Sei sulla pagina 1di 7

FOUCAULT, M. Gnese e estrutura da Antropologia de Kant. Traduo Mrcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail.

So Paulo: Edies Loyola, 2011.

O projeto antropolgico de Kant, iniciado em 1772, concludo em 1797-1798, constitui o telos de todo o empreendimento de suas anlises, para o desenvolvimento do qual tornou-se necessrio, mas tambm o modificou no seu decorrer, o prprio projeto crtico. Sua irrupo se teria dado entre a publicao da Dissertao de 1770 e o Ensaio sobre as raas humanas. Tudo levaria a crer que teria sido necessrio, no af criterioso da passagem da primeira para a segunda Crticas, que Kant queria formular uma noo de homem. A Deduo, a nosso ver, uma etapa imprescindvel no desenvolvimento desse projeto. Embora sua centralidade seja deslocada na Antropologia. E, para Kant, a questo antropolgica deve ser sempre dirigida a uma pragmtica um dever fazer, uma ao moralmente dirigida. Mas por que necessrio a Kant no s limitar o uso do entendimento, mas deduzir qual o seu contedo universalmente necessrio. (Por que necessrio universalizar o que se pode deduzir de si mesmo em direo a uma abrangncia absoluta da espcie (gattung)?) V-se que a Deduo enfrenta o primeiro desses problemas, como passo fundamental para a resoluo do segundo, que ser objeto da Antropologia. O tema antropolgico passa a ser privilegiada (virada entre a primeira e a segunda Crticas) em detrimento de um conhecimento da natureza (tema que levou Cohen, Alisson, Longuenesse e Lebrun a considerarem a Deduo apenas como legitimao da aplicao dos conceitos puros do entendimento a objetos da experincia. Mas no fundo, tal leitura no salvaria o projeto da Crtica da razo pura da viragem operada na Crtica da razo prtica, quando o saber acerca do que se deve fazer ir se sobrepor quele acerca do que se pode conhecer?) A leitura de M. Caimi, que expande a interpretao da Deduo a fim de que as categorias se refiram no somente a objetos dados na experincia (fenmenos), mas a objetos em geral (inclusos tambm os do pensar puro) deixa ainda mais clara a inteno de dar o primado do Homem, transcendentalmente considerado, sobre a natureza. geografia fsica e antropologia no mais assumem lugar uma ao lado da outra, como duas metades simtricas de um conhecimento de um mundo articulado segundo a

oposio entre o homem e a natureza; a tarefa de dirigir-se a uma Weltkanntnis fica inteiramente confiada a uma antropologia que s se encontra na natureza sob a forma habitvel da Terra (Erde).

- prevalncia do pragmtico sobre o conhecimento Consequentemente, a ideia de uma perspectiva cosmolgica comandasse, de antemo e de longe, geografia e antropologia, servindo de unidade de referncia para o saber da natureza e para o conhecimento do homem, dever dissipar-se para ceder lugar a uma ideia cosmopoltica, que tem valor programtico e na qual o mundo aparece antes como cidade a ser construda do que como cosmos j dado (p. 28).

De fato, no projeto antropolgico programtico kantiano, preciso transgredir os limites impostos pela mera apreenso da intuio sensvel para o pensar em geral a fim de escapar imutabilidade fenomnica do mundo dado e projetar-se na direo de um mundo a ser construdo um mundo humano.

Questo da comunicao (p. 29): A sntese transcendental jamais se d seno contrabalanada pela possibilidade de uma partilha emprica, manifestada sob a dupla forma do acordo (bereinstimung) e da comuniao (Mitteilung).

Os conceitos do entendimento so os nicos universalmente comunicveis (p. 67 da Antropologia): O entendimento humano sadio tambm chamado senso comum.

O sentido interno aquilo que dado pela sensibilidade (o modo como eu percebo a mim mesmo). A apercepo produto da reflexo e do conceito do entendimento que dela nasce, tornando a intuio emprica em experincia interna e, com isso, verdade (p. 42 da Antropologia).

De onde vm esses conceitos puros? So produtos de uma deduo transcendental.

Diferenas da Antropologia para com a primeira Crtica:

A apercepo que a Crtica reduzia simplicidade do Eu penso agora aproximada da atividade originria do sujeito, enquanto o sentido interno que a Crtica analisava segundo a forma a priori do tempo aqui dado na diversidade primitiva de um Gedankenspiel [jogo das representaes], que se joga fora do domnio mesmo do sujeito, e que faz do sentido interno mais o signo de uma passibilidade primeira do que uma atividade constitutiva (p. 31).

Fichte buscava unificar o sujeito que Kant haveria cindido entre sensibilidade e entendimento.

Quanto a uma Antropologia: regio na qual a observao de si no acede nem a um sujeito em si, nem ao Eu pura da sntese, mas a um eu que objeto e est presente apenas em sua nica verdade fenomenal. Entretanto, esse eu-objeto, oferecido ao sentido na forma do tempo, no estranho ao sujeito determinante, pois, afinal, ele no outra coisa seno o sujeito tal como afetado por si mesmo. E o domnio da antropologia, aquele em que a unidade concreta das snteses e da passividade, do afetado e do constituinte d-se como fenmeno na forma do tempo (p. 33) Unidade do Eu penso: o eu no est cindido entre entendimento e sensibilidade, porque o que sente o prprio eu afetado por si mesmo. Mas semelhante instaurao da antropologia s possvel do ponto de vista de uma reflexo transcendental (p. 33), ao que acrescentaramos e mediante uma deduo transcendental dos conceitos puros do entendimento que ateste a validade do seu uso. p. 36 relao com a pragmtica do direito Contra a ideia de Menschwesen: proprio ao sentido inicial da Antropologia ser Erforschung: explorao de um conjunto jamais dado em sua totalidade, jamais em repouso em si mesmo, porque situado em um movimento em que natureza e liberdade esto intrincadas no Gebrauch, do qual a palavra uso recobre alguns sentidos (p. 45).

Pragmtico: o til convertido a universal.

Relao entre Knnen (poder) e Sollen (dever) que a razo prtica assegurava a priori no Imperativo, e que a reflexo antropolgica garante no movimento concreto do exerccio cotidiano (p. 46). Relao com bildungroman: A Antropologia no ser pois histria da cultura nem anlise sucessiva de suas formas, mas prtica ao mesmo tempo imediata e imperativa de uma cultura inteiramente dada

Distino (pp. 50-51) Alma: noo metafsica de uma substncia simples e imaterial. Eu penso: forma pura. Conjunto de fenmenos que se mostram ao sentido interno.

Escapar da psicologia racional distinguir entre alma e Eu penso (sua confuso um paralogismo).

Princpio vital: Gemt Prinzip Geist: Como todo ser vivo, sua durao [a do Gemt] no se espalha em uma disperso indiferente; ele tem um fluxo orientado; alguma coisa nele o projeta, sem a encerr-lo, em uma totalidade virtual. Questo da Deduo ampliada ideia de bios: De que modo um conceito necessrio da razo ao qual no dado na sensibilidade nenhum objeto que lhe corresponda pode dar vida ao esprito? (p. 53).

Para Kant, o Gemt conduzido por meio da ideia: contanto que receba da prpria experincia seu domnio de aplicao, a ideia faz entrar o esprito na mobilidade do infinito, conferindo-lhe, incessantemente, movimento para ir mais longe, sem com isto perd-lo no insupervel da disperso (p.54). Esta, pois, a funo do Geist: no organizar o Gemt de modo a fazer dele um ser vivo, ou o anlogo da vida orgnica, nem tampouco a vida do prprio Absoluto; mas vivific-lo, fazer nascer, na passividade do Gemt, que a da determinao emprica, o movimento fervilhante das ideias essas estruturas mltiplas de uma totalidade em devir, que se fazem e desfazem como tantas vidas parciais que vivem e morrem no esprito (p. 55).

A Antropologia impede um conhecimento do esprito inteiramente desenvolvido no nvel da natureza. De como o tema antropolgico j estava contido na Crtica: imediata coordenao que faz que a pesquisa na dimenso do Gemt no se abra apenas a um conhecimento interior de si, mas espontaneamente, sem ultrapassagem do limite nem extrapolao, transborde a si mesma at o conhecimento do homem nas formas exteriores que o manifestam (p. 62). Haveria uma falsa antropologia e a conhecemos demasiado bem: aquela que tentaria deslocar em direo a um comeo, em direo a um arcasmo de fato ou de direito as estruturas do a priori. A Antropologia de Kant nos d outra lio: repetir o a priori da Crtica no originrio, isto , em uma dimenso verdadeiramente temporal (p. 82).

A Antropologia est assentada num universo lingustico e cultural alemo. (p. 86) A meticulosidade com que Kant, nas Crticas, anota a cada instante a palavra latina correspondente indica bem que a universalidade de seu propsito se conjuga com uma certa latinidade implcita (p. 86). O solo real da experincia antropolgica muito mais lingustico do que psicolgico (p. 90). Cada qual livre, mas na forma da totalidade (p. 91). O tempo e a linguagem: A verdade que a Antropologia traz luz no , pois, uma verdade anterior linguagem e que esta estaria encarregada de transmitir. uma verdade mais interior e mais complexa porque est no prprio movimento da troca e porque a troca realiza a verdade universal do homem. Assim como antes o originrio podia ser definido como o prprio temporal, pode-se agora dizer que o originrio no reside em uma significao prvia e secreta, mas no mais manifesto trajeto da troca. ali que a linguagem assume, completa e reencontra sua realidade, ali igualmente que o homem desdobra sua verdade antropolgica (pp. 91-92).

Crtica: constituio do necessrio no domnio da experincia; reconhecimento do particular como sujeito universal.

Verdade e liberdade: A Antropologia , pois, por essncia, a investigao de um campo onde o prtico e o terico se atravessam e se recobrem inteiramente; ela repete, em um mesmo lugar, e em uma mesma linguagem, o a priori do conhecimento e o imperativo da moral e desse modo, pelo movimento da palavra emprica que a sua, ela desemboca naquilo que postula: uma filosofia transcendental onde se acha definida, desde seu fundamento, a relao entre a verdade e a liberdade (p. 93). pp. 94-96: sobre o sono antropolgico em se recaiu a filosofia depois de Kant. Problema da empiricidade (ou da relao emprico-transcendental): Deve-se considerar a flexo em direo empiricidade como essencial a toda reflexo que pretende rumar do a priori ao fundamental? (p. 97). Fundando o saber, ou pelo menos constituindo a cincia daquilo que funda o saber, a antropologia em um s movimento o limita e o finaliza (p. 104). A antropologia acreditava pr em questo um setor da natureza; de fato, ela colocava uma questo que iria transportar para a filosofia de nossa poca toda a sombra de uma filosofia clssica doravante privada de Deus: pode haver um conhecimento emprico da finitude? [...] saber se no nvel do homem pode existir um conhecimento da finitude, suficientemente liberado e fundado, para pensar esta finitude em si mesma, isto , na forma da positividade (p. 105). A empiricidade da Antropologia no pode fundar-se sobre si mesma (p. 106). a Antropologia estar duplamente submetida Crtica: enquanto conhecimento, s condies que ela fixa e ao domnio de experincia que ela determina; enquanto explorao da finitude, s suas formas primeiras e no superveis que a Crtica manifesta (p. 106). Como pensar, analisar, justificar e fundar a finitude em uma reflexo que no passa por uma ontologia do infinito e no se escusa em uma filosofia do absol uto? (p. 107). Iluso antropolgica: Em nome daquilo que , isto , do que deve ser, segundo sua essncia a antropologia no todo do campo filosfico, preciso recusar todas estas

antropologias filosficas que se oferecem como acesso natural ao fundamental; e todas estas filosofias cujo ponto de partida e cujo horizonte concreto so definidos por uma certa reflexo antropolgica sobre o homem. Aqui e l est em jogo uma iluso que, desde Kant, prpria filosofia ocidental. Ela contrabalana, em sua forma antropolgica, a iluso transcendental que a metafsica pr-kantiana encobria. por simetria e em referncia a ela enquanto um fio condutor que se pode compreender em que consiste esta iluso antropolgica (p. 108). foi por um deslocamento de sentido na crtica kantiana da iluso transcendental que a iluso antropolgica pde nascer (p. 109). [a iluso transcendental] consistia em aplicar os princpios do entendimento fora dos limites da experincia e, pois admitir um infinito atual no campo do conhecimento possvel, por uma espcie de transgresso espontnea. Ora, a iluso antropolgico reside em uma regresso reflexiva que deve dar conta desta transgresso. A finitude jamais ultrapassada seno na medida em que ela coisa diversa de si mesma e em que se assenta sobre um aqum onde encontra sua fonte; esse aqum ela mesma, porm descolada do campo da experincia onde ela se reconhece na regio do originrio na qual se funda. O problema da finitude passou de uma interrogao sobre o limite e a transgresso a uma interrogao sobre o retorno a si; de uma problemtica da verdade a uma problemtica do mesmo e do outro. Entrou no domnio da alienao (pp. 109-110). A filosofia se retrai na espessura da subjetividade. Resposta de Nietzsche: na morte do homem que se cumpre a morte de Deus (p. 111). A trajetria da questo Was ist der Mensch? no campo da filosofia se completa na resposta que a recusa e a desarma: der bermensch (p. 111).

Potrebbero piacerti anche