Sei sulla pagina 1di 28

Passos do processo psicodiagnstico

Jurema Alcides Cunha

Elaborado por: Luisa Porto

Formulao das perguntas bsicas ou hipteses


Processo psicodiagnstico = processo cientfico. Ponto de partida encaminhamento. Levantamento de hipteses. Estabelecimento de objetivos do psicodiagnstico. Plano de avaliao baseado nas hipteses. Realizao de contrato de trabalho.

Contrato de trablaho
Psicodiagnstico limite de tempo Baseado nas questes iniciais, hipteses e objetivos, faz-se a previso do tempo. Operacionalizao, complementao e comunicao dos resultados. Variveis: sintomatologia, desempenho do paciente. Desejvel estabelecer o contrato aps familiarizao com o paciente.

Contrato de trabalho
Define-se: Papis; Obrigaes; Direitos; Responsabilidades mtuas; Nmero de sesses; Tempo estimado das sesses; Tipo de informes e quem ter Honorrios; Formas de pagamento. Certo grau de flexibilidade.

acesso;

Estabelecimento de um plano de avaliao

Identificar recursos que permitam estabelecer uma relao entre perguntas iniciais e possveis respostas (respostas confiveis ao objetivo proposto) Traduzir perguntas em termos de tcnicas e testes (organizao de bateria de testes). Programar a administrao de instrumentos adequados ao sujeito especfico. Frequentemente realizado aps entrevista com o sujeito e/ou responsvel.

Bateria de testes
Designa um conjunto de testes ou de tcnicas, que podem variar entre 2 e 5 (ou mais instrumentos). Nenhum teste isoladamente pode proporcionar uma avaliao abrangente. Tentativa de validao intertestes dos dados obtidos Escolha do instrumento associar tcnicas projetivas e tcnicas psicomtricas.

Bateria de testes: PADRONIZADAS


Independente de questes levantadas num caso individual. Recomendada para exames especficos. Objetivos explcitos. Demanda de pesquisa prvia para organizao.

Bateria de testes: NO-PADRONIZADAS

Utilizado na clnica. Programados sequencialmente. Nmero de testes pode ser modificado. Utilizao de tcnicas grficas para diminuir ansiedade inicial. Alternar tcnicas projetivas e psicomtricas, atentos para incio e trmino com material pouco ou no-ansiognico. Tempo de administrao de cada instrumento.

Administrao de testes e tcnicas


Foco da testagem sujeito Psiclogo deve estar seguro quanto: Adequabilidade do instrumento; Familiarizao com as instrues; Manejo do material; Objetivos proprostos;

Questes bsicas a considerar:


Revisar particularidades dos instrumentos e caractersticas do paciente; 2. Familiaridade com o instrumento; 3. Organizao do material; 4. Objetivos da incluso de cada tcnica.
1.

Administrao de testes e tcnicas


Boa iluminao; Privacidade; Ventilao; Silncio; Posio adequada do examinando; Evitao de interferncias; Instrues memorizadas e, alguns casos, lidas. Registro de todos os indcios comportamentais explcitos ou implcitos.

Levantamento, anlise, interpretao e integrao dos dados

Teste + comportamento Reviso das observaes. Exame da histria clnica. Recapitular hipteses e objetivos. Anlise e entendimento dos dados (qualitativos e quantitativos). Seleo de informaes que fundamentam as concluses finais. Formalizao oral e/ou escrita das concluses.

Diagnstico e prognstico
Quadro sintomtico + Histria clnica

informaes para enquadre em alguma categoria

Modelo mdico

Diagnstico
Examinar dados: quadro sintomtico, histria clnica, observaes do comportamento, resultado da testagem Pode ser utilizado as classificaes oficiais. (CID 10 e DSM IV). Prognstico sobre o curso provvel do transtorno. Planejar interveno terapeutica adequada.

Diagnstico
A formulao psicodinmica uma narrativa que descreve a natureza e a etiologia dos problemas psquicos do paciente: hipteses que podero ser confirmadas ou no durante o tratamento psicoterpico e que orientam as intervenes dos psicoterapeutas. Facilita o entendimento do mdico da estrutura da personalidade e dos conflitos psicolgicos do paciente.

Classificao diagnstica
Fica facultado ao psiclogo o uso do Cdigo Internacional de Doenas CID, ou outros cdigos de diagnstico, cientifica e socialmente reconhecidos, como fonte de enquadramento de diagnstico (Resoluo CFP n015/96). CID 10 DSM IV Facilita a comunicao entre os profissionais.

Comunicao dos resultados


Informe: previsto no contrato de trabalho. Ultimo passo do processo (recomendaes e encerramento). O psiclogo est obrigado a fornecer a este (o examinando) as informaes que foram encaminhadas ao solicitante e a orient-lo em funo dos resultados obtidos.

Comunicao dos resultados


Psiclogo

define:
Tipo Contedo

Forma

Comunicao dos resultados


Tipos: Entrevista de devoluo com pais e com o sujeito; Laudo encaminhado ao pediatra; Laudo encaminhado escola; Parecer para o servio de orientao da escola.

Comunicao dos resultados


Contedo: Definido pelas questes especficas Identidade do receptor. Pode variar em: especificidade, profundidade e extenso. Sigilo profissional (cuidado!!! Fornece-se certas informaes somente a quem de direito).

Comunicao dos resultados


Forma: Identidade do receptor Qualidade do receptor Terminologia e linguagem adequadas (decodificao dos dados). Oral e/ou escrita.

Comunicao dos resultados


Comunicao oral: Recurso mais esclarecedor e eficaz Anlise de cada item Preveno de interpretaes dbias Esclarece principalmente os resultados quantitativos. Comunicao assistemtica e sistemtica.

Comunicao dos resultados


Laudos: Dados da identificao; poca da realizao do exame; Motivos da consulta; Citao das tcnicas utilizadas; Comunica-se a impresso sobre o sujeito; Apresenta-se dados sobre o estado mental; Relata-se a histria clnica;

Comunicao dos resultados


Laudos: Descreve-se o resultado da testagem; Se necessrio, descreve-se o entendimento dinmico e/ou a classificao nosolgica; Prognstico; Possvel encaminhamento ou recomendao.

PSICODIAGNSTICO
Unidades fundamentais: Sujeito ou examinando; Psiclogo; Testes ou tcnicas psicolgicas; Informe psicodiagnstico; Receptor.

Pergunta...

Qual o principal elemento do processo psicodiagnstico?

Psiclogo
Elemento crucial no processo psicodiagnstico. Recomenda-se psicoterapia para p psiclogo. Conscincia do que est ocorrendo; gil em suas percepes; Flexvel no manejo da relao; Seguro de suas concluses e de si mesmo; Manter sensibilidade clnica; Hbil na comunicao.

Referncia bibliogrfica

CUNHA, Jurema Alcides (2000). Passos do processo psicodiagnstico. In: Psicodiagnstico. Porto Alegre: Artes Mdicas.

Potrebbero piacerti anche