Sei sulla pagina 1di 86

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Seja bem-vindo aula 4. Espero realmente que voc esteja estudando a todo vapor, pois a prova se aproxima. O que tem achado dos simulados? Hoje voc ter mais um para resolver. Trataremos aqui da sintaxe dos termos da orao. Na aula seguinte, estudaremos as relaes entre as oraes do perodo. E por falar em orao e perodo, voc sabe identific-los? Sabe tambm diferenciar orao de frase? Veja os exemplos seguintes e responda ao que se pede. a) Bom dia, senhor Miguel! Como vai? b) Eu vou bem, obrigado. Ento, quantas frases, oraes e perodos existem no dilogo acima? Se voc respondeu: trs frases, duas oraes e dois perodos acertou. Se respondeu algo diferente disso, precisa entender que: frase todo enunciado que possui sentido completo, capaz de transmitir uma informao satisfatria para a situao em que utilizado. Assim sendo, na fala da primeira personagem existem duas frases: a primeira encerrada pelo ponto de exclamao; a segunda, pelo ponto de interrogao. Na fala do senhor Miguel, existe apenas um enunciado, isto , uma frase, que delimitada pelo ponto. O conceito de frase , portanto, bastante abrangente, incluindo desde estruturas lingusticas muito simples at estruturas complexas: Ai! Durante algum tempo, vivi no Rio de Janeiro. As frases de maior complexidade normalmente se organizam a partir de um ou mais verbos (locues verbais). frase que se organiza ao redor de um verbo ou locuo verbal damos o nome de orao (frase verbal). Portanto o primeiro enunciado no caracteriza uma orao, j que nele no h verbo ( uma frase nominal). Na sequncia, ainda na fala da
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 1

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

primeira personagem, surge a primeira orao: Como vai?. A segunda fala, observe, se organiza em torno da forma verbal vou e constitui a segunda orao do dilogo. A frase organizada em oraes constitui o perodo, que pode ser simples (formado apenas por uma orao) ou composto (formado por mais de uma orao). Atente para o fato de que o final do perodo marcado por ponto, ponto de exclamao, ponto de interrogao (e mais rarametne por reticncias), e no por vrgula ou ponto e vrgula. Veja os exemplos: Vive-se um momento social delicado. (perodo simples, uma orao). Ele estuda, trabalha e pratica esporte. (perodo composto, trs oraes). Guarde esses conceitos, principalmente o de perodo, pois na aula 4, ao estudarmos detalhadamente as oraes, estabeleceremos distino entre perodo composto por coordenao, por subordinao e perodo misto. Por enquanto, limitemo-nos aos termos da orao. E s faz sentido falar deles quando estivermos diante de uma orao. O organograma abaixo uma apresentao sistemtica e resumida do que entendemos por termos da orao. Termos da Orao

Essenciais 1 Sujeito 2 Predicado

Integrantes 1 Complemento verbal 2 Complemento nominal 3 Agente da passiva

Acessrios 1 Adjunto adverbial 2 Adjunto adnominal 3 Aposto

Eis os termos da orao! Sentiu a falta do vocativo? que ele, na verdade, no faz parte desse grupo, isto , no faz parte da orao, um
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 2

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

termo independente dela. No fique espantado. Os livros somente o apresentam na mesma seo em que tratam dos termos da orao por uma questo meramente didtica. isso que tambm farei aqui, principalmente porque, em prova, comum as bancas examinadoras induzirem os candidatos a confundi-lo com o sujeito da orao.

Termos Essenciais da Orao 1. Sujeito o termo do qual, geralmente, se declara alguma

coisa; concorda em nmero e pessoa com o verbo da orao (concordncia verbal). Frise-se que s faz sentido falar em sujeito quando estamos lidando com oraes, ou seja, quando possvel perceber uma relao entre um determinado termo de uma orao e o verbo dessa mesma orao. Ns estudamos muito. Jos e Maria estudam muito. Sujeito uma funo substantiva da orao, ou seja, so os substantivos e as palavras de valor substantivo que atuam como ncleos dessa funo nas oraes da Lngua Portuguesa. Observe:

Os cidados Todos Ambos Os covardes manifestaram sua insatisfao.

Na sequncia, temos: substantivo, pronome substantivo, numeral substantivo e adjetivo substantivado exercendo a funo de ncleo do sujeito. Tambm possvel que o sujeito seja representado por uma orao inteira. Era foroso que fosse assim.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

A diferena na linguagem
1

Para os gramticos, a arte da palavra quase se esgota na arte da escrita, muitos o que se v ainda pelo uso que fazem ou dos

acentos,
4

dos

quais

fazem

alguma

distino

evitam

algum equvoco para os olhos mas no para os ouvidos. [...]


Bento Prado Jr. A retrica de Rousseau. So Paulo: Cosac Naify, 2008, p. 129-130.

1.

(Cespe/IRBr/Diplomata/2009) Em suas duas ocorrncias, a forma verbal fazem (l. 2 e l. 3) concorda com sujeitos distintos.

Comentrio Eu disse (e voc j deve saber) que o verbo da orao concorda em nmero e pessoa com o sujeito dela. Isso quer dizer, por exemplo, que o verbo dever ficar na terceira pessoa do plural se o sujeito tambm o estiver. o que acontece com a forma verbal fazem. Resta, ento, identificar os sujeitos das duas ocorrncias. Em seu primeiro emprego, a forma verbal fazem tem por sujeito o termo os gramticos, que inicia o perodo. Note que ele no aparece materialmente expressa na mesma orao da qual o verbo fazem parte integrante, mas subentendido pelo contexto. So os gramticos quem fazem uso dos acentos referidos no texto. A segunda ocorrncia da forma verbal fazem tem como sujeito a expresso partitiva muitos dos quais. Note que, nela, h a presena do pronome relativo os quais, representante semntico do substantivo acentos. Escrita de outra maneira, a passagem poderia ficar assim: muitos dos acentos fazem alguma distino... Resposta Item certo.

2.

(Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) Quem precisa de transplantes de pncreas precisa se inscrever na lista de outro estado, como So Paulo, por exemplo.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

O sujeito de precisa se inscrever na lista de outro estado Quem. Comentrio Aqui o erro sutil. O pronome indefinido Quem sujeito da primeira ocorrncia do verbo precisa. O sujeito de precisa se inscrever na lista de outro estado toda a orao anterior: Quem precisa de transplantes de pncreas. Resposta Item errado.

[...] e no dizia mais nada. Ficava no canto da maloca, trepado no jirau de paxiba, os dois espiando manos o que trabalho tinha, dos outros j e

principalmente

Maanape

velhinho

e Jigu na fora do homem. 3. (Cespe/IRBr/Diplomata/2012) Na linha 12 do fragmento I, a orao que tinha, sinttica e semanticamente dispensvel para o texto, caracterizase por ter um pronome relativo como sujeito sinttico. Comentrio Primeiro erro: dizer que a orao que tinha dispensvel. Trata-se de uma orao subordinada adjetiva restritiva (observe que ela no separada por vrgula do substantivo manos). As adjetivas explicativas (separadas por vrgula do substantivo) so dispensveis; mas as restritivas no. Segundo erro: atribuir ao pronome relativo que a funo de sujeito. Para verificar a real funo sinttica dele, voc deve substitu-lo pelo antecedente a que ele se refere e reorganizar a orao adjetiva: [ele] tinha manos. Perceba que o sujeito est oculto e o termo manos completa o sentido do verbo transitivo direto tinha. Resposta Item errado.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

4.

(Cespe/IRBr/Diplomata/2012)

Admite-se

como

forma

alternativa

de

reescrita da expresso coloquial o diabo do homem s faltou me chamar de (L.4-5) a estrutura s faltou o diabo do homem me chamar de, na qual o verbo faltar empregado como impessoal e, portanto, integra uma orao sem sujeito. Comentrio No original, o sujeito do verbo faltar a expresso o diabo do homem (sujeito simples). Observe que o verbo, conjugado na terceira pessoa do singular, tem que variar para concordar com o sujeito. Exemplo: Ele s faltou me chamar de; Eles s faltaram me chamar de. Na reescritura, o sujeito passa a ser a orao sublinhada: s faltou o diabo do homem me chamar de. Faa a clssica pergunta ao verbo: O que faltou? Resposta: Isso (pronome que representa a orao sublinhada). A dificuldade, para alguns, est no fato de o sujeito ter surgido depois do verbo, numa posio que geralmente ocupada pelo objeto. Resposta Item errado.

TIPOS DE SUJEITO Simples possui apenas um ncleo e est materialmente

1.1

expresso na orao. Todos aqueles estudantes participaram da manifestao.

[...] Imprio
10

Durante (1822-1889), e de

os igual nmero forma de

governos aps a

do proclamao engenheiros de

da

Repblica,

significativo planos

brilhantes e

brasileiros

elaborou

detalhados

ambiciosos

transportes para o Brasil. [...]


Olmpio J. de Arroxelas Galvo. In: Internet: <www.ipea.gov.br> (com adaptaes).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

5.

(Cespe/Detran-DF/Analista/2009) A forma verbal elaborou (l.11) est no singular porque concorda com o ncleo do sujeito da orao: nmero (l.10).

Comentrio O sujeito representado por toda a expresso significativo nmero de brilhantes engenheiros brasileiros. Nela, o termo central, nuclear, mais importante o termo nmero (no singular). Em torno dele esto seus adjuntos adnominais. Resposta Item certo.

[...] 6. (Cespe/STM/Analista Judicirio/Execuo de Mandados/2011) O sujeito da forma verbal vivem (L.2) no ocorre de maneira explcita no perodo, devendo ser inferido da leitura do texto. Comentrio Fique atento, pois o examinador gosta de usar um velho recurso que confunde muita gente: inverter a ordem entre sujeito e verbo. A ordem consagrada SUJEITO VERBO OBJETO; mas frequente o sujeito aparecer depois do verbo, no lugar que tradicionalmente ocupado pelo complemento. Foi isso que aconteceu no perodo sob anlise. O sujeito a expresso milhes de brasileiros sua volta. Repare que at possvel substituir esse termo por um pronome pessoal: O leitor interessado em compreender um pouco melhor como vivem eles (ou ...como eles vivem...) poderia aproveitar... Portanto o sujeito ocorre de maneira explcita. Resposta Item errado.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

1.2

Oculto, elptico, implcito, desinencial

aquele que no est

materialmente expresso na orao, mas pode ser identificado pela desinncia verbal ou pelo contexto. Ficamos algum tempo sem falar. (o sujeito da orao ns, indicado pela desinncia de primeira pessoa do plural mos). Soropita ali viera; na vspera, l dormira. (o contexto nos permite afirmar que o sujeito da forma verbal dormira tem sua referncia em Soropita). Hoje estudei muito. (o sujeito agora representado pelo pronome de primeira pessoa do singular eu). Guilhermina bocejou. Iria adormecer? (outra vez, o contexto nos auxilia na identificao do sujeito, que tem como referncia o termo Guilhermina)

[...]
13

luz

desses

entendimentos

que

os

direitos

humanos

devem ser vistos. No mais direitos que apenas se cristalizam em leis que ou cdigos, mas que se constituem e os a partir de conflitos, da

traduzem

as

transformaes

avanos

histricos

16

humanidade. No se pode mais entend-los como fruto de uma sociedade abstrata, mas como a expresso coativa de tenses e contradies engendradas pelos embates de interesses e projetos

19

de grupos sociais.
Roberto A. R. de Aguiar. tica e direitos humanos. In: Desafios ticos. Conselho Federal de Medicina, p. 60-1, 1993 (com adaptaes).

7.

(Cespe/TCE-Acre/ACE/2009) A forma verbal traduzem (l.15) est flexionada no plural porque o sujeito da orao, o pronome que (l.14) retoma a expresso no plural leis ou cdigos (l.14).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Comentrio O sujeito (termo sinttico) do verbo traduzem o pronome relativo que da linha 15. Este retoma o termo direitos (representado semanticamente pelo pronome relativo), expresso na linha 13 e oculto nas linhas 14 mas [direitos] que se constituem e 15 [direitos] que traduzem. Resposta Item errado.

Inovar a eficincia,

recriar

de

modo e

a a

agregar

valor

incrementar processos

produtividade

competitividade

nos

gerenciais e nos produtos e servios das organizaes. Ou seja,


4

fermento

do

crescimento

econmico

social

de

um

pas.

[...]
Lus Afonso Bermdez. O fermento tecnolgico. In: Darcy. Revista de jornalismo cientfico e cultural da Universidade de Braslia, novembro e dezembro de 2009, p. 37 (com adaptaes).

8.

(Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) A forma verbal (l.4) est flexionada no singular porque, na orao em que ocorre, subentende-se Inovar (l.1) como sujeito.

Comentrio: no perodo inicial, o sujeito Inovar est explcito j no incio dele. Na linha 4, o mesmo sujeito foi ocultado. Resposta: item certo.

9.

(Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) No h quem no se arrepie ao ler como o jovem Nabuco descobriu que a tepidez do que parecia a ordem natural das coisas, de menino mimado pelas mucamas, era na verdade brutal e amarga. Era menino ainda, estava sentado no patamar da escada superior da casa onde havia sido criado pela madrinha. O sujeito de era a ordem natural das coisas.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Comentrio O termo indicado pela banca examinadora integra a orao adjetiva restritiva que parecia a ordem natural das coisas. Nela, o verbo parecia de ligao; o pronome relativo que funciona como sujeito desse verbo; o termo a ordem natural das coisas predicativo desse sujeito. O sujeito do verbo Era (em negrito) est oculto (ele) no perodo e tem como referncia o termo o jovem Nabuco. Resposta Item errado.

10. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) Inovar recriar de modo a agregar valor e incrementar a eficincia, a produtividade e a

competitividade nos processos gerenciais e nos produtos e servios das organizaes. Ou seja, o fermento do crescimento econmico e social de um pas. A forma verbal est flexionada no singular porque, na orao em que ocorre, subentende-se Inovar como sujeito. Comentrio No perodo inicial, o sujeito Inovar est explcito j no incio dele. No perodo seguinte, o mesmo termo foi ocultado. Repare bem: Inovar recriar... Ou seja, [inovar] o fermento... Resposta Item certo.

[...]
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 10

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

11. (Cespe/Correios/Agente de Correios/2011 adaptada) Com relao aos sentidos e aspectos lingusticos do texto, julgue o item seguinte. O sujeito das oraes Foi adolescente (l.6) e Chegou idade adulta (l.9-10) remete a A atual gerao de adultos (l.3-4). Comentrio isso mesmo. Embora o termo no esteja materialmente expresso na orao, ele pode ser subentendido por meio do contexto. Trata-se, portanto, de um caso de sujeito oculto. Resposta Item certo.

[...]

12. (Cespe/Correios/Agente de Correios/2011 adaptada) Considerando as ideias e a estruturao sinttica do texto, julgue o item seguinte. O sujeito da orao Resume o historiador Marco Antonio Villa (l.9) est oculto. Comentrio Intuitivamente, sabemos que a posio do sujeito

naturalmente antes do verbo. O examinador se aproveitou disso para dizer que o sujeito no est materialmente expresso na orao. Mentira dele! O que aconteceu foi a inverso do termos: o verbo iniciou a orao e o sujeito surgiu logo aps. Que tal lermos tudo com outra ordenao: O historiador Marco Antonio Villa resume... (o sujeito simples est em negrito).
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 11

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Resposta Item errado.

1.3

Composto

possui mais de um ncleo.

O professor, a diretora e eu samos cedo. O lazer e o esporte conduzem sade mental e fsica.

13. (Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) A capacidade de associao, ou o poder de conectar perguntas, problemas ou ideias de campos distintos e aparentemente sem nenhuma relao entre si, fundamental no DNA do inovador. O sujeito de fundamental no DNA do inovador composto, j que enumera mais de um assunto e os separa por meio de vrgula. Comentrio Sujeito composto caracteriza-se por ser constitudo por mais de um ncleo, e no por enumerar mais de um assunto e os separar por meio de vrgula. O sujeito da orao indicada o termo A capacidade de associao, cujo ncleo o substantivo capacidade. Resposta Item errado. 1.4 Indeterminado aquele que no se pode ou no se quer

determinar, podendo ocorrer de duas maneiras basicamente: a) colocando-se o verbo na terceira pessoa do plural, sem que haja referncia a outro termo anteriormente identificado. Telefonaram para voc. Gritaram muito. b) colocando o pronome oblquo se junto a verbos de ligao, intransitivos, transitivos indiretos ou transitivos diretos cujos objetos diretos estejam preposicionados; os verbos ficam sempre na terceira pessoa do singular: Ficou-se feliz.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 12

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Vive-se bem. Gosta-se de voc. Bebeu-se do vinho. (caso a preposio fosse retirada

bebeu-se o vinho , teramos uma voz passiva sinttica com sujeito representado pelo termo o vinho).

A mais, seus

qualidade uma

do

ambiente fonte de de

urbano cobrana

torna-se, da nessa

cada

vez sobre

destacada

populao rea, uma a

governantes. So Paulo de

Repleta

problemas nos das ltimos

cidade notvel que

de

experimenta, comportamento

anos,

mudana

autoridades

municipais,

passam a incorporar o tema em suas prioridades de gesto. [...]


Folha de S.Paulo. Editorial, 8/1/2009 (com adaptaes).

14. (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) O emprego do pronome se (l.1) indica que a orao em que o verbo est inserido tem sujeito indeterminado. Comentrio Na linha 1, o pronome parte integrante do verbo de ligao tornar-se, tambm conhecido como verbo pronominal, e no se confunde com o primeiro exemplo da letra b. L, o verbo ficar de ligao, mas no pronominal; o se ndice de indeterminao do sujeito, e no parte integrante do verbo. Conclui-se que o sujeito da forma verbal torna-se (l. 1) o termo A qualidade do ambiente, que est bem determinado, expresso no texto. Resposta Item errado. [...] Todavia, se foi somente aps a Independncia no Brasil, a que comeou a

manifestar

explicitamente,

preocupao

com
13

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

isolamento

das

regies

do

pas

como

um

obstculo

ao

desenvolvimento econmico. [...]


Olmpio J. de Arroxelas Galvo. In: Internet: <www.ipea.gov.br> (com adaptaes).

15. (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Em se manifestar (l.6), o se indica sujeito indeterminado. Comentrio Voc j aprendeu a indeterminar o sujeito e pode verificar que ele no ocorre no trecho indicado. O sujeito est muito bem determinado, porm aparece depois do verbo. Vamos reorganizar o trecho: a preocupao com o isolamento das regies do pas como um obstculo ao desenvolvimento econmico comeou a se manifestar. O termo sublinhado o sujeito da locuo verbal. Resposta Item errado.

1.5

Inexistente ou orao sem sujeito

ocorre quando o fato expresso

na orao no pode ser atribudo a nenhum ser, surgindo um dos chamados verbos impessoais, os quais ficam sempre na terceira pessoa do singular (com rarssimas excees). Observe os seguintes casos: a) verbos que exprimem fenmenos da natureza: chover, nevar, gear, amanhecer, entardecer etc. Est amanhecendo. Trovejou violentamente. ATENO! Choveram flores sobre os noivos. o verbo foi empregado com

sentido figurado (conotativo), por isso possui sujeito (simples). b) utilizando-se o verbo haver no sentido de existir, acontecer, ou indicando tempo decorrido. Aqui h alunos estudiosos. Houve muitas brigas depois do jogo.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 14

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

H meses no o via. ATENO! O verbo ter, de acordo com a norma culta, s pode ser empregado na orao quando indicar posse e possuir sujeito. Caso contrrio, ser substitudo pelo verbo haver no sentido de existir. O aluno no teve aula. correto No tem aula. errado / No h aula. correto

16. (Cespe/EBC/Cargos de Nvel Superior/2011) As oraes So tantos os espaos para a dita participao popular (l.1) e no h espaos de visibilidade claros (l.11) so exemplos de orao sem sujeito. Comentrio A primeira orao possui sujeito. Ele apareceu posposto ao verbo, o que normalmente dificulta a anlise dos candidatos (eles costumam confundir o sujeito com o objeto direto). Repare: So tantos os espaos.... Mas a segunda orao realmente no possui sujeito. O verbo haver foi usado com sentido de existir, o que o torna impessoal. Resposta Item errado.

uma

grande

iluso

imaginar

que

Brasil

estar

entre

as cinco maiores economias do mundo na dcada atual se no realizar


4

investimentos pesados em um novo

padro

de energia,

independente da utilizao de petrleo. [...]


Delfim Netto. Frmulas de crescimento. Internet: <www.cartacapital.com.br> (com adaptaes).

17. (Cespe/AGU/Agente Administrativo/2010) No texto, a forma verbal (l.1) inicia uma orao com sujeito inexistente.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

15

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Comentrio A posio natural do sujeito antes do predicado; porm a posposio do sujeito ao verbo algo comum em nossa Lngua. Veja alguns exemplos: muito fcil esta questo! Breve desapareceram os dois guerreiros... (Jos de Alencar) Foi isso o que aconteceu no primeiro perodo do texto. O sujeito imaginar que o Brasil estar... encontra-se posposto ao predicado. Note que o sujeito surgiu sob a forma de orao reduzida (imaginar) e que ainda podemos analisar a orao que o Brasil estar como objeto direto (imaginar o qu? imaginar que o Brasil estar...). Convm lembrar que, nas oraes sem sujeito, o contedo verbal no atribudo a nenhum ser; seu verbo impessoal, empregado sempre na terceira pessoa do singular. So verbos impessoais: haver (nos sentidos de existir, acontecer, realizar-se, decorrer) e fazer, passar (de), ir (para), ser e estar com referncia ao tempo. Fazia um frio intenso. Era no ms de agosto. Se estiver calor, abra a janela, J passava das dez horas da noite! Ia para trs anos que estudvamos. Resposta Item errado.

18. (Cespe/CEF/Arquiteto/2010) A populao carcerria no Brasil composta fundamentalmente por jovens entre 18 e 29 anos de idade. Vale a pena deix-los sem futuro? Na orao Vale a pena deix-los sem futuro?, o sujeito inexistente.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

16

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Comentrio O sujeito existe e a orao reduzida de infinitivo deix-los sem futuro. Normalmente, as oraes subordinadas substantivas subjetivas vm pospostas ao verbo da orao principal. Cuidado para no confundi-las com um objeto direto. Resposta Item errado.

c) utilizando-se

verbo

fazer

exprimindo

fenmeno

da

natureza ou tempo decorrido. Faz muito calor aqui. Faz anos que no o vejo. ATENO! Fazem dois dias de vida os bebs. nesse exemplo, o fato

expresso na orao foi atribudo ao termo os bebs; sendo ele, pois, o sujeito.

d) utilizando-se o verbo ir exprimindo tempo decorrido. Vai para uns quinze anos escrevi uma crnica do Curvelo.

e) utilizando-se o verbo ser indicando distncia ou tempo decorrido. Da minha casa tua so dez quilmetros. uma hora e trinta minutos. // So duas horas. Hoje so oito de maio. // Hoje dia oito de maio. Observe que a verbo SER concorda com a expresso que indica a distncia ou o tempo decorrido.

2.

Predicado

tudo aquilo que se declara a respeito do sujeito;

em termos prticos, equivale a tudo que diferente do sujeito e do vocativo, quando este ocorre.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 17

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

noite, a temperatura diminuiu.


sujeito predicado

Ateno! Em todo predicado necessariamente existe um verbo, que o que de fato caracteriza uma orao, j que pode haver orao sem sujeito, como voc j perceber.

TIPOS DE PREDICADO Verbal possui como ncleo um verbo nocional (ou uma locuo

2.1

verbal), isto , um verbo que exprime ao, acontecimento, fenmeno natural, desejo, atividade mental (so mais conhecidos como verbos transitivos e verbos intransitivos) Ele est correndo. Eu amo minha esposa. Precisa-se de professores. Dei um presente a ela. 2.2 Nominal possui como ncleo um nome (adjetivo, substantivo ou

outra palavra com valor substantivo), que desempenha a funo de predicativo do sujeito (termo que caracteriza o sujeito, tendo como intermedirio um verbo); seu verbo no-nocional (mais conhecido como verbo de ligao). Ele est cansado. Voc parece um monstro. A vida um constante retomar. (note que aqui o verbo retomar foi substantivado pela presena do artigo indefinido um).

ATENO! Verbos podem variar de regime de acordo com o sentido que possuem na orao. Esse o caso, por exemplo, do verbo ESTAR. Em Ele est correndo, o verbo est auxiliar e integra uma locuo verbal indicativa de
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 18

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

um processo, uma ao. Diferente o seu emprego em Ele est cansado, frase em que o mesmo verbo agora tomado como no nocional, ou de ligao. Na primeira frase, tem-se predicado verbal; na segunda, nominal. Variao semelhante pode ser observada tambm nos seguintes exemplos: A correnteza virou a canoa e A lagarta virou borboleta. No primeiro caso, o verbo virou indica uma ao; , pois, nocional e ncleo do predicado verbal. J no segundo, seu valor semntico indica uma mudana de estado; sendo, portanto, no nocional e integrante de predicado nominal cujo ncleo o termo lagarta.

2.3

Verbo-Nominal

apresenta dois ncleos: um verbo (que ser

sempre nocional) e um nome (que funcionar como predicativo do sujeito ou do objeto).

Os excursionistas voltaram exaustos da caminhada.

O ato foi acusado de ilegal.

Consideramos inaceitvel a proposta apresentada.

Termos Integrantes da Orao 1. Complemento Verbal termo que completa o sentido dos

verbos transitivos. 1.1 Objeto Direto (OD) completa o sentido de um verbo transitivo

direto e, normalmente, aparece sem preposio (a preposio no obrigatria). Quero glria e fama.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 19

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Os jornais nada publicaram. ATENO! Em alguns casos, o OD vem representado por uma orao (a qual chamamos de orao subordinada substantiva objetiva direta). No quero que fiques triste. Os pronomes oblquos tambm representam complementos

verbais, porm os pronomes o, a, os, as s funcionam como OD. Comprei-o hoje. Puseram-na de joelhos. Irei levar-te de carro. s vezes, pode o objeto direto vir regido por preposio (objeto direto preposicionado). So casos especiais de ocorrncia. Seja como for, esteja certo de que a regncia do verbo (e no a preposio) que determinar se o complemento ou no objeto direto. Tome nota dos casos mais frequentes: a) Com verbos que exprimem sentimentos: Amamos a Deus. No amo a ningum. b) Para evitar ambiguidade: Ama-se aos pais. Notadamente aos mais desfavorecidos atingem essas medidas. c) Por motivo de nfase: A mdico, confessor e letrado nunca enganes. Cumpri com a minha palavra. d) Diante de pronome oblquo tnico: Rubio esqueceu a sala, a mulher e a si. O novo horrio incomoda a mim.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 20

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Tambm pode o OD vir representado, repetidamente, por um pronome oblquo tono ou tnico. o que chamamos de objeto direto pleonstico (ODP) rvore, filho e livro, queria-os perfeitos.
OD ODP

Encontrou-nos a ns.
OD ODP

O que o que ?
1

Se de quem

recebo no

um gosto

presente como

dado se

com chama

carinho o que

por

pessoa Uma

sinto?

pessoa de quem no se gosta mais e que no gosta mais da


4

gente

como e de

se

chama

essa

mgoa ter

e sido e

esse

rancor? por

Estar uma se

ocupado,

repente

parar

por

tomado idiota

desocupao
7

beata,

milagrosa,

sorridente

como

chama o que se sentiu? O nico modo de chamar perguntar: como se chama? At hoje s consegui nomear com a prpria

pergunta. Qual o nome? e este o nome.


Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 199.

19. (Cespe/IRBr/Diplomata/2009) Nos segmentos como se chama o que sinto? (l. 2) e e que no gosta mais da gente (l. 3-4), os pronomes relativos exercem a mesma funo sinttica. Comentrio O primeiro passo isolarmos as oraes que os pronomes relativos integram: (1) [que sinto] (2) [e que no gosta mais da gente]. O segundo passo identificarmos os termos aos quais os pronomes relativos fazem referncia. Esses termos encontram-se, via de
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 21

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

regra, anteriores aos prprios pronomes relativos e so conhecidos como termos antecedentes. O pronome relativo em (1) se refere ao termo o (= aquilo), pronome demonstrativo, presente na orao (3) [como se chama o]. O pronome relativo em (2) se refere ao termo uma pessoa presente na orao (4) [Uma pessoa de quem no se gosta mais]. O terceiro passo substituirmos os pronomes relativos pelos termos a que fazem referncia, reescrevendo a orao subordinada adjetiva preferencialmente na ordem direta: (1.1) [sinto aquilo] (1.2) [e uma pessoa no gosta mais da gente] Ao analisarmos as funes sintticas dos termos aquilo e uma pessoa, verificamos que exercem, respectivamente, as funes de objeto direto da forma verbal sinto e de sujeito da forma verbal gosta. Dessa forma, descobrimos tambm as funes sintticas que a banca examinadora nos prope, visto que os pronomes relativos so seus

correspondentes semnticos nas oraes em que surgem. Resposta Item errado. [...] coletivamente, produtividade
16

Para s haver seus vantagens

a na busca forem

sociedade, de maior

quando

resultados

distribudos

para elevar o nvel de bem-estar coletivo. [...]


Henrique Rattner. Tecnologia e sociedade. In: Internet: <www.espacoacademico.com.br> (com adaptaes).

20. (Cespe/IPAJM/Advogado/2010) A coerncia e a correo gramatical do texto seriam mantidas ao se substituir s haver (l.14) por s existir.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 22

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Comentrio

Preste

muita

ateno

agora:

termo

que

funciona

sintaticamente como objeto direto do verbo haver sujeito em relao ao verbo existir. Com o verbo haver no h necessidade de concordncia, mas com o verbo existir sim. Observe: ...s haver vantagens... (objeto direto) ...s existiro vantagens... (sujeito) Resposta Item errado.

[...] acrescentar
16

Cumpre que, no enfrentamento a do desafio de de incluso as

social,

emerge

cristalina

necessidade

fortalecer

instituies democrticas. Nessa


19

linha de

de

pensamento a

em

que

se

procura

reverter na

um

processo

descrena, de 1988

defensoria (CF)

pblica, de

erigida

Constituio essencial
22

Federal justia,

condio relevante das

instituio espao no com

precisa de

preencher reduo

compromisso promoo no s do a

constitucional

desigualdades,

integral acesso

justia. Assim definida, cabe-lhe pois sem pouco, que se ou nada, valem na

assistncia

judiciria,

25

direitos

formalmente

reconhecidos,

concretizem

vida das pessoas e dos grupos sociais. Aquilo de que se precisa, de uma vez por todas, compreende igualmente um conjunto de
28

atividades

extrajudiciais em de um

e pas de

de

informao, analfabetos e

extremamente semianalfabetos, conscincia de

imprescindvel com
31

intuito

proporcionar se

aos verem

necessitados como

seus

direitos,

fazendo-os

partes

integrantes

desse pas, ou seja, como cidados.


Tatiana de Carvalho Camilher. O papel da defensoria pblica para a incluso social rumo concretizao do estado

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

23

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

democrtico de direito. Internet: <www.conpedi.org> (com adaptaes).

21. (Cespe/DPU/Analista Tcnico Administrativo/2010) A respeito de aspectos sintticos do texto, assinale a opo correta. (A) A forma verbal compreende (l.27) concorda com o respectivo sujeito: um conjunto de atividades extrajudiciais e de informao (l.27-28). (B) Na linha 16, o deslocamento do vocbulo cristalina para imediatamente depois de necessidade no interfere no sentido nem na estrutura sinttica do trecho. (C) Na linha 18, o vocbulo que retoma linha de pensamento e pode, juntamente com a preposio que o antecede e sem prejuzo gramatical ou de sentido para o texto, receber artigo definido masculino e ser reescrito da seguinte forma: no qual. (D) O pronome lhe (l.23) faz referncia a defensoria pblica (l.19). (E) O termo direitos formalmente reconhecidos (l.25) exerce funo de complemento de ambas as formas verbais valem (l.24) e concretizem (l.25). Comentrio Alternativa A: o verdadeiro sujeito da forma verbal

compreende o termo Aquilo. A expresso um conjunto de atividades extrajudiciais e de informao complementa o significado do verbo

compreender; , pois, o seu objeto (direto). Alternativa B: no original, o termo cristalina funciona sintaticamente como o predicativo do sujeito necessidade (predicativo do sujeito o termo que exprime um atributo, um estado ou modo de ser do sujeito). Vamos reescrever a passagem como a banca props: emerge a necessidade cristalina de fortalecer as instituies democrticas. Agora o adjetivo cristalina exerce a funo de adjunto adnominal, termo que caracteriza ou determina os substantivos. Alternativa C: em resumo, o que o examinador sugere que no h problemas na seguinte estrutura: Nessa linha de pensamento no qual
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 24

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

se procura reverter um processo de descrena.... No bem assim. O pronome relativo que neutro (serve tanto para substituir seres do gnero masculino quanto do gnero feminino); mas o pronome o qual no. O ncleo da expresso linha de pensamento (que foi por mim sublinhado) impe-nos o uso da forma equivalente ao feminino: a qual. Alternativa E: faamos a pergunta ao verbo: O que vale?. A resposta o sujeito dele: direitos formalmente reconhecidos. Portanto esse termo no pode ser o complemento (objeto) da forma verbal valem. Tambm no o da forma verbal concretizem. Desta tambm sujeito. Observe que a voz verbal est apassivada pelo pronome se. Esclarea isso transformando a passiva sinttica em passiva analtica: sem que [direitos formalmente reconhecidos] sejam concretizados. Resposta D

22. (Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) Absorvia-a no leite preto que me amamentou; ela envolveu-me como uma carcia muda toda a minha infncia, escreveu Joaquim Nabuco sobre a escravido que conheceu como menino, em um engenho pernambucano. Por felicidade da minha hora, eu trazia da infncia e da adolescncia o interesse, a compaixo, o sentimento pelo escravo o bolbo que devia dar a nica flor da minha carreira. O vocbulo que, destacado acima, pertence mesma categoria gramatical e exerce, respectivamente, funo sinttica de objeto direto e de sujeito. Comentrio Quanto categoria gramatical, est certa a declarao da banca examinadora, pois os vocbulos negritados so pronomes relativos. Note que eles substituem, respectivamente, os termos leite preto e bolbo. Sintaticamente, funcionam como sujeito do verbo amamentou (O leite preto me amamentou.) e sujeito da locuo devia dar (O bolbo devia dar...)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 25

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Resposta Item errado.

[...] essa agilidade, muito provavelmente, o que teve a como nossa objetivo ateno

exclusivo [...]

permitir-nos

decidir

merecia

D. Goleman. Inteligncia emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007, p. 305-6 (com adaptaes).

23. (Cespe/TJ-ES/Analista Judicirio/Taquigrafia/2011) A expresso como objetivo exclusivo (L.5-6) exerce a funo de complemento direto da forma verbal teve (L.5). Comentrio No verdade. O complemento direto (ou simplesmente objeto direto) da forma verbal teve oracional: permitir... (= ISSO). Repare: teve ISSO como objetivo exclusivo. A forma verbal teve equivale-se a considerou: considerou ISSO como objetivo exclusivo. Trata-se, portanto, de um verbo transobjetivo, isto , um verbo que vem acompanhado de predicativo do objeto. Esta a funo sinttica do termo como objetivo exclusivo. Resposta Item errado.

24. (Cespe/Correios/Analista de Correios/Letras/2011) Em Quando o carteiro chegou/e meu nome gritou (L.38-39), os sujeitos gramaticais o carteiro e meu nome esto antepostos a seus respectivos predicados verbais. Comentrio Voc se lembra do que eu disse sobre a ordem SUJEITO VERBO OBJETO e sobre a possibilidade de inverso para confundir o candidato? Pois foi isso que ocorreu novamente. No porque o termo meu nome est antes do verbo gritou que vamos classific-lo como sujeito. Faa-se as seguintes perguntas: Quem gritou? e Gritou o qu?. O carteiro

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

26

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

gritou meu nome. Pronto, ficou claro que meu nome funciona como objeto direto do verbo. Resposta Item errado.

1.2

Objeto Indireto (OI)

completa o sentido de um verbo transitivo

indireto e, normalmente, aparece preposicionado. Preciso de ajuda. Duvidava da riqueza da terra. ATENO! Em alguns casos, o OI vem representado por uma orao (a qual chamamos de orao subordinada substantiva objetiva indireta). Preciso de que me ajude. J vimos que os pronomes oblquos podem representar

complementos verbais, porm os pronomes lhe e lhes s funcionam como OI: Dei-lhe o livro. As noites no lhes trouxeram repouso. No me pertencem os seus culos. Semelhantemente ao que acontece com o objeto direto, o objeto indireto pode tambm ser representado, repetidamente, por um pronome oblquo tono ou tnico ou por pronome de tratamento (objeto indireto pleonstico): A mim, ensinou-me tudo. Aos meus escritores, no lhes dava importncia. Quem lhe disse a voc que estavam no palheiro?

25. (Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) A coordenadora da CTPE, Zilda Cavalcanti, atribui o crescimento dos transplantes no estado ao trabalho contnuo de sensibilizao da populao para o tema. Buscamos levar
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 27

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

mais informao s pessoas e aos profissionais de sade para mudar a cultura que existe sobre transplantes. As formas verbais levar e mudar no apresentam complemento introduzido por preposio. Comentrio Somente o verbo mudar transitivo direto e no possui complemento (a cultura = objeto direto; o a artigo) introduzido por preposio. O verbo levar foi empregado como bitransitivo e seu

complemento indireto (s pessoas e aos profissionais de sade) regido pela preposio a, que se aglutinou com o artigo a, dando origem crase (). Resposta Item errado.

26. (Cespe/Correios/Agente de Correios/2011 adaptada) A respeito de aspectos lingusticos do texto, assinale a opo correta. (A) No primeiro verso, a expresso estas mal traadas linhas um dos complementos da forma verbal Escrevo. (B) As expresses meu amor (v.1) e por favor (v.3) exercem a funo de aposto. (C) No pedido de desculpa pelos erros (v.3), o autor da carta comete o seguinte erro: emprego da forma verbal desculpes, em vez de desculpe. (D) No verso 5, os vocbulos Talvez e at expressam circunstncias de tempo.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 28

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Comentrio Lembre-se de que complemento verbal outra forma de se referir a objeto direto e objeto indireto. O verbo Escrevo bitransitivo (escrevo algo a algum). Os termos te e estas mal traadas linhas constituem, respectivamente, seu objeto indireto e objeto direto. Portanto a letra A est correta. A respeito do complemento indireto, a preposio desnecessria porque o pronome oblquo tono. Por eliminao, podemos descartar a letra B, j que o termo meu amor vocativo (termo que serve para interpelar, invocar o

interlocutor). Tambm possvel eliminar a letra C, pois no h erro. A forma verbal desculpes (presente do subjuntivo) est adequada porque o

interlocutor est representado pela segunda pessoa do singular (leia as linha 1, 4 e 7 novamente). Finalmente, a letra D tambm deve ser desconsiderada: Talvez indica dvida. Resposta A

2.

Complemento Nominal (CN)

termo que integra ou limita o

sentido de um advrbio, adjetivo ou substantivo abstrato; aparece sempre preposicionado e indica o alvo ou o paciente da declarao. Agiu favoravelmente a ambos. (o termo em destaque

complementa o sentido do advrbio favoravelmente). O fumo prejudicial sade. (o termo em destaque complementa o significado do adjetivo prejudicial). Tenho confiana em ti. (agora, o substantivo abstrato

confiana que tem seu valor semntico complementado pelo termo em negrito). A funo de CN representada por um substantivo ou por qualquer palavra substantivada, conforme se depreende dos exemplos anteriores. Isso

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

29

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

quer dizer que essa funo sinttica tambm pode ser exercida por uma orao (subordinada substantiva completiva nominal): Estou com vontade de suprimir este captulo. A fim de que voc se sinta seguro na hora de identificar o CN e no o confundir com o adjunto adnominal (ADJ. ADN.), eis algumas dicas importantes: I. adjetivo CN. Ela mora perto do curso. (CN) II. Substantivo concreto no admite CN. Todo termo preposicionado que depende de advrbio ou

Comprei o livro de Machado de Assis. (ADJ. ADN.) III. Todo termo que depende de substantivo abstrato ser CN se

a preposio no for de. A alegria na paz infinita. (CN) IV. Caso a preposio seja de, o termo preposicionado ser CN

quando sofrer a ao (termo paciente) ou for o alvo dela; e ser ADJ. ADN. quando praticar a ao (termo agente) ou for a origem dela e ainda quando transmitir a ideia de posse. A descoberta da vacina foi benfica. (CN note que a expresso da vacina indica o que foi descoberto). A descoberta do cientista foi benfica. (ADJ. ADN. agora, o termo do cientista expressa o agente da ao de descobrir).

[...]
13

Tendo das

como distantes de uma pioneiros da e

principal isoladas provncias

propsito com vistas

interligao constituio unificada,

nao-Estado promoo dos

verdadeiramente transportes no
30

esses

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

16

pas

explicitavam era nacional

firmemente enormemente de

sua

crena pela e um

de

que de que

o um o

crescimento sistema
19

inibido

ausncia de

comunicaes constitua

desenvolvimento

dos

transportes

fator

crucial

para o alargamento da base econmica do pas. [...]


Olmpio J. de Arroxelas Galvo. In: Internet: <www.ipea.gov.br> (com adaptaes).

27. (Cespe/Detran-DF/Analista/2009)

preposio

em

de

que

desenvolvimento (l.18-19) exigida pela regncia da palavra crena (l.16). Comentrio Estamos diante de um complemento nominal, termo que integra ou limita o sentido de um advrbio, adjetivo ou substantivo abstrato; aparece sempre preposicionado e indica o alvo ou o paciente do processo. A preposio conecta o substantivo abstrato crena (l.16) ao seu complemento. Resposta Item certo.

16

[...] embora a

Finalmente, formao de novos sujeitos

considero sociais e polticos e

que, de

arenas de participao da sociedade na formulao e gesto das


19

polticas constitui, equao

pblicas ao entre

traga

as

marcas

de

nossa

trajetria aberta na

histrica, outra

mesmo

tempo,

possibilidade e

para

universalismo

particularismo

sociedade

22

brasileira.
Jeni Vaitsman. Desigualdades sociais e particularismos na sociedade brasileira. In: Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, n. 18 (Suplemento), p. 38 (com adaptaes).

28. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) Por meio da conjuno e, empregada duas vezes na linha 17 e uma vez na linha 18, estabelecida a seguinte organizao de ideias: a primeira ocorrncia liga duas
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 31

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

caractersticas

de

novos

sujeitos

(l.17);

segunda

liga

dois

complementos de formao (l.17); a terceira, dois complementos de arenas de participao da sociedade (l.18). Comentrio: primeira ocorrncia os termos so os adjetivos sociais e poticos, que funcionam como adjuntos adnominais; segunda ocorrncia a conjuno articula dois termos que so o alvo da formao, isto , so verdadeiros complementos nominais; terceira ocorrncia aqui o raciocnio anterior se repete, mas agora em relao expresso arenas de participao da sociedade. Resposta: item certo.

29. (Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) o chamado efeito Mdici, em aluso exploso criadora deflagrada em Florena quando o cl Mdici reuniu gente de toda uma srie de disciplinas escultores, cientistas, poetas, filsofos, pintores, arquitetos na cidade. A interao de todos fez brotar novas ideias no cruzamento das disciplinas, o que deu origem ao Renascimento, uma das eras mais criativas da histria. O nome aluso e o verbo deu tm complementos introduzidos pela mesma preposio. Comentrio A questo tratou ao mesmo tempo de complementos nominal e verbal. O complemento nominal vem obrigatoriamente preposicionado; o complemento verbal que vem obrigatoriamente preposicionado o objeto indireto. Eis, ento, o complemento do nome aluso: exploso criadora, e o complemento indireto do verbo deu: ao Renascimento, ambos

introduzidos pela preposio a. Resposta Item certo.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

32

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...] liberdade
13

poltica,

aos

Estados

democrticos.

Um

outro

reconhecimento so a mais alta expresso do esprito laico que caracterizou o nascimento da Europa moderna, entendendo-se

esse esprito laico como o modo de pensar que confia o destino


16

do regnum hominis (reino do homem) mais razo crtica que aos impulsos da f, ainda que sem desconhecer o valor de uma [...]
Norberto Bobbio. Elogio da serenidade e outros escritos morais. So Paulo: Editora UNESP, 2002, p. 149 (com adaptaes).

30. (Cespe/TJ-ES/Analista Judicirio/Taquigrafia/2011) As expresses do esprito laico (L.13) e da f (L.17) complementam, respectivamente, os vocbulos expresso e impulsos. Comentrio Repare que as expresses limitam o significado dos vocbulos expresso e impulsos, caracterizando-os. Observe ainda que esprito laico e f servem como agentes desencadeadores das respectivas aes: o esprito laico expressa...; a f impulsiona...Tambm est presente nos dois casos a ideia de posse/pertena: a expresso dele, ou seja, do esprito laico; os impulsos so dela, ou seja, da f. Portanto as expresses destacadas so adjuntos adnominais, e no complementos nominais. Resposta Item errado.

3.

Agente da Passiva

termo que, na voz passiva, pratica a ao

expressa pelo verbo, a qual sofrida pelo sujeito. As ruas foram lavadas pelas chuvas. Mariana era apreciada por todos quantos iam a nossa casa. A voz passiva, como regra geral, uma flexo pertinente aos verbos transitivos diretos.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 33

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

O termo que funciona como agente da passiva vem sempre introduzido por preposio (por, per, de). A voz passiva sempre apresenta sujeito, o qual o paciente da ao expressa pelo verbo; A voz passiva analtica (ou verbal) pode apresentar agente da passiva, mas a voz passiva sinttica (ou pronominal) como regra geral no apresentar agente da passiva. O aluno leu o livro. (voz ativa com sujeito simples: O aluno). O livro foi lido pelo aluno. (voz passiva analtica; o termo destacado o agente). Vendem flores. (voz ativa com sujeito indeterminado). Flores so vendidas. (voz passiva analtica sem agente da passiva). Vendem-se flores. (voz passiva sinttica sem agente da passiva). Contudo, s vezes somos contrariados pela dinmica da Lngua, que nem sempre se ajusta rigidez gramatical. Gramticos como Cegalla (2008:356), por exemplo, so bem contundentes quando tratam desse assunto. Ele diz que Na passiva pronominal [ou sinttica] no se declara o agente. Veja trs exemplos que o eminente professor apresenta em sua obra: Nas ruas assobiavam-se as canes dele pelos pedestres. (errado) Nas ruas eram assobiadas as canes dele pelos pedestres. (certo) Assobiavam-se as canes dele nas ruas. (certo)

[...]

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

34

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

31. (Cespe/PC-CE/Inspetor de Polcia/2012) Na linha 3, a expresso pelas redes transnacionais de poder indica o agente da ao verbal de ultrapassar. Comentrio A questo nada mais abordou do que conceitos sobre voz passiva e, consequentemente, sobre agente da passiva. Observe a locuo verbal foi ultrapassada, com verbo auxiliar ser e verbo principal ultrapassar no particpio. Note que o sujeito sua soberania sofre a ao de ser ultrapassada. Isso caracteriza voz passiva verbal ou analtica. Agora perceba que o termo preposicionado pelas redes transacionais de poder o responsvel pela ao de ultrapassar. Resposta Item certo.

Bem, j estamos na metade desta aula. compreensvel que voc esteja meio cansado. Tenho conscincia de que muita informao ao mesmo tempo. Mas, sinceramente, julgo importantes esses conceitos sobre os termos da orao. Se voc no conseguir compreender a relao estabelecida entre eles, ter dificuldades de responder corretamente s questes de prova. Logo, avance mais um pouquinho. Vamos l!

Termos Acessrios da Orao 1. Adjunto Adnominal termo de valor adjetivo que serve para

especificar ou delimitar o significado do substantivo, podendo ser expresso por: a) b) c) d) e) adjetivo: Compareceram pessoas interessadas. locuo adjetiva: Era um homem de conscincia. artigo: O mar era um lago sereno e azul. pronome adjetivo: Minha camisa igual sua. numeral adjetivo: Casara-se havia duas semanas.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

35

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

f)

orao adjetiva: Os cabelos, que eram fartos e lisos,

caram-lhe pelo rosto. ATENO! o mesmo substantivo pode vir acompanhado por mais de um adjunto adnominal: As nossas primeiras experincias cientficas

fracassaram. Cuidado para voc no confundir adjunto adnominal com

predicativo do objeto, e vice-versa. Abaixo, separei algumas dicas para facilitlo(a) a distinguir um e outro. Assim como o complemento nominal, o adjunto adnominal tambm parte efetiva do mesmo termo que tem o substantivo como ncleo. Basta substituir esse termo por um pronome substantivo e perceber que o adjunto adnominal tambm desaparece: O novo mtodo facilitou os alunos despreparados.
AA AA Nc. do Suj. AA Nc. do OD AA

Ele facilitou-os.
Suj. OD

A mesma substituio no pode ser feita para o predicativo do objeto: Sua atitude deixou seus amigos perplexos.
AA Nc. do Suj. AA Nc. do OD POD

Ela deixou-os perplexos.


Suj. OD POD

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

36

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...]

democratizao

no

sculo

XX

no se limitou extenso de direitos polticos e civis. O tema


16

da

igualdade

atravessou,

com

maior

ou

menor

fora,

as

chamadas sociedades ocidentais.


Renato Lessa. Democracia em debate. In: Revista Cult, n. 137, ano 12, jul./2009, p. 57 (com adaptaes).

32. (Cespe/MJ-DPF/Agente/2009) Em textos de normatizao mais rgida do que o texto jornalstico, como os textos de documentos oficiais, a contrao de preposio com artigo, como em da igualdade (l.16), deve ser desfeita, devendo-se escrever de a igualdade, para que o sujeito da orao seja claramente identificado. Comentrio De fato, recomenda-se que o artigo que integra o sujeito do verbo (normalmente, este surge no infinitivo) no seja aglutinado preposio que o antecede: Est na hora de a ona beber gua. (certo) Est na hora da ona beber gua. (errado) Mas no trecho indicado pelo Cespe, o sujeito do verbo atravessou est claramente identificado: O tema da igualdade. A locuo adjetiva da igualdade pode ser analisada, isoladamente, como adjunto adnominal de tema, assim como o artigo O. Nesse caso, no h necessidade de desfazer a contrao existente em da (de + a). Resposta Item errado. 2. Adjunto Adverbial termo de valor adverbial que denota as

circunstncias em que se desenvolve o processo verbal, ou intensifica o sentido deste, de um adjetivo ou de um advrbio, podendo ser expresso por: a) b) advrbio: Aqui no fica ningum reprovado. locuo ou expresso adverbial: L embaixo, ns

comeamos a danar sob o sol do meio-dia.


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 37

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

c)

orao subordinada adverbial: Quando acordou, no havia

mais ningum por perto. Os adjuntos adverbiais recebem diversas classificaes, todas de acordo com a circunstncia que indicam. A seguir, apresento apenas uma pequena relao: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) n) o) causa: Por que lhes daria tanta dor? companhia: Vivia com Daniela. condio: Sem estudar, no passar. concesso: Apesar de tudo, estudamos muito. dvida: Acaso fizeste mesmo isso? fim: H homens para tudo. instrumento: Bati-lhe com o chicote. intensidade: Gosto muito de ti. lugar: Veja aonde vai. matria: Esta feita de barro. meio: Voltamos de bote. modo: Vagarosamente ela recolheu o fio. negao: No desanimem. preo: O curso custa cem reais. tempo: Estudaremos at as duas horas.

ATENO! s vezes no possvel precisar a circunstncia expressa pelo adjunto adverbial. Neste exemplo, difcil distinguir se o adjunto adverbial de modo ou de intensidade: Entreguei-me calorosamente quela causa. O que o que ?
1

Se de quem

recebo no

um gosto

presente como

dado se

com chama

carinho o que

por

pessoa Uma

sinto?

pessoa de quem no se gosta mais e que no gosta mais da


4

gente

como

se

chama

essa

mgoa

esse

rancor?

Estar
38

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

ocupado,

de

repente

parar

por

ter

sido e

tomado idiota

por como

uma se

desocupao
7

beata,

milagrosa,

sorridente

chama o que se sentiu? O nico modo de chamar perguntar: como se chama? At hoje s consegui nomear com a prpria

pergunta. Qual o nome? e este o nome.


Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 199.

33. (Cespe/IRBr/Diplomata/2009) Em de repente parar por ter sido tomado por uma desocupao (l. 5-6), a preposio por introduz termo com valor causal, na primeira ocorrncia, e o agente da passiva, na segunda. Comentrio Na primeira ocorrncia, a preposio por integra o adjunto adverbial (por ter sido tomado por uma desocupao) que denota a causa ou o motivo do processo verbal indicado por parar. Acontece que, no mesmo segmento, surge o que se denomina de voz verbal passiva analtica: ter sido tomado (note que a locuo verbal composta pelos auxiliares ter sido que acompanham o principal tomado, que assume a forma nominal caracterstica de particpio). Nesse tipo de voz, o elemento que indica o agente desencadeador do processo verbal classificado de agente da passiva. Conforme explicao dada nesta aula, esse termo da orao surge sempre preposicionado. E no caso em anlise, a preposio que o introduz justamente a preposio por. Resposta Item certo.

Cano do Ver (fragmento)


1

Por viver muitos anos dentro do mato Moda ave

O menino pegou
www.pontodosconcursos.com.br 39

Prof. Albert Iglsia

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

um olhar de pssaro Contraiu viso fontana.


7

Por forma que ele enxergava as coisas Por igual

10

como os pssaros enxergam. As coisas todas inominadas. gua no era ainda a palavra gua.

13

Pedra no era ainda a palavra pedra. E tal. As palavras eram livres de gramticas e Podiam ficar em qualquer posio.

16

Por forma que o menino podia inaugurar. Podia dar s pedras costumes de flor. Podia dar ao canto formato de sol.

19

E, se quisesse caber em uma abelha, era s abrir a [palavra abelha e entrar dentro dela. Como se fosse infncia da lngua.
Manoel de Barros. Poemas rupestres. Rio de Janeiro: Record, 2004.

34. (Cespe/IRBr/Diplomata/2009) Em Por viver muitos anos/dentro do mato (v. 1-2) e ele enxergava/as coisas/Por igual (v. 7-9), a preposio Por, nas duas ocorrncias, introduz uma circunstncia de modo nos perodos em que se insere. Comentrio Novamente estamos s voltas com a preposio por. No primeiro caso, ela introduz orao de valor semntico adverbial que comunica a causa de o menino ter adquirido um olhar de cobra. A compreenso dessa circunstncia seria facilitada se colocssemos o perodo na forma direta: O menino pegou um olhar de cobra por viver muitos anos dentro do mato.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 40

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Em sua segunda ocorrncia, a preposio por realmente indica o modo como o personagem menino via as coisas. A expresso por igual constitui uma locuo adverbial formada por preposio e adjetivo (ver explicao nas pginas 15 e 16). Pode, sem problema algum, ser substituda por igualmente. Resposta Item errado.

[...]
19

preciso, Paulista srie

portanto, seja de

que

o para

esprito toda a no

da cidade. ano

blitz O

na DNA

avenida

estendido pesquisas fatias

Paulistano, pelo
22

realizadas,

passado, elevadas costumam

Datafolha, pessoas que,

revelou nas

surpreendentemente regies da cidade,

de

diversas

caminhar at o trabalho. [...]


Folha de S.Paulo. Editorial, 8/1/2009 (com adaptaes).

35. (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Na linha 22, as vrgulas aps as palavras que e cidade foram empregadas para se isolar adjunto adverbial de lugar deslocado. Comentrio Esta questo envolve tambm o conhecimento sobre a utilizao de vrgula, assunto que ainda no foi tratado neste curso. Entretanto o exerccio til para ratificar nosso conhecimento a respeito de adjuntos adverbiais. Lembre-se de que adjunto adverbial denota as

circunstncias em que se desenvolve o processo verbal, ou intensifica o sentido deste, de um adjetivo ou de um advrbio. No texto, ele assumiu a forma locuo e indica onde a ao de caminhar at o trabalho habitualmente desenvolvida pelas pessoas.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 41

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Resposta Item certo.


7

[...]

Na

primeira

dcada

deste

sculo,

os avanos deram-se em direo a uma agenda social, voltada para


10

reduo anos, a

da

pobreza da

da

desigualdade da

estrutural. do

Nos

prximos

questo

melhoria

qualidade

ensino

deve ser uma obrigao dos governantes, sejam quais forem os ungidos pelas decises das urnas.
Jornal do Brasil, Editorial, 21/1/2010 (com adaptaes).

36. (Cespe/Inca/Cargos de Nvel Mdio/2010) O emprego de vrgula aps anos, em Nos prximos anos, a questo da melhoria da qualidade do ensino deve ser uma obrigao dos governantes (l.9-11), justifica-se por isolar termo adverbial, com noo de tempo, deslocado do final para o comeo do perodo. Comentrio isso mesmo! A expresso Nos prximos anos funciona como adjunto adverbial de tempo. Sua antecipao ocasionou o emprego da vrgula. A mesma funo sinttica exerce o termo Na primeira dcada deste sculo. Resposta Item certo.

37. (Cespe/Correios/Analista

de

Correios/Letras/2011) Se os versos do

fragmento fossem reescritos na ordem sujeito-verbo-complemento verbaladjunto adverbial, a verso correta seria: No palcio da
42

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Cachoeira/Joaquim Silvrio comea/ a redigir sua carta/ com pena bem aparada. Comentrio Temos a impresso de que, 2011, a banca brincou com a ordem dos termos da orao. Vejamos o que temos aqui: - sujeito: Joaquim Silvrio; - verbo: comea a redigir (locuo, que veio intercalada); - complemento verbal: sua carta (objeto direto); - adjunto adverbial: No palcio da Cachoeira (lugar); e com pena bem aparada (instrumento). Reorganizando tudo conforme sugere o examinador: Joaquim Silvrio comea a redigir sua carta no palcio da Cachoeira, com pena bem aparada. Resposta Item errado.

Romance LXXXI ou Dos Ilustres Assassinos


1

grandes oportunistas, sobre o papel debruados, que calculais mundo e vida em contos, doblas, cruzados, que traais vastas rubricas e sinais entrelaados, com altas penas esguias embebidas em pecados! personagens solenes que arrastais os apelidos como paves auriverdes seus rutilantes vestidos, todo esse poder que tendes confunde os vossos sentidos: a glria, que amais, desses que por vs so perseguidos. Levantai-vos dessas mesas, sa de vossas molduras,

que profundas sepulturas nascidas de vossas penas, de vossas assinaturas!


25

30

10

Considerai no mistrio dos humanos desatinos, e no polo sempre incerto dos homens e dos destinos! Por sentenas, por decretos, parecereis divinos: e hoje sois, no tempo eterno, como ilustres assassinos. soberbos titulares, to desdenhosos e altivos! Por fictcia autoridade, vs razes, falsos motivos, inutilmente matastes: vossos mortos so mais vivos; e, sobre vs, de longe, abrem
43

15

35

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

20

vede que masmorras negras, que fortalezas seguras, que duro peso de algemas,

40

grandes olhos pensativos.


Ceclia Meireles. Romanceiro da Inconfidncia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 267-8.

38. (Cespe/PF/Papiloscopista/2012) Os trechos Por sentenas, por decretos (v.29) e Por fictcia autoridade, vs razes, falsos motivos (v.35-36) exercem funo adverbial nas oraes a que pertencem e ambos denotam o meio empregado na ao representada pelo verbo a que se referem. Comentrio O trecho Por sentenas, por decretos exprime o meio empregado para se parecer divino. Funciona, pois, como adjunto adverbial de meio. Entretanto as locues Por fictcia autoridade, vs razes, falsos motivos indicam os motivos inteis que levam algum a matar. Funciona, portanto, como adjuntos adverbiais de causa. Resposta Item errado.

3.

Aposto

termo de carter nominal que se junta a um

substantivo, ou a qualquer palavra substantivada, para explic-lo, especificlo, esclarec-lo, desenvolv-lo ou resumi-lo, classificando-se em: a) explicativo: O professor, um homem muito estudioso,

escreveu vrios livros. b) c) especificativo: A cidade de Paracambi linda. enumerativo: Ele reivindicava vrias coisas: melhor salrio,

assistncia mdica e reduo da carga horria. d) alegres. e) era paixo. resumitivo ou recapitulativo: Amor, alegria, saudade, tudo distributivo: Havia vrias pessoas: umas tristes, outras

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

44

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

O aposto tambm pode vir representado por uma orao (orao subordinada substantiva apositiva). S quero uma coisa: que vocs estudem. O aposto equivale ao termo a que se refere (sujeito, predicativo, complemento verbal, complemento nominal, agente da passiva, etc.).

Ela, Dora, foi muitssimo discreta.


Suj.

As escrituras eram duas: a da hipoteca e a da venda das propriedades.


Pred. do Suj.

O aposto especificativo no vem marcado por sinais de pontuao (dois-pontos, vrgulas, travesses). Esse tipo de aposto , normalmente, um substantivo prprio que individualiza um substantivo comum, prendendo-se a ele diretamente ou por meio de preposio. A cidade de Lisboa linda. O cantor Caetano Veloso foi premiado novamente. O ms de maio o ms das noivas.

Toda de

questo os seu se que

do

conhecimento, e dizer pode ser uma a

como sua

desejo lgica, a de e

penetrar e que

fenmenos funcionamento, deve se

organizao
4

pensada filosofia crtica

partir

do

denominar dedica

superfcie:

aquela

tratar

analiticamente o mundo das superfcies. [...]


Mrcia Tiburi. Uma filosofia da superfcie. In: Cult, ano 11, p. 42 (com adaptaes).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

45

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

39. (Cespe/TCE-Acre/Analista de Controle Externo/2009) Nas linhas de 1 a 3, o trecho como desejo [...] funcionamento tem a funo de explicar ou definir como o conhecimento deve ser entendido no desenvolvimento do texto. Comentrio Observe que o trecho em destaque termo de carter nominal relacionado a substantivo, para explic-lo, esclarec-lo,

desenvolv-lo. Isso o faz lembrar algo? Volte um pouquinho e confira as caractersticas de um aposto, pois essa a funo sinttica do trecho analisado. Resposta Item certo.

[...] A
16

exposio primeiros bebs

das meses ao

gestantes de

poluio, leva

em

especial do

nos peso da

trs dos sade

gestao, um dos

diminuio

nascer, As

principais mais

determinantes e ar vias

infantil. de

consequncias os pulmes sentidas:

imediatas os dias

19

moderadas das

encher so

todos

com o das

metrpoles

logo

entupimento

areas, mal-estar, crises de asma, irritao dos olhos. [...]


35

poluente de morte sem dos

associado fetos o

monxido resulta a dos de da

maior carbono queima do ar

probabilidade
37

(CO),

um

gs dos que

cor

nem

cheiro se

que v,

incompleta
40

combustveis. merece

Como

qualidade

questo

ateno

urgente

administradores

pblicos.
Gazeta do Povo (PR), 8/1/2009 (com adaptaes).

40. (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Na linha 21, as vrgulas utilizadas no interior do perodo que termina na palavra olhos tm a funo de
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 46

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

separar elementos de mesma funo gramatical componentes de uma enumerao. Comentrio Voc j identificou a funo sinttica dos termos separados pela vrgula? Lembra-se do aposto, termo de carter nominal que se refere a um substantivo ou a qualquer palavra substantivada para explic-lo, especific-lo, esclarec-lo, desenvolv-lo ou resumi-lo? Pois os termos enumerados e coordenados entre si esclarecem o significado do termo consequncias Resposta Item certo.

41. (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) O trecho um gs sem cor nem cheiro que resulta da queima incompleta dos combustveis (l.37-38) exerce a funo de aposto. Comentrio Agora ficou fcil atestar a veracidade da informao. O termo apontado aposto explicativo de monxido de carbono. Resposta Item certo.

[...] Diante envolvidos


13

da

impossibilidade aqueles que, de

de

reunio

de

todos sentem vez

os os mais

alguma e

forma, cada

reflexos

das

decises

tomadas

sendo

urgente a tomada de decises em tempo recorde, identificou-se a


16

necessidade

de

eleger

representantes.

Assim

nasceu

democracia representativa, com seus prs e contras. [...]


Tatiana de Carvalho Camilher. O papel da defensoria pblica para a incluso social rumo concretizao do estado democrtico de direito. Internet: <www.conpedi.org> (com adaptaes).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

47

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

42. (Cespe/DPU/Analista

Tcnico

Administrativo/2010)

trecho

entre

travesses nas linhas 12 e 13 explica a expresso todos os envolvidos (l.11-12). Comentrio Esta foi para confirmar o conceito de aposto explicativo. No vai me dizer que, depois de tudo o que foi falado aqui sobre ele, voc errou a questo? Resposta Item certo.

Por fim, quero apresentar-lhe o vocativo. Ele um termo isolado, no faz parte dos termos essenciais, dos termos integrantes nem dos termos acessrios. A funo do vocativo chamar ou interpelar a pessoa a quem nos dirigimos. Vem marcado por pontuao, admite a anteposio de interjeio e no deve ser confundido com o sujeito da orao. Meu amigo, que horas so? (sujeito inexistente) A ordem, meus amigos, a base do governo. (sujeito: A ordem) minha amada, que olhos os teus! (frase nominal).

Romance LXXXI ou Dos Ilustres Assassinos


1

grandes oportunistas, sobre o papel debruados, que calculais mundo e vida em contos, doblas, cruzados, que traais vastas rubricas e sinais entrelaados, com altas penas esguias embebidas em pecados! personagens solenes que arrastais os apelidos como paves auriverdes seus rutilantes vestidos,

que profundas sepulturas nascidas de vossas penas, de vossas assinaturas!


25

30

10

Considerai no mistrio dos humanos desatinos, e no polo sempre incerto dos homens e dos destinos! Por sentenas, por decretos, parecereis divinos: e hoje sois, no tempo eterno, como ilustres assassinos.
48

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

15

todo esse poder que tendes confunde os vossos sentidos: a glria, que amais, desses que por vs so perseguidos. Levantai-vos dessas mesas, sa de vossas molduras, vede que masmorras negras, que fortalezas seguras, que duro peso de algemas,

35

40

soberbos titulares, to desdenhosos e altivos! Por fictcia autoridade, vs razes, falsos motivos, inutilmente matastes: vossos mortos so mais vivos; e, sobre vs, de longe, abrem grandes olhos pensativos.
Ceclia Meireles. Romanceiro da Inconfidncia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 267-8.

20

43. (Cespe/PF/Papiloscopista/2012) No poema, que apresenta uma denncia de atos de abuso de poder, foram utilizados os seguintes recursos que permitem que a poeta se dirija diretamente a um interlocutor: emprego de vocativo nos versos 1, 9 e 33 e de verbos na segunda pessoa do plural, todos no imperativo afirmativo. Comentrio Realmente, as expresses grandes oportunistas (verso 1), personagens solenes (verso 9) e soberbos titulares (verso 33) so vocativos usados para interpelar o interlocutor do poeta, ou seja, aquele(a) com quem se fala, a quem se dirige a palavra. Contudo nem todos os verbos foram conjugados no imperativo afirmativo. Veja, por exemplo, as seguintes formas verbais: calculais (verso 3), no presente do indicativo; traais (verso 5), no presente do indicativo; e arrastais (verso 10), no presente do indicativo. Resposta Item errado.

Ento, voc est pronto para responder s questes do simulado? S faa isso se voc se sentir seguro. Estando com dvida ainda, volte ao ponto especfico e releia a explicao. Se for preciso, faa contato comigo por meio do frum de dvidas.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

49

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Simulado

1. a) b) c) d) e)

O que motivou o apito do juiz foi a necessidade de empregar a nclise para seguir a norma padro. o uso de um objeto direto no lugar de um objeto indireto. a opo pelo pronome pessoal oblquo o em vez de a. a obrigatoriedade da mesclise nessa construo lingustica. a transgresso s regras de concordncia nominal relacionadas ao pronome.

Ajustou, na medida, umas talas de clamo exatas, E, do dorso atravs e da pele, enfiou no quelnio E, conforme pensava, uma pele de boi esticou E dois braos extremos disps, por travessa ajuntados. Sete cordas de tripa de ovelha estendeu harmoniosas. Ao depois de faz-lo, tomou do amorvel brinquedo E coum plectro uma a uma provou cada corda, aos seus dedos Ressoava tremenda.
Homero. Hinos homricos. Hino a Hermes, v. 44-53. Introduo e traduo de Jair Gramacho. Braslia: UnB, 2003.

Com referncia ao texto acima, julgue o item a seguir. No verso Ao depois de faz-lo, tomou do amorvel brinquedo (v.6), o emprego do complemento iniciado por preposio exemplifica recurso estilstico que no altera a transitividade da forma verbal tomou.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

50

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

O espelho O espelho: atravs de seu lquido nada me desdobro. Ser quem me olha e olhar seus olhos nada de nada duplo mistrio. No amo o espelho: temo-o.
Orides Fontela. Poesia reunida (1969-1996). So Paulo: Cosac Naify; Rio de Janeiro: 7letras, 2006, p. 212.

Considerando o texto acima apresentado, um poema da literatura brasileira contempornea, julgue o item a seguir. Na ltima estrofe do poema O espelho, nos versos No amo / o espelho: temo-o, o pronome tono exemplifica uma substituio pronominal caracterizada, na gramtica normativa, como objeto direto pleonstico.

Segurana O ponto de venda mais forte do condomnio era a sua segurana. Havia as belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurana.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

51

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Toda a rea era cercada por um muro alto. Havia um porto principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. S entravam no condomnio os proprietrios e visitantes devidamente

identificados e crachados. Mas os assaltos comearam assim mesmo. Ladres pulavam os muros e assaltavam as casas. Os condminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. As inspees tornaram-se mais rigorosas no porto de entrada. Agora no s os visitantes eram obrigados a usar crach. Os proprietrios e seus familiares tambm. No passava ningum pelo porto sem se identificar para a guarda. Nem as babs. Nem os bebs. Mas os assaltos continuaram. Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurana. Quem tocasse no fio de alta tenso em cima do muro morreria eletrocutado. Se no morresse, atrairia para o local um batalho de guardas com ordens de atirar para matar. Mas os assaltos continuaram. Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladres ultrapassassem os altos muros, e o fio de alta tenso, e as patrulhas, e os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado, erguida dentro do permetro, no conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas. Mas os assaltos continuaram. Foi feito um apelo para que as pessoas sassem de casa o mnimo possvel. Dois assaltantes tinham entrado no condomnio no banco de trs do carro de um proprietrio, com um revlver apontado para a sua nuca. Assaltaram a casa, depois saram no carro roubado, com crachs roubados. Alm do controle das entradas, passou a ser feito um rigoroso controle das sadas. Para sair, s com um exame demorado do crach e com autorizao expressa da guarda, que no queria conversa nem aceitava suborno. Mas os assaltos continuaram.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 52

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Foi reforada a guarda. Construram uma terceira cerca. As famlias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada rea de segurana mxima. E foi tomada uma medida extrema. Ningum pode entrar no condomnio. Ningum. Visitas, s num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilncia e por curtos perodos. E ningum pode sair. Agora, a segurana completa. No tem havido mais assaltos. Ningum precisa temer pelo seu patrimnio. Os ladres que passam pela calada s conseguem espiar atravs do grande porto de ferro e talvez avistar um ou outro condmino agarrado s grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua. Mas surgiu outro problema. As tentativas de fuga. E h motins constantes de condminos que tentam de qualquer maneira atingir a liberdade. A guarda tem sido obrigada a agir com energia.
(VERSSIMO, Lus Fernando. Comdias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, 97-99)

O recurso da indeterminao do sujeito, conforme preconiza a gramtica normativa, pode ser encontrado em

a) b) c) d) e)

Havia as belas casas, os jardins... S entravam no condomnio os proprietrios... Decidiram eletrificar os muros... Quem tocasse no fio de alta tenso... Ningum precisa temer pelo seu patrimnio...

Muita gente considera o catch um esporte ignbil. O catch no um esporte, um espetculo, e to ignbil assistir a uma representao da dor, no catch, como ao sofrimento de Arnolfo ou de Andrmaca.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

53

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Existe, no entanto, um falso catch, pomposo, com a aparncia intil de um esporte regular; mas esse no tem qualquer interesse. O verdadeiro impropriamente chamado catch amador realiza-se em salas de segunda classe, onde o pblico adere espontaneamente natureza espetacular do combate, como o pblico de um cinema de bairro. Ao pblico pouco importa que o combate seja falseado ou no; o futuro racional do combate no lhe interessa: o catch uma soma de espetculos,
1

sem que um s seja uma

funo: cada momento impe o conhecimento total de uma paixo que surge, sem jamais se estender em direo a um resultado que a coroe. Assim, a funo do lutador no ganhar, mas executar exatamente 2os gestos que se esperam dele. O catch prope gestos excessivos, explorados at o paroxismo da sua significao. Esta funo de nfase a mesma do teatro antigo, cuja fora lngua e cujos acessrios mscaras e coturnos concorriam para fornecer a explicao exageradamente visvel de uma necessidade. O gesto de um lutador vencido, significando uma derrota que no se oculta, mas se acentua, corresponde mscara antiga, encarregada de significar o tom trgico do espetculo. O lutador prolonga exageradamente a sua posio de derrota, cado, impondo ao pblico o espetculo intolervel da sua impotncia. No catch, como nos teatros antigos, no se tem vergonha da dor, sabe-se chorar, saboreiam-se as lgrimas.
Roland Barthes. Mitologias. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010, p. 15-26 (com adaptaes).

Considerando o texto acima e aspectos a ele relacionados, julgue os itens abaixo e assinale a opo que corresponde sequncia correta.

I.

Na orao concessiva sem que um s seja uma funo (ref. 1), h elipse do ncleo nominal do sujeito da orao.

II.

Seriam mantidas a correo gramatical e a interpretao original do texto, se o trecho os gestos que se esperam dele (ref. 2) fosse reescrito como os gestos lhe so esperados.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

54

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

III. Os dois primeiros perodos do texto continuariam corretos e coerentes com o texto se fossem parafraseados do seguinte modo: Embora seja considerado um esporte ignbil, o catch um espetculo tanto quanto outros em que h representao da dor, o que invalida caracterstica que muitos lhe atribuem. a) b) c) d) e) Falso, verdadeiro, falso Verdadeiro, falso, verdadeiro Falso, falso, verdadeiro Verdadeiro, verdadeiro, falso Falso, falso, falso

O humor da tira decorre da reao de uma das cobras com relao ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblquo. De acordo com a norma padro da lngua, esse uso inadequado, pois

a) b) c) d) e)

contraria o uso previsto para o registro oral da lngua. contraria a marcao das funes sintticas de sujeito e objeto. gera inadequao na concordncia com o verbo. gera ambiguidade na leitura do texto. apresenta dupla marcao de sujeito.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

55

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

O texto como aparece acima (todo em maisculas e sem sinais de pontuao), apresentado a diferentes leitores, teve as seguintes

interpretaes: Um dia o interlocutor (a quem o texto dirigido) estar morto e enterrado, e de nada valer seu orgulho, que ser coberto pela terra.; O orgulho do interlocutor to grande que cobre o planeta Terra.. Considerando essas duas possibilidades de interpretao, correto afirmar que: I. a presena de sinais de pontuao e a diferenciao entre maisculas e minsculas contribuiriam para tornar o texto mais polissmico, abrindo possibilidades para mais interpretaes. II. a primeira interpretao descabida, porque o verbo est conjugado no presente do indicativo, ento no pode referir-se a um evento futuro. III. a primeira interpretao implica uma figura de linguagem: a terra cobrir o orgulho significa cobrir a pessoa orgulhosa. IV. a segunda interpretao tambm implica uma linguagem conotativa: o orgulho de algum to grande a ponto de cobrir a Terra. V. para que ocorra a primeira interpretao, necessrio que o termo a terra seja tomado como objeto direto do verbo e que o termo o teu orgulho seja entendido como sujeito. a) b) I, II e III esto corretos. III, IV e V esto corretos.
www.pontodosconcursos.com.br 56

Prof. Albert Iglsia

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

c) d) e)

II e IV esto corretos, somente. III e IV esto corretos, somente. IV e V esto corretos, somente.

SCRATES: Vamos ento refletir sobre o que h pouco estvamos discutindo; examinaremos o que seja recitar ou escrever bem um discurso, e o que seja recitar ou escrever mal. FEDRO: Isso mesmo. SCRATES: Pois bem: no necessrio que o orador esteja bem instrudo e realmente informado sobre a verdade do assunto de que vai tratar? FEDRO: A esse respeito, Scrates, ouvi o seguinte: para quem quer tornar-se orador consumado no indispensvel conhecer o que de fato justo, mas sim o que parece justo para a maioria dos ouvintes, que so os que decidem; nem precisa saber tampouco o que bom ou belo, mas apenas o que parece tal pois pela aparncia que se consegue persuadir, e no pela verdade. SCRATES: No se deve desdenhar, caro Fedro, da palavra hbil, mas antes refletir no que ela significa. O que acabas de dizer merece toda a nossa ateno. FEDRO: Tens razo. SCRATES: Examinemos, pois, essa afirmao. FEDRO: Sim. SCRATES: Imagina que eu procuro persuadir-te a comprar um cavalo para defender-te dos inimigos, mas nenhum de ns sabe o que seja um cavalo; eu, porm, descobri por acaso uma coisa: Para Fedro, o cavalo o animal domstico que tem as orelhas mais compridas... FEDRO: Isso seria ridculo, querido Scrates. SCRATES: Um momento. Ridculo seria se eu tratasse seriamente de persuadir-te a que escrevesses um panegrico do burro, chamando-o de cavalo e dizendo que muitssimo prtico comprar esse animal para o uso domstico,
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 57

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

bem como para expedies militares; que ele serve para montaria de batalha, para transportar bagagens e para vrios outros misteres. FEDRO: Isso seria ainda ridculo. SCRATES: Um amigo que se mostra ridculo no prefervel ao que se revela como perigoso e nocivo? FEDRO: No h dvida. SCRATES: Quando um orador, ignorando a natureza do bem e do mal, encontra os seus concidados na mesma ignorncia e os persuade, no a tomar a sombra de um burro por um cavalo, mas o mal pelo bem; quando, conhecedor dos preconceitos da multido, ele a impele para o mau caminho, nesses casos, a teu ver, que frutos a retrica poder recolher daquilo que ela semeou? FEDRO: No pode ser muito bom fruto. SCRATES: Mas vejamos, meu caro: no nos teremos excedido em nossas censuras contra a arte retrica? Pode suceder que ela responda: que estais a tagarelar, homens ridculos? Eu no obrigo ningum dir ela que ignore averdade a aprender a falar. Mas quem ouve o meu conselho tratar de adquirir primeiro esses

conhecimentos acerca da verdade para, depois, se dedicar a mim. Mas uma coisa posso afirmar com orgulho: sem as minhas lies a posse da verdade de nada servir para engendrar a persuaso. FEDRO: E no teria ela razo dizendo isso? SCRATES: Reconheo que sim, se os argumentos usuais provarem que de fato a retrica uma arte; mas, se no me engano, tenho ouvido algumas pessoas atac-la e provar que ela no isso, mas sim um negcio que nada tem que ver com a arte. O lacnio declara: no existe arte retrica propriamente dita sem o conhecimento da verdade, nem haver jamais tal coisa.
(Plato. Dilogos. Porto Alegre: Editora Globo, 1962.)

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

58

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

... para quem quer tornar-se orador consumado no indispensvel conhecer o que de fato justo, mas sim o que parece justo para a maioria dos ouvintes, que so os que decidem; nem precisa saber tampouco o que bom ou belo, mas apenas o que parece tal... Nesse trecho da traduo da segunda fala de Fedro, observa-se uma frase com estruturas oracionais recorrentes, e por isso plena de termos repetidos, sendo notvel, a este respeito, a retomada do demonstrativo o e do pronome relativo que em o que de fato justo, o que parece justo, os que decidem, o que bom ou belo, o que parece tal. Em todos esses contextos, o relativo que exerce a mesma funo sinttica nas oraes de que faz parte. Indique-a.

a) b) c) d) e)

Sujeito. Predicativo do sujeito. Adjunto adnominal. Objeto direto. Objeto indireto.

Nos ltimos trs anos foram assassinadas mais de 140 mil pessoas no Brasil. Uma mdia de 47 mil pessoas por ano. Uma parcela expressiva destas mortes, que varia de regio para regio, atribuda ao da polcia, que se respalda na impunidade para continuar cometendo seus crimes. So 25 assassinatos ao ano por cada 100 mil pessoas, ndice considerado de violncia epidmica, segundo organismos internacionais. Se os assassinatos com armas de fogo so uma face da violncia vivida na nossa sociedade, ela no a nica. Logo atrs, em termos de letalidade, esto os acidentes fatais de trnsito, com cerca de 33 mil mortos em 2002 e 35 mil mortes por ano em 2004 e 2005. Isto, sem falar nos acidentados no fatais socorridos pelo Sistema nico de Sade, que multiplicam muitas vezes

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

59

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

os nmeros aqui apresentados e representam um custo que o IPEA estima em R$ 5,3 bilhes para o ano de 2002. A lista da violncia alonga-se incrivelmente. Sobre as mulheres, os negros, os ndios, os gays, sobre os mendigos na rua, sobre os movimentos sociais etc. Uma discusso num botequim de periferia pode terminar em morte. A privao do emprego, do salrio digno, da educao, da sade, do transporte pblico, da moradia, da segurana alimentar, tudo isso pode ser compreendido, considerando que incide sobre direitos assegurados por nossa Constituio, como tantas outras formas de violncia.
(Silvio Caccia Bava. Le Monde Diplomatique Brasil, agosto 2010. Adaptado.)

No perodo Uma parcela expressiva destas mortes, que varia de regio para regio, atribuda ao da polcia, que se respalda na impunidade para continuar cometendo seus crimes, as palavras sublinhadas referem-se, respectivamente,

a)

palavra parcela e tem a funo de sujeito; palavra polcia e tem a funo de sujeito.

b)

palavra mortes e tem a funo de sujeito; palavra polcia e tem a funo de sujeito.

c)

palavra parcela e tem a funo de objeto; palavra polcia e tem a funo de objeto.

d)

palavra parcela e tem a funo de objeto; palavra ao e tem a funo de sujeito.

e)

palavra parcela e tem a funo de sujeito; palavra ao e tem a funo de sujeito.

As provocaes no recreio eram frequentes, oriundas do enfado; irritadios todos como feridas; os inspetores a cada passo precisavam intervir em conflitos; as importunaes andavam em busca das suscetibilidades; as suscetibilidades a procurar a sarna das importunaes. Viam de joelhos o
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 60

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Franco, puxavam-lhe os cabelos. Viam Rmulo passar, lanavam-lhe o apelido: mestre-cuca! Esta provocao era, alm de tudo, inverdade. Cozinheiro, Rmulo! S porque lembrava culinria, com a carnosidade bamba, fofada dos pasteles, ou porque era gordo das enxndias enganadoras dos fregistas, dissoluo mrbida de sardinha e azeite, sob os aspectos de mais volumosa sade? (...) Rmulo era antipatizado. Para que o no manifestassem excessivamente, fazia-se temer pela brutalidade. Ao mais insignificante gracejo de um pequeno, atirava contra o infeliz toda a corpulncia das infiltraes de gordura solta, desmoronava-se intrepidamente. Para desesper-lo, aproveitavam-se os menores do escuro. Rmulo, no meio, ficava tonto, esbravejando juras de morte, mostrando o punho. Em geral procurava reconhecer algum dos impertinentes e o marcava para a vindita. Vindita inexorvel. No decorrer enfadonho das ltimas semanas, foi Rmulo escolhido, principalmente, para expiatrio do desfastio. Mestrecuca! Via-se apregoado por vozes fantsticas, sadas da terra; mestre-cuca! Por vozes do espao rouquenhas ou esganiadas. Sentava-se acabrunhado, vendo se se lembrava de haver tratado panelas algum dia na vida; a unanimidade impressionava. Mais frequentemente, entregava-se a acessos de raiva. Arremetia bufando, espumando, olhos fechados, punhos para trs, contra os grupos. Os rapazes corriam a rir, abrindo caminho, deixando rolar adiante aquela ambulncia danada de elefantase.
(Raul Pompeia. O Ateneu.)

em

socos.

Dos

mais

fortes

vingava-se,

resmungando

10

Tendo em vista a funo sinttica da palavra grifada no fragmento Para que o no manifestassem excessivamente, fazia-se temer pela

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

61

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

brutalidade, assinale a alternativa em que o termo sublinhado exerce a mesma funo: a) b) c) d) e) Dos mais fortes vingava-se, resmungando intrepidamente. Para desesper-lo, aproveitavam-se os menores do escuro. Via-se apregoado por vozes fantsticas, sadas da terra. Mais frequentemente, entregava-se a acessos de raiva. Viam de joelhos o Franco, puxavam-lhe os cabelos.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

62

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Gabarito Comentado do Simulado 1 Comentrio No primeiro quadro, observa-se falha gramatical na fala da cobra que usa o pronome oblquo o em vez de lhe. O verbo escapar transitivo indireto, exigindo assim o pronome com essa funo, o que valida a opo B. Resposta B

2 Comentrio correta a afirmao, pois a preposio de, aglutinada ao artigo do objeto direto (o amorvel brinquedo), no altera a transitividade do verbo. Trata-se de um objeto direto preposicionado, usado para fins estilsticos. Resposta Item certo.

3 Comentrio No existe objeto direto preposicionado nos dois ltimos versos do poema, pois seus objetos diretos pertencem a duas oraes distintas, coordenadas entre si. O espelho objeto direto do verbo amar, e o pronome oblquo tono o objeto direto do verbo temer. Resposta Item errado.

4 Comentrio Embora o contexto permita identificar o sujeito da ao em decidiram eletrificar os muros (os condminos, no terceiro pargrafo), a opo C a nica que, por excluso, permite intuir que a considerada correta pela banca examinadora. Em A se transcreve uma orao desprovida de sujeito (o verbo Havia impessoal com sentido de existir). Em B, D e E h oraes com sujeitos simples cujos ncleos so, respectivamente,
63

proprietrios, quem e ningum. Resta-nos, a pesar de tudo, a opo C.


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Resposta C

5 Comentrio Apenas falso o que se afirma em II. A transformao da orao na voz ativa (que se esperam dele) em outra de sentido equivalente na voz passiva s seria adequada caso o pronome relativo que fosse inserido com funo de sujeito: que dele so esperados. Resposta B

6 Comentrio No segundo quadro, o pronome pessoal eles inadequado, pois deve ser usado para desempenhar funo de sujeito. Como o verbo arrasar transitivo, o pronome deveria ser substitudo pelo pronome oblquo os em funo de objeto direto. Segundo a norma padro da lngua, a frase deveria ser substituda por Vamos arras-los!. Resposta B

7 Comentrio errada a afirmao em I, pois a polissemia do texto acontece, sobretudo, pela ausncia de pontuao. Assim como a anlise em II, j que o presente do indicativo pode expressar uma ao em futuro prximo. Ao contrrio do que se afirma em V, para que ocorra a primeira interpretao, necessrio que o termo terra seja tomado como sujeito e o teu orgulho como objeto direto. Resposta D

8 Comentrio O pronome relativo desempenha, em todas as situaes assinaladas, a funo de sujeito das oraes subordinadas adjetivas, j que se refere aos seus antecedentes, pronomes demonstrativos o e os.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 64

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Resposta A

9 Comentrio Em ambos os casos, o pronome relativo que desempenha a funo de sujeito. Na orao que varia de regio para regio, refere-se ao antecedente parcela. Em que se respalda na impunidade para continuar cometendo seus crimes, ao termo polcia. Resposta A

10 Comentrio No trecho Para que o no manifestassem excessivamente, fazia-se temer pela brutalidade, o termo sublinhado desempenha a funo de objeto direto, o que acontece tambm na frase Viam de joelhos o Franco, puxavam-lhe os cabelos. Em A, C e D, os termos destacados so objeto indireto, agente da passiva e objeto indireto, respectivamente. Em B, o termo sujeito de verbo flexionado na voz passiva sinttica. Resposta E

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

65

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Lista das Questes Comentadas A diferena na linguagem


1

Para os gramticos, a arte da palavra quase se esgota na arte da escrita, muitos o que se v ainda pelo uso que fazem ou dos

acentos,
4

dos

quais

fazem

alguma

distino

evitam

algum equvoco para os olhos mas no para os ouvidos. [...]


Bento Prado Jr. A retrica de Rousseau. So Paulo: Cosac Naify, 2008, p. 129-130.

1.

(Cespe/IRBr/Diplomata/2009) Em suas duas ocorrncias, a forma verbal fazem (l. 2 e l. 3) concorda com sujeitos distintos.

2.

(Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) Quem precisa de transplantes de pncreas precisa se inscrever na lista de outro estado, como So Paulo, por exemplo. O sujeito de precisa se inscrever na lista de outro estado Quem.

[...] e no dizia mais nada. Ficava no canto da maloca, trepado no jirau de paxiba, os dois espiando manos o que trabalho tinha, dos outros j e

principalmente

Maanape

velhinho

e Jigu na fora do homem. 3. (Cespe/IRBr/Diplomata/2012) Na linha 12 do fragmento I, a orao que tinha, sinttica e semanticamente dispensvel para o texto, caracterizase por ter um pronome relativo como sujeito sinttico.

4.

(Cespe/IRBr/Diplomata/2012)

Admite-se

como

forma

alternativa

de

reescrita da expresso coloquial o diabo do homem s faltou me chamar


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 66

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

de (L.4-5) a estrutura s faltou o diabo do homem me chamar de, na qual o verbo faltar empregado como impessoal e, portanto, integra uma orao sem sujeito.

[...] Imprio
10

Durante (1822-1889), e de

os igual nmero forma de

governos aps a

do proclamao engenheiros de

da

Repblica,

significativo planos

brilhantes e

brasileiros

elaborou

detalhados

ambiciosos

transportes para o Brasil. [...]


Olmpio J. de Arroxelas Galvo. In: Internet: <www.ipea.gov.br> (com adaptaes).

5.

(Cespe/Detran-DF/Analista/2009) A forma verbal elaborou (l.11) est no singular porque concorda com o ncleo do sujeito da orao: nmero (l.10).

[...] 6. (Cespe/STM/Analista Judicirio/Execuo de Mandados/2011) O sujeito da forma verbal vivem (L.2) no ocorre de maneira explcita no perodo, devendo ser inferido da leitura do texto.

[...]
13

luz

desses

entendimentos

que

os

direitos

humanos

devem ser vistos. No mais direitos que apenas se cristalizam em leis ou cdigos, mas que se constituem a partir de conflitos,
67 www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Albert Iglsia

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

que
16

traduzem

as

transformaes

os

avanos

histricos

da

humanidade. No se pode mais entend-los como fruto de uma sociedade abstrata, mas como a expresso coativa de tenses e contradies engendradas pelos embates de interesses e projetos

19

de grupos sociais.
Roberto A. R. de Aguiar. tica e direitos humanos. In: Desafios ticos. Conselho Federal de Medicina, p. 60-1, 1993 (com adaptaes).

7.

(Cespe/TCE-Acre/ACE/2009) A forma verbal traduzem (l.15) est flexionada no plural porque o sujeito da orao, o pronome que (l.14) retoma a expresso no plural leis ou cdigos (l.14).

Inovar a eficincia,

recriar

de

modo e

a a

agregar

valor

incrementar processos

produtividade

competitividade

nos

gerenciais e nos produtos e servios das organizaes. Ou seja,


4

fermento

do

crescimento

econmico

social

de

um

pas.

[...]
Lus Afonso Bermdez. O fermento tecnolgico. In: Darcy. Revista de jornalismo cientfico e cultural da Universidade de Braslia, novembro e dezembro de 2009, p. 37 (com adaptaes).

8.

(Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) A forma verbal (l.4) est flexionada no singular porque, na orao em que ocorre, subentende-se Inovar (l.1) como sujeito.

9.

(Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) No h quem no se arrepie ao ler como o jovem Nabuco descobriu que a tepidez do que parecia a ordem natural das coisas, de menino mimado pelas mucamas, era na verdade brutal e amarga. Era menino ainda, estava sentado no patamar da escada superior da casa onde havia sido criado pela madrinha.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

68

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

O sujeito de era a ordem natural das coisas.

10. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) Inovar recriar de modo a agregar valor e incrementar a eficincia, a produtividade e a

competitividade nos processos gerenciais e nos produtos e servios das organizaes. Ou seja, o fermento do crescimento econmico e social de um pas. A forma verbal est flexionada no singular porque, na orao em que ocorre, subentende-se Inovar como sujeito.

[...] 11. (Cespe/Correios/Agente de Correios/2011 adaptada) Com relao aos sentidos e aspectos lingusticos do texto, julgue o item seguinte. O sujeito das oraes Foi adolescente (l.6) e Chegou idade adulta (l.9-10) remete a A atual gerao de adultos (l.3-4).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

69

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...]

12. (Cespe/Correios/Agente de Correios/2011 adaptada) Considerando as ideias e a estruturao sinttica do texto, julgue o item seguinte. O sujeito da orao Resume o historiador Marco Antonio Villa (l.9) est oculto. 13. (Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) A capacidade de associao, ou o poder de conectar perguntas, problemas ou ideias de campos distintos e aparentemente sem nenhuma relao entre si, fundamental no DNA do inovador. O sujeito de fundamental no DNA do inovador composto, j que enumera mais de um assunto e os separa por meio de vrgula.

A mais, seus

qualidade uma

do

ambiente fonte de de

urbano cobrana

torna-se, da nessa

cada

vez sobre

destacada

populao rea, uma a

governantes. So Paulo de

Repleta

problemas nos das ltimos

cidade notvel que

de

experimenta, comportamento

anos,

mudana

autoridades

municipais,

passam a incorporar o tema em suas prioridades de gesto. [...]


Folha de S.Paulo. Editorial, 8/1/2009 (com adaptaes).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

70

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

14. (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) O emprego do pronome se (l.1) indica que a orao em que o verbo est inserido tem sujeito indeterminado.

[...] Todavia, se
7

foi

somente

aps

Independncia no Brasil, a

que

comeou

manifestar isolamento

explicitamente, das regies do

preocupao um obstculo

com ao

pas

como

desenvolvimento econmico. [...]


Olmpio J. de Arroxelas Galvo. In: Internet: <www.ipea.gov.br> (com adaptaes).

15. (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Em se manifestar (l.6), o se indica sujeito indeterminado.

16. (Cespe/EBC/Cargos de Nvel Superior/2011) As oraes So tantos os espaos para a dita participao popular (l.1) e no h espaos de visibilidade claros (l.11) so exemplos de orao sem sujeito.

uma

grande

iluso

imaginar

que

Brasil

estar

entre

as cinco maiores economias do mundo na dcada atual se no realizar


4

investimentos pesados em um novo

padro

de energia,

independente da utilizao de petrleo. [...]


Delfim Netto. Frmulas de crescimento. Internet: <www.cartacapital.com.br> (com adaptaes).

17. (Cespe/AGU/Agente Administrativo/2010) No texto, a forma verbal (l.1) inicia uma orao com sujeito inexistente.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

71

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

18. (Cespe/CEF/Arquiteto/2010) A populao carcerria no Brasil composta fundamentalmente por jovens entre 18 e 29 anos de idade. Vale a pena deix-los sem futuro? Na orao Vale a pena deix-los sem futuro?, o sujeito inexistente.

O que o que ?
1

Se de quem

recebo no

um gosto

presente como

dado se

com chama

carinho o que

por

pessoa Uma

sinto?

pessoa de quem no se gosta mais e que no gosta mais da


4

gente

como e de

se

chama

essa

mgoa ter

e sido e

esse

rancor? por

Estar uma se

ocupado,

repente

parar

por

tomado idiota

desocupao
7

beata,

milagrosa,

sorridente

como

chama o que se sentiu? O nico modo de chamar perguntar: como se chama? At hoje s consegui nomear com a prpria

pergunta. Qual o nome? e este o nome.


Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 199.

19. (Cespe/IRBr/Diplomata/2009) Nos segmentos como se chama o que sinto? (l. 2) e e que no gosta mais da gente (l. 3-4), os pronomes relativos exercem a mesma funo sinttica.

[...] coletivamente, produtividade


16

Para s haver seus vantagens

a na busca forem

sociedade, de maior

quando

resultados

distribudos

para elevar o nvel de bem-estar coletivo. [...]


Henrique Rattner. Tecnologia e sociedade. In: Internet: <www.espacoacademico.com.br> (com adaptaes).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

72

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

20. (Cespe/IPAJM/Advogado/2010) A coerncia e a correo gramatical do texto seriam mantidas ao se substituir s haver (l.14) por s existir.

[...] acrescentar
16

Cumpre que, no enfrentamento a do desafio de de incluso as

social,

emerge

cristalina

necessidade

fortalecer

instituies democrticas. Nessa


19

linha de

de

pensamento a

em

que

se

procura

reverter na

um

processo

descrena, de 1988

defensoria (CF)

pblica, de

erigida

Constituio essencial
22

Federal justia,

condio relevante das

instituio espao no com

precisa de

preencher reduo

compromisso promoo no s do a

constitucional

desigualdades,

integral acesso

justia. Assim definida, cabe-lhe pois sem pouco, que se ou nada, valem na

assistncia

judiciria,

25

direitos

formalmente

reconhecidos,

concretizem

vida das pessoas e dos grupos sociais. Aquilo de que se precisa, de uma vez por todas, compreende igualmente um conjunto de
28

atividades

extrajudiciais em de um

e pas de

de

informao, analfabetos e

extremamente semianalfabetos, conscincia de

imprescindvel com
31

intuito

proporcionar se

aos verem

necessitados como

seus

direitos,

fazendo-os

partes

integrantes

desse pas, ou seja, como cidados.


Tatiana de Carvalho Camilher. O papel da defensoria pblica para a incluso social rumo concretizao do estado democrtico de direito. Internet: <www.conpedi.org> (com adaptaes).

21. (Cespe/DPU/Analista Tcnico Administrativo/2010) A respeito de aspectos sintticos do texto, assinale a opo correta. (A) A forma verbal compreende (l.27) concorda com o respectivo sujeito: um conjunto de atividades extrajudiciais e de informao (l.27-28).
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 73

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

(B) Na linha 16, o deslocamento do vocbulo cristalina para imediatamente depois de necessidade no interfere no sentido nem na estrutura sinttica do trecho. (C) Na linha 18, o vocbulo que retoma linha de pensamento e pode, juntamente com a preposio que o antecede e sem prejuzo gramatical ou de sentido para o texto, receber artigo definido masculino e ser reescrito da seguinte forma: no qual. (D) O pronome lhe (l.23) faz referncia a defensoria pblica (l.19). (E) O termo direitos formalmente reconhecidos (l.25) exerce funo de complemento de ambas as formas verbais valem (l.24) e concretizem (l.25).

22. (Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) Absorvia-a no leite preto que me amamentou; ela envolveu-me como uma carcia muda toda a minha infncia, escreveu Joaquim Nabuco sobre a escravido que conheceu como menino, em um engenho pernambucano. Por felicidade da minha hora, eu trazia da infncia e da adolescncia o interesse, a compaixo, o sentimento pelo escravo o bolbo que devia dar a nica flor da minha carreira. O vocbulo que, destacado acima, pertence mesma categoria gramatical e exerce, respectivamente, funo sinttica de objeto direto e de sujeito.

[...] essa agilidade, muito provavelmente, o que teve a como nossa objetivo ateno

exclusivo [...]

permitir-nos

decidir

merecia

D. Goleman. Inteligncia emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007, p. 305-6 (com adaptaes).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

74

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

23. (Cespe/TJ-ES/Analista Judicirio/Taquigrafia/2011) A expresso como objetivo exclusivo (L.5-6) exerce a funo de complemento direto da forma verbal teve (L.5).

24. (Cespe/Correios/Analista de Correios/Letras/2011) Em Quando o carteiro chegou/e meu nome gritou (L.38-39), os sujeitos gramaticais o carteiro e meu nome esto antepostos a seus respectivos predicados verbais.

25. (Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) A coordenadora da CTPE, Zilda Cavalcanti, atribui o crescimento dos transplantes no estado ao trabalho contnuo de sensibilizao da populao para o tema. Buscamos levar mais informao s pessoas e aos profissionais de sade para mudar a cultura que existe sobre transplantes. As formas verbais levar e mudar no apresentam complemento introduzido por preposio.

26. (Cespe/Correios/Agente de Correios/2011 adaptada) A respeito de aspectos lingusticos do texto, assinale a opo correta. (A) No primeiro verso, a expresso estas mal traadas linhas um dos complementos da forma verbal Escrevo.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 75

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

(B) As expresses meu amor (v.1) e por favor (v.3) exercem a funo de aposto. (C) No pedido de desculpa pelos erros (v.3), o autor da carta comete o seguinte erro: emprego da forma verbal desculpes, em vez de desculpe. (D) No verso 5, os vocbulos Talvez e at expressam circunstncias de tempo.

[...]
13

Tendo das

como distantes de uma pioneiros da e

principal isoladas provncias

propsito com vistas

interligao constituio unificada,

nao-Estado promoo a sua dos crena pela e um

verdadeiramente transportes de que de que fator no o um o

esses

16

pas

explicitavam era nacional

firmemente enormemente de

crescimento sistema
19

inibido

ausncia de

comunicaes constitua

desenvolvimento

dos

transportes

crucial

para o alargamento da base econmica do pas. [...]


Olmpio J. de Arroxelas Galvo. In: Internet: <www.ipea.gov.br> (com adaptaes).

27. (Cespe/Detran-DF/Analista/2009)

preposio

em

de

que

desenvolvimento (l.18-19) exigida pela regncia da palavra crena (l.16).

16

[...] embora a

Finalmente, formao de novos sujeitos

considero sociais e polticos e

que, de

arenas de participao da sociedade na formulao e gesto das


19

polticas constitui, equao

pblicas ao entre

traga

as

marcas

de

nossa

trajetria aberta na

histrica, outra

mesmo

tempo,

possibilidade e

para

universalismo

particularismo

sociedade

22

brasileira.
www.pontodosconcursos.com.br 76

Prof. Albert Iglsia

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Jeni Vaitsman. Desigualdades sociais e particularismos na sociedade brasileira. In: Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, n. 18 (Suplemento), p. 38 (com adaptaes).

28. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) Por meio da conjuno e, empregada duas vezes na linha 17 e uma vez na linha 18, estabelecida a seguinte organizao de ideias: a primeira ocorrncia liga duas caractersticas de novos sujeitos (l.17); a segunda liga dois

complementos de formao (l.17); a terceira, dois complementos de arenas de participao da sociedade (l.18).

29. (Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) o chamado efeito Mdici, em aluso exploso criadora deflagrada em Florena quando o cl Mdici reuniu gente de toda uma srie de disciplinas escultores, cientistas, poetas, filsofos, pintores, arquitetos na cidade. A interao de todos fez brotar novas ideias no cruzamento das disciplinas, o que deu origem ao Renascimento, uma das eras mais criativas da histria. O nome aluso e o verbo deu tm complementos introduzidos pela mesma preposio. [...] liberdade
13

poltica,

aos

Estados

democrticos.

Um

outro

reconhecimento so a mais alta expresso do esprito laico que caracterizou o nascimento da Europa moderna, entendendo-se

esse esprito laico como o modo de pensar que confia o destino


16

do regnum hominis (reino do homem) mais razo crtica que aos impulsos da f, ainda que sem desconhecer o valor de uma [...]
Norberto Bobbio. Elogio da serenidade e outros escritos morais. So Paulo: Editora UNESP, 2002, p. 149 (com adaptaes).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

77

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

30. (Cespe/TJ-ES/Analista Judicirio/Taquigrafia/2011) As expresses do esprito laico (L.13) e da f (L.17) complementam, respectivamente, os vocbulos expresso e impulsos.

[...] 31. (Cespe/PC-CE/Inspetor de Polcia/2012) Na linha 3, a expresso pelas redes transnacionais de poder indica o agente da ao verbal de ultrapassar.

[...]

democratizao

no

sculo

XX

no se limitou extenso de direitos polticos e civis. O tema


16

da

igualdade

atravessou,

com

maior

ou

menor

fora,

as

chamadas sociedades ocidentais.


Renato Lessa. Democracia em debate. In: Revista Cult, n. 137, ano 12, jul./2009, p. 57 (com adaptaes).

32. (Cespe/MJ-DPF/Agente/2009) Em textos de normatizao mais rgida do que o texto jornalstico, como os textos de documentos oficiais, a contrao de preposio com artigo, como em da igualdade (l.16), deve ser desfeita, devendo-se escrever de a igualdade, para que o sujeito da orao seja claramente identificado.

O que o que ?
1

Se de quem

recebo no

um gosto

presente como

dado se

com chama

carinho o que

por

pessoa Uma
78

sinto?

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

pessoa de quem no se gosta mais e que no gosta mais da


4

gente

como e de

se

chama

essa

mgoa ter

e sido e

esse

rancor? por

Estar uma se

ocupado,

repente

parar

por

tomado idiota

desocupao
7

beata,

milagrosa,

sorridente

como

chama o que se sentiu? O nico modo de chamar perguntar: como se chama? At hoje s consegui nomear com a prpria

pergunta. Qual o nome? e este o nome.


Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 199.

33. (Cespe/IRBr/Diplomata/2009) Em de repente parar por ter sido tomado por uma desocupao (l. 5-6), a preposio por introduz termo com valor causal, na primeira ocorrncia, e o agente da passiva, na segunda.

Cano do Ver (fragmento)


1

Por viver muitos anos dentro do mato Moda ave

O menino pegou um olhar de pssaro Contraiu viso fontana.

Por forma que ele enxergava as coisas Por igual

10

como os pssaros enxergam. As coisas todas inominadas. gua no era ainda a palavra gua.

13

Pedra no era ainda a palavra pedra. E tal. As palavras eram livres de gramticas e Podiam ficar em qualquer posio.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

79

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

16

Por forma que o menino podia inaugurar. Podia dar s pedras costumes de flor. Podia dar ao canto formato de sol.

19

E, se quisesse caber em uma abelha, era s abrir a [palavra abelha e entrar dentro dela. Como se fosse infncia da lngua.
Manoel de Barros. Poemas rupestres. Rio de Janeiro: Record, 2004.

34. (Cespe/IRBr/Diplomata/2009) Em Por viver muitos anos/dentro do mato (v. 1-2) e ele enxergava/as coisas/Por igual (v. 7-9), a preposio Por, nas duas ocorrncias, introduz uma circunstncia de modo nos perodos em que se insere.

[...]
19

preciso, Paulista srie

portanto, seja de

que

o para

esprito toda a no

da cidade. ano

blitz O

na DNA

avenida

estendido pesquisas fatias

Paulistano, pelo
22

realizadas,

passado, elevadas costumam

Datafolha, pessoas que,

revelou nas

surpreendentemente regies da cidade,

de

diversas

caminhar at o trabalho. [...]


Folha de S.Paulo. Editorial, 8/1/2009 (com adaptaes).

35. (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Na linha 22, as vrgulas aps as palavras que e cidade foram empregadas para se isolar adjunto adverbial de lugar deslocado.
7

[...]

Na

primeira

dcada

deste

sculo,

os avanos deram-se em direo a uma agenda social, voltada para


10

reduo anos, a

da

pobreza da

da

desigualdade da

estrutural. do

Nos

prximos

questo

melhoria

qualidade

ensino
80

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

deve ser uma obrigao dos governantes, sejam quais forem os ungidos pelas decises das urnas.
Jornal do Brasil, Editorial, 21/1/2010 (com adaptaes).

36. (Cespe/Inca/Cargos de Nvel Mdio/2010) O emprego de vrgula aps anos, em Nos prximos anos, a questo da melhoria da qualidade do ensino deve ser uma obrigao dos governantes (l.9-11), justifica-se por isolar termo adverbial, com noo de tempo, deslocado do final para o comeo do perodo.

37. (Cespe/Correios/Analista

de

Correios/Letras/2011) Se os versos do

fragmento fossem reescritos na ordem sujeito-verbo-complemento verbaladjunto adverbial, a verso correta seria: No palcio da

Cachoeira/Joaquim Silvrio comea/ a redigir sua carta/ com pena bem aparada.

Romance LXXXI ou Dos Ilustres Assassinos


1

grandes oportunistas, sobre o papel debruados, que calculais mundo e vida em contos, doblas, cruzados, que traais vastas rubricas e sinais entrelaados, com altas penas esguias embebidas em pecados!

que profundas sepulturas nascidas de vossas penas, de vossas assinaturas!


25

Considerai no mistrio dos humanos desatinos, e no polo sempre incerto dos homens e dos destinos!
81

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

10

15

personagens solenes que arrastais os apelidos como paves auriverdes seus rutilantes vestidos, todo esse poder que tendes confunde os vossos sentidos: a glria, que amais, desses que por vs so perseguidos. Levantai-vos dessas mesas, sa de vossas molduras, vede que masmorras negras, que fortalezas seguras, que duro peso de algemas,

30

Por sentenas, por decretos, parecereis divinos: e hoje sois, no tempo eterno, como ilustres assassinos. soberbos titulares, to desdenhosos e altivos! Por fictcia autoridade, vs razes, falsos motivos, inutilmente matastes: vossos mortos so mais vivos; e, sobre vs, de longe, abrem grandes olhos pensativos.
Ceclia Meireles. Romanceiro da Inconfidncia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 267-8.

35

40

20

38. (Cespe/PF/Papiloscopista/2012) Os trechos Por sentenas, por decretos (v.29) e Por fictcia autoridade, vs razes, falsos motivos (v.35-36) exercem funo adverbial nas oraes a que pertencem e ambos denotam o meio empregado na ao representada pelo verbo a que se referem.

Toda de

questo os seu se que

do

conhecimento, e dizer pode ser uma a

como sua

desejo lgica, a de e

penetrar e que

fenmenos funcionamento, deve se

organizao
4

pensada filosofia crtica

partir

do

denominar dedica

superfcie:

aquela

tratar

analiticamente o mundo das superfcies. [...]


Mrcia Tiburi. Uma filosofia da superfcie. In: Cult, ano 11, p. 42 (com adaptaes).

39. (Cespe/TCE-Acre/Analista de Controle Externo/2009) Nas linhas de 1 a 3, o trecho como desejo [...] funcionamento tem a funo de explicar ou definir como o conhecimento deve ser entendido no desenvolvimento do texto.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

82

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...] A
16

exposio primeiros bebs

das meses ao

gestantes de

poluio, leva

em

especial do

nos peso da

trs dos sade

gestao, um dos

diminuio

nascer, As

principais mais

determinantes e ar vias

infantil. de

consequncias os pulmes sentidas:

imediatas os dias

19

moderadas das

encher so

todos

com o das

metrpoles

logo

entupimento

areas, mal-estar, crises de asma, irritao dos olhos. [...]


35

poluente de morte sem dos

associado fetos o

monxido resulta a dos de da

maior carbono queima do ar

probabilidade
37

(CO),

um

gs dos que

cor

nem

cheiro se

que v,

incompleta
40

combustveis. merece

Como

qualidade

questo

ateno

urgente

administradores

pblicos.
Gazeta do Povo (PR), 8/1/2009 (com adaptaes).

40. (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Na linha 21, as vrgulas utilizadas no interior do perodo que termina na palavra olhos tm a funo de separar elementos de mesma funo gramatical componentes de uma enumerao.

41. (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) O trecho um gs sem cor nem cheiro que resulta da queima incompleta dos combustveis (l.37-38) exerce a funo de aposto.

[...] Diante envolvidos


13

da

impossibilidade aqueles que, de

de

reunio

de

todos sentem vez

os os mais
83

alguma e

forma, cada

reflexos

das

decises

tomadas

sendo

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

urgente a tomada de decises em tempo recorde, identificou-se a


16

necessidade

de

eleger

representantes.

Assim

nasceu

democracia representativa, com seus prs e contras. [...]


Tatiana de Carvalho Camilher. O papel da defensoria pblica para a incluso social rumo concretizao do estado democrtico de direito. Internet: <www.conpedi.org> (com adaptaes).

42. (Cespe/DPU/Analista

Tcnico

Administrativo/2010)

trecho

entre

travesses nas linhas 12 e 13 explica a expresso todos os envolvidos (l.11-12).

Romance LXXXI ou Dos Ilustres Assassinos


1

grandes oportunistas, sobre o papel debruados, que calculais mundo e vida em contos, doblas, cruzados, que traais vastas rubricas e sinais entrelaados, com altas penas esguias embebidas em pecados! personagens solenes que arrastais os apelidos como paves auriverdes seus rutilantes vestidos, todo esse poder que tendes confunde os vossos sentidos: a glria, que amais, desses que por vs so perseguidos. Levantai-vos dessas mesas, sa de vossas molduras, vede que masmorras negras, que fortalezas seguras, que duro peso de algemas,

que profundas sepulturas nascidas de vossas penas, de vossas assinaturas!


25

30

10

Considerai no mistrio dos humanos desatinos, e no polo sempre incerto dos homens e dos destinos! Por sentenas, por decretos, parecereis divinos: e hoje sois, no tempo eterno, como ilustres assassinos. soberbos titulares, to desdenhosos e altivos! Por fictcia autoridade, vs razes, falsos motivos, inutilmente matastes: vossos mortos so mais vivos; e, sobre vs, de longe, abrem grandes olhos pensativos.
Ceclia Meireles. Romanceiro da Inconfidncia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 267-8.

15

35

40

20

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

84

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

43. (Cespe/PF/Papiloscopista/2012) No poema, que apresenta uma denncia de atos de abuso de poder, foram utilizados os seguintes recursos que permitem que a poeta se dirija diretamente a um interlocutor: emprego de vocativo nos versos 1, 9 e 33 e de verbos na segunda pessoa do plural, todos no imperativo afirmativo.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

85

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO JUDICIRIO DA REA ADMINISTRATIVA DO TRE/RJ PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Gabarito das Questes Comentadas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Item certo Item errado Item errado Item errado Item certo Item errado Item errado Item certo Item errado 29. Item certo 30. Item errado 31. Item certo 32. Item errado 33. Item certo 34. Item errado 35. Item certo 36. Item certo 37. Item errado 38. Item errado 39. Item certo 40. Item certo 41. Item certo 42. Item certo 43. Item errado

10. Item certo 11. Item certo 12. Item errado 13. Item errado 14. Item errado 15. Item errado 16. Item errado 17. Item errado 18. Item errado 19. Item errado 20. Item errado 21. D 22. Item errado 23. Item errado 24. Item errado 25. Item errado 26. A 27. Item certo 28. Item certo
Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

86

Potrebbero piacerti anche