Sei sulla pagina 1di 15

O IDEAL DE RACIONALIDADE PRESENTE NO CONTO PAI CONTRA ME, DE MACHADO DE ASSIS Mayara Michele Santos de Novais 1 Prof. Ms.

Oton Magno Santana dos Santos (Orientador)

1 INTRODUO O conto Pai contra me, de Machado de Assis um tpico texto literrio do autor, escrito no sculo XIX, periodicamente no Realismo da literatura brasileira. Resumidamente, a narrativa de um rapaz, Candinho, vivendo no sculo XIX, que no consegue fixar em nenhum emprego, at se envolver com Clara. Ao perceberem que esto apaixonados decidem se casar, e Cndido Neves obrigado a ter uma renda. Na poca ganhava-se muito dinheiro resgatando escravos fugidos e como Candinho no se adapta em nenhum emprego formal, decide viver assim, ora tendo dinheiro ora no. A questo que desejam muito ter um filho, a tia Mnica (tia de Clara) racionalmente no os aconselham, dizendo que no tero como sustent-lo, mas eles no abrem mo desse desejo, e assim ocorre: Clara engravida, ambos numa felicidade e a tia preocupada. Endividados, no tm como pagar a casa e nem sustentar a criana. Os escravos fujes ficam escassos, e ainda, muitas pessoas entram no ofcio. A tia sugere que se entregue a criana para a Roda dos Enjeitados, no entanto, Candinho no aceita rejeitar seu filho amado. Vive procurando algo para ganhar dinheiro, ao perceber que no ter outro jeito, resolve entreg-lo, mas s no fim da tarde. quando encontra a escrava Arminda; ele deixa o filho com um farmacutico, captura a escrava, a leva at seu dono, que de medo aborta. Candinho consegue seu dinheiro e pode ficar com seu filho, a luta do pai e da me amando seus filhos, mas que s um consegue vencer, e nesse caso, o

Mestranda em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Graduada em Letras Vernculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ps-graduanda lato sensu em Literatura Brasileira: formao do cnone e contrapontos crticos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

ISBN: 978-85-7395-211-7

que era de se esperar, o pai branco pode ver seu filho vingar. O conto Pai contra me prprio da sua poca e com a maestria que Machado possua. Segundo Moiss:
Machado explora o momento privilegiado, caracterstica do conto literrio produzido desde fins do sculo XIX. E procede com segurana de mestre, que no teme confrontos com os expoentes da poca. Da o eplogo enigmtico, que se abate como imprevisto, surpreendendo o leitor embalado na histria, muitas vezes a fluir com a leveza de crnica (...) os contos machadianos so sempre surpresa, mesmo para a mais prevenida das atenes: a arte de seduzir, de engolir o leitor, subtraindo-o do mundo volta, a se configura em plenitudei.

2 MACHADO DE ASSIS E O REALISMO LITERRIO NO BRASIL

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, filho de um mulato e uma lavadeira portuguesa. Considerado um dos principais nomes da nossa literatura brasileira e universal, Machado de Assis se destacou como romancista, dramaturgo, contista, jornalista, cronista e teatrlogo brasileiro. Foi um dos crticos relevantes para a histria da literatura do Brasil, Machado criticava o aplauso desmedido a todo texto que trouxesse marcas aparentes de nacionalidade brasileiraii afirmando que a nacionalidade de um escritor no se encontra em apenas escrever sobre a cor local e sim possuir o esprito de nacionalidad e, conflito at hoje presente entre romnticos e realistas sobre quem escreveu sobre e para o nacional. Ao contar suas histrias Machado de Assis escreveu e reescreveu a histria do Brasil do sculo XIXiii ideia defendida tanto por Chalhoub quanto por Roberto Schwarz e John Gledson. Uma descoberta interessante sobre a obra machadiana e o seu estilo, que, de acordo com Antonio Candido:

Poder-se-ia dizer que ele lisonjeava o pblico mediano, inclusive os crticos, dando-lhes o sentimento de que eram inteligentes a preo mdico. O seu gosto pelas sentenas morais, herdado dos franceses dos sculos clssicos e da leitura da Bblia, levava-o a compor frmulas lapidares, que se destacavam do contexto e corriam o seu destino prprio, difundindo uma idia algo fcil de sabedoriaiv.

Na sua vasta obra literria demonstrou sua viso social, comentando e criticando os costumes da sociedade da poca, no caso deste artigo, a escravido e os ideais do
4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

256

positivismo que estava em voga e ainda, a razo sobressaindo como caracterstica indispensvel para os escritos realizados no perodo do Segundo Imprio. Em relao concepo de vida, podemos dizer que para Machado de Assis a natureza, numa compreenso antropomrfica, de fundo egosta, mantendo uma inaltervel impassibilidade diante do ser humano, aqum dispensa friamente os bens e os males v. Da os tipos humanos retratados por ele, que agiam pela razo e, portanto, frios, egostas, humanos. Construiu tipos assim como ressaltou conflitos essenciais do homem consigo mesmo e com os outros. Candido afirma em sua obra Vrios escritos, que h muito que se estudar e muito j estudado sobre os problemas do ser, do desdobramento da personalidade e ainda, os limites da razo e da loucura, assuntos que chamaram ateno dos crticos nos textos machadianos. Por isso, muitos o enquadram no Realismo, uma vez que para os tericos Machado de Assis conseguiu preencher as caractersticas realistas, e ao mesmo tempo ser original. O Realismo no Brasil teve como marco oficial, a publicao de Memrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis, em 1881. Foi um perodo literrio bastante fecundo, que exps o valor Cincia, penetram nos meios intelectuais as ideias de Comte, Spencer, Darwin, Haeckel. O esprito cientfico triunfa sobre a concepo espiritualista, o que de um modo geral, transferiam do metafsico, incognoscvel mente humana, para o natural, acessvel ao nosso conhecimento, a explicao do universo, cuja substncia se translada do esprito para a matria vi. O cenrio histrico ressalta o Positivismo de Comte. Moiss cita Taine como um dos grandes pensadores do sculo XIX, Pierre Martino nos diz ser Taine o verdadeiro filsofo do Realismo, teorizando-o e deu a frmula do positivismo em matria literria, numa concepo determinista de que tudo regia sobre trs leis, raa, meio e momento histrico, determinando as aes do ser humano. Quanto s caractersticas realistas podemos dizer que o cientificismo invade a vida intelectual aps o Romantismo, a crtica romntica tendo a tingido uma crise insupervel, o culto da cincia toma posse dos espritos, de um lado negando todo transcendente e, de outro, proclamando com Renan que o futuro da cincia o prprio futuro do pensamento humano vii. Outra palavra de ordem foi a objetividade, a razo, onde tudo podia ser explicado pela cincia e o corao devia ser deixado de lado, pois

4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

257

atravs do sentimento os seres no conseguiriam sobreviver na sociedade, lembrando dos conceitos de Darwin que acredita que s os mais fortes e aptos sobrevivem, o evolucionismo. Nesse sentido, o ser que age conforme a racionalidade tem mais chances de se dar bem na vida e atingir seus objetivos. Conforme Massaud Moiss sobre mais caractersticas do perodo realista,

ao invs do subjetivismo, propunham a objetividade, amparados na idia positiva do fato real; em lugar da imaginao, a realidade contingente; assim, ao eu, que os romnticos erigiram como espao ideal para suas pervagaes fantasistas e imaginrias, os realistas opunham o no-eu, a realidade fsica, o mundo concretoviii.

Coutinho tambm informa que o Realismo propendia a um registro fiel da realidade, servindo verdade no presente ix, bvio que devemos pensar esse termo com calma, fiel em partes, podemos sim dizer que tenta falar da realidade local, mas no fidedignamente, pois a literatura fico, por mais prxima realidade que chegue, a no ser biografismo. Mas o que podemos utilizar dessa afirmao o fato da busca da realidade, de express-la atravs dos textos, elemento realista, da proximidade com a vida social e o que ocorria no Segundo Imprio no Brasil. Machado como crtico escreveu sobre o que muito foi discutido, que ele e os realistas brasileiros no ajudavam na criao e divulgao da literatura nacional, visto que no falavam da cor local. Para muitos estudiosos era at uma diferenciao entre as duas correntes, o Romantismo falava do nacional enquanto o Realismo tratava de assuntos universais. o prprio Machado quem nos diz que compreendendo que no est na vida indiana todo o patrimnio da literatura brasileira, mas apenas um legado, to brasileiro como universal, no se limitam os nossos escritores a essa s fonte de inspiraox. Segundo Machado no falar das palmeiras e sabis, dos ndios que nem existiam da forma descrita que falaria do pas, pois ao escrever em determinado lugar voc sempre vai carregar elementos nacionais, direta ou indiretamente nos textos, ele ainda fala da literatura de outros pases e outros escritores que no so tachados de uma coisa ou outra, falam do humano sem necessariamente falar de um humano, mas so sujeitos do seu pas e do seu momento histrico. Machado de Assis acrescenta que neste ponto manifesta-se s vezes uma opinio, que tenho por errnea; a que s
4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

258

reconhece esprito nacional nas obras que tratam de assunto local, doutrina que, a ser exata, limitaria muito os cabedais da nossa literatura xi, pois o que se deve exigir do escritor o sentimento ntimo que o torna homem do seu tempo, ainda que fale de outros assuntos no somente regionais, e podemos dizer com todas as letras que Machado foi um homem do seu tempo e do seu pas.

3 A RELAO DE ESCRAVIDO E O POSITIVISMO

O positivismo foi uma corrente de pensamento vigente no sculo XIX, que defende a ideia de que o conhecimento cientfico a nica forma de conhecimento verdadeiro, estava em voga e prezava pelo progresso. Diziam at que o caos leva ao progresso. Era a favor da abolio da escravido, no entanto, no conto Pai contra me presenciamos a escravido e como o efeito dessa ao cruel, resultando no aborto indesejado de uma criana, ou seja, o medo de Arminda faz com que ela aborte seu filho. Voltando aos pensadores que cultuavam da doutrina positivista, destacamos Proudhon, sujeito voltado para as questes sociais, num misto de individualismo e anarquia, pregava a abolio da propriedade privada, punha-se contra a Igreja, o Comunismo, o sufrgio universal, rejeitava o princpio da arte pela arte em prol de uma arte destinada coletividadexii. No texto observamos um trecho referente condio do escravo no Brasil e como a escravido foi citada por Machado de Assis, que destacava pontos da sociedade. Note:

A escravido levou consigo ofcios e aparelhos, como ter sucedido a outras instituies sociais. No cito alguns aparelhos seno por se ligarem a certo ofcio. Um deles era o ferro ao pescoo, outro o ferro ao p; havia tambm a mscara de folha-de-flandres. A mscara fazia perder o vcio da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Tinha s trs buracos, dois para ver, um para respirar, e era fechada atrs da cabea por um cadeado. Com o vcio de beber, perdiam a tentao de furtar, porque geralmente era dos vintns do senhor que eles tiravam com que matar a sede, e a ficavam dois pecados extintos, e a sobriedade e a honestidade certas. Era grotesca tal mscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcana sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, venda, na porta das lojas. Mas no cuidemos de mscarasxiii.

4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

259

Pelo trecho so perceptveis as crueldades que eram cometidas contra os escravos, portanto, seres considerados inferiores ou como animais. Nos estudos realizados por Chalhoub sobre Machado e sobre a relao do escritor com a escravido, a sociedade do sculo XIX, o Positivismo, e o que este influenciou na abolio, mas enquanto esta no ocorreu, como se propagou a lei da escravatura. Segundo Chalhoub:

Vimos que tal lgica de domnio estava presente tanto nas estratgias de subordinao de escravos quanto de pessoas livres dependentes, e que sua caracterstica principal era a imagem da inviolabilidade como mera expanso dessa vontade, e o poder econmico, social e poltico parecia convergir sempre para o mesmo ponto, situado no topo de uma pirmide imaginriaxiv.

Pirmide esta em que os escravos sempre ocupavam o piso, isto quando ocupavam, pois eles nem eram considerados seres humanos para muitos, eram objetos sociais. Podemos acrescentar ainda que Machado de Assis escreveu assuntos do momento em que viveu, e a escravido estava presente no meio social. Segundo Antonio Candido, a literatura no determinada pelo contexto histrico, mas condicionada pela sociedade, e ainda, um produto do seu tempo. Observe a relao em escravos e a sociedade, Ora, pegar escravos fugid ios era um ofcio do tempo. No seria nobre, mas por ser instrumento da fora com que se mantm a lei e a propriedade, trazia esta outra nobreza implcita das aes reivindicadorasxv. Interessante destacar que na poca da publicao do conto Pai contra me assim como de outros inscritos de Machado de Assis e de outros autores do sculo XIX, estava em voga o positivismo que era a favor da abolio, no entanto, no conto em estudo percebemos claramente que a escravido ainda vinga e que muitas vezes essa a forma que muitos encontram para sobreviverem, como o caso de Candinho, que trabalha resgatando escravos fujes e ganhando recompensas. Como presente na narrativa, Cndido Neves em famlia, Candinho , a pessoa a quem se liga a histria de uma fuga, cedeu pobreza, quando adquiriu o ofcio de pegar escravos fugidosxvi. Podemos dizer que h um paradoxo, mas no nos esquecermos de que como caracterstica desse perodo literrio, a busca por retratar a realidade local (bvio que h fico) e da a questo de se retratar o que acontecia ainda na sociedade, o desejo do fim por alguns, mas a escravido em vigor e beneficiando muitos.

4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

260

4 SENTIMENTO X RAZO

Podemos pensar nesse paradoxo como uma oposio at entre o Romantismo e o Realismo, em que as duas correntes se divergiam. Para o romntico, o sentimento era a base de tudo, a melhoria das relaes sociais e de uma construo de um lugar melhor para se viver, j o realista acreditava nas cincias e nas teorias que basicamente tratavam da mesma rea, agir pelo pensamento, pela lgica, retratar o que ocorria e no o imaginado, e principalmente, a melhora no da sociedade, mas da condio individual de cada um; da para muitos o homem retratado um sujeito egosta, falso, traidor. Machado em suas obras retratava esse ser que nada mais era do que o psicolgico, fsico e atitudes do homem movido pela razo. Segundo Candido, a transformao do homem em objeto do homem, que uma das maldies ligadas falta de liberdade verdadeira, econmica e espiritualxvii. A partir da citao de Candido podemos representar o escravo como homem objeto de outro homem, e o homem que age materialmente objeto de si e da sociedade. Quanto ao sentimento, percebemos que este tambm norteia o conto, seja no momento em que Candinho se apaixona por Clara ou ainda seu afeto em relao ao filho, como dizia Machado, O amor traz sobrescritos. Quando a moa viu Cndido Neves, sentiu que era este o possvel marido, o marido verdadeiro e nico xviii. H outras passagens que demonstram a sentimentalidade, apesar de Candinho no ser o ideal homem do Realismo o ideal romntico,

quando veio a paixo da moa Clara, no tinha ele mais que dvidas, ainda que poucas, porque morava com um primo, entalhador de ofcio. Depois de vrias tentativas para obter emprego, resolveu adotar o ofcio do primo, de que alis j tomara algumas lies. No lhe custou apanhar outras, mas, querendo aprender depressa, aprendeu mal. No fazia obras finas nem complicadas, apenas garras para sofs e relevos comuns para cadeiras. Queria ter em que trabalhar quando casasse, e o casamento no se demorou muitoxix.

Ou ainda, o amor que nutre pelo filho e o no desejo de abandon-lo mostram isso, como:

4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

261

Nem por isso abriam mo do filho. O filho que, no sabendo daquele desejo especfico, deixava-se estar escondido na eternidade. Um dia, porm, deu sinal de si a criana; varo ou fmea, era o fruto abenoado que viria trazer ao casal a suspirada ventura. Tia Mnica ficou desorientada, Cndido e Clara riram dos seus sustos xx.

E como fica ao pensar em rejeit-lo, Hei de entreg-lo o mais tarde que puder, murmurou elexxi. Mas h fortes indcios de racionalidade no conto, a tia Mnica poderamos dizer que seria a razo em pessoa. Note nessa passagem:

Foi na ltima semana do derradeiro ms que a tia Mnica deu ao casal o conselho de levar a criana que nascesse Roda dos Enjeitados. Em verdade, no podia haver palavra mais dura de tolerar a dois jovens pais que espreitavam a criana, para beij-la, guard-la, v-la rir, crescer, engordar, pular... Enjeitar qu? enjeitar como? Candinho arregalou os olhos para a tia, e acabou dando um murro na mesa de jantar. A mesa, que era velha e desconjuntada, esteve quase a se desfazer inteiramente. Clara interveioxxii.

A viso materialista e cientificista notria em textos considerados do Realismo, como nos aponta Pacheco, o conhecimento fazia-se pela razo, a orientar-se indutivamente da observao e da experincia para a generalizao xxiii. Machado coloca at de forma paradoxal esse ponto, ele pesquisa o mecanismo da razo humana, para lhe rastrear os absurdos e contradies, de que se entretece e em que se apiaxxiv. Note nesse trecho seguinte essa contradio entre sentimento e razo:

Voltou para a triste casa que lhe haviam emprestado. Tia Mnica arranjara de si mesma a dieta para a recente me, e tinha j o menino para ser levado Roda. O pai, no obstante o acordo feito, mal pde esconder a dor do espetculo. No quis comer o que tia Mnica lhe guardara; no tinha fome, disse, e era verdade. Cogitou mil modos de ficar com o filho; nenhum prestava. No podia esquecer o prprio albergue em que vivia. Consultou a mulher, que se mostrou resignada. Tia Mnica pintara-lhe a criao do menino; seria maior a misria, podendo suceder que o filho achasse a morte sem recurso. Cndido Neves foi obrigado a cumprir a promessa; pediu mulher que desse ao filho o resto do leite que ele beberia da me. Assim se fez; o pequeno adormeceu, o pai pegou dele, e saiu na direo da Rua dos Barbonosxxv.

O pai ama e no quer entregar seu filho, mas a condio financeira no permite que fique com ele, agindo racionalmente ele tem que entregar, at porque se ele
4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

262

realmente o ama precisa usar o pensar para fazer o que melhor, v-lo longe e vivo do que o contrrio. No livro Historia da Literatura Brasileira: Realismo, Massaud Moiss nos acrescenta sobre alguns aspectos realistas, conforme seus escritos que

Racionalistas, como pedia o cientificismo da poca, procuravam a verdade impessoal e universal, no a individual, como julgavam os romnticos. E a verdade, localizava-se, a seu ver, na realidade, concebida como o mundo dos fenmenos fsicos, suscetveis de captao pelos sentidos. Para tanto, abandonaram as preocupaes teolgicas e metafsicas, porque identificadas com o universo romntico, e aderiram viso do mundo sugerida pelas cincias xxvi.

Pelo ideal positivista, acredita que as trs raas tm seu papel de destaque, por isso, o escravo tambm tinha de ser reconhecido como pertencente sociedade. O positivismo deseja o progresso, o avano e sabe que a escravido coisa retrgrada, ao menos, da forma convencional. Observe o que escrito sobre as raas que formam o povo brasileiro: Na histria da Humanidade, as trs raas devero concorrer, cada qual a seu modo, para o progresso das sociedades e a harmonia fraterna da civilizao. Se a branca mais intelectual, a raa negra a supera em sentimento xxvii. Seria bonito pensar de tal forma, mas o Realismo, escola do momento, no d valor ao sentimento, nessa fase prevalece a razo, e esta que sobressai. Do incio ao fim do conto notamos o contraponto entre o sentimento e a razo, mas o fim, ou a frase final do conto nos choca ao mostrar claramente o que mais interessante para a classe que formava a sociedade do sculo XIX, a razo, pois essa era caracterstica tambm dos brancos intelectuais, portanto, da classe dominante. Afinal, nem todas as crianas vingam, e as que vingam se estiverem numa competio, provavelmente vivero as dos patres brancos e racionais, que no agem pelo sentimento.

5 A RACIONALIDADE PREVALECE NO REALISMO

O que de se esperar do perodo, ao fim do conto a razo fala mais alto e vence, mesmo que o pai Candinho tenha agido racionalmente em nome do sentimento pelo filho, mas sua atitude e sua constatao so claras da racionalidade. Segundo Pacheco, se ao homem facultado debruar-se sobre a natureza extrema, pode tambm mergulhar em si mesmo, onde se ver face a face com a razo xxviii.
4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

263

Ao ir entregar o filho na roda dos enjeitados, Candinho reconhece uma escrava fujona, deixa o filho com um farmacutico e vai capturar sua grana. Mesmo sabendo que Arminda estava grvida, que tinha um filho assim como ele, que disse servi-lo, ele no se importa, a luta do pai contra a me, de qual filho poder crescer junto com a famlia. Observe o trecho a seguir:

Cndido Neves no lhe deu tempo de dizer nada; saiu rpido, atravessou a rua, at ao ponto em que pudesse pegar a mulher sem dar alarma. No extremo da rua, quando ela ia a descer a de S. Jos, Cndido Neves aproximou-se dela. Era a mesma, era a mulata fujona. Arminda! bradou, conforme a nomeava o anncio. Arminda voltou-se sem cuidar malcia. Foi s quando ele, tendo tirado o pedao de corda da algibeira, pegou dos braos da escrava, que ela compreendeu e quis fugir. Era j impossvel. Cndido Neves, com as mos robustas, atava-lhe os pulsos e dizia que andasse. A escrava quis gritar, parece que chegou a soltar alguma voz mais alta que de costume, mas entendeu logo que ningum viria libert-la, ao contrrio. Pediu ento que a soltasse pelo amor de Deus. Estou grvida, meu senhor! exclamou. Se Vossa Senhoria tem algum filho, peo-lhe por amor dele que me solte; eu serei tua escrava, vou servi-lo pelo tempo que quiser. Me solte, meu senhor moo! Siga! repetiu Cndido Neves xxix.

Apesar de Arminda dizer que ela perderia o filho se fosse entregue ao patro, Candinho ainda quer lhe dar uma lio de moral dizendo que quem manda fazer filho por a se no tem como cuid-lo, por isso, para que ele tenha como cuidar do seu precisa agir de forma calculada. Pode ser at inumano, mas o que ocorre na sociedade, o que o Realismo prega e Machado denuncia em suas obras. Conforme Schwarz:

Em matria de racionalidade, os papis se embaralhavam e trocavam normalmente: a cincia era fantasia e moral, o obscurantismo era realismo e responsabilidade, a tcnica no era prtica, o altrusmo implantava a mais-valia, etc. E, de maneira geral, na ausncia do interesse organizado da escravaria, o confronto entre humanidade e inumanidadexxx.

Ao levar a escrava para seu dono, ele presencia um ato cruel, mas recebe seu dinheiro e nem fica para ver o resultado, est preocupado com seu filho, que mais importante do que ver Arminda cada no corredor, pois ali mesmo recebeu sua gratificao e podia ficar com seu amado filho. Perceba que Cndido Neves guardou as

4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

264

duas notas de cinqenta mil-reis, enquanto o senhor novamente dizia escrava que entrasse. No cho, onde jazia, levada do medo e da dor, e aps algum tempo de luta a escrava abortouxxxi. Pode parecer intolerante, mas Candinho corre para ver o seu filho, afinal, j foi teorizado que em meados do sculo XIX o raciocnio burgus se havia tornado o solo normal do pensamento, tambm de seus adversriosxxxii, como j citado, racionalmente declarado que nem todos vingam, nem todos esto aptos, nem todos podem.

6 CONSIDERAES FINAIS

Percebemos que a caracterstica marcante do Realismo sobressai e que os elementos machadianos tambm se destacam no conto em estudo, seja por revelar um pouco mais do ser humano, das correntes filosficas e cientficas, a razo e as contradies que remetem a escrever sobre seu tempo. Note que quando Candinho, j com o dinheiro de recompensa pela escrava, vai em busca do seu filho ele no encontra o filho e com impulso emocional age com o farmacutico.

Quando l chegou, viu o farmacutico sozinho, sem o filho que lhe entregara. Quis esgan-lo. Felizmente, o farmacutico explicou tudo a tempo; o menino estava l dentro com a famlia, e ambos entraram. O pai recebeu o filho com a mesma fria com que pegara a escrava fujona de h pouco, fria diversa, naturalmente, fria de amor. Agradeceu depressa e mal, e saiu s carreiras, no para a Roda dos Enjeitados, mas para a casa de emprstimo com o filho e os cem milris de gratificao. Tia Mnica, ouvida a explicao, perdoou a volta do pequeno, uma vez que trazia os cem mil-ris. Disse, verdade, algumas palavras duras contra a escrava, por causa do aborto, alm da fuga. Cndido Neves, beijando o filho, entre lgrimas, verdadeiras, abenoava a fuga e no se lhe dava do abortoxxxiii.

A tia aceita a criana de volta, porque a razo o que importa e se o pai agiu racionalmente, ainda que para justificar um ato do corao, o filho pode vingar ento. A razo ento a mola impulsionadora do conto e o comentrio final remete claramente a esse pensamento, que acredita ser o nico elemento capaz de chegar verdade e agir de forma correta. O Realismo acredita ser a forma de se atingir a realidade tal como ela , falar do que ocorre e de forma pensada, sem sentimentos (fruto romntico que no vingou e
4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

265

estava em crise na poca). Nessa oposio ao perodo anterior, Machado escreve pela fala de Candinho e pela fala das pessoas de seu tempo, meio e momento histrico: Nem todas as crianas vingam, bateu-lhe o coraoxxxiv, provando que a razo o ideal presente no conto machadiano.

NOTAS _______________________ i Moiss, 1983, p. 116. ii Pina, 1995, p. 14. iii Chalhoub, 2003, p.17. iv Candido, 1977, p. 19. v Pacheco, 1993, p. 48. vi Pacheco, 1993, p. 12. vii Coutinho, 1997, p.21. viii Moiss, 1983, p. 15-16. ix Coutinho, 1997, p.73. x Assis, 1980, p. 357. xi Assis, 1980, p. 357. xii Moises, 1983, p. 14. xiii Assis, 2009, online. xiv Chalhoub, 2003, p. 58. xv Assis, 2009, online. xvi Assis, 2009, online. xvii Candido, 1977, p. 28. xviii Assis, 2009, online. xix Assis, 2009, online. xx Assis, 2009, online. xxi Assis, 2009, online. xxii Assis, 2009, online. xxiii Pacheco, 1993, p. 51. xxiv Pacheco, 1993, p. 51. xxv Assis, 2009, online. xxvi Moises, 1983, p. 16. xxvii Bosi, 2004, p. 22-23. xxviii Pacheco, 1993, p. 51. xxix Assis, 2009, online. xxx Schwarz, 2000, p. 15. xxxi Assis, 2009, online. xxxii Schwarz, 2000, p. 91. xxxiii Assis, 2009, online. xxxiv Assis, 2009, online.

4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

266

RESUMO O presente trabalho prope analisar a questo da razo no conto Pai contra Me, de, nesse caso, a razo tpica do perodo em que Machado de Assis escrevia, periodicamente, o Realismo. Tomaremos como base o prprio conto a ser analisado e teorias sobre o Machado de Assis, como esta sobressai apesar dos embates e do sentimento no racional que o pai nutre pelo filho, fato este que estimula com que Candinho aja racionalmente. A relao da escravido, da corrente do pensamento do sculo XIX, o positivismo, os ideais do Realismo em oposio ao Romantismo e o texto machadiano so elementos tambm a serem discutidos. A metodologia adotada ser a anlise do conto machadiano, a fim de perceber a relao existente no conto entre a razo e a emoo e qual sobressai no final da narrativa, perodo, o autor e a corrente de pensamento prpria da poca em que o conto foi escrito. PALAVRAS-CHAVE: Razo. Machado de Assis. Realismo.

ABSTRACT The present work intends to analyze the subject of the reason in the story "Father against Mother ", of Machado of Assis, as this it stands out in spite of the collisions and of the feeling no rational that the father nurtures for the son, fact this that stimulates with that Candinho acts rationally. The relationship of the slavery, of the current of the thought of the century XIX, the positivismo, the ideals of the Realism in opposition to Romantismo and the machadiano text are elements they be also discussed her. The adopted methodology will be the analysis of the story machadiano, in order to notice the existent relationship in the story between the reason and the emotion and which stands out in the end of the narrative, in that case, the typical reason of the period in that Machado of Assis wrote, periodically, the Realism. We will take as base the own story to be analyzed and theories on the period, the author and the own thought current of the time in that the story was written. KEYWORDS: Reason. Machado de Assis. Realism.

REFERNCIAS ASSIS, Machado. Pai contra me. In: Relquias da casa velha. Disponvel em: <http://pt.wikisource.org/wiki/Pai_contra_m%C3%A3e> Acesso em 15 de maro de 2009. ASSIS, Machado. Instinto de nacionalidade: Notcia da Atual literatura brasileira. In: COUTINHO, Afrnio (org.). Caminhos do pensamento crtico. Rio de Janeiro: Pallas S.A., 1980. BOSI, Alfredo. O positivismo no Brasil: Uma ideologia de longa durao. In: PERRONE-MOISS, Leila (org.). Do positivismo desconstruo. So Paulo: Edusp, 2004.

4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

267

CANDIDO, Antonio. Vrios escritos. So Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977. CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. COUTINHO, Afrnio. A literatura no Brasil. Vol. 4. 4 Ed. So Paulo: Global, 1997. MOISS, Massaud. Histria da literatura brasileira: Realismo. So Paulo: Cultrix/ Editora da Universidade de So Paulo, 1983. PACHECO, Joo. O Realismo. So Paulo: Cultrix, 1993. PINA, Patrcia Ktia da Costa. Machado de Assis- A crtica da literatura e o desvio da polmica. Dissertao (mestrado)- Centro de Educao e Humanidades, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 1995. SCHWARZ. Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literria e processo social nos incios do romance brasileiro. So Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.

4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

268

MOISS, 1983, p. 116. PINA, 1995, p. 14. iii CHALHOUB, 2003, p.17. iv CANDIDO, 1977, p. 19. v PACHECO, 1993, p. 48. vi PACHECO, 1993, p. 12. vii COUTINHO, 1997, p.21. viii MOISS, 1983, p. 15-16. ix COUTINHO, 1997, p.73. x ASSIS, 1980, p. 357. xi ASSIS, 1980, p. 357. xii MOISES, 1983, p. 14. xiii ASSIS, 2009, online. xiv CHALHOUB, 2003, p. 58. xv ASSIS, 2009, online. xvi ASSIS, 2009, online. xvii CANDIDO, 1977, p. 28. xviii ASSIS, 2009, online. xix ASSIS, 2009, online. xx ASSIS, 2009, online. xxi ASSIS, 2009, online. xxii ASSIS, 2009, online. xxiii PACHECO, 1993, p. 51. xxiv PACHECO, 1993, p. 51. xxv ASSIS, 2009, online. xxvi MOISES, 1983, p. 16. xxvii BOSI, 2004, p. 22-23. xxviii PACHECO, 1993, p. 51. xxix ASSIS, 2009, online. xxx SCHWARZ, 2000, p. 15. xxxi ASSIS, 2009, online. xxxii SCHWARZ, 2000, p. 91. xxxiii ASSIS, 2009, online. xxxiv ASSIS, 2009, online.
ii

4 Encontro Nacional de Pesquisadores de Peridicos Literrios, 4., 2010, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Uefs, 2013.

269

Potrebbero piacerti anche