Sei sulla pagina 1di 21

Revista Eletrnica da Faculdade Metodista Granbery http://re.granbery.edu.br - ISSN 1981 0377 Curso de Pedagogia N.

12, JAN/JUN 2012

MTODO MONTESSORIANO: A IMPORTNCIA DO AMBIENTE E DO LDICO NA EDUCAO INFANTIL

Ana Carolina Evangelista Faria Ana Cristina Ferreira Lima Danielle Prevatto Orbe Vargas Indianara Gonalves Kndice Stopa Lvia Cristina Eiterer Brugger 1

Resumo O mtodo Montessoriano, apesar de j contar com um bom nmero de escolas em todo Brasil e em vrios pases do mundo, ainda pouco conhecido em muitos lugares, inclusive nos ambientes universitrios das reas ligadas educao. Surge, ento, a necessidade de se divulgar o trabalho desenvolvido por sua criadora, Maria Montessori, atravs da histria de sua vida e da apresentao de sua obra, enfatizando os seguintes aspectos: o ambiente e o ldico, tendo como base o trabalho desenvolvido na Educao Infantil. Para isso, foi utilizada como metodologia uma pesquisa exploratria de cunho bibliogrfico sobre o assunto desenvolvido. Este trabalho possibilita um maior conhecimento e consequente aprofundamento em relao s questes que envolvem o mtodo Montessoriano, instigando assim, nos leitores, o desejo de se informar e pesquisar ainda mais sobre o assunto abordado. PALAVRAS-CHAVE: Mtodo. Educao Infantil. Maria Montessori. Ambiente. Ldico.

ABSTRACT The method Montessorian, even though it has a good number of schools throughout Brazil and in many countries around the world, is little known in many places, including in university environments in the areas related to education. Then comes the need to disseminate

Graduandas do 2 perodo do Curso de Pedagogia da Faculdade Metodista Granbery

2 Esse artigo foi escrito sob a orientao das professoras Ms. Ana Valria Vargas Pontes e Ms. Marilda Oliveira Bastos.

the work of its creator, Maria Montessori, through the story of her life and the presentation of her work, emphasizing the following aspects: the environment and playful, and is based on the work in Early Childhood Education. Therefore, it was used as an exploratory research methodology bibliographical developed on the subject. This work enables a greater knowledge and consequent deepening in relation to issues surrounding the method Montessorian, prompting well, the readers, the desire to inform and further research on the subject matter.

KEY-WORDS: Method. Early Childhood Education. Maria Montessori. The Environment. Playful.

1 Introduo

Atualmente, tem se considerado o brincar, de uma forma geral, como um dos fatores mais importantes da educao infantil. E, ao nos apoiarmos na concepo de Maria Montessori, percebemos que cada brinquedo e brincadeira criados em seu mtodo tem uma funo para auxiliar o desenvolvimento da criana de uma forma ldica. A pedagogia Motessoriana consiste em harmonizar corpo, inteligncia e vontade, se baseia na educao da vontade e da ateno, em que as crianas tm liberdade para escolher seus materiais e onde querem trabalhar com eles em sala, alm de proporcionar a cooperao entre as mesmas. Desse modo, as crianas so livres para agir espontaneamente, desde que no incomodem os demais colegas. Apesar de existirem escolas que se baseiam ou adotam a metodologia de Montessori, espalhadas pelo mundo, ainda existe uma grande carncia de informao sobre o mtodo, e at mesmo alguns professores de educao infantil encontram dificuldades para trabalhar com ele por falta de informao, o que muitas vezes leva criao de rtulos errados para as escolas Montessorianas. As pesquisas realizadas para a construo do presente artigo foram realizadas atravs de levantamentos bibliogrficos. Maria Montessori foi uma mulher que revolucionou a educao e o conceito de criana em seu tempo, mostrando o verdadeiro valor e capacidade dos pequeninos.

2 A histria de Maria Montessori

De acordo com Silva (1939), Montessori foi uma mulher extraordinria, que pensava muito a frente do seu tempo. Mdica, educadora, feminista e cientista, era filha do casal de classe mdia Alessandro Montessori e Renilde Stoppan. Nasceu em 31 de agosto de 1870, em Chieravale, na Itlia e, desde cedo, a menina se interessou pelas matrias cientficas, principalmente matemtica e biologia, embora seus pais possussem o grande desejo que ela seguisse a carreira de professora. Em 1892, Montessori entrou na Faculdade de Medicina de Roma. Foi uma excelente aluna, tanto que recebeu bolsas de estudo que lhe permitiram tornar-se financeiramente independente de seu pai. Durante a vida acadmica, viveu isolada, pois no podia frequentar as aulas com os estudantes homens e, para fazer necropsias, tinha que ir ao necrotrio noite, quando no estavam os outros alunos. Mesmo diante de tantos desafios, em 1896, Montessori graduou-se em Medicina, com distino, tornando-se a primeira mulher mdica da Itlia. Ao participar do Congresso Internacional dos Direitos da Mulher, em Berlim, onde foi convidada a ser delegada, ela discursou sobre a igualdade de salrio, direitos e possibilidade de estudo, e tornou-se internacionalmente famosa. Retornando a Roma, continuou a dedicar-se aos seus estudos e se interessou principalmente sobre as doenas do sistema nervoso central. Foi convidada a assistir uma turma de crianas com deficincias mentais, na clnica de psiquiatria da universidade. Seus interesses levaram-na a conhecer os trabalhos de Ittard, que no tempo da Revoluo Francesa educou um menino de oito anos encontrado na selva vivendo entre os lobos, que ficou conhecido por Selvagem de Aveyron ou Menino Selvagem, e pela primeira vez praticara uma observao metdica do aluno, construindo depois, sobre ela, o seu mtodo de educao. Em seguida, Montessori tambm se interessou pelos trabalhos de Sguin, que na poca era muito conhecido pelas suas ideias relacionadas ao tratamento e educao dos anormais. Montessori utilizou do material elaborado por Sguin para trabalhar com aquelas crianas deficientes mentais e obteve um timo resultado, pois todas se tornaram aptas a frequentar as escolas comuns. Ela, ento, pensou que esse material poderia funcionar tambm com crianas normais. Isso foi o ponto de partida para criar seu prprio mtodo. Em 1898, num congresso em Turim, Montessori defendeu a tese de que os deficientes e anormais precisavam muito mais de um bom mtodo pedaggico do que de medicina. Montessori mudou os rumos da educao tradicional, dando-lhe um sentido vivo e ativo. Em 1907 criou a primeira "Casa dei Bambini", ou Casas das Crianas, instituio de educao que no visava somente instruo, mas educao de vida, ou seja, a educao completa da criana. Nessa casa, Montessori teve a oportunidade de aplicar com crianas

normais os seus mtodos. Ela utilizou o mesmo material sensorial que havia usado com as crianas deficientes e deu continuidade, criando outros. As crianas aprenderam a ler e a escrever rapidamente. Prosseguiu com os trabalhos at que Mussolini assumiu o poder. Ele, ento, quis tirar proveito do mtodo para fazer com que as crianas se adequassem ao fascismo, o que seria totalmente contraditrio para Montessori. Ela resolve no cooperar com a ideia e teve que se mudar para Barcelona, levando seu filho ilegtimo, Mrio, at o momento, desconhecido, e que mais tarde se tornaria seu principal assistente. Na Espanha, ela abriu uma escola que tambm foi exemplo de sua pedagogia de "seguir a criana". Viajou muito, difundindo o Sistema Montessoriano. Aps a guerra ela se estabeleceu na Holanda, onde criou a AMI - Association Montessori Internationale. Em 1948 e em 1949, foi indicada ao prmio Nobel por seu trabalho em educao para paz e veio para os Estados Unidos para trabalhar na UNESCO. O Sistema Montessori estendeu-se por todo mundo. Montessori morreu em 6 de maio de 1952, na Holanda.

3 O Mtodo Montessoriano

Maria Montessori, na Casa dei Bambini (Casa das Crianas), em Roma, deu, atravs do seu trabalho, incio a uma nova viso da criana e da educao.
Conta-se que, oportunamente, uma dama muito rica foi visit-la e interrogou-a: - Senhora, eu queria saber quando deverei comear a educar meu filhinho? E a Dra. Montessori indagou: - Que idade tem o seu filhinho? A senhora respondeu: - Meu filhinho est com um ano. - Ento corra, senhora, v educ-lo rapidamente, porque voc j perdeu os melhores 21 meses daquela vida. - Como 21? Ele s tem 12 meses? - Fora do ventre respondeu - porque dentro, esteve nove. A educao comea no ventre, acariciando-o, dizendo: eu te amo, seja bem-vindo, voc um anjo para minha vida... (FRANCO, 2007, p.62)

Numa poca em que a criana no tinha valor algum para a sociedade, em que a educao ocorria de forma extremamente rgida e at mesmo violenta, quando os castigos fsicos eram comuns e se pensava que quanto mais o sangue saa mais o conhecimento entrava, surge Montessori, que apresenta uma nova e original viso da criana.

Segundo a doutora, a criana possui poderes desconhecidos, e a primeira infncia o perodo mais rico e deve ser explorado ao mximo atravs da educao. Deixar passar essa oportunidade pode ser irreparvel, pois os primeiros dois anos de vida abrem um novo horizonte, revelam leis de construo psquica at agora mantidas ignoradas.

(MONTESSORI, s.d, p.09) Ela cita o exemplo do domnio da fala, o que diz ser uma grande conquista intelectual (MONTESSORI, s.d, p.09), pois a criana aprende uma lngua, sem ningum terlhe ensinado, fazendo o uso perfeito do nome das coisas, dos verbos, adjetivos, etc. nesse perodo que o homem aprende sua lngua, com total perfeio e sem a ajuda externa de um professor, de uma didtica ou algo similar. E se, depois de crescida, resolver aprender uma nova lngua, nem com a ajuda dos melhores professores ela ir conseguir assimil-la com o xito da fala adquirida na infncia. Isso ocorre porque, segundo Montessori,
existe, portanto, uma fora psquica que ajuda o desenvolvimento da criana. E isto no apenas ao que se refere lngua, aos dois anos ela ser capaz de reconhecer todas as pessoas e as coisas do seu ambiente. (MONTESSORI, s.d, p.10)

Ela ainda nos esclarece que

no se trata apenas, para a criana, de reconhecer o que est em torno de ns ou de compreender e adaptar-se ao nosso ambiente, mas, outrossim, num perodo em que ningum pode ser seu professor, de formar o complexo daquilo que sero a nossa inteligncia e o esboo do nosso sentimento religioso, dos nossos particulares sentimentos nacionais e sociais. como se a natureza tivesse salvaguardando cada criana da influncia da inteligncia humana, para dar a precedncia ao professor ntimo que a inspira. (MONTESSORI, s.d, p. 10)

Montessori (s.d.) nos conta que, nas primeiras escolas montadas por ela, as crianas ingressavam a partir dos trs anos e pertenciam a famlias bem humildes, cujos pais, em sua maioria, eram analfabetos. Contudo, aos cinco anos j liam e escreviam, sem que ningum as tivesse ensinado, diretamente. Ento, aps vrios ensaios, Montessori concluiu que todas as crianas possuem indistintamente a capacidade de absorver a cultura. (MONTESSORI, s.d, p. 11)

A doutora foi alm e percebeu que se a criana absorvia a fala e a escrita daquela maneira, o mesmo deveria ocorrer na aquisio de outras aprendizagens, como botnica, matemtica, geografia, com a mesma espontaneidade e facilidade. Logo, Montessori descobriu que
a educao no aquilo que o professor d, mas um processo natural que se desenvolve espontaneamente no indivduo humano; que no se adquire ouvindo palavras, mas em virtude de experincias efetuadas no ambiente. A atribuio do professor no a de falar, mas preparar e dispor uma srie de motivos de atividade cultural num ambiente expressamente preparado. (MONTESSORI, s.d, p.11)

Segundo a pesquisadora, todo esse trabalho foi realizado atravs da observao, que foi fundamentada em uma nica base; a liberdade de expresso, pela qual as crianas revelavam suas qualidades e necessidades. A partir da, ela percebeu a importncia de se preparar o ambiente adequadamente, de forma a propiciar as condies que tornam possvel a manifestao dos caracteres naturais da criana. (MONTESSORI, 1965, p.42) Assim,
em primeiro lugar, pense-se em criar um ambiente adequado, onde a criana possa agir tendo em vista uma srie de interessantes objetivos, canalizando, assim, dentro da ordem, sua irreprimvel atividade, para o prprio aperfeioamento. (MONTESSORI, 1965, p.58)

Ora, a criana possui uma inteligncia diferente da do adulto. Ela realiza uma transformao qumica.
A criana vai, assim a pouco e pouco, formando sua prpria massa enceflica, servindo-se de tudo que a rodeia. Esta forma de esprito comumente denominada esprito absorvente. difcil de se imaginar o poder de absoro do esprito da criana. Tudo que a rodeia penetra nela: costumes, hbitos, religio. Ela aprende um idioma com todas as perfeies ou deficincias que encontra ao redor de si, sem mesmo ir escola. (MONTESSORI, 1965, p.58)

A professora exerce importante papel no processo, mas de forma bem diferente da educao tradicional. Conforme esclarece Montessori,

o que vimos uma radical transferncia da atividade que antes existia na mestra, e que agora confiada, em sua maior parte, memria da criana. A educao compartilhada pela mestra e pelo ambiente. A antiga mestra instrutora substituda por todo um conjunto, muito mais complexo; isto , muitos objetos (os meios de desenvolvimento) coexistem com a mestra e cooperam para a educao da criana. (MONTESSORI, 1965, p.143)

de extrema importncia que a professora conhea todo o material e sua tcnica de apresentao, nos esclarece a doutora, para orientar a criana da melhor maneira possvel. De acordo com Montessori (1965), tudo que ensinado criana deve ter uma ligao com a vida. O enquadramento oportuno dos gestos e aes que a criana aprendeu, na prtica, ser um dos maiores esforos que far. Seu trabalho ser decidir como aplicar tudo o que aprendeu nas vrias situaes da vida e, somado ao trabalho de sua conscincia, implicar no exerccio de sua responsabilidade. A nova educao propicia liberdade para que as crianas coordenem suas aes.
Eis que a transforma num homenzinho que reflete e decide, que toma suas resolues e, nos recessos de seu corao, delibera escolhas bem diferentes das que imaginamos. (MONTESSORI, 1961, p.94)

O adulto no deve intervir com advertncias ou conselhos, mas sim deixar a criana livre para aplicar suas habilidades. Ela se sentir feliz com as conquistas e se comportar com zelo, aplicando cada atividade em seu devido tempo e lugar. Montessori (1965) afirma que os materiais de desenvolvimento sensorial desenvolvidos em seu mtodo, logo aps serem apresentados pela professora aos seus alunos, de acordo com a idade, ficam expostos no ambiente da sala de aula, e cada criana escolhe espontaneamente o objeto de sua preferncia, podendo lev-lo e coloc-lo onde quiser, e ficar com ele o tempo que desejar. O mesmo ocorrendo com os materiais de linguagem, matemtica, etc. A atividade da criana h de ser impulsionada pelo seu prprio eu, e no pela vontade da mestra. (MONTESSORI, 1965, p.97) O mtodo, segundo nos apresenta o site Contedo Escola (2004), possui trs princpios bsicos: a liberdade, a atividade e a individualidade. A educadora v a vida como desenvolvimento e, para que isso ocorra, a criana dever estar inserida num ambiente em que ela esteja vontade. Por isso importante que a

escola esteja adaptada e organizada para que a criana sinta-se livre. Ela mesma se autodisciplinar atravs do interesse em realizar as atividades. A atividade consequncia do principio da liberdade, pois a criana dever se sentir livre, mas de forma ordeira. Para isso a escola deve oferecer um ambiente organizado, onde a criana possa se desenvolver de acordo com seu tempo de aprendizagem. Dessa forma, respeita-se o desenvolvimento de cada educando e orienta-se a educao para a individualidade. De acordo com Braga (s.d.), o Mtodo Montessoriano baseia-se em doze aspectos bsicos: 1. A natureza da criana observada no decorrer de vrios anos. 2. Possui aplicao universal. O mtodo j foi experimentado em vrios pases, de diferentes culturas e realidades. 3. Revela a criana como amante do trabalho intelectual. Trabalho esse escolhido espontaneamente por ela mesma e concludo com extrema satisfao. 4. Baseia-se na necessidade da criana de aprender fazendo, experimentando cada aprendizagem. 5. Mostra que, ao deixar a criana agir espontaneamente, ela ir alcanar seu prprio nvel de desenvolvimento, independentemente do nvel de seus companheiros de turma. 6. A criana torna-se capaz de se autodisciplinar, pois essa uma atitude interna, que trabalhada com ela, e no imposta. 7. Est baseado no respeito personalidade da criana, dando-lhe espao para sua independncia biolgica. 8. O professor tem a liberdade para atender cada aluno de acordo com suas necessidades individuais. 9. Destaca-se que cada criana tem seu ritmo de trabalho. 10 . Mostra que no mtodo no existe a competio, pelo contrrio, a cada momento so oferecidas s crianas oportunidades para a ajuda mtua. 11 . Revela que, pelo fato da criana escolher por ela prpria suas atividades, sem competio ou imposio, ela no desenvolver nenhum tipo de dano proveniente do excesso de presso ou de sentimento de inferioridade. 12. O mtodo possibilita o desenvolvimento da criana, no apenas das faculdades intelectuais, mas tambm de sua capacidade de deliberao, iniciativa e escolhas independentes, juntamente com seus atributos emocionais. O indivduo que exerce sua

liberdade tem a perspectiva de aprimorar as qualidades sociais bsicas que constituem a base da boa cidadania. Observa-se, com o exposto, que existe grande diferena entre os mtodos Montessoriano e o tradicional. Assim sendo, para facilitar a compreenso, o site da ABEC (Associao Brasileira de Educao e Cultura) apresenta algumas comparaes entre os dois mtodos. Quadro 1: Comparando os Mtodos Montessoriano e Tradicional. Mtodo Montessoriano Enfatiza as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social. O aluno participa ativamente no processo ensino aprendizagem. A mestra e o aluno interagem igualmente. Encoraja a autodisciplina. Mtodo Tradicional Enfatiza o conhecimento memorizado e o desenvolvimento intelectual. O aluno participa passivamente no processo de aprendizagem. A mestra desempenha um papel dominante em sala. A principal fora atuante na disciplina a mestra. O ensino se adapta ao estilo de aprendizagem de cada aluno. Os alunos so motivados a colaborar e se ajudar mutuamente. A criana pode escolher seu trabalho ou atividade de acordo com seu interesse. A partir do material selecionado, a criana capaz de formular seu prprio conceito (autodidata). A criana trabalha de acordo com seu tempo. O ensino em grupo de acordo com o estilo de ensino para adultos. No se motiva a colaborao. A estrutura curricular feita com pouco enfoque nos interesses das crianas. O conceito entregue diretamente criana pela mestra. estipulado um limite de tempo criana para a realizao de seu trabalho.

respeitada a velocidade de cada criana para O passo da introduo ditado pela maioria aprender e fazer sua a informao adquirida. da turma ou pela professora.

10

Permite criana descobrir seus prprios erros Os erros so corrigidos e assinalados pela atravs da retroalimentao do material. Atravs da repetio das atividades, reforada internamente a aprendizagem, e o aluno pode desfrutar do resultado de seu trabalho. O material multi-sensorial permite explorao fsica e ensino conceitual atravs da manipulao concreta. A criana tem liberdade para trabalhar, pode mover-se pela sala, e ficar onde se sentir mais confortvel, pode conversar com os colegas, mas com cuidado para no atrapalhar os demais. Os pais participam de um programa com a funo de explicar a filosofia Montessori e participar no processo de aprendizagem de seus filhos. Fonte: (ABEC, s.d) Os pais se renem voluntariamente e em geral no participam no processo de aprendizagem de seus filhos. A criana na maioria das vezes fica sentada em sua cadeira, e deve ficar quieta. professora. A aprendizagem reforada externamente atravs da memorizao, repetio, recompensa ou desalento.

Possui poucos materiais sensoriais e ensino conceitual, na maioria das vezes, abstrato.

Apesar de no ser conhecido ainda em muitos lugares, o mtodo montessoriano j possui diversas escolas que fazem uso de sua metodologia em vrios estados do Brasil, como tambm em diversos pases.

3.1 O ambiente

Montessori (1995) observa que em um ambiente favorvel, em que existe a liberdade para criana se expressar, pode-se perceber os pontos fortes e fracos dos pequenos. Nesse momento, torna-se necessrio observar situaes em que a criana manifeste suas caractersticas naturais. Por esse motivo, ela passou a estudar um ambiente escolar que pudesse proporcionar, no s o atendimento as necessidades inteligentes das crianas, mas que

11

pudesse estimular o desenvolvimento do ato espontneo.

Mandei construir mesinhas de formas variadas, que no balanassem, e to leves que duas crianas de quatro anos pudessem facilmente transport-las, cadeirinhas de palha ou de madeira, igualmente bem leves e bonitas, e que fossem uma reproduo em miniatura, das cadeiras dos adultos [...]. Tambm faz parte dessa moblia uma pia bem baixa, acessvel s crianas de trs ou quatro anos, guarnecida de tabuinhas laterais lavveis, para o sabonete, as escovas e a toalha [...]. Pequenos armrios fechados por cortina ou por pequenas portas, cada um com a sua chave prpria, a fechadura, ao alcance das mos das crianas que podero abrir e fechar esses mveis e acomodar dentro deles seus pertences. (MONTESSORI, 1965, p 42)

Nos mtodos tradicionais as crianas no tinham a liberdade de se movimentar pela sala de aula, pois isso provocaria baguna e barulho, e os defensores desse mtodo apoiavam a ideia de que, na escola, os bancos deveriam ser pregados ao cho. Se isso fosse realmente um meio para educar as crianas, elas seriam educadas na imobilidade e no silncio, diferente do mtodo Motessori, que parte do ponto de que se a criana deixar uma cadeira cair, fazendo assim bastante barulho, ela vai ter nesse momento a oportunidade de se corrigir e, assim, obter progresso. O aluno aprende a se movimentar com habilidade e controle, ele se dar conta do erro e isso o levar a um raciocnio cada vez maior, podendo medir as consequncias de suas aes, o que lhe servir at fora do ambiente escolar. A simplicidade ou deficincia dos objetos exteriores servem, pois, para desenvolver a atividade e destreza dos alunos. (MONTESSORI, s.d., p 45). Ela observou algumas objees, por parte dos defensores da educao tradicional, de como seria possvel manter a disciplina em uma turma em que os alunos fossem totalmente livres. Mas, para Montessori (s.d.), a disciplina deve ser ativa, pois um aluno silencioso e imvel como um paraltico no disciplinado, e sim aniquilado. A nica disciplina verdadeira a de si mesmo e, para isso, o aluno deve estar livre para tomar suas decises, fazer seus descobrimentos e aprender por si mesmo, tendo o cuidado para que sua segurana seja garantida, bem como o respeito aos direitos dos colegas. O conceito de liberdade na educao infantil, do ponto de vista biolgico, a melhor condio para o desenvolvimento psicolgico e fisiolgico da criana. As

12

manifestaes biolgicas verdadeiras so a vida de cada criana, e essas crianas so observadas uma a uma para haver o desenvolvimento ativo e normal da vida. Quando se fala em liberdade da criana na primeira infncia no se trata dos gestos inconscientes que elas manifestam desordenadamente, mas da liberdade que a criana tem de romper os obstculos que atrapalham o desenvolvimento normal da vida. A criana um corpo que cresce e uma alma que se desenvolve [...]. (MONTESSORI, s.d, p, 57) O ambiente influencia muito no desenvolvimento do educando; ele pode ajudar ou destruir, mas a origem do desenvolvimento interior.

A criana no cresce porque se alimenta, porque respira, porque se encontra em condies de clima favorvel; cresce porque a vida exuberante dentro de si se desenvolve; porque o germe fecundo de onde esta vida provm evolui em conformidade com o impulso do destino biolgico fixado pela hereditariedade. (MOTESSORI, 1965, p, 57)

O adulto deve estar atento e observar as necessidades mais aguadas dos pequeninos. Primeiro deve criar um ambiente adequado para criana agir; correr, pular, brincar, aprender e se aperfeioar com as experincias, porque os adultos tm o auxlio da inteligncia lgica para entender as coisas, diferente da criana, que precisa ver e viver as coisas com as quais vai aprender. "Tudo o que a rodeia penetra nela: costumes, hbitos, religio. Ela aprende um idioma com todas as perfeies ou deficincias que encontra em redor de si, sem mesmo ir escola." (MONTESSORI, s.d, p, 58). Nesse ambiente preparado, tudo do tamanho da criana, h um propsito determinado, que o exerccio da vida prtica, ou seja, todos os objetos preparados, como, por exemplo, vassoura, espanador, escovas de limpar sapatos, a toalha de mesa, os talheres; convidam a criana a us-los no seu dia a dia, gradualmente, como acontecia na "Casa dei Bambini", em Roma. Esse processo ajuda no desenvolvimento, na coordenao motora, na disciplina, na independncia, no controle dos movimentos e tambm ajudar a desenvolver a inteligncia no trato com nmeros, leitura, alfabeto, etc. O ambiente o lugar onde a criana pode livremente escolher e brincar com o que ela tiver vontade. Os professores devem orient-los, dentre tantas atividades, qual ser a mais apropriada e interessante, e deixar que elas escolham e aproveitem desse ambiente criado, pensando na alegria e no desenvolvimento delas.

13

3.2 O ldico

A criana est se desenvolvendo, por isso o importante no ensinar, mas dar condies para que a aprendizagem acontea. A brincadeira uma aprendizagem social, as brincadeiras dos adultos com a criana pequena so essenciais, pois permitem a ela decidir, pensar, sentir emoes distintas, competir, cooperar, construir, experimentar, descobrir, aceitar limites, surpreenderse, pois

o brincar o principal meio de aprendizagem da criana que gradualmente desenvolve conceitos de relacionamentos casuais, o poder de discriminar, de fazer julgamentos, de analisar e sintetizar, de imaginar e formular. (DES,apud MOYLES,2002, p.37)

Todas as crianas precisam brincar, mas nem todas tm oportunidade. Algumas porque precisam trabalhar, outras porque no tm com o que brincar, outras porque precisam estudar e conseguir notas altas. Existem crianas socialmente prejudicadas, aquelas que no usufruem os benefcios de um lar e uma famlia organizada, e muitas vezes sentem dificuldades em adaptar-se escola. Brincar tem caractersticas peculiares, como o prazer, o desafio, limites, liberdade. Exige movimento, flexibilidade e tem para a criana um carter srio, em que nada feito de qualquer maneira, pois ela se empenha para realizar o seu melhor. Por meio do brincar ela aprende a viver e a formar conceitos, avanando, dessa forma, etapas importantes para o crescimento. Brincar muito importante, pois enquanto estimula o desenvolvimento intelectual da criana, tambm ensina, sem que ela perceba, os hbitos necessrios ao seu crescimento (BETTELHEIM, apud MALU, 2003, p.19). Existem dois tipos de brincar: o brincar livre e o dirigido. O brincar livre conceitua-se pelo ldico informal, geralmente no espao familiar, de passeio, de comunicao, de informao, de descobertas, de assistir televiso, enfim, brincadeiras que, apesar de serem de iniciativa da criana, sem pretenses educativas, assumem caractersticas de aprendizagem considerveis para ela, que se utiliza de conhecimentos pr-adquiridos e possibilitam a apreenso de novos, para apropriar-se de seu entorno, desenvolvendo sua cultura ldica. Quanto maior for a imaginao das crianas, maiores sero suas chances de ajustamento ao mundo ao seu redor. (CUNHA, 2001, p.23)

14

Segundo Carli (2007), Piaget, Montessori, Alicia Fernandes e Lino de Macedo deram um destaque especial ao brincar, atribuindo-lhe papel decisivo na evoluo dos processos de desenvolvimento humano. Para Vigostsky, no brincar, a criana est sempre acima de sua idade mdia, acima de seu comportamento dirio. Assim, na brincadeira, as crianas manifestam certas habilidades que no seriam esperadas para sua idade.

Agindo sobre os objetos, as crianas desde pequenas, estruturam seu espao e o seu tempo, desenvolvem a noo de causalidade, chegando representao e, finalmente, lgica. (PIAGET, apud KISHIMOTO, 1996, p 95)

Resgatar o prazer em aprender, j desconhecido por muitas crianas, e, consequentemente, proporcionar mais e melhores condies de desenvolvimento se faz necessrio e urgente. A importncia do brincar tem sido evidenciada, tambm, em pesquisas recentes, que levam a supor que o brincar pode aumentar certos tipos de aprendizagem, em particular, aquelas que requerem processos cognitivos mais elaborados. Atravs da imaginao e da explorao, as crianas desenvolvem suas prprias teorias do mundo, que permitem a negociao entre o mundo real e o imaginado por elas. Assim, tem-se tempo para brincar, um ambiente para explorar e materiais que favoream as brincadeiras. As brincadeiras proporcionam o aprender a fazer fazendo e brincando, possibilitam criana aprender novos conceitos, adquirir informaes e at mesmo superar dificuldades que venha a encontrar em suas tentativas de aprendizagem. A sociedade em si reconhece o brincar como parte da infncia. Essa nobre atividade destacada em vrias concepes tericas, que mostram a importncia da brincadeira para o desenvolvimento infantil e tambm para a aquisio de conhecimento.

3.3 Materiais propostos pelo mtodo

Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mos, porque por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o mundo ao seu redor. A criana ama tocar os objetos para depois reconhec-los. (DALTO e STRELOW, s.d, p.25)

15

Muitos dos exerccios desenvolvidos pela educadora hoje utilizados largamente na educao infantil objetivam chamar a ateno dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho) (DALTO e STRELOW, s.d). Assim sendo, o mtodo Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Baseia-se na observao de que meninos e meninas aprendem melhor pela experincia direta de procura e descoberta. Mas, para tornar esse processo o mais rico possvel, a educadora italiana desenvolveu materiais didticos que constituem um dos aspectos mais importantes e conhecidos do seu trabalho. So objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para auxiliar todo o tipo de aprendizado, do sistema decimal estrutura da linguagem. Montessori acreditava no haver aprendizado sem ao.

Nada deve ser dado criana, no campo da matemtica, sem primeiro apresentar-se a ela uma situao concreta que a leve a agir, pensar, a experimentar, a descobrir, e da, a mergulhar na abstrao (AZEVEDO, 1979, p.27).

Como exemplos desses materiais, podemos citar: os blocos macios de madeira para encaixe de cilindros, encaixes geomtricos, letras em lixa, os materiais utilizados para exerccios da vida diria e o material dourado.

3.3.1 Materiais sensoriais

No perodo entre trs e seis anos, a criana passa por um crescimento fsico muito rpido e, nesse mesmo perodo, as atividades psquicas e sensoriais esto em formao. , ento, que a criana, segundo Montessori (1965, p.99), desenvolve seus sentidos: sua ateno, em decorrncia, v-se atrada para a observao do ambiente. Essa seria a poca ideal para se dosar metodicamente os estmulos sensoriais, a fim de que as sensaes se desenvolvam racionalmente; prepara-se, assim, a base sobre a qual construir-se- uma mentalidade positiva. (MONTESSORI, 1965, p. 99)

3.3.1.1 Cilindros dos encaixes slidos

16

Conforme nos apresenta Montessori (1965), esse material pode ser utilizado a partir dos trs anos. As crianas retiram os cilindros dos encaixes slidos, segurando, com os trs dedos, sua cabecinha superior, cuja dimenso se aproxima s de um lpis de escrever. Alm de preparar indiretamente os rgos motores para a escrita, aperfeioa o sentido da viso, atravs da comparao dos cilindros, e tambm o raciocnio e a associao, ao tentar lembrar a qual encaixe cada cilindro pertence.

3.3.1.2 Encaixes planos

De acordo com a escritora, so encaixes planos correspondentes s formas geomtricas. (MONTESSORI, 1965, p.130) A utilizao desse material, dentre outros, consiste, primeiramente, em recolocar as peas anteriormente misturadas, exercitando a ateno, o reconhecimento e a associao das formas e, posteriormente,

em tocar, com exatido, os contornos das diversas peas geomtricas e seus quadrados, servindo-se, como guia, dos relevos, em madeira, que auxiliam a mo, ainda inexperta, a manter-se dentro de determinados limites. Os olhos assim se habituam a ver e reconhecer as formas que a mo est para tocar. (MONTESSORI, 1965, p.193)

Segundo Montessori (1965), esse exerccio consiste numa preparao indireta para a escrita. Mas esse material tambm pode ser utilizado em um exerccio de preparao direta. Aproveitando-se do instinto natural das crianas em preencher desenhos, determinados apenas por contornos, com lpis de cor, Montessori proporcionou

s crianas a possibilidade de elas mesmas desenharem os contornos das figuras a preencher, garantindo, a esses contornos, uma forma esttica e deixando criana a possibilidade de escolher. Neste intuito, preparei um material os encaixes de ferro que permite traar os contornos de figuras geomtricas. Obtm-se, assim, um desenho decorativo que, de modo algum, parece ser uma preparao direta escrita. (MONTESSORI, 1964, p.194)

17

3.3.1.3 Letras de lixa

Para iniciar um outro grupo de movimentos, ou seja, para iniciar os sinais grficos, Montessori (1965, p.194) apresenta

criana um material constitudo de pequenos cartes lisos sobre os quais so aplicadas letras do alfabeto, recortadas em folhas de lixa; a criana tocaas no sentido da escrita, repetindo o gesto. O sinal do alfabeto fixa-se assim duplamente na memria, graas vista e ao tato. (MONTESSORI, 1964, p.194)

Conforme explica Montessori (1965), os fatores mecnicos da escrita vo se desenvolvendo atravs do exerccio do tato, que fixa, ao mesmo tempo, a memria motora e a memria visual da letra em questo (MONTESSORI, 1965, p.195).

3.3.2 Atividades da vida diria

Os exerccios relacionados ao cotidiano da criana, como varrer o cho, lavar louas, calar sapatos, dobrar roupas e muitos outros, so utilizados com o objetivo de adequar os movimentos e a coordenao motora da criana. Para Montessori,

estes exerccios no so impulsionados por um esprito de competio ou rivalidade esportiva, mas pelo amor das crianas para com o ambiente que as circunda. Com tal ginstica as crianas se exercitam no ambiente em que vivem em comunidade, sem se preocupar se trabalham para si ou para o bem comum. Corrigem, com grande prontido e igual entusiasmo, todos os erros, os prprios e os alheios, sem procurar o culpado para faz-lo reparar o mal feito. (MONTESSORI, 1964, p. 95)

3.3.3 Material dourado

18

O material dourado era inicialmente conhecido como material das contas douradas e, embora esse material permitisse que as prprias crianas compusessem as dezenas e centenas, a impreciso das medidas dos quadrados e cubos se constitua num problema ao serem realizadas atividades com nmeros decimais e raiz quadrada, entre outras aplicaes possveis para o material das contas. Foi por isso que Lubienska de Lenval, seguidor de Montessori, fez uma modificao no material inicial e construiu em madeira na forma que encontramos atualmente. (DALTO e STRELOW, s.d) O atual material dourado constitudo, portanto, de cubinhos, barras, placas e cubo grande, que representam:

Figura 1: Representao atual do material dourado

Fonte: (ICMC/USP, s.d.,p. .17).

Pode-se observar que o cubo formado por 10 placas, cada placa formada por 10 barras e cada barra formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso sistema de numerao (ICMC/USP, s.d).

Figura 2: formao do material dourado.

19

Fonte: (ICMC/USP, s.d., p.17).

O nmero 265 representado pelo material dourado:

Figura 3: representao do nmero 265

Fonte: (ICMC/USP, s.d., p..17).

Funes do Material Dourado: embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmtica, a idealizao deste material seguiu os mesmo princpios montessorianos para a criao de qualquer um de seus materiais:

Desenvolver na criana a independncia, a confiana em si mesma, a concentrao, a coordenao e a ordem; Gerar e desenvolver experincias concretas, estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstraes cada vez maiores; Fazer com que a criana perceba os possveis erros que comete ao realizar uma determinada ao com o material;

Trabalhar com os sentidos da criana;

20

Um dos principais objetivos do material dourado montessoriano cooperar em atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numerao decimalposicional e nos mtodos para efetuar as operaes fundamentais (como mostra a figura trs).

4 Concluso

Esperamos, com este trabalho, ter contribudo para a divulgao do Mtodo Montessori, que prope atividades to ricas para o desenvolvimento das crianas na Educao Infantil, cumprindo, portanto, o seu objetivo. Os materiais utilizados no mtodo, tais como os cilindros dos encaixes slidos, os encaixes planos geomtricos, as letras de lixa, o material dourado e os materiais de vida prtica, levam a criana a desenvolver os movimentos, a coordenao motora, a preparao para a escrita, a ateno, os sentidos e a socializao, baseada nos princpios de liberdade, atividade e individualidade. Maria Montessori nos revela, atravs do mtodo criado por ela, uma forma transformadora de educar, levando a criana a perceber seu lugar no mundo, a respeitar e valorizar a vida e a cultura, e a agir com responsabilidade social. Diferente dos mtodos convencionais, em que a educao era conduzida de forma mais diretiva, na qual o mestre se responsabilizava pela educao de cada um de seus alunos, Montessori nos ensina que o aprendizado se baseia na experincia do dia a dia, com os exerccios da vida prtica, que levam a uma ordenao dos movimentos e a sua autonomia. Por isso, h um ambiente todo preparado para que os alunos possam desenvolver as atividades inteligentes de uma forma bem ldica, o que essencial para o seu desenvolvimento.

REFERNCIAS
AZEVEDO, E. D. M. Apresentao do trabalho Montessoriano. In: Ver. de Educao & Matemtica n. 3 (pp. 26 - 27), 1979.

BRAGA, Sonia Maria Alvarenga. A ttulo de concluso... Disponvel www.redepitagorasmaster.conexaopitgoras.com.br Acesso em outubro, 2011.

em

21

CARLI, Elaine. A importncia do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem da criana de 0 a 6 anos: uma experincia na comunidade JK. 2007. Disponvel em: http://www.abpp.com.br/monografias/01.htm Acesso em novembro, 2011.

DALTO, K.; STRELOW, S. Trabalhando com material dourado e blocos lgicos nas sries iniciais. Disponvel em: http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/ Acesso em novembro, 2011.

FRANCO, Divaldo P; ANSELONI, Vanessa. A nova gerao: a viso esprita sobre crianas ndigo e cristal. Salvador, Livraria Esprita Alvorada, 2007.

GALLEGO, Julia Perucchetti. A utilizao dos jogos como recurso didtico no ensinoaprendizagem da matemtica. Disponvel em http://www.fc.unesp.br/upload/pedagogia/TCC%20Julia%20Perruchetti%20-%20Final.pdf. Acesso em novembro, 2011.

MARIA Montessori. Disponvel em www.conteudoescola.com.br Acesso em outubro, 2011.

MARIA Montessori. Disponvel em http://www.edukbr.com.br/estudioweb/ativ_antigas/Maria_and_Emilia/maria_montessori.htm Acesso em novembro, 2011.

MARIA Montessori. Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Montessori. Acesso em novembro, 2011.

MARIA Montessori Biografia. Disponvel em http://www.abec.ch/Portugues/subsidioseducadores/biografias/Montessori.pdf Acesso em outubro, 2011.

MONTESSORI, Maria. Mente absorvente. Rio de Janeiro, Portuglia Editora (Brasil), s.d.

_________________. Pedagogia Cientfica: a descoberta da criana. So Paulo, Flamboyant, 1965.

NASCIMENTO, F. Valria e MORAES, Soares A. Mrcia. Maria Montessori. Disponvel em http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/bibliografia-maria-montessori2955622.html Acesso em novembro, 2011.

SILVA, Agostinho da. Vida e obra de Maria Montessori. Lisboa, Inqurito, 1939.

Potrebbero piacerti anche