Sei sulla pagina 1di 30

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUO FUNDAO CHRISTIANO OTTONI ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFMG

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENGENHARIA DE SEGURANA DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO Exposio Ocupacional s Temperaturas Extremas Prof. Moacir Tavares

CEEST DEP FCO EEUFMG

2009

SUMRIO Introduo....................................................................................................................03 1- Conceitos Gerais.....................................................................................................04 2- Elementos Bsicos de Transferncia de Calor.......................................................05 3- Ocorrncias.............................................................................................................06 4- Fisiologia da Exposio ao Calor...........................................................................06 5- Doenas Causadas Pela Sobrecarga Trmica......................................................08 6- Instrumentos Utilizados para Avaliao da Exposio ao Calor............................09 7- ndices de Avaliao...............................................................................................10 8- Tcnicas de Medio.............................................................................................11 9- Avaliao da Exposio Ocupacional ao Calor.....................................................12 10- Medidas de Controle...........................................................................................17 11- Conforto Trmico.................................................................................................19 Figuras e bacos................................................................................................20 12- Exposio ao Frio.................................................................................................24 13- Medidas de Controle.............................................................................................27 14- Exerccios..............................................................................................................28 15- Bibliografia............................................................................................................30

Moacir Tavares

INTRODUO

O calor vem sendo empregado ocupacionalmente desde poca remotas quando o homem descobriu que os metais poderiam ser fundidos para darem origem a outras formas, ou para verem alteradas as suas propriedades fsico-qumicas, podendo aqueles metais serem trabalhados e moldados mais facilmente. Atualmente um grande nmero de processos industriais emprega calor como fonte de energia; nesses processos o trabalhador exposto a situaes trmicas extremas, com desgaste fsico, que poder se tornar irreparvel se medidas de controle no forem tomadas em tempo hbil. Cabe aos profissionais de Segurana do Trabalho estudar as situaes e tomar as providncias em favor dos indivduos expostos, encaminhando ao servio mdico aqueles que evidenciarem, desgaste fsico alm do normal, e adotar medidas para evitar o referido desgaste fsico. preciso que se tenha o senso crtico valorizando a produo e a produtividade como a razo de ser da empresa; todavia h que se ponderar de que com segurana e sade se produzir mais e com menores perdas humanas e materiais.

O objetivo desta disciplina transmitir aos futuros engenheiros de segurana os mtodos e as tcnicas necessrias para avaliao do ambiente ocupacional no que tange a exposio ao calor, e implantao de medidas adequadas de controle, prevenindo-se as doenas profissionais e acidentes, conseqentemente evitando-se as perdas materiais, preservando-se a integridade fsica do trabalhador.

Moacir Tavares

1- CONCEITOS GERAIS LEI DA CONSERVAO DA ENERGIA A energia no pode ser criada nem destruda; ela pode ser transformada de uma modalidade em outra; portanto, uma dada energia seja hidrulica ou trmica, j existia de alguma outra forma, antes de ser empregada para produzir trabalho. A energia trmica amplamente utilizada na indstria em fornos, caldeiras, estufas e motores de combusto interna, ou como geradores de outra energia, como as termoeltricas.

ESCALA DE TEMPERATURA Um sistema composto de um slido e um lquido de uma mesma substncia, esto em equilbrio de fase, isto o slido e o lquido coexistem sem o lquido mudar em slido e sem o slido se tornar lquido, apenas a uma temperatura definida presso constante. Analogamente, um lquido permanecer em equilbrio de fase com seu vapor apenas a uma temperatura definida, quando a presso mantida constante. A temperatura em que slido e lquido de uma mesma substncia coexistem presso atmosfrica chamada de ponto normal de fuso, PNF (em ingls NMP - NORMAL MELTING POINT). Enquanto que para o lquido e seu vapor denominado ponto normal de ebulio; PNE, em ingls NBP Normal Boiling Point. Pode-se obter algumas vezes o equilbrio de fase entre um slido e seu vapor a presso atmosfrica. A temperatura em que este fenmeno ocorre chamado de ponto normal de sublimao PNS (em ingls NSP NORMAL SUBLIMATION POINT). possvel obter as trs fases - slida, lquida e vapor coexistindo em equilbrio mas apenas presso e temperatura definidas; essa temperatura conhecida como trplice PT (em ingls TP TRIPLE POINT). A presso do ponto trplice da gua de 4,58 mm Hg. Os pontos PNF, PNE, PNS e PT podem ser escolhidos como padres para o propsito de se estabelecer uma escala de temperatura. Antes de 1954 existiam dois pontos padres. O PNE da gua e temperatura de equilbrio do gelo puro e gua saturada de ar. Ambos foram abandonados; na moderna termometria h apenas um ponto fixo padro, que o ponto trplice da gua, ao qual se atribui o nmero de 273,16 K (Kelvin) e a presso de 4,58 mm Hg.

Para se obter o ponto trplice, destila-se gua da mais alta pureza, colocandoa em um vaso, apropriado para o caso; depois de removido todo o ar fecha-se o vaso. colocada uma mistura congelante, que forma uma camada de gelo em volta do reservatrio. Quando a mistura substituda por um termmetro, uma fina camada de gelo derrete-se nas proximidades, havendo equilbrio entre as fases lquida, slida e vapor estar configurado o ponto trplice, sendo este o padro para a moderna termometria. As escalas mais usadas so: KELVIN, CELSIUS E FAHRENHEIT.

Moacir Tavares

2 ELEMENTOS BSICOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR 2.1. CONDUO uma forma pela qual a energia de agitao molecular ou energia trmica transmitida de um meio a outro, quando existe contato direto, e diferena de temperatura entre eles, podendo ser slidos, lquidos ou gasosos. A conduo nos meios no slidos quase sempre combinada com a conveco e em alguns casos tambm com a radiao. A energia interna desses corpos ou sistemas, depende de energia cintica mdia das molculas componentes do sistema, conforme o enunciado da teoria cintica. A energia fluir at ao equilbrio trmico. 2.2. RADIAO A radiao um processo de transmisso de energia atravs de ondas eletromagnticas, de um corpo de temperatura alta, para outro de temperatura mais baixa, estando-se estes corpos separados no espao, mesmo que exista vcuo entre eles. A energia radiante difere da luz visvel e outros tipos de ondas eletromagnticas apenas no comprimento da onda. A energia radiante viaja com a velocidade da luz (3 x 10 8 m/s). O calor radiante transmitido na forma de impulsos, ou quanto de energia radiante no espao semelhante propagao da luz, e pode ser descrita pela teoria das ondas. Quando as ondas de radiao encontram outro objeto, a sua energia absorvida. 2.3. CONVECO A conveco um processo de transporte de energia pela ao combinada da conduo de calor, armazenamento de energia e movimento dos fludos em funo da sua massa especfica. O mecanismo de conveco se processa de forma complexa, dependendo de vrios fatores tais como: a forma da superfcie do slido que esteja em contato com o fludo cuja diferena de temperatura provoca o seu deslocamento, se vertical ou horizontal, se curva ou plana, dependendo ainda da densidade, viscosidade, calor especfico e condutividade trmica do fludo, e se este gs ou lquido. A energia total do sistema a energia mdia das molculas componentes do referido sistema, isto , quanto mais rpido elas se movem maior ser a sua energia trmica. 2.4. OUTROS FATORES QUE INFLUENCIAM NA EXPOSIO AO CALOR UMIDADE DO AR Influi na troca trmica que realizada entre o organismo e o meio ambiente pelo mecanismo da evaporao. Para que isso ocorra de maneira satisfatria necessrio que haja uma determinada relao entre a temperatura e a umidade do ar, como veremos adiante. A umidade dependendo da finalidade com que se quer medir ou analisar; pode-se empregar diferentes maneiras de expressar: - Umidade absoluta expressa em gramas de vapor dgua por centmetros cbicos de ar, a quantidade de vapor dgua contida no ar. - Umidade relativa a quantidade de vapor dgua contida no ar em relao atmosfera saturada de vapor a mesma presso e temperatura. - Ponto de orvalho a temperatura na qual o vapor dgua do ar chega ao ponto de saturao.

Moacir Tavares

VELOCIDADE DO AR A movimentao das massas de ar influenciam decisivamente nas trocas trmicas entre o organismo e o ambiente, principalmente no mecanismo da convecoconduo. Quando as camadas de ar prximas s superfcies do corpo so movimentadas, acelera-se o fluxo de calor, da pele para o ar aumentando-se a transferncia de energia trmica. TEMPERATURA DO AR A temperatura do ar tem uma influncia significativa nas avaliaes ambientais ocupacionais, devendo-se as medies serem preferencialmente executadas no vero, pois o sentido do fluxo de calor do indivduo para o meio ocorre da seguinte maneira: quando a temperatura do ar estiver mais baixa que a superfcie da pele, o indivduo perder calor, cedendo-o ao ambiente; quando a temperatura do ar estiver mais alta que a superfcie da pele, o fluxo de calor ser inverso, ou seja, o organismo ganhar calor que se somar aquele gerado pelo metabolismo.

3. OCORRNCIAS A exposio ocupacional ao calor ocorre na maioria dos ramos de atividades industriais, desde a construo civil e atividades extrativas em suas formas primrias, indstria mecnica, materiais refratrios e cermicos, at a metalurgia onde a siderurgia tem em nosso estado uma posio de destaque. As principais fontes de calor ocupacional so a carga solar (para atividade a cu aberto), caldeiras e fornos, fornos cermicos e de materiais refratrios e estufas para diversas finalidades.

4. FISIOLOGIA DA EXPOSIO AO CALOR O homem pertence a uma classe de seres vivos que possui a sua temperatura interna constante; isto , conseguido atravs de um centro termorregulador localizado no hipotlamo, o qual extremamente sensvel temperatura ambiente, enviando constantes mensagens ao organismo adaptando-o s variaes das situaes trmicas criadas por mudanas ambientais e atividades metablicas. Quando o indivduo submetido a uma sobrecarga trmica, esse centro que comanda as alteraes fisiolgicas necessrias para conseguir o equilbrio energtico, preparando o organismo para aquela situao. Dentre estas reaes chamadas termorreguladoras, a vasodilatao perifrica uma das mais importantes, e se caracteriza por dilatar os vasos perifricos do corpo, permitindo uma maior irrigao sangunea para transportar o calor aumentado pela atividade celular intensa, (metabolismo), para ser dissipado ao nvel da pele, atravs dos mecanismos j citados, ou seja a radiao, conduo e conveco, tendo este ltimo, importante papel na evaporao do suor. A vasodilatao perifrica impor ao sistema cardiocirculatrio um esforo adicional aumentando o fluxo sanguneo. Outra importante reao termorreguladora a sudorese provocada pelas glndulas sudorparas, fazendo com que o corpo perca calor para o ambiente atravs da evaporao do suor, facilitada pela conveco. Quando o trabalhador submetido a uma situao trmica em que recebe calor do ambiente em quantidade superior a capacidade do seu mecanismo termorregulador, ou que sua carga metablica (energia) dissipada sem tempo de reposio, o homem sofrer danos a sua sade, bem como a falta de lquidos, perdidos pela evaporao poder trazer danos irreparveis a sua integridade fsica. O Quadro do Equilbrio Homeotrmico colocado a seguir visa mostrar as varias formas da equao do equilbrio trmico, face s diversas situaes ambientais.
Moacir Tavares 6

EQUILBRIO HOMEOTRMICO PARA VARIADAS SITUAES AMBIENTAIS TEMPERATURA DO AR < TEMPERATURA CORPO M=C+R+E TEMPERATURA DO AR > DO

TEMPERATURA DO AR CALOR RADIANTE

DO TEMPERATURA CORPO M+C=R+E

SEM FONTES APRECIVEIS DE CALOR RADIANTE COM FONTES APRECIVEIS DE CALOR RADIANTE

M+R=C+E

M+C+R=E

M = Calor metablico ou carga metablica C = Calor ganho ou perdido por conduo conveco R = Calor ganho ou perdido por radiao E = Calor perdido por resfriamento pela evaporao

SNTESE A carga ambiental o resultado da interao do homem com o ambiente, isto , do calor proveniente da radiao e conduo produzido por agentes ambientais, equipamentos, etc., e, o calor gerado pelo prprio homem, que representa a sua carga metablica. A carga metablica o calor interno gerado pela atividade celular resultante do metabolismo basal, somado energia trmica provenientes das atividades fsicas. Para que o equilbrio seja mantido, necessria a troca entre o organismo e o meio onde o calor interno dissipado pela sudorese, atravs da evaporao do suor, facilitada pela conveco-conduo e a movimentao do ar. Em equilbrio trmico a equao toma a forma: M=CR+E

Moacir Tavares

5. DOENAS CAUSADAS PELA SOBRECARGA TRMICA SNCOPE PELO CALOR causada por deficincia do sistema circulatrio em atender as necessidades orgnicas e fornecer o sangue arterial para manter o metabolismo celular; os efeitos so o desnimo, fadiga, anorexia, nusea e vmitos. O aspecto da pele plida e mida; os sintomas se caracterizam por tonturas, mal estar, dor de cabea e fraqueza, podendo levar inconscincia. O aumento da circulao perifrica sempre acarreta uma diminuio do sangue aos rgos internos, sendo esta uma das causas. PROSTAO TRMICA Pode ocorrer por eliminao excessiva da gua (desidratao), ou perdas sem reposio de sais minerais, acontece com maior freqncia em indivduos no adaptados ao ambiente quente (trabalhadores novatos). Para evit-la, as perdas de gua no devero ser superiores a 1,5%, do peso do indivduo, ao final da jornada de trabalho. A gua deve ser ingerida com adio de sais minerais, podendo ser o cloreto de sdio. CIMBRAS So atribudas s perdas de sais minerais e se apresentam como fortes dores musculares, principalmente na coxa, nos msculos abdominais, e outros que tenham sido mais solicitados no trabalho. Os indivduos geralmente acometidos so aqueles j aclimatados, e outros que ingerem gua em abundncia, porm sem o sal necessrio. ENFERMIDADES DAS GLNDULAS SUDORPARAS Ocorrem com maior freqncia em ambientes quentes e midos, em condies que o indivduo transpira, mas em que o suor no evapora em quantidade suficiente para manter ativas as glndulas. Poder ocasionar uma queda ou paralisao na produo de suor em determinadas partes do corpo e surgir erupes cutneas. EDEMA PELO CALOR Marca a evoluo da doena o inchao dos ps e tornozelos, e s vezes das mos tambm surge mais freqentemente em trabalhadores ainda no devidamente aclimatados. Neste caso podero ocorrer duas situaes: que os efeitos desapaream gradativamente, ou tendam a se agravar; no ltimo caso ser aconselhvel a remoo do indivduo do local, remanejando-o para outras atividades. CATARATAS O calor radiante provoca ou predispe o indivduo catarata, pela ao dos raios infra-vermelhos sobre o cristalino dos olhos, fazendo com que uma doena caracterstica de pessoas idosas possa surgir precocemente em indivduos relativamente jovens. INTERMAO OU INSOLAO Causada por distrbios no mecanismo termorregulador; o indivduo acometido apresenta a pele avermelhada quente e seca, os sintomas mais freqentes so: tonturas, tremores, convulses e delrios podendo levar a morte ou deixar estigmas irreversveis. Tem as mesmas caractersticas da exposio excessiva ao sol de vero, com desidratao e queimaduras da pele. OBS.: Em todos os casos citados a assistncia mdica deve ser solicitada.

Moacir Tavares

6. INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA AVALIAO DA EXPOSIO AO CALOR

6.1. PARA DETERMINAO DO NDICE IBUTG (RVORE DE TERMMETROS) - Termmetro de bulbo mido Especificao: De 0 a 50 C, com subdiviso de 0,1 ou 0,2 C - Erlenmeyer de 125ml ou 150ml Pavio de algodo de comprimento aproximado de 15 a 20cm. - Termmetro de globo De 0 a 100 C, subdivises de 0,1 ou 0,2 C ou de 0 a 150 C subdiv. de 0,2 C. - Globo de cobre de 150 mm de dimetro pintado em preto fosco, oco, com espessura de 1mm. - Adaptador para instalar o termmetro no globo. - Termmetro de bulbo seco De 0 a 100 C, subdivises de 0,1 ou 0,2 C 6.2. VELOCIDADE DO AR - Anemmetro de palhetas Capacidade de 0 a 30m/s - Termoanemmetro Capacidade de 0 a 30m/s.

6.3. UMIDADE * - Psicrmetro de aspirao: termmetros, subdivises em 0,5 ou 1,0 C - Psicrmetro rotativo manual: termmetros subdivises em 0,5 ou 1,0 C - Higrmetro resoluo 1% (*) Ser necessrio apenas um dos trs tipos de instrumentos listados.

6.4. FIXAO DOS INSTRUMENTOS (RVORE DOS TERMMETROS) - Trip com haste regulvel alcanando 1,80cm de altura. - Garras isoladas para fixao dos termmetros.

Moacir Tavares

7. NDICES DE AVALIAO 7.1 TEMPERATURA EFETIVA TE (CONFORTO TRMICO) Consiste em se empregarem os termmetros bulbo mido e bulbo seco para se determinar a temperatura medindo-se a velocidade do ar com anemmetro ou termoanemmetro. Entrando-se com esses valores no baco e ligando a temperatura de bulbo seco temperatura de bulbo mido com auxlio de uma rgua, passando pela velocidade do ar medida, se encontrar a temperatura efetiva TE. Interpretao: o ambiente ser considerado desconfortvel se estiver fora dos parmetros: TE entre 20 e 23 C, UR 40% e Vel. Ar 0,75m/ s. 7.2. TEMPERATURA EFETIVA CORRIGIDA - TEC Os procedimentos so os mesmos; porm empregando-se o valor de temperatura de globo no lugar de bulbo seco, sendo indicada para locais onde existe o calor radiante. A temperatura de bulbo mido ser corrigida antes de sua aplicao no baco pelo seguinte procedimento: empregando-se uma carta psicromtrica, e aplicando-se os valores de bulbo seco e bulbo mido, determine-se a umidade relativa: traando a paralela base do baco por este ponto, (umidade absoluta) at encontrar a linha traada pela temperatura de globo, (que tambm entrar na carta), traando-se por este ponto uma paralela s linhas de bulbo mido, se encontrar o valor de bulbo mido corrigido. Finalmente entrando com a velocidade do ar encontra-se o TEC. Estes mtodos tm a desvantagem de no levar em considerao as atividades exercidas. 7.3. TEMPERATURA DE GLOBO MIDO obtido pelo emprego de um instrumento que combina o bulbo mido com o globo. Este instrumento tem a vantagem de em uma nica leitura determinar o ndice de avaliao de sobrecarga.

7.4. IBUTG (NDICE DE BULBO MIDO TERMMETRO DE GLOBO) 7.4.1. EQUAO FUNDAMENTAL IBUTG = 0,7 Tbn + 0,3[(Tg Tbs) K + Tbs] Onde: Tbn = Temperatura de bulbo mido natural Tg = Temperatura de globo Tbs = Temperatura de bulbo seco

VALORES DE K K 0,75 0,65 0,45 0,82 0,60 VESTIMENTA/ PELE Roupa verde/ cinza Uniforme militar cqui Batas brancas limpas Trabalhador sem camisa-pele escura Trabalhador sem camisa-pele clara

Moacir Tavares

10

7.4.2. EQUAO SIMPLIFICADA Posteriormente foi proposta uma simplificao da equao anterior por MINARD a qual foi adotada pela ACGIH*, cuja metodologia tambm foi aceita pela nossa legislao. A equao simplificada no leva em considerao o tipo de vestimenta do trabalhador, e a cor da sua pele, sendo esses valores considerados desprezveis. IBUTG = 0,7 Tbn + 0,2 Tg + 0,1 Tbs (com carga solar no ambiente) IBUTG = 0,7 Tbn + 0,3 Tg (sem carga solar) Neste ltimo caso pode-se dispensar o termmetro do bulbo seco, a no ser que se pretenda determinar a umidade relativa do local
* AMERICAN CONFERENCE OF GOVERNMENTAL INDUSTRIAL HYGIENISTS

8- TCNICAS DE MEDIO recomendado que a rvore de termmetros seja montada em local limpo, nivelado o mais prximo possvel do posto de trabalho a ser avaliado e transportado com todo o cuidado para o local de medio. As medidas devero ser efetuadas no local onde atua o trabalhador, porm isso nem sempre possvel; neste caso desloca-se a rvore radialmente em relao fonte trmica mantendo-se o mesmo comprimento de raio equivalente distncia do trabalhador fonte. O conjunto dos termmetros deve ser posicionado a altura da parte do corpo mais atingida pelo calor; geralmente isso ocorre com o globo aproximadamente de 1,0 a 1,2 metros de altura em relao ao piso para indivduos trabalhando em p. 8.1. NDICE DE IBUTG 1)Para locais onde haja carga solar, deve-se empregar os trs termmetros para a avaliao; (Tbn, Tg, Tbs), neste caso posicion-los a 90 C, (figura 2), de distribuio de forma que o de globo e bulbo mido estejam voltados para o lado principal da fonte de calor. Em locais sem carga solar o Tbs dispensvel. 2)- Os bulbos dos termmetros devero ser montados ao mesmo plano paralelo ao piso, portanto mesma altura. 3)- O bulbo do termmetro de globo deve estar no centro do globo, porque se concentra neste ponto o calor radiante. 4)- O bulbo do termmetro de bulbo mido natural (Tbn) dever ser posicionado distncia de 2,5cm da boca do Erlenmeyer, com o pavio de algodo cobrindo o bulbo. 5)- O tempo de estabilizao exigido por norma de 25 a 30 minutos aps o qual se faz leitura. 6)Devero ser efetuados trs ou mais leituras em cada termmetro at que a diferena entre estas no exceda de 0,1 a 0,2 C. A leitura final dever ser a mdia das trs ltimas leituras.

7)- A rvore de termmetros dever estar posicionada de maneira a evitar que obstculos ou barreiras se interponham entre os termmetros e a fonte de calor. 8)- As escalas devem se voltadas para uma posio que facilite a leitura que se tenha que tocar nos termmetros.
Moacir Tavares

sem
11

9)-

As atividades e o seu tempo de durao, bem como a temperatura correspondente devero ser cuidadosamente anotados. gasto

10)- O metabolismo de cada atividade dever ser estudado, atribuindo o da energia que seja representativo da atividade desenvolvida. 8.2. VELOCIDADE DO AR.

Pode-se utilizar um anemmetro de palhetas com leitura direta da velocidade do ar em m/ s, ou um termoanemmetro. O mais preciso o termoanemmetro cuja sensibilidade est em um filamento que aquecido sendo a velocidade do ar determinada pela variao da temperatura do filamento, a qual produz variaes de condutividade eltrica cujos impulsos so transformados em valores mensurveis. A vantagem deste instrumento que consegue medir pequena movimentao no direcional do ar. Observar a figura 2 rvore dos Termmetros. 8.3. UMIDADE RELATIVA A umidade relativa do ar pode ser medida com higrmetro de boa qualidade, com psicrmetro manual ou de aspirao, ou ainda com os termmetros de bulbo mido e de bulbo seco, montados na rvore de termmetros, aplicando-se os seus respectivos valores, (temperatura de bulbo mido e bulbo seco) em carta psicromtrica (veja figura 3).

9. AVALIAO DA EXPOSIO OCUPACIONAL AO CALOR A legislao brasileira especfica atravs da Portaria 3214/78 NR 15, Anexo n 3, adotou IBUTG para avaliao da exposio ao calor, estabelecendo os limites de tolerncia , considerando duas situaes distintas: a) Quando o trabalho contnuo, ou com perodos de descanso no prprio local de prestao de servios. b)- Quando existe local especfico para descanso, com situao mais amena.

9.1. CLCULOS DO IBUTG E DO M a) Quando o trabalho intermitente com variaes de temperaturas ou de atividades ou ambas: feito o acompanhamento das situaes trmicas e cronometrados os seus perodos de durao; as situaes trmicas so caracterizadas por mudanas na temperatura, e as condies metablicas pelas variaes de atividade, conforme j descritos no item 8, Tcnica de Medio. O IBUTG da situao trmica calculada pelas equaes: IBUTG = 0,7 Tbn + 0,3 Tg (sem carga solar) IBUTG = 0,7 Tbn + 0,2 Tg + 0,1 Tbs (com carga solar) Onde: Tbn = termmetro de bulbo natural Tg = termmetro de globo Tbs = termmetro de bulbo seco

Moacir Tavares

12

O IBUTG (mdia ponderada) calculado pela seguinte equao:

IBUTG = (IBUTGt x Tt) IBUTGt = Situao trmica do trabalho IBUTGd = Situao trmica de descanso Tt = Tempo de trabalho Td = Tempo de descanso

+ (IBUTGd x Td) 60

b) - Quando o trabalho intermitente, com descanso em outro local calcula- se a mdia ponderada do ndice de IBUTG, e tambm a taxa metablica, M, das situaes trmicas cronometradas. O resultado confrontado com a tabela de limites de tolerncia. Da mesma maneira o M, (metabolismo em mdia ponderada) calculado pela equao : M = (Mt x Tt) + (Md x Td) 60 Mt = Metabolismo da situao de trabalho Tt = Tempo de durao da situao de trabalho Md = Metabolismo da situao de descanso Td = Tempo de durao do descanso 9.2. TAXAS DE METABOLISMO O metabolismo das situaes de trabalho e descanso so interpretadas a partir da tabela Taxas de Metabolismo por Tipo de Atividade, onde aps analisarmos a situao, arbitraremos o valor metablico da atividade equivalente ao caso em questo. Os tempos correspondentes so obtidos pela cronometragem da atividade. Com estes dados calcula-se o M. 9.3. ANLISE DOS RESULTADOS De posse dos valores de IBUTG ou IBUTG, para descanso no prprio local de prestao de servios, compara-se com a tabela do Quadro n 1 compilado da Portaria 3214/78, NR 15, anexo n 3. Para o caso de haver local para descanso (fora do local de trabalho) ou diferenas de atividades ou temperatura o limite de tolerncia ser verificado no Quadro n 2, tambm compilado da lei citada: Limites de Tolerncia para Descanso em Outro Local.

Moacir Tavares

13

QUADRO N. 1 LIMITES DE TOLERNCIA PARA DESCANSO NO POSTO DE TRABALHO


REGIME DE TRABALHO INTERMITENTE COM DESCANSO NO PRPRIO LOCAL DE TRABALHO (POR HORA) TRABALHO CONTNUO 45 MINUTOS TRABALHO 15 MINUTOS DESCANSO 30 MINUTOS TRABALHO 30 MINUTOS DESCANSO 15 MINUTOS TRABALHO 45 MINUTOS DESCANSO NO PERMITIDO O TRABALHO, SEM A ADOO DE MEDIDAS ADEQUADAS DE CONTROLE TIPO DE ATIVIDADE LEVE AT 30.0 30.1 a 30.6 MODERADA AT 26.7 26.8 a 28.0 PESADA AT 25.0 25.1 a 25.9

30.7 a 31.4

28.1 a 29.4

26.0 a 27.9

31.5 a 32.2

29.5 a 31.1

28.0 a 30.0

ACIMA DE 32.2

ACIMA DE 31.1

ACIMA DE 30.0

QUADRO N. 2 (DESCANSO EM OUTRO LOCAL) M (Kcal/ h ) 175 200 250 300 350 400 450 500 MXIMO IBUTG 30.5 30.0 28.5 27.5 26.5 26.0 25.5 25.0

QUADRO N. 3 - TAXA DE METABOLISMO POR TIPO DE ATIVIDADE TIPOS DE ATIVIDADES Sentado em repouso TRABALHO LEVE Sentado, movimentos moderados com braos e tronco (Ex.: datilografia) Sentado, movimentos moderados com braos e pernas (Ex.: dirigir) De p, trabalho leve, em mquina ou bancada, principalmente com os braos. Sentado, movimentos vigoroso com braos e pernas TRABALHO MODRADO De p, trabalho leve em mquina ou bancada com alguma movimentao De p, trabalho moderado em mquina ou bancada, com alguma movimentao Em movimento, trabalho moderado de levantar ou empurrar Kcal/ h 100 125 150 150 180 175 220 300

Moacir Tavares

14

TRABALHO PESADO

Trabalho intermitente de levantar, empurrar ou arrastar pesos(ex.: remoo com p) Trabalho fadigante

440 550

CONCLUSO 1) Caso Descanso no prprio local Leia-se o IBUTG calculado no Quadro n 1 na coluna Leve, Moderada ou Pesada conforme o caso, e verifica-se, se est dentro das condies permissveis; ou sejam nos limites de tolerncia. Em caso destes serem ultrapassados a situao ser considerada insalubre devendo-se tomar providncias para controle da situao. 2) Caso Descanso em Outro Local Calcular o metabolismo, mdia ponderada, M aps consultar o Quadro n 3, usando os tempos de durao de trabalho e de descanso. Aps determinar o IBUTG de descanso e o IBUTG de trabalho, calcular a mdia ponderada e levar o resultado tabela do Quadro n 3. Se para o metabolismo, M, calculado o IBUTG, for igual ou menor ao da tabela, a situao est dentro dos limites permissveis; se ultrapassar o IBUTG da tabela, a situao ser considerada insalubre devendo-se tomar as providncias cabveis. (veja medidas de controle).

PROBLEMA RESOLVIDO 1)- Calcular o M e o IBUTG de um operador de forno de tratamento trmico que, a cada hora abre o forno retira as peas de ao aquecidas, coloca-as no tanque de leo e carrega o forno com outras peas, levando para isso 10 minutos; o restante do tempo permanece sentado fazendo anotaes; o local no tem incidncia de carga solar.

TRABALHO Tg = 60,0 C Tbn = 25,0C

DESCANSO Tg = 30,0 C Tbn = 22,0 C

SOLUO: Clculo do IBUTG Trabalho : IBUTGT = (0,7 x 25,0) + (0,3 x 60,0) = 35,5 Descanso :
Moacir Tavares 15

IBUTGD = (0,7 x 22,0) + (0,3 x 30,0) = 24,4 IBUTG = (35,5 x 10) + (24,4 x 50) = 26,25 60

Clculo do M

O tipo de trabalho moderado, em p (no chega a ser pesado) veja o quadro n 3 Em movimento, trabalho moderado de levantar ou empurrar esta atividade produz 300Kcal/ h; j a situao de descanso considerada leve, sentado, movimentos moderados com os braos e tronco. Anotaes = 125 Kcal/ h

M = (Mt x Tt)

+ (Md x Td) = (300 x 10) + (125 x 50) = 154,2 Kcal/h 60 60

Levando os valores de IBUTG e M ao Quadro n 2 teremos: o valor de M mais prximo (acima) 175Kcal/ h para este valor o IBUTG mximo de 30,5, portanto a atividade no insalubre, mantendo-se as condies analisadas pois o IBUTG calculado est abaixo do LT. Obs.: Quando existe carga solar usa-se o termmetro de bulbo seco e a equao torna-se: IBUTG = 0,7 Tbn + 0,2 Tg + 0,1 Tbs PROBLEMA PROPOSTO Um operador de alto forno de lingotamento contnuo, trabalha na corrida, durante 15 minutos e descansa durante 45 minutos, repetindo o ciclo durante cada hora, durante as corridas de ferro gusa nas operaes de abertura do canal e tamponamento aps a corrida, havendo incidncia de carga solar tarde quando foi efetuada a medio, (somente no local de trabalho). Dados TRABALHO Tbn = 28,0 Tg = 52,0 Tbs = 40,0 DESCANSO Tbn = 24,0 Tg = 40,0 -

A atividade pesada com trabalho intermitente de levantar e empurrar. Na situao de descanso o trabalhador permanece sentado sem nenhuma atividade. Pede-se: Verificar se as condies de trabalho esto dentro dos limites permissveis, ou se o trabalho insalubre.
Moacir Tavares 16

10. MEDIDAS DE CONTROLE As medidas de controle da exposio ocupacional ao calor so de duas classes principais: a) Controle no Homem b) Controle do ambiente Estrategicamente iniciaremos pelo controle no homem, quando sabemos que as solues mais aceitveis e definitivas so aquelas que corrigem o equipamento; entretanto notamos na prtica que enquanto se discutem os projetos de controle a serem executados a mdio ou a longo prazo passando pelas reas tcnicas e burocrticas o trabalhador permanece exposto a situaes que podero comprometer de forma irreversvel a sua sade; por isso resolvemos inverter a ordem de proteo ao trabalhador, sem contudo deixar de dar prioridade necessria ao controle no equipamento. 10.1. CONTROLE NO HOMEM A avaliao ambiental direcionada para quantificar os agentes de risco em seus limites mximos permissveis, no sendo levada em considerao a susceptibilidade dos indivduos que os levam a ter reaes fisiolgicas diferentes diante de um mesmo estmulo. Para atender a estes casos especficos a seo que discorre sobre o conforto trmico busca fornecer os parmetros necessrios. 10.1.1. CONTROLE MDICO Se inicia com exame de aptido para se realizar trabalho em ambientes com fontes trmicas. O controle mdico deve ser efetuado, (NR 7 da Portaria 3214/78), sendo admissionais peridicos e demissionais. O exame admissional objetiva detectar possveis distrbios ou doenas que mesmo incipientes, poderiam de alguma forma, se agravarem expondo o indivduo situaes indesejveis, alm de selecionar indivduos aptos para o trabalho com exposio ao calor conforme o seu tipo fsico caracterstico. Os exames peridicos visam prevenir possveis estados patolgicos em suas formas ainda latentes evitando a ocorrncia de doenas e desgastes fsicos irrecuperveis. O engenheiro de segurana dever cobrar da empresa estas providncias, e fazer sua parte, estudando a exposio do trabalhador e propondo medidas de controle. 10.1. 2. ACLIMATAO Os indivduos iniciantes em atividades que o exponham ao calor devem passar por treinamento prvio e adaptao gradativa; no incio trabalhando no mximo 80% na jornada de trabalho, levando em mdia duas semanas para completa adaptao. 10.1.3. INGESTO DE GUA E SAL Os lquidos perdidos pela sudorese devero ser repostos, bem como os sais minerais perdidos, empregando-se o cloreto de sdio, evitando a desidratao e cimbras. O homem chega a perder quantidades superiores a 2 litros por hora* de gua, podendo chegar ao colapso fsico se no se compensarem as perdas. O cloreto de sdio poder ser adicionado gua na proporo de 0,1% ou seja 1 grama por litro de acordo com ASTRAND & RODAHL devendo ingerir aproximadamente 150ml a cada
Moacir Tavares 17

20 minutos desse lquido temperatura de 15 C. Caso no tolere a presena do sal na gua, pode-se usar o tablete de sal deixando-o dissolver-se na boca. Sendo 1 tablete de sal para cada copo dgua para ingerir. Outra alternativa a ingesto de suco de frutas, natural ou artificial, desde que se adicione alm de acar , o sal na proporo citada.
*A QUANTIDADE MXIMA PERMISSVEL DE PERDA 1 LITRO/ HORA MESMO COM REPOSIO.

10.1.4. LIMITAO DO TEMPO DE EXPOSIO De acordo com a anlise de sobrecarga trmica quando se constata insalubridade, devero ser estudados tempos de descanso, alternados com tempos de trabalho, devendo o local de descanso possuir cabine isolada do calor radiante e ser ventilada. Esta medida no exclui as anteriores. Aps esta providncia devero ser efetuadas novas medies para se verificar a eficcia desta soluo.

10.1.5. EDUCAO SANITRIA Os trabalhadores devero ser orientados quanto higiene pessoal, de como a limpeza de pele e dos poros importante para a sade e particularmente no caso de exposio sobrecarga trmica. Ms condies de higiene, podero predispor o organismo aquisio de molstias originadas na debilidade orgnica, pois condies precrias de higiene criam ambiente propcio proliferao de microorganismos. Para tanto necessrio que a empresa fornea ao empregado todas as condies de limpeza com instalaes higienizadas para banhos aps os turnos, tambm devem ser orientados de como o uso de fumo e lcool debilitam o organismo e o predispem para doenas e acidentes.

10.1.6. EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL Para cada caso deve ser especificado o conjunto de EPI mais apropriado tais como culos e protetores faciais contra a radiao trmica, luvas, aventais, ou bluso antichama, capacetes de celeron, calados de segurana resistentes ao calor e perneiras e vestimentas aluminizadas 9para exposies severas).

10.2. CONTROLE NO AMBIENTE

10.2.1 BARREIRAS TRMICAS As barreiras podero ser confeccionadas em alumnio polido, ou ao inoxidvel no lado voltado para a fonte trmica, e no lado oposto pode-se revestir a chapa de metal com material isolante trmico, fibras de l de rocha, l de vidro, completando com outra chapa ou at mesmo madeira pois se bem projetada a proteo, o lado oposto fonte no dever se aquecer muito acima da temperatura ambiente; se necessria visibilidade atravs da barreira pode-se utilizar vidro apropriado tipo ray-ban e guarnecido com tela metlica como proteo e auxiliar na dissipao do calor radiante. Esta forma de isolamento pode ser empregada em fornos e alto fornos servindo a barreira como uma blindagem para que o trabalhador possa executar as operaes tais como abertura de canal de vazamento dos metais e efetuar o tamponamento aps a corrida.
Moacir Tavares 18

10.2.2 VENTILAO Outra forma de controle a ventilao, quando o calor se transmite por conduoconveco, insuflando ar fresco no ambiente aquecido ou exaurindo o ar aquecido: o processo mais eficiente a combinao insuflao/ exausto, devendo-se no projeto dosar os volumes de ar a serem movimentados e levar em considerao a densidade deste, para empregar suas propriedades naturais usando principalmente o efeito chamin. O ar quente dever ser removido pela parte superior do prdio ou galpo por meio de exaustores ou lanternins. 10.2.3. USO DE CORRENTES Em casos de emisso de intensa radiao infra-vermelha, tais como os fornos de aciaria, ligas metlicas, etc. pode-se utilizar cortinas de correntes fixas ou rotativas, reduzindo a passagem das ondas de calor radiante (radiao infra-vermelha). Tambm podero ser utilizadas, embora com rendimento inferior aos das correntes, a telas e chapas expandidas como barreiras protetoras dependendo, claro, da intensidade do calor que se deseja dissipar. 11. CONFORTO TRMICO Em variadas situaes de trabalho, embora o tipo de atividade no provoque desgaste fsico, a incidncia de calor no ambiente causa desconforto e mal estar. A temperatura do ambiente no deve ser estudada isoladamente, pois a sua influncia sobre o trabalhador depende do grau de umidade do ar. No caso de calor excessivo, a s perdas de calor pela evaporao ser dificultada em virtude da umidade do ar consequentemente, entende-se que quanto menor a umidade maior ser a dissipao do calor, devendo-se conhecer at que ponto , a umidade desejvel. Estudos foram desenvolvidos resultando no quadro a seguir, onde se procura estabelecer os valores ideais de umidade relativa em funo da temperatura. Veja Quadro n 4. QUADRO N 4 TEMPERATURA C 20 a 25 26 a 31 26 a 31 26 a 31 26 a 31 32 UMIDADE RELATIVA % 40 20 65 80 85 80 SITUAO RESULTANTE Conforto Conforto Mal estar Necessidade de repouso Conforto no repouso e fadiga no trabalho Limite de tolerncia mesmo no repouso

Moacir Tavares

19

FIGURAS E BACOS

Moacir Tavares

20

Moacir Tavares

21

Moacir Tavares

22

Moacir Tavares

23

12. EXPOSIO AO FRIO 12.1. FISIOLOGIA DA EXPOSIO AO FRIO Como se sabe, em baixas temperaturas o corpo humano perde calor para o ambiente baixando a temperatura da pele e das extremidades; entretanto, o mecanismo termorregular atua de maneira a manter o equilbrio homeotrmico do corpo. Se as perdas de calor forem superiores ao calor produzido pelo metabolismo, haver a vasoconstrio perifrica na tentativa de evitar as perdas em excesso; o fluxo sanguneo reduzido em razo direta da queda da temperatura, buscando o equilbrio. Se no entanto a temperatura do interior do corpo baixar de 35 C, ocorrer uma reduo das atividades fisiolgicas haver diminuio da taxa metablica, queda da presso arterial e conseqentemente da freqncia do pulso, entrando na fase do tiritar: tremor incontrolvel que busca atravs da atividade muscular, (contraes musculares), a produo de calor para encontrar novamente o equilbrio. Se a produo de calor for insuficiente, a temperatura do ncleo do corpo continuar a baixar, podendo o mecanismo termorregular perder a sua capacidade, o que ocorrer abaixo de 29 C; as clulas cerebrais entraro em depresso decrescendo as atividades do sistema nervoso central, este fenmeno denominado hipotermia e tem conseqncias graves podendo chegar ao estado de sonolncia, coma e posteriormente a morte. 12.2. OCORRNCIAS A exposio ocupacional ao frio comum nas indstrias alimentcias, produtos farmacolgicos, indstrias bioqumicas, frigorficos com atividades freqentes em cmaras frias. As atividades que expem o trabalhador s intempries tais como as mineraes a cu aberto, os trabalhos de manuteno de servios de transmisso de energia eltrica e telecomunicaes geralmente executados em elevadas altitudes, e mesmo as atividades nas cidades ou no campo onde o trabalhador se expe ao frio no inverno em regies de clima temperado como por exemplo no Sudeste e Sul do Brasil. 12.3. DOENAS CAUSADAS PELO FRIO - Ulcerao do frio Feridas, bolhas, rachaduras e necrose dos tecidos superficiais uma das mais comuns reaes do organismo exposio ao frio excessivo. - Enregelamento dos membros (Frostbite) Poder chegar ao extremo de gangrena e amputao dos membros. - Ps de imerso Ocorre quando trabalhadores permanecem em longos perodos com os ps imersos em gua fria. - Outras enfermidades A exposio ao frio intenso pode propiciar o desenvolvimento de outras doenas tais como as reumticas, respiratrias e ataques cardacos.

Moacir Tavares

24

12.4. ACIDENTES Consta que temperaturas inferiores a 18 C, segundo estudos desenvolvidos em outros pases, aumentam a estatstica de acidentes pois a tremedeira, o tiritar, diminuem a destreza em operar os equipamentos e manejar as ferramentas. Por outro lado o uso de luvas grossas e vestimentas pesadas contribuem para diminuir a eficincia no trabalho, e a prpria sensibilidade aos comandos dos equipamentos podendo tambm aumentar a ocorrncia de acidentes. 12.5. AVALIAO DA EXPOSIO AO FRIO No existe na literatura brasileira informaes precisas e objetivas em relao exposio ao frio, entretanto segundo Giampaoli, o organismo humano chega a perder 8 kilocalorias por hora a 20C e que a -10 C este valor duplicado. Segundo o mesmo pesquisador os efeitos da exposio ap frio, no obedecem funo linear em relao velocidade do ar, mas sim em funo quadrtica em relao a esta. Podemos afirmar que a temperatura de 0 C com 6m/ s de velocidade do ar, equivale a -10 Ca uma velocidade do ar igual a zero. Assim sendo torna-se fundamental, que se mea a velocidade do ar em ambientes frios. O quadro abaixo nos fornece os eitos da exposio ao frio, mesmo que as pessoas estejam protegidas por vestimentas apropriadas: evidentemente para quem no esteja adequadamente protegida a exposio, mesmo a temperatura consideravelmente mais elevadas seria inadmissvel.

TEMPERATURAS At -30 De -30 a -50 Menor que -50

MOVIMENTAO AR Fraca Fraca Fraca

EFEITOS FSICOS No apresenta riscos signific. Riscos de danos fsicos ao homem Risco de vida

12.6. INSTRUMENTOS DE AVALIAO Devero ser empregados termmetros de bulbo seco (Tbs) que tenham escalas que atendam a faixa de temperatura do local a ser medido exemplo de -50 a +50 C, com subdiviso de 0,1 C. O termmetro dever ser afixado no trip a altura da parte do corpo mais afetada pelo frio.

Moacir Tavares

25

QUADRO N 5 EXPOSIO OCUPACIONAL AO FRIO (CMARAS FRIAS)

FAIXA DE TEMPERATURA DE BULBO SECO C

MXIMA EXPOSIO DIRIA PERMISSVEL PARA PESSOAS ADEQUADAMENTE VESTIDAS PARA EXPOSIO AO FRIO Tempo total de trabalho no ambiente frio de 6 (seis) horas e 40 (quarenta) minutos, sendo quatro perodos de 1 (uma) hora e 40 (quarenta) minutos, alternados com 20 (vinte) minutos de repouso e recuperao trmica fora do ambiente frio. Tempo total de trabalho no ambiente frio de 4 (quatro) horas, alternando-se uma hora de trabalho com uma hora para recuperao trmica fora do ambiente . Tempo total de trabalho no ambiente frio de uma hora, sendo dois perodos de trinta minutos com separao mnima de (4) quatro horas para recuperao trmica fora do ambiente frio. Tempo total de trabalho no ambiente frio de 5 (cinco) minutos, sendo o restante da jornada de trabalho cumprida obrigatoriamente fora do ambiente frio. No permitida a exposio ao ambiente frio, seja qual for vestimenta utilizada

15,0 12,0 10,0

a a a

-17,9 * -17,9 ** -17,9 ***

-18,0

-33,9

-34,0

-56,9

-57,0

-73,0

Abaixo de -73,0

* - Faixa de temperatura vlida para trabalhos em zona climtica quente, de acordo com o mapa oficial do IBGE. ** - Faixa de temperatura vlida para trabalhos em zona climtica sub-quente de acordo com o mapa oficial do IBGE. ***- Faixa de temperatura vlida para trabalhos em zona climtica mesotrmica, de acordo com o mapa oficial do IBGE. FONTE: GIAMPAOLI, Eduardo Riscos Fsicos - FUNDACENTRO

Moacir Tavares

26

13. MEDIDAS DE CONTROLE - VESTIMENTAS APROPRIADAS A vestimenta protetora visa evitar ou controlar a perda de calor do indivduo para o meio, isto , quanto maior for diferena de temperatura entre a pele e o ambiente, maior dever ser o coeficiente de isolamento trmico da roupa. A roupa quando bem projetada, permitir a sada do excesso de calor provocado pelo metabolismo das atividades, retendo-se o necessrio para manter uma temperatura de equilbrio. A vestimenta inclui proteo total para os membros , as extremidades com capuz e proteo para orelhas, etc., completando com meias de l e botas para proteo de umidade e frio. - EXAMES MDICOS PERIDICOS Objetiva-se estes exames detectar possveis doenas que acometem os trabalhadores em cmaras frias, tais como vasculopatias perifricas, ulceraes, dores articulares, perda da sensibilidade ttil e infeces das vias respiratrias superiores,tais como amigdalite, rinites. Faringites, sinusites ou outros demonstram sinais de susceptibilidade devero ser transferidos para outras atividades.

- ACLIMATAO A adaptao gradativa do indivduo ao frio far com que o seu organismo ,atravs da reao termorreguladora, se torne mais tolerante sensao de frio conseguindo trabalhar com eficcia nos ambientes cujas atividades sem o devido treino seria impraticvel. A aclimatao ao trabalho far com que as extremidades do corpo do indivduo exposto seja irrigada normalmente de sangue mantendo-se aquecida, sem o desconforto, que de outra maneira poderia ocorrer. - LIMITAO DOS TEMPOS DE EXPOSIO Os limites de tolerncia pra exposio ao frio podero ser obtidos conforme o Quadro n 5.

Moacir Tavares

27

14- EXERCCIOS PROPOSTOS IBUTG NDICE DE BULBO MIDO TERMMETRO DE GLOBO (NR-15 INSALUBRIDADE) 14.1- EXPOSIO AO CALOR Um forneiro (operador de Alto Forno), executa o ciclo de trabalho nas condies em foram avaliadas: a) Preparando a calha para corrida, de p, trabalho moderado com alguma movimentao: tempo = 20 min; TBN= 24,5 oC; TG= 40,8 oC b) Abrindo o canal de vazamento, trabalho pesado de empurrar: tempo = 5 min, TBN=29,8 oC; TG= 49,9 oC c) Removendo a escria, trabalho pesado de puxar e empurrar: tempo = 8 min, TBN= 28,5 oC; TG= 55,0 oC d) Executando o tamponamento do canal, trabalho pesado de empurrar: tempo = 5min; TBN= 26,2 oC; TG= 50,5 oC e) Descansando, sentado em repouso: tempo = 22min; TBN=22,5 oC; TG= 32,0 oC Pede-se verificar se o ciclo de trabalho realizado est dentro do limite de tolerncia e caso contrrio qual o grau de insalubridade e quais medidas de controle mais viveis. 1) Foram efetuadas medies na exposio ao calor em uma fbrica de biscoitos na operao de forno contnuo, onde a operadora prestava servios, sem sair do local de trabalho executando atividade leve, nas seguintes condies trmicas: TBN= 22,0 oC; TG= 40,0 oC E TBS= 28 oC. Pede-se verificar se existe insalubridade na funo avaliada. 2) Um cozinheiro industrial ao se desligar da empresa, reclamou os seus direitos na justia por exposio ao calor, alegando que sua pior atividade era grelhas bifes na chapa durante o horrio de almoo, onde permanecia por duas horas.Foram efetuadas medies com os seguintes dados: TBN=25 oC; TG=45 oC atividade leve. Pede-se analisar a situao e verificar se existe ou no a insalubridade. Interpretar a situao no aspecto legal e da sade ocupacional. 3) O ciclo de trabalho na operao de uma caldeira a lenha tem as seguintes fases: a) Alimentando a fornalha trabalho pesado de levantar e empurrar, tempo = 10minutos; TBN= 24,5 oC; TG= 60,5 oC. b) Inspecionar os manmetros, atividade leve de p, tempo= 5min, TBN=24,5 oC e TG= 42,8 oC. c) Transportando lenha do ptio em carrinho de mo para perto da caldeira durante 20 min, trabalho pesado de empurrar. TBN=21,6 oC; TG= 38,2 oC e TBS= 35,5 oC. d) Sentado fazendo anotaes o restante do tempo: TBN=20,6 oC; TG= 38,2 oC Interpretar a situao no aspecto legal.

Moacir Tavares

28

14.2- EXPOSIO AO FRIO (CMARAS FRIAS) Em uma indstria de pescados so colocados em cmara fria a -12 oC fardos contendo peixes; cada fardo obriga o empregado a permanecer 2,5 minutos dentro da cmara. Determinar o nmero mximo de fardos que o trabalhador poder colocar dentro da cmara, na jornada de 8 horas de trabalho, conforme o quadro no 5 da apostila. O empregado est adequadamente vestido para a exposio ao frio. 14.3- TE TEMPERATURA EFETIVA (NR-17) CONFORTO a) Em um CPD de um banco foram efetuados medies para conforto trmico para adequao NR 17, encontraram-se no centro da sala, os seguintes calores: TBN= 22,0 oC; TBS = 26 oC, velocidade de ar = zero. A regulagem do ar condicionado se encontra no limite inferior (menor temperatura). Frmula: oF = 9/5 C + 32; oC = 5/9 (f-32); Velocidade ar: ps/ min = 196,8 m/s Sugesto: fazer uso do baco da temperatura efetiva e da carta psicromtrica. b) Em um laboratrio qumico foram efetuadas medies para conforto trmico conforme a NR-17, encontrando-se os seguintes dados: TBN=19,5 oC; TBS = 26,4oC; velocidade do ar = 130 ps/ minuto. Pede-se analisar estas condies cujos dados foram arquivados. c) Posteriormente foi instalada no laboratrio do problema anterior uma estufa para secagem de amostras, a qual se tornou alvo de reclamaes dos tcnicos do laboratrio. Foram efetuadas novas medies, cujos resultados esto apresentados a seguir: TBN=20,5 oC; TBS=27 oC e TG= 27,0 oC a velocidade do ar passou para 100 pes/min. Pede-se determinar a temperatura efetiva corrigida TEC e verificar se as recomendaes so procedentes e propor medidas de controle se necessrio.

Moacir Tavares

29

15- BIBLIOGRAFIA

MANUAIS DE LEGISLAO ATLAS SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO KREITH, Frank Princpios de Transmisso de Calor Editora Edgard Blucher. GIAMPAOLI, Eduardo riscos Fsicos - Fundacentro GOELZER, Berenice Avaliao da Sobrecarga Trmica no Ambiente de Trabalho Editora ABPA . COX, Joe W. Temperaturas Extremas Curso de Engenharia do Trabalho Fundacentro Volume 2 ACGIH American Conference OF Governmental Industrial Hygienists ARAJO COUTO, Hudson Fisiologia do Trabalho Aplicada. JISHA JAPAN INDUSTRIAL SAFETY AND HEALTH ASSOCIATION Occupational Heat Exposure. MESQUITA, GUIMARES E NEFUSSI ENGENHARIA DE VENTILAO INDUSTRIAL - CETESB

Moacir Tavares

30

Potrebbero piacerti anche