 01-B; 02-A; 03-V; 04-F (homicdio tentado); 05-F; 06-V.

3)

CRIME CONSUMADO, CRIME TENTADO, DESISTNCIA VOLUNTRIA E ARREPENDIMENTO EFICAZ CRIME CONSUMADO

Art. 14. Diz-se o Crime: Crime Consumado I consumado, quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal; Tentativa II tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Pena de Tentativa Pargrafo nico Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. R.S.C.: Classificao do crime quanto ao momento consumativo: Material: descreve o tipo da conduta e o resultado naturalstico (modificao no mundo exterior), cuja produo indispensvel para a sua consumao (ex: homicdio, furto); Formal (ou de consumao antecipada): o resultado naturalstico tambm descrito, mas no precisa verificar-se para ocorrer a consumao. O crime consuma-se no momento da ao, sendo o resultado material mero exaurimento (ex: extorso); Mera conduta: trata-se de delito sem resultado. O tipo legal descreve apenas uma conduta, consumando-se o crime no momento em que esta praticada (ex: omisso de socorro, violao de domiclio). R.S.C.: Importante: Consumao diferente de Exaurimento. Crime exaurido (ou esgotado plenamente): trata-se dos acontecimentos posteriores ao trmino do iter criminis, ou seja, quando o agente vem a alcanar o fim pretendido, alm do resultado que consuma o crime (ex: locupletamento na corrupo passiva art. 317 CP).

M.I.: Crime exaurido aquele em que o crime foi alm da consumao prevista no tipo penal. Assim, o iter criminis do crime encerra-se com a consumao do delito. Se, alm da consumao do delito, for o agente ainda mais frente, estar exaurindo o crime. Exemplos clssicos so os crimes de corrupo passiva (CP, art. 317), concusso (CP, art. 316), corrupo ativa (CP, art. 333) etc., pois alm do oferecimento da oferta, ou da solicitao da oferta, ou da promessa, quando o agente consegue obt-la, estar exaurindo a conduta criminosa (com o locupletamento), j consumada com a simples atividade anterior. Material abaixo (parte da parte terica extrado do referencial abaixo j mencionado anteriormente). Parte de exerccios de fontes variadas. M.I.: Nos termos do artigo 14 do Cdigo Penal h uma definio legal do que se considera crime consumado e tentado1, ao contrrio de outros institutos. Grosso modo, considera-se o crime consumado no momento em que se expressa a conformidade do fato externo causada pelo comportamento humano com a descrio tpica constante da norma jurdica, mas necessrio destacar que o crime consumado pressupe um caminho para sua prtica, passando por fases at a sua consumao. A esse fenmeno jurdico d-se o nome de iter criminis, que nada mais do que o caminho do crime, ou seja, o transcurso das fases de um fato humano para a prtica de um crime. O iter criminis composto pelas seguintes fases: (a) cogitao (cogitatio), (b) atos preparatrios, (c) atos de execuo e (d) consumao. Cogitao (cogitatio): pensamento voltado para a prtica de um fato tpico criminoso, no sendo punvel, pois ainda no se projetou para o mundo exterior. um ato/fato interno do agente para a prtica do crime, no perceptvel, que o agente imagina, que elucubra, mas no delibera ao exterior (exteriorizar). Atos preparatrios: assim como a cogitao, no so ainda punveis, a menos que tenhamos algumas excees, que a prpria lei define em tipos penais autnomos como crimes. Exemplo: se A quer matar B. A cogitao a inteno homicida. Quando A toma a posse ou o transporte de uma arma fria, sendo surpreendido em flagrante delito, responder pelo crime autnomo da posse da arma, que crime autnomo por si s. No responder pela inteno homicida, eis que esta ainda no se desenvolveu. Logo, os atos preparatrios so aqueles fatos externos indicativos da inteno de praticar uma conduta. No entanto, no houve uma agresso a um bem jurdico ainda, por isso no se pode

falar em crime. Somente ser considerada iniciada a execuo, e punvel, quando o agente, passando as duas primeiras fases do iter criminis, alcanar a agresso ao bem juridicamente tutelado e protegido. So punveis os atos de execuo que so penalmente relevantes, sendo considerados o incio do crime propriamente dito, eis que so os prprios atos exteriores da ocorrncia da conduta (ao ou omisso) tipificados na norma penal, passando a ofender a legislao penal repressiva. Na execuo j h uma ofensa ao bem jurdico, sendo que a conduta ser penalmente relevante, desde que exista um liame psicolgico entre esta e o resultado alcanado, embora o crime no se tenha completado integralmente.

Teorias a respeito da diferenciao entre os atos preparatrios e de execuo: Teoria material-subjetiva: existe o ato executrio no momento em que a conduta (ao ou omisso) do agente ataca o bem jurdico, tutelado pela norma penal. Teoria formal-objetiva: h ato de execuo quando o comportamento do agente d incio realizao do tipo penal, ou seja, s existe o comeo dos atos de execuo no momento em que o sujeito inicia a realizao da conduta descrita na lei, ou seja, o verbo que realiza a ao ou omisso. No verbo matar algum, por exemplo, s existiria ato de execuo quando o verbo estivesse comeando a ser preenchido, com a morte de algum. No caso do homicdio, se no fosse ele atingido, seria atpico. Essa a teoria aceita pelo Cdigo Penal brasileiro, embora merea ressalvas. Teoria objetiva-subjetiva ou subjetiva-individual: no sentido de que h uma distino entre o comeo da execuo do crime e o comeo da execuo da ao tpica. No primeiro, o crime est se iniciando no ataque efetivo ao bem jurdico tutelado (matar, subtrair, estuprar etc. - teoria subjetiva-material). J no comeo da execuo da ao tpica h um critrio mais amplo, abrangendo no s a ao, mas todos os atos imediatamente anteriores ao incio da execuo da conduta tpica. perfeitamente aceitvel o entendimento de que tambm so atos executrios do crime aqueles imediatamente anteriores conduta que se amolda ao verbo do tipo. A ltima fase da composio do iter criminis a consumao do delito, que a reunio de todos os elementos do tipo penal infringido pelo agente. A consumao encerra a noo de total conformidade do fato praticado pelo agente com a hiptese abstratamente desenvolvida pelo legislador, insculpindo-a na norma penal incriminadora. A isso se chama de crime consumado. Se

o tipo fala matar algum, o crime se consuma com a efetiva morte de uma pessoa. Se a pessoa no morre, o crime tentado. Porm, cada crime possui um diferente momento consumativo do delito. Essa variao decorre da proteo jurdica estabelecida pelo legislador. Assim, nos crimes materiais de ao e resultado o momento consumativo o da produo deste, nesse caso diz-se que houve o preenchimento de todo o tipo penal descrito na norma jurdica. Ex.: roubo - o momento consumativo do crime aquele em que a coisa alheia mvel passa para a posse do agente. Nos crimes culposos a consumao ocorre com a produo do resultado naturalstico, crime. consumao no o do se pesquisando exterior, crimes Nos a de inteno que afeta leses do a agente relao e no momento ocorrer do a Havendo resultado humana,

delito.

corporais

homicdios

culposos

quando h a leso ao bem jurdico tutelado (vida e integridade fsica). Nos crimes de mera conduta, em que o tipo no faz meno ao evento, a consumao se d com a simples ao. Exemplo tpico o de violao de domiclio, onde o crime se consuma com a simples entrada do agente ou a sua permanncia depois de determinada a sada. Nos crimes formais a consumao ocorre com a simples atividade, independentemente da produo do resultado descrito no tipo. Nos crimes permanentes a consumao se protrai no tempo desde o instante em que se renem os seus elementos at que cesse o comportamento do agente. Nos crimes omissivos a consumao se d no momento em que o autor deveria cumprir o dever jurdico a ele imposto, ou seja, quando ele devesse pratic-lo e no o fez. Esses se dividem em prprios e imprprios. Nos crimes omissivos prprios se d a consumao do delito com o simples comportamento negativo (ou ao diversa), no se condicionando produo de um resultado posterior, mesmo porque o momento consumativo ocorre no instante da conduta omissiva.

Nos crimes omissivos imprprios, ou comissivos por omisso, h necessidade de um evento

naturalstico posterior, mesmo porque este evento externo que delimitar a conduta tpica e punvel. Exemplo tpico o caso da me que deixa de alimentar o filho. Somente com a morte dele que se dar o evento tpico e a modificao do mundo externo. Nos crimes qualificados pelo resultado o momento consumativo ocorre no instante da produo do evento mais gravemente apenado. Quando concorre uma circunstncia qualificadora, que constitui um evento naturalstico, a consumao do crime se considera realizada no momento e no lugar de sua produo. Exemplo o artigo 260 do Cdigo Penal, que trata do perigo de desastre ferrovirio, sendo que o caput prev o crime, enquanto que o eventual desastre qualificadora do crime ( 1. e 2.). R.S.C.: Tentativa: O pargrafo nico do art. 14 apresenta o modo de fixao da pena do crime tentado. Para fixao da pena para o crime tentado deve-se considerar a maior ou menor aproximao do iter da fase de consumao. Quanto mais prximo o crime tiver chegado de sua consumao menor ser o fator de diminuio da pena. Observao: Os crimes de atentado ou de empreendimento (de evaso = fuga) (art. 352 do CP) tem a tentativa punida da mesma forma que a consumao (em razo de ter sido adotada para estes delitos excepcionalmente a teoria subjetiva: basta a exteriorizao da vontade [a tentativa, subjetivamente, est consumada]). Classificao doutrinria da tentativa: 1) Quanto ao iter criminis percorrido: a) Tentativa imperfeita (ou inacabada): o agente impedido de prosseguir no seu intento, deixando de praticar todos os atos executrios; b) Tentativa perfeita (ou acabada ou crime falho): o agente, apesar de praticar todos os atos executrios sua disposio, no consegue consumar o crime por circunstncias alheias sua vontade.

Observao: No confundir. a) Crime falho = tentativa perfeita b) Quase crime = crime impossvel (CP, art. 17) e participao impunvel (CP, art. 31). A bem da verdade, inexiste crime (C.M.). 2) Quanto ao resultado produzido na vtima:

a) Tentativa branca: o golpe desferido no atinge o corpo da vtima. b) Tentativa cruenta (vermelha): quando a vtima atingida. 3) Quanto possibilidade de alcanar o resultado: a) b) Tentativa idnea: o resultado, apesar de possvel de ser alcanado, s no ocorre por circunstncias alheias vontade do agente. Tentativa inidnea: aqui o crime mostra-se impossvel na sua consumao (art. 17 do CP) por absoluta ineficcia do meio empregado ou por absoluta impropriedade do objeto material tambm chamado de crime impossvel (ou quase crime). Ex: tentar cometer homicdio por envenenamento sem utilizar substncia que seja venenosa. No admitem tentativa (infraes penais): (R.S.C.) a) Crimes Culposos (negligncia, impercia, imprudncia): como o agente no quer o resultado (no h dolo), no compatvel com a tentativa, com o instituto do conatus (tentativa de crime: a) conatus proximus: (locuo substantiva) (Direito) conjunto dos atos da realizao efetiva de um crime; b) conatus remotus: (locuo substantiva) (Direito) conjunto de atos que servem de preparao para a realizao efetiva de um crime; c) conatus (Filosofia) tendncia inata de uma coisa para continuar a existir e se aprimorar; esta coisa pode ser mente, matria ou uma combinao de ambos.

b)

Crimes preterdolosos: como h dolo no antecedente e culpa no consequente, o agente no quis o resultado (final), sendo-lhe imputado a ttulo de culpa.

c) d) e)

Crimes omissivos prprios: o crime consuma-se automaticamente com a omisso. Contravenes penais: o art. 4 da LCP preceitua ser impunvel a tentativa de contraveno. Crimes de atentado: Grande parte da doutrina entende no haver a tentativa. Para Rogrio Sanches Cunha, h sim a tentativa, porm, punida com a mesma pena do delito consumado (o que fica excludo a causa de diminuio de pena) (CP para concursos, p. 38).

f) g)

Crimes habituais: tipificando a lei reiterao de atos, no ocorrendo, o fato ser atpico. Crimes unissubsistentes: consuma-se com somente um ato.

Material extrado da fonte abaixo, j relacionada e mencionada no incio deste arquivo. M.I.: Definio de Tentativa: Ao contrrio da consumao do delito, a tentativa a no execuo completa do tipo penal. A tentativa ou conatus uma ampliao da proibio das normas penais incriminadoras sobre os fatos que o agente no chega a concluir, ficando aqum da constituio do tipo penal. Normas Conjugadas para a formao do Tipo Penal na Tentativa: A primeira prevista na Parte Especial do Cdigo Penal, descrevendo o fato tpico. A segunda prevista na Parte Geral, que descreve o que a tentativa de crime, especialmente o artigo 14, inciso II, do Cdigo Penal. So elementos da tentativa de crime: incio da execuo do crime; no consumao do crime por circunstncias alheias vontade do agente. O incio da execuo do crime se d com a iniciao da conduta tpica de execuo do crime, conforme aceita a teoria objetiva do Cdigo Penal. Os atos preparatrios so impunveis, desde que no constituam fatos tpicos prprios. O elemento no consumao do crime por circunstncias alheias vontade do agente pressupe que o agente tinha a inteno de cometer o crime (cogitatio), passou a preparar-se para a prtica da conduta criminosa (atos preparatrios), deu incio execuo dos atos tendentes a produzir o evento lesivo externo (resultado) sua porm, vontade, nesse iniciando instante, a agresso foras ao bem ao juridicamente tutelado, por exteriores

desejo do agente, houve a interrupo do crime, houve a paralisao do

ato executrio, no por vontade do agente, mas sim por circunstncias alheias vontade do agente. Se a ao no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente, mas sim porque o agente assim o desejou, poderemos dizer que houve voluntria. arrependimento eficaz ou desistncia

A tentativa se divide em: Perfeita; Imperfeita. A tentativa imperfeita ou propriamente dita quando o desenrolar dos atos executrios do crime so interrompidos por circunstncias alheias vontade do agente. O agente no consegue efetivar a materialidade do crime porque foi interposto um obstculo entre a sua inteno e a sua ao. No tem a possibilidade material de praticar o crime, sendo interrompido o processo executrio da conduta tpica. Exemplo: A quer matar B, sendo que A desfere um primeiro golpe de faca contra a vtima e, no momento em que vai consolidar os demais, interrompido por terceiro, que impede a continuao do ato.

Chama-se tentativa perfeita ou crime falho quando o agente completa todo o caminho do crime, fazendo tudo aquilo que estava ao seu dispor, somente no conseguindo completar a conduta tpica porque o resultado no ocorreu. No mesmo exemplo anterior, A desfere vrios golpes de faca contra B, julgando-o morto, porm, B socorrido e sobrevive. Trata-se de diviso apenas acadmica. O elemento subjetivo da tentativa o dolo do delito consumado, eis que o agente atua conscientemente e intencionalmente para a prtica de uma conduta, sendo que a mesma no veio a se realizar completamente, embora o agente tenha atuado no sentido de seu cometimento. Destarte, no existe crime culposo tentado, pois a tentativa a inteno da prtica do crime doloso, ao passo que o crime culposo decorre de um fato externo, sem a inteno dirigida para esse fim.

Tambm no h tentativa no crime preterdoloso tentado. O crime preterdoloso ou preterintencional a conjuno de dois tipos penais num nico tipo. A inteno do agente, num primeiro momento, um crime doloso, com toda a inteno de praticar a conduta. Porm, num segundo momento, o que caracteriza o resultado no desejado, a ocorrncia de outro evento totalmente diverso. Nesse segundo resultado, no desejado, no esperado, agrava-se a pena pelo resultado, por mera culpa do agente. Como esse resultado ocorreu sem a vontade consciente e dirigida para a prtica do crime, dir-se- que houve um crime culposo, subsequentemente ao primeiro, portanto, tambm no haver condies de punio para esse tipo hbrido. Tambm no so admissveis as formas tentadas nas contravenes (LCP, art. 4.), nos crimes omissivos prprios; nos crimes permanentes; nos crimes continuados; nos crimes complexos; nos crimes unissubsistentes, pois esses se realizam numa nica conduta, num nico ato (ex.: a injria, a difamao etc.); nos crimes que a lei pune somente quando ocorre o resultado, como a participao em suicdio (CP, art. 122); nos crimes habituais.

A pena no caso de tentativa


Diante do crime tentado, o juiz poder diminuir a pena do crime consumado entre o grau mximo ou mnimo. A punio da tentativa abraada por duas teorias:

Na

teoria subjetiva a vontade do agente perfeita, a razo da punibilidade da Imperfeito o crime sob seu aspecto objetivo, pois

tentativa.

no chega a consumar-se, a pena do conatus deve ser a mesma do delito consumado. Para a teoria objetiva a sua punibilidade deve cingir-se ao perigo a que exposto o bem jurdico. No sendo atingido o resultado final desejado pelo agente, deve ser fixada a reprimenda dentro de um critrio lgico por aquilo que o agente efetivamente fez. Alis, essa a teoria do Cdigo Penal, prevista no pargrafo nico do artigo 14. Quanto mais o agente se aproximar da consumao do delito, menor ser a diminuio da pena. Quanto menos o agente se aproximar do crime maior ser a diminuio da pena, estabelecendo o juiz o critrio previsto no artigo 59 do Cdigo Penal. O Cdigo Penal fala em salvo disposio em contrrio (art. 14, pargrafo nico),

pois em determinadas situaes a prpria norma penal prev pena de tentativa idntica do crime consumado, sem qualquer diminuio legal. Exemplo o artigo 352 do Cdigo Penal, quando trata da evaso de presos, ou do Cdigo Eleitoral que, no artigo 309 diz votar, ou tentar votar mais de uma vez, ou em lugar de outrem etc.

Desistncia voluntria
Quando o agente no teve a inteno de prosseguir na ao tpica, abandonando-a por completo, seria injusta a condenao desse agente. Assim, por razes de poltica criminal, deixa o agente de ser punido. denominada de tentativa abandonada, pois o agente teria condies de prosseguir na conduta tpica, alcanar o fim proposto, mas assim no o fez, interrompendo a srie de acontecimentos, abandonando por completo a conduta. A desistncia voluntria uma causa de excluso da adequao tpica, na qual h o retorno da situao jurdica anteriormente existente, como se no tivesse havido o crime. Ora, se o status quo ante est preservado, no se poder dizer que houve um fato tpico, antijurdico e culpvel, inexistindo a ao ou a omisso no h que se falar em crime, motivo pelo qual uma causa que exclui a adequao tpica da conduta. Porm, importante observar que a desistncia voluntria tem que ser desejada pelo agente, no podendo a mesma ser coagida ou forada.

A desistncia voluntria parte integrante do iter criminis, percorrendo o agente o caminho do crime, o transcurso das fases de um fato humano para a prtica de um crime. Podemos situ-la entre as fases da execuo do crime e a consumao do delito, depois de j ultrapassadas as fases da cogitao (cogitatio) e dos atos preparatrios. Por sinal, essa a posio apontada pelo Cdigo Penal, mesmo porque apresenta outro fenmeno jurdico quando o agente j ultrapassou os atos preparatrios, praticou alguns atos de execuo da conduta tpica almejada, porm, ainda no concluiu o crime. Nos termos do artigo 15, parte final, o agente responder pelos atos j praticados. A esses atos j praticados, se os mesmos vierem a constituir um crime, de per si, evidentemente o agente no deixar de ser responsvel por eles.

A esse fenmeno jurdico damos o nome de tentativa qualificada, eis que o agente efetivamente agrediu um bem jurdico tutelado pela norma penal, seja ele em maior ou menor gravidade que aquele que o agente tinha em mente quando iniciou a execuo do fato tpico. Exemplo clssico o do agente que invade uma residncia para subtrair e no o faz, sendo assim responder somente pela violao de domiclio. No haver desistncia voluntria no caso do agente suspender a ao criminosa para continuar a pratic-la mais adiante ou posteriormente, aproveitando-se dos atos j executados. Exemplo tpico o sujeito que primeiramente, numa noite, corta os arames de uma propriedade rural; no dia seguinte, desparafusa os canos de irrigao da lavoura; no outro dia subtrai os canos e os esconde em um canto da propriedade, empilhando-os, e, somente no quarto dia, que efetivamente os leva embora, valendo-se de uma conduo. Se for interrompido o processo de subtrao, no poder o agente valer-se da desistncia voluntria, eis que todos os atos praticados tinham um nico fim e a ao de subtrair foi apenas dividida em pequenas etapas, a fim de no despertar suspeitas. Por cada dia, haveria a suspenso da conduta tpica, antijurdica e culpvel, j iniciada, sendo, pois, punvel cada conduta isoladamente.

Arrependimento eficaz

O arrependimento eficaz est expresso no artigo 15 do Cdigo Penal na frase impede que o resultado se produza, vale dizer, a vontade do agente que, tendo se arrependido, efetivamente, da prtica da conduta, procura evitar, com sucesso, que o resultado provocado por sua ao inicial se produza. Se o iter criminis o caminho do crime, o arrependimento eficaz a contramo do caminho do crime, no sentido de voltar atrs, evitando que o resultado se configure.

O arrependimento eficaz diverso da desistncia voluntria, no sentido de que nesta o agente ainda no alcanou o resultado. J no arrependimento eficaz, o processo de

execuo da conduta tpica j est encerrado, sendo que o agente retorna ao caminho do crime, praticando nova conduta, a fim de evitar que o crime venha a se consumar.

Exemplo clssico de arrependimento eficaz aquele em que o agente procura matar a vtima ministrando-lhe veneno, que ingerido por ela. Ao perceber que sua ao levar, efetivamente, prtica do crime, arrepende-se e ministra antdoto vtima, evitando que a mesma falea. Logicamente, se a vtima vier a falecer, mesmo depois de ministrado o antdoto, restar consumado o crime qualificado. A diferena primordial entre a desistncia voluntria e o arrependimento eficaz reside no fato de que na desistncia o agente deixa de atuar, deixa de agir, pratica um ato negativo. No arrependimento, ao revs, retorna pelo caminho, recompondo a sua conduta, voltando para deixar as coisas no mesmo estado em que estavam anteriormente, fazendo a contramo da ao. Trata-se de ato positivo, voltado para o sucesso de sua ao, evitando que o resultado acontea.

Questes para debates 1. Diferencie o arrependimento eficaz da desistncia voluntria. 2. Quais teorias existem sobre a pena da tentativa? 3. possvel a tentativa de crime culposo?

Atividade de aplicao 1. (Cespe) Em relao aos pressupostos tericos da figura da desistncia voluntria, assinale a opo correta.

a) Para que se possa falar em desistncia voluntria, preciso que o agente fase dos atos de execuo do delito, pois, caso o conduta ser considerada um indiferente penal.

j tenha ingressado na

agente se encontre praticando atos preparatrios, sua

b) A desistncia voluntria, para configurar-se, necessita que o ato criminoso no ocorra em

circunstncias que dependam diretamente da vontade do autor do delito. c) A concretizao da desistncia exige tanto a voluntariedade da conduta

do agente quanto a espontaneidade do ato. d) Segundo a frmula de Frank, quando, na anlise do fato, se verificar que o desistncia voluntria. Dica de estudo Observar que o arrependimento eficaz e a desistncia voluntria levam, no mais das vezes, ausncia de punio, diferentemente da tentativa do crime, que punvel, eis que o agente chegou a praticar um ato voluntariamente, somente no o consumando por circunstncias alheias sua vontade. agente pode prosseguir

mas no quer, o caso de crime tentado e quando o agente quer prosseguir, mas no pode, o caso de

Gabarito - Questes para debates 1. O arrependimento eficaz se diferencia da desistncia voluntria, pois no arrependimento eficaz o iter criminis est concludo, ou seja, o processo execuo da conduta tpica j est encerrado, sendo que o agente re caminho do crime, praticando nova conduta, a fim de evitar que se consumar, ao passo que na desistncia voluntria o resultado, encerrando sua atividade criminosa. 2. A punio da tentativa abraada pela teoria subjetiva onde a vontade do agente perfeita, a razo da punibilidade da tentativa, pois o crime no chega a se consumar por uma deficincia qualquer de ao, e, ainda, pela teoria objetiva por conta da exposio de ofensa ao bem jurdico, embora no atingido o resultado final desejado pelo agente. 3. No possvel a tentativa de crime culposo, eis que nesse tipo de delito no h a vontade do agente na prtica de uma conduta, sendo que o agente apenas praticou um fato que gerou um resultado no desejado pelo agente. Se no h direcionamento da vontade no h como punir. torna de ao

o crime venha a

agente ainda no alcanou o

Gabarito - Atividade de aplicao 1. A

QUESTES PARA CONCURSO CDIGO PENAL ART. 14

1. (magistrado Trabalhista TRT1 2010) Acerca dos crimes consumado e tentado, assinale a opo correta.

a) a tentativa abandonada pressupe resultado que o agente pretendia produzir dolosamente, mas de que, posteriormente, desistiu ou se arrependeu, evitando-o; tal instituto incompatvel com os crimes culposos. b) Se um indivduo desferir cinco tiros em direo a seu desafeto, com inteno apenas de o lesionar, e, no entanto, por m pontaria, nenhum projtil atingir a vtima, ocorrer a denominada tentativa cruenta. c) Em relao definio do incio da execuo de uma conduta criminosa, o critrio que o ordenamento jurdico brasileiro adotou foi o subjetivo, cujo enfoque no a descrio da conduta tpica, mas o momento interno do autor. d) Em relao punio da modalidade tentativa de crime, a teoria que o Cdigo Penal adotou foi a subjetiva, segundo a qual a tentativa deve ser punida da mesma forma que o crime consumado, com reduo da pena. e) Considere a seguinte situao hipottica. Silas, com inteno homicida, desferiu cinco tiros de pistola contra Matias, que ficou gravemente ferido. Por sugesto de Laura, Silas arrependeu-se e levou Matias a um hospital, sendo certo que essa atitude foi decisiva para salvar-lhe a vida. Nessa situao, como a desistncia no foi espontnea, pois decorreu de sugesto de terceiro, no h que se falar de desistncia voluntaria.

2. (Procurador do Estado PGE/PA 2009) Assinale a alternativa CORRETA a respeito de tentativa e consumao do crime:

a) Pune-se a tentativa com a pena correspondente ao consumado, diminuda de um a dois teros, portanto a pena do crime tentado sempre menor que a do crime consumado.

b) Os crimes culposos no admitem tentativa, inclusive na omisso imprpria, assim como nos crimes unissubsistentes, que so aqueles que se realizam em um nico ato. c) Pode haver tentativa no crime preterdoloso ou preterintencional, porque nesta espcie de crime h dolo no antecedente e culpa no consequente. d) A adequao tpica de um crime tentado de subordinao mediata, ampliada ou por extenso, j que a conduta humana nessa espcie de crime no se enquadra prontamente na lei penal incriminadora.

3. (Defensor Pblico DPE/MT 2009) O art. 14, nico, do Cdigo Penal dispe que salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. O percentual de diminuio de pena a ser considerado levar em conta. a) o inter criminis percorrido pelo agente b) a periculosidade do agente c) a reincidncia d) os antecedentes do agente e) a intensidade do dolo.

4. (magistrado Estadual TJ/MT 2009) com relao tentativa, analise as seguintes afirmaes:

I. II.

os crimes unissubsistentes, os crimes omissivos prprios e as contravenes penais, entre outros, no admitem a figura da tentativa: nosso Cdigo Penal adotou a teoria objetiva como fundamento para a punio do crime tentado conforme se observa no art. 14, pargrafo nico: pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros.

III.

O crime de crcere privado um exemplo de crime que no admite a tentativa

Est correto o contido em

a) I, somente b) I e II, somente

c) I e III, somente d) II e III, somente. e) I, II e III

5. (Defensor Pblico DPE/BA 2010) Na tentativa perfeita, ou tentativa propriamente dita, o agente no consegue praticar todos os atos executrios necessrios consumao do crime, sendo o processo executrio interrompido por interferncias externas, alheias vontade do agente.

6. (magistrado Estadual TJ/PR 2010 adaptado) A pena para o crime tentado a mesma aplicada para o crime consumado diminuda de 1/6 a 1/3.

7. (Magistrado Estadual TJ/PR 2010 adaptado) Ocorre tentativa quando, antes de iniciar a execuo, o agente impedido de levar adiante a idia de praticar o delito por circunstncias alheias sua vontade.

8. (Promotor de Justia MP/SC 2010 adaptado) A tentativa imperfeita ocorre quando iniciada a execuo, ocorre a sua interrupo por circunstncias alheias vontade do agente.

9. (Defensor Pblico DPE/ES 2009) A tentativa incruenta no punvel, pois considerase que o agente no iniciou a fase executria do iter criminis.

GABARITO DO ART. 14 01-A; 02-D; 03-A; 04-B; 05-F; 06-F; 07-F; 08-V; 09-F.
Referncias FRAGOSO, Heleno Cludio. Lies de Direito Penal - Parte Geral. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1986. GARCIA, Basileu. Instituies de Direito Penal. Volume 1, Tomo I. 4. ed. So Paulo: Ed. Max Limonad, 1958. HUNGRIA, Nlson. Comentrios ao Cdigo Penal. Volume 1, Tomo I. Rio de Janeiro:

Forense, 1953. JESUS, Damsio Evangelista de. Direito Penal. Volume I, Parte Geral. 31. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. MAGALHES NORONHA, Edgard de. Direito Penal. Volume I. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1963. MARQUES, Jos Frederico. Tratado de Direito Penal. Campinas: Bookseller, 1997. MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de Direito Penal. 24. ed. So Paulo: Atlas, 2008. PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. Volume I, Parte Geral, arts. 1. a 120. 6. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. ZAFFARONI, Eugenio Ral. Manual de Derecho Penal - Parte General. Buenos Aires: Ediar, 1977.

CRIME IMPOSSVEL, CRIME DOLOSO E CRIME CULPOSO Do crime impossvel

Art. 17. No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime. Por definio do artigo 17 do Cdigo Penal1 no ser considerado punvel o fato quando, por total ausncia de condies do meio usado ou quando o objeto material do crime for absolutamente inconsistente e ineficaz para que o crime ocorra. o chamado crime impossvel, tambm chamado de quase-crime, tentativa inidnea, tentativa impossvel ou tentativa inadequada. Em todos os casos do artigo 17, o agente se utiliza de meios e condies tendentes prtica de uma conduta inicialmente tpica. Porm, os meios que utiliza ou a condio que emprega, ou at mesmo o objeto do tipo penal, so absolutamente imprestveis. O crime impossvel , na realidade, uma conduta (ao ou omisso) do agente, que tem a inteno deliberada de praticar um crime qualquer. No obstante sua inteno e sua vontade deliberada para a prtica do crime faltam-lhe requisitos indispensveis sua conduta, que exatamente o resultado desejado. Por mais que o agente tente, utilize os meios de que dispe para a consecuo do seu crime, no haver possibilidade de alcan-lo porque o objeto material do crime imprprio ou o meio que buscou para alcan-lo inadequado. Tenta o agente, mas no h idoneidade em sua conduta. Se houvesse, ou se fosse relativa, haveria crime. Exemplo clssico da absoluta ineficcia do meio aquele em que A quer matar B. A arma-se de revlver, encontra-se com B, saca a arma e dispara. Porm, percebe que no h qualquer munio (bala) no tambor do revlver.

No h condies de matar, embora fosse o desejo de A. Exemplo clssico da absoluta impropriedade do objeto aquele em que A tenciona matar B, seu desafeto, e o v deitado numa cama. A desfere diversas punhaladas em B, julgando t-lo matado. Porm, o laudo de exame necroscpico realizado provar que B j estava morto antes do ataque de A em decorrncia de um infarto fulminante. Logo, no crime matar um morto. Absolutamente imprprio o objeto material do crime, que a vida. importante lembrar que o texto fala em ineficcia do meio e impropriedade do objeto, ambos de maneira absoluta, ou seja, se as espcies mencionadas forem relativas haver a tentativa punvel.

Teorias do crime impossvel H vrias teorias que surgiram para classificar o quase-crime e sua punibilidade, discutindo-se acerca de sua necessria persecuo criminal a fim de que situaes, aparentemente desvinculadas do fato, pudessem ter ligao com o crime. So aceitas as seguintes: Teoria sintomtica, que diz que dever-se-ia aplicar pena no agente, em razo de sua periculosidade e indcios fortes e seguros de sua temibilidade penal. Com a Reforma Penal de 1984 a medida de segurana deixou de existir para os perigosos sendo a mesma aplicada aos inimputveis, nos termos do artigo 26 do Cdigo Penal. Teoria subjetiva, considera-se a finalidade buscada pelo agente na conduo de seu ato, motivo pelo qual deveria ser condenado pela mesma pena aplicada tentativa do crime. No obstante a adoo da teoria finalista da ao pelo nosso Cdigo Penal torna-se impossvel a aplicao da mesma pena ao agente porque no foi afetado um bem jurdico. Portanto, no se pode confundir tentativa perfeita ou imperfeita com crime impossvel. Pela teoria objetiva no haveria necessidade de reprimir a conduta do agente, mesmo porque no existiram os elementos que compem a tentativa e o bem jurdico no corre risco algum.

No Brasil, at 1984, vigorou essa teoria, porm, a teoria objetiva temperada, em face do anterior regime da medida de segurana. Atualmente, o Brasil adotou a teoria objetiva pura no sentido de que no punvel a conduta quando houver a absoluta impropriedade do objeto ou a absoluta ineficcia do meio , pois deixou de existir a medida de segurana para os agentes reconhecidamente perigosos.

Crime putativo O crime putativo, tambm chamado de crime imaginrio ou crime de ensaio, aquele crime em que o agente imagina que est praticando uma conduta tpica, mas, em verdade, o fato tpico s existe na sua imaginao. Houve um erro de interpretao do agente, que se supe um delinquente quando no o , naquele caso. Exemplo tpico o caso de A imaginar-se praticando um crime de incesto com sua irm B, maior e capaz. Porm, no existe tal dispositivo em nossa legislao penal. H o exemplo do agente que, tendo direito a uma parte da herana de seu pai, subtrai para si uma quantidade de bens, imaginando-se larpio. Porm, descobre-se que o mesmo tinha direito exatamente quela quantia subtrada. H a excluso de ilicitude nos termos do artigo 156, 2., do Cdigo Penal. Por todos esses fatos percebe-se que o agente efetivamente praticou uma conduta, imaginando ser essa conduta criminosa. Ocorre que, em realidade, havia uma m interpretao das normas legais punveis, havendo um erro. No h dispositivo penal sobre o crime putativo.

Crime putativo provocado ou crime provocado Chama-se crime provocado ou crime putativo provocado quando o agente induzido, carregado, provocado, a praticar uma conduta tpica, mas, em verdade, j existiu uma preparao anterior tornando-se impossvel a realizao do resultado esperado pelo agente. Cumpre diferenciar o crime provocado do crime esperado. O crime provocado quando o agente, embora deliberado na prtica da

conduta, induzido e levado a provocar a conduta tpica como se fosse real. Porm, o resultado de sua conduta no se concretiza porque j existia uma predisposio para que o resultado efetivamente no se configurasse. Exemplo: a polcia deixa um veculo apreciado pelo gatuno no seu local desejado e diversos policiais paisana no derredor do local, apenas esperando o momento em que o agente vai subtra-lo. Ao adentrar no veculo, soando um dispositivo previamente instalado pela polcia, fica o mesmo trancado no automvel, sem condies de fugir, sendo autuado em flagrante. Flagrante inexistente. Pela Smula 145, do Supremo Tribunal Federal, no existe o crime no caso de preparao do flagrante por parte da polcia. J o crime esperado se d quando a polcia sabe que o agente delinquente e est praticando condutas ou na iminncia de pratic-las. Assim, procura aguardar o momento em que o agente ir agir para prend-lo. A polcia no teve qualquer outra participao na conduta criminosa do agente, apenas aguardou o momento oportuno para que o mesmo praticasse sua deliberada e prvia ao, conseguindo prendlo. Aqui o flagrante certo. No se pode confundir com o crime exaurido, principalmente quando a vtima ainda quer uma prova maior da corrupo ativa do agente pblico. Nesse caso, filma o momento em que entrega o dinheiro ao sujeito. Nesse caso j existiu a consumao do crime no momento em que o agente pediu a propina, sendo a entrega do dinheiro mero exaurimento do crime que no interfere na persecuo do primeiro crime.

QUESTES PARA CONCURSOS ART. 15

1. (Analista TER/MT 2010 adaptada) Presentes os pressupostos legais da configurao do arrependimento eficaz, o efeito ser a reduo da pena de um tero a dois teros.

2. (Promotor de justia MP/SC 2009 adaptado) Para que surtam os efeitos previstos no art. 15 do CP, tanto a desistncia voluntria quanto o arrependimento eficaz devem ser voluntrios e espontneos.

3. (magistratura Estadual TJ/PR 2010 adaptado) na desistncia voluntria o agente que praticou o ato responde por tentativa.

4. (magistrado Estadual TJ/PR 2010 adaptado) o agente que impede a produo dos efeitos de sua ao faz, agindo assim, com que, o crime no se consume, ocorre desse modo, o arrependimento eficaz.

5. (magistratura Estadual TJ/SC 2009 adaptado) A desistncia voluntria comunica-se entre autores e parties, de forma que, se apenas um deles desistir voluntariamente de prosseguir na prtica delituosa, todos so beneficiados da causa geral de reduo de pena.

6. (Defensor Pblico DPE/PI 2009 adaptado) O instituto da desistncia voluntria comunica-se entre autores e partcipes, de forma que, se apenas um deles desistir voluntariamente de prosseguir na prtica delituosa, todos so beneficiados da causa geral de reduo de pena.

7. (Defensor Pblico DPE/PI 2009 adaptado) Se o agente desiste de continuar prtica de um delito por conselho de terceira pessoa, resta descaracterizada a desistncia voluntria.

8. (Promotor de Justia MP/PR 2009 adaptado) A desistncia voluntria pode se materializar em hipteses de tentativa acabada ou de tentativa inacabada.

GABARITO DO ART. 15 01-F; 02-F; 03-F; 04-V; 05-V; 06-F; 07-F; 08-F.

QUESTES PARA CONCURSOS ART. 16

1. (Magistrado Estadual TJ/PR 2010 adaptado) O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza s responde pelos atos j praticados, ocorrendo assim a hiptese de arrependimento posterior.

2. (Promotor de justia MP/SC 2009 adaptado) No crime de roubo qualificado pelo emprego de arma de fogo, reparado o dano ou restituda a coisa at o recebimento da denncia ou queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros nos termos do art. 16 do CP arrependimento posterior. 3. (Promotor de justia MP/PB 2009 adaptado) No se admite aplicao do arrependimento posterior no crime de furto qualificado pela destruio ou rompimento de obstculo, em razo da violncia empregada pelo agente na subtrao.

4. (Magistrado Estadual TJ/SC 2009 adaptado) O arrependimento posterior, causa obrigatria de diminuio de pena, ocorre nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, em que o agente, voluntariamente, repara o dano ou restitui a coisa at o oferecimento da denncia ou queixa.

5. (Promotor de justia MP/CE 2009 adaptado) admissvel o arrependimento posterior no crime de extorso.

GABARITO DO ART. 16 01-F; 02-F; 03-F; 04-F; 05-F.

QUESTES DE CONCURSOS DO ART. 17

1. (Magistrado Estadual TJ/SC 2009 adaptado) No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime. O excerto transcrito se refere ao crime impossvel, causa de iseno de pena.

2. (Defensor Pblico DPE/PI 2009 adaptado) A jurisprudncia do STJ pacificou-se no sentido de que a presena de sistema eletrnico de vigilncia no estabelecimento comercial torna o agente completamente incapaz de consumar o furto, a ponto de reconhecer configurado o crime impossvel, pela absoluta ineficcia dos meios empregados.

3. (Defensor Pblico DPE/PI 2009 adaptado) Em relao punio do fato que caracteriza crime impossvel, o CP adotou a teoria subjetiva.

4. (Promotor de justia MP/PR 2009 adaptado) A tentativa inidnea, tambm conhecida como crime impossvel, pode ocorrer por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto.

GABARITO DO ART. 17 01-F. 02-F; 03-F; 04-V.

Crime doloso e crime culposo A definio geral de ambos encontra-se nos artigos 18 e 19 do Cdigo

Art. 18. Diz-se o crime: I II - doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; - culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou

impercia. Pargrafo nico. Salvo os casos expressos em lei, ningum pode ser punido por fato revisto como crime, seno quando o pratica dolosamente. Art. 19. Pelo resultado que agrava especialmente a pena, s responde o agente que o houver causado ao menos culposamente.

Penal Brasileiro, mas que devem ser analisados separadamente 2.

Do crime doloso O conceito de dolo integrante do elemento subjetivo do tipo penal, adotado pelo Cdigo Penal. que, em certos tipos penais no basta apenas que exista o dolo, h necessidade de se saber a verdadeira carga subjetiva da conduta, a fim de saber a extenso da finalidade da conduta do agente. Havendo inteno, h o dolo. Diante disso, a conduta passa a ser dolosa, falando-se, ento, em ao ou omisso dolosa. o dolo a mais grave forma de culpabilidade, pois se trata da manifestao da vontade do agente de desejar o resultado ou assumir o risco de produzi-lo. a constituio do elemento subjetivo do tipo penal. Sobre o dolo surgiram diversas teorias destacando-se: Pela teoria da representao o dolo seria a representao subjetiva da previso do resultado danoso, sendo este considerado como possvel. Pela teoria do consentimento (volio) o dolo exigiria um

consentimento prvio tendente a causar um resultado danoso, devendo este ser considerado, tambm, como possvel. No h necessidade do agente querer o resultado, basta que d sua aquiescncia para a realizao do resultado. Pela teoria da probabilidade (cognio) o dolo estaria presente na simples probabilidade de sua ocorrncia, no mais na possibilidade de vir a ocorrer o evento danoso. Pela teoria da vontade o dolo a inteno mais ou menos perfeita de praticar um fato que se conhece contrrio lei. Pela teoria da vontade, em realidade o dolo mesmo a inteno dirigida para um determinado resultado, consciente o agente da natureza do fato e sua vontade destinada a caus-lo. O nosso Cdigo Penal adotou a teoria da vontade na primeira parte do artigo

18, inciso I (quis o resultado) e a teoria do assentimento na segunda parte do mesmo artigo (assumiu o risco de produzi-lo).

Elementos do dolo So elementos do dolo: Conscincia, que o conhecimento do fato e que constitui a ao tpica, sendo o elemento cognitivo ou intelectual, ou seja, a conscincia da realizao dos elementos objetivos do tipo penal; Vontade, que o elemento volitivo, intencional, desejo incondicionado realizao dos elementos objetivos do tipo penal. a inteno e a vontade de praticar a conduta descrita no tipo. Assim, o dolo composto de duas fases distintas, sendo a primeira o objetivo que o agente pretende alcanar, aliado aos meios empregados e s consequncias de sua atuao. H duas situaes nessa primeira fase da conduta: uma interna - que o pensamento do agente. Ex.: propor-se a matar um inimigo (fim). A outra externa, quando seleciona os meios para realizar essa finalidade (escolhe uma determinada arma, por exemplo). A segunda fase a exteriorizao da conduta , ou seja, a realizao da atividade. Ex.: o agente pensou em liquidar seu desafeto e agora passa a agredilo. Como j escolheu a arma, desfere tiros contra a vtima. Espcies de dolo A doutrina distingue as formas de dolo: Dolo direto ou determinado, quando estiver presente na ao ou omisso do agente a inteno, a vontade, o querer o resultado, o desejar que, de sua ao ou omisso, exista um resultado esperado. a inteno que move a conduta. No matar algum, por exemplo, a inteno matar, sendo assim o dolo determinado, direto. Dolo indeterminado ou indireto, quando o elemento volitivo da conduta no se dirige a um resultado certo e esperado.

Dolo ser

alternativo quando, existindo uma conduta, o agente

pouco se importa com qual dos resultados venha a alcanar. O exemplo clssico do agente que se dirige ao seu desafeto e desfere tiros contra ele, pouco se importando com o resultado alcanado. Para ele, tanto faz a morte como a leso corporal. O fim alcanado o dano pessoa de seu desafeto. Dolo eventual, quando o agente assume o risco de produzir o resultado, ou seja, sabendo ele que o resultado de sua conduta pode ocasionar dano, com ele pouco se importa, acabando por, efetivamente, caus-lo. uma equiparao legal do artigo 18, II, 2. parte. Com relao ao dolo eventual prevalece no nosso Direito Penal a teoria do assentimento, pois o agente tem a conscincia exata de sua conduta, sabe que dela advir um resultado, mesmo assim, voluntariamente, prossegue nessa conduta, produzindo efetivamente o resultado. H uma linha divisria tnue entre o dolo eventual e a culpa consciente, pois enquanto no dolo eventual o agente sabe da possibilidade da ocorrncia de um resultado, preferindo arriscarse a produzi-lo, ao invs de renunciar ao, na culpa consciente, ao contrrio, o agente no admite a existncia de resultado, repelindoo, embora inconsideradamente, e empreende a ao na esperana ou persuaso de que este no ocorrer. Dolo de dano aquele em que o agente deseja atuar para causar um dano a outrem, podendo esse dano ser eventual ou diretamente voltado para o resultado. O dano no tem a mesma significao que prejuzo, frise-se. O dano poder ser pessoa ou ao bem mvel, como o caso da subtrao, como o caso do estelionato, ou mesmo do homicdio, onde o agente quer produzir um dano vida. Dolo de perigo diverso, a inteno do agente no se destina ao maior mal, que o dano, contentando-se o agente somente com a exposio ao perigo. o caso, por exemplo, dos crimes previstos nos artigos 132,

133 etc. No quer o agente um mal maior, basta a ocorrncia do perigo para que o agente com ele veja encerrada sua conduta, assumindo o risco da produo de um resultado ou produzindo-o dolosamente. Dolo genrico elemento que componha o tipo penal. A vontade do agente encontra-se prevista na prpria conduta, como est previsto na tipificao do homicdio, matar algum, no especificando a norma qualquer outro elemento para a composio do tipo. A grande maioria dos tipos penais prev a forma genrica de dolo. Dolo especfico, ao contrrio, exige, alm da conduta, um especial fim de agir, uma finalidade voltada para a consecuo do resultado, prevista pelo agente no momento da realizao do crime. Assim, no crime de perigo de contgio de molstia grave, descrito no artigo 131, s existir o delito se cometido com o fim de transmitir a doena. Entretanto, atualmente os doutrinadores afirmam no mais existir esse tipo de dolo, no obstante descrito nos diversos tipos penais. Dolo geral ou erro sucessivo aquele em que o agente pratica nova ao, aps j ter realizado outra conduta, sendo que a primeira conduta j havia produzido um evento lesivo. Porm, a segunda que causou o evento desejado pelo agente. Ex.: A imagina ter matado B, em razo de ter desferido golpes de faca. Em seguida, joga B num rio, sendo que o exame necroscpico ir constatar que o crime de homicdio deu-se em razo do afogamento, no em razo das facadas. aquele em que o agente simplesmente realiza a

conduta descrita na tipificao penal, sem indagar qualquer outro

Do crime culposo O legislador ptrio no fez uma definio prpria da culpa, descrevendo somente suas modalidades. Cuidar-se- da culpa em sentido estrito (strictu sensu). Ao contrrio do que existe nos crimes dolosos, onde se faz o processo de adequao tpica da conduta, no delito culposo

no h essa possibilidade, eis que o crime culposo no descreve a conduta. Define-se somente com o jargo se o crime culposo, sem descrio da inteno do agente ou da sua vontade. Por isso, se diz que os crimes culposos so tipos penais abertos. Na aferio do cuidado objetivo, deve-se atentar para o cuidado comum, do homem com discernimento e prudncia, aquele cuidado que todo o homem comum (homus medium) deve ter. Chama-se esse cuidado objetivo exigvel ao homem mdio de previsibilidade objetiva. Alm dessa previsibilidade objetiva, h tambm que se considerar a capacitao do agente para a no realizao do resultado. Essa a previsibilidade subjetiva, que a capacidade do agente de poder responder pelo resultado, em razo de suas aptides pessoais e, dentro dessa capacitao, a possibilidade de prever o resultado como possvel. Assim, o crime culposo a falta de previsibilidade subjetiva do agente em relao previsibilidade objetiva do homem mdio.

Elementos do tipo culposo O crime culposo se compe de cinco elementos: Conduta humana voluntria, ao ou omisso do agente, no se questionando a vontade; apenas a conduta um fator integrante da forma como o sujeito agiu. No observncia do dever de cuidado, que comum a qualquer homem, conscientemente sabedor da obrigao de no causar dano a terceiros. O legislador se contenta com a falta de dever de cuidado objetivo. Resultado involuntrio, consiste no fato de que o agente no deseja que o resultado lesivo acontea, havendo a modificao do mundo exterior. Previsibilidade objetiva eis que todo homem mediano sabe da

possibilidade da existncia de um perigo com a conduta descuidada,

desde que tenha discernimento suficiente, compreendendo o seu ato. Tipicidade: a descrio do fato como infrao penal.

Das modalidades da culpa Chamam-se modalidades de culpa as formas como o crime culposo cometido, estando explicitamente declaradas no artigo 18, inciso II, do Cdigo Penal: imprudncia, negligncia e impercia. A imprudncia consiste na ao do agente que atua precipitadamente, sem considerao, sem cautelas, deixando de usar os poderes que tinha para inibir a ao. , geralmente, uma ao positiva. Por exemplo, o sujeito que continua na marcha de seu veculo, mesmo vendo uma pessoa saindo rua para galgar o passeio pblico do outro lado. O exemplo tpico o sujeito que resolve limpar uma arma (municiada / carregada) na proximidade de outras pessoas, vindo a disparar a arma contra uma delas. A negligncia inrcia psquica, a falta de cautela necessria exigida para que o resultado no se realize. a displicncia, a indiferena, a falta de realizao de outra conduta que, se fosse feita, impediria o resultado. negativa.

Exemplos tpicos so os do agente que abre uma valeta na rua e deixa de sinaliz-la, vindo algum a cair na mesma. Outro exemplo o do agente que deixa o veculo estacionado sem acionar o comando de freio adequadamente.

A impercia a falta de aptido ou de conhecimentos tcnicos no exerccio de sua profisso ou arte, ou a falta de experincia ou o desleixo na realizao de sua condio profissional, provocando o resultado, quando o agente se dispe a faz-la, mesmo sendo carecedor de conhecimento

tcnico, terico ou prtico para tanto, ou, ainda, fazendo-o sem se louvar desses conhecimentos.

Ex.:

mdico

que

no

tem

conhecimento

apurado

sobre cirurgia e assim mesmo a faz; o motorista profissional que no consegue manter-se no leito carrovel da pista de rolamento, permitindo que, por sua impercia, o veculo saia da pista e capote etc.

Nada impede que, num mesmo tipo culposo, exista a conjugao de modalidades de culpa, como a imprudncia e a negligncia, a imprudncia e a impercia, a impercia e a negligncia, ou todas ao mesmo tempo. Questes para debates 1. Diferencie os tipos de dolo que existem. 2. Descreva o que um crime impossvel. 3. Quais so as teorias sobre o crime impossvel? 4. O que um crime putativo? 5. Diferencie as modalidades de culpa. 6. Por que se diz que o crime culposo um tipo penal aberto?

Atividade de aplicao 1. (FCC) Entre os elementos do crime doloso no se inclui a: a) conscincia do resultado. b) noo da conduta. c) imprudncia, a impercia e a negligncia. d) conscincia do nexo causal entre conduta e resultado. e) vontade de praticar a conduta e alcanar o resultado.

Dica de estudo Sempre procurar recordar das diversas modalidades de dolo e de culpa existentes no sistema penal. O crime impossvel verdadeiro balo de ensaio. Referncias BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal. V. 1. Saraiva. So Paulo. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo Penal comentado. 11 ed. So Paulo, RT, 2012. FRAGOSO, Heleno Cludio. Lies de Direito Penal - Parte Geral. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1986. GARCIA, Basileu. Instituies de Direito Penal. Volume 1, Tomo I. 4. ed. So Paulo: Ed. Max Limonad, 1958. GOMES, Luiz Flvio; MOLINA, Antnio Garca-Pablos de. Direito penal: parte geral. V. 2. RT. So Paulo. HUNGRIA, Nlson. Comentrios ao Cdigo Penal. Volume 1, Tomo I. Rio de Janeiro: Forense, 1953. JESUS, Damsio Evangelista de. Direito Penal. Volume I, Parte Geral. 31. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. MAGALHES NORONHA, Edgard de. Direito Penal. Volume I. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1963. MARQUES, Jos Frederico. Tratado de Direito Penal. Campinas: Bookseller, 1997. MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de Direito Penal. 24. ed. So Paulo: Atlas, 2008. PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. Volume I, Parte Geral, arts. 1. a 120. 6. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. ZAFFARONI, Eugenio Ral. Manual de Derecho Penal - Parte General. Buenos Aires: Ediar, 1977.

Gabarito - Questes para debates 1. So tipos de dolo os seguintes: dolo direto ou determinado, quando es tiver presente na ao ou omisso do agente a inteno, a vontade, o querer o resultado, o desejar que, de sua ao ou omisso, exista um re sultado esperado. Dolo indeterminado ou indireto quando o elemento volitivo da conduta no se dirige a um resultado certo e esperado. Dolo alternativo quando, existindo uma conduta, o agente pouco se importa com qual dos resultados venha a alcanar. Dolo eventual quando o agente assume o risco de produzir o resultado, ou seja, sabendo ele que o resultado de sua conduta pode ocasionar dano, com ele pouco se impor ta, acabando por, efetivamente, caus-lo. Dolo de dano aquele em que o agente deseja atuar para causar um dano a outrem, podendo esse dano ser eventual ou diretamente voltado para o resultado. Dolo de perigo diverso, a inteno do agente no se destina ao maior mal, que o dano, contentando-se o agente somente com a exposio ao perigo. Dolo genrico aquele em que o agente simplesmente realiza a conduta descrita na tipificao penal, sem se indagar mais qualquer outro elemento que componha o tipo penal. Dolo especfico, ao revs, exige, alm da condu ta, um especial fim de agir, uma finalidade voltada para a consecuo do resultado, prevista pelo agente no momento da realizao do crime. Dolo geral ou erro sucessivo aquele em que o agente pratica nova ao, aps j ter realizado outra conduta, sendo que a primeira conduta j havia produzido um evento lesivo. 2. Crime impossvel o quase-crime, tentativa inidnea, tentativa impossvel ou tentativa inadequada, e se d quando o agente tem a inteno deliberada de praticar um crime qualquer, mas lhe faltam requisitos indispensveis conduta, que exatamente o resultado mais que o agente tente, utilize os meios de que dispe desejado. Por

para a consecuo do seu crime, no haver possibilidade de alcan-lo, ou porque o objeto material do crime imprprio ou o meio que buscou para alcan-lo inadequado.

3. As teorias sobre o crime impossvel so as seguintes: a) Sintomtica no sentido de que se deveria aplicar pena no agente, em razo de sua periculosidade e indcios fortes e seguros de sua temibilidade penal. b) Teoria subjetiva, que se tem em mente a finalidade buscada pelo agen te na conduo de seu ato. c) Teoria objetiva, que diz que no have necessidade de reprimir a conduta do agente, pois no existiram os elementos que compem a tentativa e o bem jurdico no corre risco algum. No Brasil, at 1984, vigorou essa teoria, porm, a teoria objetiva temperada, em face do anterior regime da medida de segurana, modificando para a teoria objetiva pura no sentido de que no punvel a conduta quando houver a absoluta impropriedade do objeto ou a ab soluta ineficcia do meio, pois deixou de existir a medida de segurana para os agentes reconhecidamente perigosos. 4. O crime putativo um crime imaginrio ou crime de ensaio, ou seja, aquele crime em que o agente imagina que est praticando uma conduta tpica, mas, em verdade, o fato tpico s existe na sua imaginao. Houve um erro de interpretao do agente, que se supe um do no o , naquele caso. delinquente quan ria

5. As modalidades de culpa so as seguintes: a) Imprudncia consiste na ao do agente que atua precipitadamente, sem considerao, sem cautelas, deixando de usar os poderes que tinha para inibir a ao. , geralmente, uma ao positiva. b) Negligncia inrcia psquica, a falta de cau tela necessria exigida para que o resultado no se realize. a a indiferena, a falta de realizao de outra conduta que, impediria o resultado. negativa. c) Impercia a falta conhecimentos tcnicos no exerccio de sua profisso displicncia, se fosse feita, de aptido ou de

ou arte, ou a falta de experincia ou o desleixo na realizao de sua condio profissional, provocando o resultado, quando o agente se dispe a faz-la, mesmo sendo carecedor de conhecimento tcnico, terico ou prtico para tanto, ou, ainda, fazendo-o, sendo que o faz sem se louvar desses conhecimentos.

6. Se diz que o crime culposo um tipo penal aberto porque depende da descrio da modalidade da culpa em que o agente tenha ocorrido para a configurao do delito, no bastando, como no crime doloso, mera des crio do fato tpico. necessrio esclarecer de que forma agiu culposa mente o agente que se acusa.

Gabarito - Atividade de aplicao 1. C

Breves Comentrios sobre o Art. 18 Cdigo Penal, por Rogrio Sanches e Davi Castro Silva. E questes de concursos. Art. 18 Diz-se o crime: CRIME DOLOSO I doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; CRIME CULPOSO II culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia. Pargrafo nico Salvo os casos expressos em lei ningum pode ser punido por fato previsto como crime, seno quando o pratica dolosamente.

1. BREVES COMENTRIOS

O dolo o elemento subjetivo implcito do tipo. Consiste na vontade consciente dirigida finalidade de realizar (ou aceitar realizar) a conduta prevista no tipo penal incriminador.

Logo percebemos os elementos que estruturam o dolo:

A) Elemento intelectivo <-> conscincia B) Elemento volitivo <-> vontade

O Cdigo Penal, ao definir dolo, adotou duas teorias:

A) Teoria da vontade -> ...quando o agente quis o resultado... B) Teoria do assentimento -> ...assumiu o risco de produzi-lo

A teoria da vontade define o dolo direto:

. O agente prev o resultado e seleciona meios para v-lo realizado. Ex: Atirar para matar.

A teoria do assentimento define o dolo eventual:

. O agente assume o risco de produzir o resultado, apesar de no corresponder diretamente quilo que props realizar de incio. Exemplo: Roleta russa para testar a sorte dos subordinados, racha etc.

Espcies de dolo:

Dolo direto de primeiro grau O agente prev resultado determinado e seleciona meios para v-lo realizado. No existem efeitos colaterais necessrios consecuo da vontade do agente em razo dos meios escolhidos. Exemplo: A quer matar B, para tanto, atira contra sua cabea.

Dolo direto de segundo grau O agente prev resultado determinado e seleciona meios para v-lo realizado. A vontade do agente abrange os efeitos colaterais necessrios, em virtude dos meios escolhidos pelo agente, para realizar o fim almejado. Exemplo: A quer matar B, que motorista de nibus. Para isso, corta os cabos de freio do veculo em que B viajar, deixando-os na iminncia

de se romperem. O dolo, quanto a B, direito de primeiro grau, e quanto aos demais passageiros que morrero no acidente, direito de segundo grau.

Dolo indireto alternativo O agente prev pluralidade de resultados, dirigindo sua conduta para realizar um ou outro, com igual intensidade de vontade. Pode ser objeto ou subjetivo. Objetivo quando se refere ao evento pretendido (o agente atira para matar ou ferir A). Subjetivo quando se refere vitima a ser atingida (o agente atira para matar A ou B, que esto prximos um do outro).

Dolo indireto eventual O agente prev pluralidade de resultados, mas sua inteno se dirige a realizao de um, aceitando, porm, o outro(quero ferir, mas aceito matar). No se confunde com dolo direto de segundo grau.

Dolo normativo Adotado pela teoria neokantista, essa espcie de dolo integra a culpabilidade, trazendo, a par dos elementos conscincia e vontade, tambm a conscincia atual da ilicitude (elemento normativo).

Dolo natural Adotado pelo finalismo, compe a conduta, despido da conscincia e vontade.

Dolo de dano a vontade do agente causar efetiva leso ao bem jurdico tutelado (ex: art. 121 do CP).

Dolo de perigo O agente atua com a inteno de expor a risco o bem jurdico tutelado (ex: art. 132 do CP).

Dolo genrico O agente tem vontade de realizar a conduta descrita no tipo penal, sem um fim especfico.

Dolo especfico O agente tem vontade de realizar a conduta, visando um fim especfico.

Dolo geral (erro sucessivo) Ocorre quando o agente, supondo j ter alcanado um resultado por ele visado, pratica nova ao que efetivamente o provoca.

Crime culposo (art. 18, inc. II):

O crime culposo consiste numa conduta voluntria que realiza um fato ilcito no querido pelo agente, mas que foi por ele previsto (culpa consciente) ou lhe era previsvel (culpa inconsciente) e que podia ser evitado se o autor atuasse com o devido cuidado.

ATENO: No crime doloso, pune-se a conduta dirigida objetivamente a fim ilcito; no crime culposo, pune-se a conduta mal dirigida, p falta de cuidado do agente.

So elementos estruturais do crime culposo:

A) Conduta inicial voluntria ao ou omisso (a vontade limita-se a realizao da conduta, e no a do resultado naturalstico). B) Violao de um dever de cuidado objetivo, podendo manifestar-se das seguintes formas (modalidades de culpa):

1) Imprudncia O agente atua com afoiteza, ignorando os cuidados que o caso requer ( ex: a limpeza de arma carregada); 2) Negligncia a ausncia de precauo (deixar remdios ao alcance de uma criana). 3) Impercia a falta de aptido tcnica para o exerccio de arte ou profisso (ex: acidente de trnsito causado por motorista sem habilitao).

C) Resultado naturalstico involuntrio logo todo crime culposo material, ou seja no haver crime sem resultado lesivo a um bem jurdico tutelado.

ATENO: O art. 38 da lei 11.343/06 (Lei de Drogas), na modalidade prescrever, caracteriza hiptese excepcional de delito culposo que prescinde do resultado naturalstico, consumando-se com a simples entrega da receita ao paciente.

D) Nexo causal entre conduta e resultado; E) Previsibilidade preciso que o agente tenha possibilidade de conhecer o perigo que a sua conduta gera para determinado bem jurdico; F) Tipicidade salvo os casos expressos em lei, ningum pode ser punido por fato previsto como crime, seno quando o pratica dolosamente (art. 18, pargrafo nico).

ESPCIES DE CULPA:

A) Culpa consciente (ou com previso) o agente prev o resultado, mas espera que ele no ocorra, supondo poder evit-lo com a sua habilidade ou sorte.

B) Culpa inconsciente (ou sem previso) o agente no prev o resultado, que, entretanto, lhe era previsvel. C) Culpa Prpria aquela em que o agente no quer e no assume o risco de produzir o resultado. D) Culpa imprpria (culpa por extenso por assimilao, por equiparao) prevista no art. 20, pargrafo 1, 2 parte, do CP, nesta espcie de culpa o agente, por erro evitvel, fantasia certa situao de fato, supondo estar agindo acobertado por uma excludente de ilicitude (descriminante putativa), e, em razo disso, provoca intencionalmente um resultado ilcito ( exemplo:supondo, erroneamente, que seu desafeto vai agredi-lo, o agente saca de uma arma atirando ate matar o agressor). Apesar de a ao ser dolosa, o agente, considerado a evitabilidade do erro, responde por culpa.

ATENO: A estrutura do crime dolosa, porm, por razes de poltica criminal, punvel como se o culposo fosse. Por esse motivo, h doutrina admitindo tentativa nessa modalidade de culpa (imprpria).

2. QUESTES DE CONCURSOS

1. (Magistrado Trabalhista TRT - 2010) Com referncia ao dolo e culpa, assinale a opo correta.

a) Em relao ao dolo, o Cdigo Penal brasileiro adotou a teoria da representao, segundo a qual a conduta dolosa o comportamento de quem tem conscincia do fato e de seu significado, e, ao mesmo tempo, a vontade de realiz-lo. b) A teoria naturalista ou causal da conduta adotava a espcie de dolo denominada natural, que, em vez de constituir elemento da conduta era considerado requisito da

culpabilidade, como trs elementos: elementos, vontade e conscincia da ilicitude (dolus malus). c) Considere a seguinte situao hipottica. Um jovem desferiu, com inteno homicida, golpes de faca em seu vizinho, que caiu desacordado. Acreditando ter atingido seu objetivo, enterrou o que supunha ser o cadver no meio da mata. A percia constatou, posteriormente, que o homem falecera em razo de asfixia decorrente da ausncia de ar no local em que foi enterrado. Nessa situao, ocorreu o que a doutrina denomina de aberratio causae, devendo o agente responder pelo delito de homicdio simples consumado, por ter agido com dolo geral. d) Considere a seguinte situao hipottica. Paulo, chefe de famlia, percebeu que algum entrou pelos fundos, noite, em sua residncia, em local com altos ndices de violncia. Pensando tratar-se de assalto, posicionou-se, com a luz apagada, de forma dissimulada, e desferiu golpes de faca no suposto meliante, com inteno de mat-lo, certo de praticar ao perfeitamente lcita, amparada pela legtima defesa.Verificou-se, posteriormente, que Paulo ceifou a vida de seu filho de doze anos de idade. N essa situao, Paulo agiu com culpa inconsciente, devendo responder por homicdio culposo. e) No ordenamento jurdico brasileiro, de acordo com a doutrina majoritria, a ausncia de previsibilidade subjetiva a possibilidade de o agente, dadas suas condies peculiares, prever o resultado exclui a culpa, uma vez que seu elemento.

02)( Promotor de justia MP/MG 2010) Sobre a diferenciao entre dolo eventual e culpa consciente, INCORRETO afirmar que,

a) De acordo com a teoria intelectiva da representao, no existe culpa consciente, pois a diferena entre dolo e culpa reside no conhecimento do agente quanto aos elementos do tipo objetivo. b) De acordo com a teoria intelectiva do perigo a descoberto, existe dolo eventual quando a sorte ou o acaso decidem a ocorrncia do resultado.

c) De acordo com a teoria volitiva da indiferena, o dolo eventual pode ser visto como expresso de dolo de perigo resultante de infrao a medidas regulamentares de segurana. d) De acordo com a teoria volitiva da assuno, para a configurao do dolo eventual, basta a previso ou conhecimento do resultado.

03) (Promotor de justia MP/PB 2010 Adaptada) No dolo direto de primeiro grau ou imediato, o resultado tpico uma conseqncia necessria dos meios eleitos, que devem ser abrangidos pela vontade tanto quanto o fim colimado, razo pela qual doutrinariamente reconhecido como dolo de consequncias necessrias.

04) (Promotor de justia MP/SC 2009- Adaptada) Enquanto no dolo eventual no suficiente que o agente tenha se conduzido de maneira a assumir o risco de produzir o resultado, exigindo-se que tenha ele consentido com sua produo, na culpa consciente, o agente no prev o resultado, que previsvel. J na culpa inconsciente, o agente prev o resultado, mas espera que ele no acontea.

05) (Promotor de justia MP/SC 2009 Adaptado) O dolo pode ser direto (ou determinado) ou indireto (ou indeterminado). Nesta ltima hiptese (dolo indireto), pode ser eventual (o agente, conscientemente, admite e aceita o risco de produzir o resultado) ou alternativo (a vontade do agente visa a um ou outro resultado).

06) (Analista TER/MT 2010 Adaptado) O Cdigo Penal, em sua parte geral estabelece, como regra, a possibilidade de o sujeito ativo do crime

responder por crime culposo quando a lei no prev a punio a ttulo doloso, sem necessidade de previso expressa do tipo culposo na parte especial.

07) (Defensor Pblico DPE/AL 2009) So elementos do fato tpico culposo: conduta, resultado involuntrio, nexo causal, tipicidade, ausncia de previso, quebra do dever de cuidado objetivo por meio da imprudncia, negligncia ou impercia e previsibilidade subjetiva.

08) (Magistrado Federal TRF Adaptado) Nos crimes culposos, o tipo penal aberto, o que decorre da impossibilidade do legislador da antever todas as formas de realizao culposa; assim, o legislador prev apenas genericamente a ocorrncia da culpa, sem defini-la, e, no caso concreto o aplicador deve comparar o comportamento do sujeito ativo com o que uma pessoa de prudncia normal teria, na mesma situao.

09) (Promotor de Justia MP/PR 2009 Adaptada) O autor A faz explodir eletronicamente bomba previamente instalada no veculo do motorista B, com a finalidade de mat-lo, e a exploso da bomba produz, tambm, a morte de C, que o autor sabia que estava no veculo: a morte de B atribuvel ao autor a ttulo de dolo direto de primeiro grau, e morte de C, representada como necessria pelo autor, atribuvel a este a ttulo de dolo direto de segundo grau. GAB: 1C, 2D, 3F, 4F, 5V, 6F, 7F, 8V, 09V.

Potrebbero piacerti anche