Sei sulla pagina 1di 2

FICHA DE TRABALHO

ESCOLA BSICA DE MAFRA- PORTUGUS 8. ANO 2013/2014

Prof. Oflia Franco

Artigo de divulgao cientfica Como sabes, as lendas sobre monstros e seres imaginrios radicam no medo do desconhecido e na ignorncia relativamente a alguns elementos da realidade menos palpveis ou a fenmenos de difcil explicao. Mas, podem tambm ser ainda reflexo de crenas e de formas de estar dos povos. tendo em linha de conta esta ltima dimenso que te convidamos a ler o prximo texto, extrado da National Geographic. () Ningum sabe quando comearam os chineses a acreditar em drages mas a crena tem milhares de anos. Com corpos escamosos em forma de serpente, cabeas de cavalo e olhos rubros de coelho, os drages habitavam lagoas e rios e utilizavam asas de morcego para voar, erguendo-se at ao cu em trombas de gua espiraladas. Em tempos de dificuldades e de ameaa de seca, o povo fazia-lhes oferendas, pedindo-lhes para expirar nvoas e nuvens, com a sua divina chuva. Em geral, os drages chineses so benvolos, representando a fecundidade e a sorte, embora alguns sejam considerados malvados, como o monstro do rio Chien Tang e o Shan marinho de juba vermelha. Num passado distante, alguns drages foram transformados em Reis Drages Marinhos (Hai Long Wang) que viviam nos oceanos e protegiam os navegantes. No de admirar que os primeiros dirigentes chineses aceitassem o drago como smbolo de poder imperial, colocando a sua imagem por todo o lado, desde os tronos e vestes reais bandeira do pas. Tambm no de admirar que os agricultores da Colina do Drago Escondido no temessem as pequenas criaturas por si encontradas. Alis, eles utilizaram as pedras que continham os fsseis para construir as paredes das suas casas. Eles pensavam que esta montanha era muito especial, diz Cen Zhuxian, enquanto vemos os trabalhadores a escavar. E, por isso, h 150 anos, 45 agricultores r euniram mil moedas de prata e compraram a Colina do Drago Escondido para a preservar. () At ento, a maioria dos rpteis marinhos pr-histricos tinham sido desenterrados nos EUA, em Inglaterra, na Escandinvia e noutras regies da Europa. Os fsseis da Colina do Drago Escondido, os primeiros do gnero encontrados na China, eram to abundantes e bem preservados que prometiam responder a muitas perguntas intrigantes sobre estes rpteis extintos. () Na Colina do Drago Escondido, os cientistas e os seus assistentes-agricultores continuam a busca. Uma equipa de investigadores que estuda fsseis de Keichousaurus descobriu que aquelas pequenas criaturas no se dirigiam a terra para depositar ovos, como fazem as tartarugas marinhas, mas davam luz as crias na gua, um primeiro passo necessrio para o animal se transformar num plesiossauro marinho. Esta e outras descobertas deram origem a um renascimento do estudo dos rpteis marinhos, atualmente ainda mal compreendidos.
Virginia Morell, National Geographic, Dezembro de 2005

Grupo A 1. 1 O texto faz referncia a monstros. 1.1.1. De que monstros fala o texto? 1.1.2. Que nome lhes d a cincia? 2.Podemos afirmar que estes monstros resultam de uma mistura de elementos. 2.1Porqu? 3. Em que que se converteram os drages a) para o povo chins? b) para os primeiros dirigentes chineses? 4. Que vestgios encontraram os agricultores da presena dos rpteis marinhos? 5. Mostra, recorrendo a elementos do texto, de que forma se gerou uma saudvel relao entre as figuras milenares dos drages e os habitantes da colina. 6. Transcreve do texto as palavras e expresses que revelam a simpatia do autor pelos monstros que apresenta. 6.1. Refere as classes de palavras a que pertencem. 7. Que ttulo darias a este artigo de divulgao cientfica?

Grupo B 1. Atenta na frase: ()as lendas sobre monstros e seres imaginrios radicam no medo do desconhecido () 1.1 Classifica sintaticamente os elementos que a compem. 1.2 Indica a classe e subclasse das palavras sublinhadas. 1.3 Divide e classifica as oraes que a constituem. 2. Esta montanha era muito especial. 2.1 Indica o grau em que se encontra o adjetivo. 2.2 Coloca-o no grau superlativo relativo de superioridade. 2.3 D um antnimo de especial. 2.4 Apresenta uma homfona de era. 2.5 Classifica o predicado desta frase e indica os elementos que o constituem. - Indica trs hipnimos do hipernimo rpteis. - Cientistas e assistentes-agricultores so hipnimos de que hipernimo? - Classifica as palavras assistentes-agricultores, quanto sua formao.

3. 4. 5.

Potrebbero piacerti anche